Dissertações - Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC

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    Superdotados ou esforçados? Caracterização de estudantes que ingressam na universidade por medalhas de olimpíadas científicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-10) Vazzoler-Mendonça, Adriana; Rondini, Carina Alexandra [UNESP]; Costa-Lobo, Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Olimpíadas Científicas são competições de conhecimento praticadas mundialmente, e estudantes premiados nessas provas podem ingressar nas universidades públicas paulistas que adotam tais resultados como critério de admissão. A fim de conhecer essa população, o objetivo geral foi caracterizar os estudantes universitários medalhistas de Olimpíadas Científicas ingressantes pelo programa Vagas Olímpicas da Unicamp, e os objetivos específicos foram explorar as percepções dos coordenadores de cursos, professores e do Serviço de Apoio ao Estudante sobre o programa Vagas Olímpicas, o perfil dos ingressantes e suas necessidades educacionais; explorar as percepções dos ingressantes sobre o programa Vagas Olímpicas, seu perfil comportamental e suas necessidades educacionais; e mapear indicadores de altas habilidades ou superdotação nesses estudantes. O referencial teórico de altas habilidades ou superdotação que embasou esta pesquisa foi o Modelo dos Três Anéis de Renzulli. Nesta investigação quali-quantitativa exploratória e descritiva foi utilizado o procedimento de triangulação, tanto de métodos como de análise de dados. A população de 160 discentes teve como representantes amostra que variou de 49 a sete participantes, conforme o instrumento. Sete coordenadores de cursos foram entrevistados e seis professores preencheram um questionário sobre os discentes e também foram entrevistados. Os discentes foram convidados a apresentar histórico escolar, a preencher os instrumentos Escala de Motivação para Aprender de Universitários, Escala de Forças de Caráter Breve, Questionário para Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em Adultos. O Questionário Sócio-Econômico-Demográfico e os roteiros semiestruturados para as entrevistas com discentes, coordenadores de cursos, professores e servidores do Serviço de Atendimento ao Estudante, criados para esta investigação, foram submetidos a análise por juízes especialistas. Em seguida, foi conduzida uma aplicação-piloto com um estudante para validar os instrumentos e os procedimentos. O local foi a Unicamp, mas todas as interações foram mediadas por tecnologia. Os dados das entrevistas foram analisados por Discurso do Sujeito Coletivo, os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. O principal resultado é que 92,86% da amostra (n = 14) avalia-se com comportamentos superdotados. A principal conclusão é que estudantes universitários ingressantes por medalhas em Olimpíadas Científicas têm indicadores de altas habilidades ou superdotação, e suas principais necessidades educacionais são de acesso a projetos cognitivamente desafiadores, avanço nos estudos e liberdade. A relevância científica deste trabalho está na identificação das características e necessidades educacionais dessa população para o aprimoramento das políticas institucionais de acesso e permanência no Ensino Superior, e a relevância social reside nos subsídios para educadores, familiares e para os próprios estudantes, visando seu florescimento.
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    Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-11) Braga, Gabriela Pinto; Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa possui como objetivo analisar os impactos da participação em coletivos estudantis na personalidade, especificamente nas ocupações secundaristas de 2015. Todo o estudo fundamenta-se na Psicologia Histórico-cultural, especialmente nas obras de Lídia Bozhovich. A autora compreende a personalidade como um nível de desenvolvimento psíquico que se manifesta na autopercepção do sujeito, o qual se diferencia de outros sujeitos e age intencionalmente na realidade sendo orientado por seus objetivos conscientes, não somente pelos estímulos externos. Assim, a pesquisa se iniciou com uma breve contextualização da política nacional e estadual no momento das ocupações secundaristas, discutindo também o movimento de ocupações e os coletivos estudantis. Também foi realizado um estudo sistemático das obras de Bozhovich traduzidas para espanhol e inglês sobre personalidade. Os estudos teóricos foram seguidos pela realização de entrevistas com cinco participantes das ocupações realizadas em Bauru para investigar seus discursos de acordo com as categorias coletivo, relações sociais, afetos e auto reflexão. A partir dessas categorias, pudemos perceber como a teoria de Lídia Bozhovich se manifesta na realidade da adolescência brasileira. Nesse contexto, os dados analisados mostraram que o coletivo estudantil dos adolescentes era autônomo e, ainda sim, mediado por adultos que os próprios adolescentes escolhiam. Também percebemos que a participação ativa no coletivo só acontecia quando o estudante se sentia pertencente àquele coletivo, ou seja, quando o estudante se identificava afetivamente com o coletivo e compreendia suas ações. A participação nas ocupações secundaristas levou os adolescentes a assumirem novas posições e responsabilidades, o que transformou a posição social e interna desses adolescentes. Além disso, os valores do coletivo se transformaram nos valores dos estudantes a partir da conceitualização dos afetos que mobilizaram os estudantes a participar do coletivo. A pesquisa demonstrou como a escola é um espaço potencial para o desenvolvimento da personalidade quando o adolescente tem autonomia em suas atividades.
