Teses - Educação Escolar - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 365
  • ItemTese de doutorado
    A relação entre o conhecimento matemático e o capital cultural na prática docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-28) Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes [UNESP]; Muzzeti, Luci Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisou as relações entre o capital cultural, definido por Pierre Bourdieu, com a escolha do curso de licenciatura em Matemática, o perfil e a atuação docente como facilitadores do processo de ensino. Tendo como objeto de estudo o docente, nosso objetivo foi investigar a influência do capital cultural na aquisição e transmissão dos conhecimentos da disciplina, verificando se o perfil docente está diretamente ligado à sua prática de trabalho e como a cultura escolar se pauta na transmissão do conhecimento. O referencial teórico foi norteado pelos estudos de Pierre Bourdieu para conceitualização de campo, habitus, ethos e capital cultural no processo de aquisição do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida com base no método praxiológico em uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e entrevistas estruturadas, tendo como foco compreender a relação do capital cultural na prática docente. Após análise das categorias bourdieusianas, verificamos que o capital cultural está diretamente ligado à prática docente por meio da influência na transmissão do conhecimento, contribuindo para a reestruturação do habitus dos docentes.
  • ItemTese de doutorado
    Empoderamento feminino e a conquista por mulheres de espaços de liderança: uma reflexão a partir da ética da existência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-21) Bevilaqua, Karen Affonso [UNESP]; Momesso, Maria Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo aborda a emancipação das mulheres em busca da igualdade de gênero e o seu empoderamento no mundo dos negócios com o esforço de promover a disseminação de ações positivas, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destacados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas, como impulsionar a representatividade feminina no mundo corporativo em posições de liderança? Quais modos de existência estão representados nas diversas mídias que abordaram e abordam as dimensões da existência feminina e suas relações sociais? De que forma as práticas discursivas e não discursivas contribuem para o processo de emancipação da mulher e o seu autocuidado na construção de uma ética da existência feminina que lhes permita conquistar um protagonismo e sucesso no mundo dos negócios? O objetivo desta pesquisa é observar e analisar discursivamente a construção de modos de existência de mulheres detentoras de posições de liderança no ambiente corporativo e como se dá a realização do cuidado de si na constituição do sujeito mulher nesse cenário. A pesquisa configura-se como bibliográfica e exploratória, na medida em que se objetiva ampliar a familiaridade com o problema de pesquisa com vistas a construção de hipóteses que estimulem a compreensão dos modos e da ética de existência de mulheres empoderadas. Teoricamente pauta-se na abordagem foucaultiana do terceiro domínio denominado “Genealogia da Ética”. Outrossim, os resultados demonstram a existência de mulheres que se tornaram modelos de empoderamento como, por exemplo, Clarice Lispector que, por meio da “escrita de si”, ilustrou e trouxe a vida, personagens femininas, condutas, comportamentos e práticas de si que trazem à tona situações que envolvem uma estética e ética de si. Evidencia-se, dessa forma, através do produto vinculado a essa tese, que o cuidado de si pode ser fomentado a partir de técnicas de “escrileitura”, as quais, permitem que essas mulheres investiguem, detectem e promovam transformações para a constituição da sua estética de existência, assumindo posições e ocupando espaços antes restrito ao masculino.
  • ItemTese de doutorado
    O direito educacional na visão dos professores e gestores da educação básica de uma rede municipal do interior paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-06) Silva, Carlos Eduardo da; Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como fundamento geral realizar uma análise a respeito do Direito Educacional na visão de professores e gestores da educação básica em uma rede municipal do interior paulista. Na legislação brasileira o Direito Educacional está garantido na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88), na lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) e demais leis e instrumentos normativos, seja na Esfera Federal, Estadual/Distrital ou Municipal. Predominantemente de natureza qualitativa, a pesquisa se classifica como exploratória, o estudo contou com o procedimento técnico de ensaio teórico, na qual foram realizadas pesquisas em livros e artigos científicos de obras que tratam sobre o Direito Educacional e Política Educacional no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o que os professores e gestores compreendem por Direito Educacional a partir da formação e da participação política na efetivação das propostas. Em relação aos objetivos específicos, a pesquisa procurou investigar a presença dos estudos sobre o Direito Educacional perante professores e gestores; se houve abordagens no curso de formação inicial; se há discussões no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC; e, se o Poder Público oferece cursos de formação continuada sobre a temática. O trabalho também foi estruturado por meio de um levantamento documental sobre os aspectos jurídicos e institucionais embasados em leis e demais normas jurídicas ligadas à ao Direito Educacional. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários para a obtenção de dados de professores, diretores e vice-diretores atuantes na educação básica e lotados na Secretaria Municipal de Educação do Município da Estância Turística de Barretos-SP. Os dados gerados evidenciam que grande parte dos professores da realidade investigada possuem dificuldade no entendimento e pouca habitualidade nos estudos sobre o Direito Educacional, dessa forma, não estão aptos a atuar de forma significativa na efetividade e na garantia desses direitos, por outro lado, uma parte significativa dos gestores afirmaram possuir competências e conhecimentos sobre a temática. Os resultados sugerem que há uma extrema necessidade de maiores abordagens sobre o Direito Educacional nos cursos de licenciaturas, se torna necessário incentivos eficazes na formação continuada de professores e gestores, além disso, nas unidades escolares, mostra-se importante maiores discussões sobre o Direito Educacional nos Horários de Trabalhos Pedagógicos Coletivos - HTPCs. Por conta da grande abrangência do Direito Educacional e pela imensa amplitude da nossa nação, bem como suas especificidades regionais e locais, mesmo sendo um recorte, ou seja, uma pesquisa aplicada em um munícipio do interior do Estado de São Paulo, o estudo apresentou contribuições significativas de investigação, na qual poderá auxiliar futuros pesquisadores do Direito Educacional.
