Dissertações - Educação - FFC

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    Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza; Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
    As Investigações Matemáticas correspondem a uma metodologia de ensino que busca diminuir as lacunas conceituais sobre os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula que se contrapõem ao ensino tradicional. Adaptada para atividades dependendo da faixa etária e ano escolar, possibilita ao aluno tornar-se o autor do conhecimento adquirido sobre determinado assunto abordado, possibilitando diversas contribuições a ser utilizada no Ensino Fundamental I. O objetivo é de caracterizar as pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro a partir da perspectiva das Investigações Matemáticas, realizadas em sala de aula no Ensino Fundamental I, mediante pesquisa teórica e bibliográfica, de cunho qualitativo, com busca de trabalhos sobre a temática nos seguintes bancos de dados: CAPES, BDTD, Periódicos CAPES e Periódicos SCIELO, usando os indicadores: “Investigações Matemáticas”, “Investigação Matemática” e “Ensino Fundamental”, no período de 2012 a 2023. Foram encontrados 26 trabalhos e selecionados 23 para o presente estudo. Dentre os principais resultados tem-se que: a concentração maior das pesquisas está entre os anos de 2019 e 2020; o quinto ano é o ano escolar em que se realiza o maior número de investigações; os estudos se concentraram principalmente em escolas e instituições públicas, com maioria das pesquisas de intervenção e algumas bibliográficas, envolvendo professores, alunos e, em alguns casos, ambos. E os conteúdos mais abordados foram de Geometria e Álgebra. Os trabalhos possuíam diversos referenciais teóricos e como principal, o especialista no tema João Pedro da Ponte, presente em 21 pesquisas e com autoria de 23 obras nos trabalhos analisados. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para o aprimoramento do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I, destacando a eficácia da metodologia abordada na promoção do papel ativo do aluno, autonomia, criatividade, bem como a ênfase da escola como um ambiente propício à construção do conhecimento matemático, podendo oferecer bases para outras pesquisas sobre a temática.
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    A institucionalização da formação de professores no Brasil: um estudo a partir da história da Escola Normal e Instituto de Educação “Índia Vanuíre” em Tupã/SP (1961- 1996)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Carrasco, Cristina Miranda Duenha Garcia; Celeste Filho, Macioniro [UNESP]
    A pesquisa apresentada tem como objeto de estudo a Formação docente no Instituto de Educação Índia Vanuíre, no município de Tupã/SP, considerando que em nosso país esse processo ocorria nas Escolas Normais e Institutos de Educação até a década de 1960, depois perdeu o status de escola e de curso, transformando-se em Habilitação Específica para o Magistério (HEM) na década de 1970, e a partir da década de 1990 até o presente momento, em licenciatura de Pedagogia. A pesquisa desenvolvida tem por objetivo geral identificar e analisar as especificidades da história da formação de professores no município de Tupã/SP, entre 1961 e 1996, para uma história da formação de professores no Brasil, sobre o tratamento dessa temática na literatura e na legislação, a fim de apreender como os processos se institucionalizaram com base no campo normativo, com enfoque na formação do professor primário. Após o estudo da legislação nacional foram levantados os seguintes questionamentos neste trabalho: Do ponto de vista normativo, como realizou-se a formação de professores no Brasil? Quais as especificidades desse processo no município de Tupã SP, considerando que foi uma instituição de formação de professores que coexistiam em momentos essenciais da história da formação de professores no Brasil (1961-1996)? Para isso debruçou-se sobre a legislação nacional, mas delimitados a uma instituição educacional específica na cidade de Tupã/SP, a Escola Normal e Instituto de Educação Estadual “Índia Vanuíre”. Nesta pesquisa optou-se por analisar três marcos federais: a LDB 4.024/61 (Brasil, 1961), a Lei 5.692/71 (Brasil, 1971) e a LDB 9.394/96 (Brasil, 1996), que regulamentaram a Educação no Brasil; as regulamentações legislativas do Estado de São Paulo, os Decretos, Pareceres, Portarias e Leis que fizeram as adaptações necessárias; juntamente com os periódicos Acta do Conselho Estadual da Educação (CEE); a bibliografia de autores que já pesquisaram sobre o assunto e os depoimentos de professores que atuaram na formação de professores na Escola Normal e Institutos de Educação. Foi desenvolvida pesquisa histórica, quanto à abordagem; documental e bibliográfica, quanto às fontes, pois o corpus da pesquisa foi constituído pelo conjunto da legislação norteadora das reformas educacionais na educação e na formação de professores no Brasil, relatos de professores produzidos mediante entrevistas do tipo semiestruturada. A História oral, portanto, é parte do processo de construção da história da instituição e, para a história das disciplinas nas instituições, as fontes que a subsidiam. Os relatos orais possuem um caráter comprobatório do vivido nas disciplinas, porque trazem consigo, por meio das memórias, aspectos das práticas do interior da escola, nem sempre presentes nos documentos. A história oral pode completar a lacuna deixada pelos documentos escritos. Considerações finais, espera-se oferecer algumas reflexões sobre o caminho percorrido e trazer à luz proposições para a formação de professores primários.
