Teses - Estudos Literários - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 222
  • ItemTese de doutorado
    Pela volúpia do vago: o simbolismo: o poema em prosa nas literaturas portuguesa e brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-08) Pires, Antônio Donizeti; Leite, Guacira Marcondes Machado
    Este trabalho tem por objetivo o estudo comparado do poema em prosa decadentista-simbolista nas literaturas portuguesa e brasileira. O ponto de partida é a reflexão sobre a Teoria da Literatura Comparada e sobre alguns aspectos da modernidade, à qual se filiam o Simbolismo e o poema em prosa. Em seguida, aprofunda-se o estudo do Decadentismo e do Simbolismo franceses, ressaltando-se suas características principais, seus princípios estéticos e seus principais representantes. Avalia-se ainda o florescimento do Decadentismo e do Simbolismo, essencialmente cosmopolitas, nas literaturas portuguesa e brasileira, quando alguns caracteres nacionais somam-se aos daquelas estéticas. A terceira parte do trabalho enfoca a teoria e a crítica da poesia lírica e do poema em prosa. Como conclusão, analisa-se a poesia em prosa do português João Barreira (Gouaches, 1892) e do brasileiro João da Cruz e Sousa (Missal, 1893, e Evocações, 1898). As análises intertextuais apontam as principais características do poema em prosa de cada autor, bem como evidenciam suas relações com o poema em prosa decadentista-simbolista de matriz francesa.
  • ItemTese de doutorado
    Jogo intertextual na obra literária de Sartre
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-07) Ferreira, Lidiane Cristine de Lima [UNESP]; Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Jean-Paul Sartre, célebre escritor existencialista falecido em 1980, deixou-nos uma vasta gama de ensaios filosóficos, obras ficcionais e cartas. Sendo um dos mais renomados escritores do século XX, sua linguagem literária permite vasto estudo no que concerne aos intertextos presentes em obras que se apresentam como uma representação de entrelinhas perceptíveis de uma teoria filosófica que se faz presente em cada uma delas. Sua produção literária se tornou o próprio ato de reflexão. O que fez com que Franklin Leopoldo e Silva (2004) chamasse a relação sartriana entre filosofia e ficção de “vizinhança comunicante”, alegando que a comunicação entre ambas acontece nas obras do autor de maneira tão natural que “não precisaria, nem se poderia, sair de uma para entrar na outra” (SILVA, 2004, p.13). Desta maneira, as obras literárias de Sartre carregam consigo sua filosofia, somando a forma e o pensamento, o objeto e o abstrato. Além de apresentarem um reflexo de sua ideologia, sua literatura serve também como uma forma de ilustrar sua teoria existencialista de forma mais concreta e aplicada em situações do cotidiano. Por isso, a fim de analisar o jogo textual na obra ficcional sartriana, selecionamos criações do autor que ilustram dois dos gêneros literários que o autor utiliza com frequência: La Nausée (1938), que será estudada como exemplo de romance sartriano e as peças Le diable et le bon dieu (1951); Huis clos (1944); Les mouches (1943); Les mains sales (1948) e La putain respectueuse (1946); que servirão como base para a interpretação de questões relevantes e notáveis no drama escrito por Sartre. Buscamos, por meio da análise literária dessas obras, apresentar a importância dessa comunicação intertextual para a composição ficcional de Sartre e o entendimento de sua teoria existencialista, especialmente no que se refere a temas como liberdade, responsabilidade, má-fé e angústia.
  • ItemTese de doutorado
    O locus horribilis e a tessitura gótica em contos de Alice Munro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-16) Bazzoli, Oíse de Oliveira Mattos [UNESP]; Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente Tese de Doutorado propõe analisar a construção do chamado locus horribilis, ou espaço do medo, propondo a compreensão do modo pelo qual ele atua na geração do sentimento de horror nos contos da escritora canadense contemporânea Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013. Seus contos, elaborados de forma renovada, são caracterizados pelos finais em aberto, contêm descrições realistas do sudoeste de Ontário e retratam cenas familiares que facilitam a introdução do estranho, do misterioso e do desconhecido. Os contos selecionados são “Vandals” em Open Secrets (1994), “The Love of a Good Woman” que pertence à obra de mesmo nome (1998), e “Child´s Play” presente em Too Much Happiness (2009). Será considerado aqui o locus horribilis como a junção da espacialidade, ambientação e atmosfera, criando um espaço de horror que gera desconforto às personagens e também ao leitor. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiamo-nos nas teorias do espaço, do gótico, do medo, do horror e terror com o objetivo de realizar uma análise que aponte caminhos para a compreensão e apreensão de alguns dos recursos utilizados pela contista na estruturação do locus horribilis em suas narrativas.
