Teses - Psicologia - FCLAS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 147
  • ItemDissertação de mestrado
    A psicanálise aplicada de Freud e seus desdobramentos epistemológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-14) Hikita, Patrícia Haruko; Dionísio, Gustavo Henrique [UNESP]
    A presente pesquisa busca apresentar os desdobramentos epistemológicos advindos do conceito de Psicanálise Aplicada de Freud a partir de duas categorias dessa modalidade de pesquisa, a saber: psicanálise sociopolítica ou cultural e psicanálise ética-estética. Entende-se por psicanálise aplicada a pesquisa psicanalítica fora do setting terapêutico tradicional, que tem como característica o diálogo com outras áreas do saber. Em um primeiro momento, investigamos a presença da modalidade de aplicação nas obras de Freud, pensando em suas funções, profundidades e intenções do psicanalista ao usá-las. Posteriormente, a partir das problemáticas levantadas por teóricos no que tange tal modalidade, perpassamos por suas considerações acerca da psicanálise aplicada, tal como a verdade contida nas aplicações, o analisável e o não analisável, até uma possível função para a psicanálise extra clínica. Em seguida apresentamos as categorias supracitadas a partir da análise de textos paradigmáticos e pragmáticos no que dizem respeito a esses organizadores do campo, mostrando de que forma as aplicações se articulam aos balizadores clínicos da psicanálise. Concluímos que os autores que teorizaram sobre as aplicações buscaram ressignificá-las, trazendo-as cada vez mais próximas a uma ética clínica da psicanálise e buscando um afastamento de uma psicanálise selvagem. Identificamos também que o que estaria em jogo no trabalho com tais aplicações seria a transmissão e afirmação da psicanálise, além de uma tentativa de alcançar o método psicanalítico.
  • ItemTese de doutorado
    O sofrimento psíquico e a psicoterapia no desenvolvimento de estudantes pertencentes ao programa de permanência estudantil da Unesp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-30) Carvalho, Natália Hernandes; Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem por objetivo investigar o sofrimento psíquico de estudantes pertencentes ao programa de permanência estudantil, que se encontram em processo psicoterápico e a relação que constroem entre o processo psicoterápico e o seu desenvolvimento no contexto acadêmico. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caráter qualitativo com as seguintes etapas e procedimentos: seleção dos participantes; aplicação de questionário sobre perfil socioeconômico, questões de saúde e escolares; aplicação do instrumento QVAr; relato autobiográfico e análise de relatos de sessão por meio de narrativa transferencial sobre o sofrimento psíquico e o desenvolvimento acadêmico. Os dados foram coletados com seis estudantes que fazem parte do programa de permanência estudantil de uma unidade universitária da Unesp. Os dados foram analisados tomando-se por referência a psicologia analítica de Carl G. Jung e os pressupostos da clínica social. A análise preliminar dos dados revelou o perfil de aluno do programa de permanência estudantil com alta vulnerabilidade socioeconômica, dificuldades de aprendizagem decorrentes da baixa qualidade do ensino público, agravo do sofrimento psíquico diante da relação com as exigências acadêmicas universitárias, desconhecimento sobre a interrelação entre os fatores econômicos, sociais, pessoais e pedagógicos com seu baixo desempenho acadêmico, alto nível de cobrança consigo mesmo e escassa vida social. Notas baixas e reprovas em disciplinas são fortes gatilhos para fragilizar ou agravar o estado de saúde mental do estudante e prejudicar seu processo de adaptação na universidade. Há estudantes que não ingressam com dificuldades de ordem psíquica, mas que podem desenvolvê-las ao se depararem com as exigências pedagógicas. Verificou-se, também, que estudantes psiquicamente adoecidos não contam com ajuda necessária da instituição para lidar com essas exigências e não têm condições de equidade com alunos de histórico escolar no ensino privado. Foi possível concluir que o acompanhamento psicoterápico pôde promover apoio, autoconhecimento, conscientização crítica e acolhedora sobre as condições de vida dos estudantes. O desenvolvimento desses novos aparatos conduz o estudante ao fortalecimento psíquico, à organização dos estudos, à confiança para enfrentar as dificuldades acadêmicas, ao desenvolvimento e à conclusão de sua formação acadêmica. Constatou-se, também, a ausência de programas de apoio pedagógico para auxiliar nas dificuldades de ensino dos estudantes, bem como a falta de infraestrutura na instituição para oferecer atividades sociais (artísticas e culturais), em prol do desenvolvimento das potencialidades e singularidades do aluno.
