Dissertações - Ciências Sociais - FFC

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    Evo Morales e o Golpe de 2019
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-23) Oliveira, Vanusa Cristina de; Galastri, Leandro de Oliveira [UNESP]
    O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as condições que propiciaram o golpe de Estado contra o ex-presidente Evo Morales em outubro de 2019. A hipótese primária baseia-se na formação histórica das crises ocorridas no país desde a transição democrática-burguesa na Revolução de 1952. Parte-se deste período para compreender a divisão de classes na Bolívia e visualizar a manutenção dos grupos dominantes e subalternos durante a gestão Evo-Linera. O fio condutor ampara-se na análise gramsciana acerca da crise de autoridade e do Estado aparente, teorias utilizadas por Zavaleta, Quijano, Luis Tapia, entre outros, para compreender a estrutura da formação social boliviana. A pesquisa intenta traduzir a histórica luta de classes com a formação do Estado Plurinacional como formas antagônicas de direção política, o que favoreceu a crise política entre 2018-2020, hipótese secundária da investigação. Finalmente, indicamos a atuação do Conselho Nacional de Ayllus e Markas de Qullasuyu (CONAMAQ), da Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia (CIDOB) e do Comitê Cívico de Santa Cruz de la Sierra enquanto grupos determinantes no processo.
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    As contradições das políticas educacionais para a educação de jovens e adultos: um estudo de caso sobre o modelo educacional flexível
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-21) Xavier, Quelselise Rodrigues; Mendonça, Sueli Guadelupe de LIma
    A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o modelo curricular flexível no curso oferecido num CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), a política que o regulamenta, bem como seu impacto em alunos, professores e sistema organizacional, na perspectiva histórico-cultural, tendo as ciências sociais como instrumento e método de análise científica. Trata-se de um estudo de caso apoiado na perspectiva do materialismo histórico-dialético no qual utilizamos a abordagem quantitativa e qualitativa para promover a análise do fluxo escolar, pesquisa documental e bibliográfica, além de entrevistas com sujeitos da escola. Buscou-se, portanto, compreender o lugar da formação humana, sua relevância no processo educacional, sua contribuição para a aprendizagem efetiva dos alunos e sua importância para a diminuição das desigualdades sociais nas quais os estudantes da EJA estão inseridos historicamente. Os resultados obtidos no presente trabalho contribuíram para identificar alguns dos problemas da EJA enraizados nas políticas que o regulamentam como instrumento da precarização estrutural e educacional, já que o modelo flexível expressa as contradições do capitalismo em detrimento da função socializadora e de formação humana da escola.
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    O crime produz segurança? Uma análise do dispositivo de proteção, segurança e administração de conflitos do Primeiro Comando da Capital nas periferias paulistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-03) Dyna, Eduardo Armando Medina; Souza, Luís Antônio Francisco de
    A presente dissertação tem como objetivo pesquisar como a organização Primeiro Comando da Capital (PCC) produz uma dimensão de segurança nos bairros periféricos paulistas. Para tanto, propõe-se o conceito de dispositivo de Proteção, Segurança e Administração de Conflitos (PSAC) porque, argumenta-se na pesquisa, que o grupo tem uma prática na realidade a partir desses fenômenos dimensionais. O PCC é um grupo surgido nas prisões há três décadas e que construiu dimensões política, econômica, social, bélica e de segurança. A presença do PCC nas periferias têm gerado um processo complexo, visto que o grupo ocupa espaços de poder próprio, na medida em que sua presença nesses locais cria lógicas específicas de interesses e relações sociais com os moradores das periferias. A presente pesquisa se debruçou sobre uma situação empírica específica: a proibição de ações de motoqueiros nas ruas dos bairros periféricos urbanos. O método adotado é a pesquisa de caráter qualitativo, com revisão bibliográfica e uma diversificada estratégia de coleta de dados diretos e indiretos, por meio de vídeos, músicas, notícias e observação de campo na cidade de Osasco/SP. Para atingir os objetivos da pesquisa, foi realizada uma discussão sobre história urbana, segurança pública e a história do PCC e suas dimensões. O método adotado é o da genealogia, para compreender como o PCC construiu um modelo próprio de gestão da segurança nas periferias urbanas, em contraste com o papel desempenhado pelas forças policiais. Com isso, o PCC criou estratégias eficazes para a produção de segurança nas periferias paulistas.
