Teses - Comunicação - FAAC

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  • ItemTese de doutorado
    Comunicação e inovação tecnológica: análise dos enquadramentos da Embrapii na perspectiva relacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-31) Terossi, Karen; Porém, Maria Eugênia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho é defender as possibilidades de uma interpretação comunicacional da inovação tecnológica, a partir da perspectiva relacional. Para isso, são discutidos princípios da construção do conceito de comunicação enquanto processo de produção de sentidos, que se dá entre sujeitos interlocutores e que emerge de um contexto no qual também atua. Na sequência, são buscados conceitos sensibilizantes para uma visão comunicacional da inovação tecnológica, utilizando revisão bibliográfica no campo dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Inovação, focada nos atores e sentidos compartilhados. Na sequência é apresentado um estudo de caso da Embrapii, por meio de análise documental e entrevistas com atores institucionais envolvidos. As transcrições das entrevistas foram submetidas a Análise de Similitude, realizada com apoio do software Iramuteq, e Análise de Conteúdo com foco em aspectos qualitativos. Os resultados foram interpretados com apoio do conceito de enquadramento. Argumenta-se que os enquadramentos de legitimação, normatização e controle da inovação tecnológica dominam a produção de sentidos e interlocuções da inovação tecnológica. Porém, no cotidiano das relações entre empresas e instituições de ciência e tecnologia, eles são confrontados e reforçados por outros enquadramentos, como de disputa e engajamento, que reconfiguram os processos da inovação tecnológica. Ao final, é apresentado um modelo de estudo da inovação tecnológica utilizando a noção de redes, em que episódios comunicativos são conectados por interlocuções e cujos desdobramentos vão reconfigurando a própria estrutura da inovação tecnológica.
  • ItemTese de doutorado
    Mulheres unidas a favor de quem: discursos e identidades de movimentos políticos femininos nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-06) Durigan, Gisleine de Fátima; Bertolli Filho, Claudio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese tem o propósito de discutir como as mulheres, usuárias das redes sociais on-line, pertencentes a grupos alinhados às pautas da direita e da esquerda, comportaram-se diante da conjuntura política e social aliada ao contexto pandêmico da Covid-19. O objetivo é identificar e analisar os discursos e as identidades dos movimentos políticos femininos, seus posicionamentos em relação às medidas sanitárias contra a Covid-19, as principais pautas femininas, as informações de maior circulação e suas respectivas fontes, investigando, também, a presença de possíveis conteúdos de desinformação. Para a pesquisa, foram selecionados dois grupos de mulheres, presentes na rede social Facebook, que ganharam destaque no cenário político durante a campanha eleitoral de 2018 e continuam em atuação: “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro” e “Mulheres de Direita Unidas Pelo Brasil”. Como metodologia, este trabalho emprega a análise de conteúdo e a hermenêutica de profundidade, com a coleta de dados quantitativa e qualitativa, além de se fundamentar, teoricamente, em conceitos como o filtro-bolha, o gatekeeping algorítmico, a desordem informativa, o feminismo e o antifeminismo. O corpus de análise se constituiu a partir da captação das publicações on-line dos dois grupos femininos durante os seis primeiros meses da pandemia de Covid-19, entre abril e outubro de 2020. Defendemos a tese de que a polarização on-line e política se refletiram na identidade e nos discursos dos movimentos femininos atuais e em suas reações à emergência da pandemia. Os resultados evidenciaram que a atuação dos dois grupos femininos trouxe impactos substanciais para a sociedade brasileira.
  • ItemTese de livre-docência
    Apreciação crítica de obra acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) Andrelo, Roseane [UNESP]; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este volume configura-se como uma sistematização crítica de parte das obras científicas que considero relevantes na minha trajetória acadêmica, produzidas entre 2008 e 2022, e foi elaborado em atendimento às normas do Edital 01/2023 – DTA/FAAC de Concurso Público de Títulos e Provas do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp - Campus de Bauru, na disciplina “Media literacy e a gestão do conhecimento midiático: do consumidor ao cidadão”, para a obtenção do título de Livre-Docente em Letramento Midiático. Para a apreciação, foram definidos dois eixos. No primeiro, apresento minhas contribuições científicas na interface entre comunicação e educação, com foco no letramento midiático, voltado à educação pelos meios e à educação aos meios. No segundo eixo, exponho tais relações no âmbito da comunicação organizacional e das Relações Públicas, com ênfase na comunicação com empregados
  • ItemTese de doutorado
    A extensão do olhar: a câmera diegética no cinema brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-13) Vieira, Arnaldo de Freitas; Rebechi Junior, Arlindo [UNESP]; Bulhões, Marcelo Magalhães [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Avaliar a ocorrência da Câmera Diegética em momentos distintos do cinema brasileiro. Este é o principal foco desta pesquisa. Para isso, buscamos interpretações que julgam verificar como ela se insere em contextos ou “fases” de nossa produção cinematográfica, através de movimentos analíticos dirigidos a filmes selecionados em que a câmera diegética possui relevância. O percurso analítico-interpretativo se inicia na década de 60 – afirmação do cinema moderno brasileiro pelo Cinema Novo – e chega a momentos mais recentes, a do chamado Cinema da Pós-Retomada. Há algo de fundamental em analisar a câmera que se insere nas diegeses fílmicas: debater os mecanismos pelos quais o cinema oculta ou manifesta sua enunciação. A câmera, instância enunciativa fundamental do cinema e responsável por nos dar “a narrativa em imagens”, quando vetora o olhar do espectador, demonstrando-se, pode acusar o ilusionismo nos processos de opacidade, ou pode sua presença não ser incompatível com a transparência? Se no cinema clássico temos seu pleno ocultamento, nos cinemas modernos e de vanguarda a tendência é de “desfazer o espetáculo”, explicitando os mecanismos de representação de construção narrativa. Esta tese busca avaliar como no cinema brasileiro esses processos se articulam a distintas condições de produção.
