Teses - Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR

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    “Caminhão”: percurso formativo e colaborativo de professores na criação de material didático para um curso on-line de Português Língua de Acolhimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Sene, Lígia Soares; Salomão, Ana Cristina Biondo; Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa desenvolvida nesta tese é decorrente de um percurso investigativo que consistiu em acompanhar e analisar a experiência de sete professores da área de Letras no trabalho colaborativo e voluntário de criação de um material didático para um curso on-line de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), ofertado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle. O curso esteve voltado ao ensino e aprendizagem on-line do Português do Brasil a migrantes e a pessoas em deslocamento forçado oriundos da Venezuela, residentes na região de Araraquara, Bauru e São Carlos, no Estado de São Paulo. Como parte da atividade de extensão do Instituto de Línguas da Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, apoiada pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UFSCar) e pelo projeto “PLAc on-line” (Unesp), o curso nomeado “Caminhão” foi construído, no período de 2020 a 2021, de maneira remota por uma equipe voluntária de professores e coordenadoras. A presente investigação está fundamentada em teorias relacionadas aos saberes docentes, à formação de professores de Português como Língua Estrangeira (PLE) e ao ensino e aprendizagem da língua pela perspectiva do Acolhimento. A pesquisa, de caráter qualitativo, é um estudo de caso interpretativista. Os dados gerados para a pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de questionários, da escrita de diários reflexivos e de interações via WhatsApp. Os dados da pesquisa foram analisados sob o método de análise de conteúdo e organizados em categorias e subcategorias temáticas, visando principalmente investigar como a participação dos professores na elaboração colaborativa do material didático do curso on-line “Caminhão” impactou suas formações, seus saberes e suas práticas docentes. Os resultados das análises mostraram que os conhecimentos apreendidos pelos professores durante a primeira etapa do percurso formativo contribuíram para ampliar de maneira mais crítica a perspectiva deles sobre a modalidade de ensino de PLAc e sobre o trabalho de elaboração de materiais didáticos para o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por meio das análises também foi possível investigar que os desafios mencionados pelos professores durante o trabalho em equipes para elaboração das unidades de aprendizagem estavam ligados à dificuldade em manusear a plataforma Moodle, na seleção e criação de conteúdos e atividades e, principalmente, na interação entre os membros da equipe devido à dificuldade em conciliar disponibilidade para encontros on-line e abordagens de ensino. Esses desafios, como foi evidenciado nas análises, foram geridos pelos professores e resultaram em aprendizagens, saberes e experiências docentes. Apesar das experiências vivenciadas no percurso formativo do projeto de construção do curso on-line “Caminhão” terem sido situadas em um determinado contexto, com um grupo de pessoas marcado historicamente, as reflexões desenvolvidas e apresentadas podem contribuir para incitar outras perspectivas e projeções para diversas instâncias de formações de professores de línguas estrangeiras a fim de ampliar cada vez mais o conhecimento sobre o desenvolvimento de trabalhos colaborativos e sobre os saberes e as práticas docentes realizadas no contexto de ensino on-line de Português como Língua de Acolhimento.
  • ItemTese de doutorado
    Abordagem bakhtiniana da publicidade: o avatar digital Lu do Magazine Luiza
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-30) Camargo, Gabriella Cristina Vaz; Marchezan, Renata Coelho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Magazine Luiza é uma empresa brasileira do ramo de vendas a varejo que utiliza em sua publicidade o avatar digital Lu, que é uma personagem virtual 3D. Lu atua nos sites de redes sociais, em que destacamos, em especial, o Instagram, divulgando promoções, interagindo com seus seguidores e os influenciando a adquirir produtos vendidos pela empresa. É essa publicidade, em que um avatar digital produz enunciados e se denomina como “Influenciadora Virtual 3D”, que tomamos como corpus de pesquisa de doutorado. O corpus é constituído pelos dez posts mais curtidos, publicados no perfil oficial no Instagram, entre os meses de janeiro a maio de 2021. O trabalho tem como objetivo geral analisar o discurso publicitário do Magazine Luiza, no Instagram, com base na abordagem bakhtiniana da linguagem, especificadamente, a atuação do avatar digital Lu. O estudo é alinhado à perspectiva dialógica da linguagem, conforme os estudos de M. Bakhtin e do chamado Círculo de Bakhtin. A tese se organiza em quatro capítulos: no primeiro, desenvolvemos os critérios metodológicos para a constituição do corpus, sua descrição (considerando o modo como o Magazine Luiza se apresenta e as informações sobre a origem do avatar digital Lu) e a perspectiva metodológica que norteará as análises. No segundo capítulo, apresentamos nossas reflexões acerca das noções bakhtinianas importantes para a fundamentação teórica do estudo desenvolvida, como: diálogo, enunciado, gêneros do discurso, estilo, signo ideológico e ideologia. No terceiro capítulo, também apresentamos algumas noções teóricas que subsidiam reflexões sobre cibercultura e ciberespaço, sites de redes sociais, cultura da convergência, a partir da leitura de autores como Lévy (2010), Recuero (2020) e Jenkins (2009). No quarto capítulo, analisamos os dez posts em feed no Instagram que compõem o corpus da pesquisa. Como alguns resultados obtidos é possível destacar que o Magazine Luiza constrói seu discurso publicitário no Instagram por meio da atuação do avatar, que compartilha momentos e brincadeiras através de uma linguagem amigável, cordial e que transmite confiança para convidar seus seguidores à interação e, mais do que isso, para influenciá-los a realizarem compras. Os resultados da pesquisa também mostram que a empresa retoma seu discurso institucional (em que se destacam os valores de “trabalho”, “família” e “inovação”) de forma adaptada ao transmiti-lo por meio do discurso publicitário de Lu, em seus posts em feed no Instagram, alinhando-o à linguagem predominante nos sites de redes sociais, promovendo, assim, suas vendas. Por fim, as análises também mostraram que Lu, apesar de se apresentar como uma influenciadora que acompanha as mudanças sociais, ela tem um comportamento conservador e contido, o que estabelece relações dialógicas com o discurso institucional da empresa, também conservador, e isso contribui para ampliar o alcance de público e de potenciais clientes.
