Dissertações - Ciência da Informação - FFC

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    Produção científica sobre desinformação nas ciências sociais (2017-2022): delineando avanços e tendências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Oliveira, Carla Conforto de; Oliveira, Ely Francina Tannuri de [UNESP]
    Nos últimos anos, o fenômeno da desinformação tem se intensificado cada vez mais, especialmente com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação. A desinformação provoca impactos que afetam desde questões micro como as interações sociais até dilemas macroeconômicos, políticos e de saúde. Diante desse cenário, esta dissertação compreende o papel central da informação para o corpo social, pois quando ela é baseada em fontes confiáveis, é capaz de moldar concepções e influenciar decisões que podem influenciar no bem-estar social. Por outro lado, a desinformação busca enganar, causar confusão generalizada e manipular a opinião pública, prejudicando indivíduos e a sociedade como um todo. A massiva disseminação de ideias e informações falsas nas mídias sociais tem ganhado significativa atenção no debate público. De forma geral, objetiva-se caracterizar a produção científica sobre o tema desinformação por meio dos indicadores métricos de produção e citação. O estudo bibliométrico evidencia tendências temporais das publicações científicas, delineando a produção de autores, países e veículos de comunicação mais produtivos, além das subáreas do conhecimento e áreas temáticas mais presentes. A metodologia adotada compreende uma revisão bibliográfica na base da dados Scopus, focando em artigos de acesso aberto na área de Ciências Sociais publicados entre 2017 e 2022, nos idiomas inglês, espanhol e português e foram obtidos 1.703 resultados, bem como um estudo bibliométrico sobre essa produção. Para melhor delimitação do corpus, foram retirados os artigos com menos de seis citações, resultando em 880 documentos. Para a análise dos dados, utiliza o conceito Elite de Pesquisa, desta forma, foram estudados os 30 artigos mais citados. A revisão bibliográfica e o estudo bibliométrico têm potencial para indicar o crescimento significativo da produção científica sobre desinformação ao longo dos anos, proporcionando o delineamento e tendências, fatores influenciadores e períodos de maior intensificação de pesquisas sobre o tema. Destaca nos resultados o aumento da produção científica nos anos de 2020 e 2021, bem como maior interesse por temas que relacionem a desinformação com a pandemia da Covid-19. Além dessa temática, questões sobre tecnologia e política se destacam nos artigos. Apenas o periódico Harvard Kennedy School Misinformation Review publicou dois artigos, os 28 restantes estão distribuídos em periódicos distintos. Dentre as subáreas dos periódicos, as de maior destaque são: Comunicação, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Sociologia e Ciência Política. Dos 29 periódicos, somente 2 estão no Q2 (First Monday e Javnost), o restante faz parte do Q1, ou seja, estão entre os 25% mais relevantes. Os Estados Unidos apresentaram a maior produção do corpus, com 16 artigos, seguido do Reino Unido (8) e Austrália (4). Em relação aos autores, somente três publicaram mais de um artigo (Jamieson, Nyhan e Reifler). Por fim, foram propostas diretrizes para futuros estudos bibliométricos sobre os assuntos citados, destacando estratégias para o enfrentamento da desinformação. Esta pesquisa revela dados sobre o aumento da produção científica sobre desinformação e contribui para uma compreensão abrangente do cenário atual, evidenciando periódicos destacados, autores e países mais prolíficos, subáreas e interdomínios mais presentes na temática.
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    Estudo sobre a transformação de dados pessoais em dados pessoais sensíveis: análise da integração na coleta e de indícios do processamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Martins, Dayane de Oliveira; Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves [UNESP]
    A constante coleta de dados, em ambientes digitais, torna possível a identificação de uma pessoa física, cuja justificativa dos detentores é melhorar a experiência desses usuários ao utilizarem os serviços disponibilizados, sendo recuperados os chamados dados pessoais. A partir do estudo do Ciclo de Vida dos Dados, percebe-se que a coleta dos dados pessoais por detentores, após a interferência do fator integração, pode transformar dados pessoais em dados pessoais sensíveis que, em tese, não são coletados de forma direta e com o consentimento explícito do usuário. O compartilhamento de base de dados que envolva dados pessoais sensíveis com terceiros não autorizados pode levar a perseguições e discriminações, pois identificam preferências sexuais e afiliação religiosa dos usuários. Diante do exposto, o objetivo da presente dissertação é investigar indícios de como os dados pessoais, coletados por aplicações ou sítios eletrônicos, podem ser transformados em dados pessoais sensíveis, a partir do contexto em que estão inseridos. Para tanto, adotou-se a pesquisa de cunho descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizou-se a triangulação metodológica, a partir do referencial teórico que abarca o Ciclo de Vida dos Dados, a fase de coleta de dados, o fator integração e a privacidade; pesquisa documental em legislações que amparam os conceitos de dados pessoais e dados pessoais sensíveis, bem como a análise das sanções aplicadas pelas Autoridades de Proteção de Dados Europeia, entre os anos de 2019-2023, às instituições que operam na União Europeia, relacionadas à violação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), a fim de apresentar indícios da transformação de dados pessoais em dados pessoais sensíveis, a partir do contexto em que estão inseridos. Foram levantados 2.039 casos de infrações ao GDPR, dos quais 129 estão relacionados ao artigo 9º da GDPR, isto é, estão relacionados ao tratamento incorreto de dados pessoais sensíveis. Foram destacados 12 casos em que há indícios de transformação de dados pessoais em dados pessoais sensíveis. Concluiu-se que há indícios de transformação de dados pessoais coletados por detentores em dados pessoais sensíveis, coletados por terceiros, a partir do compartilhamento de dados pessoais e após a interferência do fator integração.