  • ItemTese de doutorado
    Quando as emoções atravessam as justificações recíprocas: a influência dos afetos no processo deliberativo das discussões do cacs-fundeb
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Amôr, Ana Cristina Consalter; Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese parte da hipótese de que o processo deliberativo dos conselhos municipais, espaços de participação política, está atravessado por afetos na formação de preferências e pontos de vista e, por isso, a deliberação, neste caso face a face, não pode ser entendida como um processo puramente racional. O que ocorre nesses conselhos, espaços de comunicação e participação política se apresenta de forma dialógica e pode sofrer influência das emoções e das histórias de vida, o que pode estreitar ou distanciar os laços entre sociedade, cidadãos e governos. Ao tratar manifestações afetivas como expressões potencialmente deliberativas, o trabalho chama a atenção para a relevância de discutir emoções dentro de uma perspectiva deliberacionista. Nesse sentido, pretende-se, de um modo geral, verificar como as pessoas modelam a produção da sua justificação recíproca, o trabalho de elaborar um argumento, apresentá-lo, modificá-lo ou silenciá-lo. A proposta também: a) analisa o processo deliberativo e o papel dos afetos e das biografias pessoais nos Conselhos Municipais de Educação; b) verifica a arquitetura da participação e o processo deliberativo em colegiados formais a partir da perspectiva das histórias de vida, do humor, da mudez e dos afetos, em ambiente controlado, das reuniões ordinárias dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, dos municípios de Cabrália Paulista, Marília e Campinas; c) compreende como os afetos, a mudez, o humor, o sarcasmo, as histórias de vida constituem a performance dos atores e a construção de seus argumentos. Além da revisão bibliográfica, a pesquisa utilizou a observação de três reuniões de cada um dos Conselhos de cada município, e a realização de entrevistas em profundidade com três membros de cada conselho. A proposta utilizou também a metodologia dos Momentos Transformativos da Deliberação (Deliberative Transformative Momentos - DTM), desenvolvida por Steiner et al (2019), e uma análise qualitativa própria, que parte do critério léxico, definido por uma tipologia dos afetos. Os resultados nos permitem concluir que este espaço controlado de participação política é, de fato, atravessado pelos afetos, mesmo que de maneira tímida, que vez ou outra constituem os argumentos, as expressões verbais e faciais, e colaboram na sustentação do debate, mas não necessariamente estariam vinculados à melhoria e intensidade do mesmo.
  • ItemTese de doutorado
    Do instante decisivo ao contínuo: experimentações em Fine Art a partir da Mobgrafia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Viola, Natalia Martin; Renó, Denis Porto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa propõe-se a entender os instantes da fotografia e como eles estão presentes na narrativa fotográfica da fotografia Fine Art feitas a partir da mobgrafia, ou seja, a fotografia por aparelho celular. A partir disto, empreende uma leitura sobre a bibliografia de Henri Cartier-Bresson, fotógrafo no qual o termo instante decisivo ficou vinculado. Aplicou-se a hipótese de que este termo seja indissociável à fotografia desde seu desenvolvimento até a fotografia digital, em contrapartida do instante contínuo, o qual parte da interpretação e da narrativa contida na imagem fotográfica que permeia os estilos fotográficos, estudos estes, encontrados em Geoff Dyer e Boris Kossoy, além de analisados e comparados por esta pesquisa com termos e estudos similares desenvolvidos por Roland Barthes e Philippe Dubois. A partir daí é possível afirmar que os equipamentos fotográficos são apenas suportes para a captura de imagens e que o mais importante em sua elaboração são os aspectos composicionais que propiciam uma narrativa condizente com seu intuito e estilo. Após discorrer conceitos e características da mobgrafia, que é a arte de fotografar com aparelho celular, esta tese apresentou fotógrafos que trabalham com a mobgrafia em suas diferentes vertentes para que esta forma de fotografar pudesse ser compreendida em sua totalidade. Para que o objeto desta pesquisa fosse alcançado, foi necessário realizar um estudo acerca da fotografia artística para que o estilo fotográfico utilizado, que foi a Fine Art, fosse contextualizado e assimilado, uma vez que se trata de algo novo e com pouco referencial. A partir de todo conteúdo apresentado, foi realizada uma série fotográfica em Fine Art com a utilização de um smartphone para a captura, tratamento e compartilhamento das imagens finais. A pesquisa apontou todos os aspectos necessários para a idealização da série, bem como os tratamentos e manipulações para que as imagens atingissem o resultado pretendido. Desta maneira, verificou-se a possibilidade da utilização da câmera do celular para a elaboração de fotografias em Fine Art, e que as fotografias, ou melhor, as mobgrafias possuem, além de um instante decisivo, que foi determinante para e na captura da imagem, possuem ainda um contínuo, que irá acompanhar esta única imagem, ou a série que ela compõe por toda a sua existência, quer seja no meio impresso ou digital.