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    Políticas e práticas inclusivas: o olhar da gestão e de estudantes com deficiência de um instituto federal de educação superior do Pará
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-27) Silva, João de Deus Leite; Martins, Sandra Eli Sartoreto Oliveira [UNESP]; Passos, Rosana
    A ampliação do acesso de estudantes com deficiência na educação superior tem sido notável. No entanto, torna-se imperativo assegurar condições de igualdade, inclusão educacional e cidadania, especialmente relacionadas aos aspectos de ingresso e permanência desses estudantes, no período de restrições orçamentárias, impostas às pelo governo federal as universidades brasileiras. Este estudo objetiva investigar os fatores que dificultam ou favorecem a permanência desses estudantes no ensino superior mediada pela avaliação da observação de indicadores de políticas inclusivas institucionais. Participaram do estudo quatro universitários com deficiência e dois gestores, incluindo o diretor da unidade e o coordenador do NAPNE. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: 1) levantamento de estudantes com deficiência no Instituto Federal do Sudeste do Pará; 2) contato com discentes e gestores; 3) aplicação do questionário baseado no Índice de Inclusión para la Educación Superior (INES); 4) entrevistas com gestores e alunos e; 5) análise dos dados coletados. Composto por 25 indicadores, o INES se caracteriza por um instrumento de avaliação da educação superior, que permite identificar as políticas institucionais inclusivas na universidade, com destaque a observação de barreiras à aprendizagem e participação, interdisciplinaridade, flexibilidade curricular, entre outros. As entrevistas com os participantes auxiliaram na compreensão das políticas de acessibilidade e inclusão da instituição, assim como a eficácia das ações promovidas pelo NAPNE na promoção da permanência estudantil. Os participantes retrataram ausência de políticas que acolham a temática, como evidenciaram lacunas na oferta de serviços, estratégias e ações diferenciadas para garantir não apenas o acesso, mas programas dedicados a garantir a sua plena participação nos contextos universitários. A pesquisa contribui para ampliar o debate sobre a avaliação das políticas institucionais inclusivas no ensino superior, evidenciando a importância de ações e programas mais robustos que acolham com êxito as demandas educacionais específicas de todos os estudantes, como pilares para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e igualitária.
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    Do parque à tela: a experiência da plataforma “Educação em Casa” como recurso para a prática pedagógica na educação infantil em Marília/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Nogueira, Thayse Palmela; Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
    Esta dissertação busca responder à questão: “qual(is) foi(foram) a(s) mudança(s) que ocorreu(ram) na prática pedagógica de professores da Educação Infantil de Marília-SP durante o período de uso da plataforma ‘Educação em Casa’?”. O objetivo geral é compreender as alterações ocorridas na prática docente após a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por meio do uso da Plataforma “Educação em Casa”, intensificadas em tempos de pandemia global da Covid-19. Para atingir o objetivo geral, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: contextualizar o trabalho de campo, demonstrando o lugar ocupado pela(s): criança, cultura, práticas pedagógicas, educação e tecnologia em tempos de pandemia, a partir da Teoria Histórico-Cultural (THC); conhecer as principais legislações sobre a educação infantil no Brasil, bem como os decretos e legislações entre os anos de 2020 e 2021, voltadas à educação em tempos de pandemia; descrever a dinâmica realizada no município, considerando os decretos educacionais federais, estaduais e municipais adotados no período pandêmico, de modo a compreender quais foram as mudanças ocorridas nos processos de trabalho docente após a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por meio do uso da Plataforma “Educação em Casa”. Subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural, a investigação se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo, cuja mediação aconteceu por meio da abordagem qualitativa e a observação participante em uma turma de crianças pequenas, o que permitiu constatar os esforços dos docentes para mitigar os efeitos do isolamento social e garantir o direito de acesso à educação. A plataforma foi desenvolvida a partir de esforço coletivo, de intensas pesquisas e construção de propostas de atividades, que se tornaram a única maneira de manter o cronograma curricular e impedir a interrupção por completo das aulas. Se a pandemia desnudou a crise do ensino básico público, uma vez que demonstrou as disparidades econômicas, sociais, de acesso à saúde e à educação de parcela da sociedade brasileira, convém refletir sobre a experiência de formação continuada por uso de tecnologia educacional digital, uma vez que embora tenha se tratado de recurso provisório, do qual se lançou mão, não se pode perder de vista que a tecnologia também se trata de produção humana e, por isso, não está alheia à análise crítica.
