Semiologia e pintura segundo René Passeron

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Data

1981-01-01

Autores

Pereira, Wilcon [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia

Resumo

Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.
The present article is concerned with René Passeron's thoughts about the fundamentals of a linguistic-semiotic analysis of pictorial works. To what extent can a painting be considered a text? Which would be the basic elements in a painting? Can we speak about articulations of unities in the visual field defined by an are work of this nature? and which would be its repertories and com bination rules? This paper proposes a discussion of problems such as these departing from the rigorous and opportune considera tions made by the important theoretician, critic and art historian unfortuna tely almost unknown among us.

Descrição

Palavras-chave

Semiologia, estética, ciências humanas, filosofia da arte, pintura, cor, linhas, valores, significação, linguagem, código, Semiology, aesthetics, human sciences, philosophy of art, painting, color, lines, values, meaning, language, code

Como citar

Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 4, p. 61-71, 1981.