Dissertações - Engenharia de Produção - FEB

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 230
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise de diferentes técnicas de sequenciamento da produção em um ambiente de produção para estoque controlado pelo sistema S-DBR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-26) Rays Filho, Isidoro; Souza, Fernando Bernardi de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em ambientes Make-to-Stock parte considerável das empresas enfrentam problemas tais como vendas perdidas, clientes insatisfeitos, baixa rotatividade, alto investimento e obsolescência do estoque. Para lidar com isto, a Teoria das Restrições (TOC) traz que se deve programar a produção conforme a restrição, focando no fluxo e subordinando os demais recursos. Em situações onde o recurso restritivo tem capacidade estritamente superior à demanda, a TOC propõe realizar o planejamento da produção através do Tambor-Pulmão-Corda Simplificado (S-DBR). O S-DBR aplicado à ambientes MTS tem como foco principal garantir a disponibilidade dos produtos. Mas seria o BM a forma de sequenciamento mais efetiva? Para responder a esta pergunta, construiu-se um modelo no software Anylogic representando uma linha de produção fictícia, comparando o desempenho do BM com outras regras tais como o RO (Roun-Out Time), o FIFO (First-In-FirstOut) e o SPTR (Sortest-Process-Time), através de indicadores Fill Rate e OTIF. Os resultados permitem concluir que o Buffer Management, cuja premissa é priorizar as ordens de reposição com base na penetração do Target Level, foi a melhor regra de sequenciamento. Além disso, a regra FIFO apresentou bons desempenhos, mostrando a efetividade do planejamento do SDBR. O RO apresentou o terceiro melhor desempenho, como a sua utilização é mais complexa que o FIFO, acaba não justificando sua escolha. As regras baseadas na lógica SPTR obtiverem o pior desempenho, devido a trabalharem em direção oposta ao método S-DBR/MTA, pois priorizam ordens com menor tempo de processamento, ou seja, justamente aqueles que abastecem estoques relativamente mais altos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Implementação da heurística de Lin-Kernighan e sua aplicação no sequenciamento de pontos de rebitagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Castro Neto, Frederico; Soler, Edilaine Martins [UNESP]; Nicola, Adriana Cristina Cherri [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O meio industrial moderno e seus processos de manufatura levam fabricantes a um ambiente competitivo, no qual a busca pela melhoria contínua e a excelência produtiva são peças fundamentais para o sucesso de seus negócios. No setor aeronáutico, o processo de manufatura conhecido como rebitagem ocupa um lugar de destaque, justificado por sua representatividade nos roteiros de produção e sua importância para a qualidade estrutural e segurança de voo do avião. Assim sendo, otimizar o ciclo produtivo agregado a esse processo se torna objetivo primário de fabricantes, a fim de reduzir o custo final de seus produtos. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação computacional para otimizar o sequenciamento de rebites instalados por máquinas de rebitagem automática de modo a automatizar a tarefa de sequenciamento e reduzir o tempo de trabalho destes equipamentos. Para isso, o problema é modelado como o Problema do Caixeiro Viajante e resolvido através da heurística de Lin-Kernighan, a qual foi implementada computacionalmente. Testes numéricos utilizando instâncias acadêmicas e industriais foram realizados a fim de validar o modelo de otimização proposto e comprovar a eficiência da heurística implementada. Os resultados numéricos obtidos comprovaram a eficiência do sistema computacional desenvolvido e o potencial do mesmo para o sequenciamento de rebites
  • ItemDissertação de mestrado
    Heurísticas para o floorplanning de circuitos VLSI como um problema de empacotamento de retângulos flexíveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-27) Pavanello, Leticia Leite; Cherri, Adriana Cristina [UNESP]; Rodrigues, Carlos Diego; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O problema de planejamento de layout de um circuito VLSI (Very Large Scale Integration), chamado de floorplanning, consiste no processo de determinar a localização física de módulos retangulares e interconectá-los dentro dos limites do chip, otimizando recursos. Com forte característica geométrica, este problema pode ser abordado como um problema de empacotamento de retângulos flexíveis. Neste problema, é preciso definir as posições de módulos em uma área de alocação sem que haja sobreposição, além de decidir as dimensões de cada módulo, que podem ser ajustadas dentro de uma proporção predefinida, e de modo a minimizar o comprimento de fio utilizado para conectar os módulos entre si. Devido ao grande número de variáveis envolvidas, este problema é difícil de ser solucionado e, obter soluções exatas, implica em alta complexidade computacional. Desta forma, métodos heurísticos são comumente utilizados na tentativa de obter boas soluções em tempos viáveis. Para resolver o problema de planejamento de circuitos VLSI de maneira eficiente, um modelo matemático, uma abordagem matheurística e uma meta-heurística BRKGA (Biased Random-Key Genetic Algorithm) são propostos neste trabalho. O modelo matemático é utilizado em ambas as abordagens heurísticas de forma iterativa e com uma estratégia de janela deslizante, resolvendo o problema parcialmente para reduzir a dificuldade computacional do problema original. O desempenho dos métodos propostos foi avaliado a partir de testes computacionais com instâncias MCNC (Microelectronics Center of North Carolina) na linguagem de programação C++ com o solver CPLEX. Resultados dos experimentos computacionais demonstraram grande potencial de obtenção de soluções satisfatórias pelos métodos, principalmente na abordagem BRKGA combinada com o procedimento de janela deslizante.