Teses - Letras - FCLAS

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  • ItemTese de doutorado
    Forma literária e vida social na narrativa fantástica brasileira do século XIX: uma investigação à margem do cânone
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-04) Silva, Frederico Santiago da; Pereira, Marcio Roberto [UNESP]
    Esta tese se debruça sobre o problema da literatura fantástica brasileira do século XIX, concentrando-se especificamente no conto. A partir de um corpus selecionado, a abordagem de análise consiste em relacionar os procedimentos internos das narrativas com os aspectos da vida social que é plasmada na composição dos textos. Para esse fim, o método de leitura está embasado num conceito de fantástico resultante da combinação das principais discussões acerca desse fenômeno literário, que giram em torno das elaborações teóricas de Tzvetan Todorov, Irène Bessière, Remo Ceserani e David Roas. Partindo da percepção de que existe uma carência de trabalhos sistemáticos a respeito da narrativa fantástica brasileira nos estudos literários, essa abordagem pretendeu, portanto, delinear o desenvolvimento do conto fantástico oitocentista a fim de fornecer subsídios para uma compreensão mais ampla dos procedimentos narrativos ficcionais em sua relação com o imaginário brasileiro acerca da realidade que se constrói no século XIX. Como resultado da pesquisa, observou-se que o conto fantástico brasileiro oitocentista pode ser compreendido de uma perspectiva que permite reconhecer a existência de duas modalidades, que descrevemos ao longo da tese. A diferença entre essas duas modalidades se configura a partir de sua relação com a concepção da realidade e, por consequência disso, resulta em duas formas distintas de mimese.
  • ItemTese de doutorado
    Xavier de Carvalho: correspondente parisiense do matutino O País (Rio de Janeiro, 1909-1919)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-10) Brandão, Jaqueline de Oliveira; Simões Junior, Alvaro Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A imprensa brasileira constitui um terreno fecundo para o estudo das transferências culturais entre Brasil e França, especialmente no período em que não apenas ela se encontrava em processo de formação, mas a própria nação estava em vias de consolidação de sua identidade. Dentre o vasto conjunto de bens inéditos propagados através das transferências culturais desse momento, o destaque foi dado para aqueles que foram veiculados pela imprensa carioca, mais especificamente através da coluna “Cartas de Paris”, do jornal O País, escrita pelo correspondente estrangeiro, José Xavier de Carvalho Júnior (1861-1919), no intervalo de 1909 a 1919. Em função disso, a intenção é comprovar que o lisboeta Xavier de Carvalho pode ser considerado um agente das transferências culturais e portanto um mediador cultural (passeurs culturel), tendo em vista que desempenhou um papel significativo na divulgação da cultura europeia, fundamentalmente no que tange a literatura, sobretudo a francesa, não apenas no Brasil, como também em seu país de origem, contribuindo até mesmo para a circularidade das transferências culturais ao disseminar a cultura brasileira na Europa. Tudo isso em um momento de efervescência não somente nas artes, mas em todos os âmbitos de um período, conhecido como a Belle Époque, que semeava largamente seus frutos, experimentados inclusive por aqui. Naquele tempo verificava-se o advento da vanguarda futurista europeia, fato que coincide com os prenúncios do Modernismo brasileiro. Por outro lado, o nacionalismo exacerbado vigorava, culminando em um dos períodos de maior tensão da humanidade: a I Guerra Mundial. Dessa forma, a ênfase dada ao engajamento de Xavier de Carvalho, em sua função social no exercício da profissão de correspondente internacional, foi capaz de desvendar a sua contribuição às nações que tiveram a oportunidade de se apropriar desses bens culturais, aclimatando-os aos próprios contextos e, por isso, tornando-os legítimos e originais através de um autêntico processo de mestiçagem. Por intermédio da atividade profissional realizada por Xavier de Carvalho na imprensa, foi possível explorar o papel de correspondentes internacionais e traçar um panorama de tal ofício diretamente de Paris em outros jornais brasileiros contemporâneos ao País e ainda examinar o gênero adotado pelos correspondentes no exercício de sua profissão, portanto, a crônica jornalística. Ainda que o trabalho de Xavier de Carvalho caracterize-se pela visada dos bastidores, é possível identificar o seu engajamento em inúmeros temas que, por sua vez, são capazes de demonstrar a sua função social como um mediador cultural, bem como promover a latinidade, colaborar para a causa feminista, denunciar as desventuras da classe burguesa, realizar propagandas de guerra em prol da França, se posicionar em relação à guerra ideológica e expor a decadência moral do ilustre brasileiro, Oliveira Lima, aos olhos dos aliados no período de guerra. O jornal O País também é apresentado em algumas de suas principais singularidades, inclusive em relação ao seu posicionamento perante a guerra. A partir dos dez últimos anos de contribuição de Xavier de Carvalho para o jornal O País, foi construída uma ficha de indexação, que encontra-se em apêndice, composta pelas edições que traziam as colaborações do correspondente acerca dos temas relacionados à cultura e à literatura, de forma resumida. Tendo O País como suporte, também foram redigidas, com a ortografia atualizada, algumas amostras de crônicas que compõem as “Cartas de Paris”, a título de exemplificação, que acham-se em anexo.