  • ItemTese de doutorado
    O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-27) Granato, Flavia Furlan; Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como objetivo estudar as estratégias de produção de livros de literatura infantojuvenil voltados para alunos do Ensino Fundamental, buscando descrever os mecanismos semióticos subjacentes ao discurso didático e editorial manifestados nas obras. O córpus é composto, especificamente, de dois livros da Coleção Meu Amigo Escritor, organizada por Álvaro Cardoso Gomes e publicada pela editora FTD: O poeta que fingia, de Álvaro Cardoso Gomes e O poeta do exílio, de Marisa Lajolo. Partimos do pressuposto de que o livro infantojuvenil faz parte de uma prática editorial e que, além de seu fim mercadológico, anuncia, como um de seus propósitos, aproximar, por meio de uma prática didática “facilitadora”, os estudantes das noções de literatura e leitura. Sob esse aspecto, esta pesquisa busca descrever o processo semiótico de organização de tais livros, distinguindo as instâncias das práticas (cenas predicativas), das estratégias (práticas enunciativas) e dos textos-enunciados (verbais, visuais e sincréticos) que o produzem, na qualidade de objetos autônomos. Segundo nossa hipótese, além das práticas editorial e didática, que são dominantes, as práticas mercadológica, científica e literária também teriam uma função específica na sua organização geral, com vistas à produção de um discurso unívoco. A relevância dessa pesquisa dá-se por três vias: discute a presença do livro impresso em sala de aula e suas projeções discursivas; descreve como os enunciadores-práticos se projetam em tais obras, confirmando ou não a natureza didática ou facilitadora da obra; e avança nos estudos relativos às práticas semióticas, propondo encaminhamentos metodológicos que demonstram sua pertinência e aplicabilidade. A pesquisa é fundamentada pela semiótica francesa, em especial as propostas teóricas da semiótica discursiva, das práticas e visual, tendo em vista os estudos de Jacques-Fontanille sobre os “níveis de pertinência da análise semiótica”, de Jean-Marie Floch acerca das questões de “visualidade”, de José Luiz Fiorin no que tange à enunciação; e a contribuição de Gérard Genette para a noção de “paratextos”.
  • ItemTese de doutorado
    A imagem da escrita acadêmico-universitária em sites de trabalhos prontos e em discursos de graduandos em Letras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-29) Gonçalves, Kamila [UNESP]; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho se propõe analisar, a partir de uma perspectiva bakhtiniana, as imagens de escrita acadêmico-universitária que circulam nos meios digitais, mais especificamente, em sites de trabalhos prontos, além de entender quais as imagens dessa escrita para graduandos em Letras. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as imagens de produção acadêmico-universitária presentes em sites e também no discurso de alunos universitários, através de uma entrevista, visto que carregam em si imagens de escrita, as quais foram analisadas a partir de um recorte de textos – selecionados segundo elementos que nos deram indícios do que consideramos mais relevante para o entendimento de quais são essas imagens de escrita construídas. Nesse sentido, foram analisados os seguintes sites: Passei Direto, Zé Moleza, Trabalhos Gratuitos, os quais foram escolhidos para comporem esse corpus a partir de uma busca por palavras-chaves – trabalhos prontos; modelos prontos acadêmicos, trabalhos acadêmicos –, considerando os principais sites que apareceram. Além disso, para entender se essas imagens de escrita dos sites e dos discentes se relacionam entre si e ao campo científico, na área dos Letramentos, cotejamos os enunciados presentes nos sites, com os discursos dos Letramentos e as falas dos alunos, por meio de aplicação de um questionário aos graduandos do curso de Letras do primeiro e quarto ano, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara-SP. Pautamos nos preceitos de Bakhtin e seu Círculo, bem como nos estudos sobre os Letramentos e Novos estudos do letramento, a partir de uma metodologia de cotejamento – como citada anteriormente –, para compreendermos quais as imagens de escrita acadêmico-universitária em cada espaço e de que forma elas se relacionam entre si. Isso porque o cotejamento coloca diferentes enunciados em relação uns com os outros, em que ocorre o encontro entre palavras, o que é fundamental para a compreensão de uma dada realidade linguística, visto que essa compreensão será mais ampla na medida que o pesquisador conseguir coloca em diálogo as diferentes vozes e contextos, sendo que ampliar um contexto é “cotejá-lo com outros textos” (GERALDI, 2012, pp. 29-33). Assim, por meio da nossa perspectiva teórica e dos procedimentos metodológicos propostos, pudemos desenvolver a análise dos discursos dos graduandos, pensando nas imagens de escrita acadêmica-universitária evidenciadas por eles, assim como dos sites de trabalhos prontos elencados, colocando estes em diálogo entre si, mas também em contato com o discurso da ciência, na área dos Letramentos. Acreditamos, com base na análise das respostas dos alunos e dos recortes dos sites, que as imagens de escrita presentes nestes e no discurso dos discentes carregam ideologias pautadas no imaginário da dificuldade da produção de textos acadêmicos, além de uma concepção da “boa escrita” acadêmica como inalcançável. Ademais, há uma naturalização de procedimentos de “cópia de fragmentos e citações”, o que parece justificar o acesso a sites de modelos e trabalhos prontos. Nesse contexto, os sites se valem dessa noção para validarem seus discursos enquanto ferramenta de facilitação desse processo, no sentido de escrita como um produto a ser vendido e gerar lucro para essas “empresas”. Além disso, os sites ainda se apropriam de conceitos, como empoderamento dos Novos Estudos dos Letramentos para propagarem o compartilhamento de materiais – e se beneficiarem novamente, pois é a partir desse compartilhamento que alimentam seus acervos. No entanto, o empoderamento ressaltado pelos sites, considerando o sucesso pessoal individual, vai de encontro à noção do campo da ciência, na área dos Letramentos, que considera o empoderamento como um espaço de ascensão das minorias a partir do Letramento ideológico e da escrita. Portanto, com a contribuição da presente pesquisa, pode-se dizer que há a necessidade de transformações nos âmbitos educacionais e acadêmicos, uma vez que existem, de acordo com os graduandos, dificuldades nessa passagem do ensino básico para o ensino superior. Ademais, é preciso combater sites como estes que desconsideram a complexidade da escrita e dos conhecimentos adquiridos para essa prática, visto que podem agravar ainda mais essas lacunas do ensino.
