Dissertações - Educação para a Ciência - FC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 333
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação étnico-racial e a questão do negro: perspectivas nas formações de professoras(es) de Ciências Biológicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-27) Ferreira, Marina; Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A educação deve ser compreendida como um ato político, dessa forma pensar sempre na práxis educativa é essencial ao processo de ruptura com a perspectiva neoliberal de ensino que vem se instaurando nos últimos anos em nosso país, e também é uma maneira de garantir que os saberes da classe trabalhadora possam ser valorizados. Nesta perspectiva que caminha pelo trajeto do materialismo histórico dialético buscase a identificação, análise e o entendimento de como se dá a Educação das relações Étnico-raciais, mais precisamente os referentes à questão negra, na Formação de Professoras(es) de Ciências Biológicas da UNESP. Realizamos uma reflexão sobre o currículo como instrumento ideológico de controle da classe dominante, sendo assim, necessária a discussão da temática no campo das ciências, área que apresenta uma falsa neutralidade e que necessita se posicionar socialmente quando da discussão de problemáticas como discriminação e racismo. Para esta investigação buscou-se a análise de documentos como os dispositivos legais nº 10.639/2003, a Lei nº 11.645/2008, a Resolução CNE/CP nº 1 de 2004 referentes ao Ensino da Cultura e História Africana e Afro-brasileira; às Diretrizes do Conselho Estadual de Educação e aos Planos de Desenvolvimento Institucional da UNESP, documentos relativos aos direcionamentos para os cursos de Graduação; os Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Planos de Ensino de disciplinas didático-pedagógicas dos campi de Botucatu e Jaboticabal. Ambos campi apresentam grande relevância a discussão quanto aos seus Projetos Político Pedagógicos e Planos de Ensino. Entretanto, a burocratização e generalização da discussão presente nos documentos nos permite considerar que há uma grande omissão na discussão da temática étnico-racial nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNESP, o que contribui, como apresentado na literatura, para a dificuldade docente de trabalhar com a temática em sala de aula.
  • ItemDissertação de mestrado
    As inter-relações entre a Ciência e a Sociedade: estudo sobre algumas Representações Sociais de graduandos em física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-17) Lima, Cristian Otávio de; Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diversos autores têm defendido que aproximações entre a História, Filosofia, Sociologia da Ciência e a educação científica podem enriquecer o ensino de Ciências, tornando-o mais humanizado e crítico. Uma dessas abordagens é a educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), que objetiva estimular diferentes olhares para os sentidos historicamente construídos a respeito da Ciência, Tecnologia e suas relações com a Sociedade. Considerando que a epistemologia está presente em currículos de Ciências e que parte considerável da concepção de Ciência ensinada parte dela, a preocupação aqui é dirigida a como licenciandos em Física representam algumas das relações entre a Ciência, a Sociedade e a Política. Em outras palavras, acredita-se que as concepções que professores trazem consigo podem influenciar não apenas suas crenças e modos de vida, mas também a forma como irão ensinar e/ou atuar posteriormente. Além disso, considerando a particularidade deste momento, decorrente da pandemia de COVID-19, em que ocorreram diversos eventos sociais e políticos, tais como os ataques à Ciência, campanhas midiáticas de supervalorização da Ciência, desinformação, movimentos antivacina, concepções terraplanistas, entre outros, considera-se que imagens distorcidas da Ciência podem ter sido amplamente difundidas, influenciando a percepção pública de Ciência. Nesse sentido, a presente pesquisa pretendeu responder às seguintes questões: Quais são as Representações Sociais (RS) que os licenciandos em Física da Unesp de Bauru construíram para si a respeito das relações entre a natureza da Ciência e a Sociedade? Como estes graduandos compreendem as influências sociais e políticas na atividade científica? Para tanto, em um estudo de caso único integrado, dividido em duas partes, foi feita uma breve retrospectiva a respeito da formação inicial de professores no Brasil, com ênfase a partir do ano de 1996, além de uma análise do contexto formativo do curso de licenciatura em Física da Unesp de Bauru, lócus da investigação, em busca de quais são os aspectos contemplados sobre a natureza da Ciência e as relações CTS. Na segunda, foram apresentadas e discutidas as RS constituídas por esses licenciandos. Para analisar as respostas, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo como abordagem metodológica, uma técnica fundamentada na teoria das Representações Sociais. Após a análise dos dados, foi possível constatar que mesmo após o processo formativo permanecem traços de RS de Ciência salvacionista, universal e filantrópica. Além disso, as RS dos participantes apontam para uma visão de: Ciência não neutra e que pesquisadores não são livres para escolher seu tema de pesquisa, por conta de fatores internos e externos à pesquisa; que a política controla a Ciência por meio do financiamento e das influências exercidas sobre as percepções sociais de CT. Com vistas ao cenário político, social e científico dos últimos anos, considera-se necessário um contexto formativo universitário que possibilite uma visão mais aprofundada no que diz respeito as relações CTS. Isto é, aquele que estimule reflexões a respeito de como a Ciência e a Tecnologia se inserem na sociedade atual, para que assim, o letramento científico de professores e alunos possa ser favorecido.