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    Efeitos do treinamento cognitivo informatizado no pós-AVC: uma revisão sistemática e meta-análise sobre a relação com a reserva cognitiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-26) Fava-Felix, Paloma Emanoela; Santos, Flávia Heloísa; Ribeiro, Fabiana Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no mundo e a principal causa de incapacidade funcional, fortemente associado à dependência e à demência, provocando impactos na saúde pública e assistência social mundial. As proxies de reserva cognitiva (RC), como escolaridade, nível ocupacional e práticas regulares de atividade física, se apresentam como importantes fatores para contribuir no processo de reabilitação de lesões cerebrais, interferindo positivamente nos comprometimentos originados pelo AVC. Por isso, o objetivo geral desta revisão sistemática e meta-análise foi identificar a eficácia do treinamento cognitivo informatizado, considerando proxies de RC em sobreviventes de AVC com idades a partir de 18 anos, verificando o impacto na relação entre variáveis clínicas e RC, considerando a interação entre grupo e tempo de intervenção. Seguindo as recomendações PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis, ocorreram buscas de ensaios clínicos controlados nos bancos de dados CINAHL, Lilacs, PubMed, Scopus e Web of Science, sendo os artigos avaliados por pares sem restrição de data. Foram identificados 780 artigos e encontrados 19 estudos de intervenção, sendo selecionados 10 estudos para compor a amostra final, mediante os critérios de inclusão. Os estudos incluíram ferramentas informatizadas para reabilitação motora e cognitiva nos grupos experimentais, combinadas com outras intervenções, como fisioterapia, terapia ocupacional e exercício aeróbico. A revisão sistemática está composta por um total de 421 sobreviventes de AVC, estando 204 participantes no grupo controle e 217 no grupo experimental, entre 18 e 94 anos, com predominância masculina em 9 estudos (58,62%). O treinamento cognitivo informatizado apresentou melhores medidas de mudanças na avaliação cognitiva (MoCA) em 6 estudos, o treinamento cognitivo convencional apresentou melhor pontuação de mudança em 1 estudo e em 1 estudo os resultados regrediram em ambos os grupos. A meta-análise apresentou favorecimento à utilização de treinamento cognitivo informatizado, embora exista alta heterogeneidade. A combinação entre escolaridade, rápido início do treinamento cognitivo informatizado, alta intensidade semanal e AVC isquêmico mediaram os resultados da melhora cognitiva.
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    O conceito de personalidade em Lidia I. Bozhovich: contribuições para a Psicologia Histórico-Cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-06) Salina, André Perussi; Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar teoricamente o conceito de personalidade em Lídia I. Bozhovich, uma das continuadoras da Psicologia Histórico-Cultural. Identificamos que o desenvolvimento da personalidade é um fenômeno relevante para a psicologia soviética, sendo um dos conceitos fundamentais sobre o qual a teoria se desenvolve. Porém, no Brasil, o estudo da personalidade tem tido limites significativos, especialmente determinados pela dificuldade de acessar integralmente os textos dos psicólogos soviéticos. Em nossa pesquisa, refletimos sobre a constituição de uma pesquisa teórica a partir do método materialista histórico-dialético e dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Defendemos que a teoria é um momento da apreensão da realidade e que, enquanto produto humano, contém determinada objetividade. Realizamos uma síntese introdutória entre a história da psicologia soviética e a biografia da autora. Nesta, argumentamos que vida, obra e contexto histórico existem em unidade. A partir dos textos da autora, sistematizamos o conceito de personalidade e o seu processo de desenvolvimento. Além disso, organizamos as hipóteses da autora acerca dos períodos de formação da personalidade. Neste momento, apresentamos a ideia da autora segundo a qual a personalidade em desenvolvimento se expressa de maneira qualitativamente diferente em cada um dos períodos do desenvolvimento psicológico. Concluímos que o conceito de personalidade se refere a uma propriedade do ser humano que atingiu um certo nível de desenvolvimento psicológico. A personalidade sintetiza a relação do sujeito com a realidade e as suas funções psicológicas, garantindo ao sujeito relativa estabilidade. Por organizar o comportamento humano, o desenvolvimento da personalidade permite que o sujeito oriente a sua ação a partir de suas intenções e, portanto, desenvolva a possibilidade de agir criativamente, transformando a realidade e a si mesmo. Por fim, defendemos que o conceito de personalidade deva ser apropriado por psicólogas e educadoras, pois permite que a intervenção sobre o seu processo de formação seja intencional. Neste sentido, a formação da personalidade é meio e finalidade dos processos educativos e de cuidado.
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    Desafios dos professores com o público-alvo da educação especial na pandemia da covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Santos, Renata Araujo dos; Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O contexto da pandemia ocasionado pela COVID-19 impôs a todos os professores o desafio do ensino remoto e o domínio das tecnologias digitais, exigindo estratégias pedagógicas diferenciadas, para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem o público-alvo da educação especial (PAEE). Diante dos desafios enfrentados pelos professores, ao longo do ensino remoto para adaptação dos conteúdos escolares, esta pesquisa teve por objetivo geral identificar a percepção dos professores, da educação infantil ao ensino médio, sobre o processo de ensino-aprendizagem do PAEE, no ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19. Especificamente, pretendeu-se examinar os conhecimentos e a formação dos professores sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); identificar o planejamento e adaptações feitas pelos professores, com o PAEE, antes da pandemia e no decorrer do ensino remoto emergencial; e detectar as facilidades, dificuldades e desafios do ensino remoto emergencial, em relação ao PAEE. A pesquisa caracterizou-se como quanti-qualitativa e contou com 108 professores das redes pública e particular que atuaram com estudantes do PAEE, na modalidade do ensino remoto, durante o período pandêmico. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário on-line. Os dados obtidos foram analisados com base em categorias temáticas e nos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados nos mostraram que os professores conseguiram se adaptar, de diversas formas, aprendendo a utilizar as TDIC e adotando outros recursos, como materiais impressos, para ajudar na aprendizagem de seus estudantes. Percebeu-se também que os professores acabaram desenvolvendo e criando seus próprios materiais e recursos pedagógicos, a fim de tentar atingir todos os estudantes, porém, a falta de acompanhamento dos pais nas atividades escolares e a dificuldade de avaliar o processo de ensino-aprendizagem foram dificultadores apontados por eles. Espera-se, com os resultados, contribuir para a elaboração de propostas futuras, no âmbito da formação de professores, tecnologias digitais e educação inclusiva.