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    Competência em informação e midiática, comunidades de prática e mediação da informação: uma experiência com os integrantes do clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Silva, Thamiris Iara Sousa; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]
    Aborda três teorias: competência em informação e midiática (UNESCO, 2016), comunidades de prática (Wenger, 2001) e mediação da informação (Almeida Júnior, 2015). Nesta pesquisa, as três teorias são relacionadas com a finalidade de apresentar a comunidade de prática como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e a mediação da informação como conduta de quem se responsabiliza pela liderança de uma comunidade de prática e pelo ensino-aprendizagem da competência. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do ensino médio, que compunham o clube de leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivoexploratório. A metodologia consiste no uso de três métodos: observação participante (Proença, 2007) para minha participação no clube de leitura; autonarrativa (Marques; Satriano, 2017) para expôr minha experiência como mediadora da informação e; análise de conteúdo com uso de análise categorial a posteriore (Bardin, 1977) para analisar os artigos coletados no levantamento bibliográfico realizado nas plataformas Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Base de Dados do ENANCIB (BENANCIB), Repositório do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e o Repositório do Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), bem como analisar os dados coletados na comunidade de prática por meio da técnica de entrevista, tendo como instrumento um roteiro. Na Ciência da Informação brasileira a teoria de comunidades de prática está presente nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, quanto a competência em informação e midiática não encontrei nenhum trabalho que a relacionasse com as comunidades de prática. As plataformas Brapci e BENANCIB são as principais fontes para recuperar os trabalhos sobre comunidades de prática. Os integrantes das comunidades pesquisadas são em geral estudantes universitários, técnicos administrativos, empreendedores e profissionais de empresas no setor público e privado. É possível concluir, através das respostas das integrantes da comunidade que a teoria de comunidades de prática pode ser utilizada como estratégia para o ensino-aprendizagem da competência em informação e midiática, e que o aprendizado por meio da prática e do compartilhamento de experiência gera identificação e motivação para que os sujeitos se interessem pelo conhecimento.
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    Análise dos elementos da curadoria digital nas políticas de preservação digital de documentos de arquivo no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-16) Brito, Mihno Dgil Pinto de; Grácio, José Carlos Abbud [UNESP]; Madio, Telma Campanha de Carvalho [UNESP]
    A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise comparativa das Políticas de Preservação Digital (PPD) existentes no Brasil, com foco nos elementos da Curadoria Digital. A metodologia inclui uma pesquisa exploratória qualitativa, mapeamento de instituições brasileiras com políticas de preservação e um estudo comparativo das políticas com base no modelo do Digital Curation Centre (DCC). O trabalho visa contribuir para uma compreensão mais profunda das práticas de preservação digital e Curadoria Digital no Brasil. Aponta a importância entre informação e conhecimento no contexto da Ciência da Informação (CI) para a preservação de documentos de arquivo digital. Ressalta como a informação é moldada pela ação humana e como a tecnologia da informação desempenha um papel crucial na disseminação e compartilhamento de informações. Destaca a relação entre informação e cultura, bem como a transformação da produção e registro de conhecimento em um ambiente digital devido à influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Expõe que a preservação digital é vista como um desafio significativo, a compreensão dessa relação entre informação e conhecimento desempenha um papel fundamental na abordagem da preservação digital e da gestão do conhecimento. Discute o ciclo vital dos documentos, a importância de instrumentos de gestão arquivística e a necessidade de políticas em conformidade com diretrizes do CONARQ. Mostra a importância da preservação digital para documentos de arquivo, que aborda desafios decorrentes da evolução tecnológica e da volatilidade das informações digitais. Oferece uma visão abrangente da complexidade e de relevância da preservação digital para garantir a acessibilidade e autenticidade a longo prazo das informações digitais dos documentos de arquivo. A pesquisa salienta a importância da preservação digital para a proteção do patrimônio cultural, social e científico das gerações atuais e futuras. Destaca que a implementação de uma PPD requer a formação de equipes multidisciplinares e revisões periódicas para acompanhar as mudanças tecnológicas e organizacionais. A pesquisa conclui destacando a importância de PPD bem estruturadas que abordam aspectos críticos, como autenticidade, integridade e acessibilidade ao longo do tempo. Ela também sugere possíveis áreas de pesquisas futuras, onde inclui a proposta de um modelo de PPD baseado nas ações do DCC, o que visa estabelecer um padrão para a preservação eficaz de documentos de arquivo digital no Brasil.