  • ItemTese de doutorado
    A promoção da convivência ética no contexto escolar: formação continuada e teorias subjetivas de docentes em tempos de escolas sem paredes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-18) Knoener, Darlene Ferraz [UNESP]; Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com base em investigações sobre a formação docente para lidar com problemas de convivência na escola e na evidenciada necessidade da construção de programas que fomentem uma cultura de paz, o problema de pesquisa procede da questão: quais as concepções das e dos docentes (quer sejam atuantes em sala de aula ou na equipe gestora) sobre a promoção de uma convivência qualificada como ética e a respeito da prevenção da violência na escola? Nossos objetivos são: descrever e interpretar as teorias subjetivas de docentes e membros de equipes gestoras a respeito dos processos formativos oferecidos ao longo da sua carreira, especialmente em relação às questões de convivência na escola; descrever e interpretar as teorias subjetivas de docentes e membros de equipes gestoras sobre a promoção da convivência e prevenção da violência na escola, especialmente a partir do impacto da pandemia da COVID-19; analisar eventuais diferenças das teorias subjetivas entre profissionais que participaram de um ciclo formativo sistematizado sobre temas da convivência na escola e de outros que não tiveram essa oportunidade; analisar escores obtidos por docentes participantes de um ciclo formativo e outras(os) que não participaram, indicando o quanto se sentem preparadas(os) para elaborar propostas de promoção da convivência e prevenção à violência na escola; elencar as temáticas que se constituem em maior desafio de acordo com profissionais que participaram de um ciclo formativo sobre a construção de um programa de promoção da convivência e prevenção da violência na escola; elencar temáticas indicadas por docentes e equipes gestoras, que não podem faltar nas propostas de formação continuada visando a construção de um programa de promoção da convivência e prevenção da violência a partir do novo contexto escolar em decorrência da pandemia da COVID-19. Baseamo-nos num desenho descritivo-interpretativo com uma abordagem mista, pois foram analisados dados quantitativos e qualitativos obtidos com a participação de 107 docentes respondendo ao instrumento de itens objetivos e o total de 13 participando de duas entrevistas em grupo. As(os) participantes foram escolhidos sob dois critérios: por conveniência, visto que são integrantes do Projeto de pesquisa "A Convivência como Valor nas Escolas Públicas: implantação de um Sistema de Apoio entre Iguais"; por serem membros das equipes gestoras ou docentes que não tiveram oportunidade de participar do projeto, mas que também atuam na mesma rede estadual. Para levantamento dos resultados quantitativos utilizamos um formulário sob forma de rubricas de avaliação. Quanto aos dados qualitativos organizamos entrevistas em grupo e análise dos dados que foi realizada com o apoio do software NVIVO. Nosso ponto de partida teórico são as discussões da epistemologia genética piagetiana, as contribuições da psicologia moral, além dos estudos sobre teorias subjetivas de docentes. Os resultados demonstraram que docentes que tiveram oportunidades de participar de estudos sistemáticos sobre temas da convivência apresentaram menos TS inibidoras da ação. Ademais, as questões relacionadas à resolução assertiva de conflitos, à prevenção ao bullying, aos problemas de convivência virtual e às alternativas de atuação docentes diante dos problemas de sofrimento emocional de estudantes estão entre os temas que as(os) participantes sentem como urgentes em sua formação continuada.
  • ItemTese de doutorado
    Proteção de dados pessoais na gestão educacional: estudo de caso sobre a LGPD no contexto do IFSP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-23) Souza, Jackson Gomes Soares [UNESP]; Belda, Francisco Rolfsen [UNESP]; Bizelli, José Luís; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando-se a intensificação na utilização de dados pessoais em ambientes presenciais e remotos, assim como a preocupação com a proteção de dados, esta pesquisa básica aplicada tem por objetivo verificar, conforme os instrumentos normativos de proteção de dados pessoais adotados numa instituição pública de ensino tecnológico, os atuais desafios para o desenvolvimento de políticas e procedimentos a partir da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para tanto, procede-se ao estudo de caso, por meio da aplicação de questionários estruturados a docentes e gestores, cujas respostas foram coletadas, tabuladas e tratadas estatisticamente, de modo que os critérios analíticos de interpretação permitiram embasamento científico adequado. Os resultados obtidos pela análise dos dados apresentam a relação entre o contexto institucional e as dimensões de proteção de dados pessoais previstos pela LGPD, assim como a necessidade de adequações à cultura de privacidade da instituição, a partir da implementação de um programa de governança que promova ações educativas de conscientização e estabeleça um vínculo de comprometimento e confiança para com o titular de dados, na busca do contínuo alinhamento entre o ecossistema organizacional e sua segurança.
  • ItemTese de doutorado
    Educação musical e pedagogia histórico-crítica: fundamentos de uma proposta para o ensino de música na escola regular
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-30) Rocha, Rafael Beling; Duarte, Newton [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tema desta pesquisa é a educação musical fundamentada na Pedagogia Histórico-crítica. Considerando-se que essa pedagogia advoga que a educação escolar deve ter como horizonte a formação plena dos indivíduos e que a música deve fazer parte da vida dos indivíduos omnilateralmente desenvolvidos, defende-se neste trabalho que a educação musical ocupe lugar central na educação escolar de crianças e jovens. É apresentada nesta tese de doutorado uma análise de quatro eixos estruturantes do currículo de educação musical, a saber: percepção musical, prática musical, escrita musical e criação musical. A partir de cada um desses eixos e das relações entre eles, são discutidos os conteúdos da educação musical escolar e as formas de seu ensino e sua aprendizagem. As formulações apresentadas no texto se referem ao ensino de música na escola regular, com foco específico para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • ItemTese de doutorado
    A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Marques, Marcos Vinicius; Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de cunho filosófico acerca da essência do ensino. Para isso, buscamos defender a tese de que é de caráter essencial do ensino a transmissão da verdade. Em termos de metodologia de pesquisa, esta é uma pesquisa bibliográfica. A tese é defendida a partir de duas partes: “O homem e a realidade” e “O homem e o ensino”. A primeira trata dos fundamentos filosóficos dos temas da própria Filosofia, da Realidade, de Deus, da Verdade e da Essência – todos necessários à compreensão adequada da segunda parte. Essa, por sua vez, trata de cada uma das notas constitutivas do ensino: a Transmissão, a Finalidade e o Método. Chegamos à conclusão de que essas são realmente notas constitutivas e que a tese levantada foi confirmada como verdadeira.