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação do Ciclo de Vida de cenários para reciclagem de baterias de íons de lítio no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-01) Domingues, Ana Mariele; Souza, Ricardo Gabbay de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Previsões indicam que haverá um aumento exponencial na geração de resíduos de baterias de íons de lítio (LIBs) a partir de 2030, impulsionado pelo aumento da demanda para aplicações em eletrônicos de consumo, veículos elétricos e armazenamento de energia renovável. A reciclagem de materiais das LIBs gastas tem sido apontada uma das soluções para reduzir a pressão sobre os recursos naturais da demanda crescente por metais, para a produção do material ativo das baterias, e da disposição em aterros. No entanto, os impactos ambientais dos processos de reciclagem aplicáveis às LIBs ainda são pouco conhecidos e estudados. Os estudos disponíveis sobre impactos ambientais da reciclagem de LIBs estão focados em países desenvolvidos e priorizam a reciclagem de LIBs presentes em veículos elétricos. Entretanto, no fluxo de resíduos eletroeletrônicos (REEE) uma quantidade significativa de LIBs pode ser encontrada, pois cada aparelho portátil possui acoplado uma bateria recarregável. Apesar do alto volume de LIBs no fluxo de REEE, são escassos estudos que investiguem os impactos e benefícios da gestão e reciclagem de LIBs presentes neste fluxo. O objetivo deste trabalho foi avaliar os potenciais impactos ambientais de quatro cenários para a reciclagem de LIBs provenientes de Smartphones e Notebooks, no contexto brasileiro. A avaliação considera parâmetros como geração anual de resíduos, taxa de coleta e destino dos resíduos coletados. A avaliação foi conduzida por meio da Avaliação do Ciclo de Vida. O cenário avaliado com melhor desempenho prioriza a reciclagem no Brasil e a redução da quantidade de resíduos de LIBs enviados para aterros sanitários. O Cenário 4 apresenta o melhor desempenho, com o aumento da coleta pela Logística Reversa (LR) para 50% dos resíduos gerados e redução da taxa de aterro em 44,4%, 13 categorias de impacto ambiental apresentam benefícios líquidos. Os resultados indicam que benefícios ambientais mais significativos são alcançados quando a taxa de coleta pela LR é aumentada e a recuperação de materiais é feita pela opção de tecnologia menos impactante. A reciclagem das LIBs presentes nos fluxos de REEE tem potencial para gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos para o Brasil, pois mitiga a poluição da extração de recursos naturais não renováveis e descarte inadequado, pode gerar empregos, renda e oportunidades de desenvolvimento econômico para o país.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise das características de ecossistemas circulares: um estudo de caso no setor de alimentos orgânicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-27) Ferrari, Aline Gabriela; Jugend, Daniel [UNESP]; Armellini, Fabiano; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar de a economia circular estar sendo muito investigada nos últimos anos, não apenas no Brasil, mas no mundo, ainda são poucas as pesquisas que têm abordado o tema perante a abordagem dos ecossistemas circulares. Estudos recentes já têm sinalizado a importância em aprofundar as investigações de como a economia circular pode ser impulsionada pelos ecossistemas. Considerando os ecossistemas circulares, o setor de alimentos orgânicos possui relevância uma vez que, além de apresentar demanda crescente em todo o mundo, visa produzir alimentos de uma maneira ambientalmente amigável, preservando a saúde do solo, do meio ambiente e dos consumidores. Visando contribuir com este tema, este trabalho teve como objetivo investigar como os atores presentes em um ecossistema de alimentos orgânicos podem construir e orquestrar ecossistemas circulares. Para isso, foram identificados e analisados em um ecossistema de alimentos orgânicos: (i) os seus atores e o papel de cada um deles; (ii) as principais formas de colaboração; (iii) as formas de governança entre eles; e (iv) as principais barreiras enfrentadas nessas relações. Como método de pesquisa, adotou-se o procedimento qualitativo realizado por meio de um estudo de caso realizado com os seguintes atores que compõem o ecossistema de alimentos orgânicos concentrados, sobretudo, na região de Botucatu, SP: associação, agricultores, empresa produtora de orgânicos, instituto de fomento e clientes. Dentre os principais resultados, observou-se a importância do orquestrador de rede, responsável por difundir informações técnicas e de mercado, além de reunir e coordenar os atores do ecossistema investigado. Notou-se também a convergência de objetivos entre os atores do ecossistema em direção aos princípios da produção orgânica, os quais são alinhados com aqueles propostos pela economia circular. A relação de confiança entre os atores do ecossistema mostrou-se também como elemento facilitador para a colaboração e a troca de recursos tangíveis e intangíveis entre os membros do ecossistema.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso de biodigestores no contexto da Economia Circular: uma análise de barreiras e facilitadores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-07) Cortez, Suzy Cristina; Cherri, Adriana Cristina [UNESP]; Jugend, Daniel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso de biodigestores como forma de impulsionar a Economia Circular (EC), vem ganhando muitos adeptos no decorrer dos últimos anos. Tanto os biodigestores, quanto a EC são consideradas formas para minimizar os impactos, não apenas no âmbito ambiental, mas também econômico e social. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar, por meio de análise SWOT e estudo de casos, as implicações do uso de biodigestores considerando a abordagem da EC. Para isso, optou-se pela adoção da abordagem metodológica qualitativa, na qual, inicialmente levantou os principais artigos referentes aos temas “biogás” e “EC”. Embasado nesta análise bibliográfica, foi estruturado um questionário, que serviu de base para a elaboração da matriz SWOT. Além disso, foram selecionadas duas empresas, de setores distintos, para a realização do estudo de casos, o que possibilitou analisar as diferenças existentes entre as duas abordagens, do uso de biodigestores e suas implicações para a EC. Durante o desenvolvimento desse trabalho observou-se que os participantes da pesquisa identificaram um número maior de facilitadores do que de barreiras, na intersecção dessas duas vertentes. Observou-se também que o maior número de empresas que utilizam a tecnologia de biodigestores faz parte do setor agrário. Os fatores mais relevantes que reforçam esse resultado consistem no fato de que o biogás é uma energia renovável e, o biodigestor propiciar o fechamento do ciclo dos materiais orgânicos, transformando resíduos em insumos. Outros resultados observados são o aumento do poder econômico para as empresas e pessoas que utilizam a tecnologia do biodigestor, a implementação do saneamento básico em áreas remotas e a melhoria na qualidade de vida dos agentes que usam biodigestores. Essa pesquisa mostra que o uso do biodigestor promove a EC, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto da pandemia de COVID: uma análise sob a ótica da teoria das capacidades dinâmicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-27) Franco, Jacqueline de Almeida Barbosa; Battistelle, Rosane Aparecida Gomes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu como uma proposta de suprir as gerações atuais, sem comprometer as futuras gerações. Como sequência das conferências e cúpulas internacionais, foram formalizados os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entretanto, desde o início da crise pandêmica da COVID, as empresas foram economicamente, socialmente e ambientalmente impactadas pelas restrições e medidas de isolamento, colocando em risco o cumprimento da Agenda 2030. Por isso, o objetivo geral deste trabalho de pesquisa foi compreender como as capacidades dinâmicas podem auxiliar as empresas a definir ações estratégicas para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mesmo em um contexto de mudanças e incertezas como a pandemia. A pesquisa foi composta pelo desenvolvimento de três etapas principais: a) revisão bibliográfica; b) revisão sistemática da literatura e c) pesquisa empírica, onde foi realizado estudo de caso único na maior empresa de óleo de palma sustentável da América Latina (unidade de análise), cuja abordagem foi qualitativa exploratória. Os resultados mostram que existe potencial para crescimento das empresas, ainda pouco explorado, mas que podem dar um salto através de direcionamento prático de quais ações estratégicas tomar vinculadas aos ODS. Para a engenharia de produção, este estudo destaca a integração das capacidades dinâmicas na gestão estratégica para cumprir os ODS e que podem ser absorvidas e aproveitadas para diferentes setores. O estudo também mostra que as indústrias não precisam se restringir ao ODS 12 - produção e de consumo sustentáveis, mas sim desenvolver ações e processos a partir de uma visão sistêmica do negócio. Do ponto de vista dos formuladores de políticas, há a oportunidade de firmar parcerias público-privadas específicas que apoiam a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, bem como suporte do setor privado não apenas para gerar crescimento econômico local, mas também para promover o desenvolvimento das comunidades da região sem comprometer o meio ambiente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Economia circular nos processos agroindustriais: um estudo sobre oportunidades e barreiras no Estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-01) Conde, Lucivam Junio; Bezerra, Bárbara Stolte [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A necessidade de criar alternativas de produção, preservando os recursos naturais e promovendo o desenvolvimento sustentável, vem sendo destaque cada vez mais no ambiente industrial. As agroindústrias possuem a participação de aproximadamente 5,9% no PIB brasileiro. No Estado de São Paulo, representam a maior fonte de receitas para o PIB do Agronegócio, representando 40,2% do montante arrecadado pelo Estado. As práticas de desenvolvimento agrícola ainda são umas das melhores maneiras de combater a pobreza mundial, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, para alimentar 9,7 bilhões de pessoas até 2050, além de representar um terço do produto interno bruto (PIB) global. É assunto referência inclusive dentre os 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ao se destacar o objetivo 2, ligado a “fome zero” e a “agricultura sustentável”. A quantidade e a qualidade de produtos agrícolas mais sustentáveis dependem diretamente dos sistemas de plantio e das agroindústrias desenvolvidos em cada país e região, sendo necessária padronização para mensurar a avaliar tais níveis de sustentabilidade. Possíveis barreiras na implementação de um sistema de economia circular nas agroindústrias podem ser vistas como: as dificuldades dos gestores em mudar a visão de linearidade na cultura organizacional, a falta de leis que regulem ou até estimulem as práticas da EC. Ademais, alguns desafios como o fato de algumas matérias-primas virgens, muitas vezes, serem mais baratas do que materiais remanufaturados; a falta de conhecimentos técnicos em processos e produtos associados à EC. Assim, o objetivo desta pesquisa foi de contribuir para o aumento de