Teses - Agronomia (Agricultura) - FCA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 287
  • ItemTese de doutorado
    Suplementação via foliar de nutrientes aumenta a eficiência fisiológica e a produtividade de grãos do milho de segunda safra
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-01) Vilela, Leila Bernart; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O milho é considerado uma das culturas de maior importância em área cultivada no Brasil. Para satisfazer a demanda de alimentos, com o aumento populacional é preciso um aumento de cerca de 60% na produção global de alimentos, sem aumentar a área destinada ao cultivo, para que isso ocorra, as adoções de novas tecnologias são necessárias para o aumento de produtividade. Com isso a utilização da tecnologia de adubação foliar, minimizando os efeitos deletérios na planta, com temperaturas elevadas, estresse hídrico e radiação solar, com ação estimulante na planta é uma ferramenta necessária na agricultura moderna e sustentável. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos fisiológicos com a presença da aplicação foliar de macronutrientes nitrogênio, fósforo e potássio e os micronutrientes boro, manganês e zinco e ausência da aplicação na cultura do milho em dois anos agrícolas, dividindo-se em dois capítulos. O primeiro capítulo foi realizado um estudo com nitrogênio, fósforo e potássio foliar em milho na safra 2019 e 2020. O segundo capítulo refere-se ao estudo com boro, manganês e zinco na mesma cultura e anos agrícolas do estudo 1. Os experimentos foram realizados em campo na Fazenda Experimental Lageado pertencente a Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. As aplicações ocorreram nos estádios fisiológicos V8. As avalições realizadas no primeiro experimento foram o status nutricional das folhas de milho, enzimas fotossintéticas [enzima ribulose-1,5-bifosfato carboxilase/oxigenase (Rubisco) e fosfoenolpiruvato carboxilase (PEPcase)], taxa fotossintética líquida, A; condutância estomática, gs; concentração subestomática de CO2, Ci; transpiração foliar, E; eficiência no uso da água, WUE; e eficiência de carboxilação, A/Ci de plantas de milho, concentração de proteínas totais e concentração de açúcares solúveis totais, prolificidade, número de grãos por espiga, peso cem grãos e rendimento de grãos. No segundo experimento seguiu as mesmas avaliações, porém inseriu a avaliação de enzimas antioxidantes (peróxido de hidrogênio (H2O2), malondialdeído (MDA), superóxido dismutase (SOS), catalase (CAT)). O NPK foliar proporcionou aumento da fotossíntese liquida, condutância estomática, eficiência do uso da água e carboxilação. A aplicação de B, Mn e Zn foliar contribuiu para aumentar as enzimas antioxidativas, reduzir o estresse oxidativo e melhorar o uso da energia acumulada da fotossíntese. Os resultados obtidos nesta pesquisa representam uma boa estratégia para diminuir o estresse causado por fatores abióticos e aumentar a produtividade das culturas.
  • ItemTese de doutorado
    Intercropping systems and soil amendments under long-term no-till on phosphorus dynamics
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-01) Vilela, Rafael Gonçalves [UNESP]; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The management of weathered tropical soils, with low availability of phosphorus and the presence of a dry season in winter, is a challenge to favor the levels of organic matter and improve the efficiency of phosphate fertilization. Intercropping maize second crop with cover crops has improved soil quality, enhancing the input of straw in the production system, favoring nutrient cycling and efficient use of natural resources by commercial crops, increasing productivity. The effects of intercropping systems on off-season (autumn-winter) cropping and changes in soil acidity on soil P dynamics were evaluated in a randomized block experiment in split plots. The single or intercropped maize cultivation system with signal grass + sunn hemp were considered as the main plots, and the acidity correction through silicate, limestone or without correction were treated as subdivided plots. Soy is grown as a main crop in the summer seasons. The intercropping of maize in the off-season increases the yield of maize and soybeans by approximately 30 and 9%, respectively. The greater input of plant residues through intercropping temporarily reduces the lability of Po and Pi in the soil at 0-0.05 m depth, but does not limit P uptake by crops. Liming, regardless of the corrective used, increases the pool of Pi in the soil, specifically for labile forms due to the release of P linked to Al and Fe. Intercropping maize second crop with Brachiára and Sunn hemp is a good option for plant diversification in the area, increasing land use efficiency and SP sustainability in tropical agriculture, providing higher yields compared to the monoculture system.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito do estresse hídrico prévio na eficácia dos herbicidas glyphosate, glufosinate, atrazina e 2,4-d