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    Jornada escolar (parcial e integral) na educação infantil das redes municipais de ensino das capitais brasileiras: estudo comparado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Silva, Fernanda Aparecida Oliveira; Parente, Cláudia da Mota Darós [UNESP]
    Esta Dissertação é resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, vinculada à linha de pesquisa 4: “Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais” e ao Grupo de Pesquisa e Análise de Políticas Educacionais (GAPE). A pesquisa tem como objetivo geral comparar a jornada escolar (parcial e integral) na Educação Infantil das redes municipais de ensino das capitais brasileiras. Os objetivos específicos foram: sistematizar aspectos históricos e legais da Educação Infantil, privilegiando diretrizes, orientações e mudanças na organização da jornada escolar (parcial e integral); comparar estratégias e metas dos Planos Municipais de Educação das capitais brasileiras em termos de organização e de ampliação da jornada escolar (parcial e integral) e suas repercussões na oferta de Educação Infantil (matrículas e escolas); descrever e comparar a jornada escolar na Educação Infantil das capitais brasileiras, identificando similaridades e diferenças. Em termos de estrutura da Dissertação, são apresentados três percursos investigativos, cada um correspondente a um objetivo específico e determinados procedimentos metodológicos. O primeiro percurso investigativo demonstrou que, ao longo da história da Educação Infantil, os dois tipos de jornada escolar estiveram presentes, sendo, normalmente, o tempo integral associado a uma concepção assistencialista e destinado às crianças da classe popular, e a jornada parcial, com uma concepção mais pedagógica, geralmente destinada às crianças da elite. Atualmente, do ponto de vista legal, a jornada parcial tem o mínimo de 4 horas e a jornada integral, o mínimo de 7 horas. Desde 2014, o Plano Nacional de Educação estabelece meta e estratégias que indicam orientações político-pedagógicas para a organização e a ampliação da jornada escolar nos sistemas de ensino federal, estaduais, distrital e municipais. Assim, no segundo percurso investigativo foi realizada a análise dos Planos Municipais de Educação das capitais brasileiras; essa análise evidenciou que todas as capitais possuem meta para a Educação em tempo integral, sendo que a maioria legitimou a meta 6 do PNE. Com relação à Educação Infantil, a maioria das capitais propôs estratégias para a ampliação da jornada escolar para contemplar o período integral. Frente a essas diretrizes de ação, a análise dos dados da Sinopse Estatística da Educação Básica mostrou que a maior parte das crianças matriculadas na Educação Infantil, frequenta a escola em jornada parcial, sendo a creche o segmento com mais matrículas em jornada integral. A análise comparativa da meta/estratégia do PNE/PME com os dados da Sinopse Estatística da Educação Básica demonstrou desafios no segmento da pré-escola, já que a maioria das capitais não atingiu a meta/estratégia proposta. No terceiro percurso investigativo foi realizada a revisão da literatura sobre a jornada (parcial e integral) nas capitais brasileiras, o que possibilitou a sistematização de alguns elementos temporais, indicando a diversidade que pode existir na organização da jornada escolar. Adicionalmente, a análise comparada da carga horária das escolas de Educação Infantil das capitais, demarca as diferenças entre a jornada escolar, inclusive em escolas de uma mesma capital. A investigação encontrou uma variação de 2 horas e 7 minutos a 6 horas, na jornada parcial e de 9 a 15 horas na jornada integral. A pesquisa evidenciou que existem várias opções político-pedagógicas para a organização da jornada escolar (parcial e integral) e que as capitais brasileiras possuem suas próprias políticas para organizar e ampliar a jornada escolar.
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    A audiodescrição como acessibilidade em aulas de matemática a pessoas com deficiência visual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-13) Martins, Clóvis Maxwell Andrade; Miguel, José Carlos [UNESP]; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    Esta pesquisa trata da Audiodescrição como acessibilidade em aulas de Matemática a pessoas com deficiência visual. Para tanto, traz como objetivo principal analisar os limites e possibilidades da audiodescrição em possíveis práticas pedagógicas no ensino do pensamento matemático. A audiodescrição é um método de tradução de informações do suporte visual para o verbal. A matriz teórica deste estudo perpassa por nuances dos aspectos da tradução intersemiótica para fins didáticos, envolvendo autores que têm explorado este propósito de tradução como Vergara-Nunes (2016); Motta (2010, 2016); Lima (2009, 2011, 2017). Explorando o processo matemático de aprendizagem com pesquisadores do experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, movidos pelos pensamentos de Vigotski (1898-1934); Aquino (2017). O estudo é de natureza qualitativa, que possibilita contribuições teóricas e metodológicas para a prática dos professores que ensinam o pensamento matemático para pessoas com deficiência visual de forma acessível. Buscando estabelecer relações entre a educação matemática e a educação inclusiva desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacam-se as interfaces da pesquisa com a noção de experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, percebendo-o enquanto método de pesquisa e de ensino, reunindo tanto relações teóricas quanto práticas no processo de aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva. Os resultados da investigação revelaram que o método pesquisado é relevante para desenvolver pesquisas em educação inclusiva. Além de possibilitar interfaces em diversas metodologias, oferecendo suporte que favorece a experiência de um aprendizado na perspectiva inclusiva. O uso da audiodescrição e da audiodescrição didática possibilitam o acesso ao imagético abstrato na matemática, dando ao estudante conhecimentos, habilidades, conceitos matemáticos, para intervir matematicamente na sociedade. Embora não seja tão conhecida, a audiodescrição, assim como outras formas de acessibilidade, auxiliam os estudantes com deficiência visual no acesso às aulas de matemática.
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    Escolas de tempo integral na educação infantil em Marília/SP: da política educacional à rotina institucional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Cabral, Mayara Farias; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
    A pesquisa desenvolvida, da qual esta dissertação é decorrente teve o objetivo central de analisar a rotina institucional de escolas de tempo integral de Educação Infantil no município de Marília/SP, tendo em vista o seu documento orientador, intitulado Proposta Curricular para a Educação Infantil, com base na Teoria Histórico-Cultural (THC), implementado em 2020 a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipulou o prazo de dois anos para as adequações. Para alcançar este objetivo, duas escolas foram colaboradoras, situadas na região oeste, mas em localidades diferentes da cidade, e, por isso, reúnem comunidades distintas. A ideia foi compreender e analisar rotinas institucionais propostas para crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil do município de Marília/SP. Considerando a importância da Educação Infantil no desenvolvimento da criança, porque é a primeira etapa da Educação Básica, e pensando na formação do sujeito crítico, reflexivo e humanizador, a pesquisa aborda a organização e o planejamento de como é conduzida a rotina institucional, visando compreender os seguintes aspectos: o que a Proposta Curricular do município apresenta sobre as modalidades organizativas na Educação Infantil? Como elas são conduzidas nessas duas escolas, e o que as diferenciam, sabendo que ambas seguem o mesmo currículo? A partir de tais pontos, buscou-se relacionar os diferentes modos da rotina institucional na Educação Infantil, pois, de acordo com um quadro teórico constituído por elaborações da Teoria Histórico-Cultural e direitos humanos, é possível afirmar que é desde esta etapa que se constrói a formação cidadã, o caráter e personalidade do sujeito, que se tornará atuante em nossa sociedade. Para a realização da pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, contou-se com a análise e o estudo do documento orientador do município e dos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de ambas as escolas, além das entrevistas semiestruturadas com três Professoras, duas Coordenadoras Pedagógicas e um Diretor e uma Diretora, profissionais lotados nas referidas unidades de ensino. Através dos estudos teóricos e das análises dos dados obtidos, bem como o entendimento dos diferentes modos de planejar e conduzir a organização da rotina institucional para as crianças da Educação Infantil, buscou-se exemplificar o impacto dessa rotina na aprendizagem e no desenvolvimento desses(as) educandos(as), cujo perfil a formar é de cidadãos(ãs) de direitos, atuantes em nossa sociedade. Sobre isso, destaca-se o pensar e repensar coletivamente, havendo sempre o diálogo, como o melhor caminho para construir uma rotina adequada, refletindo em uma educação de qualidade e ouvindo também as crianças na definição das propostas de atividades, o que é necessário para a real formação cidadã. O que é primordial é a construção coletiva das rotinas escolares, considerando as intencionalidades dos(as) Professores(as), parceiros(as) mais experientes, a partir das especificidades das crianças.