conhecimento sobre as oportunidades e barreiras nas práticas de economia circular nas agroindústrias do Estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário, contendo perguntas fechadas, analisadas pela escala Likert e questões abertas, que puderem contribuir para a elaboração da Análise SWOT. Pode-se perceber que as agroindústrias do Estado de São Paulo desenvolvem várias práticas de sustentabilidade ambiental, principalmente relacionadas ao planejamento logístico e à reciclagem de recursos, porém, precisam desenvolver novas ações a fim de superar as barreiras, internas e externas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Modelos de fluxo em arcos para o problema de corte de estoque com modos alternativos de manufatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-13) Silva, Heloisa Vasques da; Araujo, Silvio Alexandre de [UNESP]; Lemos, Felipe Kesrouani; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O problema de corte de estoque (PCE) apresenta importância reconhecida e crescente, tanto no meio acadêmico, como industrial. Por estar tipicamente imerso em processos produtivos, diversas características operacionais peculiares podem ser verificadas em diferentes sistemas de produção. Esta dissertação propõe-se a contribuir no estudo de uma característica operacional e sua integração com processos de corte unidimensionais, motivado por um estudo anterior: o problema de minimização de custos com modos alternativos de produção. Uma das maneiras de utilizar modos alternativos de manufatura se encontra quando um único produto pode ser produzido com diferentes materiais. O objetivo deste trabalho consiste em reformular o problema de corte de estoque com modos alternativos de manufatura, proposto na literatura, utilizando outros modelos baseados em fluxo em arcos, e realizar estudos de desempenho com o intuito de analisar os modelos propostos. Resultados computacionais da comparação dos modelos são apresentados utilizando instâncias aleatórias encontradas na literatura, as quais foram geradas com base nos dados coletados em uma indústria de construção civil. Este estudo traz contribuições teóricas e práticas, facilitando a visualização dos principais avanços nessa área. Particularmente, esta dissertação contribui com o desenvolvimento da literatura sobre PCE e modos alternativos de manufatura.
  • ItemDissertação de mestrado
    Proposta de matriz de maturidade para o desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da economia circular
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-17) Aguiar, Marina Fernandes; Jugend, Daniel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos últimos anos, vários trabalhos têm sugerido a abordagem da economia circular (EC) como alternativa ao modelo linear tradicional, o qual é baseado em extrair – fabricar – usar – descartar. Para a sua adoção, torna-se relevante incorporar princípios como os de regeneração, compartilhamento, otimização, reciclagem, remanufatura e virtualização desde a etapa de projetos de produtos. No entanto, a incorporação gradual de práticas em direção à circularidade ainda tem sido foco de poucos trabalhos, indicando uma necessidade de propor modelos, métodos e ferramentas que possam auxiliar empresas a integrar os princípios da EC no processo de desenvolvimento de produtos (PDP), de acordo com a abordagem do Desenvolvimento de Produtos Circulares (DPC). Visando contribuir com esse tema, este trabalho tem como objetivo propor uma matriz de maturidade para avaliar a integração de práticas, métodos e ferramentas da EC no PDP. Para isso, o desenvolvimento teórico e empírico da ferramenta foram combinados. Primeiramente, a revisão sistemática e de conteúdo da literatura possibilitou identificar que o DPC é um tema emergente, tendo adicionado novas estratégias de design àquelas já recomendadas pelo ecodesign. Essas novas estratégias foram incorporadas à versão inicial da matriz de maturidade, de acordo com o desempenho esperado para cada nível. O próximo passo consistiu no aprimoramento da matriz em duas etapas: por meio da avaliação de seis acadêmicos especialistas no tema, seguida pela investigação empírica de sua robustez em quatro contextos empresariais distintos. Assim, foi possível concluir que a matriz de maturidade desenvolvida é capaz de prover insights e direcionamentos a partir do diagnóstico e entendimento de quão circular é o atual processo de desenvolvimento de produtos, o que pode fomentar também o aprendizado organizacional nas empresas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mapeamento das práticas de gestão de riscos em cadeias de suprimentos no segmento alimentício
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-14) Ortiz, Camila Raymundi; Souza, Fernando Bernardi de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao ser composta por elos que compreendem o fornecimento de uma fonte para um cliente, uma cadeia de suprimentos (Supply Chain - SC) ganha complexidade pela necessidade de coordená-los, o que também implica lidar com vulnerabilidades. Especialmente no segmento alimentício, em que as cadeias são sensíveis a fatores inerentes ao processamento de alimentos, a gestão dos potenciais riscos se faz relevante, ao buscar o balanceamento entre a organização e os riscos aos quais elas estão submetidas. Diante disso, esta pesquisa tem o objetivo de mapear as eventuais práticas de gestão de riscos em cadeias de suprimentos alimentícias, com vistas aos riscos internos à empresa, externos à empresa e internos à SC e por fim, externos à SC. Por meio de estudo de casos, foram analisadas empresas produtoras de alimentos de diferentes portes, bem como os elos de fornecedor e cliente de cada uma delas, de modo a caracterizar o relacionamento existente em cadeias de suprimentos, para identificar os riscos que as permeiam e entender as