  • ItemTese de doutorado
    Entre antigos e modernos: a teoria da tragédia de Friedrich Schiller
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Vido, Isabella Gonçalves; Cadete, Teresa Rodrigues [UNESP]; Volobuef, Karin [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho pretendeu investigar as reflexões acerca das artes trágicas que o poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) desenvolveu nos anos iniciais de seu “gabinete filosófico”. Após situá-las nos debates respeitantes à formação do teatro nacional alemão dos fins do século XVIII, pudemos reconhecê-las como a resposta do autor à chamada “querelle des anciens et des modernes”. Debruçamo-nos sobre a teoria schilleriana da tragédia com a intenção de compreendê-la nos termos de uma dupla fidelidade do autor tanto aos antigos – entendidos como os gregos, fundamentalmente –, quanto aos modernos – desta vez, referimo-nos sobretudo à Crítica da faculdade de julgar (1790) de Immanuel Kant. Foi possível constatar que na medida em que a teoria schilleriana da tragédia emprestou o conceito kantiano do sublime, identificando-o com o trágico e com a tragédia, tornou-se a primeira “filosofia do trágico”. No entanto, uma vez que as reflexões de Schiller sobre as artes trágicas também se dedicaram às implicações da referida relação para a composição teatral, configuraram, a um só tempo, uma “poética da tragédia” que se indagou a respeito da esfera de afetos que a tragédia deveria produzir.
  • ItemTese de doutorado
    Configurações do grotesco nos romances de Lourenço Mutarelli: transgressões da representação e do discurso narrativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Silva, Matheus Victor [UNESP]; Vicente, Adalberto Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Figura ímpar na Literatura brasileira, Lourenço Mutarelli evoca ricamente em sua escrita o horror, o bizarro, o feio e o abjeto. Tecendo uma representação peculiar da realidade contemporânea, chama a atenção o traço perturbador que sua produção como um todo apresenta ao leitor. Buscando investigar os sentidos e a construção dessa perturbação, este trabalho dedica-se a analisar as configurações da estética grotesca em sua obra a partir de dois romances fundamentais do autor: O cheiro do ralo (2002) e Miguel e os demônios (2009). Partindo das premissas das principais teorias do grotesco, o presente trabalho procura analisar estruturalmente e esteticamente as figurações grotescas dos romances, estabelecendo uma leitura que busca considerar o imenso referencial simbólico, cultural, histórico e intertextual que as obras do autor tecem. Sua construção do grotesco, contudo, apresenta um extravasamento do campo semântico que ecoa e contamina também o campo do próprio discurso narrativo. Visamos, portanto, compreender como o ilogismo mutarelliano edifica-se a partir da construção tanto temática quanto estrutural de uma visão grotesca sobre o real, resultando em uma mímese própria e profundamente singular ao autor em questão. Tendo em vista este objetivo, foi-nos possível compreender de forma mais acertada o lugar ocupado pela obra de Mutarelli enquanto representativa e crítica da sociedade contemporânea, bem como o lugar que o grotesco ocupa na mímese de seus romances.
  • ItemTese de doutorado
    Consciência de si, deliberação, tensão e profundidade na Ilíada: os caminhos do “eu” ficcional.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-29) Fortuna, Gabriel Galdino [UNESP]; Dezotti, Maria Celeste Consolin [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta pesquisa almejamos identificar os conceitos de Consciência de si, Deliberação, Tensão e Profundidade na obra homérica- a Ilíada- afastando o estigma provindo de uma parcela da Crítica do século XX que atribuiu à obra o rótulo de mímesis ingênua da vida e de narrativa constituída por personagens superficiais. Após o contato com grandes homeristas como Bruno Snell (1946) e E.R Dodds (1951) que renegaram conceitos fundamentais contidos em Homero como os pressupostos da alma heraclítica, entendemos a necessidade de repatriar tais qualidades ao texto, considerando que a negligência de tais elementos culminaria em uma percepção estética do épico como detentor de uma estrutura rasa, de personagens pouco desenvolvidas e inverossímeis, movimento que aproxima os heróis a personagens planas ou de humor. Para tal empreitada nos servimos da narratologia tradicional de Gérard Genette (1972) e da narratologia cognitivista de Mieke Bal (1985) e seus sucessores que aplicaram na Ilíada os princípios propostos por estes dois estudiosos, como foi o caso de Scott Richardson (1990), René Nünlist (2003), Irené De Jong (2004), Jonathan Ready (2014) dentre outros. Além disso, por intermédio das interpretações de filólogos, linguistas e filósofos como Seel (1953) e Gaskin (1990) abertamente avessas à escola snelliana do início do século XX ao identificarem o “eu” ficcional e o conceito de unidade e subjetividade através da relação entre um pronome pessoal e um verbo de percepção, fomos capazes de aplicar tais noções no referido poema épico e desenvolvê-las pelo filtro narratológico, oferecido principalmente pela teoria do ponto de vista proposta por Mieke Bal ([1985] 2017, p.133) que defende que “a focalização é a relação entre a visão e o que é visto ou percebido”. Diante dessa relação transversal entre elementos cognitivos e focalização, potencializamos os argumentos necessários para justificar a leitura sobre a obra homérica como sendo uma construção dotada de profundidade e complexidade, tanto em níveis estruturais quanto no que se refere à imitação da natureza humana.