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    Futebol e refugiados: uma investigação sobre o esporte enquanto meio para a inclusão social
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-29) Aguiar, Frederico Di Palma Xavier; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]
    Os fluxos de refugiados, que passam a ganhar maior visibilidade no sistema internacional a partir das consequências geradas pelas duas Grandes Guerras, intensificaram-se e complexificaram-se no decorrer dos séculos XX e XXI. Na contemporaneidade, essa realidade global tem permeado cada vez mais o debate geopolítico internacional de modo que, na busca por respostas humanitárias à vulnerabilidade social dessas populações, tem-se demandado a união de esforços multidisciplinares. Para além das responsabilidades em nível e poderio ferramental dos entes estatais, nota-se, academicamente, que há relevante protagonismo internacional da sociedade civil na concatenação de iniciativas com vistas à inclusão de refugiados nas sociedades receptoras sob os mais diferentes meios e práticas socioculturais – dentre tais, a atividade esportiva. Por conseguinte, esta dissertação tem por objetivo prover uma avaliação revisional em termos de avanços e limitações da prática do esporte mais popular do planeta, o futebol, enquanto intento da sociedade civil no tocante à inclusão social de refugiados. Especificamente, a partir da delimitação das principais publicações produzidas sobre programas sociais que fomentam e dinamizam a prática do futebol recreativo para com a população refugiada, quer-se realizar uma pioneira descrição sistemática das principais descobertas registradas, seguida de uma crítica avaliação sociológica visando auxiliar a consolidação de elementos teóricos relevantes para a incipiente literatura existente sobre o tema, bem como suscitar questionamentos que direcionem olhares para novas investigações. Frente a um método de natureza qualitativa com fins exploratório e explicativo, metodologicamente, as principais bases teóricas que orientam a perspectiva sociológica sobre refugiados delineiam-se a partir da problemática goffmaniana do estigma articulada ao desígnio intersubjetivo de luta por reconhecimento honnethiano e, acerca do futebol, assente a contribuições da Sociologia do Esporte, com foco para a sua atividade recreativa. Em detrimento da ansiedade social que desumaniza o diferente, na medida em que, por inclusão, entende-se a habilitação à plena sociabilidade, a presente revisão de literatura demonstrou que o futebol, enquanto um elemento que encontra importante correspondência sociocultural, uma vez que tenha a sua prática recreativa orientada por uma organização coletiva engajada com propósitos multiétnicos e capaz de gerar um ambiente internacional seguro e confortável para a livre expressão e participação, pode materializar um espaço para o desenvolvimento da estima social e oportunizar a criação de vínculos que sobrepujam a atividade, viabilizando a experimentação da sociabilidade no nível da ocupação de espaços dantes desconhecidos e possivelmente inacessíveis da vida cotidiana e na formação de redes comunitárias que auxiliam o ingresso laboral de refugiados. Entretanto, os resultados da investigação também salientam especificidades contextuais, alertam para a existência de lacunas amostrais e carências observacionais nos respectivos trabalhos mediante aspectos etários e de gênero na relação da população refugiada com a prática futebolística e confluem para a necessidade de cuidados com generalizações que atribuem à atividade esportiva a capacidade per si de prover inclusão social.
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    Abordagem hayekiana do planejamento estatal: como planejar o desplanejamento?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-31) Caprioli, Efraim Antonio; Almeida, Rafael Salatini de [UNESP]; Barbieri, Fabio
    A crítica ao planejamento central é um tema relevante para o liberalismo contemporâneo, sendo este o ponto central da obra de Friedrich August von Hayek. O autor austríaco argumenta que o planejamento central suprime a criatividade e a inovação, uma vez que o planejador central não consegue aproveitar o conhecimento disperso dos indivíduos. Hayek enfatiza que a sociedade se desenvolve por meio de tentativa e erro e destaca que as tradições só podem emergir de maneira autônoma. Neste trabalho, buscamos explicar o pensamento de Hayek sobre os principais aspectos relacionados ao planejamento central do Estado contemporâneo, apresentando a importância de reformas liberais. Abordamos o aparente paradigma que surge ao se proporem reformas sem a presença de um planejamento central, o qual se soluciona ao se permitir que essas reformas surjam de maneira autônoma, sendo necessário, para isso, uma sociedade baseada na liberdade, competição e descentralização.