particularidades de pequenas, médias e grandes empresas nesse contexto. Os resultados obtidos indicaram que não há um modelo formal de Supply Chain Risk Management (SCRM) praticado pelas empresas e que a gestão de riscos em cadeias de suprimentos é um campo de conhecimento ainda não amplamente difundido e explorado em sua essência. O constructo fornecido pela literatura para riscos em cadeias de suprimentos alimentícias mostrou-se funcional, porém, foram identificados outros riscos por ele não mapeados: câmbio, descarte de produto por vencimento, ruptura no fornecimento de energia, alto turnover, qualidade do transporte, quebra de contrato de fornecimento e baixa tecnologia fabril. Ademais, destaca-se que o questionário aqui proposto tem caráter complementar, por ser aplicável a futuras pesquisas e em outros segmentos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Identificação e análise de categorias de impacto de sustentabilidade do ciclo de vida em compras sustentáveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-17) Oliveira, Daniel Felipe de; Souza, Ricardo Gabbay de [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Compras Sustentáveis dependem da definição de critérios de avaliação da sustentabilidade para estruturar processos de seleção de fornecedores e produtos. Tendo em vista que um produto ou serviço possui diferentes categorias de impactos de sustentabilidade ao longo de todo seu ciclo de vida, o processo de compras pode considerá-los como critérios de avaliação. Uma ferramenta promissora para avaliação de sustentabilidade de produtos é a Avaliação de Sustentabilidade do Ciclo de Vida (Life Cycle Sustainability Assessment - LCSA). A LCSA utiliza Categorias de Impacto de Sustentabilidade para avaliar e comparar produtos a nível de impactos intermediários e finais (midpoint e endpoint). Esta pesquisa utilizou mapeamento cognitivo, uma ferramenta utilizada nos Método de Estruturação de Problemas, para identificar e classificar categorias de impacto se sustentabilidade a serem utilizadas como critérios de avaliação em compras sustentáveis. Para a aplicação da metodologia, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, e entrevistas com 10 especialistas no contexto de estudo. Analisando este conteúdo, foi catalogado um conjunto de 58 categorias de midpoint, que se relacionam a 15 categorias de endpoint. Isto contribui para que distintos atores na sociedade e nas cadeias de suprimentos possam avaliar suas opções de aquisição pelo processo de compras sustentáveis. A participação dos especialistas enriqueceu a compreensão do problema, onde foi proposta uma quarta dimensão de sustentabilidade para compras, compreendendo Governança e Compliance do fornecedor. O artigo contribui ainda para os estudos de avaliação de sustentabilidade ao sugerir e demonstrar uma abordagem metodológica para a definição de categorias de impacto de sustentabilidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Proposta de um framework para análise do grau de maturidade lean em empresas de manufatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-22) Melo, Julio Cesar; Souza, Fernando Bernardi de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação tem como objetivo propor e avaliar um framework para medição do grau de maturidade Lean em empresas de manufatura. Ao realizar a leitura de literatura clássica sobre o Lean, identificou-se que o principal objetivo deste sistema de gestão das organizações e controle da produção é a redução do lead time de produção e entrega para o próximo processo ou para o cliente, e que as ferramentas e práticas (F/P) Lean são os meios para se alcançar este objetivo. Face a esta constatação, foi realizada uma pesquisa sistemática da literatura na qual não foram encontrados trabalhos que propusessem um instrumento para mensurar o grau de maturidade Lean que levasse em consideração esta diferença entre os fins (principal objetivo – redução do lead time de produção) e os meios (ferramentas e práticas), assim como hierarquizassem estas variáveis. Retomando a leitura da literatura clássica e os artigos extraídos das bases de dados, percebeu-se que a Casa Toyota é reconhecida como uma estrutura conceitual pela própria Toyota, criadora e melhor exemplo de empresa enxuta, bem como reconhece seu objetivo fundamental e identifica os meios para alcançá-lo. Por essa razão, a Casa Toyota foi escolhida como base para o framework proposto, o qual está estruturado em cinco níveis, sendo o quinto e último refletido pelo principal objetivo do LM. Os quatro primeiros níveis do framework estão expressos em 9 Componentes, cujo atendimento dependem da aplicação de determinadas F/P Lean. Para avaliar a aplicabilidade dessas F/P, foi realizada uma pesquisa empírica com base em opiniões de especialistas, que atribuíram notas variando de 1 a 5 refletindo as contribuições das F/P a cada nível de maturidade do framework proposto. Para que uma F/P fosse mantida para avaliação da maturidade, sua avaliação média deve ser superior a 3,0. Tais notas ou contribuições foram obtidas via aplicação do método TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) para tomada de decisão multicritério. A aplicação do TOPSIS também permitiu hierarquizar as F/P, mas análises posteriores não permitiram concluir a existência de diferenças estatisticamente significativas entre elas. Os resultados mostraram que todas as F/P avaliadas foram consideradas contribuidoras para os Componentes adotados pelo framework e, consequentemente, para os quatro primeiros níveis de maturidade sugeridos, contudo, com variação do grau de contribuição de cada F/P para cada nível maturidade do framework proposto. Os resultados representam também um passo inicial para o desenvolvimento de um instrumento que efetivamente possa mensurar o grau de maturidade Lean em empresas de manufatura.