  • ItemTese de doutorado
    A morte da donzela: estudos sobre identidade e alteridade feminina em narrativas de tradição oral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-30) Hernandes, Therezinha Maria; Volobuef, Karin [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No início de nossas pesquisas sobre o feminino em narrativas de transmissão oral, bem como seus registros escritos e textos literários de autoria conhecida, detectamos símbolos associados a um poder feminino sobre o ciclo de vida, morte e transformação ou regeneração. Notamos, todavia, que as personagens femininas dotadas desse poder foram sendo gradualmente substituídas pelo herói masculino, de forma diretamente proporcional à instauração das sociedades patriarcais. Observamos, ao longo da pesquisa, que muitas obras críticas e/ou analíticas passam ao largo do feminino, não apenas privilegiando a figura do herói, mas também revelando uma visão de mundo androcêntrica, eurocêntrica, urbana e, não raramente, etnocêntrica. A fim de identificar elementos que refletem estereótipos decorrentes desse padrão, houvemos por bem adotar como forma de abordagem de narrativas de tradição oral a concepção de mundo animista conforme expressa por Irving Hallowell, segundo o qual todos os seres são pessoas, das quais apenas uma parcela se compõe de humanos. A partir dessa perspectiva, estudamos a individuação dos seres, os diversos tipos de transformações que se processam nessas narrativas, e como esse conjunto de dados manifesta uma visão sobre o outro, principalmente quando esse outro é a mulher. Sob esse enfoque, lidamos primeiramente com imagens e textos que buscam associar a figura feminina com o grotesco, o selvagem, o monstruoso e o perigoso. Buscamos demonstrar como, paulatinamente, os vários textos – da oralidade à literatura de autoria conhecida – denotam um roubo de identidade da mulher, tanto por meio de violências explícitas quanto pelo que denominamos “roubos de peles”, que distinguimos do assim chamado motivo do “cônjuge animal”.
  • ItemTese de doutorado
    Cartografias íntimas em reconstrução: as relações entre luto e deslocamento em Rakushisha, Azul corvo e Todos os santos, de Adriana Lisboa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-31) Guerra, Manoelle Gabrielle; Santini, Juliana [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como objetivo discutir a relação existente entre luto e deslocamento em três romances de Adriana Lisboa – Rakushisha (2007), Azul corvo (2010) e Todos os santos (2019) – considerando a forma como o deslocamento se articula ao processo de luto, proporcionando um afastamento do lar que permite ao sujeito reorganizar seus afetos e compreender melhor sua relação com o espaço de origem. Essa proposição se sustenta na ideia de que a morte de um ente querido, por se configurar como um trauma, promove uma desestabilização do universo do enlutado, instaurando uma segunda perda: a do próprio lugar no mundo, após uma desterritorialização interior decorrente da morte do outro. Consequentemente, tal experiência de desajuste impacta a relação do indivíduo com o espaço que habita, uma vez que a ausência do falecido instaura uma estraneidade no interior desse lar, demandando um afastamento que possibilite o repensar dos vínculos ali estabelecidos. Assim, a discussão que aqui se organiza parte dos estudos acerca do luto desenvolvidos por Sigmund Freud (2011) e Colin Murray Parkes (2009, 1988), perpassa a proposição da perda de lugar elaborada por Maria Rita Kehl (2011) e articula-se, no domínio da espacialidade, à conceituação de estraneidade, de Nestor García Canclini (2010), e ao modo como a memória sustenta uma relação do indivíduo com os espaços ocupados, questão sobre a qual se debruçou Maurice Halbwachs (2006). No interior desse percurso, os romances analisados propiciam a observação de processos de luto que levam as personagens a se colocarem em trânsito e, por meio do enfrentamento de outros espaços, refletirem sobre sua relação com o lar e seu pertencimento outrora fraturado pela perda. Tal movimento entrelaça-se, posteriormente, aos trabalhos da memória e engendra uma reconstrução do passado, pelo domínio da palavra, relação que será pensada à luz das discussões em torno da memória traumática e do modo como se constrói a narração dessa experiência. É por meio do processo de enfrentamento da perda e de tradução dessa dor em linguagem que se torna possível a essas personagens uma reavaliação de suas vivências enquanto sujeitos e das transformações a elas impostas pelo luto e pelo deslocamento, buscando a reconstrução de suas subjetividades.