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    Mediação como eixo estruturante dos itinerários formativos no ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Carreira, Vinicius de Carvalho; Feijó, Marianne Ramos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A mediação de conflitos é uma área que tem demonstrado recente expansão. A temática foi introduzida oficialmente no Estado de São Paulo em 2010, tendo sido regulamentada por lei federal em 2015 e, em 2018, foi adotada como eixo estruturante dos itinerários formativos do assim chamado “novo ensino médio”. A fim de compreender como os conteúdos de mediação estão sendo oferecidos em escolas, foram elaborados dois estudos, em formato de artigos, que compõem a presente dissertação. O primeiro consistiu numa revisão bibliográfica, realizada na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, com busca por relatos de projetos e intervenções de mediação de conflitos publicados nos últimos dez anos. O segundo consistiu numa pesquisa de campo com as escolas de ensino médio de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo, às quais foi apresentado um questionário estruturado com perguntas sobre os conteúdos oferecidos ao ensino médio, bem como sobre as impressões da gestão escolar acerca da mediação; numa segunda etapa, os gestores foram entrevistados para compreensão do tema em profundidade – sendo que as respostas foram organizadas e categorizadas. A conclusão de ambos os estudos é harmônica em demonstrar que, apesar das normas em vigor, a inserção da mediação no contexto escolar ainda é bastante incipiente.
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    Audiobook como recurso de ensino para estudantes com dislexia na área de língua portuguesa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-27) Ferraz, Mariana; Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Existem intervenções pedagógicas e psicopedagógicas que podem favorecer o desempenho acadêmico do estudante, uma delas é a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como o audiobook. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar o uso do audiobook como recurso de ensino para estudantes com dislexia na área de língua portuguesa. Especificamente, pretendeu-se apontar o desempenho de leitura e escrita dos estudantes; verificar o envolvimento dos estudantes com o recurso audiobook e identificar facilidades e dificuldades na utilização do audiobook para estudantes com dislexia. A pesquisa desenvolvida contemplou uma abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva, na qual foi realizada uma pesquisa de campo com 53 estudantes do ensino médio, divididos em duas turmas, e seus respectivos professores. Enquanto instrumentos de pesquisa utilizamos diário de bordo, questionários e uma sequência didática que contou com a utilização do livro e audiobook Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Os resultados da pesquisa demonstraram que o audiobook pode ser um grande aliado para desenvolver a leitura durante as aulas, não apenas na área de língua portuguesa, mas também em outras disciplinas, pois pode contribuir para o envolvimento dos estudantes com e sem dislexia, resultando em mais participações e interações de todos os escolares durante as aulas. Quando comparamos as participações dos discentes durante os momentos com e sem audiobook, fica evidente que a utilização deste recurso tecnológico foi muito bem aceita entre os participantes, que ansiavam para que as leituras sempre ocorressem com o áudio. Os escolares com dislexia indicaram o quanto o audiobook foi benéfico durante as leituras, auxiliando-os a compreender melhor o que estava sendo lido, não se perder tanto durante a leitura e imaginar as cenas da narrativa. Apesar de o recurso de áudio ser disponibilizado em diversas plataformas gratuitas, muitos estudantes e até mesmo professores indicaram não conhecer ou nunca terem utilizado. A adoção de recursos tecnológicos de forma intencional e dirigida pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, pois propõe mais dinamismo, engajamento, tornando o conteúdo mais acessível para alguns estudantes que se interessam e encontram novas alternativas de estudo.