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    A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-24) Zago Junior, Paulo Henrique [UNESP]; Moraes, Cássia Regina Bassan de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação de mestrado tem como objetivo executar uma análise da literatura sobre gestão da informação e gestão do conhecimento no setor hoteleiro. Pretende-se realizar uma revisão dos estudos mais relevantes para compreender a aplicação destes conceitos no âmbito hoteleiro, bem como explorar os conceitos básicos de hotelaria e o estado atual dos seus serviços. Simultaneamente, este trabalho almeja utilizar análises de coocorrência para investigar as relações entre os temas centrais neste campo de estudo, identificando tendências e lacunas na pesquisa existente. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta dissertação baseia-se, principalmente, na revisão da literatura, contando com o apoio da cientometria como ferramenta para avaliação e quantificação de publicações e tendências relevantes. Este método de análise proporciona uma visão abrangente e holística do campo de estudo, fornecendo um ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias eficientes de gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro. A pesquisa evidenciou uma lacuna significativa ao usar a cientometria para analisar a co-ocorrência de estudos na área de gestão da informação e do conhecimento, particularmente no que se refere ao setor hoteleiro. A análise de dados da base Scopus indicou um grande número de estudos no campo da gestão da informação, porém, um número bastante limitado desses se aplica ao setor hoteleiro. Este fato indica uma notável ausência de estudos direcionados para a intersecção da gestão da informação e hotelaria. Um cenário similar foi observado na gestão do conhecimento. Embora sejam campos bem estabelecidos, suas correlações com a hotelaria são baixas, sinalizando que a confluência entre a gestão da informação, a gestão do conhecimento e a hotelaria não tem sido extensivamente pesquisada. A exploração mais aprofundada desses conceitos no contexto hoteleiro tem o potencial de promover melhorias significativas na qualidade dos serviços oferecidos, além de estimular a inovação e a competitividade na indústria hoteleira.
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    Recuperação da informação de prontuários eletrônicos: um modelo de visualização de informação de medicamentos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-03) Lima, Nathália Adriele de; Botega, Leonardo Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um modelo de software que moderniza a coleta, armazenamento e recuperação de informações médicas dos pacientes, incluindo dados de medicamentos. No entanto, a forma como as informações estão estruturadas não favorece a recuperação, pois a presença massiva de textos não estruturados nos prontuários médicos pode dificultar a recuperação de dados, afetando o tempo, a precisão e o entendimento dos dados. Pesquisas são necessárias para aprimorar a qualidade e a rapidez da recuperação de informações médicas, considerando o volume e a complexidade dos dados não estruturados. Este estudo reconhece a importância do entendimento desses dados de medicamentos por profissionais de saúde e propõe um modelo de recuperação e visualização de informações de medicamentos dos prontuários eletrônicos, utilizando Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Grafos de Conhecimento. Entende-se que abordagens que utilizam esses métodos e ferramentas têm mostrado resultados promissores na recuperação e visualização de informações de medicamentos. Esta pesquisa destaca a necessidade de aprimorar a recuperação e integração de informações dos prontuários eletrônicos, ressaltando a importância desses dados, especialmente as informações de medicamentos. Modelos de PLN baseados em aprendizado profundo e o uso de grafos de conhecimento podem extrair, agrupar e vincular informações relevantes, melhorando a recuperação e visualização dos dados de medicamentos nos prontuários. Conclui-se que é fundamental continuar aprimorando os prontuários eletrônicos, e o uso de PLN e grafos de conhecimento pode contribuir para a recuperação e visualização de variadas informações médicas/sociais de pacientes, melhorando o sistema de saúde pública.
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    Contribuição e ordem dos autores na coautoria na ciência da informação no Brasil: estudo de caso com o periódico Transinformação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Oliveira, Caroline Gomes de [UNESP]; Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]; Carassa, Carla Mara Hilário; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação caracteriza os padrões de contribuição e ordem de autores em Ciência da Informação, tomando como representação da área o periódico Transinformação. De forma específica, para o período de 2019 a 2021, examinha os tipos de autoria dos artigos publicados no periódico Transinformação, identificando nos artigos realizados em coautoria, a contribuição dos autores nas etapas fundamentais de desenvolvimento da pesquisa. Caracteriza ainda a contribuição dos autores em relação à sua posição na ordenação dos autores. Justifica-se a contribuição da pesquisa em função da necessidade de as revistas se adequarem a critérios e políticas estabelecidas em bases indexadoras, as quais visam a melhoria da qualidade e a transparência dos dados, que reverbera na visibilidade de uma revista científica. Ademais, destaca-se a escassez de estudos dedicados a analisar a prática da colaboração científica no campo da Ciencia da Informação no Brasil, representada pelas coautorias e atribuições presentes nas revistas científicas nacionais. Embasa o seu referencial no percurso histórico da autoria científica,nos conceitos de colaboração científica e coautoria, bem como na literatura sobre periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação. A metodologia se fundamenta na cientometria, engloba análises e produção de indicadores de colaboração científica, por meio das coautorias. Sua natureza é descritiva, com técnicas de coleta de dados, e extração manual de dados do periódico da área de Ciencia da Informação, Transinformação. A coleta de dados considerou as principais categorias dadas pelo International Committee of Medical Journal Editors que conceitua para periódicos da área de Medicina, os princípios da elaboração de artigos científicos e as orientações do que vem a ser as atribuições de um autor. Embora seja elaborado pela área de medicina, as atribuições são consideradas por diversas outras áreas. Nos artigos de autoria dupla, os autores se envolvem mais, por haver uma divisão menor do trabalho, o que faz os dois autores serem mais participativos no processo da construção da pesquisa. Já na autoria quádrupla, esse valor é menor, tendo destaque para o primeiro autor e o último autor. É necessário tornar as discussões sobre a colaboração científica, coautoria e envolvimento de pesquisadores em produções científicas mais presentes na Ciencia da Informação para que haja mais consistência no momento de declarar participações dos autores em trabalhos em coautoria.