  • ItemTese de doutorado
    Política e lesbianidades: as construções de um corpo lésbico em experiências com o ativismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-06) Fébole, Daniele da Silva; Souza, Leonardo Lemos de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho, buscou-se compreender a produção de um corpo lésbico a partir da experiência com o ativismo político, observando os desdobramentos produzidos na relação de mulheres lésbicas com a experiência da lesbianidade. Para isso, entrevistamos cinco mulheres que se autoidentificam como lésbicas e que têm alguma experiência com o ativismo. Enviamos o convite para a entrevista a 25 mulheres, que participaram de um evento on-line de discussão sobre lesbianidade e bissexualidade, e quatro aceitaram ser entrevistadas. Ademais, também convidamos outras pessoas a partir de indicações. A construção da estrutura teórica do texto se organiza da seguinte forma: na sessão “Corpo e poder”, estão algumas discussões a respeito da construção do corpo em seu entrelaçamento com a sexualidade durante a história, propondo um diálogo com os movimentos feministas e lesbianos. Na sessão “Movimentos sociais e populares: aproximações”, buscou-se localizar a dimensão política do estudo, que se pauta na compreensão de que o fazer político é cotidiano e se dá, sobretudo, pela resistência à produção de injustiças sociais, bem como pela lógica de que o conflito faz parte da dinâmica social que produz modos de vida. A partir das entrevistas e compreendendo a linguagem como produção social, elaboramos eixos de análise que dizem sobre a relação entre lesbianidade e política a partir da visibilidade da lesbianidade, em que compreendemos que tornar visível uma expressão de sexualidade não hegemônica produz potência de transformação social, bem como oferece um espaço de pertencimento para as lesbianas; produção de sentidos sobre a experiência com a lesbianidade, em que a construção cotidiana da experiência com ela oferece produção de sentidos sobre si e sobre o mundo; o compartilhamento de experiências com a lesbianidade, a partir da identificação, é possível encontrar lugares seguros, bem como produzir lugares seguros de existência; e a produção de lutas coletivas, como estratégia de luta política que produz resistência e transformação social a partir de um confronto conjunto à heteronormatividade. Por fim, compreendemos que a construção da lesbianidade e de um corpo lésbico é político e produz política ao propor o enfrentamento às estruturas violentas sociais, reinventando possibilidades de existência e de alianças coletivas. Além de denunciar violências, podemos e precisamos encontrar alternativas de sobrevivência/existência que nos ajudem a esperançar e produzir novos mundos, pois, se acreditamos que é preciso transformá-lo, também precisamos nos transformar e transformar as nossas ferramentas.
  • ItemTese de doutorado
    A dupla analítica em foco: as transformações do lugar da contratransferência na psicanálise a partir do uso do conceito de identificação projetiva.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Polizeli, Caroline; Abrão, Jorge Luís Ferreira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conceito de Contratransferência, primordialmente entendido como um entrave ao processo analítico, passou por reformulações importantes ao longo da história da Psicanálise, de modo a alcançar, na contemporaneidade, uma prioridade no processo analítico. Tal transformação foi fomentada, em especial, pela necessidade de ferramentas clínicas que possibilitassem o atendimento a pacientes fora do campo da neurose, cuja sintomatologia carecia de ferramentas técnicas para além da Associação Livre. Ao ter em vista a necessidade de ampliação técnica, a sonda teórica também se expandiu, contando com a leitura de autores de diversos lugares do mundo. Por isso, o nosso objetivo, no presente trabalho, foi compreender algumas das transformações do conceito de Contratransferência por meio da interlocução com o mecanismo de Identificação Projetiva, desenvolvido por autores pós-kleinianos, como uma forma de comunicação inconsciente. Pudemos observar que, desde Freud, há uma preocupação ascendente com a relação analítica e a possibilidade da comunicação para além das palavras, o que parece ganhar contornos metapsicológicos, a partir da releitura do conceito de Identificação Projetiva não apenas como uma fantasia de intrusão, mas também como uma possibilidade de comunicação inconsciente vivida entre a dupla. Assim, o fenômeno da Contratransferência, com os germes de uma comunicação inconsciente na análise, é complexado dentro desse contexto e ganha proporções cada vez maiores, chegando à radicalidade do Enactment, de Cassorla, e do Terceiro Analítico, de Thomas Ogden. Para abordar tais desdobramentos, utilizamo-nos da metodologia bibliográfica sob um referencial historiográfico.
  • ItemTese de doutorado
    Cartografías de las drogas: estudio de la Reducción de Daños y Riesgos y de las prácticas de Gestión de Placeres desde Cataluña
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-10) Rodrigues, Camila Cristina de Oliveira; Yasui, Silvio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando que é necessário aprimorar as práticas e políticas de drogas existentes e suas formas de atenção à população consumidora, -principalmente àquelas que passam por múltiplos processos de exclusão social-, esta pesquisa busca compreender e analisar o funcionamento das atuais práticas de Redução de Danos e Riscos (RDR) tomadas como estratégias para a produção do cuidado no campo das drogas. Para isso, se utiliza de documentos e dados internacionais, espanhóis e catalães obtidos do trabalho de campo realizado com trabalhadores e usuários da “Red de Atención a las Drogodependencias” da Área Metropolitana de Barcelona (ES), além da experiência da pesquisadora na área de drogas vivenciada na cidade de Campinas (Brasil). O referencial teórico se baseia em alguns conceitos derivados da Genealogia, de perspectivas Decoloniais e Interseccionais. Para o desenvolvimento deste estudo, se adota o método de Pesquisa Qualitativa e de Observação Participante, Shadowing o Sombreamento e Entrevistas em Profundidade na etapa de coleta de dados. No processo de análise dos dados, se trabalha com a abordagem da Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss. Como resultado deste trabalho, são apresentados os principais dispositivos de Redução de Danos e Riscos em execução na área metropolitana de Barcelona (ES), e uma análise da RDR produzida por meio da elaboração de categorias-chave seguidas das considerações finais.