  • ItemDissertação de mestrado
    Discursos de professores licenciados em Física sobre a origem do Universo e os efeitos de suas convicções pessoais na sala de aula
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Aguiar, Matheus Henriques Ribeiro de; Nardi, Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo tem por base o contexto de recorrentes conflitos em salas de aula da Educação Básica em relação a convicções pessoais divergentes do conhecimento científico, por parte de professores(as) e alunos(as). A pesquisa é baseada em questões sobre a relevância do tema “origem do Universo” na Educação Básica; a forma de abordagem dos professores(as) em relação ao tema; a capacitação docente na formação acadêmica para essa abordagem e os efeitos que as convicções pessoais de alunos e docentes podem ter no contexto da sala de aula. O trabalho tem por objetivos a investigação e a análise do discurso de docentes licenciados(as) em Física, com formação em uma mesma universidade pública, sob a mesma estrutura curricular, sobre suas perspectivas em relação ao tema “origem do Universo”, considerando suas formações, suas práticas docentes e convicções pessoais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas desenvolvidas em questões abertas por plataforma de comunicação audiovisual online. Por meio da análise, pôde-se verificar que os(as) professores(as) se sentem despreparados(as) para abordar o tema em sala de aula diante da diversidade cultural dos(as) alunos(as) e da necessidade de maior conhecimento científico. Verificou-se também que todos têm uma postura de independência na relação entre fé e Ciência, diminuindo as possibilidades de conflito. Os resultados desta pesquisa propiciam uma continuidade investigativa, por meio de trabalhos posteriores, em relação à capacitação dos(as) docentes em sua formação acadêmica, e em relação à sua prática, considerando divergências entre currículo, orientações da BNCC e relevância do tema “origem do Universo”.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estratégias de engajamento em divulgação científica: análise das Christmas Lectures
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Molina, João Pedro da Cunha; Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A vertiginosa aceleração do desenvolvimento científico e tecnológico, observada nos últimos anos, propiciou a criação de um novo mundo que ultrapassa os limites das dimensões cartesianas do espaço: o mundo virtual estabelecido pela rede mundial de computadores. A internet transformou o modo de como acessamos as informações, nos comunicamos, compramos, vendemos, trabalhamos e até nos divertimos, enfim, promoveu mudanças significativas na maneira de como convivemos. Considerando a cultura como sendo a produção humana de costumes, leis, crenças que determinam formas de convívio de um determinado povo, no mundo criado pela internet, o convívio entre pessoas com diferentes culturas propicia a criação de um novo modo de ver a realidade, possibilitando a gênese de novos costumes, de novas regras de convivência e portanto, de uma nova cultura, denominada como cibercultura. No contexto da cibercultura e, em relação à necessidade de se promover a alfabetização científica e tecnológica, num mundo altamente parametrizado pela Ciência e pela Tecnologia, uma questão fundamental se impõe: como está sendo feita a divulgação científica? Este trabalho tem como objetivo identificar as características, estratégias e os elementos de produção de vídeos de divulgação científica, bem como identificar elementos que permitam caracterizar a imagem do divulgador de ciências e sua identificação com o público. Para tanto, analisamos, a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), 24 vídeos de divulgação científica - as Christmas Lectures, produzidas pela Royal Institution of Great Britain disponíveis no site oficial da instituição. Nossa escolha por esse material justifica-se tendo em vista a tradição de mais duzentos anos dessa instituição em realizar a divulgação científica, bem como pelo grande número de visualizações de seus vídeos, cerca de 15 milhões. Após a leitura dos materiais de análise e do recenseamento dos dados, identificamos que as estratégias de divulgação mais utilizadas residem em momentos de Interação, no uso de Recursos Tecnológicos e de Itens e Equipamentos, em dinâmicas de Experimentação, na Participação de convidados especiais e, por fim, na Contextualização dos assuntos discutidos com elementos da realidade, como profissões, aplicações industriais, uso na tecnologia ou relacionados com atividades cotidianas. Desse modo, concluímos que tais palestras servem como excelente material de apoio para a prática docente, bem como um guia para as iniciativas de divulgação científica no Brasil e no mundo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-23) Franco, Thiago; Assis, Alice [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho é de natureza qualitativa e documental e foi baseado no levantamento de informações junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regula o trânsito automotivo cotidiano dos brasileiros e sua composição, buscando sua possível conexão com o ensino de Física através da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Nessa perspectiva, procurou-se evidenciar que as leis associadas à normatização relativa à circulação de veículos automotores têm em seu cerne, conceitos de Física em sua formulação. Com essa linha de pensamento busca-se correlacionar os conceitos físicos presentes no CTB, o Ensino de Física e Educação CTS, sinalizando um caminho possível para o aprendizado no campo da Física, visando assim demonstrar uma vertente promissora ao explicitar que mesmo implicitamente a Física influencia na elaboração das leis pelo poder legislativo, mais especificamente no que se refere ao CTB vigente. Ao se analisar atentamente a composição do CTB, mesmo este não destacando tacitamente conceitos de Física, observou-se a sua potencialidade como instrumento de estudo, análise e possível transposição para o ensino de Física. Nesse contexto, emergiu a seguinte questão de pesquisa: Quais conceitos de Física podem ser inferidos a partir da análise do conteúdo dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro, visando uma abordagem pautada na Educação CTS no Ensino Médio? Para responder a essa questão, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, segundo os preceitos de Laurence Bardin. A análise dos artigos constantes no Código de Trânsito Brasileiro apontou a possibilidade de se abordar os seguintes conceitos de Física em sala de aula: Momento, Leis de Newton, movimento relativo, Movimento Uniformemente Variado (MUV), óptica, máquinas térmicas e efeito Doppler.