  • ItemTese de doutorado
    A conversão dos conhecimentos biológicos em saber escolar na práxis docente: um estudo a partir do relato de professores de ciências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-14) Souza, Bruno Novais de; Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]; Teixeira, Lucas André [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo se debruça sobre a problemática do saber escolar. Para isso, aborda o ensino de Biologia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tendo como ponto de partida empírico nossa experiência docente, que proporcionou o confronto com as condições objetivas do ensino na escola pública brasileira, e como ponto de partida teórico o sistema conceitual da pedagogia histórico-crítica, adotamos como objeto de estudo a conversão dos conhecimentos biológicos em saber escolar ao longo da práxis docente, buscando responder à seguinte pergunta: até que ponto podemos afirmar que o processo de conversão da Biologia em saber escolar ocorre para além do currículo e do livro didático, envolvendo mediações realizadas pelo professor em função das condições concretas de produção da aula? Ao considerar a presença hegemônica de pedagogias de viés neoliberal nas políticas e normatizações educacionais, tal questão desdobra-se nesta indagação: quais as principais determinações que incidem na conversão dos conhecimentos da Biologia em saber escolar na práxis docente, considerando que os professores de ciências que orientam sua atividade de ensino pela pedagogia histórico-crítica se deparam com o conhecimento científico expresso em saber escolar, a partir de intencionalidades, muitas vezes, opostas às suas? Pensando no desafio de tornar o conhecimento da Biologia assimilável pelo sujeito-destinatário concreto, esta investigação assume a seguinte hipótese: na ausência de um currículo para o ensino de Ciências que explicite, organize e sequencie adequadamente as relações conceituais fundamentais da Biologia, o professor que adota a pedagogia histórico-crítica se vê diante da necessidade de realizar processos originais de conversão do conhecimento científico em saber escolar no curso da aula, a fim de suplantar aquilo que se apresenta como saber escolar hegemônico. Para confrontar essa hipótese com a materialidade educativa, adotamos como procedimentos metodológicos as entrevistas semiestruradas, realizadas com sete professores de Ciências que têm a pedagogia histórico-crítica como orientadora de sua prática e atuaram nos Anos Finais do Ensino Fundamental nos últimos 10 anos. Diante disso, assumimos como objetivo investigar as principais determinações que condicionam o processo de conversão dos conhecimentos da Biologia em saber escolar no interior das condições concretas da escola pública brasileira. Identificamos em nossa análise determinações substanciais à atividade de ensino: i) a normatização escolar como ataque à autonomia docente; ii) a disciplinarização da Biologia e a perda de sua dimensão ontológica; iii) os critérios para saber escolar disponível; iv) as relações sociais como determinação do saber escolar. Concluímos que a identificação de “o que” deve ser ensinado exige intensa investigação do campo biológico, o que não corresponde ao tempo disponível dos professores que passam a realizar conversões não contempladas pelo currículo e pelo material didático, como a abordagem evolutiva para os conteúdos, sendo esse um possível caminho de superação da cisão entre Biologia Funcional e Evolutiva. Por haver correlação entre o campo curricular e o didático, especialmente na práxis docente, desponta a didática concreta como aquela que garantirá a devida unidade entre os conhecimentos biológicos e o método pedagógico, de forma que a aula, ao sintetizar a totalidade educativa, o que inclui as relações sociais, exige novos processos de conversão do saber.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino de língua materna na educação escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Meyer, Karyn [UNESP]; Duarte, Newton [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho apresenta um estudo teórico, cujo objetivo central é investigar, em autores que discutem a pedagogia histórico-crítica, pressupostos desta teoria pedagógica que possam subsidiar o ensino de língua materna na educação escolar. Partindo de uma explicitação da concepção de desenvolvimento humano e linguagem nesta perspectiva, o estudo busca defender um ensino pautado na transmissão do saber sistematizado. Isso porque, pautada no materialismo histórico-dialético, esta pedagogia entende que, diferentemente do que ocorre nos demais animais, o desenvolvimento das características inerentemente humanas não é dado geneticamente e sim formado a partir do processo de apropriação da cultura material e intelectual legada pelas gerações anteriores. Os pressupostos da pedagogia histórico-crítica ancoram-se nesta concepção de ser humano e, por isso, assume como importante finalidade da escola a garantia de acesso ao saber sistematizado pela classe trabalhadora, para a qual o acesso a esse saber, no mais das vezes, se dá apenas pela instituição escolar. No que tange à especificidade do ensino de língua materna, o estudo busca apresentar algumas considerações sobre a aquisição desta no processo de desenvolvimento, bem como a questão da variação linguística e preconceito linguístico em sua relação com a educação escolar. Por fim, o trabalho procura apontar implicações das concepções basilares da teoria pedagógica estudada para o ensino específico de língua materna nos bancos escolares.