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    O papel da tecnologia 5G na disputa comercial e tecnológica entre China e EUA (2017-2020)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-21) Santos, Paloma de Oliveira dos; Pires, Marcos Cordeiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho objetiva compreender como o 5G se tornou um aspecto importante no acirramento da guerra comercial e tecnológica contra a China ao longo do governo de Donald Trump (2017–2020). Utiliza-se como principal referencial teórico para a resolução da investigação objetivada a obra “State and Markets” (1988), de Susan Strange, e sua formulação das quatro estruturas de poder (de segurança, produtiva, financeira e do conhecimento) que compõem a Economia Política Internacional (EPI), para a compreensão do 5G enquanto um importante instrumento de mobilização da disputa sino-americana estudada. É adotada uma abordagem hipotético-dedutiva, e sustenta-se como principal hipótese que a contenção das empresas chinesas de telecomunicação fez parte da estratégia dos EUA de bloquear o desenvolvimento da China, pois o novo padrão de conectividade móvel é central na estruturação da nova economia que surge com a Quarta Revolução Industrial.
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    Políticas de ciência, tecnologia e inovação: a lógica da OCDE e as implicações para o subdesenvolvimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-06) Silva, Jefferson Luís da; Mendonça, Marina Gusmão de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desenvolvimento é processo multidimensional e multifacetado, que envolve interesses entre Estados, economia e sociedades. Em perspectiva histórica e desde a lógica específica da OCDE, as políticas de C, T&I, vitais nos processos contemporâneos de desenvolvimento, constituem elementos apreciados neste trabalho, em termos de parâmetros de políticas públicas. Intenciona-se, assim, analisar a conformidade do padrão firmado nos países desenvolvidos, preconizado pela OCDE, como quadro referencial para o mundo subdesenvolvido, de tal sorte a apreender e aclarar os pressupostos que orientam a sua visão sobre C, T&I, em particular, e desenvolvimento, de modo geral, tanto quanto o papel histórico da instituição na governança global. Nesse sentido, o estudo apresenta o quadro teórico-analítico estabelecido no âmbito da OCDE, bem como seus diagnósticos, que reproduzem os modelos de políticas implementados no mundo desenvolvido, sem atentar para as propriedades e as singularidades dos países subdesenvolvidos. A análise envolve também a controversa relação do Brasil com a OCDE, em suas faces de pensamento político-econômico e de estratégias em política externa. Ademais, reúnem-se elementos necessários à crítica ao discurso de Governança Global, que ampara e legitima a instituição, e ao seu modelo de desenvolvimento, que a anima. Para tanto, enfatiza-se a abordagem de Celso Furtado sobre as questões do progresso tecnológico e do processo de desenvolvimento.
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    A concepção de sociologia nas reformas do ensino médio: das Orientações Curriculares Nacionais de 2006 à Base Nacional Comum Curricular de 2018
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-23) Papim, Angelo Antonio Puzipe; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa trata da análise e comparação de dois documentos do currículo nacional elaborados após 1996, as OCNEM de Sociologia de 2006 e a BNCC-EM de 2018. O exame de ambos os documentos curriculares permite estabelecer os parâmetros de como o conhecimento de Sociologia é selecionado, classificado e transmitido, no currículo do Ensino Médio, refletindo tanto a distribuição de poder quanto os princípios de controle simbólico, no discurso pedagógico. Desse ponto de vista, a análise da dimensão macro e micro da estrutura educacional possibilita perguntar: qual concepção de Sociologia está registrada nos documentos, isto é, quais conhecimentos e propostas pedagógicas estão incluídos nos documentos citados? Como eles abordam e organizam seus conhecimentos: como disciplinas ou por áreas de conhecimento? Como os princípios neoliberais capturaram e institucionalizaram certa compreensão da pedagogia do desempenho? E, por fim, como esses princípios afetam a compreensão da ciência nas escolas? Levanta-se, como hipótese de pesquisa, a ideia de que tanto a Reforma do Ensino Médio (REM) quanto a BNCC-EM representam, para o currículo da educação pública, um retrocesso em face das conquistas obtidas nas OCN-EM de Sociologia, ao abandonar o modelo científico no ensino dessa