  • ItemDissertação de mestrado
    A utilização de filmes comerciais na e para a formação inicial de professores de Física: um estudo de caso a partir do filme Radioactive (2019)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Tavano, Lucas Henrique; Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar de publicações em Ensino de Ciências apontarem potencialidades da utilização de filmes no ensino, os mesmos ainda têm sido pouco explorados. A lacuna no campo da formação de professores é ainda maior. Em vista disso, este trabalho apresenta um estudo de caso que buscou investigar as contribuições do uso de filmes comerciais como recurso didático em um curso de formação inicial de professores, tanto em relação à apropriação de aspectos teóricos de tal uso, quanto a possibilidades formativas trazidas por uma atividade que visou explorar questões da História e Filosofia das Ciências (HFC) e das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), bem como o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Para isso, foi elaborada e desenvolvida uma Sequência Didática (SD) em dois momentos de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública, em duas disciplinas didático-pedagógicas, uma realizada de forma virtual e outra de forma presencial. A SD, construída em conjunto com a docente responsável por ambas as disciplinas, continha duas aulas de duas horas cada, no caso das virtuais, e duas aulas de quatro horas, no caso das presenciais. Nas duas turmas, a primeira aula abarcou aspectos teóricos da utilização de filmes e, a segunda, a discussão do filme Radioactive (2019), a partir de questões orientadoras de um relatório. O principal instrumento de constituição de dados foi um questionário misto enviado aos estudantes após as aulas, contendo questões fechadas, abertas e do tipo Likert, buscando avaliar a SD. Os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos: Grupo A e Grupo B. Os 31 participantes do Grupo A cursaram a disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Física II (segundo semestre do primeiro ano) de forma virtual, enquanto os sete participantes do Grupo B cursaram a disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Física V (primeiro semestre do terceiro ano) de forma presencial. As questões abertas do questionário foram analisadas com base na técnica qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que visa investigar as Representações Sociais (RS) presentes em um grupo acerca de determinado tema. As análises apontaram que os participantes acreditam que a SD tenha contribuído para sua formação devido à adequação do recurso didático e ao papel fundamental das questões orientadoras do relatório e de sua discussão em sala, que serviram de guia para as interpretações e para o compartilhamento de diferentes perspectivas. Outra contribuição indicada foi a possibilidade de conhecer mais sobre a utilização do recurso e de participar da atividade na posição de aluno. Além disso, foi possível abordar, em certa medida, o conceito de radioatividade, aspectos da HFC e das relações CTS, como a concepção de Ciência, a questão das mulheres nas Ciências e implicações sociais do desenvolvimento científico, apesar da permanência de algumas concepções alternativas de Ciência. Constatou-se, também, o desenvolvimento de conteúdos procedimentais, como os relacionados à busca de informações e à análise, e de conteúdos atitudinais, ligados a valores como a ética e à própria forma de se utilizar os filmes no ensino.
  • ItemDissertação de mestrado
    A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-16) Bonadio, Letícia de Castro; Bastos, Fernando [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar de importante e relevante, ensinar botânica na Educação Básica ainda se apresenta como um desafio para muitos professores. Nesse contexto, compreender o conjunto de conhecimentos que os educadores possuem ou demandam é uma condição essencial para pensar reformulações, ou ainda a criação, de programas de formação inicial e continuada. Com base nisso, a presente dissertação teve como objetivo analisar a mobilização de conhecimentos docentes necessários ao ensino de botânica, a partir de depoimentos de professores de ciências e biologia atuantes na Educação Básica. Através da análise textual discursiva de entrevistas semiestruturadas, percebeu-se que os professores expressaram certa heterogeneidade de conhecimentos construídos e demandados entre si, junto a diferentes aspectos, fatores e condições que contribuem e prejudicam o ensino de botânica. Em relação aos fatores que contribuem e/ou aos conhecimentos mobilizados, é notável que o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento do conteúdo específico são os mais frequentes, com falas abordando sugestões de metodologias, recursos e a familiaridade com diferentes aspectos do estudo dos vegetais. Já quando olhamos para os fatores que prejudicam e/ou aos conhecimentos demandados, o destaque está no conhecimento de contextos educacionais, o que pode corresponder a uma dificuldade expressiva que os professores possuem em superar obstáculos impostos pela realidade escolar e universitária, como é o caso da insuficiência estrutural da rede estadual pública de ensino.
  • ItemDissertação de mestrado
    Por epistemologias feministas no ensino de ciências: ser professora e ser cientista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Johansen, Letícia Cristina; Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de natureza qualitativa tem o objetivo de analisar como as relações de gênero configuraram os espaços acadêmicos e podem influenciar trajetórias de mulheres que vivem sua profissão como docentes e cientistas. Nos apoiamos nos estudos das Epistemologias Feministas no sentido de entendermos como as ciências foram influenciadas e, ao mesmo tempo, influenciaram períodos históricos, políticos e sociais. Discutimos como certas conceituações foram preponderantes para a exclusão das mulheres e outras minorias dos ambientes científicos, como a neutralidade e a objetividade. Com o propósito de entendermos as relações de séculos de exclusão e apagamentos das mulheres nas ciências com as conquistas e percalços que envolvem, atualmente, as carreiras e trajetórias das mulheres cientistas e docentes, realizamos entrevistas, com o uso da História Oral, com professoras de um programa de pós-graduação de uma universidade pública, no intuito de identificar e analisar suas trajetórias conforme a ótica do feminismo interseccional, relacionando-as aos aspectos de gênero, raça, classe, sexualidade, etc. que constroem o ambiente universitário. O ingresso de mulheres e pessoas negras nas Universidades não as tornam, necessariamente, lugares diversos e equitativos. É preciso que essas discussões se ampliem nos mais diferentes aspectos que regem a vida acadêmica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um retrato da produção de conhecimento sobre Etnomatemática em periódicos nacionais em uma década