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-28) Cesco, Victor José Salomão [UNESP]; Velini, Edivaldo Domingues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Efeitos abióticos, como o estresse hídrico, podem alterar a planta de forma fisiológica e morfológica. Com isso, a eficiência de certos herbicidas pode ser prejudicada pelas alterações acarretadas nas plantas, demonstrando a necessidade de melhor entender a dinâmica do herbicida sob diferentes situações de déficits hídricos. Assim, o objetivo desse trabalho foi de avaliar a eficiência de herbicidas em pós emergência em duas espécies de dicotiledôneas submetidas a quatro déficits hídricos no momento de aplicação. Foram utilizados para o estudo as espécies Merremia aegyptia e Mucuna pruriens sob quatro condições de déficit hídrico: 0, 3, 6 e 9 dias. Foram testados o efeito desses déficits hídricos nos herbicidas glyphosate, glufosinato de amônio e atrazina em ambas as espécies e mais o 2,4-D para a espécie M. pruriens. As plantas foram submetidas a análise da atividade fotossintética por meio do IRGA. Além disso, foram avaliados o controle aos 7, 14, 21 e 28 dias após aplicação (DAA) e efeito do herbicida no controle da massa seca aos 28 DAA. Observou-se que as plantas em condições de maior estresse (6 e 9 dias de déficit hídrico -DDH), apresentaram menores taxas de assimilação de CO2, transpiração e condutância estomática. Com isso, houve efeito do déficit hídrico na eficácia dos produtos. De modo geral, a eficiência dos herbicidas testados nas espécies Merremia aegyptia foram as mais afetadas pelos diferentes déficits hídricos. O controle da espécie M. aegyptia pelos herbicidas glyphosate, glufosinato de amônio e atrazina foram mais eficientes quando as plantas não foram submetidas a nenhum estresse hídrico. Ademais, quanto o maior foi o período de déficit hídrico, mais lento e menos eficiente foi o controle. Por outro lado, a espécie M. pruriens apresentou efeitos menos discrepantes, apresentando pouca interferência dos herbicidas glyphosate, glufosinato de amônio, atrazina e 2,4-D pelos períodos de déficit hídrico no controle da planta daninha.
  • ItemTese de doutorado
    Controle de plantas daninhas e da ferrugem asiática na cultura da soja com VANT pulverizador
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-11) Rodrigues, Danilo Morilha [UNESP]; Raetano, Carlos Gilberto; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A agricultura tem evoluído constantemente e novas tecnologias têm sido desenvolvidas para o incremento da produção de alimentos de forma sustentável. O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) na aplicação de produtos fitossanitários na soja pode proporcionar redução no custo de produção e ao mesmo tempo obter resultados eficientes no controle de agentes nocivos à cultura. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar o potencial de uso de VANTs para a pulverização de herbicidas e fungicidas na cultura da soja. Experimentos foram conduzidos em dois locais para caracterizar a qualidade da pulverização, bem como avaliar a eficácia das pulverizações no manejo fitossanitário. Os tratamentos utilizados foram constituídos de duas taxas de aplicação (70 e 120 L ha-1) em pulverização terrestre com pulverizador autopropelido e outras três (10, 7 e 4 L ha-1) via pulverização aérea com VANT, além de uma testemunha (sem aplicação). Para avaliar o depósito da pulverização em alvos artificias distribuídos nas parcelas foi usado um marcador cúprico e sua mensuração realizada por meio de espectrofotometria. Para avaliar as perdas da pulverização para o solo, alvos artificiais foram distribuídos sobre o solo dentro da parcela, utilizando o mesmo marcador cúprico. A viscosidade das caldas fungicidas foi avaliada com o auxílio de um viscosímetro rotativo. Para avaliar a eficácia das pulverizações no controle de plantas daninhas foi realizada a aplicação do herbicida glyphosate na dose de 1240 g e.a. ha-1 quando a cultura estava no estádio