  • ItemTese de doutorado
    Tornar-se pessoa: uma, nenhuma e cem mil performances
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-23) Silva, Valmir Luis Saldanha [UNESP]; Mauro, Claudia Fernanda de Campos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho discute o romance Uno, nessuno e centomila [Um, nenhum e cem mil], publicado pela primeira vez em 1926, pelo italiano Luigi Pirandello. O objetivo principal desta tese é a definição de que a personagem principal do romance, Vitangelo Moscarda, pode ser lida como se fosse uma pessoa. Para personagens desse tipo, partindo da terminologia usada por E. M. Forster (1968), proponho a classificação de personagem cônica, ao lado das personagens planas e redondas. O objetivo principal divide-se em objetivos secundários que fundamentam a hipótese e, a partir dos quais, a argumentação desenvolve-se em três principais vertentes: a) o posicionamento contrário ao par realidade x ficção, com a introdução da tríade real-fictício-imaginário, com base nos estudos de Wolfgang Iser (1996, 1999, 2002, 2013) e Luiz Costa Lima (2011, 2017, 2021) e contrapondo-os ao pensamento de Alfredo Bosi (2002, 2003); b) o entendimento do fictício como fator fundamental da Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996, 1999), e como porta de entrada para o “leitor real” como construtor do sentido possível do texto literário, com base na Antropologia Literária de Wolfgang Iser (1999, 1999d, 2013) e seu elemento performativo, e na introdução do leitor como interface da teoria de Iser e da teoria de Vygostsky feita por Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos (2009); e c) a análise da constituição ideológica, filosófica e psicológica do conceito de pessoa e das relações identitárias em face da constituição da personagem literária “como se” fosse pessoa, em diálogo com os pontos de vista assumidos por Michel Zéraffa (2010). A conclusão do trabalho aponta para uma noção ampliada de pessoa, tomando como exemplo o texto de Luigi Pirandello, e um desenvolvimento ampliado da Antropologia Literária.
  • ItemTese de doutorado
    O discurso sensacionalista em contos de Rubem Fonseca
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Reis, Murilo Eduardo dos [UNESP]; Leonel, Maria Célia de Moraes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tema da tese é a utilização, por Rubem Fonseca, de recursos linguísticos frequentemente encontrados no discurso sensacionalista. O objetivo é demonstrar a existência de proximidade entre tal discurso em contos do escritor – sobretudo no que diz respeito à expressão da violência – e na imprensa em que ele é determinante, de modo especial no diário Notícias Populares. Os seguintes contos de Rubem Fonseca compõem o corpus: “O desempenho” (da coletânea Lúcia McCartney de 1967); “Feliz ano novo”, “Corações solitários” e “Passeio noturno”, publicados em Feliz ano novo de 1975; “O cobrador” (do livro homônimo de 1978). Já no que diz respeito a Notícias Populares, selecionamos reportagens relativas a Chico Pé de Pato, Bebê Diabo e Pelezão, que protagonizam histórias relacionadas à violência da vida noturna de São Paulo, ao sobrenatural e ao estranho. Os contos de Rubem Fonseca contêm cenas de violência espetacular ou simbólica expressas por meio de procedimentos encontrados em reportagens de jornais como Notícias Populares, próprios da linguagem peculiar ao sensacionalismo, que apela para o que é violento, grotesco ou folclórico em detrimento da informação. O apoio teórico é composto, em especial, pelos estudos de Silviano Santiago (2005), Karl Erik Schøllhammer (2007) e Vera Lúcia Follain de Figueiredo (2020) sobre Rubem Fonseca e por Celso de Campos Jr, Giancarlo Lepiani, Denis Moreira e Maik Rene Lima (2011), José Luiz Fiorin (2004; 2008) e Danilo Angrimani Sobrinho (1995) sobre jornalismo sensacionalista. O método comparativo exigiu a análise detida de cada conto e de alguns textos jornalísticos. No que diz respeito à obra de Fonseca, foram examinados a linguagem que constrói as categorias narrativas, especialmente, o narrador (quem fala) e o focalizador (quem vê), bem como a história, as personagens, o espaço. No que se refere aos textos jornalísticos, investigamos a linguagem utilizada para exaltar fatos violentos ou fenômenos estranhos. As análises dos dois tipos de publicação permitiram demonstrar, nos contos do escritor, a aplicação literária de artifícios da linguagem sensacionalista.