  • ItemTese de doutorado
    Práticas epistêmicas: reflexões sobre uma perspectiva sociocultural na construção do conhecimento para a zootecnia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Constantino, Maria Vitória Piemonte; Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas vêm se fortalecendo, na área do Ensino de Ciências, estudos que consideram o processo de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva histórica, cultural e social vinculada às interações que ocorrem no ambiente escolar. Nesse sentido, um grupo de pesquisadores sugeriu que, quando os membros de determinada comunidade interagem ao longo do tempo para produzir um conhecimento específico, eles criam, por meio da interação social, maneiras particulares de falar, pensar, agir e interagir, definidas como práticas epistêmicas. Assim sendo, os objetivos do presente estudo consistiram em refletir sobre as implicações das práticas epistêmicas à construção de conhecimento científico para a área da Zootecnia e suas possíveis relações com alguns pressupostos da Teoria Histórico-cultural de Vygotski. Tratou-se de pesquisa teórica, de caráter bibliográfico, organizada em seis capítulos. No segundo capítulo foram abordadas a história, a estrutura curricular e os resultados obtidos nos dois últimos anos do Enade para a área da Zootecnia. O terceiro capítulo expôs a trajetória histórica do Ensino de Ciências, focalizando os problemas relativos à formação do professor como elemento integrante do processo que originou a referida área. O quarto capítulo traz as pesquisas que tratam da conceituação e do desenvolvimento das práticas epistêmicas e a sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. No quinto capítulo foram discutidas as relações que podem ser estabelecidas entre as práticas epistêmicas e alguns dos principais conceitos da Teoria Histórico-cultural de Vygotski. O sexto capítulo indicou que as reflexões feitas ao longo deste estudo evidenciaram existir uma grande lacuna entre o que está estabelecido nas Diretrizes Curriculares do curso de Zootecnia e o que se ensina em sala de aula. Para atender a essa questão, foram resgatados os problemas referentes à formação do professor, indicando que essas adversidades influenciaram o processo de ensino e aprendizagem. Considerando as práticas epistêmicas relevantes para esse processo, suscita-se a possibilidade de aprofundar os estudos sobre o tema com base nos pressupostos vygotskianos, uma vez que essas práticas se desenvolvem em um contexto de interação e se associam a um processo social e cultural de construção do conhecimento. Aferiu-se, assim, que esta proposta poderia ser proveitosa, uma vez que favoreceria a construção de significados científicos para os estudantes do campo da Zootecnia.
  • ItemTese de doutorado
    Freud e a criação da psicanálise: um estudo do período pré-psicanalítico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-10) Marangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]; Okamoto, Mary Yoko [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o objetivo de valorizar o método psicanalítico, esta tese apresenta a história da criação da Psicanálise, desde o período pré-psicanalítico até o surgimento da associação livre, isto é, o método interpretativo. Foram abordadas as técnicas que precederam e serviram de suporte para a criação do método psicanalítico, como a sugestão hipnótica, o método catártico, inclusive quando catarse foi tentada por meio da técnica da pressão na testa. Quais os ganhos proporcionados por essas técnicas e as razões que levaram ao seu abandono definitivo, também é assunto desta tese. Além disso, são apresentados fatos históricos e dados biográficos de Freud, que contribuem para a compreensão do contexto histórico-cultural em que surgiu a Psicanálise. O esforço em recuperar essa história atende ao propósito de dar visibilidade ao nexo entre o percurso exemplar de Freud na criação da Psicanálise e o método psicanalítico, de maneira que o estudo dessa história pode indiretamente ensinar sobre a prática da Psicanálise, ainda hoje.
  • ItemTese de doutorado
    Dualidade pulsional e doenças autoimunes: reflexões de vida e morte.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Cardozo, Magda Arlete Vieira; Abrão, Jorge Luís Ferreira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As Doenças Autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico falha, atacando e destruindo células, tecidos ou órgãos saudáveis no próprio organismo, com causas desconhecidas para muitas das mais de cem dessas doenças já identificadas. Não há cura para tais doenças, apenas tratamentos que variam em sua eficácia e prejuízos colaterais, conforme a patologia, sua gravidade e quem adoece. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo compreender as manifestações pulsionais nas Doenças Autoimunes por intermédio do estudo de pessoas com Lúpus Eritematoso Sistêmico e Psoríase, abarcando duas participantes adultas, cada qual com uma das doenças referidas e ambas sem antecedentes genéticos de Doenças Autoimunes na família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se propôs a investigar aspectos do psiquismo humano que consideram a especificidade e subjetividade do indivíduo, mas que propiciem sistematizações de conhecimento acerca da generalidade da vida mental. Para tanto, a execução da pesquisa utilizou-se do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, com quatro Unidades de Produção realizadas com cada participante, separadamente, buscando investigar aspectos essenciais de suas dinâmicas psíquicas, tais quais seus recursos defensivos e capacidade elaborativa do ego. Complementando o Procedimento, realizou-se uma Entrevista Semiestruturada, individualmente, visando resgatar aspectos do ciclo vital e vivências importantes que auxiliassem na compreensão do processo de adoecer e seus enfrentamentos. A análise e a sistematização dos dados se deram por meio do referencial teórico psicanalítico, visando relacionar a dualidade pulsional e as Doenças Autoimunes. Constatou-se, nas Unidades de Produção elaboradas, precariedade na representação e simbolização das participantes, bem como grande fragilidade psíquica, indicando cisões importantes. As verbalizações durante o Procedimento e nas entrevistas realizadas confirmam esses dados e nos possibilitam verificar a ocorrência de eventos traumáticos com rupturas significativas de vínculos primordiais na infância dessas participantes, que sugerem ter configurado a impossibilidade de manter o sofrimento psíquico em níveis mentais, sendo necessária a comunicação dessa dor avassaladora por meio do corpo somático. Por fim, compreende-se que, em alguns pacientes com Doenças Autoimunes, quando não há antecessores genéticos na família nem explicações ambientais em seu desencadeamento, a dualidade pulsional manifestou-se no corpo, caracterizando, ao mesmo tempo, tentativas de lidar com a dor e a busca pelo fim do sofrimento, tendo o corpo somático e o corpo das representações atuado juntos, defensivamente.