  • ItemTese de doutorado
    Entre representantes e representados: a reforma da previdência em debate no congresso e na internet
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Berti, Pedro Luis Bueno; Kerbauy, Maria Teresa Micelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desenho institucional das democracias modernas tem sido objeto de constantes revisões teóricas que buscam conciliar o sistema representativo a um formato mais inclusivo de participação popular que explore as potencialidades da internet. As fronteiras que separam o modelo formal de representação política e o modelo informal de conversação pública têm sido flexibilizadas por meio da expansão de redes sociais que facilitam o acesso quase instantâneo dos cidadãos às discussões realizadas nos parlamentos. Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar comparativamente as características das discussões entre parlamentares realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e as características das discussões feitas por internautas nas páginas oficiais das duas instituições no Facebook a respeito da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/2019 que prevê a reforma da Previdência. Utilizando como metodologia principal a análise de conteúdo, os dados serão classificados em planilhas de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Índice de Qualidade do Discurso (IQD) e posteriormente processados em interface gráfica por meio dos softwares Atlas TI, que permitem mapear a construção de sentido das várias linhas discursivas dentro de um debate a partir da relação semântica entre as palavras e expressões empregadas na conversação. Esta tese teve como premissa duas hipóteses de pesquisa: a primeira relacionada a uma congruência argumentativa entre as esferas formais e informais de deliberação, e a segunda referente a uma incongruência quanto à qualidade dessa deliberação. De acordo com os resultados as duas hipóteses foram confirmadas. Os pronunciamentos parlamentares atingiram melhor pontuação no índice com relação ao tratamento entre os participantes e refinamento dos argumentos, porém, convergiram com os comentários dos internautas em termos de estratégias discursivas.
  • ItemTese de doutorado
    A notícia no século XXI: a reconfiguração do jornalismo na sociedade em midiatização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Alves, Raphael Bonini; Bertolli Filho, Claudio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O jornalismo é um dos campos atingidos pelas transformações do século XXI, marcado pelo fortalecimento dos meios digitais, passando por crises financeira, institucional e conceitual. O contexto é de uma sociedade em midiatização onde emergem diversidade de atores, equilíbrio de alcance e equiparação de reconhecimento, pelas facilidades de produção e circulação. Logo, o jornalismo é obrigado a passar por uma série de transformações para se adaptar ao contexto informativo deste século, especialmente pelo crescimento de novas iniciativas que se propõem a difundir notícias. E como acontece essa transformação? O objetivo geral desta pesquisa é explicar a reconfiguração do jornalismo no século XXI a partir de aspectos organizacionais, discursivos e culturais. A proposta visa a identificação das formas de organização, produção técnica e repercussão social do discurso jornalístico no atual contexto midiático com pesquisas bibliográficas e entrevistas. A partir do foco amplo, a pesquisa também apresenta bases conceituais e teóricas sobre jornalismo e notícia; identifica as mudanças na institucionalidade e práticas do jornalismo; caracteriza o aspecto cultural do discurso noticioso para, por fim, apontar estratégias de reconfiguração do jornalismo considerando midiatização, organização e interpretação. Portanto, em cinco capítulos teóricos, o estudo aborda a sociedade em midiatização (Sodré, Braga e Fausto Neto), as definições de notícias, valores e práticas jornalísticas (Traquina, Alsina, Fontcuberta e Sodré), as transformações na organização do jornalismo (Anderson, Neveu, Hepp, Loosen, Deuze, Witschge), o reconhecimento como diferencial da notícia (Marcondes Filho, Wolton, Geertz, Thompson, Maffesoli, Martín-Barbero) e a desinformação como discurso a ser enfrentado. A segunda fase é feita por meio de entrevistas com 7 pessoas para avaliar hábitos de consumo noticioso, relação com o jornalismo e interpretação dos discursos da área. Os dados são analisados por meio da hermenêutica de profundidade, de acordo com a proposta de Thompson. Com isso, apresenta-se aspectos do jornalismo no século XXI como o reconhecimento da notícia como jornalismo, a relevância da circularidade para avaliação do impacto, o papel dos meios de comunicação tradicional junto às novas iniciativas, como a confiança está espalhada em diferentes publicações, a mudança do tempo no jornalismo e a relação com a desinformação.