  • ItemTese de doutorado
    Eva Luna: a leitura de um romance sul-americano a partir de seus ecos textuais ao Livro das Mil e Uma Noites
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-28) Schmidt, Erica; Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa é construir relações dialógicas, suscitadas na edificação do romance Eva Luna, da escritora chilena Isabel Allende (1987b), face ao Livro das Mil e Uma Noites (2015, 2021). Estas relações são determinadas a partir da apropriação do enredo central da obra do passado – narrar para sobreviver – incorporada ao texto do presente. Em Eva Luna, as histórias das personagens se entrelaçam, uma após a outra, edificando esta nova trama. Dessa forma, acredita-se que, por meio da intertextualidade delineada por Allende, o prólogo-moldura, formato pertencente ao Livro das Mil e Uma Noites, é transportado e reconstruído na voz de Eva Luna. A protagonista do romance também emula histórias, porém faz isso pelas ruas em troca de dinheiro. Personificada no romance, a figura de Ṧahrᾱzᾱd é rememorada, sendo então transladada e renovada na contemporaneidade através da prática narrativa característica do texto da Antiguidade. Além disso, busca-se demonstrar, e discutir, como a presença do discurso feminino, atributo imanente nos textos da chilena, é explorado pela romancista em seu texto. A fim de amparar esta discussão, ao longo do trabalho percorre-se o histórico e origens da obra milenar, a tradição das fábulas, bem como sua concepção e a vida da maior escritora latino-americana. Como corpus referência ao texto milenar, estipulou-se o uso da tradução em cinco volumes de Mamede Mustafa Jarouche, o Livro das Mil e Uma Noites. A discussão de conceitos centrais, tais como as relações intertextuais, o contemporâneo e as fábulas, serão apresentados, principalmente, com o auxílio de teóricos como Mikhail Bakhtin (2002), Julia Kristeva (2005), Tiphaine Samoyault (2008), qualificados por José Luiz Fiorin (2018), Affonso Romano de Sant´Anna (2003), Maria Celeste Consolin Dezotti (2018), Lúcia Castelo Branco (1991) entre outros.
  • ItemTese de doutorado
    Confluências e apropriações do gótico em contos de Edgar Allan Poe e de Machado de Assis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Esteves, Maylah Longo Gonçaves Menezes; Vieira, Brunno Vinicius Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como objetivo apresentar algumas aproximações possíveis entre as trajetórias literárias e as obras, especialmente os contos, de Machado de Assis (1839-1908) e Edgar Allan Poe (1809-1849), estudando as temáticas das narrativas, observando os pontos de contato na crítica e no cenário gótico construído por cada um deles. A presença de textos e temas poeanos no autor brasileiro vai além da tradução de “O Corvo”, analisamos que o nome de Poe constou em crônicas e explicitamente no conto “Só!” de 1885. Além de abordarmos as semelhanças e diferenças quanto ao estilo de terror, de gótico e de horror poeano que permeiam os contos de Machado, refletimos também a maneira como o carioca ressignificou Poe a sua maneira, inclusive, criticando-o na própria malha textual através de sua própria abordagem do fantástico, assim como fez Poe em relação aos seus antecessores europeus. Ambos os autores se valem, muitas vezes, do modo fantástico em suas penas, para analisar o que dirão ser o “espírito conturbado do homem” de seus tempos e espaços, mas também estão preocupados em incorporar com sua "alma” e “sentimento íntimo” a literatura europeia no contexto do Novo Mundo. Em todos os contos analisados, percebemos que a melancolia, a ironia, o gótico, o terror e o horror, mesmo se passando em tempos e países diferentes, caem no denominador comum: as sombras
  • ItemTese de doutorado
    Tom Bombadil: mistério irredutível
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-08) Novais, Lucas Bianconi Duarte; Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese de Doutorado Direto desenvolve uma leitura sobre a personagem Tom Bombadil, disposta no legendarium de J. R. R. Tolkien, evidenciando o mistério inerente ao seu ser. Nesse contexto, a pesquisa não intenta solucionar o mistério que é a própria personagem, mas contemplá-la e circunscrevê-la enquanto tal, demonstrando que os aspectos envolvidos em sua construção a fazem ser mistério, ou seja, trata-se de uma criação não solucionável. Para tal, analisamos, inicialmente, as manifestações de Tom no universo tolkieniano, presentes em O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings, 1954-1955) — bem como nas notas e rascunhos produzidos durante a elaboração desse romance —, nos poemas de As Aventuras de Tom Bombadil (The Adventures of Tom Bombadil, 1962), e nas cartas escritas pelo autor, presentes em As Cartas de J. R. R. Tolkien (The Letters of J. R. R. Tolkien, 1981). A partir desse resgate analítico, apresentam-se as diferentes leituras já propostas a respeito da personagem, desenvolvidas por críticos especializados e fãs, nos mais diferentes meios de divulgação — livros, capítulos, dissertações, artigos, sites e blogs. Ademais, são abordados os aspectos que se sobressaltam na composição da personagem, quais sejam: sua relação com os elementos da Natureza, especialmente o ar e o fogo; sua fala musical, através da qual a personagem exerce seu poder mágico; e sua relação elementar, misteriosa e mística com Fruta d’Ouro. Além disso, destaca-se a cena na qual Bombadil detém o Um Anel em suas mãos, sendo essa uma das mais intrigantes e controversas de toda a mitologia tolkieniana. Por fim, constatamos que não é possível conhecer a origem da personagem, o que mantém sua essência oculta, salvaguardando seu ser-mistério. Portanto, por meio de investigações teórico-críticas advindas dos campos da Filosofia, da Psicologia junguiana e da Teoria Literária, problematizamos Tom Bombadil como mistério em si mesmo, como manifestação do mistério, aquele mistério presente em toda mitologia, em toda religião: o mistério irredutível.