  • ItemTese de doutorado
    Didática das literaturas em língua espanhola: um estudo a partir do contexto da Unesp-Assis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-06) Barros, Augusto Moretti de; Annibal, Sérgio Fabiano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa buscou reconhecer uma didática das literaturas em língua espanhola a partir da trajetória do ensino dessas literaturas no curso de licenciatura em Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis, no período de 1970 a 2005. O que justifica esta investigação é a consciência de que o ensino de literatura estrangeira deve ser constantemente discutido e estudado em âmbito acadêmico, a fim de analisar sua estruturação e a sua contribuição para a formação de professores de literatura. Para tanto, nosso corpus é composto pelos programas de ensino das disciplinas selecionadas, que pertencem ao Projeto Político Pedagógico do curso; entrevistas com professores de literatura que atuaram nesse período e publicações acadêmicas vinculadas a esse contexto de ensino, dentro do recorte temporal proposto. Com o intuito de traçar um paralelo com a constituição da área de espanhol no curso de Letras em Assis para, assim, contribuir para a compreensão histórica desse processo, incluímos documentos curriculares do curso de Filología Hispánica da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, assim como textos de publicações espanholas da área de ensino de literatura, desse mesmo recorte temporal. Esses dados foram coletados durante um período de estágio de pesquisa no exterior em que reconhecemos que o curso brasileiro possui, em sua estruturação e em seu funcionamento, diversas características herdadas do curso espanhol, que tem base filológica. Como fundamentação teórica e metodológica, a sustentação desta pesquisa se dá com base nas representações sociais (CHARTIER, 1991, 2011), na sociologia da educação (BOURDIEU, 1983, 2007), na crítica e na teoria literária (BARTHES, 2004, 2012; EAGLETON, 1997), assim como em contribuições específicas da crítica sobre literaturas em língua espanhola (PIZARRO, 1993; POZUELO YVANCOS; ARADRA SÁNCHEZ, 2000; CRESPO BUITURÓN, 2015). Desse modo, esta pesquisa localiza-se em seu caráter interdisciplinar entre Literatura e Educação. Ademais, utilizamos a abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), tendo como método a análise documental. A hipótese que direcionou nossa pesquisa é a de que possivelmente houvesse uma perspectiva de ensino de literatura que se mantém através das gerações. Os elementos que compõem nosso corpus revelam marcas discursivas de que há, de fato, uma manutenção da herança filológica que estrutura o ensino de literaturas em língua espanhola no curso de Letras da FCL-Assis, como a historiografia literária, porém, o currículo foi agregando novas tendências literárias, ao longo dos anos, como os estudos sobre cultura. Tal combinação de perspectivas caracteriza o nosso contexto cultural, que busca sua própria identidade, a de ensinar literaturas hispânicas para brasileiros, mantendo o curso atualizado e condizente com os avanços de uma didática da literatura. Assim, compreendemos que as tendências adotadas para acessar o texto literário permeiam as representações sociais dos docentes e formam o seu olhar sobre o ensino dessas literaturas. Dessa maneira, buscamos contribuir, a partir dos resultados da pesquisa empreendida, para a memória e a história da Área de Espanhol do curso de graduação em Letras da UNESP de Assis e para os estudos concernentes ao campo da didática das literaturas em língua espanhola.
  • ItemTese de livre-docência
    As conferências do cassino em periódicos: coletânea
    (2020) Feitosa, Rosane Gazolla Alves; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTese de doutorado
    O grotesco feminino como subversão na obra de Flannery O'Connor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-04) Barcala, Débora Ballielo [UNESP]; Rapucci, Cleide Antonia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Embora muito discutida nos Estados Unidos, a obra de Flannery O'Connor (1925-1964) ainda é pouco estudada pela crítica feminista, pois é considerada como conservadora e alinhada aos padrões dominantes. Esta tese, no entanto, demonstra como o carnaval e o grotesco se articulam na obra de Flannery O'Connor tornando-a espaço de insurreição e contraprodução cultural, ao exibir corpos e comportamentos femininos extraordinários e ao questionar as fronteiras socialmente estabelecidas entre o "masculino" e o "feminino". Para isso, tomamos por base as obras de Hugo (s/d), Kayser (2013) e Bakhtin (2013) sobre o grotesco, além das obras de Russo (2000) e Yaeger (2000) sobre o grotesco feminino e a literatura de autoria feminina do sul dos Estados Unidos. Assim, este trabalho aprofunda os estudos sobre o grotesco feminino na obra de O'Connor, analisando toda a sua obra ficcional (romances e contos) dialogando com obras recentes sobre o tema e ressignificando o potencial subversivo da obra da autora. As personagens femininas de O’Connor são rebaixamentos do ideal de feminilidade sulista, que as oprime e limita. Algumas personagens tentam aproximar-se de tal ideal, sem sucesso, enquanto outras revoltam-se abertamente contra ele, mas, ao final, a obra da autora comprova que o patriarcado e sua forma de organização da sociedade não são suficientes para garantir a integridade física e psicológica das mulheres.