  • ItemTese de doutorado
    Cyberagressão e pró-socialidade virtual entre adolescentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-18) Souza, Raul Alves de [UNESP]; Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As interações online estão cada vez mais presentes e impactam a convivência de adolescentes e jovens no cenário global. Temos enfrentado inúmeros problemas e desafios advindos das relações virtuais e das possibilidades que esse meio oferece. Em tempos de escolas sem paredes, tais problemas de convivência se interpenetram juntamente com as manifestações perturbadoras e violentas no cotidiano escolar e se tornam, mais do que nunca, um conteúdo a ser tratado nessa instituição cuja responsabilidade é também, garantida por lei, possibilitar a aprendizagem de formas mais positivas de conviver. Nesta direção, estudos atuais têm indicado que o combate às violências, ao bullying e demais problemas dessa ordem devem passar pela promoção de atitudes que promovam e fomentem a boa convivência são imprescindíveis. Por essa razão, desenvolver o sentimento de empatia como uma resposta afetiva de compreensão do estado emocional do outro a ponto de agir em seu benefício, manifestando assim, um comportamento pró-social, parece ser condição em tempos atuais. Compreendido como uma atitude voluntária e intencional de ajuda a outrem sem a necessidade de benefícios pessoais, o comportamento pró-social tem se mostrado importante aprendizagem, portanto, nas instituições que educam. E no cyberespaço? Tal indagação leva-nos a nosso problema de pesquisa: Como se manifestam os comportamentos pró-sociais entre adolescentes na vida virtual? Haverá correspondência entre comportamentos pró-sociais e os problemas de convivência percebidos pelos adolescentes em ambiente virtual? Entender como se dá a manifestação dos comportamentos pró-sociais em ambientes virtuais é o grande objetivo dessa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter descritivo e conta com quatro estudos, divididos nos seguintes objetivos: Primeiro Estudo – Percepção dos adolescentes sobre sua participação nos problemas de cyberconvivência. Objetivos: 1. Identificar a prevalência e a forma de participação dos adolescentes nos problemas de cyberconvivência – autores, alvos e espectadores. 2. Verificar se há correspondência entre a atuação dos adolescentes (autores, alvos e espectadores) e as questões de gênero (meninas e meninos). 3. Verificar se há correspondência entre a atuação dos adolescentes (autores, alvos e espectadores) e as questões de raça (pessoas brancas e não brancas). 4. Verificar se há correspondência entre a atuação dos adolescentes (autores, alvos e espectadores) entre alunas e alunos de escolas públicas e privadas. Segundo Estudo – Percepção dos comportamentos pró-sociais entre adolescentes. Objetivos: 5. Construir uma escala psicométrica para a pró-socialidade virtual. 6. Comparar a prevalência de comportamento pró-social virtual entre meninas e meninos. 7. Comparar a prevalência de comportamento pró-social virtual entre adolescentes de dois grupos de faixas etárias distintas: Grupo 1 (11 a 14 anos) e Grupo 2 (15 a 17 anos). 8. Comparar a prevalência de comportamento pró-social virtual e a participação em situações de cyberagressão: autores x “não-autores”; alvos x “não-alvos”; espectadores x “não-espectadores”.Terceiro Estudo – Validação dos instrumentos de Cyberempatia (CE) e Pró-Socialidade Virtual (PSV). Objetivos: 9. Encontrar evidências de validade estatísticanum instrumento de medida para avaliar a cyberconvivência entre adolescentes a partir do constructo de Pró-Socialidade Virtual (PSV) por meio de análise fatorial exploratória (AFE) e coeficientes de consistência interna (Alpha de Cronbach – α). 10. Encontrar evidências de validade estatísticanum instrumento de medida para avaliar a cyberconvivência entre adolescentes a partir do constructo de Cyberempatia (CE) por meio de análise fatorial exploratória (AFE) e coeficientes de consistência interna (Alpha de Cronbach – α). Quarto Estudo – Comparação entre os escores de cyberempatia e pró-socialidade virtual.Objetivo: 11. Comparar os escores de cyberempatia e pró-socialidade virtual entre os adolescentes. Participaram dessa investigação 3.471 adolescentes, divididos em 1.992 estudantes de escolas públicas e 1.479 alunos da rede privada do Estado de São Paulo. Todos os alunos fazem parte dos anos finais do Ensino Fundamental, com idades que varia entre 11 e 17 anos. Para o levantamento das informações foi utilizado um questionário no formato online, através da plataforma Google Forms. O instrumento de investigação foi adaptado e construído por pesquisadores do GEPEM e contou com 44 perguntas fechadas e foi dividido em 4 partes: 1) Perfil dos participantes; 2) Tipologia das cyberagressões vivenciadas pelos adolescentes; 3) Mensurar os níveis de cyberempatia e 4) Mensurar os níveis de pró-socialidade virtual. Como resultados dessa pesquisa, pudemos observar que, com relação as cyberagressões, o perfil da pessoa envolvida precisa ser levado em consideração. Alunos de escola privada se envolvem mais nesse tipo de situação, assim como meninas têm um envolvimento mais grupal, quanto meninos, mais individualizado, através de ofensas e insultos. Para nossa amostra, não há diferença entre qual raça/etnia o adolescente se identifica. Conseguimos demonstrar evidências de validade estatística, em ambos os instrumentos (CE) e (PSV) através da A.F.E. e do coeficiente Alpha de Cronbach. Sobre o comportamento pró-social virtual, percebemos que meninas possuem escores mais altos de PSVdo que meninos e que não há diferença entre os grupos de faixas etárias (11 a 14 anos e 15 a 17 anos).