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    Técnicas freinetianas na formação de professoras da educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Souza, Renata de Fátima Fazolin Ferres de; Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
    A pesquisa originou-se de estudo pautado em desafios enfrentados por meio da prática docente em uma escola de Educação Infantil da rede pública de Marília-SP. A pesquisadora tomou como referência a pedagogia freinetiana com o objetivo de evidenciar as contribuições das técnicas preconizadas por Freinet na escola a qual atua e contribuir para a reflexão de práticas metodológicas de qualidade humanizadoras contribuindo para ampliação de estudos na área sob a hipótese de que as técnicas freinetianas possibilitam o desenvolvimento integral da criança como fundamentam os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de encontros semanais, durante o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023 com o grupo de professores da escola, em diálogos acerca da pedagogia freinetiana, com estudos sobre a vida e legado deste estudioso, seus princípios e suas técnicas. A metodologia apoiou-se também nos princípios bakhtinianos de encontros dialógicos, com geração de diálogos e análises de acordo com pressupostos de Freinet e de alguns autores da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram a superficialidade no domínio dessa pedagogia por grande parte dos docentes, havendo a necessidade de estudos contínuos e aprofundados.
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    A (in)efetividade das políticas públicas frente aos desafios do ensino remoto durante a pandemia: possibilidades e desafios segundo os gestores do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Dias, Josélia Donizeti Marques Alves; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
    A presente dissertação é fruto do Projeto de Pesquisa realizado no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília, vinculada à linha 04 de pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Teve por objetivo analisar a (in)efetividade das Políticas Públicas, com relação ao direito de acesso ao ensino digital nas escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Marília durante a pandemia. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa documental, com a junção de alguns dados históricos, e uma pesquisa em forma de questionário junto aos(as) Gestores (as)de Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Marilia, com o objetivo de descrever o ensino remoto através da utilização da plataforma digital, enquanto o ensino presencial estava suspenso, tendo em vista a pandemia da Covid19. Analisou o ensino digital como direito de acesso à informação e comunicação e propôs reflexões sobre a serviço de quem o ensino digital está no processo ensino aprendizagem. Diante do seguinte problema “Durante o período pandêmico, as Políticas Públicas, na cidade de Marília, supriram as demandas educacionais no tocante ao efetivo acesso ao ensino digital?” Norteada pelo objetivo geral, mencionado incialmente, a pesquisa se propôs a identificar as possibilidades e desafios do ensino digital, contribuindo com inspirações e sugestões sobre o que fazer diante de cenários tão antagônicos para que os alunos tenham acesso efetivo ao ensino digital/remoto. Com base nos dispositivos da Constituição Federal de 1988 e seus princípios gerais, destacou o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar como forma de aumentar a qualidade do processo ensino/aprendizagem das crianças e o papel insubstituível do(a) Professor(a). Propôs uma reflexão sobre o direito do acesso à internet como um direito fundamental do indivíduo e um dever do Estado, um exercício de cidadania. Trouxe análises e reflexões com relação à importância do uso das tecnologias digitais na Educação durante o período pandêmico, com foco principal na Plataforma Digital utilizada no Município de Marília. As proposições desta investigação foram alicerçadas nos referenciais de Gadotti (2000), Castells (1999), Barreto (2003) e Bonavides (2004, 2008 e 2011) que permitiram uma investigação crítica de como está configurado o ensino digital no Brasil, a quem e a que propósitos ele serve, bem como o direito de acesso efetivo à internet como um direito fundamental e necessário à dignidade da pessoa humana.