disciplina, em foco neste trabalho, para assumir um modelo curricular instrumental e voltado para o mercado. Assim, a presente pesquisa, ao comparar o discurso pedagógico das duas propostas curriculares, tem por objetivo compreender a concepção e a caracterização do ensino de Sociologia, na BNCC-EM, com vistas a entender como as Ciências Sociais se inserem no cenário educacional, a partir da REM. A lacuna nas pesquisas subjacentes ao código pedagógico que orienta tanto o currículo quanto a prática pedagógica permite identificar os princípios de classificação e de enquadramento do conhecimento e da prática pedagógica, bem com as relações de poder e controle simbólico que refletem no currículo. Assim, a identificação dos códigos pedagógicos fornece excelentes indicativos para se verificar o impacto no sistema educacional de cada proposta curricular. Como resultado, verifica-se que cada documento analisado apresenta uma estrutura de códigos pedagógicos distintos: as OCN-EM de Sociologia exibem um código elaborado, voltado ao ensino científico da Sociologia, que valoriza o professor especializado e seu papel de mediador dos conceitos, temas e teorias sociológicas, concebendo os estudantes como sujeitos ativos na prática pedagógica, enquanto a BNCC-EM difunde um código restrito, o qual impõe ao conhecimento, aos sujeitos e aos espaços o que e como fazer. Nessa perspectiva, a primeira proporciona ao campo educacional um discurso vertical, voltado ao conhecimento científico, enquanto a segunda, por sua vez, um discurso horizontal, que reforça a experiência local e o conhecimento cotidiano do estudante, o qual passa a ser avaliado de acordo com seu desempenho. Assim, o retrocesso da REM e da BNCC-EM, frente ao avanço da OCN-EM de Sociologia, está na retomada das políticas educacionais de orientação neoliberal e do modelo educacional voltado ao mercado, que restringe o acesso da classe trabalhadora ao código elaborado, submetendo a educação escolar à lógica da pedagogia do desempenho.
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    Um olhar sobre as big techs na educação pública: o caso Google For Education na rede de educação básica paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-16) Lopes, Gabriel Henrique de Oliveira [UNESP]; Barbosa, Maria Valéria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A importância econômica das Tecnologias da Informação e da Comunicação, no contexto da mundialização financeira no século XXI, assinala para a formação de empresas transnacionais que passaram a dominar o mercado de pesquisa e desenvolvimento tecnocientíficos e do processo de plataformização, que operacionaliza a predição de comportamentos e novas formas de exploração do trabalho. Uma das características desses mercados é o avanço dos oligopólios tecnológicos no contexto da educação. Diante disso, o presente trabalho busca refletir sobre as influências do modelo de acumulação sob a hegemonia do capital do financeiro, expressas pelo processos de plataformização, por intermédio das plataformas Google nos processos de ensino e aprendizagem, na experiência a partir da experiência implementada na educação pública básica do Estado de São Paulo, entre 2014 e 2022. Para tanto, o trabalho tem abordagem qualitativa, dialogando com recorte teórico-metodológico materialista e dialético, e busca sintetizar a relação o local, nacional e o internacional O estudo utiliza pesquisa bibliográfica, por meio do qual se busca elencar e sintetizar a produção bibliográfica sobre os temas concernentes ao trabalho (plataformização, capitalismo e mundialização financeira) em caráter nacional e internacional por meio de busca em bases de dados (Web of Science, Scopus e Portal de Periódicos Capes) e pesquisa documental, a partir do qual se investiga as fontes documentais traduzidas em termos de cooperação, acordos tecnológicos e legislações que operam em favor da plataformização ou da inserção do Google na periferia do capital e mais especificamente no contexto escolar público no Estado de São Paulo, sob escopo da atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Novo Ensino Médio), da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Paulista, dos decretos e legislações específicas e posterior análise. O trabalho constatou que a plataformização responde à construção de ideologia, hegemonia e um processo de formação de novos tipos de trabalhadores e os serviços em nuvem, que são operados com rendimentos negativos, constituem-se como uma estratégia importante na dinâmica do capital financeiro e do Google, baseada na datificação presente e futura acumulação concreta de capital.