V4 e as avaliações realizadas aos 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação (DAA). Com o intuito de avaliar a eficácia das pulverizações no controle de ferrugem Asiática da soja (FAS), também foi realizada a aplicação da mistura fungicida a base de trifloxistrobina + protioconazol, nas doses de 150 g L-1 e 175 g L-1, respectivamente, com uma aplicação no estádio R1, e outra no estádio R5. A avaliação da doença foi realizada semanalmente pela contagem das estruturas fúngicas com o auxílio de microscópio estereoscópio. Ao final do experimento foi realizada a colheita das áreas tratadas com herbicida e fungicida para determinar a produtividade da cultura. O depósito do marcador cúprico nos alvos artificiais por meio da aplicação com VANTs foi similar ao da aplicação com o autopropelido. Resultado semelhante ao observado para deposito ocorreu com as perdas para o solo. Houve aumento da viscosidade da calda com a redução da taxa de aplicação. A aplicação de herbicida com VANT proporcionou bom controle de plantas daninhas sem afetar a produtividade da cultura. O controle de FAS foi menor nos tratamentos aplicados com VANT, porém a produtividade da cultura não foi afetada. Ajustes na tecnologia de aplicação com o uso de drones podem melhorar a qualidade da aplicação.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos de adjuvantes nas características da calda, espectro de gotas, transposição e eficácia dos herbicidas amicarbazone, sulfentrazone e indaziflam na palha de cana-de-açúcar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-17) Soares, Alexsandro da Silva; Carbonari, Caio Antonio; Velini, Edivaldo Domingues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O sistema de cana crua obtém grande acúmulo de resíduos e palhada, utilizada como barreira física, que influenciam o manejo de plantas daninhas. Todavia, podem modificar o comportamento dos herbicidas nas aplicações. Em vista disso, o trabalho avaliou o comportamento de caldas fitossanitárias de herbicidas na palha da cana-de-açúcar, para o controle de Brachiaria decumbens e Ipomoea grandifolia. Os experimentos foram conduzidos em misturas, com 12 tratamentos e 04 repetições (herbicidas: sulfentrazone, amicarbazone e indaziflam; adjuvantes: Assist, Agral e Silwet), submetidos a avaliações de estabilidade e compatibilidade física das caldas. Foram observados os efeitos das interações entre os produtos quanto a homogeneidade e heterogeneidade, além das avaliações de condutividade elétrica. Para analisar a formação e espalhamento das gotas, foram realizados estudos de tensão superficial e ângulo de contato. Já para o tamanho das gotas, foram realizados estudos do diâmetro das partículas através de difração de raios laser. Foram realizados experimentos para avaliar o efeito da palha da cana-de-açúcar (10 t ha-1) e o comportamento destes produtos sobre a cobertura morta na ocorrência de chuva (20 mm). A água que atravessou a palha foi coletada, depois da lâmina de chuva, e a concentração dos herbicidas foi determinado por um sistema de cromatografia e espectrometria de massas. Essas análises foram realizadas com quatro repetições e em delineamento inteiramente casualizado. Os experimentos de controle foram realizados através das aplicações das caldas fitossanitárias sobre os vasos contendo palha e sementes de plantas daninhas de B. decumbens e I. grandifolia. Posteriormente, os tratamentos receberam chuva. Após as aplicações, os vasos foram conduzidos para casa de vegetação, onde foram submetidos a análises de controle visual. Por último, a parte aérea das plantas daninhas emergidas foram coletadas e levadas para secagem em estufa, para aquisição dos dados de matéria seca. Embora tenham sido identificadas alterações nas qualidades físico-químicas das caldas, esses efeitos foram compatíveis nas misturas e não interferiam na qualidade das aplicações, nos horários avaliados. Logo, a ação de adjuvantes modificou os comportamentos de formação e espalhamento dos produtos, mas não interferiram na comparação dos diferentes herbicidas. Além da diferenciação da porcentagem do tamanho e volume das partículas e amplitude de dispersão de gotas. O controle das plantas daninhas, visualmente, foi satisfatório em concordância com os valores atribuídos de massa seca. Esse efeito de mortalidade das plantas daninhas foi otimizado em consequência do alcance da passagem dos produtos pela palha da cana-de-açúcar, através da aplicação da lâmina de chuva após as aplicações das caldas fitossanitárias.