  • ItemTese de doutorado
    A psicossomática como expressão da linguagem: considerações pelo viés da multimodalidade pulsional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Prestes, Vivian Rafaella; Abrão, Jorge Luís Ferreira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tema desta tese surgiu a partir das questões clínicas referentes ao corpo como via de expressão que, muitas vezes, por não ser materializada a fonte do seu sofrimento, recebe o diagnóstico de ser um quadro psicossomático. Assim, o objetivo desta pesquisa é discutir as elaborações teóricas a respeito da psicossomática para construir, fundamentando-se na psicanálise, uma proposta reflexiva sobre esse tema. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa teórica e conceitual com a finalidade de apresentar, primeiramente, as principais teorias psicanalíticas sobre psicossomática, passando pela Escola de Chicago, a Escola de Paris e alguns pesquisadores atuais, como Dejours e McDougall. Constata-se, de maneira geral, que a comunidade psicanalítica afirma que os pacientes com essa afecção manifestam uma falha simbólica. Tal argumentação, ao ser explorada, mostra-se equivocada por equivaler linguagem e produção oral. Freud e Lacan também são autores importantes para a construção da reflexão sobre esse assunto: Freud, ainda que não tenha mencionado a expressão psicossomática, elaborou alguns conceitos que possibilitam articular com a temática em questão, como corpo, sintoma, neurose atual e pulsão; Lacan, por sua vez, teorizou sobre o fenômeno psicossomático e apontou alguns caminhos explicativos, como a fixação no autoerotismo e a falha no registro simbólico. Diante das diversas perspectivas teóricas possíveis para abordar a psicossomática, o conceito de pulsão foi o eixo condutor nesta pesquisa por ser o que opera o entrelaçamento entre o psíquico e o somático. A partir desse constructo metapsicológico, foi possível desenvolver a hipótese de que a psicossomática é uma expressão da linguagem, um traço singular que faz a pulsão circular ou não. Por fim, a título de ilustração, a obra “Palavras por dizer”, de Marie Cardinal, traz a narrativa da sua experiência com o corpo, sobre o sangrar como traço psicossomático e os desdobramentos disso em sua análise, o que possibilitou pensar os recursos próprios que cada sujeito encontra para inscrever e escrever a linguagem pulsional, logo, o corpo como linguagem.
  • ItemTese de doutorado
    Crise da autoridade paterna e emergência da Psicanálise: da Modernidade à possibilidade de psicanalisar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-31) Ricci, Paulo Sérgio Pereira; Dionisio, Gustavo Henrique [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa refere-se a análise da relação entre a crise da autoridade imaginária paterna, instaurada pelo advento da Modernidade, e a emergência da Psicanálise enquanto prática clínica e conhecimento científico. As transformações sociais manifestas pela Modernidade deslocaram a posição de autoridade imaginária social implicando em uma crise psíquica, considerada como o elemento que possibilitou a elaboração da Psicanálise freudiana. O novo contrato social fundado a partir da Revolução Francesa marcou a ascensão de um novo sujeito, que passou a representar e questionar o sofrimento. A atividade clínica freudiana é considerada como construção emergente da escuta de modalidades de sofrer que autoriza o fazer-se autoridade de si por meio da livre expressão fundamentada. A queda do Império Austro-Húngaro é reconhecida como a condição material para a construção da Psicanálise por Sigmund Freud (1856-1939) e em Viena. A atividade psicanalítica é considerada como atravessada pela ambiguidade que marca a contradição social presente na passagem do século XIX para o século XX. Nesse sentido existe uma relação entre as características sociais e o interesse freudiano, e do primeiro grupo de psicanalistas, em relação a intervenção e análise do sofrimento psíquico. Nessa contradição, a expressão do poder patriarcal se faz presente na clínica e escrita freudianas, apresentando um caráter tanto de resistência quanto de subversão as formas de relação postas no campo social. Na direção de análise dos fundamentos da produção psicanalítica são analisadas as atas da sociedade das quartas-feiras, primeira organização que debateu coletivamente temas afetos a compreensão do adoecimento psíquico, bem como relacionados a existência humana e expressões de sua atividade. A autoridade foi assim tomada como questão presente nesse primeiro círculo de discussão e estruturação da Psicanálise por pares. Ademais, como conceito, a autoridade é considerada como um elemento tomado pelo sujeito como referência em sua estruturação subjetiva e que, na dependência de sua expressão, pode ser determinante para a saúde ou aumento do sofrimento psicológico. Na direção da urgência e contribuição da escuta analítica, tanto clínica como ciência, propõem uma dissolução da autoridade imaginária paterna, para a construção da autoridade de si, por meio da livre expressão fundamentada, marca da técnica freudiana. Tal processo carrega a potência do instrumental analítico para processos de emancipação subjetiva e social.
