Documentação do processo de alfabetização do MST/SP

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Data

2001

Autores

Giglio, Ermelindo Tadeu [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Trata-se de um projeto que tem como objetivo principal acompanhar as atividades de alfabetização dos trabalhadores rurais em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) no Estado de São Paulo, documentando fotográfica e videográficamente essas atividades. O trabalho de documentação das atividades de alfabetização foi proposto junto ao Setor de Educação da Direção Nacional do MST que já sensibilizados com a importância da memória e do registro do movimento em suas práticas de alfabetização e de formação de alfabetizadores acataram a proposta de se sistematizar a documentação dessas práticas. Com a implementação da documentação visual sistemática esperamos constituir uma base documental significativa e que será de muita importância para a avaliação do desenvolvimento do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (PRONERA) no Estado de São Paulo, tendo em vista que esse programa se constitui em uma experiência impar e de extrema relevância para o desenvolvimento da alfabetização no meio rural, sobretudo, entre os trabalhadores rurais excluídos da terra. Os procedimentos de documentação tiveram seu início junto com o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (PRONERA) no Estado de São Paulo. A intensão é que essa prática de documentação venha a ser incorporada pelo programa em nível nacional. Trata-se de um projeto que está sendo desenvolvido no interior de um programa em nível nacional, que não contemplou com recursos de custeio essas atividades de documentação mas, sensíveis a importância desse projeto, demos início ao trabalho com os recursos que puderam ser disponibilizados pela parceria UNESP e MST no desenvolvimento do PRONERA, aqui no Estado de São Paulo. Atualmente este projeto conta com apoio de um bolsista da PROEX. Como o projeto é de grande envergadura tenho envolvido alunos dos cursos de graduação em C. Sociais, Biblioteconomia, Pedagogia e Filosofia que estão trabalhando como voluntários, mas como a atividade de trabalho voluntariado não é regular, temos encontrado dificuldades na sistematização pretendida. O trabalho se desenvolve com o acompanhamento, pelos alunos, das atividades de formação e alfabetização que acontecem nas Oficinas e Cursos do PRONERA em assentamentos do Estado de São Paulo. Os alunos registram através de imagens fotográficas e videográficas essas atividades, recolhem materiais desenvolvidos nas oficinas e cursos, colhem depoimentos dos participantes das atividades e, posteriormente, esse material é devidamente organizado e sistematizado e disponibilizado para os integrantes do programa. Esse projeto dá, como retorno à Universidade, uma significativa massa documental que poderá ser objeto de várias pesquisas, teses, entre outras, e tem proporcionado uma efetiva participação de alunos em atividades de ação extensionista, proporcionando o contato deles com a realidade rural, melhorando o quadro de sua formação profissional crítica.

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