  • ItemTese de doutorado
    Crescimento, produtividade e acúmulo de amido em genótipos de mandioca de indústria
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Silva, Rudieli Machado da; Fernandes, Adalton Mazetti; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Brasil, a região Centro-Sul é a que mais apresenta cultivos de mandioca industrializados, principalmente em áreas com solos de baixa fertilidade. Comercialmente, a compra de suas raízes tuberosas pelas indústrias realizada pela determinação do teor de matéria seca das raízes que é convertida em amido, criando uma demanda por novos genótipos com altos teores de amido e matéria seca nas raízes. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de genótipos atuais e modernos de mandioca de indústria em comparativo com genótipos mais cultivados no estado de São Paulo, e determinar a curva de amido através dos métodos da balança hidrostática e do analítico laboratorial, correlacionando a precisão de ambos em estimar o teor amido nas raízes dos genótipos avaliados. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com 9 tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por 9 genótipos de mandioca (IAC 14, IAC 90, BRS CS 01, BRS 419, BRS 420, 1097/13, 2011 02-43, 2010 55-04, e 2010 56-18). Com avaliações a cada 40/45 dias, determinou-se a área foliar e o índice de área foliar, o acúmulo de biomassa nas partes da planta e na planta inteira, os componentes da produção e a produtividade de raízes, o teor de matéria seca e amido nas raízes e a estimativa do teor de amido nas raízes por dois métodos analíticos. Os resultados foram submetidos à ANOVA, e as médias dos genótipos comparados pelo teste LSD a 5% em cada época avaliada. Em solos de baixa fertilidade as plantas atingiram padrão produtivo satisfatório, com 30 e 10 t ha-1 de raízes e amido no primeiro ciclo vegetativo, e 50 e 20 t ha1 de raízes e amido no segundo ciclo. A maioria dos genótipos atingiram picos de produtividade de raízes e amido antes dos 20 meses após o plantio, indicando possibilidade de ser colhida de forma antecipada. O peso específico apresenta correlação positiva e significativa com os teores de matéria seca e amido das raízes, porém, sendo mais forte com os teores de matéria seca. A mandioca de indústria cultivada por mais de um período vegetativo obtém mais produtividade de amido ao fim do segundo ciclo devido a maior produtividade de raízes, e não necessariamente a um teor maior de matéria seca ou amido nas raízes tuberosas.
  • ItemTese de doutorado
    Adubação nitrogenada em sorgo biomassa antecedendo a soja em sistemas de manejo de longa duração
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Silva, Gustavo Ferreira da [UNESP]; Calonego, Juliano Carlos; Putti, Fernando Ferrari; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma das principais dificuldades do sistema de semeadura direta (SSD) em condições de clima tropical é a manutenção da palhada sobre o solo, devido à baixa produção de fitomassa da cultura de entressafra e pela rápida decomposição do resíduo vegetal. Neste sentido, o sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench] pode ser uma alternativa de cultivo na entressafra, pois possui alta capacidade de produção de fitomassa, mesmo com baixa disponibilidade hídrica. Junto a isso, a adubação nitrogenada em cobertura na cultura em segunda safra, pode maximizar o desenvolvimento do sorgo, com reflexo na cultura sucessora. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação nitrogenada em cobertura no sorgo após soja no verão em sistema de preparo convencional (SPC) e SSD, nas propriedades do solo e no desenvolvimento radicular das culturas, bem como nas respostas fisiológicas, bioquímicas e produtivas e verificar o efeito destes parâmetros na produtividade da soja. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Lageado (UNESP/FCA - Botucatu-SP), nas safras 2019/20 e 2021/22. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram compostas pelos sistemas de manejo do solo (SPC e SSD). E as subparcelas pela adubação nitrogenada em cobertura no sorgo (0, 50 e 100 kg ha-1 de N). Foram avaliadas a produção e persistência de palha do sorgo durante o cultivo da soja, ciclagem de nutrientes pela palhada, aporte de carbono no solo, propriedades físicas do solo, parâmetros fisiológicos, bioquímicos e de produção da soja, cultivada em sucessão ao sorgo. Em SPC a produtividade de fitomassa do sorgo no estádio de pleno florescimento foi maior com a dose de 50 kg ha-1 de N, produzindo em média 37% e 49% a mais que a ausência de aplicação e 100 kg ha-1 de N, respectivamente. Em SSD a produção de fitomassa foi 36% maior com adubação nitrogenada. O SPC aumentou os teores de carbono orgânico total e particulado em subsuperfície. E o SSD com adubação nitrogenada proporcionou maiores teores das frações de carbono orgânico na camada superficial. O SSD aumentou a qualidade de agregação do solo e dos parâmetros físico-hídricos, principalmente com adubação nitrogenada no sistema de produção. A adubação nitrogenada em cobertura no sorgo com 50 kg ha-1 aumentou o teor relativo de água na folha de soja, reduziu o potencial hídrico e resultou em maior eficiência no uso da água, o que refletiu no aumento da produtividade de grãos de soja. O SSD promoveu maior disponibilidade de água às plantas de soja. A produtividade da soja associou-se à ciclagem de nutrientes pela palhada em cobertura, aos teores de nitrogênio total e frações de carbono orgânico no solo, a agregação do solo, as propriedades físicas, desenvolvimento radicular, parâmetros fisiológicos, bioquímicos e aos componentes de produção. Todos estes fatores afetados pela produção de fitomassa da cultura de entressafra. A adubação nitrogenada na dose de 50 kg ha-1 em sistema de produção com sorgo e soja melhora as propriedades do solo e favorece o desenvolvimento destas culturas em SSD e SPC, resultando em maior produtividade da soja.
  • ItemTese de doutorado
    Maturação em sementes de soja: estádios reprodutivos, degradação da clorofila e aquisição da qualidade fisiológica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-20) Batista, Thiago Barbosa [UNESP]; Silva, Edvaldo Aparecido Amaral da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As sementes de qualidade fisiológica superior são aquelas que presentam, dentre outras propriedades, maior nível de maturidade. Em sementes de soja, os atributos da qualidade fisiológica são adquiridos sequencialmente ao longo da maturação. Nesta leguminosa, a maturação tardia é uma importante etapa na construção do potencial fisiológico das sementes. Nesta fase, ocorre uma intensa degradação da clorofila. Apesar da importância do conhecimento do processo de maturação, a identificação de sementes em diferentes estádios de maturação para caracterização da maturidade de lotes é em geral subjetiva, por se basear na inspeção visual. Ademais, pouco se sabe sobre a relação da degradação de clorofila com a aquisição da qualidade fisiológica. Logo, aqui foram investigados (i) a possibilidade de segmentar sementes de soja em diferentes estádios de maturação utilizando imagens de autofluorescência espectral e (ii) como a degradação de clorofila durante a maturação da soja impacta na aquisição da qualidade fisiológica das sementes. Para isso, imagens de autofluorescência espectral integrado com inteligência artificial e uma abordagem fisiológica e molecular durante a maturação das sementes de soja foram utilizadas. Os resultados verificados demonstram que (i) o uso de imagens de autofluorescência espectral no comprimento de onda das clorofilas permite segmentar as sementes de soja em cada estádio de maturação (isto é, R7.1, R7.2, R7.3, R8 e R9) trazendo confiabilidade para analisar o nível de maturidade das sementes utilizando estes comprimentos de onda, e (ii) a degradação da clorofila não afeta a aquisição da germinação e do vigor das sementes e, no entanto, a longevidade das sementes de soja não pode ser desacoplada deste processo.