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    A geopolítica da Belt and Road Initiative vista pela teoria de relações internacionais: um debate entre os realismos moral e ofensivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-07) Alves, Rafael Queiroz; Passos, Rodrigo Duarte Fernandes dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo objetiva analisar os fundamentos estratégicos da Belt and Road Initiative no contexto de ascensão geopolítica da China rumo à liderança do sistema internacional. Os referenciais teóricos adotados para examinar os aspectos da iniciativa são o realismo ofensivo, desenvolvido pelo cientista político estadunidense, John J. Mearsheimer, e o realismo moral, elaborado pelo cientista político chinês, Yan Xuetong. Ambos possuem os preceitos da geopolítica clássica imbuídos em seus escopos teóricos realistas. Entretanto, as perspectivas dos autores a respeito do funcionamento do sistema internacional são divergentes, e essas diferenças se inserem na compreensão do escopo do megaprojeto sistêmico e institucional de expansão comercial, diplomática e política arquitetado pela China durante o governo de Xi Jinping por meio da Nova Rota da Seda. Consequentemente, pela exposição das diferenças de análise e avaliação das procedências argumentativas dos referenciais teóricos, deve ser propiciada uma compreensão objetiva e precisa sobre a função geopolítica da Belt and Road Initiative.
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    A implantação das ações afirmativas para negras(os) nas universidades públicas estaduais paulistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Lira, Daniela Almeida [UNESP]; Barbosa, Maria Valéria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação tem como temática central a discussão sobre a implantação das políticas de ações afirmativas para negras(os) nas universidades estaduais públicas paulistas, visando apreender parte do percurso ocorrido no referido processo e suas especificidades. Para tal, foi realizado um histórico da mobilização do Movimento Negro brasileiro e sua importância para a conquista das ações afirmativas para negras(os) nacionalmente. Conseguinte, a discussão permeou, especificamente, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e as ações afirmativas pré-cotas étnico-raciais realizadas pelas universidades, além do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP). Por fim, é abordada a implantação das cotas étnico-raciais e alguns de seus desdobramentos. Metodologicamente, a pesquisa se pautou nas categorias propostas por Herbert José de Souza (1996) para realização de análises de conjuntura considerando que, a partir dessa via interpretativa, é possível apreender a totalidade dos processos, seus atores, cenários e correlação de forças. Nesse sentido, o trabalho demonstrou como a estrutura do país e das universidades, pautadas no racismo institucional e na perspectiva meritocrática, justificam a morosidade das instituições estudadas na implantação das ações afirmativas, sobretudo, das cotas étnico-raciais. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico, no qual foram elencadas pesquisas, documentos e trabalhos pertinentes ao debate, que, posteriormente, foram apreendidos por meio de análise bibliográfica e documental. Objetiva-se contribuir para o debate acerca das ações afirmativas para negras(os) no país, sobretudo na USP, UNESP e UNICAMP e suas particularidades, bem como auxiliar na compreensão de seus desdobramentos atuais.
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    Representações da tradição cultural japonesa: um estudo do filme Yume (Sonhos) de Akira Kurosawa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Gomes, Vitor Arraes [UNESP]; Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa dissertação apresenta uma perspectiva de análise que converge antropologia, sociologia e história do Japão para compreender como o cineasta Akira Kurosawa retratou a tradição cultural japonesa no filme Yume (Sonhos), de 1990, tomado como material de pesquisa. Ainda que a tradição e a cultura japonesa possam ser vistas de forma essencialista, e isto significa restringi las a valores passadistas e princípios imutáveis, esse trabalho parte da seguinte premissa: a cultura japonesa é um sistema simbólico uma vez que determina motivações e disposições dentro de processos contínuos de ressignificação da realidade social. A tradição, por sua vez, enquanto um conjunto de práticas rituais e simbólicas inspira, nos sujeitos, normas de comportamento mediante a repetição. Tais conceitos foram aplicados para pensar as representações simbólicas de um país que amiúde dialoga com o passado. Aqui, portanto, cultura e tradição são dimensões que se encontram em relação mútua. Sabendo disso, os símbolos do Japão Showa (1926-1989) foram delimitados para a análise pois concentram muitos traumas, conflitos e contradições vivenciadas pelos japoneses, revelando os modos como o diretor retratou a experiência japonesa. A análise fílmica – como metodologia da antropologia visual – foi imprescindível para este estudo, porque ao decompor (descrever) e reconstruir (interpretar) os segmentos da produção, concluiu-se que Kurosawa nos apresenta, por meio do filme, um léxico particular a partir do qual discorre sobre a tradição cultural do Japão. Assim, o artista retratou essa tradição cultural ao conceitualizar os sonhos e, nesse percurso, reinterpretou diversos símbolos da sociogênese japonesa.