  • ItemDissertação de mestrado
    Identificação de práticas relevantes para o desenvolvimento de ecoparques industriais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-23) Pereira, Guilherme Salatine; Bezerra, Barbara Stolte [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O aumento da população mundial e dos padrões de consumo – aliados à redução constante das reservas de recursos naturais e ao aumento da complexidade e potenciais danos dos processos industriais – provocaram um aumento no nível de consciência ambiental globalmente. A sociedade passou a exigir de líderes, governantes e corporações a adoção de boas práticas ambientais e a melhor relação entre as organizações e o meio ambiente. Nesse contexto, a economia circular surge como uma alternativa ao modelo tradicional de produção e consumo, por meio de atividades de incentivo à redução da geração de resíduos e subprodutos, bem como a diminuição da quantidade de matéria-prima necessária. Uma das formas de implementação da economia circular se dá através de relações de cooperação e sinergia de materiais e serviços entre indústrias colocalizadas em ecoparques industriais. Essa pesquisa buscou identificar quais as práticas adotadas em ecoparques industriais possuem maior relevância para o desenvolvimento dessas iniciativas. Foi utilizado o Processo Hierárquico Analítico (AHP), onde um painel de especialistas foi consultado para determinar a ordem de importância de 16 práticas identificadas através de uma revisão estruturada da literatura. Verificou-se que a categoria Econômica obteve a maior importância relativa, seguida das categorias Organizacional, Técnica, Política, Capacitação e Informacional. Os resultados foram dispostos em um framework visual e também foram relacionados com os estágios de desenvolvimento de ecoparques industriais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Construção de um índice de desigualdade entre homens e mulheres sob a ótica da teoria das capacidades: uma abordagem pela análise envoltória de dados.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-18) Ferrari, Vanessa Aparecida da Silva; Mariano, Enzo Barberio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Teoria das Capacidades de Amartya Sen deu origem ao conceito de desenvolvimento humano preconizando a ampliação das escolhas das pessoas, para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. No entanto, as desvantagens que as mulheres enfrentam são uma importante fonte de desigualdade e uma das maiores barreiras ao progresso do desenvolvimento humano. Atualmente, existem poucos índices mundiais que retratam a desigualdade de gênero em suas múltiplas dimensões, os quais vão além da renda e avaliam privações políticas e sociais. Além disso, ao que tudo indica, nenhum índice retratou a desigualdade de gênero sob a ótica da eficiência. É este gap que a presente pesquisa buscou suprir, tendo como objetivo a criação de um índice de desigualdade de gêneros, baseado na eficiência da conversão de renda em capacidades nos diferentes países do mundo. Para isso, primeiramente, por meio do método de Análise Envoltória de Dados, foram gerados dois índices, um feminino e um masculino, que retratam a eficiência na conversão da renda em capacidades que contemplem as cinco liberdades instrumentais de Sen (facilidades econômicas, oportunidades sociais, liberdade política, garantia de transparência e segurança protetora). Em seguida, os índices de eficiência feminino e masculino foram comparados, a partir da utilização do método DEA Malmquist para se obter o índice de desigualdade desta conversão, utilizado de forma inédita nesse trabalho. Além de um índice de desigualdade de capacidades, o índice Malmquist também foi utilizado para a construção de um índice de desigualdade de desenvolvimento humano em geral. Como resultado, constatou-se que a menor desigualdade de gênero está em países de desenvolvimento humano muito alto, principalmente europeus, como Noruega que teve o maior índice com 0,46 e o pior índice foi para Chade 0,13. O trabalho possui limitações quanto as variáveis utilizadas, que serão analisadas em trabalhos futuros.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diagnóstico da gestão dos resíduos da construção e demolição no município de Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-04-29) Lamônica, Celso Henrique; Battistelle, Rosane Aparecida Gomes [UNESP]; Gobbo Junior, José Alcides [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O aumento da geração dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios em toda parte do planeta. Em 2018 o índice global de geração de resíduos foi de 0,74 kg por habitante por dia e, em termos absolutos, a perspectiva até 2050 é de uma geração anual de 3,40 bilhões de toneladas. O impacto ambiental negativo deste fenômeno em cidades de países em desenvolvimento fica evidente com a escassez dos aterros sanitários e o descarte irregular de resíduos, causando problemas de saúde pública e desastres de todas as ordens. Neste contexto, o setor da construção civil responde pelo total de até 30% dos depósitos em aterros no mundo e desta forma, o presente trabalho teve o objetivo de realizar um diagnóstico do gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil no município de Bauru/SP, baseando-se em informações fornecidas pelos atores envolvidos e