  • ItemTese de doutorado
    Influência de doses e épocas de aplicação de magnésio na nutrição, crescimento, produtividade e qualidade de cultivares de batata
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-06) Garreto, Francisca Gyslane de Sousa; Soratto, Rogério Peres; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O magnésio (Mg) é um nutriente importante na produção e transporte de carboidratos na planta, interferindo na produtividade e na qualidade dos tubérculos de batata. Apesar da importância deste nutriente, no Brasil, são escassos os estudos científicos sobre sua aplicação na cultura da batata (Solanum tuberosum L.). Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi definir a dose e a época de aplicação de Mg capazes de suprir a necessidade da planta, bem como avaliar o efeito de doses e épocas de aplicação de Mg na nutrição da planta, produtividade, qualidade dos tubérculos e partição de fotoassimilados nas cultivares Agata, Asterix e Orchestra. Neste trabalho de pesquisa foram realizados três estudos. O estudo I consistiu em um experimento em casa de vegetação com duas cultivares (Agata e Asterix) no ano de 2021 e os estudos II e III foram realizados em campo com as cultivares Agata, Asterix e Orchestra, sendo cada um deles conduzido em dois locais/anos distintos (Itaí-SP e Botucatu-SP) nos anos de 2019 e 2020. A fonte de Mg utilizada foi o sulfato de magnésio monohidratado (kieserita). O estudo I foi conduzido no delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 6×2, com seis repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis manejos (doses/épocas de aplicação) de Mg (T0: controle, sem adubação com Mg; T1: 2,1 mmolc dm-3 de Mg aplicado no plantio; T2: 4,1 mmolc dm-3 de Mg aplicado no plantio; T3: 8,2 mmolc dm-3 de Mg aplicado no plantio; T4: 4,1 mmolc dm-3 de Mg aplicado aproximadamente 10 dias após a emergência (DAE) (amontoa); T5: 2,1 mmolc dm-3 de Mg aplicado no plantio e 2,1 mmolc dm-3 de Mg aplicado aos 10 DAE) e duas cultivares de batata (Agata e Asterix). Nos experimentos de campo foi utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. O estudo II, denominado “estudo de doses e épocas de aplicação de Mg”, foi instalado no esquema fatorial 4×2+1, cujos tratamentos foram constituídos por quatro doses de Mg (12,5; 25,0; 50,0 e 100,0 kg ha-1) em duas épocas de aplicação, no sulco de plantio ou por ocasião da amontoa, e um tratamento sem aplicação de Mg (controle). O estudo III, denominado “estudo de formas de manejo da aplicação de Mg”, foi constituído por cinco formas de parcelamento/épocas de aplicação da mesma dose de Mg e um tratamento sem aplicação de Mg (controle). Os resultados indicaram que a aplicação de Mg mantém maiores índices relativos de clorofila (SPAD) na folha, proporcionando maior produção de matéria seca (MS) e acúmulo total de Mg, independente da cultivar. A maior parte do Mg absorvido é translocado para os tubérculos. A aplicação de Mg, via sulfato de magnésio monoidratado (kieserita), pode aumentar a produtividade e a qualidade dos tubérculos de batata, mesmo em solos com elevado teor de Mg trocável no solo (9-14 mmolc dm-3). A época de aplicação do Mg (plantio ou amontoa) tem pouca influência na nutrição, produtividade e qualidade dos tubérculos das cultivares de batata. As cultivares de batata apresentam responsividade a adubação magnesiana na seguinte ordem: Agata > Asterix > Orchestra. O fornecimento de Mg aumenta teor de amido e reduz os teores de açúcares redutores e totais nos tubérculos de batata.