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Lamim Netto, Manoel de Souza; Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Pesquisas sobre Etnomatemática têm ganhado relevância nos últimos anos na área da Educação Matemática, particularmente no Brasil, o que gerou uma vasta produção acadêmica. Nesse sentido, esta dissertação do tipo Estado do Conhecimento teve como objetivo identificar os principais aspectos dessa produção brasileira em Etnomatemática ao longo de uma década, a fim de compreender de que modo ela tem sido abordada, suas tendências e lacunas, cenários investigados e enfoques predominantes. Para tal, analisamos artigos publicados entre 2010 e 2019 em revistas brasileiras na área de Ensino. Metodologicamente, realizamos processos de leitura, organização e discussão dos estudos, que foram analisados com base nos seguintes critérios: (1) periódico e ano de publicação, (2) perfis dos autores, (3) sujeitos e contextos investigados e (4) focos temáticos predominantes. Nossos resultados mostraram que os periódicos: Educação Matemática em Revista, Boletim de Educação Matemática e Revista Eletrônica de Educação Matemática são os que publicaram maior número de artigos; por outro lado, a Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista de Educação, Ciências e Matemática e Amazônia: revista de Educação em Ciências e Matemáticas são os que possuem o menor número de publicações. Identificamos também dois períodos bem definidos sobre essa produção: um, entre 2010 e 2014, com menor número de artigos, e outro, entre 2015 e 2019, no qual observamos um aumento significativo de publicações. No ano de 2018 foi publicado um dossiê temático específico para Etnomatemática. Os autores mais recorrentes são: Ieda Maria Giongo, Cristiane Coppe de Oliveira, Sérgio Florentino da Silva, Milton Rosa, Veronica Albanese María Luisa Oliveras, sendo as duas últimas de origem espanhola. Além disso, mostramos que muitos dos autores são membros de grupos de pesquisa que possuem a Etnomatemática como alguma de suas linhas de pesquisa e que estes grupos estão espalhados por todas as regiões brasileiras. Quanto aos enfoques, destacaram-se trabalhos voltados para investigações de práticas socioculturais e ação pedagógica do Programa Etnomatemática. Registramos também mais estudos sobre formação docente na perspectiva Etnomatemática, bem como de pesquisas teórico-filosóficas. Por outro lado, notamos poucos estudos de Estado do Conhecimento e Estado da Arte ou destinados ao currículo em uma perspectiva Etnomatemática, indicando possíveis lacunas e oportunidades de caminhos de investigação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reconhecimento e redistribuição: um estudo (comparativo) das injustiças curriculares relacionadas ao provimento de questões de gênero e sexualidade na formação inicial de professoras/es de Matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Taveira, Flavio Augusto Leite; Peralta, Deise Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este texto se refere ao relatório de uma dissertação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, como requisito parcial do curso de Mestrado. O objetivo geral do estudo é levantar documentos curriculares, nomeadamente, Projetos Político Pedagógicos (PPP)/Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de cursos de formação de professoras/es de Matemática do Brasil e do Chile, procurando demonstrar como ausências e presenças do provimento de questões de gênero e sexualidade podem ser analisadas pela persectiva bidimensional (Reconhecimento e Redistribuição) de Nancy Fraser. Além disso, admite como objetivos específicos ilustrar injustiças curriculares presentes nos projetos formativos expressos por esses documentos curriculares com base na perspectiva bidimensional de Justiça Social de Nancy Fraser; apontar a potencialidade da autora para sustentar, teoricamente, ações curriculares comprometidas com Justiça para grupos sociais historicamente marginalizados na sociedade brasileira em virtude de gênero e sexualidade; discutir a ocorrência do não Reconhecimento ou a ocorrência do Reconhecimento incorreto em currículos de licenciaturas em Matemática como implicação de políticas centralizadoras alinhadas ao ideário neoliberal característicos das reformas curriculares que atingem à América Latina desde a década de 1990. A proposta metodológica consiste numa metodologia comparativa organizadas em três etapas que se valem de levantamento e análise documental. Em termos de resultados, nos valendo dos conceitos de Redistribuição, e sua principal injustiça – a má distribuição – e de Reconhecimento, e sua principal injustiça – o falso reconhecimento – discorremos sobre como os currículos de formação inicial de professoras/es de Matemática na América Latina (em especial, no Brasil e no Chile) são arenas de disputas em que as investidas dos interesses neoliberais via organismos econômicos internacionais têm minado e tomado espaço de possibilidades de experiências formativas que perpassam as questões de Gênero e Sexualidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    O processo educativo ambiental em escolas públicas de São Paulo e Paraná: a questão das matas nativas como referência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-08) Silva, Izabela Lourenço; Maia, Jorge Sobral da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A atuação dos seres humanos na natureza remonta aos primórdios da vida social, contudo, suas ações foram reformuladas devido ao modo de produção da vida na sociedade sendo ele , capitalista. Assim, ao longo do desenvolvimento dessa forma de organização social, tivemos a utilização dos bens naturais em benefício das necessidades humanas e, com isso, o processo de desmatamento nos estados brasileiros foi sendo intensificado, como uma das formas de garantir a manutenção do próprio sistema produtivo. Dessa forma, esta pesquisa buscou compreender se a temática das Matas Nativas, é trabalhada na educação básica em escolas públicas pelos professores e professoras dos estados de São Paulo e Paraná dos municípios de Ourinhos-SP e Jacarezinho-PR. A coleta de dados realizou-se através de aplicação de questionário com os professores e professoras e foi intensificada , com base em documentos, políticas públicas e produções científicas que nos deu elementos para compreensão da realidade concreta, permitindo-nos discorrer sobre como esta temática se insere como objeto de reflexão e análise da Educação Ambiental Crítica (EA) e também sobre a importância da instrumentalização desses professores e professores sobre as Matas nativas assumidas no contexto escolar. Para tanto, consideramos os fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Ambiental Crítica. Esta EA crítica é entendida como um processo educativo que permite, aos indivíduos, atuarem na realidade compreendendo a crise socioambiental e buscando estabelecer outra relação entre natureza e sociedade. Portanto, a inserção da temática das Matas Nativas pode contribuir com a formação dos estudantes para que compreendam esses ambientes como essenciais para manutenção da vida e que impactam diretamente nas diferentes formas de