  • ItemTese de doutorado
    Os textos sincréticos na constituição de livros didáticos de leitura e redação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-05) Ribeiro, Thaís Borba; Cortina, Arnaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apresentamos nesta pesquisa um estudo comparativo entre dois livros didáticos voltados para o ensino de leitura e produção textual, a saber: Para entender o texto: leitura e redação (1990) e Lições de texto: leitura e redação (2002), de Francisco Platão Savioli, em coautoria com José Luiz Fiorin, publicados pela editora Ática. As obras incorporam as perspectivas teórico-metodológicas da semiótica discursiva para o estudo do texto, transpondo os limites da academia ao oferecer uma abordagem inovadora para o público estudantil do ensino médio e seus docentes. O projeto didático e editorial pauta-se no sincretismo de diferentes linguagens que se diluem no enunciado e produzem enunciação única. O objetivo é investigar os mecanismos que regem a relação das linguagens verbal e visual na composição dos livros didáticos. A visualidade da montagem editorial é enfatizada para testar a efetiva participação dela nas estratégias didáticas utilizadas, considerando o aproveitamento dos preceitos da semiótica discursiva bem como da semiótica visual na constituição de cada livro. O visual ressalta-se significante principalmente em cada seção do livro, nas chamadas “lições”, pois excede o caráter ilustrativo ao expressar os temas trabalhados como conteúdo, complementando o verbal em sincretismo. Sendo assim, buscamos estudar a conversão didática dos conceitos semióticos no sincretismo das linguagens usado como estratégia editorial e pedagógica. Destacamos nesses livros didáticos a aplicação: (i) da semiótica discursiva, ao integrar conceitos básicos da teoria no conteúdo a ser ensinado, tanto na seleção dos temas quanto na disposição deles ao longo da obra; e (ii) da semiótica visual, ao utilizar textos sincréticos como estratégia de ensino, estabelecendo relações de sentido entre as linguagens verbal e visual, desde a capa, sumário, introdução de capítulo até os detalhes no interior das lições, seguindo uma progressão didática. Com o exame proposto, foi possível indicar que a variação nos modos de articulação entre as linguagens verbal e visual depende do teor dos conteúdos teóricos e da maneira como o visual os expressam, caracterizando-se como eixo funcional dos textos sincréticos no mecanismo dos livros didáticos.
  • ItemTese de doutorado
    Vocabulário especializado dos passaricultores da região metropolitana de Belém
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Sousa, Paulo Santiago de; Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta tese, fez-se uma pesquisa sobre o vocabulário especializado dos passaricultores da Região Metropolitana de Belém (RMB). Para tanto, foi necessário conhecer a atividade da criação de aves passeriformes, denominada passaricultura. O objetivo geral deste estudo é catalogar e estudar as unidades terminológicas mais usuais na oralidade dos passaricultores da RMB nos momentos em que eles discorrem sobre a criação de aves silvestres em ambientes domésticos. Os objetivos específicos tencionaram estabelecer discussões que relacionam língua, cultura e léxico, visando à compreensão de situações que favorecem o surgimento e a circulação dos termos especializados que compõem o repertório linguístico do grupo sociocultural dos passaricultores da RMB; desenvolver reflexões linguísticas e culturais acerca das unidades terminológicas presentes no protótipo do VE; elaborar um protótipo do vocabulário especializado monolíngue em língua portuguesa referente à atividade da criação de aves passeriformes da RMB, e sistematizar e disponibilizar a nomenclatura do VE, contendo todos os termos coletados e validados. Com estes propósitos, buscaram-se, nos aportes teóricos de Cascudo (1973), Sick (1997), Magalhães (2002), dentre outros, bases para discutir sobre o hábito da criação de aves em cativeiro desde o período colonial até os dias atuais em território brasileiro. Para analisar o léxico especializado dos passaricultores, os estudos teóricos de Biderman (1987; 2001), Galisson (1987; 1989), Cabré (1993; 1999), Gaudin (1993), Gouadec (1994), Faulstich (1995; 2006), Diki-Kidiri (2000), Duranti (2000), Barros (2004), Krieger (2004), Krieger; Finatto (2004), Lara (2006), Barbosa (2008), constituíram a base desta pesquisa. Quanto à metodologia, a abordagem é qualiquantitativa, tendo a pesquisa de campo como procedimento, com uso de gravações de entrevistas aplicadas a 12 participantes da mencionada região geográfica por meio de um questionário semiaberto. Na discussão dos resultados, analisaram-se os sintagmas com pivô terminológico, pois estão presentes no corpus com alta frequência. Considera-se que o estudo é relevante à medida que evidencia uma atividade cultural antiga e em expansão, mas carente de pesquisas, sobretudo no campo linguístico. Apresenta-se, portanto, uma obra terminográfica, sendo um protótipo de um vocabulário especializado onde os termos coletados trazem imbricados em suas definições marcas da cultura e história da criação de passeriformes, demonstrando uma relação sócio-histórica entre o homem e as aves