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    Instrumento digital para avaliação da acessibilidade no ensino superior: norteadores para gestores e avaliadores de cursos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Jardim, Ronnaro dos Santos; Manzini, Eduardo José [UNESP]
    A presente pesquisa tem como objetivo atualizar, desenvolver e validar um instrumento digital para avaliar a acessibilidade em instituições de ensino superior. Para isso foi empregada uma abordagem metodológica e aplicada, baseando-se em portarias e normas vigentes. O estudo utilizou inicialmente um formulário impresso denominado: “Formulário para averiguação das condições de acessibilidade nas instituições de ensino superior - IES”. Esse formulário aborda cinco elementos: 1) Conhecimento da legislação; 2) Estrutura física e arquitetônica; 3) Recursos materiais; 4) Recursos Humanos; e 5) Políticas para promoção de acessibilidade. Posteriormente, esse formulário foi transformado em uma aplicação web, desenvolvida em seis etapas: 1) Atualização do instrumento; 2) Levantamento e análise de requisitos; 3) Escolha de plataforma para desenvolvimento em No-Code; 4) Desenvolvimento do aplicativo; 5) Testes de usabilidade; e 6) Publicação do aplicativo. Para otimizar o processo de desenvolvimento, foi escolhida uma plataforma do tipo No-Code chamada Bubble.io. Essa plataforma é conhecida por utilizar uma metodologia de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD) para criar um aplicativo web responsivo. A mesma foi usada para funcionar como um Aplicativo Web Progressivo (PWA, na sigla em inglês), o que assegurou a compatibilidade com dispositivos móveis sob os sistemas operacionais Android e IOS. Posteriormente, a aplicação foi submetida a testes de acessibilidade conduzido por experts para assegurar possíveis dificuldades no preenchimento do formulário, com intuito de prover uma experiência de uso positiva. Além disso, foram feitas sugestões para melhorias futuras e propostas como a adição de novos recursos de acessibilidade. Os experts convidados para o teste de usabilidade e análise de conteúdo contribuíram com feedbacks sobre a navegação, compreensão e conclusão de tarefas no aplicativo e apontaram possíveis melhorias no conteúdo do instrumento de avaliação. Os resultados evidenciam o potencial do aplicativo ao facilitar o processo de recredenciamento de cursos o que caracteriza não apenas como uma ferramenta de avaliação, mas também como um recurso que pode guiar melhorias contínuas em acessibilidade nas instituições de ensino superior. Portanto, a implementação desse instrumento digital representa um passo importante na promoção de ambientes educacionais mais inclusivos e acessíveis, garantindo que as necessidades de todos os usuários sejam atendidas de maneira eficaz e eficiente.
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    Jogos estruturados na apropriação dos conceitos matemáticos no 1.º ano do ensino fundamental: implicações da educação desenvolvimental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Mello, Julinha Aparecida Andrade de Souza; Miguel, José Carlos [UNESP]
    Esta dissertação trata de uma pesquisa de Mestrado que abordou questões relativas ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática no 1.º ano do Ensino Fundamental I. Ao longo da minha trajetória de 18 anos como docente em sala de aula percebi que a maioria das crianças estavam concluindo o Ensino Fundamental I sem apropriar-se dos conceitos necessários para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de situações matemáticas elementares. Acredita-se que uma proposta para melhor encaminhamento desse problema didático-pedagógico seja a utilização de situações didáticas lúdicas de manipulação livre e dirigida de materiais estruturados usados intencionalmente pelo professor. Assim, como problema de pesquisa, questiona-se: a prática do uso de jogos estruturados no trabalho com a Matemática no 1.º ano do Ensino Fundamental I poderá proporcionar efetivamente a aprendizagem dos conceitos necessários para a resolução dos conteúdos previstos? Tem-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com os jogos estruturados para a aprendizagem dos conceitos matemáticos no 1.º ano do Ensino Fundamental I. Como hipótese, pressupomos que, na perspectiva de educação desenvolvimental, a atividade de estudo desempenha papel preponderante na formação de conceitos matemáticos, constituindo elemento central da mediação pedagógica, a exploração de situações didáticas envolvendo jogos, brincadeiras e atividades lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Quanto à metodologia delineada, a pesquisa envolveu amplo levantamento bibliográfico, no que tange ao processo de entrar em contato com as ideias presentes na literatura sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, dos Jogos e da Teoria Histórico-Cultural, temas e referencial teórico cruciais para a pesquisa. Ainda quanto à metodologia, valeu-se também da análise documental sobre o objeto de estudo, além de discussão de situações didáticas envolvendo a formação de conceitos matemáticos, considerando os seguintes documentos para análise: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Matemática; o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI); o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e o Relatório Brasil no PISA 2018. A pesquisa aponta para a razoabilidade das hipóteses levantadas no início dos trabalhos, através das leituras em diversas fontes com um recorte de 10 anos. Como resultados, pudemos perceber que, com o uso de materiais lúdicos como o jogo do Lulu, material dourado e materiais manipulativos no cenário escolar, as crianças podem apropriar-se de conceitos próprios do seu ano escolar: propiciam o desenvolvimento de habilidades diversificadas, auxiliam significativamente no processo de aprendizagem de conceituações matemáticas, contribuem para a apropriação dos conceitos matemáticos pelos educandos, ajuda a despertar o interesse e o entusiasmo dos alunos em aprender a disciplina, embora seja imprescindível que seu uso não seja de forma obrigatória ou mecanizada. Conclui-se que a utilização desses referenciais metodológicos, materiais manipuláveis como os abordados no trabalho, favorece o processo de mediação pedagógica para condução dos alunos à apropriação das ideias matemáticas. Consideramos o jogo como componente necessário às metodologias alternativas para o ensino de Matemática.
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    A formação do sujeito em G.W.F. Hegel
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Ferreira, Rafael de Melo; Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
    Esta dissertação busca compreender o conceito de Bildung a partir da filosofia de G.W.F. Hegel. Mais especificamente, objetiva analisar a formação do sujeito na filosofia hegeliana. Para cumprir este objetivo geral o presente trabalho cumpre os seguintes objetivos específicos: (1) definir o conceito de sujeito em Hegel; (2) definir e delimitar o conceito de formação - Bildung - em geral e; (3) compreender o conceito de formação - Bildung - na filosofia hegeliana. Acerca do primeiro objetivo, tem-se que o sujeito é a autoconsciência. Isto é, é o saber de si mesmo enquanto ser capaz de colocar-se no mundo e na sociedade a partir de sua razão e liberdade. Além disso, busca-se definir o conceito de Bildung a partir de um recorte histórico que remonta às origens da História Moderna, de tal maneira que se compreende a Bildung como o processo de desenvolvimento pelo qual o sujeito se torna consciente de si e do mundo. Este desenvolvimento é definido nesta dissertação como: viagem, trabalho, tradução, disciplina etc., de acordo com o contexto social, histórico e filosófico no qual se apresenta. Por fim, busca-se especificar o conceito de Bildung dentro da própria filosofia de Hegel, compreendendo os limites e os alcances deste conceito para pensar a educação.