  • ItemTese de doutorado
    Da familiaridade medieval ao desmentido na pandemia de Covid-19: panorama das atitudes frente à morte e ao morrer no ocidente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-02) Penariol, Marita Pereira; Peres, Rodrigo Sanches; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo tem como objetivo geral compreender as transformações acerca das atitudes frente à morte e ao morrer desde a Idade Média à contemporaneidade, na sociedade Ocidental, de forma a abarcar, inclusive, as singularidades determinadas pela pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo teórico, fundamentado no estabelecimento de interlocuções entre autores provenientes de diferentes disciplinas no campo das Ciências Humanas. Para tanto, inicialmente analisamos a transferência da morte do ambiente doméstico e familiar para os hospitais, a transição das cerimônias públicas e do compartilhamento das manifestações de pesar para a interdição da morte e a privação do luto, o afastamento dos cemitérios para áreas periféricas e a criação das organizações funerárias. Na sequência, refletimos sobre o tabu da morte e suas contradições na atualidade, o apego excessivo à vida, o morrer atravessado por recursos tecnológicos, a mercantilização da morte e sua conversão em mercadoria frente ao expressivo nicho de serviços e produtos ofertados aos enlutados e a espetacularização e banalização da morte exploradas diariamente nos programas televisivos. Por fim, discutimos as especificidades da morte, do morrer e do luto na pandemia de Covid-19 no cenário brasileiro, as desigualdades evidenciadas na pandemia, as ressonâncias dos impedimentos de rituais fúnebres convencionais e a necessidade de criação de novos ritos para a simbolização da morte, os efeitos da pandemia na subjetividade e as formações sintomáticas e a urgência da educação para a morte, inclusive junto às crianças. Adicionalmente, assumimos um enfoque propositivo a partir da apresentação de novas noções relacionadas às múltiplas facetas da morte e do morrer na pandemia. Nesse sentido, defendemos que aquilo que chamamos de “morte desmentida” se destaca como a marca distintiva de uma mentalidade própria do contexto pandêmico do país, a qual se caracteriza, fundamentalmente, pelo não reconhecimento do sofrimento associado às perdas causadas pela doença em questão.
  • ItemTese de doutorado
    Encontros e desencontros diante das práticas de parentalidade na atualidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-19) Alvares, Lucas Bondezan; Dionisio, Gustavo Henrique [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese buscou compreender, por meio da perspectiva psicanalítica, os atravessamentos diversos existentes diante do exercício da parentalidade na atualidade. Inicialmente, o texto contextualiza o conceito da parentalidade diante de perspectivas psicanalíticas assim como apresenta historicamente o desenvolvimento do conceito por meio de uma revisão bibliográfica de literatura. O objetivo precípuo do trabalho foi investigar experiências dos participantes sobre o exercício da parentalidade na atualidade, para isso utilizou-se questionário semiestruturado com questões abertas relacionadas as experiências parentais, o instrumento metodológico baseou-se em um formulário on-line. Participaram da pesquisa 101 pessoas com idades entre 29 e 60 anos. Os resultados possibilitaram, portanto, a organização de três núcleos temáticos: desafios no investimento psíquico na atualidade; o amor e suas relações com a parentalidade e parentalidade na pandemia. A conclusão demonstrou a experiência parental na atualidade estar atravessada pelo esgotamento, principalmente para a mulher, por definições normativas sobre o que é ser pai e mãe, pelos discursos capitalistas/produtivistas e pela busca de garantias e perfeição. No mais, foi possível observar também o discurso do amor romântico e cristão no exercício da parentalidade e seus desdobramentos.
  • ItemTese de doutorado
    Colonialidade e desastres: uma análise crítica latino-americana do discurso gerencialista em corporações extrativistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-01) Duarte-Alves, Andreia; Justo, José Sterza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese investiga a relação entre a Modernidade/Colonialidade e a produção de desastres pelo capitalismo financeiro e informacional, problematizando o papel dos altos executivos das corporações extrativistas na manutenção da dinâmica de exploração colonial de territórios, corpos e epistemes. Partimos nossas análises de dois grandes desastres recentes da mineração brasileira, o rompimento das barragens de Mariana (em 2015) e de Brumadinho (em 2019), ambos com responsabilidade direta da mineradora transnacional Vale S.A. O corpus da pesquisa foi composto por entrevistas em vídeo publicadas na plataforma online YouTube de dois diretores-presidentes, CEOs (Chief Executive Officers), que estavam à frente da mineradora na ocasião dos desastres. O objetivo foi analisar a relação entre a Modernidade/Colonialidade e o discurso gerencialista manifesto pelos representantes das corporações extrativistas produtoras de desastres a fim de compreender, desde a América Latina (ou Abya Yala, terra promissora e rica, palavra da língua do povo Kuna que vem sendo adotada pelos povos originários latino-americanos em contestação à denominação imposta pelos colonizadores), as racionalizações e modos de subjetivação que legitimam a produção de ecocídios, genocídios e epistemicídios dentro da dinâmica política e econômica global. A pesquisa foi orientada pelos pressupostos da Análise de Discurso Crítica Latino-americana (ADC-LA) e analisou dois modelos de gestão distintos, de Murilo Ferreira (2011-2017) e de Fabio Schvartsman (2017-2019). As duas presidências expressaram relação direta com os processos políticos nacionais da última década e foram influenciadas pelas políticas econômicas dos governos. O primeiro modelo analisado, período do desastre da Samarco em Mariana, a Vale legitima o desastre a partir de um discurso baseado na política neodesenvolvimentista e neoextrativista implantada na década anterior pelos governos progressistas latino-americanos e motivada pelos superávits decorrentes do superciclo das commodities. A Vale foi instrumento para o posicionamento do Brasil (prioritariamente a região centro-sul) como metrópole do Sul Global, reproduzindo um modelo colonial de exploração neoextrativista, que avançou sobre territórios com potencial minerário como a Amazônia e países da África. O segundo modelo, período do desastre em Brumadinho, a Vale reproduziu o discurso neoliberal com a adoção de práticas gestionárias autoritárias, antidemocráticas e antiestatais, tornando-se instrumento para o reposicionamento do Brasil como economia dependente, colônia de exploração extrativista e rentista na dinâmica global de acumulação de capital. Neste período, a Vale legitimou os desastres a partir do discurso financista baseado na oportunidade de rentabilidade, capitalizando os danos a partir de estratégias de alavancagem de lucros voltadas ao aumento no valor de mercado da companhia. A análise do discurso gerencialista dos presidentes da Vale possibilitou compreender como a colonialidade está presente nas racionalizações e os modos de subjetivação que naturalizam e legitimam a capitalização dos desastres pelas corporações extrativistas, tanto por correntes políticas progressistas quanto neoliberais. Os pressupostos da Modernidade/Colonialidade associada ao modelo de capitalismo financeiro e informacional têm transformado grandes corporações extrativistas em “enclaves econômicos”, que atuam de forma supraestatal para legitimar o uso do terror e da morte como instrumentos de alavancagem de lucro (necrocapitalismo). Dessa forma, os genocídios, ecocídios e epistemicídios causados pelos desastres são incorporados socialmente como rentáveis e como uma condição favorável ao desenvolvimento e ao progresso.