  • ItemTese de doutorado
    Girls in the house: práticas semióticas e machinima no fazer narrativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-10) Barbosa, Jéssica de Amorim; Cortina, Arnaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo compreende um texto sincrético e híbrido de uma narrativa audiovisual seriada criada em plataforma de jogo digital, intitulada Girls in the House. Buscamos observar a construção de sentido desse córpus, desde a criação da narrativa pelo processo da machinima até a sua circulação inscrita em um objeto-suporte digital. Nosso trabalho investiga que efeitos de sentido o processo de interação produz e que estratégias discursivas configuram-se no percurso gerativo da expressão, proposto por Fontanille (2008, 2014), por meio dos níveis de pertinência semiótico. Para abordarmos essa questão teórica, partimos da conceituação da teoria, com foco nas práticas semióticas. Entendemos que a machinima é uma prática para construção textual e investigamos se a forma afeta o sentido do seu conteúdo e em quais aspectos isso acontece. Foi relevante retratar como se constituem os jogos digitais e as plataformas que constroem novos textos. Realizamos, também, um estudo sobre prática no curso da ação com a machinima como um processo de criação narrativa. Por fim, analisamos a prática textualizada por meio dos episódios da webserie e, por meio das recorrências, compreendemos gênero, intertextualidade e formas de vida. Atestamos machinima como uma prática semiótica e produtora de conteúdo audiovisual.
  • ItemTese de doutorado
    O ensino-aprendizagem remoto de inglês para a Terceira Idade mediado pelas tecnologias digitais: parâmetros humanos e técnicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-27) Moraes-Caruzzo, Vivian Nádia Ribeiro de; Kaneko Marques, Sandra Mari; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com a culminância da pandemia da COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, pessoas idosas foram incluídas em um grupo de risco para o qual as recomendações de isolamento social fizeram-se mais imperativas. O Ensino Remoto, como ação emergencial, mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a internet, mostrou-se a única possibilidade de oferta de um curso de inglês como língua estrangeira (LE) no âmbito de uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). Diante desse quadro, esta pesquisa teve como objetivo principal discutir o uso de recursos digitais, como ferramentas e aplicativos, no ensino de inglês para Terceira Idade, no contexto de ensino-aprendizagem remota. Trata-se de uma investigação na área da Linguística Aplicada (ALMEIDA FILHO, 1991, 2015), de natureza qualitativa (YIN, 2011; ROBSON; MACCARTAN, 2016), a qual a metodologia intervencionista se constrói como uma pesquisa-ação (BURNS, 1999, 2005; VIANA, 2007). Já como objetivos específicos, buscamos compreender como as especificidades dos alunos idosos e do contexto influenciaram nossas escolhas metodológicas sobre o uso de tecnologias digitais, bem como apresentar e discutir as considerações dos participantes sobre a utilização desses recursos. Para tanto, escolhemos como instrumentos de geração de dados, questionários semiestruturados, diários reflexivos da professora-pesquisadora, gravações das aulas (em vídeo e áudio), entrevistas semiestruturadas (gravadas em vídeo e áudio) e interações em grupos de WhatsApp. Apoiando-nos nos parâmetros pedagógicos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2006a, 2006b, 2012), levamos em consideração aspectos comuns do processo natural do envelhecimento humano (SPIRDUSO, 2005; PAPALÉO NETTO; PONTE, 2005; PALACIOS, 2007; PAPALIA; FELDMAN, 2013) e as características percebidas na construção de um modelo emergencial de Ensino Remoto mediado pelas TDICs (HODGES et al., 2020; SALDANHA, 2020; GARCIA et al., 2020; VELOSO; WALESKO, 2020; SARAIVA et al., 2020) e propomos uma releitura teórica do modelo Four in Balance (KENNISNET, 2015; ALMEIDA; VALENTE, 2016) para o âmbito do ensino de línguas estrangeiras. Por meio das análises dos dados, conseguimos identificar elementos de diferentes naturezas que influenciaram diretamente as escolhas e as avaliações de ferramentas, aplicativos e ações metodológicas pela professora-pesquisadora e pelos alunos idosos. Podemos destacar os elementos humanos relacionados às competências digitais, conhecimento gerontológico, concepção de conteúdo/currículo e especificidades físicas, além de elementos técnicos referentes à infraestrutura, à composição da sala de aula e à concepção dos participantes sobre sua presença no curso. Conseguimos, ainda, distinguir as perspectivas sobre tais elementos que apontaram para a percepção das nossas práticas como sensíveis às particularidades dos alunos idosos e do contexto, bem como para considerações positivas dos participantes sobre o ensino-aprendizagem remoto de inglês.