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    Arquivos audiovisuais em emissoras de televisão: marcos legais da comunicação e arquivologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-11) Guimarães, Mariana Souza; Madio, Telma Campanha de Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os arquivos audiovisuais de televisão é o setor que zela pela organização, preservação e recuperação dos arquivos audiovisuais. Contudo, a maioria desses arquivos sofre destruição deliberada em seu acervo devido à falta de espaço. O objetivo foi buscar na legislação brasileira de radiodifusão a existência de orientações normativas que indicassem o início de um arquivo audiovisual de televisão, e na legislação arquivística algum regulamento sobre a preservação desse arquivo. A abordagem metodológica utilizada é pautada em pesquisa bibliográfica nas três áreas bases desse trabalho e em pesquisa documental.Na arquivologia, a pesquisa é sobre arquivos audiovisuais, na comunicação pela busca da história da televisão, e no direito para compreender os processos de concessões e a hierarquia das normas jurídicas. A pesquisa documental foi feita nos documentos oficiais do Governo Federal e consultadas nos órgãos federais pelo portal online da legislação. Conclui-se que a legislação brasileira de radiodifusão não traz nenhuma orientação significativa para os arquivos audiovisuais de televisão, e esta desatualizada; e também, que a legislação arquivística aborda de forma breve o arquivo audiovisual em suas normas.
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    Fluxo de dados no processo de comercialização de alimentos: estudo realizado no contexto dos pequenos produtores rurais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Alencar, Danila Fernandes; Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando a importância das plataformas digitais e da análise de fluxo de dados em contexto agrícolas de pequenas produções, em específico, na parte de vendas esse trabalho parte-se do seguinte problema: quais são os elementos, fatores e atores que estão presentes no fluxo de dados no processo de comercialização de pequenos produtores em ambiente digital? O objetivo geral desta pesquisa é identificar elementos, fatores e atores envolvidos no fluxo de dados existente no processo de registros das demandas na comercialização dos produtos de pequenos produtores. E para atender o objetivo geral, consideram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar as atividades envolvidas no processo da comercialização da produção de coletivos de pequenos produtores rurais por meio de ambiente informacional digital. 2) Elaborar diagramas UML do fluxo de dados do processo visando a identificação de elementos (dados), fatores (condições, fases CVD) e atores e, 3) Estudar a camada de dados envolvida na comercialização da produção de coletivos de pequenos produtores rurais explicitando a relação entre o fluxo de dados e a relação entre disponibilidade de cada produtor e a demanda registrada no processo. A metodologia empregada neste trabalho é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, para tanto, foram realizados procedimentos envolvendo uma pesquisa bibliográfica combinada com técnicas de representação e modelagem das áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e da Administração. Enquanto resultados foram identificadas atividades e funções que ocorrem no escopo da etapa de oferta e registro de pedidos dos produtos, representando as instâncias e as atividades desse processo, por meio do Diagrama de Processos seguindo a notação do BPM. Para evidenciar a estrutura lógica e comportamental, utilizou-se a técnica de modelagem UML para representar o fluxo informacional por meio dos diagramas de Caso de Uso, Diagrama de Sequência e Diagrama de Classes. Por fim, utilizou-se o modelo de Ciclo de Vida dos Dados para evidenciar os diferentes momentos e atores envolvidos neste fluxo informacional. Ao tratar desse assunto, de processos de comercialização de pequenos produtores, considerando todo debate teórico de sua caracterização geográfica/social a partir do enfoque da CI mediante a análise de fluxo de dados, os diálogos necessários com outras áreas do conhecimento como apontado acima, possibilitou a ampliação do debate dos pequenos produtores com em relação às tecnologias e acesso a dados.
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    Imagens e textos no ambiente digital feed do Instagram: uma análise via eye tracking da retenção da atenção e memorização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-31) Pironi, Guilherme Oliveira; Rodas, Cecílio Merlotti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho teve como objetivo geral de explorar como imagens e textos dispostos nas redes sociais dentro de feeds podem atuar na retenção da atenção e memorização por parte dos usuários e teve como objetivos específicos a compreensão de como são dispostas informações imagéticas e textuais dentro do ambiente do feed do Instagram, realizar testes de experiência do usuário em ambiente que simule o Instagram no que tange a interação com os conteúdos ali exibidos, analisar os dados obtidos nos testes de experiência do usuário por meio da tecnologia Eye Tracking em conjunto com o questionário para relacioná-los a retenção de sua atenção e memorização, e propor diretrizes para a disposição de informações de forma otimizada dentro do ambiente do feed, através de uma pesquisa fundamentada numa abordagem exploratória-descritiva que utiliza-se de testes onde são combinadas ferramentas de Eye Tracking e questionários. Os resultados do teste revelam que postagens contendo apenas imagens parecem mais efetivas quanto à memorização dos conteúdos por conta de fenômenos relacionados à carga cognitiva necessária para o processamento de informações dispostas combinando imagens e textos, bem como por conta das particularidades do processamento de informações visuais através de nossos processos mentais.