em visitas a locais de armazenamento, triagem, reciclagem e disposição final. A pesquisa se justifica pela necessidade de avaliar as estratégias de mitigação de impactos ambientais negativos derivados destes resíduos, a partir da reconstrução da realidade no município. Como resultados gerais, foi evidenciado que o município de Bauru/SP, desde 2011, conta com uma legislação específica para o tratamento ambientalmente adequado do RCD, e que construiu em parceria com o setor privado, uma estrutura logística ampla, para atender a coleta e o recebimento destes resíduos abrangendo todo o município. Para os pequenos geradores, 8 locais chamados Ecopontos, coletaram 9.424 m³ de RCD no ano de 2019, enquanto os locais cadastrados para receber os grandes volumes gerados pelos médios e grandes geradores, acusaram o recebimento de 152.800 m³ de RCD. Ao todo, o município contabilizou o total de 210.873 toneladas de RCD no ano de 2019, atingindo o índice de 1,53 kg/hab.dia, acima do índice de 0,726 kg/hab.dia para região sudeste, uma indicação que o setor da construção civil no município de Bauru, cresceu acima da média desta região no ano de 2019. Desta forma, a aplicação intensiva de agregados reciclados como forma de reduzir os impactos nocivos ao meio ambiente, provocados pelas atividades da construção civil, é altamente recomendada, tendo em vista os benefícios da reciclagem em grande escala que se viabiliza na interação dos setores público e privado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Perspectiva para o transporte público por ônibus em 2030: uma análise para cidades de pequeno e médio porte no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-05-04) Delgado, Fernanda Camila Martinez; Bezerra, Bárbara Stolte [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a perspectiva do transporte público por ônibus em 2030 nas cidades de pequeno e médio porte, com enfoque na mobilidade urbana sustentável. Para o desenvolvimento da pesquisa foram traçados quatro objetivos de pesquisa específicos: elaborar projeções para o transporte público por ônibus e desenvolver um questionário; avaliar estas projeções quanto à probabilidade de ocorrência, impacto no setor de transporte público por ônibus e desjabilidade de ocorrência das projeções, através do resultado de um painel de especialistas, utilizando o questionário desenvolvido no item anterior; avaliar a formação de um construto de fatores importantes para o transporte público por ônibus relacionados com a mobilidade urbana sustentável em cidades de pequeno e médio porte brasileiras a partir das variáveis do questionário; selecionar as variáveis que terão maior impacto para o transporte público por ônibus. O questionário foi aplicado a especialistas na área de transporte público urbano (TPU). Para a análise dos dados foram utilizadas as seguintes técnicas: cálculo do grau de concordância, Análise Fatorial Exploratória e Regressão Logística. A análise dos dados apontou 3 projeções que tem maior probabilidade de ocorrência: P6-Os ônibus de TPU, das cidades de pequeno e médio porte serão gradativamente conectados e se comunicarão uns com os outros e com a infraestrutura; P9-O TPU por ônibus será um importante elo na integração com outros modais mais sustentáveis (caminhada, bicicleta, patinete, etc) nas cidades de pequeno e médio porte e P8-A quantidade de automóveis individuais na área das cidades de pequeno e médio porte será reduzida. Os resultados da pesquisa apontam a visão de especialistas sobre temas relacionados à mobilidade urbana sustentável e políticas de mobilidade para o ano de 2030 em cidades de pequeno e médio porte brasileiras, com foco a estabelecer se serão suficientes para impactar de forma robusta na mobilidade urbana sustentável e auxiliar nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da sustentabilidade ambiental, econômica e social em telhados verdes: estudo de caso entre Brasil e Portugal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-04-24) Rocha, Rosane; Battistelle, Rosane Aparecida Gomes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O cenário mundial apresentado na atualidade constata que a população migra cada vez mais para áreas urbanas, com estimativa de que, em 2050, 66% da população mundial deverá estar na zona urbana. As consequências negativas ambientais ficam cada vez mais evidentes, mas por outro lado tem surgido alternativas com maior responsabilidade ambiental, como forma de evitar maiores desastres e danos ao meio ambiente e contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Uma dessas alternativas são os telhados que são responsáveis por 40% a 50% da área de superfície urbana impermeável, e que podem contribuir com os benefícios ambientais, econômicos e sociais. Nesse sentido, o presente trabalho teve o objetivo de identificar vantagens e desvantagens dos telhados verdes. Para cumprir com esse objetivo, o trabalho efetuou dois estudos de caso em telhados verdes de países distintos, comparando-os sob o viés da sustentabilidade, compilou todas as vantagens e as desvantagens encontradas na literatura e identificou alternativas de materiais mais sustentáveis na composição das camadas de uma cobertura verde. Como vantagens gerais, foram encontradas a mitigação das ilhas de calor urbana, gerenciamento de águas pluviais, eficiência energética, minimização de gases