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    O processo de escolar de um estudante diagnosticado com transtorno do espectro autista: o estudo de um caso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-29) domingues, Tacielle Costa; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) decorre de um diagnóstico médico que engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento, a maioria relacionada à dificuldade no relacionamento social. Com o aumento desse público no contexto de classes comuns, as escolas precisam repensar suas práticas pedagógicas de modo a garantir a aprendizagem de todos os estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi descrever e analisar como ocorreu o processo escolar de um estudante com diagnóstico de TEA. Para alcançar o objetivo geral seguiu-se os seguintes objetivos específicos: revisar a produção científica dos últimos cinco anos referente às práticas pedagógicas junto a estudantes diagnosticados com TEA; descrever e analisar as práticas pedagógicas utilizadas junto a um estudante diagnosticado com TEA e frequente em uma escola municipal no Ensino Fundamental anos iniciais; avaliar o rendimento acadêmico desse mesmo estudante no início e no fim da pesquisa e, por fim, analisar a percepção dos participantes envolvidos direta e indiretamente no processo escolarização, a saber, o estudante em questão, os 20 colegas de sala, os pais, a professora de sala de aula regular, a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a coordenadora pedagógica atuante na escola. Para tanto, como instrumentos de coleta de dados, foram analisados o prontuário escolar do estudante e uma de suas avaliações bimestrais, bem como os registros feitos no diário de campo, com base em um roteiro de observações previamente elaborado. Também foram feitos registros de imagem, utilizada a aplicação do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e elaborados roteiros de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos foi dividida em quatro eixos, em acordo com os objetivos específicos acima apresentados. Essa análise se deu a partir de uma articulação dos conhecimentos relacionados à Educação Inclusiva com contribuições possíveis da psicanálise de orientação lacaniana. O conjunto total dos dados obtidos podem colaborar como parte do arcabouço teórico psicanalítico e como fundamento para embasar a elaboração de intervenções técnicas, institucionais e mesmo clínicas no processo escolar de estudantes com diagnóstico de TEA
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    Freud e Abraham: um estudo das pulsões e das relações de objeto a partir das fundações da teoria psicanalítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-30) Turato Junior, Ercilio Domingos; Campos, Erico Bruno Viana [UNESP]; Knudsen, Patricia Porchat Pereira da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação consiste no relato de uma investigação teórica e histórica no campo psicanalítico, de caráter ensaístico, apoiada em uma revisão narrativa de literatura. Partindo da concepção de que concorrem os paradigmas pulsional e objetal na história da psicanálise e da obra freudiana, nossa intenção foi investigar e descrever as principais proposições de Freud e Abraham nos desdobramentos de uma teoria das pulsões em direção a uma teorização sobre as relações de objeto no período do entreguerras. Nesse contexto, Abraham se coloca como um dos principais interlocutores de Freud e um dos pioneiros a trabalhar a teoria pulsional articulada a uma teoria das relações de objeto, demonstrando, a partir do primado da metapsicologia freudiana, a importância dessa dinâmica para a compreensão da formação do caráter, das formações psicopatológicas e do desenvolvimento do amor objetal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Intervenção analítico-comportamental em orientação profissional: possibilidades e desafios em tempos de pandemia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-26) Ferreira, Alana Onitsko; Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A orientação profissional (OP) pode promover e nortear o trabalho com jovens em processo de escolha de curso e ocupação, indivíduos em transição de carreira, programas de preparação para aposentadoria, desenvolvimento de projetos de vida, entre outras possibilidades. O objetivo deste trabalho foi a elaboração e aplicação de um programa comportamental remoto de OP realizado durante a pandemia. Houve o desenvolvimento de um programa interventivo em OP, o qual foi aplicado em estudantes de cursos pré-vestibulares, com mais de 18 anos de idade, residentes da região de Londrina, no Paraná. A proposta teve como embasamento teórico-prático a intervenção analítico comportamental, visto que é uma abordagem contextual com foco no desenvolvimento de habilidades e repertórios comportamentais. A pesquisa contou com um total de 10 participantes, divididos em 3 grupos interventivos. Os encontros foram realizados por meio da plataforma Google Meet com a duração média de 1 hora e 30 minutos e, ao total, a OP foi realizada em 8 encontros. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico e ficha de levantamento de informações sobre a escolha profissional; escala sobre influências em pré-universitários; guia de profissões; exercício combinado de autoconhecimento; atividade de análise pessoal; dinâmica do sorvete; análise de compatibilidade; e vídeos que foram transmitidos de forma simultânea durante os encontros. Como resultados, foi percebida a ampliação de repertórios de autoconhecimento e tomada de decisões. Os participantes que apresentaram dúvidas entre vários cursos, ao final da intervenção cogitavam apenas uma ou duas opções. A adaptação para o formato remoto mostrou-se desafiadora inicialmente, porém ao decorrer do processo tanto a pesquisadora quanto os participantes conseguiram realizar os ajustamentos necessários para o seguimento dos grupos.
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    Relacionamentos de amizade e senso de humor em adultos jovens
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Garcia, Mayra Manzutti; Caramaschi, Sandro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As interações de amizade vivenciadas por adultos jovens diferenciam-se de interações estabelecidas em fases anteriores e posteriores do desenvolvimento. Entre esse grupo, a literatura aponta diferenças e ou/particularidades nos domínios social, instrumental e afetivo da amizade. Este estudo teve o objetivo de correlacionar estilos de humor apresentados e desejados por jovens adultos em interações sociais de amizade e comparar os resultados com base na variável sexo biológico. Método: Para isso, foram aplicados três instrumentos com um grupo de adultos jovens de 18 a 25 anos de idade, sendo um questionário elaborado para a pesquisa, no qual os participantes apontaram características de personalidade, interação e sociais desejadas em um possível amigo; o Humor Styles Questionnaire, que identifica o estilo de humor pessoal; e uma adaptação deste mesmo questionário, no qual os participantes indicaram a preferência de estilo de humor utilizado como critério na escolha de amizades. Os resultados apontaram que há similaridades entre homens e mulheres no que se refere a prevalência de determinados estilos de humor próprio. Os dados indicaram que os participantes apresentaram uma tendência em selecionar ou escolher amizades com características de humor semelhantes às suas. Os participantes não reconheceram dados sociodemográficos como idade, estado civil, religião, renda como variáveis importantes nos relacionamentos de amizade, apesar de que a literatura aponta estes fatores como relevantes nas interações de amizade. Foram constatadas diferenças em relação às preferências de estilos de humor no amigo ideal para homens e mulheres, visto que os homens apresentaram maior preferência por amigos com estilo de humor afiliativo e autodepreciativo e as mulheres indicaram maior preferência por amigas com senso de humor otimista. O público feminino apresentou maior pontuação do que o público masculino ao selecionar características de amigas/amizade, apontando que as mulheres valorizam mais estas características, como também são mais criteriosas em suas escolhas de amigas ou amizades. O estudo trouxe contribuições acerca de variáveis que se entrelaçam e influenciam os processos de interação de amizade entre adultos jovens.