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    A função social da representação: uma análise da representação documentária sobre mulheres e feminismos na organização do conhecimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Silva, Amanda Mendes da; Moreira, Walter [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Ciência da Informação é responsável pelas manifestações concretas do conhecimento produzido por determinados grupos de domínios do conhecimento (CAPURRO, 2003), as mulheres são um grupo que tem em comum a vivência do feminino socialmente construído, como a linguagem, dimensões culturais, sociais e histórias. Entendendo a perspectiva de gênero noque se trata da mulher, a ciência da informação concede espaços para a representação plural e expressão de gênero nos sistemas de recuperação da informação. Levando isso em consideração, com esse trabalho pretende-se analisar a base bibliográfica, com destaque para os fundamentos teórico-metodológicos, e as perspectivas de pesquisas que contemplam a representação do domínio “mulheres e feminismos” na Organização do Conhecimento. Para isso foram propostos os seguintes objetivos específicos: a) compreender quais são os autores que constituem o referencial teórico dos estudos sobre mulheres e feminismos no campo da Organização do Conhecimento; b) verificar e comparar as metodologias empregadas na produção de estudos sobre mulheres e feminismos no campo da Organização do Conhecimento; c) identificar quais são as perspectivas futuras de estudos sobre o domínio do feminismo na Organização do Conhecimento. Sendo assim, este estudo mapeia o que se tem publicado na literatura científica acerca do domínio mulheres e feminismos nas linguagens documentárias e sistemas de organização do conhecimento. Foi utilizado o método de revisão de literatura. Aidentificação do corpus documental intermediário se deu pelas seguintes basesde dados: a) Library, Information Science e Tecnology Abstracts (LISTA); b) Scopus; c) Web of Science; d) Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e pelos anais de congresso doCongresso Brasileiro em Organização do conhecimento, e os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Com a cobertura cronológica de 2011-2023. Foram encontrados 619 artigos que compuseram o corpus de análise intermediário, e com a aplicação dos critérios de exclusão o corpus de análise final foi composto por quatorze textos. Para o cumprimento doobjetivo “a” foi realizada um levantamento bibliográfico das referências utilizadas para entender como se constitui a base bibliográfica sobre mulheres e feminismos na ciência da informação. Para o cumprimento dos objetivos “b” e “c” foi utilizada a metodologia de análise terminológica de Cabré (1993). A autora Hope A. Olson foi a que mais apresentou mais referências citadas pelo corpus selecionado, com incidência de 27 ocorrências, sendo apenas três artigos com incidência de três citações. Se tratando das metodologias utilizadas no domíniomulheres e feminismos, foram identificadas 6 metodologias utilizadas nas quais, a “análise de sistemas de organização do conhecimento” foi a mais utilizada. Se tratando as perspectivas de pesquisa no campo, a maioria dos autores ressalta pesquisas em que se prioriza identificar a desigualdade de gênero e abordar assuntos como a ética nos sistemas de organização do conhecimento e a melhoria das representações terminológicas.
  • ItemDissertação de mestrado
    O papel da biblioteca pública no acolhimento à pessoa refugiada: uma revisão sistemática de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Silva, Laiza Lima da; Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata do papel da biblioteca pública no acolhimento a pessoas refugiadas. Aborda a história da biblioteca pública, seus objetivos, suas funções e seu papel social no contexto do acolhimento a grupos desassistidos e da cidadania almejada para os sujeitos. Debate a institucionalização contemporânea do refúgio e aponta os desafios que pessoas refugiadas enfrentam para sua inclusão social. Objetiva compreender o papel das bibliotecas públicas frente aos fluxos migratórios de refugiados no século XXI a partir do campo científico da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Para isso, mapeia a produção científica do campo sobre bibliotecas públicas e refugiados e identifica e categoriza os serviços de informação oferecidos por bibliotecas públicas para esse grupo. Consiste em uma pesquisa descritivo-exploratória que adota abordagens quantitativa e qualitativa de análise e emprega a revisão sistemática de literatura, estudos métricos e análise temática como procedimento na coleta e análise dos dados. Realiza o mapeamento de tal produção científica nas bases: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Scientific Electronic Library Online e Library (SciElo), Information Science & Technology Abstracts with Full Text (LISTA). Conclui-se que as bibliotecas públicas, como uma instituição pública, social e democrática, podem desempenhar um papel importante na garantia do direito à informação, fornecendo acesso a recursos e serviços que podem ajudar as pessoas refugiadas a se sentirem acolhidas no país de destino.