vida, inclusive dos seres humanos. Diante do exposto, foi verificado por nós que há muitas fragilidades no desenvolvimento e inserção da Educação Ambiental nos ambientes escolares, principalmente no que se refere à temática das Matas Nativas, se atrelando principalmente à formação inicial e continuada desses profissionais pois muitos não tiveram contato com a EA. Além disso, verificamos fragilidades no que diz respeito a confusão desses professores e professoras quanto ao instrumento pedagógico e uma fundamentação teórico-pedagógica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação ambiental crítica e saneamento básico: uma análise sobre o entendimento docente na escola pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-07) Lhamas, Ana Paula Biondo; Maia, Jorge Sobral da Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa surgiu a partir da reflexão da pesquisadora se o ensino das escolas públicas têm proporcionado aos estudantes os conhecimentos produzidos historicamente reflitam de forma crítica sobre o ambiente como categoria social. Desta maneira, para a realização desse trabalho o objetivo geral estabelecido foi de compreender qual o entendimento de docentes de uma escola pública sobre a temática de Educação Ambiental e Saneamento Básico. Para isso, os objetivos específicos traçados de modo a atender o objetivo geral foram: analisar o que os docentes entendem por Saneamento Básico e Educação Ambiental por meio de entrevistas com 15 professoras e 5 professores que aceitaram participar, atuantes na escola pública do município de Manduri-SP; buscar elementos que apontem as fragilidades no entendimento de docentes sobre a temática e como isso compromete o processo educativo de estudantes sobre a apropriação dos conhecimentos produzidos historicamente pela espécie humana. Com isso, os fundamentos teóricosmetodológicos foram: o Materialismo Histórico-Dialético, sendo este o método que permite a análise, reflexão e interpretação da realidade e assim contribui para com a discussão dos dados coletados para o presente trabalho, também utilizamos a Pedagogia Histórico-Crítica como a teoria pedagógica que respalda o processo de ensino que defendemos para as escolas públicas e a Educação Ambiental Crítica enquanto processo educativo que tematiza o ambiente e discute quais são os principais responsáveis pela crise socioambiental contemporânea. Por fim, por meio de da análise dos dados, pudemos encontrar elementos para categorizar as falas dos docentes sobre o que é Educação Ambiental, chegando em seis categorias, sendo elas: conscientização, preservação, sustentabilidade, prevenção, sensibilização e metodológica; e onze categorias sobre o que entendem sobre saneamento básico: abastecimento de água potável, coleta de esgoto, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos, políticas públicas, saúde, infraestrutura, sustentabilidade, preservação, prevenção e não sabem; além disso, os dados mostram que o entendimento dos docentes é fragmentado e se pauta em ideias hegemônicas, tais como a culpabilização individual que incentiva a manutenção da exploração no capitalismo com ações de economia de água, reciclagem, sustentabilidade e dentre outras e, portanto, prejudica a instrumentalização dos estudantes das escolas públicas para que entendam a essência dos fenômenos que ocasionam a crise socioambiental e busquem superá-la.
  • ItemDissertação de mestrado
    Os estatutos ontológico e epistemológico da ciência na ficção científica distópica de Primo Levi: contribuições para uma concepção de ciência marxista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-31) Leonardo Júnior, Carlos Sérgio; Massi, Luciana [UNESP]; Maciera, Aislan Camargo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As controvérsias e negacionismos têm evidenciado um cenário potencialmente distópico na sociedade e refletem problemáticas de cunho ontológico e epistemológico da ciência. O positivismo e o neopositivismo são marcados pela ausência da ontologia, ignorando questões sobre concepção de mundo, e a pós-modernidade relativiza a ontologia, condições que se estendem para a educação. A pedagogia histórico-crítica é uma teoria pedagógica marxista de dimensão ontológica realista e dimensão gnosiológica objetivista, com o objetivo de promover a formação omnilateral visando à superação do capitalismo. Contudo, ainda são poucas as sistematizações para o marxismo de sua concepção de ciências da natureza. Na articulação entre ciência e literatura, a ficção científica distópica tem potencial para o levantamento de questões relacionadas à natureza da ciência por meio de desdobramentos negativos para a sociedade. Primo Levi (1919-1989) foi um químico e escritor italiano que foi prisioneiro de Auschwitz. Na sua obra heterogênea, encontramos contos de ficção científica com aspectos distópicos que apresentam consequências de uma ciência apartada da dimensão ontológica. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desvelar os estatutos ontológico e epistemológico da ciência nos contos de Levi a fim de contribuir para a construção de uma concepção marxista e ontoepistemológica de ciência. Esta pesquisa é de natureza teórico conceitual e se orienta pelos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. Partindo de dois objetos de análise empírica — trabalhos da Educação em Ciências (EC) selecionados a partir de uma revisão bibliográfica sistemática e os contos de Primo Levi —, identificamos temas e categorias em comum relacionados à ontologia e à epistemologia da ciência, o que levou à seleção dos contos “Ótima é a água” e “Borboleta angélica” e à análise deles articulada aos artigos da EC e à teoria marxista. No primeiro, discutimos sobre a realidade, o trabalho e a natureza, e a práxis: a natureza da água na contraposição entre a água em sistema fechado e a água de um rio; a relação da contaminação do meio ambiente com o ser social; as problemáticas de uma práxis utilitária positivista. No segundo, discutimos a relação dos valores, da moral, da ética e da ideologia com o trabalho de um cientista que articula elementos religiosos em suas hipóteses e que está inclinado à ideologia nazista. Constatamos que a maior parte dos trabalhos da EC discute sobre a ontologia a partir de uma perspectiva epistemológica, submetendo-a ao sujeito cognoscente e relativizando-a. Identificamos alguns aspectos ontoepistemológicos condizentes com uma concepção de ciência marxista, como: a estratificação da realidade em movimento; a indissociável relação do ser humano com a natureza; a prática científica entendida como práxis; a imanência dos valores, da moral e da ética e o papel desta nas mediações entre ontologia e epistemologia e na elevação da particularidade do indivíduo ao humano genérico; e a inelutável influência da ideologia na ciência. Concluímos que esses aspectos podem ser debatidos em aulas de ciências naturais e de história e filosofia da ciência a partir da abordagem desses contos, com os objetivos de desenvolver uma concepção mais ampla de ciência, alinhada ao marxismo, e de favorecer a formação omnilateral.
