Projeto "Ações Educativas em Maternidades como Estratégia para a Promoção da Saúde Fonoaudiológica e para a Prevenção e Identificação Precoce de Distúrbios da Audição e da Comunicação Oral"

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Data

2001

Autores

Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A realização de orientações fonoaudiológicas para gestantes e mães é uma atividade de extrema importância, na medida em que permite a promoção da saúde fonoaudiológica, bem como a prevenção e identificação precoce de distúrbios da audição e da comunicação oral. Essas orientações podem ser realizadas em diferentes locais, como unidades básicas de saúde e creches, mas existe uma grande dificuldade em realizá-las devido ao não comparecimento das gestantes e das mães de crianças em atividades educativas programadas para essas instituições. Alunos do Curso de Fonoaudiologia da FFC - UNESP - Marília enfrentam grandes dificuldades em realizar essas orientações a mães e a gestantes que utilizam as unidades básicas de saúde e as escolas municipais de educação infantil, instituições em que realizam o estágio de Fonoaudiologia Educacional. São organizados cursos para mães e gestantes na unidades básicas de saúde, mas a procura por esses cursos é muito pequena. A realização de orientações fonoaudiológicas em maternidades justifica-se pela facilidade do acesso às mães ou futuras mães durante o período de internação e pelo fato de estarmos trabalhando com mães de crianças recém-nascidas que ainda passarão por todas as etapas de seu desenvolvimento. Diante da importância dessas orientações, o presente projeto visa realizar orientações fonoaudiológicas a gestantes e puérperas de maternidades da cidade de Marília, abordando os seguintes temas: a) processo de aquisição e desenvolvimento normal da linguagem; b) processo de desenvolvimento do comportamento auditivo; c) atividades e atitudes para propiciar o processo de construção da linguagem infantil e d) importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das estruturas e funções do sistema estomatognático. As orientações são feitas partindo de um levantamento inicial sobre as informações já recebidas pelas gestantes e puérperas acerca dos temas que serão abordados. Esse levantamento inicial é feito por meio da aplicação de um questionário, contendo questões sobre os temas que serão discutidos e a orientação é feita imediatamente após a resposta da participante, levando-se em consideração seus conhecimentos anteriores sobre o assunto. Esse trabalho de orientações fonoaudiológicas em maternidades foi desenvolvido em 1996 e 1997. Em 1997, o trabalho foi realizado em apenas uma maternidade e, em 1998, em duas maternidades da cidade de Marília. Em 1998, devido à necessidade de reformulações no projeto, seu desenvolvimento foi interrompido, voltando a ser desenvolvido em 1999 nas duas maternidades, tendo recebido uma bolsa de extensão. Atualmente o trabalho está sendo desenvolvido com uma maior integração com os profissionais do Banco de Leite Humano da cidade de Marília, que realizam orientações sobre o aleitamento materno nas maternidades da cidade. O projeto faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa "Prevenção, detecção e intervenção precoce na deficiência auditiva em crianças de 0 a 6 anos de idade", cadastrado no CNPq., do qual participam docentes dos Departamentos de Fonoaudiologia e Educação Especial da FFC - UNESP e docentes da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Discentes do Curso de Fonoaudiologia e residentes da Disciplina de Otorrinolaringologia da FAMEMA também participam dos diferentes projetos desenvolvidos por esse grupo. Além do trabalho de extensão, caracterizado pela realização das orientações fonoaudiológicas às usuárias de maternidades da cidade, este projeto visa também desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos conhecimentos anteriores das mães sobre os temas relacionados à audição e comunicação oral da criança. Em 1997, os dados levantados durante o desenvolvimento do trabalho foram apresentados em dois eventos científicos. Quanto aos benefícios do projeto, acreditamos que sua realização propicia aos alunos que dele participam um aprofundamento teórico e prático na área da Fonoaudiologia Preventiva. Este trabalho representa também uma importante participação da Universidade na identificação precoce e prevenção de doenças fonoaudiológicas e na promoção da saúde fonoaudiológica, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida das crianças cujas mães participam do trabalho.

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