  • ItemTese de doutorado
    O cuidado de si e a estética da existência: em caso de mulheres vítimas de violências domésticas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-04) Alves, Jozimara Assunção Camilo [UNESP]; Momesso, Maria Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese de doutorado teve como foco principal a questão da linguagem sexista enquanto produtora de discursos que estimulam o preconceito e a violência, os quais ajudam a compor socialmente o imaginário, a representação simbólica e a identidade das mulheres. Esse fato linguístico e simbólico do sexismo feminino incita às hipóteses da pesquisa: Quais discursos constituem o imaginário social de mulheres em situação ou vítimas de violência doméstica? Quando chamadas ao protagonismo de suas histórias, que práticas discursivas compõem esse imaginário? Em que medida o sexismo linguístico aumenta ou não a vulnerabilidade e a exposição de mulheres às diversas violências? Os objetivos da pesquisa envolveram, primeiramente, identificar quais práticas discursivas e não discursivas que as mulheres vítimas de violência utilizam para prestar atenção nelas próprias, para se decifrarem, para se reconhecerem e se confessarem como sujeitos de desejo, como elas cuidam de si, e se autogovernam ou não. Em segundo lugar, objetivamos analisar as práticas discursivas e não discursivas sobre as mulheres vítimas de violência doméstica presentes na sociedade – em especial na mídia, família e mercado de trabalho – e na narrativização das histórias contadas por essas mulheres, quais seus efeitos de sentido e como estes contribuem para o aumento ou não da violência contra a mulher. Teórica e metodologicamente a pesquisa assenta-se no método genealógico Foucaultiano, ou seja, o estudo ao longo do tempo e da história do poder-saber dos jogos de verdade sobre as mulheres; os dispositivos linguísticos e não linguísticos que conduzem uma determinada verdade à ação sobre as mulheres que geram a violência; a identificação da maneira como se deu a constituição das mulheres violentadas em suas práticas de si e dos outros, de subjetivação e assujeitamento. O material de pesquisa foi composto inicialmente de discursos que circulam na mídia e na sociedade de forma geral que tratam do assunto e, posteriormente a pesquisa de campo, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas em um Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM da rede pública de atendimento social de um município do interior paulista, entre os anos de 2020 e 2021, visando a análise das práticas discursivas e não discursivas das mulheres vítimas de violência doméstica. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a população atendida na rede pública municipal seguiu o mesmo padrão de incidências sobre a violência doméstica encontradas nos dados estatísticos de nível nacional. Nas análises discursivas observamos que os dispositivos amoroso e materno possuem dupla função para as mulheres vítimas de violências domésticas: se por um lado as mantém reféns no ciclo de violência, por outro às despertam para o cuidado de si e do outro quando as agressões são direcionadas aos filhos. Os dispositivos institucionais atuam e podem atuar de maneiras diversificadas no processo de autogovernabilidade destas mulheres. Desta forma, concluímos esta tese com o entendimento de que o movimento de resistências das mulheres vítimas de violências domésticas, enquanto um contraponto a ideia de sujeição, é um processo individual, autotransformante e progressivo. São necessárias melhores garantias no formato de leis e de dispositivos institucionais para que os direitos das mulheres sejam garantidos em nosso país. O levantamento de dados e as análises realizadas neste estudo podem se somar aos dados nacionais e aos publicados em outras pesquisas, contribuindo principalmente na elucidação dos fatores que levam as mulheres a se deslocarem das situações de agressão e violência quando elas despertam para o cuidado de si, podendo contribuir também na elaboração de projetos educativos que instituem protocolos de atendimentos em instituições que recebem mulheres vítimas de violências domésticas.
  • ItemTese de doutorado
    Os prejuízos culturais da esquizofonia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-28) Marcos, Marcelo Haack de; Maia, Ari Fernando [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Pretendemos, na presente tese, buscar aproximações entre as ideias de Raymond Murray Schafer e as da Teoria Crítica da Sociedade de forma a traçar apontamentos propositivos para as aulas de música da rede pública de ensino. Mais especificamente, debatemos sobre o conceito de esquizofonia do autor canadense, suas implicações em relação à indústria cultural e, consequentemente, à semiformação e à possibilidade de uma proposta concreta de lidar com a questão no âmbito escolar, norteados pelos Estudos Rituais elaborados por Christoph Türcke. Para tanto, analisamos criticamente textos desses autores e dos conteúdos relativos à educação musical de dois documentos nacionais: a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista. Por meio de reflexões filosóficas, sociológicas e sobretudo pedagógicas procuramos apresentar argumentos que apoiem as indicações de Schafer e de Türcke levando em conta, especialmente, a realidade brasileira. Assim, o objetivo geral é a busca por ações pedagógicas que, potencialmente, combatam os prejuízos sociais e culturais da esquizofonia. Para tanto temos como objetivos específicos: a análise do material curricular, a compreensão da visão dos professores acerca desses documentos e as reflexões acerca da base teórica. Fez-se necessária uma exposição sobre os conceitos que permeiam os estudos da teoria crítica da sociedade e aqueles discutidos por Schafer, a destacar: a paisagem sonora, a clariaudiência, a esquizofonia, a limpeza de ouvidos, o objeto sonoro, o ruído entre outros. Concluímos que os documentos são menos determinantes que a formação dos professores, tanto inicial quanto contínua. Daí a necessidade de investimentos massivos e bem direcionados à formação e valorização docente, além de direcionados à infraestrutura.