  • ItemTese de doutorado
    Transatlânticas: personagens trans nas literaturas de língua portuguesa do século XXI
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Resende, Marcelo Branquinho Massucatto; Valentim, Jorge Vicente [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partindo das identidades cristalizadas como trans pelos mais variados discursos em circulação, pretendo traçar uma cartografia para as manifestações de gêneros dissidentes nas literaturas de Portugal, Cabo Verde e Brasil, compreendendo o período que vai de 2001 a 2020. Em um primeiro momento, seguindo a disposição geográfica dos países em um eixo Norte-Sul, me debruço sobre a histórica inserção de sexualidades e gêneros dissidentes na literatura portuguesa, começando por Trans Iberic Love (2013), de Raquel Freire, enquanto possibilidade de pensar o transfuturismo, estética de futuro possível para sujeitos trans. Em seguida, analiso as possibilidades de desterritorialização de gênero trans, a partir da alteridade animal no corpo construído como humano, no romance Marginais (2010), do escritor cabo-verdiano Evel Rocha. Por fim, para pensar uma cartografia das corporalidades T na literatura brasileira, bem como a desterritorialização do corpo enquanto possibilidade de transfuturismo, analiso Deixei ele lá e vim (2006), de Elvira Vigna. Nesse percurso, estudo os mencionados romances tendo como elemento norteador a noção de Realismo Naturalista, em que a estética naturalista se impõe sobre o romance contemporâneo dos três países enquanto possibilidade única, bem como a ideia de Transfuturismo, uma forma de rompimento com a tradição literária e possibilidade de releitura das vanguardas europeias do início do século XX. Os conceitos propostos partem de discussões sobre utopia queer, propostas por Lee Edelman (2004), José Esteban Muñoz (2009) e Jack Halberstam (2011), que buscam romper com a posição subalterna com a qual as personagens travestis foram majoritariamente demarcadas no século XX. Além disso, parto de autores que se preocupam em imaginar futuros outros, como Mark Fisher (2020), Donna Haraway (2016a) e Anna Tsing (2022).
  • ItemTese de doutorado
    A protagonista inepta em contos de Alberto Moravia: Il paradiso, Un'altra vita e Boh
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-11) Muknicka, Sérgio Gabriel [UNESP]; Oliveira, Andressa Cristina de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo tem por finalidade demonstrar em que medida a personagem feminina em contos dos livros Il paradiso, de 1970, Un’altra vita, de 1973 e Boh, de 1976, do autor italiano Alberto Moravia (1907-1990) apresenta-se como um indivíduo inepto. Essas três coletâneas foram escolhidas, pois trazem à tona questões prementes da poética moraviana. Esta tese fala, em especial, sobre a inaptidão. As protagonistas de 1970 podem ser lidas à luz dessa característica, pois, nos dezoito contos do corpus (traduzidos integralmente nesta tese), expedientes típicos da inaptidão – signo do indivíduo problemático – aparecem, tais como a lassitude do indivíduo frente à realidade vivida, o corpo como objeto cindido e mercadoria, o fetichismo de objetos e a incomunicabilidade. As narradoras, protagonistas dos contos escolhidos, debatem-se até o último momento para tentar lidar com suas existências. Ao fim e ao cabo, no entanto, tudo é reduzido a uma visão de mundo apática e desencantada, outra marca da inaptidão do sujeito. Moravia expõe a psicologia nevrótica dessas protagonistas, retratando-as como figuras cínicas e distantes. O tom de oralidade, às vezes marcado em alguns contos, pode ser lido como a confissão elegíaca dessas personagens. As protagonistas de Il paradiso, Un’altra vita e Boh fazem-se ouvir por meio de suas próprias narrações, expondo seus dramas de forma bastante teatralizada.