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    O branco e a educação: a construção de motivos para uma atividade pedagógica antirracista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Faria, Bruno Augusto da Silva; Asbahr, Flávia Ferreira da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção de motivos de uma atividade pedagógica antirracista de professoras/es brancas/es de escolas públicas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Fundamenta-se teoricamente na articulação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural, referenciais que defendem que o objetivo geral da educação é garantir a apropriação da cultura humana, cultura humana entendida como a riqueza material e intelectual de todo o gênero humano. No entanto, ao estudarmos a história da ciência e da construção do que se nomeia como cultura humana, encontramos o racismo epistemológico, processo no qual ignora-se as contribuições de povos e culturas não brancas na construção de conhecimento. Outra dimensão do racismo está nas relações escolares, diversas pesquisas têm denunciado a discriminação que estudantes negras/os sofrem no contexto escolar, seja de outras/os estudantes ou de professoras/es. (DOS SANTOS CAVALLEIRO, 2001; SILVA JR., 2002; CARVALHO, 2004; ONOFRE, 2008; DA SILVA, 2011; ALMEIDA, 2013). O racismo está estruturado de forma dialógica, se por um lado há a inferiorização do negro, por outro há a sobreposição e exaltação do sujeito branco. Portanto, não podemos tomar o racismo como um “problema do negro”, o branco tem papel ativo na manutenção e alimentação deste sistema mesmo que não reconheça sua identidade racial, marcada pelo silenciamento e apagamento de si própria e do racismo (BENTO, 2002; CARDOSO, 2010; JESUS, 2012). Diante desse cenário, intensifica-se o desafio de garantir a universalidade do acesso à educação e a construção de uma escola justa, democrática e inclusiva. Compreendendo o motivo de uma atividade como o encontro objeto-necessidade (LEONTIEV, 1978). em termos metodológicos, foram utilizados as seguintes estratégias [1] um curso de formação continuada concreta (SANTOS, 2020) proposto para o sistema de ensino municipal e [2] entrevistas com quatro cursistas sobre os impactos do curso, o processo de motivação para uma prática antirracista e as reflexões da identidade branca e do racismo na educação. Os dados apreendidos nas tarefas e atividades do curso, somadas às transcrições das entrevistas gravadas em áudio foram organizados e categorizados sistematicamente em quadros e esquemas conceituais e compuseram a análise até chegarmos na síntese de que a motivação de pessoas brancas para uma atividade antirracista se dá a partir do momento em que o processo de compreender e sentir a necessidade de combater o racismo se encontra concretamente com ações sistematizadas que caminham no sentido de promover a transformação das relações raciais. O encontro dessa necessidade com o objeto - a transformação das relações raciais a fim de atingir o fim do racismo - em um sistema de ações, permite a construção de motivos de uma atividade antirracista.
  • ItemDissertação de mestrado
    (In)visibilidades da deficiência adquirida: registros de acidentes de trabalho em um serviço de saúde pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-25) Souza, Ariane Vieira de; Leite, Lucia Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo objetivou averiguar os acidentes de trabalho que resultaram em deficiência adquirida e os acompanhamentos realizados para essas pessoas por um serviço de saúde do/a trabalhador/a, a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, procurou-se mapear as notificações de acidente de trabalho em um serviço de saúde do/a trabalhor/a, bem como examinar os processos que constituem as notificações, ocorrências e desdobramentos dos acidentes de trabalho, buscando analisar como a organização das políticas públicas de saúde impactam no atendimento a trabalhadores com deficiência adquirida por acidente de trabalho. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado em um serviço em Saúde do Trabalhador, e foi desenvolvido em duas etapas: 1) Análise das fichas de notificação do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) relacionadas aos acidentes de trabalho grave do período de 2018 a 2020, culminando na organização de um mapeamento das fichas investigativas; 2) Realização de uma entrevista coletiva realizada com três trabalhadoras do serviço de saúde. Na análise do mapeamento e da entrevista constatou-se que a organização das políticas públicas de saúde, as quais são perpassadas por processos de precarização social, influenciam diretamente a (in)capacidade do serviço de atender e acompanhar pessoas que adquiriram deficiência pelo trabalho, tal aspecto coloca-se devido ao fato que não há registros, por meio dos relatos das trabalhadoras, suficientemente significativos para compreensão de como tais atendimentos são realizados, e mesmo onde e como essas pessoas são acompanhadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Treino remoto de habilidades comportamentais em uma mãe na implementação de ensino por tentativas discretas em uma criança com autismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-27) Matsunaka, Mayara Paula da Silva; Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Crianças com autismo constituem uma população que pode apresentar repertório verbal mínimo, ou seja, déficits na comunicação e déficits interpessoais. O desenvolvimento de programas que possam ofertar condições relevantes para a aprendizagem e emergência de repertórios verbais, assim