  • ItemTese de doutorado
    O trato com a queixa escolar na educação infantil em um sistema municipal de ensino: uma análise histórico-cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-30) Tomás, Débora Nogueira; Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo se debruça sobre a temática da queixa escolar na educação infantil, com o objetivo investigar o seu percurso, desde sua identificação até sua ressonância no trabalho pedagógico pela mediação de laudos e diagnósticos. Reconstituímos a lógica institucional do trato dado a queixa escolar em um sistema educacional de uma cidade de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo, buscando identificar os personagens envolvidos (profissionais, cargos), dispositivos institucionais (formulários, material apostilado, orientações realizadas) e concepções sobre o desenvolvimento e o não aprender que sustentam as ações e decisões diante das dificuldades no processo de escolarização. Com a tese de que a organização do ensino, bem como as concepções de desenvolvimento se apresentam como condicionantes do processo de produção da queixa escolar, a investigação foi movida por algumas indagações: Como o processo de patologização da infância vem sendo construído no contexto particular da educação infantil? Com base em quais razões a criança, já na educação infantil, é encaminhada com queixa escolar? Qual a percepção dos professores e da escola ante os laudos dos profissionais de saúde? Para tanto, realizamos uma pesquisa documental com o levantamento e análise laudos e relatórios das crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, matriculadas em todas as unidades escolares municipais, bem como formulários de encaminhamento da criança com queixa. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais educação infantil, sendo: duas supervisoras, quatro professoras e uma psicopedagoga, com intuito de analisar a compreensão destas sobre concepções de desenvolvimento, transtornos da infância, medicalização e a prática pedagógica. Tendo como principais referenciais teóricos o materialismo histórico-dialético e a psicologia histórico-cultural, essa ação metodológica permitiu delinear o trato dado ao fenômeno da queixa escolar à luz do que relatam os sujeitos envolvidos em seu movimento de identificação, formalização, encaminhamento e desdobramentos. Evidenciamos que os encaminhamentos de queixa escolar envolvem principalmente crianças entre três e quatro anos, e expressam condutas infantis idealizadas pelos adultos, mas que não são coerentes com o desenvolvimento real da criança nesta faixa etária, aparece como queixa escolar: desinteresse em realizar as atividades/ não fazer as atividades com capricho, dificuldade para escrever e pintar, comportamento desafiador; teimosia; comportamentos inadequados; desatenção; agitação, sendo tais comportamentos justificados ora pelo contexto familiar ora por problemas individuais e inatos da criança, o que pressupõe a incompreensão do próprio desenvolvimento infantil e a atividade dominante da criança no período pré-escolar. Na experiência concreta da educação infantil, coexiste o discurso espontaneísta sobre o desenvolvimento e a prática neo-tecnicista, uma vez que, o planejamento pedagógico, enfatiza atividades que visam a alfabetização por meio de escrita de letras e números, seja no sistema apostilado seja nas folhas de atividades complementares confeccionadas pelas próprias professoras, isto indica que atividade docente, assim como a atividade discente, é mecânica, automatizada, esvaziada de sentido e significado, restando as professoras a ideia que o trabalho pedagógico deve ser feito pela experiência e pelo amor. Outro achado da pesquisa foi a normatização da psicopedagogia enquanto profissão no município, com a função de avaliar as crianças encaminhadas e orientar professores e familiares, no entanto, isso é feito por meio de uma concepção afirmativa dos transtornos e da patologização da infância. Coloca-se em pauta o papel destes profissionais na escola, que tanto pode contribuir para a emancipação humana como para o processo perverso de culpabilizar as crianças e suas famílias diante de um contexto social que segrega e exclui. Constatamos que o ambiente escolar e a prática pedagógica estão contribuindo para a produção e manutenção da queixa, uma vez que não há a compreensão de que são os processos educativos que fazem a criança avançar no seu desenvolvimento. Concluímos que quanto maior compreensão os professores, e demais profissionais da educação, tiverem sobre o desenvolvimento humano e utilizar de recursos didáticos pautados em conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos, qualitativamente maior serão as situações de ensino e aprendizagem dos alunos, e não restará espaço para queixas escolares que individualizam a criança ou suas famílias.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino Remoto Emergencial: as vivências de uma microrregião do interior paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-28) Tebaldi, Evelin Louise Pavan Ribeiro; Lemes, Sebastião de Souza; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese de doutorado teve por objeto de estudos o planejamento e a implementação do ensino remoto emergencial para o período de suspensão das atividades escolares presenciais no ano de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, no âmbito das Secretarias e Departamentos Municipais de Educação dos municípios de uma microrregião do interior paulista. O objetivo da pesquisa foi compreender como esse momento foi planejado e implementado, segundo a realidade dos municípios da microrregião, identificando e analisando as estratégias pedagógicas, as dificuldades, as ações bem-sucedidas e as inovações que essa situação pode ter trazido a estes municípios. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os ensinos presencial, a distância e remoto, além do tema integração das tecnologias à educação, uma pesquisa documental a respeito da legislação que possibilitou esse momento e uma pesquisa de campo aplicada por meio de entrevistas às equipes pedagógicas responsáveis pelo planejamento e implementação do ensino remoto nos municípios de uma microrregião do interior paulista. As revisões bibliográfica e documental auxiliaram na análise dos dados coletados na pesquisa de campo. A intenção com esta última foi a de fazer uma análise dos relatos apresentados pelos 11 entrevistados sobre essas vivências ao longo desse período a fim de responder nossos objetivos geral e específicos. Esse estudo se mostrou relevante pela necessidade de compreendermos as problemáticas que ocorreram na implementação do ensino remoto nesse período e de registrar a multiplicidade de ações vivenciadas nesse momento único, sem antecedentes e que originou a tomada urgente de medidas para assegurar o processo de escolarização emergencial das redes municipais de ensino. Essas vivências também devem ser observadas pelo seu potencial inovador na proposição de estratégias pedagógicas que possam vir a ser aproveitadas pós-pandemia, o que poderá possibilitar, se bem empregadas, melhoria na qualidade da educação.