  • ItemTese de doutorado
    Neoliberalismo, relações de trabalho e efeitos de poder do discurso organizacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Calonego, Renata; Andrelo, Roseane [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As inúmeras relações estabelecidas na sociedade, assim como seus modos e modelos de produção, reconfiguram-se constantemente de acordo com as mudanças sócio-políticas-econômicas. Da mesma maneira, as relações de trabalho vivenciadas se adaptam continuamente às demandas da sociedade em que estão inseridas, compatibilizando-se com o momento histórico vigente. Portanto, não se limitando à concepção de fluxo de informação, mas compreendendo o papel estruturante da comunicação nas organizações, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os efeitos de poder que o discurso organizacional assume nas relações de trabalho e na identidade dos trabalhadores no contexto neoliberal. Para tanto, propõe-se uma abordagem teórico-empírica, com uma fundamentação teórica pautada na discussão acerca de temas como comunicação organizacional, discursos, efeitos de poder, e neoliberalismo e sua performance psíquica (FOUCAULT, 1980; FIGARO, 2008; OLIVEIRA, PAULA E MARCHIORI, 2012; PUTNAM E MUMBY, 2014; HARDY E THOMAS, 2014; SCHARFF, 2016; BUTLER, 2017; HAN, 2018; KANAI EGILL, 2020; SAFATLE ET AL., 2021). Frente a isso, define-se como coleta de dados a realização de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado em um corpus formado por 14 trabalhadores de diferentes categorias, selecionados com o propósito de abranger ângulos distintos da realidade. Para analisar as respostas, utilizou-se a metodologia qualitativa pluralista proposta por Scharff (2011), que tem como cerne a psicologia discursiva (PD), que foi aplicada com o intuito de identificar padrões nas falas dos entrevistados sobre as maneiras pelas quais eles negociavam e vivenciavam o discurso organizacional e as relações de trabalho. Nesse processo investigativo, 10 efeitos de poder do discurso organizacional que impactam na constituição das subjetividades dos trabalhadores foram verificados através desses padrões. De forma semelhante, possíveis resistências também foram estudadas, tendo em vista que poder e resistência são processos mutuamente implicados. Sendo assim, defende-se a tese de que os discursos organizacionais possuem efeitos de poder nas relações de trabalho estabelecidas, de maneira a incidir na identidade dos trabalhadores e perpetuar o neoliberalismo. Por fim, destaca-se que esta pesquisa buscou contribuir para a expansão da análise crítica sobre a comunicação organizacional, de modo a somar reflexões para compreender com mais profundidade as interfaces sobre a formação da vida psíquica dos trabalhadores por meio dos discursos que enredam as organizações, dando atenção especial tanto à incorporação, quanto à adaptação do neoliberalismo a partir do trabalho.
  • ItemTese de doutorado
    A enunciação imagética em tecnologias de inteligência artificial: algoritmos e produção de sentido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Pereira, Henrique Da Silva; Médola, Ana Silvia Lopes Davi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A enunciação imagética a partir de tecnologias de inteligência artificial é o tema da presente tese que reflete sobre a compreensão da produção de sentido na comunicação midiática no cenário contemporâneo. Fundamentada nas contribuições do aporte teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa, notadamente as questões relativas à enunciação e ao nível discursivo do percurso gerativo da significação, o trabalho parte das matrizes conceituais elaboradas por Benveniste (1989), Greimas (1974) e Greimas e Courtés (2016). Compreendida como instância que permite fazer-ser o sentido e como procedimento de manifestação por meio da seleção paradigmática e combinação sintagmática, a enunciação entendida como termo complexo que implica na projeção de enunciador e enunciatário, é, nesta pesquisa, a instância onde são identificados os papeis dos atores da enunciação. As análises do website This Person Does Not Exist e de três vídeos de deep fake do produtor brasileiro Bruno Sartori, partiram da hipótese norteadora de que a inteligência artificial insere novos desafios para pensar a enunciação em textos realizados por tecnologias autônomas como o papel das máquinas enquanto ator da enunciação, bem como os procedimentos de figurativização das imagens geradas pelos algoritmos e a mobilização da categoria da veridicção nos contratos enunciativos. Como resultado das análises, observamos que na enunciação a partir de tecnologias de IA, o enunciador se projeta em dois atores distintos: o ator-humano e o ator-maquínico. O primeiro, produz o efeito de sentido de organização de um big data que é utilizado pelo algoritmo para produzir imagens sintéticas. O ator-maquínico, por sua vez, é interpretado como o responsável pela decodificação e codificação do corpus imagético. Assim, sendo os papeis dos atores da enunciação distintos, em This Person Does Not Exist verifica-se um maior grau de autonomia do algoritmo inteligente se comparado com a produção de deep fakes, em que a inteligência artificial assume uma característica mais ferramental e adjuvante do ator-humano. Verificou-se, por fim, que a produção sintética nesses objetos potencializa a lógica da manipulabilidade técnica da imagem, na qual a metamorfose decorre da morfogênese simulada do mundo natural que se constitui a partir da relação de modelos figurais que estruturam o processo de figurativização discursiva.