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    Teletandem e estratégias de aprendizagem: um estudo à luz da teoria da complexidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-22) Campos, Bruna da Silva [UNESP]; Salomão, Ana Cristina Biondo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A aprendizagem de línguas em Teletandem é mediada por tecnologias digitais da informação e da comunicação e promove o contato entre universitários brasileiros e estrangeiros, que trabalham colaborativamente para aprenderem e praticarem a língua um do outro. Ao considerar algumas de suas características (parâmetros de controle e estados atratores), o Teletandem pode ser compreendido como um sistema complexo (OYAMA, 2013a). Além disso, nesse contexto, diferentes estratégias de aprendizagem são utilizadas por seus participantes (CAMPOS, 2018). Segundo Oxford (2017), as estratégias não devem ser vistas como variáveis descontextualizadas e desincorporadas e, para analisá-las, pode-se recorrer à Teoria da Complexidade, haja vista que propõe uma visão holística dos fenômenos. Nesse sentido, o objetivo principal desta tese foi investigar como as características dos sistemas complexos podem favorecer a emergência das estratégias de aprendizagem empregadas pelos participantes no Teletandem. Para atingir esse objetivo, adotou-se como referencial teórico trabalhos que discutem sobre a aprendizagem de línguas em Teletandem (VASSALLO; TELLES, 2006; TELLES; VASSALLO, 2006; SALOMÃO, 2008, 2011, 2012; SALOMÃO; SILVA; DANIEL, 2009; EVANGELISTA; SALOMÃO, 2019), Estratégias de Aprendizagem (OXFORD, 1990, 2017; O’MALLEY; CHAMOT, 1990) e Teoria da Complexidade (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; PAIVA, 2009, 2009, 2011, 2016). Este estudo tem natureza qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; DÖRNYEI, 2007; MINAYO, 2010; FRIEDNAM, 2012). A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2019 por meio de questionários inicial e final e gravações de sessões de interação e mediação. Os dados foram analisados a partir das características de um sistema complexo, segundo Larsen-Freeman e Cameron (2008), a saber, heterogeneidade, dinamismo, não linearidade, abertura e adaptação. A análise de dados indica que, a partir dessas propriedades, presentes no Teletandem, estratégias de aprendizagem (cognitivas, metacognitivas, afetivas e sociais) emergem e são utilizadas por seus participantes. Ademais, tanto as sessões de interação quanto as de mediação são responsáveis por emergir essas estratégias. Entende-se que, por meio dos resultados desta pesquisa, pode-se contribuir com a formação de mediadores de Teletandem, já que ao conhecerem toda a complexidade que envolve esse cenário e como as estratégias de aprendizagem emergem a partir dela, eles poderão ter acesso a mais elementos para auxiliar os interagentes em sua aprendizagem nessa modalidade telecolaborativa de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Pode-se contribuir também para a área da Linguística Aplicada no sentido de que os achados apontam que a aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo complexo e que necessita ser analisada pelo viés da complexidade.
  • ItemTese de doutorado
    Formação de nomes e processos morfofonológicos no Português brasileiro atual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-30) Mielo, Tamires Costa e Silva [UNESP]; Costa, Daniel Soares da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com base nos estudos da morfofonologia, área mencionada por Trubetzkoy, em 1929, e retomada mais recentemente por pesquisadores como Schwindt (2006), este trabalho tem como principal objetivo descrever e analisar os processos morfofonológicos desencadeados na formação de substantivos e adjetivos do Português Brasileiro atual. Para alcançar tal objetivo, foi feito um levantamento de 796 vocábulos dessas duas classes gramaticais, considerados sincronicamente derivados, recolhidos das 19 matérias especiais de 2019 do blog de notícias AdoroCinema. Dentre esses 796 vocábulos, 36 foram considerados neologismos ou empréstimos, enquanto 760 foram vistos como palavras recorrentes na língua. Depois de uma análise mais aprofundada, os 760 vocábulos foram divididos de acordo com seu tipo de formação, sendo: 594 deles formados por sufixação; 56 formados por composição; 45 formados por prefixação; 14 formados por derivação regressiva; e 1 formado por parassíntese. Além disso, em 50 desses vocábulos não foi possível depreender uma base livre, ou seja, sincronicamente não foi possível identificar a base de origem dessas formações, sendo considerada, portanto, sua origem diacrônica ou como empréstimo de outras línguas. Sendo a sufixação o processo de formação mais produtivo, dedicamos a análise morfológica aos produtos desse processo, identificando os sufixos mais produtivos e as Regras de Formação de Palavras de que fazem parte. Os sufixos mais produtivos foram -s/ção e -idade, na formação de substantivos, e -do e -ico/-tico na formação de adjetivos. Depois da descrição morfológica, teve início a análise fonológica dos processos morfofonológicos e sua representação por meio da Teoria da Geometria de Traços. O levantamento desses processos mostrou que a queda da vogal temática e a haplologia são os processos morfofonológicos mais recorrentes no Português Brasileiro hoje, sendo a queda da vogal temática presente, inclusive, na formação de neologismos, como ‘candidatíssimo’, por exemplo.