  • ItemTese de doutorado
    Formação escolarizada de sujeitos educandos na educação de jovens e adultos - EJA, em Porto Velho -RO
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-06-21) Loura, Maria do Socorro Dias; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa que apresentamos tem como objetivo geral avaliar os saberes veiculados nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como verificar, a partir da percepção dos alunos, se estes saberes estão contribuindo para efetiva educação linguística do educando. Distendemos cinco objetivos específicos: i. apresentar as políticas públicas que norteiam a EJA; ii. (re)conhecer as peculiaridades do sujeito/educando reintegrado ao processo educativo escolarizado em escolas municipais de Porto Velho – RO, iii. verificar os saberes socializados nas aulas de Língua Portuguesa; iii. registrar as falas dos sujeitos acerca dos conhecimentos adquiridos; iv discutir as práticas pedagógicas observadas nas aulas de língua materna. Para tanto, nosso embasamento teórico fundamentou-se nas teorias sociolinguísticas de Ricardo-Bortoni (2006), Calvet (2002) e Elia (1987) e nos estudos da EJ de Paiva (2003, 2009), Arroyo (2003, 2005,2009) e Souza (2004, 2007). Trata-se de pesquisa de campo, cuja abordagem é quali-quantitativa, realizada em escolas públicas na cidade de Porto Velho -RO, no ano letivo de 2008, tendo como sujeitos alunos do Ensino Fundamental. Constatamos, após o estudo, que, de maneira geral, as aulas ainda não contemplam práticas pedagógicas que contribuam efetivamente para uma verdadeira educação linguística, embora haja casos singulares que vão ao encontro da proposta do efetivo ensino da disciplina Língua Portuguesa
  • ItemTese de doutorado
    Uso de objetos de aprendizagem em duplas: possibilidades e desafios
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-29) Uehara, Flavia Maria; Bizelli, José Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação não é um assunto novo no Brasil, no entanto, ainda existem diversas barreiras a serem superadas para que o uso desses recursos ocorra. Uma dessas barreiras é insuficiência de equipamentos de hardware e softwares educativos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar se o uso de Objetos de Aprendizagem por duplas é uma estratégia viável e adequada para promover o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas. A abordagem metodológica empregada foi a da Pesquisa-ação e a coleta de dados ocorreu em um laboratório de informática de uma escola no interior do Estado de São Paulo. Foram observadas as aulas realizadas por seis classes: três de 1º ano do ensino fundamental e três de 2º ano do ensino fundamental. Foi possível verificar que os alunos em duplas se mantiveram engajadas cognitivamente e comportamentalmente ao longo das aulas e que não há diferença significativa entre o envolvimento dos alunos em duplas e dos que estavam sozinhos. Os resultados da pesquisa também apontam que o agrupamento por duplas segundo o desempenho acadêmico não apresentou benefícios imediatos, pois além de ser uma tarefa complexa impede que alunos de diferentes níveis de desempenho possam cooperar na construção dos conhecimentos. Ao final da pesquisa é possível afirmar que o uso de Objetos de Aprendizagem por duplas, em computadores, é uma alternativa viável para a prática docente com as Tecnologias de Informação e Comunicação e uma estratégia que possibilita a cooperação entre os alunos.
  • ItemTese de doutorado
    Políticas públicas municipal e violência sexual infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-29) Bulzoni, Ana Maura Martins Castelli; Lemes, Sebastião de Souza; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está relacionada às políticas públicas e à violência sexual infantil com foco específico na prevenção da violência sexual infantil, sobretudo da faixa etária de zero a cinco anos. Cabe observar que a violência sexual infantil é uma realidade no Brasil, entretanto, é consideravelmente velada, à vista disso é um tema que na atualidade requer a devida atenção da sociedade brasileira. Considerando a necessidade de estudos que abarcam este tema, o objetivo desta pesquisa, é identificar e analisar a proteção da criança de 0 à 5 anos no que se refere às questões de violência sexual infantil nas políticas públicas implementada no município de Araraquara- SP por meio das ações dos Conselhos Tutelares. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, se configura enquanto um estudo de campo de cunho descritivo analítico, com intento em investigar a concepção manifestada pelos participantes da pesquisa sobre a violência sexual infantil. Como instrumento de pesquisa, empregou-se um questionário com roteiros de perguntas semiestruturadas, sendo a amostragem não probabilística composta pelos participantes de pesquisa, os membros dos dois Conselhos Tutelarres existente neste município. A análise de conteúdo foi ancorada na proposta de Laurence Bardin, e os resultados foram classificados pela técnica das categorias temáticas. Os dados obtidos na pesquisa demonstram que este município é bem estruturado quanto a organização dos órgãos responsáveis para o atendimento as crianças nesta violação, porém, faz necessário um diálogo mais efetivo entre os órgãos públicos municipais responsáveis para a segurança e proteção à criança. Assim como, precisam articular mais as ações enquanto políticas públicas nesta seara. À vista disso, foi possível notar uma carência de formação continuada sobre o tema violência sexual para os profissionais que atuam no Conselho Tutelar, bem como a todos os profissionais que atuam nesta área, pois, influência na atuação especificamente deste tema. Além disso, apresentaram poucas ações preventivas a este fenômeno e tampouco são implementadas práticas laborais às políticas públicas voltadas a garantia da proteção que este público requer. Diante disso, é inerente que haja uma reestruturação e que as práticas e ações realizadas pelos Conselhos Tutelares sejam revistas, articulando-se aos demais órgãos públicos do município, visando assim, a efetivação da prevenção contra a violência sexual infantil.
  • ItemTese de doutorado
    Tecnologias de informação e comunicação em cursos de pedagogia: diálogos entre os projetos político-pedagógicos e o ensino remoto emergencial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-30) Martínez, Dayra Émile Guedes; Bizelli, José Luís [UNESP]; Belda, Francisco Rolfsen [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A inserção de tecnologias de informação e comunicação no processo educativo assume diferentes facetas, entre elas a educação a distância e o ensino semipresencial, por vezes denominado de modalidade híbrida. Por conta da relevância na vida contemporânea, seja na atuação política, cultural, econômica ou na relação com o conhecimento, os saberes e ferramentas técnicas perpassam o processo de escolarização; isso é reconhecido nos parâmetros e diretrizes da educação brasileira e dos cursos de licenciatura. Por conta disso, a formação inicial deve abranger esses elementos. O objetivo deste trabalho é analisar como foi a dinâmica dos projetos político-pedagógicos de cursos de Licenciatura em Pedagogia durante a pandemia de COVID-19 quanto à integração de tecnologias na educação. Foram selecionadas universidades públicas paulistas, UNESP, UNICAMP e USP, em suas unidades que oferecem o curso. Enquanto pesquisa documental, as fontes dos dados foram os projetos político-pedagógicos, os eventuais documentos de adequação e alterações, as portarias e resoluções das universidades e seus portais sobre o ensino durante a pandemia. Verificou-se que os projetos atribuem diferentes níveis de importância e abordagens quanto às tecnologias na educação, mas todos os cursos contam com, pelo menos, uma disciplina obrigatória que se dedica a esse conteúdo. Com a interrupção das atividades presenciais de ensino, houve adaptações e transposições para o ambiente virtual – no que foi denominado de ensino remoto emergencial – e as atividades inexequíveis de maneira online foram postergadas. Apesar de apresentarem conteúdos relativos às tecnologias na educação, os projetos não foram suficientes para dar continuidade ao processo de ensino durante a crise sanitária, até porque não foram elaborados para tal circunstância atípica, e medidas institucionais de cada unidade e das universidades foram determinantes para a realização do ensino remoto. Ainda assim, os cursos não se afastaram por completo de seus projetos. Será interessante acompanhar as futuras ações institucionais advindas desse período de pandemia, sejam elas de aproximação e adaptação com as modalidades a distância e híbrida ou de distanciamento.