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    Quem tem medo da pornografia? Uma bricolagem pornotópica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Carvalho, Carolina Fernandes; Souza, Luís Antônio Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo da presente dissertação é discutir criticamente a presença ubíqua e os múltiplos significados da pornografia, sobretudo no mundo contemporâneo. A categoria pornotopia é usada para projetar uma sociedade que consegue superar o ideário de distopia e utopia, em que o corpo quebra a ideia do uso de mais-valia, de trabalho e torna-se potência de lazer e subjetividade. Para tanto, a dissertação apresenta uma discussão teórica referenciada no conceito de dispositivo da sexualidade de Michel Foucault e de fármacopornografia de Paul Preciado. A pesquisa realizada desenvolve-se em três dimensões: uma revisão bibliográfica, uma análise de obras literárias e da filmografia que exploram direta ou indiretamente o tema da pornografia. O foco desta pesquisa é analisar o papel de crítica política da pornografia e não suas repercussões morais. Ou seja, a pornografia, nesta pesquisa, é compreendida para além da sexualidade perversa e para além da indústria pornográfica. Entende-se, portanto, como conclusão preliminar de que a pornografia tem um componente de uma metáfora crítica de nossa sociedade e que, neste sentido, deve ser analisada no campo das Ciências Sociais.
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    A produção fonográfica independente no início da era neoliberal: a reconfiguração de um movimento (1990-1997)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-19) Oliveira, Pedro Pellegrino de; Totti, Marcelo Augusto [UNESP]; Pavez, Thais Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A década de 1990 foi marcada pela transição neoliberal no Brasil, responsável por diversas reorganizações sociais, políticas, econômicas e culturais. Tais mudanças ocasionaram grandes rearranjos na indústria cultural e fonográfica brasileiras, impactando diretamente os artistas independentes e sua maneira de produzir. Caracterizada, em termos gerais, pela busca de liberdade criativa e por uma tentativa de autonomia em relação à maneira de produzir difundida pela indústria fonográfica, baseada na lógica do mercado. Nesta pesquisa analisamos o processo de reconfiguração da produção fonográfica independente, ocorrido ao longo da década de 1990. O enfoque central se deu sobre os músicos independentes do segmento da Música Popular Brasileira (MPB), localizados a cidade de São Paulo, entre 1990 e 1997. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos documentos coletados em revistas especializadas em música e cultura, como também entrevistas com atores-chave deste processo. O interesse pelo tema se deu ao evidenciarmos mudanças, em relação à maneira que os músicos independentes se organizaram e produziram na década de 1980, tendo como ponto de referência para esta comparação, a experiência vivida no Teatro Lira Paulistana, local que aglutinou artistas de diversas áreas e propiciou o início de um movimento artístico independente na cidade de São Paulo. Percebemos que, na década de 1990, a cena independente tanto em âmbito nacional quanto na cidade de São Paulo, se modificou e passou a se organizar através de novos formatos, assim como se configurou uma nova maneira de produzir, fruto das novas tecnologias digitais de produção musical surgidas neste período.
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    A questão agrária brasileira e seus novos cenários diante da consolidação política do agronegócio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Ferraz, João Felipe de Almeida; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação de mestrado procura refletir criticamente sobre as possibilidades efetivas da realização de uma reforma agrária pelo Estado brasileiro, dentro dos moldes do projeto político neoliberal, cuja hegemonia é ocupada pelo grande capital financeiro. A atualidade da questão agrária brasileira presencia uma crise de abastecimento de alimentos, junto ao aumento exponencial da fome nos últimos dois anos e, de forma antagonista, o setor do agronegócio atinge safras recordes de lucratividade. Além disso, as cidades contêm inchaços populacionais, habitadas por uma população que vive sob condições básicas cada vez piores. Ou seja, as políticas que geriram a área e os recursos nas últimas décadas possuem responsabilidade direta nesses indicativos. Partindo do princípio de que uma das pautas principais do Partido dos Trabalhadores foi a reforma agrária na maior parte da sua história e que a concentração fundiária aumentou nos governos federais petistas, as premissas com as quais o texto trabalha são a de que a política de assentamentos destas administrações foi insuficiente e a não realização de uma reforma agrária ampla e distributiva, resultou, tanto no aumento do poder político do agronegócio e do capital financeiro, como no enfraquecimento político do MST, que, por sua vez, constituía a base política dos referidos governos. Para argumentar, o presente trabalho pretende realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, apoiando-se em estudiosos da questão agrária no Brasil e dos processos de reforma agrário da política institucional, bem como em programas de governos, planos de estratégia política e bases de dados sobre a questão agrária. Dentre outros, o objetivo é o de contribuir para o debate sobre a perspectiva de reforma estrutural agrária e os limites da relação entre forças sociais e o Estado capitalista.