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    Rotina pedagógica de alunos com Transtorno do Espectro Autista: relato de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) David, Gabriela Pavan [UNESP]; Deliberato, Débora [UNESP]
    Com os avanços das políticas públicas voltadas à inclusão escolar de crianças com deficiência e o aumento de alunos público da educação especial matriculados nas salas regulares, a literatura evidenciou a importância da rotina pedagógica para práticas pedagógicas significativas com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo teve como objetivo geral identificar a percepção do professor a respeito da rotina pedagógica dos alunos com TEA. De modo específico, buscou identificar a percepção dos professores a respeito dos desafios enfrentadas na rotina pedagógica, as mediações de ensino e as adaptações pedagógicas realizadas pelo professor ao aluno com TEA. Participaram deste estudo 11 professoras do ensino regular de 1° ao 5° ano de um município do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado. Após coletados, os dados foram transcritos e analisados, de acordo com os objetivos propostos. Foram estabelecidos os seguintes temas e subtemas, de acordo com: Tema 1- Rotina pedagógica, com os subtemas: atividades pedagógicas (recursos pedagógicos, recursos de Tecnologia Assistiva, participação do aluno), estratégias de mediação do professor por comandos verbais (pergunta fechada, mando e instrução), plano educacional individualizado, interação e comunicação do aluno com TEA (com as professoras, com as crianças e outros interlocutores); Tema 2 – Desafios em relação ao ensino do aluno com TEA, com os subtemas: formação de professor es e estrutura e organização da escola. Os resultados evidenciaram que as professoras reconhecem a importância da rotina pedagógica para o processo educativo do aluno com TEA, contudo possuem dificuldades de construir, organizar e estabelecer uma rotina pedagógica em sala de aula regular. Também há a necessidade de formação das professoras a respeito das habilidades comunicativas, mediadas pela Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva, como também a respeito da mediação pedagógica e estratégias de ensino como favorecedoras de uma rotina pedagógica efetiva e eficaz. A Comunicação Suplementar e Alternativa é desconhecida pelos professores como caminho para criação, ampliação e sofisticação das habilidades comunicativas de alunos com TEA, apontando a necessidade do reforço da difusão deste conhecimento nas formações iniciais e continuadas de professores. As adaptações pedagógicas que são realizadas, possuem como objetivo final à compreensão de conceitos dos alunos com TEA, desconsiderando os outros tipos de conteúdo a serem aprendidos, como o factual, procedimental e atitudinal.
  • ItemDissertação de mestrado
    A pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio e a formação inicial do professor: uma análise a partir do curso de pedagogia da FFC/UNESP Marília
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Moreti, Manuela Cristina Tórcia; Araujo, Luciana Aparecida de [UNESP]
    Apresenta-se nesta dissertação, uma proposta de investigação sobre a formação inicial do professor, bem como a disciplina de Estágio Supervisionado, tendo como enfoque o curso de Pedagogia da FFC-UNESP. O interesse por esta temática se justifica tendo em vista os seguintes questionamentos: 1) é possível pensar a pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio obrigatório e a formação inicial do professor? 2) De que maneira, a pesquisa na formação inicial do professor poderá favorecer a superação da fragmentação entre teoria e prática muitas vezes presente nos cursos de Pedagogia? A hipótese que norteia essa investigação se pauta na ideia de que o ensino e a pesquisa precisam caminhar juntos na atividade docente, tanto na formação inicial quanto continuada de professores, evitando cair na dicotomia entre teoria e prática, na separação entre quem pesquisa e quem executa atuando com responsabilidade no dia a dia e na tomada de decisões. Com o intuito de responder a esses questionamentos, o objetivo geral dessa investigação consiste em analisar o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da FFC-UNESP, especialmente as ementas da disciplina de Estágio Supervisionado com o intuito de verificar de que modo a pesquisa pode favorecer o eixo formador entre estágio e pesquisa e contribuir para a superação dessa dicotomia a partir de um destaque das principais tendências dos estudos encontrados no período de 2012-2022 e que abordam contribuições da pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio obrigatório e a formação inicial do professor. A dissertação desenvolveu-se mediante revisão bibliográfica de estudos e pesquisas que discutem a temática em pauta e a análise de documentos como: Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da FFC-UNESP e Plano de Ensino das Disciplinas de Estágio Supervisionado. A análise dos dados e informações foi realizada de forma descritiva e interpretativa, a partir de eixos de análise e considerando alguns aspectos da análise de conteúdo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise da política institucional de acompanhamento de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-15) Costa, Cristina do Socorro Ribeiro da; Torres, Julio Cesar [UNESP]
    Com o aumento dos investimentos públicos em educação profissional e tecnológica, a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e diante das rápidas transformações no cenário educacional e no mercado de trabalho, os egressos das instituições de ensino passaram a desempenhar um papel crucial como agentes facilitadores de conexão com a sociedade. Então, estabelecer um canal de comunicação ativo com os egressos torna-se uma medida fundamental, conforme a Portaria n.º 646/1997, que orienta a criação de um sistema de acompanhamento de egressos e de levantamento de demanda de profissionais e a Lei n.º 10.861/2004 foi responsável pela criação e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), essa necessidade migrou para os Institutos Federais. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), não poderia ser diferente, tornou-se necessário realizar o acompanhamento e estudo sobre os egressos e com isso surgiu a política de acompanhamento do egresso no IFPA. Uma vez que o acompanhamento de egressos é um instrumento essencial para monitorar os efeitos desses investimentos, pois os ex-alunos representam uma fonte valiosa de informações para a gestão e avaliação de uma instituição de ensino. Entretanto, observa-se no Instituto Federal do Pará uma lacuna nesse acompanhamento. Essa lacuna reflete a fragilidade das instituições de ensino ao não gerenciarem e adaptarem seus planejamentos institucionais. Diante desse cenário, este estudo objetivou descrever a política de acompanhamento e monitoramento dos egressos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, visando realizar uma análise e compreensão da Política Institucional de acompanhamento do egresso e os principais entraves que dificultam sua implementação, sugestionando melhorias. A fundamentação teórica deste estudo embasa-se nos autores escolhidos que dialogaram com o tema, e como aporte temos as legislações educacionais que nos remetem a historicidade da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, bem como as leis e decretos que regeram e regem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa é do tipo descritiva com uma abordagem qualitativa, os procedimentos de pesquisa utilizados foram a documental e bibliográfica.