  • ItemTese de doutorado
    As faces de Saturno: um estudo sobre as representações melancólicas na lírica de Paul Verlaine e de Alphonsus de Guimaraens
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Cavalcante, Cristovam Bruno Gomes [UNESP]; Vicente, Adalberto Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A partir das análises e dos apontamentos feitos por Jean Starobinski, bem como dos realizados por Sigmund Freud, por Julia Kristeva e por Moacyr Scliar sobre o chamado sentimento ou temperamento melancólico, termo genérico usado para designar vários estados de disposições disfóricas, este trabalho identificou, por meio de análises temáticas e estilísticas sugeridas por alguns desses críticos, como essas disposições melancólicas se formalizam tanto nas obras Poèmes saturniens, Fêtes Galantes, La Bonne Chanson, Romances sans paroles, Sagesse e Jadis et Naguère, do autor francês Paul Verlaine, como nas composições Salmos da Noite, Kiriale, Dona Mística, Setenário das Dores de Nossa Senhora, Câmara ardente e Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, do poeta brasileiro Alphonsus de Guimaraens. A escolha de se comparar a obra dos dois autores é resultante de recorrentes afinidades temáticas “melancólicas” e formais frequentemente sugeridas pela crítica literária brasileira, o que rendeu por vezes a Alphonsus de Guimaraens o epíteto de “Verlaine brasileiro”. A partir das identificações de procedimentos formais e de desenvolvimento temático por meio da escolha poética dos motivos, avaliamos o grau de afinidade entre as duas poéticas simbolistas no que se refere à noção de melancolia.
  • ItemTese de doutorado
    O avesso do diálogo ou a insolúvel incomunicabilidade do amor: o teatro de Agustina Bessa-Luís
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-24) Passos, Rodolfo Pereira [UNESP]; Valentim, Jorge Vicente [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como objetivo analisar a obra teatral da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís (1922-2019), composta pelo seguinte corpus: O Inseparável ou o amigo por testamento (1958), A bela portuguesa (1986), Estados eróticos imediatos de Sören Kierkegaard (1992), O tempo de Ceide (1994), Party: Garden-Party dos Açores (1996), Garrett, o eremita do Chiado (1998) e Três mulheres com máscara de ferro (2014). A partir de uma discussão sobre as relações de poder em torno dos diálogos agustinianos, analisaremos principalmente a recorrente tensão no que tange ao binômio masculino-feminino. Na presente análise, pode-se inferir uma significativa incomunicabilidade do amor e do sujeito moderno, bem como uma recorrente reflexão sobre a debilidade masculina. Demonstraremos, por conseguinte, como a autora portuguesa promove um questionamento sobre a condição feminina a partir de suas obras teatrais, marcadas, muitas vezes, por um pungente silenciamento das personagens mulheres. É necessário destacar o fato de que Agustina Bessa-Luís concretiza, em seu teatro, uma capacidade do imaginário, a partir de figuras clássicas das literaturas europeias e, em especial, da portuguesa (destacando os nomes de Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa e Sören Kierkegaard, dentre outros), sem prescindir de uma preocupação de caráter histórico e social, sobretudo no que diz respeito a uma singular e feérica história das mulheres, além da problematização e da ficcionalização da própria História.
  • ItemTese de doutorado
    A naturalização do racismo nos romances de José Lins do Rego: uma análise crítico-interpretativa das obras Menino de Engenho, Doidinho e Banguê
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Santos, Lucinéia Alves dos; Silva, Paulo César Andrade da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese traz uma análise crítico-interpretativa dos romances Menino de Engenho, Doidinho e Banguê, do escritor paraibano José Lins do Rego. Tal abordagem traz à luz aspectos discursivos, ignorados pela crítica, sobre as personagens negras dessas narrativas. Também se evidencia neste trabalho a naturalização do discurso racista presente em vários momentos das narrativas de José Lins do Rego. O racismo é normalizado pelos críticos e historiadores literários, pois estes não apontam a problemática quando fazem análise da obra do autor, ao contrário, destacam tão somente a memória e o regionalismo sem qualquer observação em relação à representação das personagens negras. Quando se faz a verificação, é de forma a normalizar a situação apresentada. Destarte, as análises dos romances partem das leituras dos teóricos que fundamentam o estudo da literatura sob a ótica da sociologia como Gregory Rabassa, David Brookshaw e Cuti. Além disso, para um aprofundamento de base literária, foram consultados os historiadores e críticos Alfredo Bosi, Massaud Moisés, Antonio Candido, João Luiz Lafetá, Aderaldo Castello e Luís Bueno. Já para a fundamentação teórica do racismo, e para uma leitura crítica das obras do escritor paraibano, percorreram-se os estudos de Sílvio Almeida, Francisco Bethencourt, Clóvis Moura, Adilson Moreira, Lilia Schwarcz, Lélia Gonzales, Gevanilda Santos e Martiniano J. Silva. Ao trabalho acrescentaram-se alguns ensaios de Gilberto Freyre, os quais foram discutidos e analisados de forma a confrontá-los com os romances de José Lins do Rego.