  • ItemTese de doutorado
    Imagens em guerra: a memória visual do martírio na filmografia do Movimento Jihadista Global
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Costa, Ana Carolina; Rebechi Junior, Arlindo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisa cinco filmes produzidos por grupos e organizações vinculados ao Movimento Jihadista Global (MJG): The Martyrs of Bosnia, Russian Hell, The Destruction of American Destroyer USS Cole, Flames of War I e Flames of War II. Eles foram lançados, originalmente, entre 1997 e 2017. Por serem materiais de propaganda de fôlego, trabalham de modo exemplar a narrativa que o MJG tenta emplacar para justificar suas ações. Dentro dela, a temática do martírio é central, pois endossa a formação de um exército paraestatal de voluntários com a obrigação moral e espiritual de lutar para salvar a comunidade muçulmana (umma), historicamente subjugada e humilhada pelos inimigos do Islã. Embora a pesquisa seja um produto da área da Comunicação, o trabalho apresentado começa com uma incursão por discussões teóricas a respeito do sentido dos termos shahāda e jihād em sua relação com a ideia de tornar-se mártir no campo de batalha. Esse primeiro degrau permite que alcancemos o próximo: compreender como lideranças religiosas e militares do Movimento Jihadista Global se apropriaram de elementos específicos dessa discussão para gestar a cultura do jihadismo. Feita essa contextualização, o trabalho mapeia as características visuais dos cinco filmes da amostra. Defendemos a hipótese de que eles têm traços de duas linguagens audiovisuais principais: os documentários e noticiários televisivos. Esse diálogo vai influenciar a escolha e uso das imagens que compõem os materiais de propaganda. E são essas imagens que observamos com maior retidão para mapear os elementos que compõem a memória visual do martírio na filmografia do Movimento Jihadista Global. Para isso, partimos da concepção de que esses registros são argumentos visuais. Portanto, eles têm algo a dizer. E eles falam sobre duas coisas principais. Em primeiro lugar, porque os mártires precisam agir. Em segundo lugar, como morre e nasce um mártir.
  • ItemTese de doutorado
    Entre o conflito federativo, uma opinião: os editoriais, a vacina e a pandemia do coronavírus
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Martins, Audrey do Nascimento Sabbatini; Napolitano, Carlo José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dado o avanço da multiplicidade dos meios de comunicação inseridos numa sociedade democrática, faz-se necessário, para compreender a postura do jornalismo nesta sociedade, entender como funciona o regime democrático numa sociedade plural, relacionando a simbiose existente entre jornalismo e democracia. O objetivo desta tese é mostrar que os editoriais dos jornais O Estado de S. Paulo (OESP) e Folha de S. Paulo (FSP) fomentaram o conflito federativo brasileiro durante o enfrentamento da crise sanitária causada pelo coronavírus. Enlaça-se o surgimento da democracia e do jornalismo e se relaciona a codependência existente entre o Jornalismo e o Direito, pautada pelo arcabouço teórico que contempla o Direito Constitucional - no tocante à questão do Federalismo brasileiro - e da Comunicação, tendo em vista o estudo dos editoriais. A pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo apoiadas pelo software NVivo compõem o aparato teórico-metodológico, apto a analisar se os editoriais dos jornais elencados foram fomento para o conflito federativo, de modo a contribuir para o fortalecimento do regime democrático. Pôde-se constatar, a partir deste estudo, que os editoriais fomentaram o conflito federativo ao incitarem o conflito entre os entes federados e, com tal ação, teceram um olhar mais denso ao redirecionamento das formas de governo que devem ser adotadas num Federalismo verticalizado e cooperativo, contribuindo assim para o regime democrático.
  • ItemTese de doutorado
    Procedimentos interdisciplinares para guiar a produção de programas radiofônicos do gênero ficção científica com a meta de melhorar a comunicação com a audiência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Silva, Thiers Gomes da; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese sistematiza procedimentos e orienta a produção de um programa radiofônico, no gênero ficção científica, envolvendo ações interdisciplinares entre a Comunicação, a Acústica Física e a Psicoacústica. Com o objetivo de identificar e de propor técnicas para melhoria da comunicação no processo de produção e sob a ótica dos princípios da ação profissional, a metodização foi realizada através de revisão bibliográfica e documental em revistas científicas, website, livros, jornais, com aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas, possibilitando conhecer a opinião dos ouvintes e dos profissionais. Por meio dos dados coletados e sistematizados estabeleceram-se diálogos com autores compondo, com as análises, os caminhos que foram seguidos para atingir o objetivo proposto, que somado a experiência prática profissional, que integra o conhecimento do doutorando, foi realizada a produção de um programa radiofônico. Como modelo optou-se pelo gênero cultural ficção científica, por ser um instrumento comunicativo na divulgação da Ciência. Após análise do produto, realizada através de grupo focal, foram estabelecidos parâmetros técnicos, como uma espécie de guia, para a melhoria da tarefa do radialista ao lidar com a comunicação para a produção de programas do gênero, considerando as necessidades de informação do profissional radialista, do veículo e o atendimento de determinadas demandas da audiência, adeptas do gênero utilizado. A opção pela ficção científica, neste trabalho, teve como finalidade contribuir para a ampliação da cultura científica por meio da transmissão de programas radiofônicos, em especial no sentido de estimular o interesse do público ouvinte. Igualmente, é preciso não perder de perspectiva que a divulgação científica propõe informações que orientam as pessoas a lidarem com os efeitos da ciência e de seus derivados tecnológicos, em seu cotidiano. Assim, dentre os resultados, podem ser apontados a identificação, na diversidade de opiniões dos ouvintes, dos elementos sonoros (frequência, timbre e altura) mais atrativos na audição do programa radiofônico, evitando deste modo recorrer a aspectos muito subjetivos na atividade de radiodifusão, melhorando a comunicação com a audiência.
