Palestra na escola

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Data

2001

Autores

Stucchi, Elizabeth Berwerth [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A exemplo da maioria das ciências exatas, na área de Química, as últimas décadas foram marcadas por um intenso desenvolvimento científico e tecnológico, este fato se por um lado trouxe inúmeros benefícios sociais, foi também acompanhado por um afastamento entre a academia e a sociedade, no tocante ao acompanhamento, compreensão e entendimento do progresso científico. Particularmente na área de Química este afastamento foi acentuado pelo uso inescrupuloso de produtos químicos, motivados tanto por interesses comerciais inconsequentes como por falta de conhecimento técnico, que resultaram na deturpação do termo "Química" como algo prejudicial e danoso. Estes fatos tornaram-se tão constantes na mídia que foram incorporados a cultura popular e podem influenciar até mesmo opções de carreira do vestibulando. A partir destas constatações é que foi criado em 1993 por iniciativa do Prof. Dr. Antonio Eduardo Mauro, o projeto de extensão Palestra na Escola, cujos objetivos são: i) promover a divulgação da Química como ciência e/ou profissão; ii) oferecer às escolas de nível médio a oportunidade de receberem informações atualizadas sobre as interfaces entre o desenvolvimento científico e tecnológico; iii) motivar o estudante para o estudo da química e outras ciências exatas; iv) divulgar o curso de Química da UNESP. Para atingir os objetivos propostos conta-se com uma equipe formada por professores e auxiliados por pós-graduandos que anualmente oferecem palestras com temas de sua especialidade, tratados em linguagem simplificada procurando mostrar as relações entre a ciência básica, o desenvolvimento tecnológico e os consequentes benefícios para a população. Os temas são apresentados através de resumos organizados em um catálogo que é enviado às escolas de nível médio num raio de até 100 km distantes de Araraquara. Com base no catálogo as escolas interessadas procedem as requisições das palestras de interesse e são atendidas mediante agendamento. O Instituto de Química disponibiliza os equipamentos áudio visual e o transporte para os palestrantes. Na oportunidade da palestra são também distribuídos os folders de divulgação do Instituto de Química e da UNESP. Atualmente estão sendo oferecidos os seguintes temas: - A Importância da Microbiologia; - A Queima de Materiais Cerâmicos; - A Química das Células; - A Química do Meio Ambiente; - Colóides; - Determinação da Acidez do Vinagre; - Materiais Luminescentes; - Noções Gerais sobre o que é Biotecnologia; - Vidros: Antigos materiais com novas aplicações - laseres, fibras ópticas, vitrocerâmicas e filmes finos; - Plantas Medicinais. Uma avaliação quantitativa do projeto pode ser feita através dos dados apresentados na Tabela I. Numa primeira análise observa-se que o projeto apresentou os maiores resultados numéricos no primeiro ano de execução. Entretanto o que ocorreu é que ao ser implantado não havia se estabelecido nenhum limite quanto à distância das cidades visitadas ou ao número de palestras oferecidas por docente. Terminado o primeiro ano procedeu-se uma avaliação das atividades, concluindo-se que tanto a equipe como a unidade não teriam condições de manter o ritmo exigido neste período. A partir de então estabeleceu-se o limite de 100Km de raio para a oferta do projeto e duas palestras por docente em cada semestre. Considerando então o período de 1995 e 1996 o projeto apresentou um decréscimo em suas atividades, reflexo de uma menor demanda tanto pelo esgotamento dos temas, como pelas dificuldades organizacionais que as escolas apresentaram para participar do projeto. A partir de 1997 promovemos uma revitalização do projeto com alterações nos temas, na forma de divulgação e na equipe quando foram incluídos os pós-graduandos. Os resultados mais acentuados, entretanto ocorreram em 1998 quando um maior número de pós-graduandos aderiram ao projeto permitindo ampliar o número de palestras por tema a serem ministradas, e portanto atender a demanda reprimida. Apesar do crescente interesse que o projeto tem despertado, há necessidade preemente de adesão de novos especialistas para a oferta de novos temas e de um apoio financeiro institucional, pois mesmo que apenas as despesas de transporte sejam assumidas pela unidade universitária, como ocorre atualmente, as restrições orçamentárias tem impedido o atendimento da demanda. Outra dificuldade que ocorre para o desenvolvimento do projeto está associado às carências das escolas públicas, as quais se situam principalmente nas precárias instalações físicas, na disponibilidade de horário para atividades extra classe e na falta de comunicação entre a coordenação e os professores, que muitas vezes não tomavam conhecimento do projeto. Numa análise mais qualitativa, apesar das dificuldades, os resultados do projeto são muitíssimo interessantes dentre os quais destacam-se: i) para equipe participante a oportunidade de tomar contato com a realidade das escolas públicas e/ou particulares, bem como o exercício didático para os pós-graduandos; ii) para o Instituto de Química, a divulgação dos cursos com consequente efeito na relação candidato/vaga no vestibular; iii) para os estudantes e professores do nível médio o recebimento de informações especializadas a custo zero.

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