  • ItemTese de doutorado
    Literatura infantil e modernismo literário: palimpsestos e representações da consciência ficcional em textos de mulheres
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-13) Rocha, Guilherme Magri da; Rapucci, Cleide Antonia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese discute a hipótese de que há uma relação simbiótica entre a literatura infantil e o que se convencionou chamar de Modernismo literário. Parte-se do pressuposto de que esta é pouco pesquisada, pois, no que se refere à tradição anglo-americana, o referido subsistema ainda é compreendido como algo à parte do sistema literário e há uma preferência, por parte de seus estudiosos, de entendê-lo a partir de gêneros literários, em vez de se realizar um percurso cronológico historiográfico (como visto por Anne Lundin, Karin Westman, entre outros), o que justifica a eleição deste tema. Para seu estudo, elegeram-se como fontes primárias obras para crianças de autoria de Gertrude Stein (1874-1946), Eleanor Farjeon (1881-1965), Virginia Woolf (1882-1941) e Sylvia Plath (1932-1963). Woolf e Stein foram escolhidas, pois compartilham a qualidade de terem tido seus textos infantis praticamente ignorados pela crítica e esquecidos pelo cânone; Farjeon, por sua vez, foi uma premiada escritora de livro infantil, que caiu em ostracismo pouco depois de sua morte e hoje lhe restam poucas linhas em compêndios específicos; Plath foi eleita para estudo para fins comparativos e essa escolha se justifica tendo em vista que ela escreveu apenas uma geração depois das grandes modernistas. Trata-se de um trabalho interdisciplinar que se utiliza de aporte teórico da crítica literária feminista (conforme Lissa Paul, Elaine Showalter, entre outras) e da crítica cognitiva (conforme Lisa Zunshine, Maria Nikolajeva, entre outros). A eleição deste aporte teórico se explica, porque busca-se apresentar possibilidades de releituras e reavaliações de volumes tidos como de menor importância na produção de grandes escritoras e, no caso de Farjeon, recuperar uma autora que foi praticamente esquecida, partindo da hipótese de que os livros de literatura infantil dessas mulheres se afirmam como expressão autoral feminina e se configuram como experimentos estéticos radicais de notável complexidade sociocognitiva.
  • ItemTese de doutorado
    A produção juvenil de Sylvia Orthof: linhas e entrelinhas da metaficção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-11) Reis, Carla Francine da Silva [UNESP]; Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Constata-se que hoje já existe um número relevante de publicações sobre a produção de literatura infantil da escritora Sylvia Orthof (1932-1997). São estudos que trazem valiosas contribuições quanto à influência dessa literatura infantil no processo de formação de leitores, principalmente pelo fato de os títulos infantis da autora se destacarem por sua originalidade em relação à tradição da categoria, por sua poeticidade e pelo largo emprego do humor, tudo mesclado a recursos artísticos imbricados a elementos da pintura, da música e do teatro. No entanto, observamos que, em meio a esse consistente cenário de investigações valorizadoras da produção infantil da escritora, sua produção juvenil ainda foi muito pouco estudada e muito menos do ponto de vista da especificidade dessa modalidade de narrativas. Assim este trabalho tem por objetivo central preencher essa lacuna, analisando particularmente, em meio à vasta produção da autora, o corpus de obras que têm circulado no mercado como literatura juvenil. Na tese é apresentada uma breve introdução a respeito da natureza da literatura juvenil, com base nas pesquisas de autores como João Luís Ceccantini (2000) e Maria Madalena M. C. T. da Silva (2012). Segue-se o levantamento do estado da questão sobre a obra de Sylvia Orthof, sendo analisadas 8 resenhas, 13 dissertações, uma tese, 27 capítulos de livros, 24 artigos científicos e 20 ensaios publicados sobre a produção literária da escritora, produzidos por amplo leque de pesquisadores da área. O objeto central da tese é constituído por um corpus de 9 títulos de literatura juvenil publicados por Sylvia Orthof de 1987 a 1997. A análise do corpus vale-se particularmente do conceito de metaficção, difundido por autores como Patricia Waugh em Metafiction: the Theory and Practice of Self-Conscious Fiction (1984); Linda Hutcheon em The Poetics of Postmodernism: History, Theory, Fiction (1988); e Mark Currie em Metafiction (1995). O corpus de nove títulos juvenis da autora foi submetido a uma “grade-modelo” desenvolvida por Ceccantini (2000), buscando-se explorar o caráter metaficcional dessas narrativas, sempre imbricado a outros aspectos temático-formais comuns às obras, tudo confluindo para sublinhar a boa qualidade estética do conjunto da produção juvenil de Sylvia Orthof.