  • ItemDissertação de mestrado
    Subsídios do DigComp e do MIL para o combate à desinformação e às fake news
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Ançanello, Juliana Venancio; Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ciberespaço ressignificou os processos informacionais, transformando o cidadão em produtor e consumidor da informação, além de ser propício à falta de confiabilidade e à manipulação da informação. O uso das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas vêm sendo instrumentalizados para revigorar desinformação e fake news. Estes fenômenos, que não são recentes, mas ganharam os holofotes desde 2016, atacam os pilares fundamentais da Democracia. Esta conjuntura revela uma problemática relevante à Ciência da Informação e aos profissionais da área. Destacam-se os esforços da Competência em Informação, Competência Digital e Competência Midiática e Informacional para o enfrentamento da desinformação e das fake news que propiciam o desenvolvimento de competências voltadas ao cunho analítico e reflexivo sobre as informações disponibilizadas no ciberespaço, indo além do mero domínio tecnológico. Teve como objetivo principal investigar quais são as diretrizes propostas pelos documentos Digital Competence Framework for Citizens e Media and Information Literate Citizens: think critically click wisely para preparar os indivíduos contra a desinformação e as fake news. Realizou-se o mapeamento sistemático da literatura entre 2018 - 2022 a fim de proporcionar um panorama geral das áreas temáticas Competência Digital e Competência Midiática e Informacional relacionadas ao combate de fake news e desinformação. Dentre os resultados obtidos, foram selecionados 39 artigos pertinentes. Verificou-se que houve um aumento significativo de publicações no período analisado e que os principais enfoques temáticos das publicações que relacionam a Competência Digital com a desinformação e às fake news são: as transformações político-sociais, a democracia e o contexto educacional. Os principais enfoques dos artigos que abordam a Competência Midiática e Informacional relacionada à desinformação e fake news são: contexto educacional, fact checking e a atuação dos profissionais da informação. Aplicou-se a Análise de Conteúdo, especificamente a análise categorial aos documentos: Digital Competence Framework for Citizens e Media and Information Literate Citizens: think critically click wisely. Foram criadas seis categorias a posteriori com 14 inferências, baseadas na observação de pontos relevantes identificados no referencial teórico e na leitura completa dos documentos analisados. As categorias definidas para análise são: conceitos-chave; avaliação da informação; habilidades, conhecimentos e atitudes; aspectos de manipulação; bots e Inteligência Artificial e empoderamento. O Digital Competence Framework for Citizens apresenta seis das 14 inferências e o Media and Information Literate Citizens 12 inferências. Evidencia-se que o primeiro framework é mais voltado à tecnologia e tem mais diretrizes voltadas ao entendimento de questões relacionadas à Inteligência Artificial, enquanto o segundo framework apresenta diretrizes mais focadas na manutenção dos Direitos Humanos e da cidadania global. Conclui-se que os documentos são complementares e oferecem um conjunto de referenciais conceituais, pedagógicos e de estratégia-ação que oferecem elementos norteadores para ações de preparação dos indivíduos para lidarem com a desinformação e fake news, embora o segundo framework abranja mais inferências. É imprescindível que profissionais da informação sejam proativos em relação aos fenômenos, além de conhecer, analisar e criticar os referenciais disponíveis para que desenvolvam estratégias fundamentadas na integração de diferentes competências a fim de preparar os sujeitos para ciberespaço.
  • ItemDissertação de mestrado
    Autocitação na ciência da informação no Brasil: um estudo com pesquisadores PQ1 (2004-2021)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Silva, Jéssyca Maria Santos da; Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]; Rosas, Fábio Sampaio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As autocitações, que consistem no ato de citar trabalhos próprios anteriormente produzidos, possuem importante papel no entendimento do processo de comunicação científica. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo, de avaliar diacronicamente a intensidade da autocitação nos artigos publicados no período de 2004 a 2021 pelos bolsistas PQ1 do CNPq da Ciência da Informação, por sexênio. Ainda, comparar as tendências de autocitação por categoria (A, B, C e D) da bolsa PQ1. Finalizando, descrever a compreensão sobre autocitação dos pesquisadores brasileiros bolsistas de Produtividades em Pesquisa nível 1 do CNPq da área de Ciência da Informação. No presente estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e analítica, com fundamento teórico - metodológico da Bibliometria, articulada com análises qualitativas e quantitativas. Identificaram-se no site do CNPq os pesquisadores bolsistas de produtividades em pesquisa nível 1 em Ciência da Informação. Na sequência, por meio da consulta ao Currículo Lattes, recuperaram-se os dados relativos à produção de artigos de cada pesquisador PQ1 no período de 2004 a 2021. Por esta busca, identificaram-se 1.019 artigos publicados, pelo conjunto de 17 bolsistas CNPq PQ-1(níveis A, B, C e D) com um total de 25.090 referências. Os resultados demonstram uma tendência de que quanto maior o nível do pesquisador dentro da categoria analisada, maior a intensidade de autocitação em suas pesquisas. Quanto à compreensão dos bolsistas PQ1 em relação à autocitação, a maioria considera uma prática aceitável, porém com necessidade de uma reflexão sobre seu uso de forma ética.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise de uso de algoritmos de machine learning para desambiguação de entidades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-15) Castro, William Pires de; Santarém Segundo, José Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ambiente digital trouxe diversas inovações para a forma com a qual o material científico é consumido. Entretanto, muitas revistas, anais de eventos e afins não se preocupam com a forma de armazenamento dos trabalhos inseridos, permitindo que dados ambíguos sejam cadastrados, como por exemplo as divergências nas abreviaturas de nomes, erros de escrita e atribuições indevidas de trabalhos para autores homônimos, inviabilizando o gerenciamento da base. A área de Desambiguação da Informação estuda formas de se tratar informações ambíguas, contando com técnicas de aprendizado de máquina para desambiguar informação científica. De acordo com o cenário descrito, questiona-se: como a literatura trata a desambiguação de entidades, tais como nomes de autores, utilizando aprendizado de máquina? Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem da comunidade científica para a desambiguação de nomes de entidades, buscando compreender a definição dos conceitos da área, identificando as principais formas de execução e lacunas existentes nos métodos de desambiguação avaliados. Quanto à abordagem dos artigos, foram identificadas duas principais divisões: a desambiguação por agrupamento (aprendizado não-supervisionado) e por classificação (aprendizado supervisionado), estendendo-se ao uso de algoritmos para análise dos resultados do processo, visualizando a eficiência do método escolhido. A maior diferença entre os métodos são seus filtros, sendo os mais populares a rede de citações e a rede de co-autoria. Quanto aos desafios científicos, observa-se que a maioria dos textos avaliados sugere a adição de outras formas de desambiguação para ajustar a acurácia, seja por inteligências artificiais bem treinadas ou validação humana dos resultados. Conclui-se que a área de desambiguação de nome de autores tende a processos de agrupamento, mas sem um consenso definido sobre como seguir a partir deste ponto, onde os filtros se tornam a forma principal de distinguir uma pesquisa da outra, podendo levar a novas pesquisas a respeito do assunto.