  • ItemTese de doutorado
    Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-22) Quincoses, Cândice da Silva; Porém, Maria Eugênia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como proposta principal diagnosticar as práticas de comunicação organizacional plataformizada pela Glassdoor. Para tanto, circunscreve-se nesse contexto midiatizado da organização no qual empresas e públicos nunca estiveram tão conectados mediante a tecnologia como agora. O interesse deste estudo se atém para pesquisa em comunicação organizacional e a plataformização como um fenômeno que influencia a forma como as organizações se apresentam a seus públicos. Nesse contexto, articula autores do campo da comunicação e da comunicação organizacional para ancorar o arcabouço teórico, entre eles: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) e Han (2020). A metodologia aplicada denomina-se Estudo de Caso Analítico da Glassdoor, por meio da qual construiu-se um protocolo de pesquisa, em que foram estabelecidas cinco categorias de análise, no intuito de identificar os elementos discursivos do posicionamento institucional dessas organizações instrumentalizadas pela plataforma, a fim de tornar as empresas cadastradas atrativas para reter os candidatos. Para tanto, foram observadas as publicações da Glassdoor no site da plataforma, Instagram e Facebook do Brasil. No Instagram foram analisados 171 posts, enquanto no Facebook, 144 postagens. Constatou-se, após tais procedimentos de análise, que por meio da comunicação organizacional, em contexto midiatizado, a plataforma Glassdoor se diz “organização falada”, mas reproduz a organização comunicante e comunicada das marcas que representa e que paga pelos serviços oferecidos pela plataforma.
  • ItemTese de doutorado
    Estratégias de visibilidade de movimentos sociais da juventude na sociedade midiatizada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-02) Volpato, Alana Nogueira; Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diante da tarefa de compreender como a midiatização se instaura no campo político, alterando significativamente as formas de ver e de ser visto, é preciso olhar para o conjunto heterogêneo de atores que participam desses processos. Entre eles, estão os movimentos sociais, que precisam negociar com os critérios de acesso e as lógicas de mídia que constrangem a ação dos atores que pretendem conquistar um lugar no debate público. A injunção da visibilidade, junto aos processos de midiatização, tanto tensiona movimentos sociais a negociar com lógicas de mídia, quanto possibilita experimentações sociais que podem levar a transgressões dessas normas, com resultados variados. Frente a esse contexto, questionamos: de que forma os movimentos sociais contemporâneos formulam suas estratégias de visibilidade? O objetivo geral é compreender de que forma os processos de midiatização se manifestam nas estratégias de visibilidade de movimentos sociais contemporâneos. Como objetos de pesquisa, escolhemos movimentos sociais que se orientam por lógicas divergentes: o Levante Popular da Juventude e o Movimento Brasil Livre. Aliamos as perspectivas teóricas institucional e socioconstrutivista dos processos de midiatização para compatibilizar a abordagem da teoria de movimentos sociais que equilibra estrutura e agência. Entendemos que a visibilidade constitui um campo dinâmico de disputas configurado por interações midiatizadas. Partimos de uma abordagem interacional da estratégia, que considera meios e fins de jogadores que buscam se influenciar em determinadas arenas. Na pesquisa empírica, exploramos a perspectiva dos jogadores, descrevendo processos de formulação, execução e avaliação das estratégias de visibilidade por meio de questionário e entrevistas em profundidade com atores dos movimentos sociais; e as estratégias em arenas que apresentam lógicas para as interações, por meio da análise das inserções dos movimentos em meios noticiosos e de postagens no Facebook, identificando padrões de atuação. Defendemos a tese de que a injunção de formas midiatizadas de visibilidade tensiona movimentos sociais a acionarem lógicas de mídia por meio dos incentivos e constrangimentos oferecidos pelas estruturas de oportunidades midiáticas, que conformam os usos dos repertórios de ação coletiva, movimentando o conhecimento socialmente compartilhado sobre as formas possíveis de reivindicar. Os conjuntos de incentivos e constrangimentos oferecidos em subarenas que compõem a esfera de visibilidade pública podem ser mais ou menos compatíveis com a orientação estratégica geral dos movimentos sociais que se engajam em interações estratégicas com outros jogadores, apresentando vantagens para os atores com os quais tem afinidade, contribuindo para uma distribuição desigual da visibilidade. O tensionamento para acionar lógicas de mídia, assim como as incompatibilidades entre lógicas de jogadores e arena, são equilibrados na agência, em que atores de movimentos sociais ponderam os ganhos e perdas e optam por assimilar, negociar ou transgredir as regras colocadas ao formular suas estratégias de visibilidade. Concluímos que compatibilizar as lógicas dos movimentos sociais e as lógicas da arena é um desafio estratégico essencial colocado para esses atores com os processos de midiatização.