  • ItemTese de doutorado
    Representações amorosas em narrativas de Marçal Aquino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-24) Fantini, Kelly Cristina; Leonel, Maria Célia de Moraes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A obra de Marçal Aquino é muito lida e vista pela crítica como sendo violenta e brutal, além de destacar-se como narrativa policial. Pouco se fala das relações amorosas que permeiam suas histórias. Dado esse fato, o presente trabalho propõe-se a demonstrar, em determinadas narrativas do escritor, a grande importância da temática amorosa. O corpus é constituído pelo romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), pelo conto “Sete epitáfios para uma dama branca (Que, descalça, media 1,65 m e, nus, pesava 54 quilos)”, de O amor e outros objetos pontiagudos (1999) e pelos roteiros oriundos da narrativa romanesca: o teatral Amor de servidão (2008) e o cinematográfico Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (2012) e o filme homônimo, também de 2012. Além da demonstração da importância do tema do amor nas obras citadas e do modo como ele se desenvolve em cada uma delas, verificamos, comparativamente, proximidades e diferenças no tratamento do tema entre elas. Ademais, mostramos que o romance de 2005 pode ser considerado uma ampliação do conto de 1999. O apoio teórico é dividido em estudos sobre o amor e composto especialmente por O banquete (2014), de Platão, A dupla chama: amor e erotismo (1994), de Octavio Paz, O Erotismo, de Georges Bataille (2017) e Tratado do amor cortês (2000), de André Capelão, também por estudos sobre a violência, como “Linguagens contemporâneas da violência” (2013) e “Os cenários urbanos da violência brasileira” (2000) de Karl Erik Schollhammer e “Por um realismo brutal e cruel” (2012) de Renato Pereira Gomes. Para a análise da narrativa contamos os estudos de Gérard Genette em Discurso da narrativa [197-] e, para análise do conto, baseamo-nos nos estudos Valise do cronópio (1993) de Julio Cortázar, A educação pela noite e outros ensaios (1989), de Antonio Candido e O conto brasileiro contemporâneo (2002), de Alfredo Bosi. As teorias de Syd Field em Roteiro: os fundamentos do roteirismo (2014) e Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico (2001) e Da criação ao roteiro (1995), de Doc Comparato foram fundamentais para a compreensão do roteiro e da adaptação cinematográfica, bem como Jean-Pierre Ryngaert (1996) em Introdução à análise do teatro, para o estudo do texto dramático. O resultado das análises permitiu levantar semelhanças entre as obras no que diz respeito à predominância da temática amorosa em relação à temática da violência.
  • ItemTese de doutorado
    O poema da pintura - relações intersemióticas no livro Poemas, de Portinari
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-29) Jóe, Márcia Maria Sant'Ana; Baldan, Maria de Lourdes Ortiz G. [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Elegemos estudar a obra Poemas de Cândido Portinari, seu único livro de poemas publicado em 1964 originalmente sem ilustrações. A obra Poemas está dividida em 4 partes ou seções: “O menino e o povoado”, “Aparições”, “A revolta” e “Uma prece”. Os temas de Portinari-pintor e Portinari-poeta são os mesmos: os temas do Portinari-poeta lembram os temas do Portinari-pintor, quando se referem às alegrias e medos da infância em Brodósqui. Realizamos uma análise comparativa entre as três edições disponíveis da obra, quanto a alterações de diagramação, de versos, acréscimo de manuscritos, fotos e pinturas. Elegemos um recorte de poemas da seção de “O menino e o povoado”, a maior entre as três seções, “Aparições” e “A Revolta”. O objetivo foi de estudar o diálogo dos poemas de Cândido Portinari com o processo de composição de suas obras plásticas, pesquisando as relações estéticas entre essas diferentes linguagens, tendo como instrumento de análise a semiótica greimasiana, especialmente os conceitos de enunciação, figuratividade, semiótica figurativa e a plástica e questões próprias da poética: ritmo, rima e distribuição espacial das palavras. Também estudamos a aproximação do poeta com os grupos de artistas e analisamos sobretudo, o ineditismo da poesia de Portinari, sua filiação ao Movimento Modernista, e também avaliamos se tais dados podem configurar uma poética que se aproxime das pinturas de Portinari. Esperamos que esse estudo possa despertar e inspirar outras pesquisas acerca da poética de Portinari e contribuir para o desenvolvimento de reflexões pertinentes no que se refere aos procedimentos comuns entre as artes.