como os repertórios necessários para aplicação desses programas por parte dos cuidadores, são temas relevantes de pesquisa. O ensino por tentativas discretas (DTT) é uma modalidade de ensino estruturado, que consiste na apresentação ao aprendiz do estímulo discriminativo e na resposta do aprendiz seguida pela consequência programada. Um intervalo entre tentativas é realizado e prompts são esvanecidos para garantir respostas independentes. A Instrução por Múltiplos Exemplares (MEI) é uma forma de estruturar o ensino de comportamento verbal com diferentes funções (de ouvinte, rotular objetos, fazer pedidos) apresentando, de forma rotativa, diferentes controles de estímulos (palavra ditada, figura) e diferentes topografias de respostas (vocalização, apontar). A literatura tem registrado que o MEI tem induzido comportamento verbal novo, com ênfase em tato emergente. Uma questão de pesquisa seria verificar se o MEI induziria a emergência de mando e se os resultados seriam semelhantes se os procedimentos fossem aplicados por uma cuidadora, demonstrando quais as necessidades de treinamento de habilidades comportamentais. O treinamento de habilidades comportamentais (BST) é um pacote de treinamento que consiste em quatro passos: 1) Fornecer instrução; 2) Fornecer modelo; 3) Ensaio; e 4) Feedback. Esta pesquisa objetivou verificar os efeitos do BST para ensinar habilidades comportamentais a uma cuidadora (mãe). Além disso, verificar se, após o ensino de habilidades comportamentais à mãe, se ela aplica um protocolo de ensino baseado em tentativas discretas e em MEI no ensino de comportamento de falante (tato e mando) em uma criança com TEA. Os procedimentos foram apresentados pela cuidadora à criança, em ambiente doméstico, após BST específico para isso, via remota. As sessões foram registradas para posterior análise. Foram alvo de análise as habilidades da cuidadora que permitiram a aplicação do procedimento de forma correta, considerando as variáveis necessárias de instrução adicional e níveis de ajuda. A cuidadora aprendeu a aplicar as etapas do ensino de habilidades verbais estruturado em MEI corretamente. A necessidade de orientações (instruções do tipo 1, instruções do tipo 2, modelo, ensaio, feedback e orientações via WhatsApp) à cuidadora iniciou em alta frequência e, ao longo do procedimento, foi decrescendo. Ou seja, ela foi ficando cada vez mais independente. Também foram alvo de análise a aprendizagem de repertório verbal pela criança que demonstrou a emergência de repertório verbal novo. Nos três pré-testes, o desempenho em tato e mando foram nulos. Nos pós-testes, tato e mando se mantiveram com porcentagem de acerto superior a linha de base em todos os conjuntos para pelo menos duas das avaliações. O conjunto 2, que recebeu o MEI, apresentou aumento da porcentagem de acertos em ouvinte, tato e mando. A cuidadora reconheceu a estratégia como efetiva e eficiente. Os resultados podem viabilizar o uso de procedimentos testados em laboratório em ambientes mais aplicados, sob orientação remota.
  • ItemDissertação de mestrado
    Habilidades sociais de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação: estudo de um projeto de extensão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-26) Dellasta, Hugo Gepe; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]; Reis, Verônica Lima dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo traz elucidações acerca da temática, das habilidades sociais, em estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD). O mesmo foi realizado, por meio do Banco de Dados, construído a partir do Projeto de Extensão “Enriquecimento curricular: quando a maré sobe, todos os barcos se elevam” (PE MARÉ), no período de 2016 a 2018, da UNESP (Bauru). A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar as habilidades sociais de um grupo de estudantes com indicadores de AH/SD, encaminhados para processo avaliativo, em um projeto de extensão. De forma específica, buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico da amostra; analisar a média, desvio-padrão, mediana e classificação dos estudantes, com relação aos instrumentos aplicados nos participantes e nos pais e professores; verificar as associações entre os construtos (capacidade intelectual, desempenho escolar e habilidades sociais); e correlacionar os resultados dos testes com as variáveis gênero, idade e ano escolar. Foram selecionadas as informações de uma amostra de 11 crianças, e seus respectivos pais/responsáveis e professores, em relação aos escores nos instrumentos: Escala Wechsler de Inteligência para Crianças, Teste de Desempenho Acadêmico, Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para as Crianças. Para a análise, foram utilizados procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Sobre os a análise descritiva, foi observado que a maioria dos estudantes apresenta capacidade intelectual acima da média para a sua idade, desempenho muito satisfatório para seu ano escolar e um bom repertório ou repertório dentro da média em termos de habilidades sociais. Já a análise inferencial, no que diz respeito às associações entre os construtos, verificou-se que, quanto maior a capacidade intelectual, em termos de organização perceptual, maior tende a ser o desempenho escolar na escrita e aritmética. Ademais, quanto maior a capacidade intelectual, em relação à memória operacional, maior tende a ser o desempenho em aritmética, e menor a assertividade nas habilidades sociais, e quanto maior o desempenho na leitura, maior tende a ser as habilidades sociais, em termos de civilidade. Verificou-se também