  • ItemTese de doutorado
    Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-31) Dalbeto, Lucas do Carmo; Marques, José Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos referentes às figuras femininas e a performance de feminilidade nas adaptações cinematográficas Barbarella (1968) e Mulher-Maravilha (2017) originárias das Histórias em Quadrinhos e consideradas importantes marcos da representação feminina neste recorte cinematográfico. Para tanto, adota-se como aporte teórico-metodológico a perspectiva de discurso foucaultiana, compreendendo os filmes como dispositivos e, como tais, permeados por linhas de forças em vigor nos momentos das produções. Procura-se esboçar uma análise arquegenealógica desses objetos que compõe o corpus, apoiando-se nas contribuições da Teoria Crítica Feminista do Cinema. Defendo a tese de que as produções discursivas nas obras cinematográficas são pautadas por um olhar masculino, o male gaze, ainda que tenham a autoria feminina. Isso porque, o olhar feminino é permeado pelas linhas de força da sociedade patriarcal, que o colonizam e estabelecem os regimes de enunciabilidades e visibilidades possíveis aos dispositivos. Como resultados, identifico que as produções, ainda que detenham marcas da subjetividade dos autores, não se restringem ao binarismo dicotômico. Nos dois dispositivos fílmicos, identifico movimentos de assujeitamento e liberação em menor ou menor grau, agenciados pelo momentum de cada produção.
  • ItemTese de doutorado
    Nova viola brasileira: uma cena musical marcada por experiências estéticas híbridas e mediações culturais e comunicacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-28) Polettini, Ricardo; Barros, Laan Mendes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese analisa a música de viola brasileira contemporânea em uma abordagem comunicacional e estética. Desenvolve articulações entre a ideia de uma cena musical da viola na atualidade com os conceitos de mediações culturais da comunicação e mediações comunicacionais da cultura, hibridismos e transculturação. O estudo assume a noção de experiência estética em sua dimensão relacional, enquanto percepção sensível partilhada em uma sociedade que tem na mídia um elemento chave de sua estrutura, e se insere no campo da produção de sentidos na cultura midiatizada. Desde que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, no século XVI, a viola se difundiu por várias regiões do país e passou por uma série de transformações ao longo da história, principalmente no século XX, a partir das primeiras gravações das duplas caipiras, quando alcançou sucesso no rádio, cinema e TV. No século XXI, a nova viola brasileira se manifesta como cena musical, estabelecendo práticas de produção, consumo e circulação em um ambiente de transculturação e referências cruzadas, resultando em poéticas híbridas que se desdobram em novas experiências estéticas, em um reiterado ciclo criativo. A tese traz uma análise interpretativa sobre a cena musical da nova viola brasileira fundamentada em pesquisa documental e bibliográfica e em entrevistas com violeiros, que falam sobre sua relação com a música, a indústria cultural, as tradições e o ambiente digital. A pesquisa realizada nos permite afirmar que a nova viola brasileira constitui uma cena musical marcada por experiências estéticas híbridas e mediações culturais e comunicacionais. As discussões contribuem para compreensão de fenômenos comunicacionais no âmbito da música popular e da sociedade em processo cada vez mais acelerado de midiatização.
  • ItemTese de doutorado
    Comunicação pública e governo digital: o design da experiência do usuário na construção de portais de países ibero-americanos sob a ótica da comunicação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-30) Amaral, Vanessa Grazielli Bueno do; Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O governo digital deve ser centrado no cidadão e promover um acesso aos portais e serviços de forma acessível, fácil e até mesmo satisfatória. A atual pesquisa tem objetivo de compreender como os portais e serviços de governo digital podem ser, de fato, centrados no cidadão. Para isso nos apoiamos no design da experiência do usuário (UX Design), uma perspectiva multidisciplinar que aplica diferentes métodos de análise e desenvolvimento de projetos para criar produtos ou serviços focados em seus respectivos usuários. Alinhado a isso temos a perspectiva da comunicação, para discutir a construção de portais digitais com foco no cidadão, atendendo às premissas da comunicação pública e do governo digital. O principal questionamento deste trabalho é identificar como podem ser desenvolvidos os portais de governo para que sejam centrados no cidadão, uma característica do design da experiência do usuário, da comunicação pública e do governo digital. O objetivo foi identificar parâmetros para serviços de governo digital centrados no cidadão, que possam pautar equipes, metodologias e técnicas para o uso do design da experiência do usuário (tradução de User Experience Design – UX Design) no desenvolvimento de interfaces para comunicação pública. Como objeto foram analisados equipes e processos de desenvolvimento e atualização de portais de governo digital. Foram selecionados os dois países do continente europeu na ibero-américa (Portugal e Espanha, que não foi analisado por não atender os critérios), e dois países latino-americanos colonizados por eles: Brasil e Uruguai (selecionado por ser o país da América Latina com o melhor Índice de Desenvolvimento em Governo Eletrônico de acordo com a ONU). Foram traçadas as estratégias de governo digital de cada país, realizadas entrevistas com gestores das equipes, e mapeamento de competências em design da experiência do usuário. Portugal teve os menores resultados, seguido por Uruguai em nível intermediário e Brasil com a melhor avaliação. Apesar das diferenças em cada localidade estudada, pudemos propor o uso de um modelo de maturidade em UX e uma matriz de avaliação de competências para direcionar as ações dos governos em relação ao desenvolvimento de portais e serviços de governo digital.
