Ordenação de constituintes em construções categorial, tética e apresentativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-01-01

Autores

Pezatti, Erotilde Goreti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

A ordenação de constituintes oracionais nas variedades portuguesas é aqui tratada considerando-se três moldes de conteúdo, Tético, Apresentativo e Categorial. A linearização das estruturas oracionais refletem decisões assumidas na formulação do Nível Interpessoal e configuram predominantemente Molde de Conteúdo Categorial Tópico-orientado, com o constituinte Tópico ocupando a posição P I, a palavra verbal, a posição P M, e os outros constituintes, as posições à direita e à esquerda de P M. em Construções Téticas, a oração toda, por ser focal, ocupa o domínio de P F, já em Construções Apresentativas a cópula vazia assume a posição absoluta P M, e o sintagma nominal Tópico/Foco posiciona-se em P F.
The ordering of clausal constituents in Portuguese varieties is treated here considering three content frames recognized in FDG model, thetic, presentative and categorical. The clausal linearization reflects decisions taken in the formulation of the Interpersonal Level and predominantly represents Topic-oriented content frame in which the constituent in the Topic function occupies the position P I, the verb, the P M position, and other remaining constituents occupy the left and right positions of P M. Thetic constructions, whose whole clause performs focal and topical function, occupies the P F area, while presentative constructions have the grammatical word 'copula' taking the absolute position P M and the Topic/Focus Noun phrase taking the P F position.

Descrição

Palavras-chave

Word order, thetic construction, presentative construction, categorical construction, Ordem de palavras, construção tética, construção apresentativa, construção categorial

Como citar

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 28, n. 2, p. 353-385, 2012.