que, quanto menor a capacidade intelectual, em relação à compreensão verbal, menor tendem a ser os problemas de comportamento do tipo hiperativos, e quanto menor a capacidade intelectual, em termos de organização perceptual, menor tendem a ser os problemas de comportamento externalizantes. Todavia, foi constatado que quanto menor o desempenho na escrita, menor tendem a ser os problemas de comportamento, do tipo externalizantes, ao mesmo tempo que quanto menor o desempenho escolar, na leitura, menor tendem a ser os problemas de comportamento externalizantes também. Quanto às correlações entre as variáveis e os escores dos fatores de cada instrumento, os dados sugerem que quanto maior a idade, maior tende a ser o desempenho escolar e quanto maior a idade, maior tende a ser as habilidades sociais. Além disso, quanto maior o ano escolar, maior tende a ser o desempenho na leitura, e maior tende a ser as habilidades sociais. Espera-se que os resultados e reflexões, aqui apresentados, sirvam como base para pesquisas futuras, e corroborem, com as discussões, no cenário das AH/SD e habilidades sociais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Treino remoto de uma mãe na implementação de ensino por tentativas discretas em uma criança com repertório verbal mínimo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-17) Rissato, Camila Tomazi; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A integração entre os operantes verbais (de uma aprendizagem de ouvinte pode levar a uma aprendizagem de falante e vice-versa) pode ser favorecida pelo Multiple Exemplar Instruction – MEI e questiona-se se o ensino com essas características poderia ser conduzido por pais mediante o ensino de habilidades comportamentais específicas. Na literatura de treino de habilidades comportamentais (Behavioral Skills Training – BST) uma questão de pesquisa é se há necessidade do treino de todos os componentes (instrução, modelo, ensaio, feedback) ou se apenas um deles, com menos custo de resposta. Este estudo verificou os efeitos de um programa de ensino e integração de habilidades de ouvinte e falante estruturado em MEI, aplicados por uma mãe após BST, sobre a emergência de tatos (rotular objetos) com uma criança com perda de audição sensorioneural e implante coclear. A cuidadora recebeu Real Time Feedback (RTF, um componente do BST). O repertório fonológico inicial foi avaliado para a escolha dos alvos de ensino, a fim de utilizar palavras que contenham sons de fácil produção. O delineamento geral consistiu nas seguintes etapas: Treino de ouvinte e teste de falante (ecoico e tato) com estímulos do conjunto 1; MEI com estímulos do conjunto 2; verificou-se os efeitos do MEI retomando o treino de ouvinte e teste de falante com estímulos do conjunto 1; como controle, foi realizado o treino de ouvinte e teste de falante com estímulos do conjunto 3. O participante aprendeu as habilidades de ouvinte, integrou habilidades de ouvinte e falante via MEI e demonstrou emergência de comportamento de falante após treino de ouvinte com estímulos de um conjunto novo. O comportamento da cuidadora foi monitorado durante a intervenção e a necessidade de feedback foi quantificada; no início do programa foram necessárias muitas dicas (15) durante as sessões , sobretudo sobre como fornecer consequências diferenciais e dar intervalos entre tentativas; foram necessárias cada vez menos intervenções de feedback, chegando a próximo de zero no final do programa. Programas de ensino de habilidades verbais podem ser aplicados por pais no ambiente doméstico e o treino de habilidades pode se dar por RTF.
  • ItemDissertação de mestrado
    Behaviorismo radical e análise do comportamento: uma caracterização literária e suas implicações para o ensino.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-26) Velho, Matheus Almeida da SIlva; Lopes Junior, Jair [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Baseado em determinantes historicamente investigados na literatura, o presente trabalho buscou produzir uma relação entre obras que abordassem o tema de equívocos, más compreensões, mitos ou discordâncias acerca da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical, com a dimensão do ensino e suas possíveis implicações. Partindo de um levantamento bibliográfico foram definidas duas categorias de análise baseadas nas estratégias metodológicas dos textos: literatura discursiva e literatura empírica. Esta divisão foi confeccionada a partir de uma adaptação da estratégia metodológica do PICT (Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto) e norteou a investigação produzida, apresentando os pontos principais de cada obra selecionada e as possíveis convergências entre elas, bem como seus apontamentos sobre o ensino. Diante dos dados obtidos se buscou identificar quais impactos esta literatura apresentou na produção de planejamentos de ensino-aprendizagem na área comportamental e seu alcance no que tange a resolução da própria questão dos equívocos, mitos ou discordâncias. Neste ínterim, as análises demonstraram baixíssimas articulações pragmáticas para intervir sobre o problema apresentado, ou elementos que promovessem uma instrumentalização dos dados obtidos pelos autores para a área de ensino, indicando que talvez seja necessário a produção de uma nova perspectiva para guiar as pesquisas futuras na área. Mediante a isso, buscou-se produzir hipóteses que possam contribuir na construção desses rumos, trazendo uma articulação que envolva o vasto acervo da literatura sobre equívocos, as contribuições analítico-comportamentais e seus aportes com o ensino-aprendizagem.