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    O lugar dos pretos e caboclos na linha branca de umbanda: uma análise das relações entre religião e ideários de branqueamento no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-11) Lima, Diego Damaceno; Hofbauer, Andreas [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho buscará a analisar as narrativas dos representantes da Linha Branca de Umbanda e Demanda da primeira metade do século XX, de modo a investigar as relações entre tais discursos e o contexto social e racial brasileiro. Aprofundaremos a discussão sobre o conceito de ideário de branqueamento, analisando em que medida este influenciou a concepção destes representantes sobre os espíritos dos pretos-velhos e caboclos. Para tanto analisaremos o mito de origem da anunciação do Caboclo Sete Encruzilhadas em 1908, os escritos do jornalista e dirigente Leal de Souza nas décadas de 1920 e 1930 e por fim o Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda realizado em 1941.
  • ItemDissertação de mestrado
    Engels contra Dawkins?: Gould, Levins, Lewontin e as reminiscências da dialética engelsiana na biologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-10) Paiva, Mikhael Lemos; Del Roio, Marcos Tadeu [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A seguinte dissertação de mestrado expõe os resultados de uma pesquisa que mensurou as correlações e distanciamentos entre a filosofia de Engels e as concepções teórico-metodológicas dos chamados “biólogos dialéticos”, i.e., Stephen Jay Gould, Richard Levins e Lewontin. Inicialmente descrevendo a controversa ontologia engelsiana - que vê a dialética na natureza -, denotamos sua grande influência nas apreensões filosóficas dentro do marxismo e das Ciências Naturais contemporâneas, em áreas que variam desde a genética evolutiva ao emergentismo. Sintetizando logo após o projeto anterior vinculado a esta proposta – efetivado durante a graduação, no Brasil e no exterior – adentramos na área que, segundo nossos levantamentos, possui a mais indelével influência engelsiana dentro das Ciências da Natureza: a Biologia. Visando validar nossa hipótese, viz., que os renomados biólogos Gould, Levins e Lewontin seriam engelsianos filosóficos, realizamos um comparativo que relacione as principais obras e teorias destes cientistas com as noções de Friedrich Engels. Com o aprofundamento em um tema até então praticamente inexplorado, junto à sistemática análise de material, tentamos mapear acuradamente a ascendência do engelsianismo dentro da Biologia, aferindo como a dialética relaciona-se com a teoria de sistemas, modelos evolutivos pontuacionais, o dilema reducionismo/holismo, e outros pontos de debate cruciais internos não só à Filosofia da Biologia, como também à Filosofia da Ciência no geral.
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    Sorria, você está na Bahia: estudo das experiências e narrativas construídas a partir das imagens produzidas pelos turistas paulistas que visitaram o Arraial d’Ajuda
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-29) Pereira, Luiz Henrique Campos; Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao longo de uma viagem de lazer parte da atividade turística e parte da atividade fotográfica se vinculam de maneira contínua e dialética. Dessa forma, a maneira como determinados atores têm mobilizado essas duas atividades na esfera do lazer pode se apresentar enquanto latente movimento para se pensar como esse fenômeno tem sido experimentado e narrado. Como afirma Susan Sontag (2004), mesmo em um contexto de onipresença de imagens, viajar sem uma câmera, para captar os momentos da viagem, pode não parecer um ato razoável. E é assim, que a agência dos atores humanos e não-humanos – como é o caso de imagens fotográficas – são relacionadas em um aspecto dialético entre coerções estruturais e a ação social dos atores, Ortner (2006). Isto é, um movimento constante de agências que avaliam a condição especifica do turista paulista que visita e fotografa Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro/BA. Para isso, articulo uma etnografia que utiliza o que Rocha e Eckert (2015) consideram enquanto possibilidades de trabalho com e por imagens. Levando em conta o deslocamento do turista paulista, apresento um pensamento ficcional em associação com pranchas temáticas – inspiradas em Bateson e Mead (1942) – para avaliar a condição desse agente em Arraial d’Ajuda. Um esforço que, como afirma Schwarcz (2014), reconhece a importância das imagens para compreensão do contexto e, ao mesmo tempo, estimula a reflexão sobre a condição da alteridade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Linguística, ativismo, política e ideologia na vida e na obra de Noam Chomsky