  • ItemTese de doutorado
    Andarilhos de estrada e riscos da vida errante
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-27) Esposito, Alexandre; Justo, José Sterza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A vida atual tende a ser cada vez mais afetada por forças constituídas nos planos econômico, social, político, cultural e psicológico que incitam deslocamentos, movimentações e trânsitos dos seres humanos e dos objetos materiais e imateriais do seu mundo. Dentre as várias subjetivações de tais forças que induzem a mobilidade destaca-se uma das mais radicais: a errância vivida por andarilhos de estrada. Ela se constitui num caminhar sem rumo, sem direção e sem planejamento. Os andarilhos de estrada perambulam, sem destino, pelos acostamentos das rodovias, com seus parcos pertences que carregam num saco às costas ou em algum tosco e improvisado carrinho de mão. Durante as caminhadas diárias ou em pernoites improvisados debaixo de pontes, abrigos de paradas de ônibus ou ao relento, nas adjacências das margens das rodovias, enfrentam diversos riscos de acidentes que atentam contra suas vidas. O objetivo da presente tese foi levantar e compreender, junto aos próprios andarilhos, os principais riscos que apontam nessa forma de viver, as causas que atribuem a eles, as condições que consideram de maior vulnerabilidade, bem como, as medidas que tomam para se protegerem. Para tanto, utilizando-se da deriva como método de pesquisa, foram realizadas incursões em rodovias paulistas, sem rotas previamente definidas, para a localização, abordagem e entrevistas de andarilhos, nos próprios acostamentos, focalizando, especificamente, a questão dos riscos e perigos enfrentados nessa forma de vida. Os resultados foram analisados utilizando o método da análise de conteúdo e apresentados e discutidos em duas categorias temáticas referentes a vida no trecho e às questões de riscos percebidas pelos andarilhos de estrada. Eles apresentaram em seus relatos que seus maiores temores estão associados a aproximação de pessoas desconhecidas que podem lhes roubar ou agredir de alguma maneira, interrompendo ou dificultando sua continuidade de suas caminhadas.
  • ItemTese de doutorado
    Vicissitudes da LGBTfobia: um estudo sobre a situação de rua e o abandono de pessoas LGBT na cidade de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-11) Coelho, Gilson Gomes; Teixeira Filho, Fernando Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta tese, investiguei os efeitos produzidos a partir da combinação entre estar em Situação de Rua e a LGBTfobia, em 14 participantes que vivem na cidade de São Paulo e frequentam os Centros de Convivência para População Adulta em Situação de Rua do município. O estudo contou com o uso de entrevistas semiestruturais e, seu conteúdo, analisado em profundidade através do aparato dado pela Análise do Discurso de Corrente Francesa. O estudo aponta, que a LGBTfobia em graus distintos, contribuiu para que os (as) participantes fossem submetidos (as) a um processo cíclico de ruptura e abandono ao longo da vida, que em articulação com os marcadores sociais de gênero, sexo, classe, raça e classe e fenômenos circunstanciais diversos, acabaram chegando a essa condição de extrema vulnerabilidade, conceito discutido ao longo do estudo como decorrente da precariedade existencial, produzida e intencionalmente articulada em torno dos dispositivos que alimentam as desigualdades sociais colocadas como naturais no sistema capitalista, suprimindo dessas pessoas o acesso a cidadania. Além disso, o estudo denuncia a inexistência de políticas públicas específicas voltadas a atender as necessidades desse grupo populacional e violações cotidianas direcionadas a ele e, por isso, sugiro que essa realidade desoladora seja melhor conhecida pela perspectiva dos estudos interseccionais e sirvam de substrato para a produção de políticas públicas específicas e com isso, possa subsidiar de modo eficiente modos mais humanizados de atender as demandas singulares, ou ainda, produzir um corpo teórico consistente que seja capaz de possibilitar modos mais eficientes de intervir no ciclo de violações, que tem levado essa população a uma condição quase crônica de abandonos simultâneos.