  • ItemDissertação de mestrado
    O Transtorno do Espectro Autista na residência em pediatria
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-26) Paparella, Drielle Sauer; Leite, Lucia Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diante do aumento da prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do conhecimento de suas características específicas, torna-se crescente o atendimento de crianças com TEA nas unidades de saúde. Nesse sentido, surge a necessidade de reflexão sobre a formação dos residentes em pediatria referente ao TEA, uma vez que esses profissionais são, muitas vezes, os primeiros a assistirem essas crianças. O campo de estudo dos processos de ensino e aprendizagem é, portanto, relevante, visto que tal conhecimento é imprescindível para a instrumentalização dos residentes, para que estes estejam preparados para lidar, compreender e intervir de forma adequada. Esse estudo objetiva analisar a formação de residentes de pediatria sobre o TEA. Especificamente, objetiva-se: a) levantar as disciplinas que trabalham conteúdos curriculares que abordem o TEA e o desenvolvimento infantil; b) verificar o conhecimento dos residentes em pediatria sobre os marcos de desenvolvimento e sinais de TEA; c) identificar qual é o papel do médico pediatra no atendimento às crianças com TEA; d) averiguar o quão se sentem preparados para atenderem esses pacientes. Para tanto, propõem-se um estudo descritivo-analítico, constando de pesquisa documental e de levantamento de campo. Este último será realizado por intermédio de questionário e entrevistas com médicos residentes da pediatria de uma universidade pública do estado de São Paulo, a respeito de seus conhecimentos e percepções sobre a formação e a preparação para atender pacientes com TEA. Os resultados do estudo 1 mostraram que não há disciplina específica sobre o TEA e o conteúdo sobre o desenvolvimento infantil no documento do Programa de Residência Médica é apresentado de forma superficial e vago, não permitindo uma compreensão conclusiva dos conteúdos curriculares sobre essas temáticas. No estudo 2, pode-se identificar que os residentes em pediatria possuem conhecimentos teóricos sobre os marcos do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para o TEA e têm atitudes e práticas esperadas no dia a dia de trabalho. Os residentes em pediatras se sentem seguros em realizar investigações do desenvolvimento infantil e em mostrar e explicar aos familiares as fases do desenvolvimento e os sinais de alerta para o TEA. Além disso, os residentes entendem seu papel na atenção primária e apresentam um olhar cuidadoso e uma prática adaptada para com pacientes com TEA. Porém, relatam sentir falta de aprendizagens práticas, principalmente de uma instrumentalização para a vigilância de atrasos no desenvolvimento infantil e na triagem do TEA. Diante dos resultados encontrados, espera- se que a presente pesquisa possa contribuir para a mobilização dos programas de residência médica em pediatria para enfatizarem as aprendizagens práticas, promovendo a articulação entre a teoria e a prática. Por fim, espera-se sensibilizar sobre a importância da identificação precoce de sinais de atraso do desenvolvimento e da triagem do TEA.
  • ItemDissertação de mestrado
    Construindo o humano: o ensino de arte e a produção da recepção estético-literária no ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-25) Silva, Karina Lima da; Asbahr, Flávia Ferreira da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Tem-se como objetivo principal investigar como a disciplina de arte contribui para a formação da atividade de estudo das crianças ingressantes no primeiro ano do ensino fundamental em relação à Recepção Estético-literária, a partir da concepção das professoras de arte. A pesquisa tem como objetivos específicos conhecer e compreender as ações promovidas por professores no âmbito da disciplina de arte, bem como a concepção de organização dessa disciplina no sistema de ensino e, como desdobramento a identificação das possíveis contribuições do ensino de arte ao processo de humanização da criança, a partir do desenvolvimento do pensamento estético-artístico. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com professoras de Arte, da realização de encontros de orientação e adotando como importante referencial as proposições apresentadas no Currículo Comum do ensino fundamental de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo, o estudo discute os conceitos de atividade de estudo e de ensino da Recepção Estético-literária na disciplina de arte, evidenciando a contribuição dessas atividades na formação do pensamento estético-artístico e, por consequência, a construção de uma educação estética efetiva e humanizadora. A investigação se concretizou a partir da análise de quatro veios, sendo: 1. Da tríade ensino-aprendizagem-desenvolvimento na disciplina de Arte; 2. Da formação do pensamento estético-artístico pela mediação do ensino de Arte; 3. Do que é preciso garantir por meio do ensino para produzir a Recepção Estético-literária no primeiro ano e; 4. Das possibilidades de formação do pensamento estético-artístico e da atividade de estudo na disciplina de Arte. Tal análise possibilitou o fortalecimento de nossa premissa de que é possível, por meio da educação estética, humanizar os sujeitos promovendo seu desenvolvimento, bem como reforçou a nossa hipótese de que isso é possível a partir da organização intencional do ensino de Arte, que toma como parte de sua tarefa a produção da Recepção Estético-literária. Foi possível observar nas narrativas das professoras a importância do “bom ingresso” no mundo da Arte por meio da disciplina de Arte no primeiro ano, caracterizando-se o ensino de Arte, mesmo atravessado pelo sucateamento material, pelo sufocamento ideológico e pelo esvaziamento de suas funções – movimentos fomentados por políticas massificadoras – ainda se configura como principal espaço promotor de catarses, que podem superar a alienação e desumanização dos sujeitos e revelar as possibilidades de existência e apropriação do mundo que aí está, rico, em movimento, mutável, passível de (re)criações, releituras e novas recepções.
  • ItemDissertação de mestrado
    Manejo da dor em pacientes com fibromialgia: uma revisão sistemática sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-30) Milanez, Gabrielle Alvares; Santos, Flávia Heloísa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais prevalentes na população geral e importante causa de síndrome dolorosa crônica. Tem uma etiologia multifatorial que ainda não foi totalmente compreendida. Esta revisão sistemática examinou se a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) objetiva investigar e melhorar o manejo da dor em pacientes com fibromialgia. Pesquisas foram feitas nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, incluindo artigos em inglês, espanhol e português. Foram encontrados 24 estudos prospectivos, representando uma amostra total de 1.858 participantes, principalmente mulheres com idade entre 40 e 50 anos, publicados entre 2002 e outubro de 2021. Esses estudos indicaram que a terapia cognitivo-comportamental foi eficiente para ajudar os pacientes a manejar sua dor por meio de estratégias de enfrentamento, mas não na redução da intensidade da dor. O estudo também relatou outros benefícios associados a essas psicoterapias e limitações metodológicas. Perspectiva: A atual revisão sistemática investiga os efeitos da TCC no manejo da dor em pacientes com fibromialgia. Os resultados destacam o papel crucial do tratamento psicológico para o manejo da fibromialgia.