  • ItemDissertação de mestrado
    Relações entre crenças de autoeficácia docente e as atitudes em relação à Matemática dos professores do Ensino Fundamental I
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Portes, Lilian Rose de Almeida; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos últimos 30 anos, pesquisadores tem demonstrado interesse nos fatores afetivos que podem influenciar a aprendizagem dos alunos e as práticas do professor em sala de aula. Portanto, a abordagem dos temas para esta pesquisa envolve as atitudes e crenças de autoeficácia no contexto dos professores que ensinam Matemática. A presente pesquisa tem uma vertente de estudo exploratório de caráter não experimental, que teve como objetivo investigar as possíveis correlações entre preferências, crenças de autoeficácia e atitudes em relação à Matemática. Estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa: “Quais as relações entre a preferência do professor pelo ano escolar em que atuará, as crenças de autoeficácia e as atitudes em relação à Matemática, apresentada por professores do Ensino Fundamental I?”. Participaram da pesquisa 131 professores atuantes no Ensino Fundamental I, de 17 municípios do Estado de São Paulo e 4 municípios de Minas Gerais. Os instrumentos para a produção de dados foram: Questionário de Caracterização dos Participantes, Questionário de Preferência dos Participantes, Escala de Atitudes em Relação à Matemática (validada e adaptada por Brito) e Escala de Autoeficácia Docente em Relação à Matemática do Ensino Fundamental I. A análise dos dados mostrou que ocorreu uma correlação significativa e positiva em relação aos sujeitos que preferem a disciplina de Matemática, que possuem atitudes positivas e consequentemente foram os que mais apresentaram uma autoeficácia positiva para trabalhar com essa matéria em sala de aula.
  • ItemDissertação de mestrado
    Os efeitos de sentido no processo formativo docente em Astronomia para os anos iniciais do Ensino Fundamental com base na estratégia de ensino: O Diário do Céu
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-22) Garcia, André Luís Cordeiro; Nardi, Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com vistas às ações que contemplem a formação continuada de professores e os saberes relacionados ao ensino de Astronomia, esta pesquisa teve como objetivo analisar a relevância de um curso de formação continuada de professores para o ensino de Astronomia, intitulado, O Diário do Céu – Introdução à Didática da Astronomia para professores da Educação Básica. O curso foi oferecido durante o ano de 2019, a um grupo de docentes em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Educação Básica, de unidades escolares vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (SME), da cidade de Bauru (SP), Brasil, integrando uma entre outras ações internacionais de pesquisa colaborativa em Ensino de Ciências, do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Nardi, da Faculdade de Ciências, da UNESP, Câmpus de Bauru (SP), Brasil, desenvolvida em parceria com o Gruppo di Ricerca sulla Pedagogia del Cielo, do Movimento di Cooperazione Educativa (MCE), coordenado pela professora italiana Nicoletta Lanciano, da Universitá “La Sapienza” di Roma, Itália. Tendo como foco a pesquisa didática em Astronomia, a constituição dos dados deste estudo partiu da análise do Currículo Comum do Ensino Fundamental do Município de Bauru, que integra a Rede Municipal de Ensino de São Paulo, articulando os fundamentos teóricos, metodológicos, os conteúdos interdisciplinares e o currículo das áreas de conhecimento que subsidiam esta pesquisa. A análise dos referidos dados, com base nos preceitos da Análise de Discurso pecheutiana, partiu da materialidade discursiva do grupo de docentes em resposta a seguinte questão de pesquisa: quais os efeitos de sentido suscitados nos discursos de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de ensino de Bauru, participantes de um curso de formação continuada em Astronomia Introdutória, baseado na estratégia de ensino “O Diário do Céu”? Desta forma, dentre os resultados alcançados, destacam-se a necessidade de formações constantes voltadas aos docentes polivalentes que lecionam conteúdos ligados à Astronomia e áreas afins, favorecendo o domínio da linguagem matemática e daquelas específicas das Ciências da Natureza. Por isso, cursos de formação docente devem privilegiar construções de espaços colaborativos de ensino, valorizando diálogos e participação ativa dos envolvidos; corroborando ações didático-pedagógicas inovadoras e significativas a alunos e professores, reforçando a tese de ensino aberto à modificações e à construção de projetos políticos pedagógicos capazes de sustentar processos educativos qualitativamente superiores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diferentes olhares sobre as contribuições da Psicologia da Educação na formação inicial de professores de Química
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-22) Piva, Gabriela Martins; Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]; Gibin, Gustavo Bizarria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Durante a formação de professores, estudam-se aspectos que envolvem os processos educativos, por meio dos conhecimentos das Ciências da Educação e da Pedagogia. Tardif (2014) reconhece-os como saberes profissionais e defende ser essenciais para a prática docente, visto que os professores, enquanto sujeitos ativos, os produzem, transformam e mobilizam durante seu trabalho. Ao ser incorporada nos cursos de licenciatura, a Psicologia da Educação é uma das disciplinas com potencial de oferecer subsídios à atuação dos professores. Em vista disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar como os licenciandos e docentes formadores do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública, localizada no interior do estado de São Paulo, compreendem as contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de Química. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com estratégia de estudo de caso típico. Para tratamento e análise dos dados, optou-se pela técnica categorial referente à análise de conteúdo de Bardin (2016), com categorias elaboradas a posteriori e enumeradas por frequência de aparição. Para a coleta de dados, aplicaram-se questionários e entrevistas semiestruturadas, submetidos previamente à validação por comitê de juízes. Participaram da pesquisa 21 licenciandos em Química que cursaram a disciplina de Psicologia da Educação e 2 docentes que lecionam essa disciplina no curso em estudo. Além disso, situou-se o contexto investigado ao apresentar características do Projeto Político Pedagógico do curso e Plano de Ensino da disciplina de Psicologia da Educação. Os resultados destacaram que os sujeitos compreendem que o estudo dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos é a maior contribuição da disciplina para a prática docente, enquanto os temas voltados à educação inclusiva e ao ensino e à aprendizagem de Ciências e Química se encontram em defasagem. A relevância e as expectativas atribuídas à disciplina foram os aspectos pessoais mais frequentes, indicando como as subjetividades dos professores podem impactar no processo de significação da disciplina para sua formação. A relação da disciplina de Psicologia da Educação com as demais disciplinas do curso e com a realidade escolar é compreendida pela maioria dos licenciandos e por ambos docentes. Contudo, os dados indicaram que a articulação entre os conteúdos didáticos-pedagógicos e conteúdos específicos requer mais atenção, visto que a intenção é formar um químico-licenciado e não um químico-bacharel. Em vista disso, defende-se uma disciplina de Psicologia da Educação articulada tanto com a prática docente, abordando a complexidade dos fatores da realidade escolar, quanto com outras disciplinas do curso. Além disso, para que a Psicologia da Educação tenha mais significação no processo de formação de professores, é importante considerar as demandas da área específica da licenciatura e os aspectos pessoais, como as emoções, os sentimentos, as expectativas e as ideias prévias dos licenciandos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Perspectivas para a educação ambiental na fazenda experimental da Unesp em São Manuel/SP: estudo das narrativas de monitores, funcionários e gestores públicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-30) Thomé, Igor Miras; Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa objetivou analisar as potencialidades e vulnerabilidades da Fazenda Experimental da Unesp (FEU) no município de São Manuel (SP) para tecer projeções futuras quanto a melhor utilização do espaço, visando receber mais iniciativas em Educação Ambiental (EA). Além de documentos escritos – que mantinham relação direta com a FEU – três narrativas (com um gestor político do município, um monitor de projeto de extensão realizado na Fazenda e um servidor do setor de ensino, pesquisa e extensão) foram utilizadas. O processo de tratamento das narrativas foi mediado pela metodologia da História Oral, compreendendo a relação dos depoentes com a EA e com a FEU, em consonância com o contexto histórico, social e econômico do município de São Manuel. As análises identificam as singularidades, as convergências e as divergências que formam um recorte histórico para a compreensão destas diferentes perspectivas. As tendências de análise tomaram como eixo central a EA e se dividiram entre "EA em São Manuel”, “Viabilidade para o ensino e a extensão na FEU” e “Perspectivas futuras”. Esta dissertação também pode ser considerada uma reflexão sobre a importância de se resgatar o histórico até então não registrado do local e de se apostar em trabalhos coletivos para a construção de uma identidade significativa da FEU diante do público universitário e da comunidade em geral.
  • ItemDissertação de mestrado
    Consciência socioambiental de professoras: um estudo a partir da Psicologia Histórico-Cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-05) Doro, João Lucas Piubeli; Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os problemas ambientais encontrados no mundo contemporâneo são complexos e não se limitam a apenas à uma perspectiva para a sua compreensão e intervenção. Se faz necessário o entendimento das raízes e das alternativas para contornar os entraves e as dificuldades que têm se colocado nas propostas e ações que têm sido implementadas no contexto mundial, regional e local. Entendemos que a compreensão da situação ambiental atual repousa na histórica relação estabelecida entre os humanos e mundo natural construída, em especial nos dois últimos séculos. Entende-se que uma alternativa importante e necessária para traçar um contorno mais próximo da realidade e contribuir para transformar as relações socioambientais predatórias e suicidas passam pela formação ou re(formação) da conscientização dos humanos a partir de trocas oportunizadas em trabalhos coletivos. Assim, primeiramente, esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar a ‘manifestação’ da consciência socioambiental de um grupo de nove professoras em um contexto de participação coletiva e de maneira remota em um projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP Processo nº 2019/05701-3 com a perspectiva de trabalhar a educação ambiental em três grandes temáticas. As temáticas correspondem à Educação Ambiental, Emocional e Física. Segurança Alimentar e Nutricional, e por fim, Ciência Cidadã e estímulo ao voluntariado. Para compreender as manifestações da consciência socioambiental os encontros formativos do projeto citado se constituíram na principal fonte de dados. Para este nosso estudo, nos baseamos nos dados advindos: dos questionários, das apresentações de seminários e dos diálogos e discussão do livro “A última criança na natureza” de Richard Louv. Essa pesquisa do tipo qualitativa utilizou para análise de dados o referencial da Psicologia Histórico Cultural e unidades de análises foram realizadas. Os resultados nos indicam que o processo de formação proporcionou compreensão ampla e integradora de conhecimentos, até então esparsos, permitindo realizarem novas relações socioambientais em suas práticas pedagógicas. As manifestações mais evidentes deste processo de conscientização socioambiental, se deram, principalmente, em três professoras com indícios que apontam o desenvolvimento e emergência do sujeito ecológico. Espera que as professoras possam atuar a partir dessas novas concepções socioambientais intervindo em suas realidades. Entende-se que novos desdobramentos a partir dessa pesquisa devem ser realizados para buscar novas alternativas que contribuam para a ampliação de processos e procedimentos no sentido da transformação das arraigadas e nefastas relações socioambientais, ainda dominantes.