  • ItemTese de doutorado
    Representações da mulher negra na poesia narrativa nordestina – 1896-1970: fatores históricos e socioculturais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-04) Oliveira, Letícia Fernanda da Silva [UNESP]; Marques, Francisco Cláudio Alves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na poesia narrativa nordestina, além de personificar a fealdade e a deformidade, a mulher negra é frequentemente associada à figura do demônio. Na Cantoria e na Literatura de Cordel produzida entre o final do século XIX e a década de 1970 do século XX a mulher negra figura, majoritariamente, de maneira negativa, sendo constantemente diminuída e demonizada. Não são raros os repentes e folhetos em que a mulher personifica os males mundanos, agindo como a intercessora diabólica na perturbação da ordem e da moral vigente. No interior dessas práticas culturais em particular, tais mulheres representam exemplos de moralidades às avessas, haja vista terem nascido predeterminadas a servir de contraponto à "verdadeira" conduta feminina. Nesta pesquisa pretendemos analisar as várias representações da mulher negra nos folhetos de cordel produzidos no período mencionado, bem como investigar os fatores históricos e socioculturais que se encontram no cerne dessas representações. Para que fosse possível descobrir quais elementos influenciam essa representação negativa da mulher negra optamos por seguir três eixos temáticos, sendo estes: o fortalecimento da figura do demônio no Ocidente, partindo do texto bíblico até a transformação que ocorre na cultura popular, que o transforma em um diabo logrado; a Inquisição e a perseguição às mulheres, acusando-as dos crimes de feitiçaria; a escravização brasileira promovida durante a colonização e o racismo científico. Todos os estes foram fatores determinantes para a representação estereotipada da negra na Literatura de Cordel, fundamentada no racismo e no sexismo.
  • ItemTese de doutorado
    A representação da literatura em comunidades virtuais de leitores e o reflexo na leitura do cânone
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-11) Batista, Patrícia Antonino da Silva; Antunes, Benedito [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A formação do leitor literário, aluno do ensino médio, ainda é um grande desafio nos contextos de ensino. Sendo assim, cremos que apreender as representações da literatura das quais os jovens se apropriam seja um passo importante a ser dado na busca por mudanças no ensino da literatura. Por isso, entendemos que a análise da representação da literatura disseminada no contexto escolar requer sua compreensão, antes, como prática cultural que, constituída dentro de uma estrutura social ampla, também a representa. Daí a relevância de reconhecermos a relação da literatura com as novas formas de interação social. Orientados nesse sentido, definimos como objetivo central deste trabalho de pesquisa a análise das representações de literatura emersas do ambiente virtual, por meio da investigação de comunidades virtuais de leitores, e do ambiente escolar. Nossa hipótese de pesquisa considera o surgimento de novos modelos de letramento literário no meio digital, apesar de ainda predominar nas comunidades virtuais de leitores investigadas a representação de literatura já existente na escola. Ou seja, cremos que a inserção do discurso literário nos dois ambientes se efetive a partir de algumas práticas fundantes parecidas, o que leva à reapropriação de modelos pré-existentes da representação de literatura. No ambiente digital, a investigação de duas comunidades virtuais de leitores, Skoob e Booktube, permitiu a identificação de práticas igualmente constituídas a partir de uma determinada representação da literatura. A leitura de uma obra - Vidas secas, de Graciliano Ramos - representativa do cânone brasileiro, divulgada por uma booktuber e por membros da comunidade Skoob, também nos auxiliou nesta investigação. Por meio do exame das orientações oficiais da educação referentes ao ensino da literatura das últimas décadas buscamos captar os fundamentos norteadores da prática do professor no ensino médio, os quais, consequentemente, levam à apropriação de um modelo da representação de literatura pelo aluno. Em relação ao percurso metodológico, definimos esta pesquisa como qualitativa e de cunho antropológico, ancorada na netnografia e na análise documental. Quanto ao aporte teórico, adotamos uma perspectiva que contempla a tradição do valor da literatura como formação, segundo Candido (2011), fundamentando nossas reflexões na definição de literatura a partir de Barthes (2009, 2012), na teoria das representações sociais de Chartier (1991, 1988), nas noções de distinção social propostas por Bourdieu (2002, 2007, 2011), nos conceitos de letramento metamidiático definidos por Lemke (2010) e de cultura participativa e convergente apresentados por Jenkins (2015). Os resultados desta investigação apontam para mudanças bastante significativas na representação dos sujeitos envolvidos nesse processo, o que pode suscitar reflexões e novos encaminhamentos para uma mudança nos modos de se relacionar com a literatura no ambiente escolar. Cremos que a relação estabelecida entre as formas específicas de interação dos leitores e esses novos suportes requer atenção, uma vez que pode revelar procedimentos capazes de promover uma relação mais profícua entre leitor e texto literário, um grande desafio nos atuais contextos tradicionais de ensino.