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    Saberes pedagógicos de docentes não-licenciados que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do campus Castanhal no IFPA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Nunes, Jane Daniele Sedrim; Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
    Este estudo tem como objetivo identificar e analisar como se compõem os saberes pedagógicos de docentes não-licenciados que atuam no Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus Castanhal-IFPA. Os saberes pedagógicos, os quais são entendidos como aqueles necessários para a atuação do professor em sala de aula, tanto presentes em suas formações acadêmicas, a partir de conteúdos teóricos e/ou teóricos-práticos, como adquiridos por meio de experiências docentes das mais diversas. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus Castanhal- IFPA, em análise, mais de sessenta por cento do corpo docente são Bacharéis ou Tecnólogos, ou seja, grande parte dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) não recebeu embasamento teórico sobre a didática em sua formação inicial. Este estudo enbasa-se em conceitos de saberes docentes de Maurice Tardif, Clermont Gauthier, Selma Garrido Pimenta e Antônio Nóvoa, além de apoiar-se nas concepções de representações sociais e práticas sociais de Roger Chartier. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, levando em consideração aspectos sociais, ou seja, analisou-se os saberes pedagógicos, a partir dos depoimentos de professores não-licenciados e alunos sobre interações pedagógicas ocorridas em sala de aula. Nosso instrumento de pesquisa foi baseado em entrevistas semiestruturadas com cinco professores do Curso Técnico em Agropecuária integrado à educação de nível médio e dois alunos de cada professor, e análise documental do Projeto Político-Pedagógicos do curso em questão. A análise das entrevistas aponta que os saberes pedagógicos da representação dos professores não-licenciados do IFPA- Campus Castanhal, assim como na maioria das vezes, são baseados em suas experiências de vida e não são, portanto, compostos por conhecimentos científicos referente à docência, evidenciando-nos a ratificação da necessidade de uma constante reflexão crítica dos educadores acerca de suas práticas docentes, além da formação continuada promovida pelo IFPA.
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    Trajetória escolar de adolescentes mães de 10 a 14 anos de idade no município de Santarém-Pará
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-12) Lima, Cláudia Érika Siqueira do Nascimento; Martins, Raul Aragão [UNESP]
    Uma gestação que ocorre na adolescência, especialmente em adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos de idade, é considerado crime sexual contra vulnerável pelo Código Penal Brasileiro, e pode trazer inúmeras repercussões para jovem mãe, entre elas, a interrupção de seus estudos, risco este que pode ecoar no seu futuro profissional, na sua condição socioeconômica e projeto de vida. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre as características da trajetória escolar de adolescentes mães de 10 a 14 anos de idade nos anos de 2020 e 2021 no município de Santarém-PA e a ocorrência da gravidez na adolescência. Propõe-se também, traçar o perfil socioeconômico das adolescentes mães do estudo, identificar os fatores que influenciam no seu percurso escolar, e verificar se a escola oferece algum apoio para que adolescentes mães permaneçam na escola durante a gravidez ou após o nascimento do bebê. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, no qual participaram sete adolescentes mães que engravidaram com idade 10 a 14 anos e foram atendidas durante o pré-natal pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher em Santarém-PA. A coleta de dados ocorreu através da análise dos prontuários e da realização de uma entrevista semiestruturada com as adolescentes mães. As análises e interpretação dos dados coletados foi feita através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, caracterizaram o perfil das adolescentes mães como mães solteiras que não planejaram a gestação, engravidaram com idade entre 12 e 14 anos de idade, não possuem renda, pertencem a famílias numerosas e tendem a permanecer com a sua família de origem, não formando novos núcleos familiares a partir do episódio reprodutivo. Predominou entre as participantes trajetórias escolares irregulares, com interrupção no período gestacional e retorno para escola em momento posterior a gravidez, o discurso das participantes enfatizou o apoio familiar como um fator importante para continuidade dos seus estudos, já o apoio escolar não recebeu destaque em suas falas. Este estudo sinaliza a necessidade do reconhecimento social do papel da escola nas ações de permanência e êxito das adolescentes mães neste ambiente, e dos serviços de saúde e educação nas ações de promoção de saúde e prevenção com foco nas crianças e adolescentes.