  • ItemDissertação de mestrado
    O funcionamento de uma cinebiografia para a mediação da natureza da ciência: um estudo na formação inicial de professores de física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-08) Pinheiro, Renato Medeiros; Silva, Leandro Londero da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A disciplina de Física ainda carrega o estigma de ser considerada difícil de modo que alguns alunos acabam por assumir postura de distanciamento e desinteresse. Em algum momento da jornada de um professor, pode surgir o questionamento do porquê alguns alunos tem maior disposição em aprender Física. Pensamos que algumas respostas podem ser encontradas nos aspectos da Natureza da Ciência, isto é, as condições sob as quais a ciência se desenvolve, os contextos e influências que determinam como é construída e suas reviravoltas, e não apenas uma apresentação do conhecimento pronto e acabado para o aluno. Consideramos importante que os futuros professores de física tenham esse conhecimento de Natureza da Ciência solidificado em sua formação, e que estejam dispostos a integrar em suas práticas em sala de aula para tentar ao máximo aproximar o conteúdo da realidade dos alunos. Pensando nisso, tivemos a ideia de utilizar um filme como forma de explorar esses aspectos, pois, segundo a literatura nacional, os filmes podem ser importantes aliados ao ensino, de forma a estimular o engajamento dos alunos e promover reflexões sobre esses conceitos. A partir dessas duas ideias, em nossa pesquisa buscamos responder a seguinte questão central: Como funciona uma cinebiografia, que aborda um conteúdo físico do século XX na mediação de elementos de Natureza da Ciência? Para tanto, realizamos uma intervenção didática com alunos de um curso de graduação em licenciatura em Física; exibimos a cinebiografia selecionada; e coletamos dados por meio de questionários. Para a análise dos dados, foi utilizado o aporte teórico da Análise de Conteúdo, a partir de produções de Laurence Bardin. Com nosso dispositivo analítico, tecemos inferência que nos levaram a concluir que o filme possui o potencial de ser usado para explorar elementos da NdC; os alunos participantes foram capazes de perceber esses elementos e como eles influenciam no desenvolvimento da ciência, porém sem ainda promover uma mudança de concepção e motivação a ser considerado como instrumento pedagógico em sala de aula.
  • ItemDissertação de mestrado
    Evolução e Vitalismo: sobre a leitura de Bergson e Canguilhem e possíveis consequências para o ensino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-23) Temoteo, Paulo Antonio de Oliveira; Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo dissertar sobre o conceito de vitalismo na história da biologia a partir de uma perspectiva científica e filosófica, por meio de uma pesquisa teórica de referenciais, em português constituídos, predominantemente, por dados secundários no que tange o plano científico e por dados primários em relação ao plano filosófico. Além disso, também buscamos realizar uma transposição didática dos nossos resultados por meio da produção de um texto didático, que serve, por sua vez, como uma introdução sintética ao tema do vitalismo para licenciandos em Biologia e estudantes de nível básico. No plano científico de nossa investigação sobre o vitalismo, investigamos suas dimensões gerais, principalmente, a partir de fisiologistas franceses como Bordeu, Barthez e Bichat que viveram e produziram suas pesquisas ao longo dos séculos XVII e XVIII. No que diz respeito ao âmbito filosófico, no qual o vitalismo também possui contornos, nos direcionamos para dois proeminentes filósofos do século XX, os franceses Henri Bergson e Georges Canguilhem. Em Bergson, dedicamos nossas reflexões à sua principal obra “A Evolução Criadora”, na qual, o autor irá postular sua interpretação filosófica sobre a evolução dos seres vivos a partir de uma perspectiva vitalista, perspectiva essa que é expressa pela sua crítica ao mecanicismo e ao finalismo, assim como na apresentação de conceitos fundamentais como os de duração, tendências evolutivas, torpor vegetativo, instinto, inteligência e élan vital. Em Canguilhem, refletimos sobre o seu conceito de normatividade vital, conceito que pode expressar também sua concepção vitalista. Além disso, nos aproveitamos do conceito de Ideologia Científica do autor, para realizarmos uma breve análise sobre o evolucionismo vitalista bergsoniano. Assim, sintetizando os resultados teóricos da pesquisa e transpondo-os para o plano do ensino, produzimos o texto didático de título “Vitalismo: Um tema que atravessa Ciência e Filosofia”. Concluímos que nossa pesquisa sobre o vitalismo colabora para entendê-lo como uma chave de discussão enriquecedora de vários temas da biologia, não apenas no plano científico, mas também filosófico, que podem ser trabalhados tanto na formação de professores como no Ensino Básico em variados temas como pré-formação, características dos seres vivos, constituição da biologia como ciência autônoma, determinismo, saúde, fisiologia, evolução, entre outros.