de efeito estufa, maximização da biodiversidade, durabilidade do telhado, mitigação da poluição do ar e da poluição sonora, agricultura urbana, conforto térmico, desenvolvimento social e estética. Como desvantagens gerais, os custos, falta de incentivos governamentais, dificuldades técnicas de concepção, instalação e execução e de manutenção. Os estudos de caso tiveram seus benefícios destacados, principalmente no âmbito social, como conforto térmico, socialização, acessibilidade e estética. Como materiais alternativos foram encontrados o bagaço de cana-de-açúcar, fibras de coco verde, cortiça e migalhas de borracha. Apesar dos inúmeros e comprovados benefícios ambientais, os resultados variam conforme a localidade, clima, tamanho e tipo de coberturas verdes. Recomenda-se assim, a adoção generalizada dos telhados verdes para que os benefícios ambientais sejam ampliados e beneficiem toda a sociedade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Modelos de projetos no setor público: referenciamento em caso de violência sexual contra criança e adolescente com o uso de análise multicritério de decisão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-17) Trevizan, Flavia Fernandes; Siqueira, Regiane Máximo [UNESP]; Aragão, Aílton Souza; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Utilizando as palavras da Organização Mundial da Saúde (OMS) a violência é definida como o “uso intencional de força física ou do poder, real ou uma ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulta ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Dentre as diversas formas de violência que atingem crianças e adolescentes a violência sexual é uma das mais complexas violações dos direitos da infância. Ela ocorre quando uma criança é submetida à atividade sexual a qual não possa compreender, não tenha desenvolvimento compatível e não exista consentimento (PLATT et al., 2018). As consequências do abuso sexual infantil são múltiplos, seus efeitos físicos e psicológicos podem ser devastadores, impactando na vida das vítimas e demais membros da família de forma permanente. As crianças e adolescentes que passaram por esse tipo de violência vivenciam situações de medo, fragilidades emocionais e perda de vínculos afetivos que as colocam em situação de vulnerabilidade e insegurança. Dentro dessa problemática, essa pesquisa pretende ser um instrumento norteador da atuação da rede de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no que tange a articulação multinstitucional para proteção e assistência em Bauru/SP. O estudo busca encontrar um conjunto de atividades para as crianças e adolescentes em situação de violência relacionando valores, estado e gravidades com o objetivo de maximizar o seu bem-estar. Nesse contexto, propõe-se uma abordagem multimetodologia desenvolvida a partir do modelo multicritério de decisão MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) combinado com os fundamentos do método Delphi e Value focused Thinking. Os resultados revelam ações que devem ser tomadas em três níveis de prioridades, especificamente, emergencial, encaminhamentos e acompanhamentos, na formulação de projetos de atendimentos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estímulos e barreiras para a adoção da economia circular: uma pesquisa quantitativa nos setores de agronegócio, construção civil e eletroeletrônico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-12-04) Izeppi, Wagner Colucci; Jugend, Daniel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A conscientização sobre a sustentabilidade nos negócios tem auxiliado às empresas a atualizar suas operações, concentrando-se na redução dos impactos ambientais em todas as etapas. Diante disso, o modelo de negócios da economia circular se torna uma alternativa para alcançar a prosperidade das empresas sem comprometer os recursos naturais no futuro. Considerando-se a transição para a economia circular, é necessário adotar alguns princípios que guiarão as empresas a atingir esse nível. No entanto, existem barreiras que dificultam esse desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo principal, analisar a relação entre estímulos, barreiras e pressão dos stakeholders com a adoção dos princípios da economia circular. A amostra analisada nesta pesquisa é composta por 86 empresas brasileiras inseridas em setores importantes para a economia circular, tais como: agronegócio, construção civil e eletroeletrônico. A pesquisa traz evidências empíricas de que os estímulos para adoção da economia circular apontados pela literatura e pressão dos stakeholders estão relacionados positivamente com a adoção dos princípios da economia circular, enquanto as barreiras tradicionalmente apontadas pela literatura estão relacionadas negativamente com essa adoção. Os resultados deste estudo indicam quais estímulos, barreiras e stakeholders se relacionam mais fortemente com cada princípio do framework ReSOLVE. Enquanto a pressão dos funcionários está mais ligada ao princípio da Circularidade, a pressão da mídia e dos consumidores está conectada a uma maior adoção do princípio da Virtualização. Além disso, este survey mostra que todas as barreiras e metade dos stakeholders (consumidores, governo e acionistas) possuem correlação mais forte com o princípio que considera a inovação radical essencial para concluir essa transição.