  • ItemTese de doutorado
    Análise do comportamento fonológico das consoantes líquidas do português dos trovadores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-05) Barreto, Débora Aparecida dos Reis Justo; Massini-Cagliari, Gladis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta Tese consiste em estudar os fenômenos fonológicos do português usado no período arcaico, investigando, especificamente, as consoantes líquidas (representadas na escrita por e ) situadas em contexto de início e travamento silábicos, presentes em 250 poemas medievais galego-portugueses. As líquidas são uma temática interessante à composição de um mosaico dos aspectos segmentais do português arcaico, visto que há muitas controvérsias na literatura sobre o status fonológico de tais segmentos, tanto na atualidade quanto em períodos passados da língua. O nosso objetivo é o de analisar as consoantes líquidas em todos os contextos da sílaba e da palavra, além de verificar se, no período trovadoresco do português, as consoantes róticas e laterais duplas, quando estão em contexto intervocálico, apresentam um mesmo comportamento fonológico, ou seja, podem ser entendidas como geminadas do ponto de vista fonológico. Elementos desse tipo compreendem um segmento que vale por dois, sendo que uma parte preenche a posição de coda da sílaba anterior, travando-a, e a outra se situa no início da sílaba seguinte. A análise dos dados foi feita a partir dos modelos fonológicos não-lineares, em especial as teorias autossegmental e métrica. A metodologia adotada se embasou na verificação da possibilidade, ou não, de variação na escrita das vibrantes e laterais, visando averiguar relações entre letras e sons, e no estudo do comportamento das líquidas duplas em contexto de ataque, de coda e entre vogais. A análise da amostragem coletada mostrou que, em posição intervocálica, a lateral dobrada apresenta o mesmo comportamento fonológico constatado para a vibrante em Barreto (2019), isto é, pode ser considerada como geminada, no nível fonológico, já que apresenta as características desse tipo de segmento. Em relação às outras posições na palavra, verificou-se que as róticas e laterais duplas não compreendem casos de geminação. Ademais, reconhecemos, por meio das reflexões feitas, a existência de um único fonema rótico naquela fase da língua, o tepe, que, da perspectiva fonológica, tem duas variantes, uma simples (r ou rr), e uma geminada (rr). E, sobre a lateral, consideramos que, na Idade Média, diferentemente do que ocorre hoje no português, em que se realiza l de forma vocalizada em coda de sílaba, esse segmento, possivelmente, era pronunciado de modo velarizado, realização recorrente, ainda hoje, no português da Europa.
  • ItemTese de doutorado
    O nome do lugar e o lugar do nome: toponímia e memória em terras goianas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-04-29) Rezende, Rayne Mesquita de; Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho objetivou investigar as memórias linguísticas e históricas da Região Geográfica Imediata de Catalão-GO (Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Nova Aurora, Ouvidor e Três Ranchos) e do município de Corumbaíba-GO, manifestadas nos topônimos oficiais e sobretudo, nos topônimos paralelos, na categoria acidentes humanos (municípios e seus bairros). Os topônimos paralelos são nomes de lugares escolhidos de forma espontânea, que atuam como registros da memória social de uma comunidade, sendo popularmente difundidos, utilizados e coexistentes aos nomes oficiais registrados pelas instituições públicas competentes na referida categoria (DICK,1987). No encalço de nossa proposição, realizamos uma pesquisa mista – documental e de campo. Na esfera documental, coletamos os nomes oficiais dos bairros, dos distritos, dos povoados, dos loteamentos, dos setores e das vilas nas onze prefeituras dos municípios da Região Geográfica Imediata de Catalão-GO e do município de Corumbaíba-GO, por meio de consultas a mapas, relatórios de conferência de setores fiscais e outros tipos de documentos escritos. Quanto à pesquisa de campo, realizamos, mediante o conhecimento e a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESP/FCLAr, trinta e quatro (34) entrevistas com moradores da região, direcionadas por um questionário, com enfoque no conhecimento popular acerca da ocorrência dos topônimos paralelos e das suas motivações denominativas. Após a organização e a filtragem dos dados, em fichas lexicográfico-toponímicas, conforme os modelos apresentados por Dick (2004) e Seabra (2004), com as adaptações pertinentes à nossa pesquisa, inventariamos duzentos e setenta e três (273) acidentes humanos oficiais (bairros, distritos, loteamentos, povoados, setores e vilas) e vinte e uma (21) ocorrências de acidentes humanos com nomes paralelos. Com o resultado da análise dos dados, constatamos que as denominações dos municípios pesquisados seguem a tendência geral da microtoponímia urbana, com o predomínio dos nomes de natureza antropocultural, perfazendo 74,30% dos registros, e, entre as taxes desta ordem, os antropotopônimos foram os mais produtivos, representando 28,60% dos nomes. No que infere à ocorrência dos topônimos paralelos, concluímos que o contexto extralinguístico é fundamental para a classificação de um nome como paralelo e que a busca de sua motivação denominativa exige, impreterivelmente, o conhecimento da história oral e popular não documentada. Nesse sentido, depreendemos que os registros realizados neste trabalho – dos topônimos paralelos e, por conseguinte, das memórias – contribuem para a conservação de uma parcela do léxico toponímico da Região Geográfica Imediata de Catalão-GO e do município de Corumbaíba-GO.