  • ItemTese de doutorado
    O trabalho da coordenação pedagógica no processo de inserção de professores iniciantes na docência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-24) Amorim-Duque, Aline Diniz de [UNESP]; Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A profissão docente é permeada por diversos fatores complexos e dignos de análise, um deles refere-se à inserção do professor iniciante na escola. Ao adentrar o ambiente escolar, este importante sujeito do processo de ensino-aprendizagem se depara com situações diversas que podem ser decisivas para sua permanência ou não na profissão. Neste período delicado de iniciação na docência, a equipe gestora, especialmente o coordenador pedagógico (CP), exerce um papel fundamental junto ao iniciante. Dada a importância da relação e acompanhamento da gestão nos processos de inserção do professor na escola, estabeleceu-se os focos específicos do presente estudo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o trabalho do coordenador pedagógico no processo de inserção e acompanhamento de professores iniciantes na docência na Educação Infantil e nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em escolas de uma rede municipal de ensino. Em consonância com o objetivo geral, a pesquisa também buscou responder aos seguintes questionamentos: de quais maneiras o CP pode favorecer a inserção profissional do iniciante e sua apropriação da cultura escolar? Quais as particularidades do trabalho do CP junto aos professores iniciantes no que diz respeito à formação continuada? Partiu-se da hipótese de que as muitas atribuições do CP, adicionado à falta de cuidado específico ao período de iniciação na docência e à ausência de políticas públicas de acompanhamento, dificultam o trabalho pari passu com os iniciantes e a realização de ações de suporte profissional. Dentre o referencial adotado na pesquisa destacam-se os estudos e proposições de Marcelo García, Huberman, Fernandes, Placco, Almeida e Souza e Domingues. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento de dados empíricos, cujo percurso metodológico delineou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com quatro CPs e quatro professoras iniciantes atuantes em uma rede municipal do interior do estado de São Paulo. Como principais resultados constatou-se que embora a iniciação na docência seja reconhecida pelas CPs como importante fase da vida do professor, não há diferenciação no seu tratamento e acompanhamento nas atividades cotidianas das escolas. Além disso, foi observada a ausência de práticas de acolhimento sistematizadas para receber o novo professor, bem como a fragilidade dos processos formativos específicos àqueles que estão em inserção na docência. A condição peculiar de inserção do professor especialista também emergiu, assim como a influência do trabalho remoto ocasionado pelo distanciamento social devido à pandemia de COVID-19 sobre o processo de iniciação e aprendizagem da docência.
  • ItemTese de doutorado
    Transtorno do espectro autista na infância: um estudo de teses e dissertações do programa de pós-graduação em educação especial da UFSCAR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-14) Piza, Evelin Oliveira de Rezende; Manzoli, Luci Pastor [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese traz uma análise das produções acadêmicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Objetivou-se mapear as produções acadêmicas referentes às teses e dissertações que abordam o TEA na infância no aspecto educacional, no período de 1996 a 2020, e analisar seus objetivos, referenciais teóricos e resultados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e analítica de abordagem qualitativa de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada ao acessar o portal eletrônico da biblioteca da Universidade, em estudo, no qual foram encontradas 13 produções, sendo três teses e dez dissertações. Essas produções foram analisadas em 2 eixos centrais, sendo o primeiro, relacionado à caraterização do contexto investigado, no qual são apresentadas as produções e, o segundo em que se realiza a análise das categorias e subcategorias encontradas nessas produções, no que tange aos seus objetivos e aporte teórico conforme o desenvolvimento de cada pesquisa, a saber: Análise do Comportamento Aplicada; Análise do Comportamento, na qual se acopla o Currículo Funcional Natural, PECS e TEACCH e as Abordagens Pedagógicas que se remetem aos referenciais encontrados nas produções. Os resultados apontaram que é preciso voltar os olhares e atenção quanto ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos professores das classes regulares de ensino em relação ao aluno com TEA, bem como a necessidade que na formação inicial, vivenciada nos Cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas, sejam ofertadas disciplinas que tratem, no sentido de estudar com maior profundidade, características e aportes teóricos sobre o TEA, voltadas, sobretudo à prática pedagógica no contexto escolar da educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Quanto aos resultados da análise das Abordagens Científicas, os dados apontaram que dentre as produções analisadas, a abordagem científica mais encontrada foi a que se refere às investigações de cunho experimental radical, que se fundamenta nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), seguida pela abordagem científica que corresponde aos estudos de natureza da Análise do Comportamento, os quais se apresentam com o recorte naturalístico, a saber: Currículo Funcional Natural, PECS e TEACCH. Constatou-se, também, produções que se remetem às abordagens científicas relacionadas à prática pedagógica, designada nessa pesquisa como Abordagem Pedagógica. As contribuições destas produções indicaram a necessidade de maior atenção ao desenvolvimento do repertório verbal das crianças.