  • ItemTese de doutorado
    Futebol e mulheres no Brasil: um jogo possível?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-06) Vieira, Talita Machado; Justo, José Sterza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve por objetivo investigar os efeitos do marcador de gênero no processo de construção da carreira de mulheres como jogadoras de futebol. Baseando-se na estratégia metodológica da cartografia, o estudo contou com uma etapa histórico-documental e outra voltada à realização de entrevistas semiestruturadas com nove jogadoras de futebol de um clube do interior paulista, sendo cinco da equipe principal e quatro das categorias de base. Desse modo, foi possível percorrer as vicissitudes da modalidade ao longo da história, bem como acompanhar os processos em meio aos quais essas mulheres se produzem como jogadoras de futebol. Tanto no âmbito da história social do futebol de mulheres quanto das trajetórias das atletas, constatou-se a insuficiência da categoria gênero, quando considerada isoladamente, na compreensão das complexas relações de poder e disputas que constituem o universo futebolístico. Além das dificuldades, preconceitos e sofrimentos relatados, campo macropolítico formado pelos sentidos mais estabilizados ao se falar sobre as mulheres no futebol, localizamos, também, movimentações micropolíticas produzidas no cotidiano que favorecem a permanência das mulheres numa instituição que lhes é hostil, bem como sinalizam potencias embrionárias de um jeito outro de se fazer, jogar e viver o futebol. Nesse caso, seu aspecto de produção cultural ganha contornos, primando pela dimensão lúdica e prazerosa do jogar, pelo caráter de sociabilidade coletiva e de amizade na vida esportiva e pelas possibilidades de reinvenção de si, criando modos outros de subjetivação no jogo e na vida.
  • ItemTese de doutorado
    Geração do esquecimento?: Transmissão psíquica e adolescência no contemporâneo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-04) Gomes, Vinícius Romagnolli Rodrigues; Okamoto, Mary Yoko [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo compreender a transmissão psíquica entre gerações, bem como seus efeitos na adolescência em meio ao cenário social e cultural contemporâneo, caracterizado como um tempo de mutações tecnocientíficas e marcado pela aceleração, excesso de estímulos e valorização da fruição do momento presente. Diante desse estado das coisas, o processo de transmissão psíquica é afetado e dificulta a construção de uma narrativa que dê sustentação simbólica para os adolescentes empreenderem sua jornada. Para a Psicanálise, os seres humanos se constituem na e pela relação com o(s) outro(s) e essa dimensão intersubjetiva e vincular os situa como herdeiros de disposições psíquicas que lhes são transmitidas pela cultura e pelos seus pais e antepassados. Tem-se como hipótese que os desdobramentos subjetivos do cenário contemporâneo levam a uma transformação da transmissão psíquica, cujos efeitos podem ser percebidos na falha da experiência compartilhada, no declínio das narrativas e na erosão da função simbólica a configurar uma “geração do esquecimento”. O interesse por essa temática resultou da escuta exercida em consultório particular dos obstáculos de manejo com adolescentes que têm dificuldade em transformar a herança psíquica legada pelos pais. O tema da transmissão psíquica entre gerações é fundamental para a Psicanálise, vez que possibilita circunscrever a experiência clínica em suas dificuldades, permitindo a ampliação da escuta dos adolescentes por meio das gerações. Além disso, a construção da subjetividade adolescente está diretamente relacionada às questões do cenário social mais amplo. Utilizamos um método qualitativo, baseado na análise de reminiscências do pesquisador/analista de quatro casos clínicos para conduzir nossa pesquisa.
  • ItemTese de doutorado
    Cassandra Rios e as fissuras (im)possíveis: corpos, escritas e lesbianidades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-06) Mezzari, Danielly Christina de Souza; Teixeira-Filho, Fernando Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como objetivo analisar as configurações de lesbianidades produzidas pelas obras “Eu sou uma lésbica”, “Uma mulher diferente” e “As traças”, de Cassandra Rios e seus efeitos em termos de produção e de inteligibilidade de corpos lésbicos. Entendemos que a literatura produzida pela autora se organiza em torno de forças que ora alicerçam e ora desestabilizam a existência de uma identidade lésbica estável. O primeiro capítulo se propõe a oferecer um panorama acerca da trajetória de Cassandra Rios e também das oposições, críticas e perseguições que acompanharam sua carreira literária. O segundo capítulo apresenta os pressupostos ético-políticos que fundamentam a pesquisa. Partirmos do entendimento de que as normas que organizam sistemas de opressão tais como: racismo, sexismo, LGBTfobia, sustentam também as políticas de escrita acadêmica vigentes nos nossos contextos. O terceiro capítulo intenta dar corpo ao questionamento acerca das potências que as dissidências sexuais podem promover no que se refere à desestabilização de saberes produzidos pela psicologia. Propõe-se pensar as lesbianidades como um lugar possível desde onde questionar os dispositivos de gênero. Por fim, o último capítulo se debruça sobre a maquinaria construída e acionada por Cassandra Rios com relação às configurações de lesbianidades produzidas nos romances selecionados e os efeitos produzidos tanto em termos de deslocamentos de lugares já consolidados quanto de sustentação de lugares de hegemonia.