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-23) Fabri, Marcos Gonçalves; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Além de revolucionar a área da Linguística, Noam Chomsky também é um proeminente autor de escritos políticos. Levando-se em consideração seus dados biográficos, nota-se que foi mantido um profundo engajamento político orientado à esquerda durante toda sua vida, contudo, é a partir da década de 60, que seu ativismo se intensifica e são publicados textos que podem ser considerados marcos iniciais de sua obra política. A temática de um de seus trabalhos mais clássicos, O poder americano e os novos mandarins, envereda por caminhos que dizem respeito às áreas de Ciências Sociais e de Relações Internacionais, e embora a produção que se seguiu tenha continuado a explorar análises de política internacional, o autor permanece marginalizado nos campos. De um lado, há esforços de estudiosos para garantir-lhe um espaço nessas áreas, de outro, acadêmicos criticam seus escritos e posições. A presente dissertação pretende, a partir de uma síntese bibliográfica, fazer uma breve apresentação da teoria linguística de Chomsky, na qual discuta pontos de discordância com os behavioristas, ademais se propõe a introduzir as bases estruturais da gramática gerativa e observar seu funcionamento em enunciados de português e sua importância na aprendizagem de algumas habilidades curriculares da disciplina Língua Portuguesa do estado de São Paulo. Além disso, pretende avaliar o aproveitamento de alguns aspectos dos escritos políticos e da atuação ativista de Chomsky para as áreas de Ciências Sociais e de Relações Internacionais, procurando situar o autor diante das perspectivas de tais áreas. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios. Atual e polêmica são as discussões que o autor suscitou no campo da Linguística, e a evolução dos estudos gerativistas no Brasil demonstrou a aplicabilidade da teoria da sintaxe no português. Não menos importantes são os debates envolvendo Ciências Sociais e Relações Internacionais, campos para os quais o autor traz questionamentos relevantes e contemporâneos.
  • ItemDissertação de mestrado
    As intervenções humanitárias na Etiópia/Eritreia e Ruanda a partir das perspectivas da Escola Inglesa e da Análise do Sistema-Mundo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-22) Scudellari, Theo Peixoto; Vieira, Rosângela de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho traz em seu âmago o estudo das intervenções humanitárias de uma forma a enfatizar não apenas os sujeitos envolvidos, mas as conjunturas, as operações e os interesses atinentes ao fenômeno. A análise sobre as intervenções humanitárias vem acompanhada de referenciais teóricos que, dentro dos padrões de pesquisa e exploração de cada vertente, elucidam tópicos essenciais sobre essa temática e balizam muitos dos elementos a serem abordados. Deste modo, além da discussão conceitual e empírica sobre as intervenções humanitárias propriamente ditas, há se observar e explorar vertentes teóricas que ponderam sobre o tema e quais aspectos conceituais são postos em primazia em cada uma delas, destacando-se a Escola Inglesa das Relações e a abordagem da Análise do Sistema-Mundo. Com esse arcabouço teórico - voltado para uma compreensão ampla do funcionamento e da dinâmica do sistema internacional - somado aos elementos conceituais e empíricos supracitados, busca-se observá-los a partir dos casos de Ruanda e Etiópia/Eritreia, enfatizando os conceitos principais dos referenciais em cada um deles e buscando notar as lacunas e contribuições que cada um deles pode fornecer a partir dos casos concretos. Assim, a pesquisa é guiada através das perguntas: Quais as principais contribuições e lacunas que a Escola Inglesa e a Análise do Sistema Mundo apresentam acerca das intervenções humanitárias após o Fim da Guerra Fria, nos anos 1990?; 2) O que os casos de Ruanda e Etiópia oferecem como base para tais investigações sobre as intervenções humanitárias?. Neste sentido, complementa-se a condução da pesquisa através da hipótese de que a Análise do Sistema-Mundo fornece um arcabouço analítico mais completo, possibilitando uma investigação crítica sobre a atuação da intervenção enquanto resolução para a causa da crise, hipótese qual se mostra concretizada após as análises desenvolvidas nos casos de Etiópia/Eritreia e Ruanda.