  • ItemTese de doutorado
    Leitura, literatura e formação de leitores: representações sociais de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-29) Pinto, Juliana Fermino; Annibal, Sérgio Fabiano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta tese foi analisar e compreender, a partir da explicitação e interpretação de narrativas docentes, em uma perspectiva histórica, cultural e social, quais são as representações sociais (CHARTIER, 1990) que professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) possuem a respeito de literatura, de leitura literária, de ensino e das condições para a formação de leitores literários no ambiente escolar. Utilizamos para isso o método autobiográfico - Nóvoa e Finger (2010), Josso (1995), Souza (2006) – que nos levou a acessar a realidade investigada a partir dos discursos autobiográficos de seis docentes que atuam em três escolas municipais do interior paulista. Por meio das representações sociais que emergiram de tais discursos, discutimos como tendências de ensino de leitura e de literatura surgem entre os professores, problematizando-as por meio de um debate teórico e metodológico. A pesquisa empírica de campo aconteceu por meio de dois procedimentos de coleta de dados, selecionados em razão das estratégias e natureza das ações e situações investigadas: questionário e entrevista. Para análise e interpretação das informações, relacionamos os dados obtidos na coleta e seguimos com a Análise de conteúdo proposta por Bardin (2000). Nas comunicações dos sujeitos investigados, em suas respostas, procuramos conteúdo que remetesse às representações sociais já citadas e, por meio da análise, relacionamos tais representações com as práticas de ensino desenvolvidas em sala de aula e as possíveis contribuições destas para a formação de leitores literários na escola. Como resultado, depreendemos que o contato com os livros e com práticas de leitura literária na família e na escola marcaram a trajetória de formação leitora dos professores, assim como a cultura oral acessada nesses dois contextos. Os docentes também evidenciaram representações acerca do curso de Letras em suas trajetórias profissionais e da consciência do próprio processo de formação, da posição que ocupam como sujeitos leitores que colaboram para formar novos leitores de literatura. Dessa maneira, observamos e analisamos como as representações sociais expostas nessas histórias narradas funcionam como modelos sobre o que e como fazer, perpassando por suas práticas pedagógicas e por seus posicionamentos frente aos alunos.
  • ItemTese de doutorado
    Entre memória e viagem, tradição e contemporaneidade: uma leitura de América Latina: traição e outras viagens (Furin to Nanbei), de Banana Yoshimoto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-03) Afonso, Joy Nascimento [UNESP]; Betella, Gabriela Kvacek [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa investiga os contos da obra América Latina: traição e outras viagens (2000), da escritora japonesa Banana Yoshimoto, representante de uma parcela significativa de escritores formados no século XX, visivelmente influenciada pelas manifestações artísticas contemporâneas, incluindo outras literaturas. Nossa proposta é estudar, por meio da análise do foco narrativo e da interação entre personagens e espaços, as relações da prosa de Yoshimoto com a tradição dos gêneros em primeira pessoa na cultura japonesa e ocidental, a fim de demonstrar como os contos publicados em 2000 se constituem como escrita feminina marcada por um contraste exposto na estrutura literária. As tramas revigoram a situação aparentemente paradoxal da escritora, pois as ligações com a tradição nipônica das narrativas intimistas femininas convivem com as novas formas de narrar. A conciliação promovida pela escrita ficcional leva em conta o conteúdo imagético oriental tradicional e a forma literária ocidental contemporânea, ligados por elementos do gênero narrativo memorialístico.
  • ItemTese de doutorado
    Tristram Shandy e as palavras em atrofia: narrador e leitor no labirinto do silêncio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-03) Trigo, Aline Candido; Antunes, Benedito; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O romance de Laurence Sterne, The life and opinions of Tristram Shandy gentleman (A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy), é analisado a partir de concepções teóricas e filosóficas sobre a narrativa e a linguagem. O estudo percorreu os pensamentos de teóricos como Blanchot, Barthes e Foucault para analisar como a estrutura dialógica do romance constrói a identidade do narrador-autor-personagem Tristram. A enunciação em primeira pessoa revela os mecanismos utilizados para a construção narrativa, e isso traz elementos de construção de cenários e identidades imaginários que envolvem diretamente o leitor. Narrar, para Tristram, é recortar e reconstruir um evento por sua percepção, mas como sabe que narra para alguém traz as figuras dos leitores para dentro da obra, pois pertencem à sua mente até mesmo quando ele pensa sobre si mesmo. Nessa relação está de fora, de modo espectral, a figuração do leitor empírico, nós, leitores reais, que somos projetados para atualizarmos os vazios e o espaço que está fora da linguagem, que está fora das palavras impressas, proporcionando uma experiência literária, que nos desperta a consciência para nosso próprio ato de leitura. Esta tese, portanto, estuda as diferentes figurações do leitor na obra e os consequentes efeitos estéticos que reverberam na estrutura em espiral da narrativa shandiana.