  • ItemTese de doutorado
    Supervisão Clínico-Institucional: história, usos e sentidos na Reforma Psiquiátrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-09) Devera, Disete; Yasui, Silvio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo teve como objetivo analisar histórias, usos e sentidos da Supervisão Clínico-Institucional (SCI) na Reforma Psiquiátrica brasileira. Por meio de Revisão Integrativa de Literatura (RIL), buscou-se responder às questões: como as instâncias de formulação de políticas públicas tratam do tema da SCI? Quais os instrumentos normativos que possibilitaram a institucionalização da SCI no SUS? Quais referenciais teórico-metodológicos embasam a prática da SCI na saúde mental brasileira? Com entrevistas não estruturadas e construção de biografemas, destacaram-se cenas, memórias e histórias trazidas por oito protagonistas da Supervisão Clínico-Institucional no Brasil. Os critérios de inclusão dos entrevistados foram: (1) ser ator significativo no processo de institucionalização da SCI; (2) constituir amostra capaz de contemplar a diversidade de experiências brasileiras nesse processo. As entrevistas foram audiogravadas e, após leitura e releitura das transcrições, transformadas em narrativas que foram validadas junto aos entrevistados. Consideramos que a utilização das narrativas como meio de produção de conhecimento evidencia que ciência e pesquisa devem ser transversalizadas pela macro e micropolítica. Macropolítica é a insistência na redução da vida ao que é conhecido de maneira racional, enquanto micropolítica desenvolve-se no que escapa a essa lógica - lugar onde se desenvolvem opressões ou deslocamentos criativos. O conteúdo das narrativas foi classificado em sete eixos temáticos: (1) Lugar a partir de onde se opera uma função; (2) Referencial teórico; (3) Análise da oferta precede análise da demanda; (4) Processo de trabalho; (5) Gestão; (6) Dispositivo de educação permanente e (7) Analisador dinheiro. Por fim, esses eixos foram analisados e seus conteúdos destacados, considerando os dissensos e consensos do material agrupado e estabelecendo-se diálogo entre diferentes posições narrativas de cada um dos participantes. Dessa forma, ao colocar em questão a história, os usos e sentidos da SCI, pudemos fazer dessa pesquisa-intervenção dispositivo para acompanhar a dimensão processual da institucionalização da SCI no Brasil. Os resultados da RIL indicam que a Portaria 1.174, de 7 de julho de 2005, constitui marco histórico nesse processo. As narrativas mostram que a SCI se constitui como importante dispositivo de formação e qualificação das práticas de saúde mental, a fim consolidar a atenção psicossocial brasileira. Entrelaçando a RIL às narrativas, construiu-se um caleidoscópio onde a SCI acontece nas teias e arranjos da própria história da Reforma Psiquiátrica, não tendo, portanto, sua nascente na portaria de 2005 – marco importante da institucionalização. O entrelaçamento também permitiu olhar para o lugar do supervisor como quem exerce função de terceiro e que opera cuidado e compromisso com o enunciar do não dito. Assim, é ator do fomento de mudanças institucionais e de práticas profissionais, bem como potente componente de uma micropolítica de resistência aos retrocessos.
  • ItemTese de doutorado
    As faces do perspectivismo: estudos sobre a percepção em Gurwitsch e Merleau-Ponty
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-14) Marangoni, Pedro Henrique Santos Decanini [UNESP]; Verissimo, Danilo Saretta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O propósito deste trabalho é apresentar e confrontar dois modelos distintos de fenomenologia da percepção, representados pelos pensamentos de Aron Gurwitsch e Maurice Merleau-Ponty, tecendo paralelos e localizando as divergências específicas em seus modos de teorizar a estrutura perspectiva da experiência sensível. Em ambos os autores, a investigação do perspectivismo é motivada pela elaboração filosófica do caráter paradoxal da abertura perceptiva. No discurso fenomenológico assumido pelos pensadores, a percepção lança-nos a um mundo de objetos sensíveis, apresentados na experiência direta como objetos reais, sob a condição de que esta visada seja constitutivamente inacabada e aberta. A concretude do real não se opõe ao perspectivismo da experiência: são fenômenos inextrincáveis. Em Gurwitsch e Merleau-Ponty, a operacionalização filosófica desta inextrincabilidade se perfaz na tarefa de conciliar a inesgotabilidade do percebido, o perspectivismo essencial dos objetos espaciais, cuja dimensão horizontal e fugidia é, precisamente, o que os definem enquanto objetos reais, com a inerência do sujeito a um ponto de vista, este perspectivismo evidenciado pela nossa condição de seres finitos. Nesta dupla significação do perspectivismo, a comparação das teses de Gurwitsch e Merleau-Ponty nos permite colocar em relevo a tensão entre um elemento fenomenológico, a descrição das estruturas essenciais da manifestação dos objetos à consciência, e um elemento antropológico, marcado pela ênfase na finitude, na encarnação e no enraizamento do sujeito perceptivo em suas situações concretas. Nossa investigação busca retraçar e entrecruzar os percursos que conduzem os autores a elaborar o vínculo entre a a teoria da doação por perfis, oriunda da análise fenomenológica, e a reflexão sobre o essencial arraigamento da experiência em um ponto de vista, o que nos exigirá o aclaramento do caráter antecipatório, prático e encarnado da percepção. Levando em consideração que o tema do perspectivismo constitui o alicerce de suas elaborações fenomenológicas acerca da organização perceptiva, a acareação de seus pensamentos se realiza à luz do duplo arcabouço conceitual, central para estes pensadores, concernente ao pensamento de Husserl e às elaborações descritivas da Psicologia da Gestalt.