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    Emergências do design da informação e da curadoria digital em websites de informação LGBTQ+
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Apocalypse, Simão Marcos [UNESP]; Jorente, Maria José Vicentini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os ambientes de informação dígito-virtuais voltados para a temática LGBTQ+ configuram importantes espaços de acesso e compartilhamento de informações, ao convergir conteúdos sobre existências dissidentes e historicamente marginalizadas, evocar sua cultura e memória, além de dar visibilidade às suas narrativas em múltiplas perspectivas. Tais ambientes demandam estudos que analisem as principais características referentes à estruturação, acesso e compartilhamento da informação para possíveis melhorias nos processos informacionais. O Design da Informação, o Design da Experiência do Usuário e a Curadoria Digital apresentam contribuições para a estruturação, preservação, organização e apresentação da informação convergida em websites, com foco nos sujeitos informacionais. Desse modo, este estudo buscou responder duas questões centrais: Quais as contribuições do Design da Informação em convergência com a Curadoria Digital para a estruturação, organização e apresentação da informação em ambientes Web? Quais as principais características dos ambientes de informação LGBTQ+ referentes à apresentação, acesso e compartilhamento da informação? O objetivo geral da pesquisa foi identificar as contribuições do Design da Informação e da Curadoria Digital, na convergência de linguagens em ambientes digitais LGBTQ+, sob a perspectiva da Ciência da Informação. Para tanto a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e do tipo exploratória e descritiva, constituída a partir da revisão bibliográfica articulada ao método Design Thinking, nas fases de Empatia, Definição e Ideação. Mediante as análises dos websites de informação LGBTQ+ verificou-se que as informações estruturadas e compartilhadas nos ambientes possuem características específicas e contextuais ao movimento que representam por meio da evocação de signos próprios da cultura LGBTQ+. Os recursos dispostos nos ambientes correspondem a utilização de representações sígnicas próprias de um contexto cultural específico visíveis por meio de vocabulário característico, linguagem imagética, ícones, símbolos e cores representativas. Um dos aspectos pontuais dos ambientes é a estruturação da informação a partir da multimodalidade, em que diferentes linguagens convergentes são organizadas e combinadas para melhor comunicação da informação. Destaca-se que o Design da Informação, conjugado às ações de Curadoria Digital, possibilita a articulação de múltiplos elementos favoráveis à estruturação, organização e apresentação da informação ao atuar como tradutor de linguagens, para criação de novos sentidos à informação comunicada, de modo a aproximá-la do contexto sociocultural que representa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ferramenta de suporte à avaliação de performance e tomada de decisão no processo de ensino-aprendizagem de EAD
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Santos, Felipe Stefani Correia dos; Botega, Leonardo Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O contexto do atual modelo educacional se apresenta em constante mudança devido a necessidade de adaptação ao novo cenário super conectado dos dias de hoje. Torna-se um desafio para os professores de Educação a Distância (EAD) se adaptar aos Learning Management System (LMS) e desenvolver novas técnicas de análise e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho aborda o LMS Moodle, o qual gera inúmeros registros de atividades realizadas no sistema chamados de LOGs. Porém, a falta de acompanhamento desses registros no ambiente, mais especificamente quanto às interações do estudante com a plataforma, pode produzir um déficit informacional quando se trata de análise e avaliação de performance dos mesmos. Essa falta de acompanhamento pode ser justificada pela complexidade e volume de dados gerados pela plataforma. Desta maneira, este trabalho apresenta um modelo de processamento da informação, denominado Performi (Performance estudantil dirigida por processamento informacional), que tem como objetivo guiar a criação de uma ferramenta que forneça subsídios informacionais de cunho quali-quantitativo, referente à performance e interações de estudantes no LMS Moodle, utilizando do arcabouço teórico da Ciência da Informação, para estabelecer processos, etapas ou fluxos sistematizados e estruturados. Para tal, são utilizadas técnicas de aprendizado de máquina como instrumento de processamento de dados, possibilitando a profissionais de educação o usufruto de informações enriquecidas. A natureza deste trabalho é quali-quantitativa, de finalidade teórico-aplicada e de tipo exploratória, sendo sua metodologia uma pesquisa exploratória com prova de conceito. Para validar o modelo, foi desenvolvida uma prova de conceito guiada pelo modelo Performi. Os resultados indicam que o modelo extrai dados quali-quantitativos dos registros de LOG e os transforma em informações contextualizadas, além de organizar, descrever e guiar a interpretação da informação, gerando subsídios informacionais para tomada de decisão.