  • ItemTese de doutorado
    Leitura literária e interculturalidade: experiências na formação do leitor de ensino médio técnico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-02) Devides, Michelle Mittelstedt; Antunes, Benedito [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A formação do leitor literário, especialmente a do jovem leitor, por vezes, é proporcionada pela educação escolar, então o ensino da literatura deveria priorizar a leitura literária significativa e não recair apenas no pragmatismo. Assim, nossa hipótese estabelece que a relação entre a leitura literária e a interculturalidade enfatiza aspectos como a alteridade, a cultura, a história e a diversidade possibilitando a fruição e ampliando os horizontes. Nosso objetivo foi demonstrar a relação entre a leitura literária e a interculturalidade, por meio da leitura de obra africana de língua portuguesa Terra sonâmbula, de Mia Couto. Configuraram-se, então, por objeto de estudo a leitura da obra e os registros de recepção da leitura literária de alunos do ensino médio integrado ao curso técnico de duas escolas técnicas. As contribuições de Antonio Candido (2006; 2011), em relação à natureza da literatura e ao direito à literatura; e de Edward Said (2011), Homi Bhabha (1998) e Stuart Hall (2003), em relação à alteridade e narrativas de emancipação, subsidiaram a discussão sobre os aspectos interculturais intrínsecos à narrativa. Para fundamentar as análises dos registros das experiências, recorremos à Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), à Teoria do Efeito, de Wolfgang Iser (1996; 1999) e ao Método Recepcional, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988). A metodologia foi organizada em duas etapas: a análise da obra e a análise dos registros de experiência literária. Para a análise da obra Terra sonâmbula, pautamo-nos no modelo de leitura intercultural de Margarida Morgado e Maria Natividade Pires (2010) a fim de indicar a representação da diversidade (personagens) e das relações com a diversidade (personagens e espaço). As experiências de leitura literária ocorreram tanto durante aulas regulares no contexto de ensino remoto quanto em encontros síncronos promovidos por meio da constituição de círculo de leitura conforme o Paradigma literário de Rildo Cosson (2019; 2020). A coleta das impressões de leitura foi realizada por meio de diários publicados em plataformas digitais. Construímos uma perspectiva de letramento literário pelo viés intercultural, convergindo as bases teóricas do modelo intercultural, do paradigma literário e da estética da recepção. Essa perspectiva orientou os processos de leitura durante o desenvolvimento do círculo literário por intermédio da escola. Constatamos a construção de ações educativas capazes de oferecer situações diversas, como a organização de uma comunidade leitora que demonstrou integração e participação durante o processo de leitura da obra; o uso de ferramentas e plataformas digitais que possibilitaram os encontros e os registros das experiências compartilhadas; a autonomia dos participantes para mediar as discussões; o reconhecimento dos parâmetros sobre diversidade e pluralidade. Acreditamos que as experiências de leituras foram perpassadas pelas dimensões estéticas, históricas, culturais e plurais, dessa forma, enriqueceram o repertório cultural dos participantes inseridos no contexto escolar.
  • ItemTese de doutorado
    Cor(ação) do cavaleiro: em busca de Angelica e Dulcineia pelos diferentes cronotopos de Orlando furioso e Dom Quixote de La Mancha
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-25) Simião, Sara Gabriela; Pandolfi, Maira Angélica [UNESP]; Andrade, Cátia Inês Negrão Berlini de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho analisa o Orlando furioso (1532), de Ludovico Ariosto, e o Dom Quixote de La Mancha (1605/15), de Miguel de Cervantes, por meio da comparação e do conceito de cronotopo. Graças a estes é possível notar o diálogo que há entre elas. A princípio, um dos pontos que mais chama a atenção é a questão da busca. Quase sempre há uma personagem procurando por algo: uma pessoa, um lugar, um cavalo, ou mesmo aventura e glória. Entretanto, há duas personagens que melhor representam essa aspiração incessante: Angelica, na obra italiana, e Dulcineia, no caso da espanhola. Orlando passa a maior parte da história buscando a sua amada, e é por causa dela que se torna furioso (louco). Além disto, há outros movimentos que são provocados, direta ou indiretamente, por Angelica. E Dom Quixote também se desloca na obra por causa da sua dama. É por ela que busca aventuras, com o intuito de se tornar famoso e digno dos seus favores, de acordo com o código do amor cortês. Uma vez que quase sempre as personagens estão se deslocando na história, elas vão atravessando diferentes cronotopos, como palácios, cova e, até mesmo, a Lua, cada qual com as suas particularidades. Tendo em vista estas questões, a presente tese demonstra a importância dessas duas figuras femininas, Angelica e Dulcineia, pois ambas funcionam como motores, que movimentam a história, fazendo com que os protagonistas masculinos enfrentem os mais diferentes tipos de aventuras, nos mais diversos e maravilhosos cronotopos, que refletem os seus estados de espírito. Como base teórica, esta pesquisa retoma, entre outros, os estudos de Mikhail Bakhtin (2010 e 2011) e seus críticos, estudiosos de Ariosto, como Sergio Zatti (2011), Mario Santoro (1989), e Italo Calvino (2010), e cervantistas, como Maria Augusta da Costa Vieira (1995 e 2015), Gonzalo Díaz Migoyo (2001), e José Manuel Lucía Megías (1990).
  • ItemTese de doutorado
    As andanças do mito literário de Dom Quixote pelas páginas dos livros didáticos de espanhol
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-21) Viana, Vanessa Pansani [UNESP]; Pandolfi, Maira Angélica [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A investigação de doutorado objetiva analisar as representações do mito literário de Dom Quixote em três coleções didáticas de Língua Espanhola para o Ensino Médio (EM) - livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 - como um modo de identificar as nuances que esse mito recebe nas diversas configurações a que ele se relaciona. A tese possui um viés bibliográfico-documental, tendo como base de pesquisa a fonte impressa. Em um primeiro momento, conceitua-se mito literário em razão de que essa construção simbólica é nascida genuinamente da arte escrita, de forma a compreender seus principais elementos constitutivos. Mormente, a partir de uma corrente epistemológica própria, denominada como mitocrítica e mitoanálise, os valores míticos de Dom Quixote são analisados nas unidades didáticas do corpus de pesquisa com o amparo de outros autores que concebem os materiais escolares como notórios objetos resultantes de práticas sociais, culturais e históricas. Por esse prisma, o historiador francês Roger Chartier oferece subsídios por meio de reflexões advindas da Nova História Cultural, doravante, as suas ideias são concomitantemente associadas às conjecturas de pesquisadores como os do Círculo de Bakhtin que enxergam a literatura como uma linguagem artística proveniente de práticas socioculturais. O corpus analisado engloba um total de seis livros, sendo três livros para cada coleção e destinados ao primeiro, segundo e terceiro anos do EM: as coleções Cercanía Joven: español (2016) e Sentidos en lengua española (2016). A pertinência deste estudo se circunscreve no fato de que, além de não haver hodiernamente nenhuma tese finalizada no cenário nacional que explore a relação dos mitos literários com materiais didáticos, de igual modo, também não há trabalhos acadêmicos que elegeram e estenderam essa mesma ênfase ao mito literário quixotesco. Sendo assim, as materializações dos textos adaptados em conexão com as atividades didáticas e suas relações com as condições de produção próprias das coleções emanam apreciações cruciais no que tange as representações do universo próprio do mito literário de Dom Quixote.