  • ItemTese de doutorado
    A influência da lógica discursiva das organizações empresariais na construção da sociedade: um olhar dos profissionais brasileiros e portugueses de comunicação diante do contexto em midiatização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-28) Alves, Mariana Carareto; Andrelo, Roseane [UNESP]; Ruão, Teresa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando o poder das organizações empresariais, é relevante pensar sobre os impactos da comunicação na sociedade. Principalmente, diante de transformações observadas em suas práticas discursivas, que passaram a adotar, com frequência, posicionamentos sobre questões sociais em diversas manifestações comunicacionais. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi discutir a capacidade de influência da comunicação organizacional na construção social a partir da percepção de profissionais de agências de comunicação brasileiras e portuguesas sobre a lógica discursiva das organizações empresariais para a relação com a sociedade no contexto em midiatização. Para isso, o estudo iniciou-se com uma discussão teórica sobre o poder das organizações na construção da sociedade e a ação discursiva das organizações empresariais na sociedade em midiatização, fundamentada pela perspectiva da Constituição Comunicativa das Organizações, por perspectivas macrossociais de comunicação organizacional e relações públicas, pelo paradigma relacional da comunicação e pela midiatização. A partir dessa fundamentação, investigou-se empiricamente a comunicação organizacional sob o olhar dos profissionais para observar práticas discursivas de grandes empresas em cenários culturais e mercadológicos distintos. Assim, como metodologia, realizamos entrevistas em profundidade, identificando percepções orientadas por um modelo de análise e as desvelando com suporte de olhares conceituais da Análise Crítica do Discurso na perspectiva de van Dijk (2002; 2008; 2012; 2013; 2016). Nesse processo investigativo, identificou-se uma lógica discursiva estabelecida por dinâmicas interacionais de controle discursivo para a produção de práticas discursivas alinhadas entre os interesses sociais e empresariais em um movimento cíclico entre organizações e sociedade. Diante disso, defende-se a tese de que a lógica discursiva das organizações empresariais no contexto em midiatização pode influenciar a construção da sociedade ao criar dinâmicas comunicacionais que, ao se apropriarem de interesses sociais, proporcionam condições para sustentar o poder da comunicação organizacional e do campo empresarial, impactando a interpretação dos indivíduos sobre as empresas privadas e refletindo em suas ações no mundo.
  • ItemTese de doutorado
    Comunicação conectada e Influenciadores Digitais na comunidade de League of Legends
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-28) Darcie, Marina Paula; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A aceleração dos fluxos comunicativos desencadeados pelas ferramentas da internet provoca a reflexão acerca das atividades desenvolvidas pelos fãs, uma vez que seu papel na disseminação da imagem do ídolo ou do universo adorado é acentuado e a autonomia que comunidades de fãs têm em consumir e circular conteúdo que podem endossar (ou não) a narrativa se torna um dos aspectos mais comuns na forma de consumo dos produtos culturais dessa época. Pensando nesse contexto, a diversificação de vozes e profissionalização da produção de fãs é expoente e, desde as duas últimas décadas, muitos fãs de franquias variadas passaram a utilizar de suas redes sociais online para expor com regularidade sua produção criativa e compartilhar suas impressões pessoais e habilidades sobre o universo adorado com seus pares e demais integrantes do fandom. Esses comunicadores arregimentaram em torno de si muitos dos que compartilhavam de seus posicionamentos e passaram a gozar de reputação positiva na comunidade, profissionalizando, monetizando e institucionalizando sua atuação no grupo, tornando-se influenciadores digitais para os pares. Parte-se do problema de pesquisa: quais as mudanças na comunicação conectada a partir de práticas comunicativas que estão sendo desenvolvidas pelos influenciadores digitais? Para tanto, foi adotado como corpus de análise as práticas comunicativas de influenciadores presentes no universo de League of Legends (LoL). Os objetivos são 1- verificar as práticas comunicativas que caracterizam a comunidade de League of Legends; 2- identificar quais influenciadores digitais são apontados como referência pela comunidade de jogadores; 3- mapear o conteúdo produzido pelos influenciadores identificados; e finalmente, 4- entender de que maneira o conteúdo produzido se relaciona com o universo comunicativo definido anteriormente. As etapas metodológicas estão definidas em levantamento bibliográfico; aplicação de questionário semiestruturado; mapeamento de 156 influenciadores digitais mencionados pela amostra de jogadores respondentes; e mapeamento de cinco vídeos do canal dos dez influenciadores com mais menções da lista anterior. A análise dos vídeos foi feita a partir cinco pilares: comunidade, universo, profissionalização, autoridade e pessoalidade, todos cedidos pela observação de recorrência temática nas respostas ao questionário. A partir destas ferramentas metodológicas, pôde-se verificar que os influenciadores estudados são parte constituinte do universo de LoL e responsáveis por manter os indivíduos do fandom em contato com o mercado, novidades, anúncios, jogabilidade e estratégias a partir de relações discursivas e interativas. Devido à sua autoridade frente aos demais integrantes do fandom, os canais formalizados em torno de sua imagem se tornam ambientes característicos de trocas afetivas e de reconhecimentos mútuos, na mesma medida em que solidificam algumas práticas e condutas intrínsecas ao campo. Além disso, constatou-se que o influenciador rompe com a presumida linearidade da comunicação dos meios de comunicação tradicionais e reforça a comunicação de todos para todos na mesma medida em que amplifica a qualidade da comunicação previamente estabelecida, considerando que o dialogismo nas interações ocorre de forma contínua e permite a representação mais fiel das vontades e desejos do receptor-interagente.