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    A ornitologia e bioacústica: uma proposta de diretrizes para um modelo de representação de sonogramas de aves canoras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Moraes, Cristiane Pantoja de; Sabbag, Deise Maria Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os sonogramas são úteis para identificar e diferenciar as vocalizações de diferentes espécies de aves, bem como para analisar características acústicas específicas de diferentes espécies. Ao pesquisar sobre a representação da informação acústica das aves e de como se organizar o conhecimento que possa assegurar a relevância em ornitologia, visa-se a potencialização de mecanismos para o uso e compartilhamento da informação em ciências biológicas a partir de parâmetros sonoros na bioacústica das aves. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é: apresentar elementos para subsidiar a construção de diretrizes para um modelo de representação da informação ornitológica considerando os sonogramas de aves canoras, na perspectiva da organização do conhecimento. Como objetivos específicos: Identificar a representação da informação de aves canoras; qualificar e quantificar as informações imprescindíveis para compor a representação da informação dos sonogramas em aves; propor diretrizes para um modelo de representação de informação sonora de aves canoras. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com referenciais teóricos na ornitologia e bioacústica por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploração empírica em arquivos sonoros naturais, além de aplicativos para smartphone de identificação de aves. Sendo assim, identificou-se que existem diferentes dados de informações sonoras nos arquivos naturais, apesar de ainda haver escassez de estudos sobre esse tema. Esta pesquisa gerou componentes muito importantes que servirão para diversas pesquisas em comunicação sonora das aves que vão servir para subsidiar futuras diretrizes para identificar diferentes dados que possam ajudar na produção e disseminação do conhecimento em ciências biológicas, sobretudo na ornitologia.
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    Gestão do conhecimento e inteligência em organizações da sociedade civil: um estudo de caso no Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-15) Cardoso, Francisca Miquelle Siqueira; Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP]; Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A informação, conhecimento e inteligência constituem recursos cada vez mais importantes para o desenvolvimento das organizações, independentemente de seu tamanho, origem e finalidade, por isso suas gestões se fazem imprescindíveis para que se desenvolvam constantemente. Este cenário se aplica também às Organizações da Sociedade Civil, assim como aos conselhos de desenvolvimento. Este tipo de organismo reúne especialistas de diferentes áreas, que voluntariamente trabalham para a construção de políticas públicas e atendimento das necessidades identificadas na sociedade, cujo foco consiste no desenvolvimento de cidades por meio de discussões voltadas para o longo prazo e sustentabilidade. Nesta perspectiva, o estudo analisou os aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento e Inteligência nas Organizações da Sociedade Civil, realizando um referencial teórico voltado para a Gestão do Conhecimento, Inteligência sob múltiplas perspectivas, características e funcionamento das organizações, especialmente as do terceiro setor e os conselhos de desenvolvimento. Foi realizado estudo de caso no Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem) com o objetivo de conhecer o objeto de estudo no que diz respeito ao conhecimento e inteligência, assim como sua aplicação. Após a triangulação dos dados obtidos pelos diferentes instrumentos de análise, observou-se consonância entre os cenários observados e respostas dos questionários e entrevistas, além de importantes aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento e Inteligência no ambiente pesquisado. Os resultados do estudo de caso em conjunto com a revisão bibliográfica foram utilizados como subsídios para a proposição de ações para que o referido conselho possa sistematizar a Gestão do Conhecimento e Inteligência em suas ações, por meio de um modelo que pode ser aplicado nas atividades desenvolvidas pelas Câmaras Técnicas, além da análise dos fatores críticos de sucesso e sugestões de iniciativas a serem implantadas. Dessa forma, espera-se que não somente o Codem, mas outras organizações similares possam desenvolver a Gestão do Conhecimento e Inteligência em seus processos organizacionais, o que pode impactar em seu desempenho e resultados no que diz respeito à geração e utilização do conhecimento e consequente geração de inteligência, importante ativo para estas organizações.
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    Perspectivas da análise documental de textos narrativos de ficção: contos de Lygia Fagundes Telles
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-13) Andrade, Ofélia Cristina Xavier de; Moraes, João Batista Ernesto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Tratamento da Informação privilegia em sua representação e recuperação os textos técnicos/científicos, sendo insuficiente nos procedimentos utilizados para o conteúdo temático de textos narrativos de ficção. O objetivo geral dessa pesquisa foi contribuir para a Análise Documental de textos narrativos de ficção, através da Análise do Discurso Literário e experimentar o Modelo de Leitura Documental criado por Lima (2021) para o gênero conto. Os objetivos específicos foram: descrever o percurso teórico da Análise Documental de textos narrativos de ficção; verificar a Análise do Discurso de Matriz Francesa como metodologia da Análise de textos literários; e analisar a obra da autora Lygia Fagundes Telles nos contos: “Ou mudei eu?” e “História de Passarinho”; e comparar as análises realizadas na pesquisa com as representações encontradas em algumas unidades de informação selecionadas para observar as diferentes representações recuperadas. A metodologia utilizada para o processo de análise de textos de ficção foi através da Análise do Discurso de Matriz Francesa, articulados com o Modelo de Leitura para textos narrativos de ficção, de Lima (2021), baseado nas categorias propostas por Beghtol (1994) e a Análise do Discurso por Orlandi (1999) para a definição dos conteúdos dos documentos. Foi realizado uma busca nos catálogos online de algumas unidades de informação, (Biblioteca Nacional, Biblioteca UNESP, Biblioteca UFSCAR, Biblioteca Senac, e Biblioteca Pública de Marília) dos contos selecionados na pesquisa, confirmou-se que a representação dos termos era apenas em gênero/nacionalidade, sendo insuficiente as terminologias na pesquisa aos usuários. Através da Análise do Discurso e do Modelo de Leitura utilizado foi selecionado novos conteúdos temáticos, no processo de representação de obras narrativas de ficção. Concluiu-se positivo utilizar a Análise do Discurso e o Modelo de Leitura, para que desta forma, possa selecionar termos que represente melhor os contos para o processo de representação de obras de ficção. E que o Modelo de Leitura fique como proposta em auxiliar os profissionais da informação (bibliotecários/indexadores).