  • ItemTese de doutorado
    Arquitetura do diário profissional: a construção do campo autoral em Cadernos de Lanzarote e Outros Cadernos, de José Saramago
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-15) Fernandes, Fernanda Buzzon; Ferreira, Sandra Aparecida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese apresenta uma leitura analítica dos diários, Cadernos de Lanzarote, e do blog, “Outros cadernos de Saramago”, do escritor português José Saramago. Cadernos de Lanzarote se insere em uma modalidade pública e partilhada de diários elaborados por um escritor profissional, contexto de produção que reconfigura a arquitetura convencional do gênero diarístico no que toca às suas funções discursivas, bem como aos seus temas e forma. Neste trabalho, para além das reflexões genológicas, revela-se como as entradas são controladas e engendradas com a finalidade de influenciar o campo literário em benefício da imagem autoral que se pretendia construir discursivamente: trata-se da imagem do homem socialmente engajado que, superando a própria história pessoal, tornou-se um escritor de sucesso. Sobre o blog, em um estudo comparativo, além das considerações sobre a transposição dos diários para o suporte virtual, abordam-se as alterações sofridas pelo projeto autobiográfico em consequência da outorga do Prêmio Nobel, episódio que opera profundas mudanças no campo literário do escritor.
  • ItemTese de doutorado
    Ficção crossover best-seller no mercado editorial brasileiro: uma análise da produção e circulação de oito romances de língua inglesa (2000-2013)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-30) Gimenez, Queila da Silva; Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho resulta da investigação do perfil crossover de um corpus formado por oito obras selecionadas entre as listas de livros mais vendidos no período compreendido entre 2000 e início de 2017, pesquisados no acervo disponível pela revista Veja, e de 2010 ao início de 2017, constantes nas listas do site especializado PublishNews. Constituem o corpus: Harry Potter e a pedra filosofal (1997), de J. K. Rowling; As vantagens de ser invisível (1999), de Stephen Chbosky; A menina que roubava livros (2005), de Markus Zusak; Crepúsculo (2005), de Stephenie Meyer; Jogos Vorazes (2008), de Suzanne Collins; A culpa é das Estrelas (2012), de John Green; A seleção (2012), de Kiera Cass; Extraordinário (2012), de R. J. Palacio. Com o objetivo de testar a hipótese inicialmente levantada de que o corpus é representativo de um conjunto de obras que agradam leitores de faixas etárias distintas, enquadrando-se, portanto, nas ideias defendidas por Sandra Beckett (2009) e Rachel Falconer (2009; 2010) a respeito da modalidade de ficção denominada crossover, a investigação focou-se em três aspectos. O primeiro deles refere-se a uma revisão do conceito e da ocorrência da ficção crossover na literatura mundial e de sua proeminência na contemporaneidade, com base nos estudos das duas pesquisadoras. O segundo analisa o grande sucesso de vendas obtido por esses títulos, sob uma perspectiva da produção cultural de massa, segundo a visão de Umberto Eco ([1964] 2011) e Edgar Morin ([1962]; [1975] 2018). O terceiro ponto diz respeito à análise de um conjunto de aspectos temático-formais das obras que compõem o corpus, que foi submetido à grade-modelo desenvolvida por João Luís Ceccantini (2000). Os resultados obtidos apontam para um conjunto literário composto por romances nos quais se verificam, tanto na organização e composição das narrativas, como na abordagem dos temas, marcas comuns à ficção crossover, quais sejam: a presença de jovens protagonistas em processo de amadurecimento, o desencadeamento lógico-causal das ações, uma gama de temas considerados universais, como o amor, a dor, a perda, a morte e sua superação, e a exploração desses temas tanto por meio do fantástico quanto de representações realistas.