  • ItemTese de doutorado
    Prática de escrita em ambiente digital de alunos de ensino médio de escola técnica estadual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Ferreto, William Fernando; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os jovens estudantes são usuários, em sua grande maioria, de redes sociais, em que utilizam linguagens diversas em atividades de compreensão oral/leitura e produção oral/escrita. Nessa situação, as práticas de letramento extrapolam o contexto escolar e atingem a vida cotidiana. No entanto, essas interações discursivas nas redes sociais têm ainda pouco espaço em um contexto didático-pedagógico. Diante dessa realidade, este trabalho tem por objetivo geral a ampliação das práticas de letramento digital de alunos de Ensino Médio de escola técnica estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, com o auxílio do livro didático e a partir de propostas de produção textual presentes nele, pretendeu-se realizar atividades de escrita que atendessem a esse objetivo. A validação e disponibilização de materiais didáticos às escolas da rede pública brasileira por meio de políticas públicas, dentre as quais destacamos o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, implementado pelo Ministério da Educação, subsidiam a prática docente. Nesse contexto, o material utilizado para o desenvolvimento das atividades de produção de texto é o segundo volume da coleção Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso para o Ensino Médio e Técnico dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, aprovada pelo PNLD 2018-2020. Para o desenvolvimento desta pesquisa, selecionou-se do material didático propostas de produção de textos de características argumentativas/opinativas dos seguintes gêneros discursivos: cartaz, anúncio publicitário, resenha crítica, entrevista e carta aberta. O foco deste estudo encontra-se: nas análises da interação produzida pelos alunos em rede social, especificamente um grupo criado no Facebook, quando seus textos são publicizados nesse ambiente; nas análises de relatos pessoais individuais escritos pelos participantes da pesquisa após o desenvolvimento das atividades de produção, publicização dos textos e interação no espaço digital, que contemplam a descrição de suas experiências de escrita na rede social. Como desdobramento das análises, verificou-se como se construíram as relações de alteridade entre os sujeitos participantes da pesquisa. No decorrer deste trabalho, discutiu-se acerca dos letramentos, principalmente nas práticas de escrita, e como essa ideia é discutida nos documentos oficiais para a educação no Brasil, como os PCN e BNCC, por exemplo, e apresentaram-se as propostas de produção textual presentes no material didático utilizado como suporte para desenvolvimento das atividades. Ademais, para a construção do embasamento teórico deste estudo, refletiu-se sobre conceitos cunhados pelos estudos bakhtinianos, entre eles o de diálogo, gêneros discursivos, enunciado concreto e alteridade. Como resultados desta pesquisa destacamos o caráter desescolarizado das atividades de escrita quando desenvolvidas na rede social no que diz respeito à discussão em relação ao conteúdo temático, o estímulo às práticas de escrita considerando temáticas mais próximas da realidade dos sujeitos da pesquisa e a construção de uma imagem de si e do outro que toca na escolarização quanto ao uso da linguagem formal em assuntos de cunho social, no cuidado ao escrever críticas no ambiente digital e na busca pela validação das opiniões expressas nos comentários realizados.
  • ItemTese de doutorado
    Retórica, prosódia e humor: uma abordagem integrativa na análise do sitcom Friends
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-31) Silveira, Ana Cláudia Ferreira da; Massini-Cagliari, Gladis [UNESP]; Figueiredo, Maria Flávia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ação retórica (actio) – etapa em que o orador profere o discurso – designa o desempenho do orador e o modo como ele se apresenta perante o auditório. Nessa etapa, além do conteúdo discursivo, são fundamentais os elementos prosódicos, pois eles atribuem melodia e ritmo à fala. A expressão comunicativa oriunda desses elementos pode assumir determinadas funções e provocar distintas reações no auditório como, por exemplo, o riso. Desse modo, este trabalho tem como objetivo investigar a função da prosódia como possível gatilho à provocação do riso na etapa relativa à actio retórica. Para delinear esse objetivo, partimos da hipótese de que as modificações de caráter prosódico podem exorbitar a função de simples marcadores enunciativos para assumir o protagonismo no processo de estímulo do riso em determinadas ocorrências discursivas. A fim de observar esse fenômeno, selecionamos 37 trechos da série Friends (NBC, 1994-2004), em que o riso, por parte do auditório (presente durante a gravação da série), fez-se presente. A partir dessa seleção, buscamos observar, por meio de uma análise auditiva – dos correlatos perceptivo-auditivos da prosódia –, se os diálogos que precederam o riso apresentaram algum tipo de modificação prosódica. É necessário sublinhar que, com o intuito de restringir o máximo possível de variáveis (como os níveis sintático e vocabular) e estreitar os elementos observados, foram selecionados os enunciados idênticos, ou seja, aqueles que foram emitidos de forma repetida pelo mesmo personagem, mas que apresentaram modificação prosódica. Depois de definida a amostra, partimos para o empreendimento da análise acústica, com o auxílio do programa Praat. Por meio desse programa, analisamos os seguintes correlatos acústicos: frequência fundamental (F0), intensidade (dB) e duração (ms). Com vistas a experimentar nossa hipótese de pesquisa, submetemos nosso corpus a uma análise embasada pelos referenciais teóricos a seguir: Retórica: Aristóteles (2015), Cícero (2013), Quintiliano (2016) e Reboul (2004); Prosódia: Cagliari (1992; 2007), Massini-Cagliari (1992), Kent e Read (2015) e Scarpa (1999); e Humor: Alberti (1999); Attardo, Urios-Aparisi e Wagner (2013); Berger (2017), Bergson (2018), Possenti (2010), Quintiliano (2016) e Raskin (1985). Os dados levantados em nosso processo investigativo indicaram que os fenômenos prosódicos – entoação, volume, tessitura, acento frasal e pausa –, puderam atuar na modificação e na construção de sentidos tanto de ordem semântica quanto pragmática. Dessa maneira, a hipótese norteadora desta pesquisa foi confirmada, pois os resultados indicaram que a prosódia assumiu um papel fundamental na constituição de scripts contrastivos e de efeitos de humor relacionados à repetição, à ironia, ao exagero e à imitação, provocando, desse modo, o riso.