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    O curso de licenciatura em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Freitas, Carlos Batista Sousa de; Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]; Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural
    A dissertação intitulada O Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressuposto teórico-metodológicos, objetivos e currículo é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Interinstitucional, convênio celebrado entre o Instituto Federal de Educação do Pará e a Universidade Estadual Paulista, Campus Marília. A pesquisa trata sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que foi a primeira experiência em nível superior ofertado pelo Campus Marabá Rural (CRMB), no sentido de analisar os pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc). As questões investigativas foram: quais os objetivos e pressupostos teórico-metodológicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA, Campus Marabá Rural? Que tipo de profissional o Curso pretende formar? Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, compostos pelos documentos referentes à temática, como leis, decretos, resoluções, pareceres, Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deram base legal para a criação e desenvolvimento do curso na referida instituição. As bibliografias analisadas são dos principais autores que contribuíram para a consolidação da política de educação do campo no Brasil, além de autores regionais que contribuem sistematicamente para a concretização dessa modalidade de ensino na região. A pesquisa possibilitou constatar que a Política de Educação do Campo é uma conquista dos coletivos de sujeitos do campo, representados pelos movimentos sociais, uma conquista de longos anos de lutas. Consideramos que esta pesquisa traz contribuições para a compreensão sobre concepção que orienta a formação de educadores do campo embasados em fundamentos que se articulam tais como: os conhecimentos da realidade, os conhecimentos dos educandos e das áreas entrelaçados pelo diálogo freiriano.
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    Uma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Lima, Andreia do Nascimento; Novaes, Henrique Tahan [UNESP]; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    A presente pesquisa analisa o Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Marabá Rural (CRMB), seus fundamentos de criação e os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância do curso. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica que contribuiu para as discussões efetuadas no texto; pesquisa documental, que envolveu a análise de documentos institucionais como fontes de evidências; e pesquisa empírica com entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na criação do curso e na formulação da alternância. Tomando como elemento de análise a organização do projeto pedagógico do referido curso, o resultado da pesquisa mostra que o curso foi criado a partir da demanda dos movimentos sociais da região e que ele tem a alternância como centralidade, sendo um instrumento impulsionador da referida articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Acrescenta-se a isto o comprometimento da formação profissional, materializada na perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da região do Sudeste do Pará, em uma nova forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo como espaço de construção da matriz tecnológica e produtiva, por meio da conquista histórica do território e do Campus instalado em um assentamento de reforma agrária.
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    Inserção na creche: direito de acolhimento e humanização das crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Silva, Letícia de Campos Lauretti da; Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
    Trata-se de dissertação decorrente das ações e discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Infantil (GEPEDEI), desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Campus de Marília, SP. A pesquisa originou-se de estudo pautado em desafios enfrentados por meio da prática docente em uma creche da rede pública de Marília-SP. Imersa nessa experiência, a pesquisadora vivenciou a necessidade de buscar embasamento teórico capaz de orientar seus pensamentos e ações - em níveis mais conscientes - acerca da complexidade do momento de inserção dos bebês no ambiente escolar. O objetivo geral da pesquisa proposta foi compreender e analisar sob a ótica teórico-científica princípios capazes de orientar a prática docente para a composição do movimento de inserção como momento/tempo direcionado à humanização de crianças no interior da creche. Como objetivo específico, elencou-se: apreender fundamentos teórico-metodológicos constituídos pela experiência da educação italiana aproximados aos princípios da Teoria Histórico-Cultural para o movimento de inserção das crianças na creche. Esses objetivos dirigiram-se ao processo de buscas de respostas ao seguinte problema de investigação: quais princípios teóricos podem orientar a prática docente para a composição de um movimento de inserção como momento/tempo direcionado à humanização das crianças no interior da creche? A pesquisa apresentada nesta dissertação qualifica-se como teórica e se volta para uma investigação de cunho bibliográfico mediante ações de buscas, localização, reunião e sistematização de 26 produções científicas publicadas sobre a temática. A análise dos dados foi realizada por meio de três núcleos temáticos, sendo estes: “Conceitos de criança e infância sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural, de documentos oficiais e da pedagogia italiana de Reggio Emília”, “Inserção: possibilidade de uma educação que garanta e respeite direitos fundamentais da criança desde bebê” e “Relações sociais entre as crianças e delas com os adultos: perspectivas de acolhimento e escuta no movimento de inserção na creche”. As implicações pedagógicas decorrentes dos conhecimentos produzidos sobre a temática do objeto do estudo decorrem de reflexões sobre conhecimentos acerca de vivências italianas com base em princípios da Teoria Histórico-Cultural. Do conjunto das análises, é possível depreender o papel e o valor do movimento de inserção para a vida dos bebês e de suas famílias, como momento potente para a ampliação das relações sociais tanto das crianças como dos adultos envolvidos nesse processo educativo. Tais afirmativas corroboram a compreensão de que novas formas de comunicação e de relação humana são engendradas no processo de educar e cuidar desde o começo da vida. A inserção apresenta-se, portanto, como um movimento, não como um período determinado para sua realização considerando o respeito ao tempo subjetivo e individual e ao mundo exterior e interior de cada bebê que ingressa na creche. Firma-se, consequentemente, a compreensão de que a humanização e o acolhimento podem ser decorrência da vivacidade desse movimento de inserção, expressando-se como direito das crianças e adultos envolvidos nesse processo e como possibilidade de garantia de condições educativas efetivas à atividade humana e ao desenvolvimento da inteligência e da personalidade da pessoa desde bebê.