  • ItemTese de doutorado
    Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-22) Rodrigues, Marcos Antonio; Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho visa a resgatar uma parte significativa da crítica literária de Álvaro Lins (1912-1970). Tendo produzido diversos textos sobre variados assuntos na imprensa da primeira metade do século XX, suas considerações sobre o romance brasileiro no livro Os mortos de sobrecasaca são o corpus principal desta pesquisa. No entanto, o trabalho começa investigando o surgimento do gênero em solo europeu e sua chegada ao Brasil. São também considerados os estudos de Lins sobre o romance europeu, em particular, Eça de Queirós e Marcel Proust. A seguir, traçam-se dois caminhos do romance, o tradicional e social, nos moldes do Realismo e do Naturalismo, permitindo investigar desde a prosa de Aluísio de Azevedo até a produção da primeira metade do século XX, com o romance regionalista e documental dos anos 1930: Amando Fontes, José Lins do Rego e Jorge Amado, entre outros. Por outro lado, tendo o romance moderno com incursões na memória como foco, avaliou a prosa psicológica, iniciando com Machado de Assis e alcança grandes expressões com a introspecção do século seguinte: Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Lúcio Cardoso, Octávio de Faria etc. Neste panorama e estrutura, caminha-se para observar a teoria em sua crítica, a fim de observar seus mecanismos analíticos e interpretativos, bem como os elementos constituintes do romance segundo sua concepção. Seus estudos sobre o gênero, tanto em termos de procedimentos formais quanto temáticos, trazem à tona um inestimável legado teórico de um crítico que, muitas vezes, foi rotulado de “impressionista”. Mesmo colaborando sistematicamente nos jornais e produzindo no "calor da hora", esta tese atesta que Álvaro Lins foi leitor assíduo do romance nacional e universal, e aponta como analisou os principais elementos da composição do romance: personagem, técnica e estilo. Sua crítica e teoria revelam um ávido estudioso da produção nacional que deixou uma bibliografia de valor essencial para a história literária brasileira.
  • ItemTese de doutorado
    Arte e Religião na tetralogia de Durtal, de J.-K. Huysmans
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-29) Vieira, Glaucia Benedita [UNESP]; Simões Junior, Alvaro Santos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A carreira do escritor Joris-Karl Huysmans foi marcada pelo lançamento de À rebours (1884), obra que se distanciava dos padrões romanescos vigentes na época. Anos depois, o romancista escreveu uma sequência de quatro obras cuja temática girava em torno do misticismo, mantendo, ao longo de todo o enredo, Durtal como protagonista. O fato de elaborar uma personagem que dedicou sua vida a uma busca por conhecimentos referentes ao satanismo e ao cristianismo induziu a crítica e o público leitor a crer que as obras constituíam um estudo de personagem ou de uma espécie de coleção voltada aos seguidores do catolicismo, do qual o próprio Huysmans, a partir de sua conversão em 1892, fazia parte. A crença pessoal do autor também suscitou discussões acerca da possibilidade de que Durtal tivesse sido criado como um alter ego, o que, para uns, era uma maneira de contar sua história pessoal e, para outros, de promover a venda de seus livros. Entretanto, mais do que a história de Durtal ou lições de ortodoxia católica, Là-bas (1891), En route (1895), La cathédrale (1898) e L’oblat (1903) foram desenvolvidos a partir do desejo de Durtal de pesquisar e escrever sobre diversificadas manifestações artísticas, da literatura à arquitetura. Além das narrativas de ficção, Huysmans produzia regularmente críticas dos Salões e Exposições de Arte, fato que possibilitou ao autor elaborar um pensamento próprio a respeito da Arte e incorporá-lo à sua obra romanesca mediante reflexões de personagens e descrições expressivas de diferentes modalidades de obras de arte. Tais descrições vívidas, — écfrases, — compunham uma representação da arte refratada pela sensibilidade e experiências de vária natureza de Durtal, intimamente associadas. Assim, as ideias do protagonista tinham mais relevância do que sua presença física, fator fundamental para o desenvolvimento desta tese, que demonstrou, com base nos romances e nos relatos do autor, elementos que estabeleceram a Arte como objeto de principal destaque na tetralogia. Nos anexos e apêndices, estão uma entrevista feita com Huysmans e um prefácio escrito por ele, bem como suas respectivas traduções, pois estes textos têm apontamentos relevantes para o entendimento do método de escrita do autor.
  • ItemTese de doutorado
    Machado de Assis e Julio Bressane: imagens da filosofia moral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-20) Pedroso, Raquel Cristina Ribeiro; Betella, Gabriela Kvacek [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho compromete-se com o estudo das relações entre literatura e audiovisual, em particular no que se refere aos diálogos entre a obra de Machado de Assis e o cinema de Julio Bressane. Partindo de temas relacionados à problematização das pulsões e condutas morais entrevistas nas obras de Machado, buscamos dialogar a respeito do modo como se opera a interlocução entre a, por assim dizer, cosmovisão machadiana e as criações cinematográficas de Bressane, processo mediado pelo princípio da tradução e da transcriação de certos temas e procedimentos. A pesquisa relaciona o romance Memórias póstumas de Brás Cubas (1880-81) e os contos “Um esqueleto” (1875) e a “Causa secreta” (1896), obras de Machado de Assis, ao audiovisual de Julio Bressane para os filmes Brás Cubas (1985) e A erva do rato (2008). A proposta de estudo envolve a tessitura de imagens da filosofia moral na obra machadiana, compreendida, a partir da assimilação de motivos tratados pelos moralistas franceses dos séculos XVII e XVIII, e a investigação de temas reincidentes do autor transcriados para o cinema, como processo de tradução crítica e de referência de códigos linguísticos. Dentro do recorte temático e do corpus da pesquisa buscamos iluminar aspectos tanto da obra de Machado como do jeito bressaniano de fazer cinema