  • ItemTese de doutorado
    Estudo comparativo dos substantivos mais freqüentes em dicionários bilingües francês-português e português-francês
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-09-19) Silva, Maria Cristina Parreira da [UNESP]; Biderman, Maria Tereza Camargo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os poucos dicionários bilíngües francês-português e português-francês, cuja língua de partida ou de chegada é o português do Brasil, não atendem ao público em situações específicas. A maioria dessas obras pecam por falta de embasamento teórico ou por causa de restrições econômicas e editoriais. Não se pode justificar tal lacuna pela falta de público interessado, nem negligenciar esse público que se mostra cada vez mais exigente. As obras lexicográficas disponíveis no Brasil são comprovadamente inadequadas, pois não cumprem os seus objetivos. Suas falhas mostram-se inclusive prejudiciais ao processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta tese trata do substantivo nos referidos dicionários, do substantivo que é, do ponto de vista semântico, a classe de palavras mais importante, a mais representativa classe da referência, pois abrange mais da metade do léxico de uma língua. Diferente dos aspectos gramaticais, a aprendizagem do vocabulário de uma língua é infinita. Apesar da importância dos substantivos do vocabulário fundamental, os dicionários em apreço apresentam falhas quanto à correção das equivalências, ao tratamento polissêmico ou homonímico, à falta de atualização das obras e à adaptação ao consulente brasileiro, entre outras. A tese apresenta propostas de reformulação do modelo de dicionário bilíngüe através de uma amostra de verbetes de substantivos.
  • ItemTese de doutorado
    Inquisição portuguesa: vocabulário do direito penal substantivo e adjetivo: (organização em campos lexicais associativos)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1991-05) Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo [UNESP]; Camargo, Cacilda de Oliveira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nosso interesse era conhecer mais detalhadamente o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido por Tribunal da Inquisição, vem desde a época em que elaboramos nossa dissertação de mestrado sobre o primeiro "Dicionário da Língua Portuguesa", cujo autor, António de Morais Silva, foi perseguido e processado pela Inquisição. Seu "Dicionário" deixou transparecer a interferência do Tribunal com relação à censura de obras: as obras condenadas, ou como chamava o Santo Ofício, "livros defesos", foram, de certa forma, veladas por Morais, que não deixou transparecer a presença delas em seu trabalho.
  • ItemTese de doutorado
    A expressão da condicionalidade no português escrito do Brasil: contínuo semântico-pragmático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005-05-07) Vale, Flavia Bezerra de Menezes Hirata; Neves, Maria Helena de Moura [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho, analisa-se a expressão da condicionalidade no português escrito do Brasil a partir de um ponto de vista funcionalista. Acredita-se que o valor condicional pode ser expresso não apenas por construções condicionais canônicas, que têm a estrutura "se p, (então) q", mas por construções aditivas, disjuntivas, justapostas e temporais. Assume-se que essas construções compõem, com as construções condicionais, um contínuo de condicionalidade. Fatores de natureza sintática, semântica e pragmática licenciam o uso dessas construções com valor condicional.
  • ItemTese de doutorado
    Teoria comunicativa da terminologia (TCT): uma aplicação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2000-11-07) Almeida, Gladis Maria de Barcellos; Biderman, Maria Tereza Camargo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o propósito de ratificar a eficácia teórico-metodológica da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), bem como sistematizar todas as etapas que constituem a metodologia do trabalho terminográfico, desenvolveu-se o primeiro glossário-piloto em língua portuguesa - com equivalências em espanhol, inglês e italiano - do domínio de Revestimento Cerâmico, uma subárea dos Materiais Cerâmicos. A elaboração desse glossário-piloto permitiu confirmar que a TCT é a perspectiva teórico-metodológica mais adequada para lidar com os objetos terminológicos (conhecimento especializado, textos especializados e unidades terminológicas), como também propor uma ferramenta (aplicação computacional) que tornasse o trabalho terminográfico mais controlado e sistemático. Essa ferramenta diz respeito à organização de uma base de dados terminológicos que permite reproduzir no computador a estrutura conceptual criada para o domínio de investigação. A reprodução da estrutura conceptual numa base de dados informatizada foi capaz de sistematizar as seguintes etapas do trabalho terminográfico: a coleta de termos, a seleção dos termos que se constituíram entradas do glossário, a organização da rede de remissivas, a elaboração das definições e o preenchimento das fichas terminológicas.
  • ItemTese de doutorado
    A ordem de palavras em português: aspectos tipológicos e funcionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1992-12-14) Pezatti, Erotilde Goreti [UNESP]; Arrais, Telmo Correia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A classificação do português como língua SVO tem como base a tipologia de ordem básica de Greenberg (1963), que, ao tomar como ponto de referência a ordem do verbo (V), do sujeito (S), e do objeto (O), pressupõe uma classificação baseada em orações com verbos de dois argumentos, deixando obscura a ordem de estruturas de um único argumento. A classificação de Greenberg não esclarece se as sequências SV e VS estariam implícitas nas três estruturas básicas depreendidas - VSO, SVO e SOV. Seguidores seus como Pullum (1977), Pak (1973) e Ross (1970 apud PAK, 1973) também não fazem referencia aos verbos intransitivos, o que parece implicar que verbos de um argumento têm o mesmo comportamento dos verbos de dois lugares.
  • ItemTese de doutorado
    Conflito entre norma e diversidade dialetal no ensino da língua portuguesa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1984-12-20) Camacho, Roberto Gomes [UNESP]; Arrais, Telmo Correia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A experiência demonstra, sempre sabiamente, que não é possível alimentar mais a ilusão de que se dispõe, no Brasil, de um sistema educacional aberto e igual para todos. Quem quer que esteja direta ou indiretamente vinculado ao processo de instrução formal tem consciência de que os fatos concretos, com os quais diariamente convive, contradizem, com uma realidade irrecusável, o discurso idealista dos textos oficiais. Mais do que nunca, o conflito entre realidade e discurso ideológico tem sido objeto de análise e discussão nos mais diversos âmbitos científicos para os quais essa relação tem pertinência. É freqüente, hoje, deparar-se com a denúncia de que o sistema de ensino desempenha, especialmente no Brasil , uma dupla função ideológica: discrimina a população de baixa renda a que deve servir e dissimula o quanto possível esse papel infausto.