  • ItemTese de doutorado
    Redução da taxa de aplicação, assistência de ar e eletrostática no tratamento fitossanitário da cultura do pimentão em ambiente protegido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-04) Dario, Gustavo [UNESP]; Raetano, Carlos Gilberto; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Há poucas informações sobre tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários para as hortaliças cultivadas em ambiente protegido no Brasil. Nesse sentido, alguns experimentos foram realizados objetivando avaliar os efeitos da redução da taxa de aplicação e do uso da pulverização pneumática, com e sem eletrostática, em aplicações de produtos fitossanitários na cultura do pimentão, sob ambiente protegido. Quatro técnicas de aplicação constituíram os tratamentos: HPA (Hidráulica Padrão Agricultor) – Pulverização hidráulica, com pontas de pulverização JA-2 (700 kPa) e taxa de aplicação variável de acordo com a altura das plantas; HVR (Hidráulica Volume Reduzido) – Pulverização hidráulica, com pontas de pulverização JA -1 (700 kPa) e 50% da taxa de aplicação do padrão agricultor; PAAE (Pneumática: assistência de ar e eletrostática) – Pulverização pneumática com eletrostática e 25% da taxa de aplicação do padrão agricultor; PAA (Pneumática: assistência de ar e eletrostática desligada) – Pulverização pneumática com eletrostática e 25% da taxa de aplicação do padrão agricultor. O trabalho foi dividido em três capítulos. No capítulo 1, foram avaliados os efeitos da redução da taxa de aplicação e do uso da pulverização pneumática, com e sem eletrostática, no depósito e na cobertura da aplicação, e nas perdas de produtos fitossanitários para o solo, em três fases de crescimento das plantas de pimentão (0,7; 1,4 e 2,1 m de altura). No capítulo 2, foram avaliados os efeitos da redução da taxa de aplicação e do uso da pulverização pneumática, com e sem eletrostática, na exposição dérmica de operadores aos produtos fitossanitários, nas mesmas alturas de plantas. No capítulo 3, avaliou-se o impacto da redução da taxa de aplicação e do uso da pulverização pneumática, com e sem eletrostática, no controle do oídio em plantas de pimentão com 0,7 m de altura, utilizando-se o fungicida piraclostrobina mais fluxapiroxade (Orkestra®). A redução de 50% na taxa de aplicação do pulverizador hidráulico (HVR), reduz o depósito na superfície abaxial das folhas e a cobertura em ambas as superfícies das folhas do pimentão, em comparação ao padrão produtor (HPA). O uso da pulverização pneumática com eletrostática aumenta a cobertura da pulverização na superfície abaxial da parte externa das plantas de pimentão, em relação as demais técnicas em estudo. As técnicas pneumáticas com ou sem eletrostática proporcionam menor perda para o solo em relação as técnicas hidráulicas. Com relação a exposição dérmica do operador, o efeito das técnicas de aplicação durante a pulverização é variável entre as partes do corpo do operador e alturas da cultura do pimentão. Na menor altura avaliada (0,7 m) a contaminação é mais acentuada nos membros inferiores do corpo do operador, no entanto, em maiores alturas (1,4 e 2,1 m), a exposição passa a ser acentuada também em outras partes do corpo. A técnica de aplicação pneumática com eletrostática (PAAE) aumenta a exposição do operador durante a pulverização, principalmente nas partes do corpo localizadas acima da parte inferior das pernas, em comparação as demais técnicas em estudo. A técnica hidráulica com redução de 50% da taxa de aplicação (HVR) aumenta os níveis de contaminação do operador em comparação ao padrão do agricultor (HPAP). Todas as técnicas de aplicação proporcionaram redução na severidade do oídio e da área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Não há diferença para entre as técnicas de aplicação para a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Novas pesquisas devem ser realizadas considerando um maior período de avaliação da severidade do oídio, a fim de determinar o efeito das técnicas de pulverização em tratamento continuo com fungicida na cultura do pimentão.
  • ItemTese de doutorado
    Qualidade do solo em um sistema integrado de produção agropecuária com pastejo por ovinos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-29) Jordão, Half Weinberg Corrêa; Calonego, Juliano Carlos; Costa, Nídia Raquel; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) é uma alternativa viável para superar questões globais de segurança alimentar, mudanças climáticas, produção sustentável de alimentos e degradação do solo. A maior diversificação de espécies nos SIPAs pode apresentar efeito residual nos atributos químicos e físicos do solo, na ciclagem de nutrientes e na produtividade das culturas. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a efeito residual de diferentes SIPAs, na qualidade dos atributos físicos e químicos do solo, produção de silagem e cobertura vegetal do solo. O experimento foi conduzido durante dois anos agrícolas (2018/19 e 2019/20), em área com histórico de dois sistemas de consórcios, na Fazenda Experimental Lageado, em área pertencente à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/UNESP) no município de Botucatu/SP, em um Latossolo Vermelho distrófico. Os dois históricos de consórcio avaliados consistiram no cultivo de milho em consórcio com capim-marandu e ao cultivo de milho consorciado com capim-marandu e feijão-guandu nas safras de 2013/14, 2014/15 e 2015/16. Os efeitos residuais desses consórcios foram avaliados no cultivo da cultura da soja para ensilagem de planta inteira em consórcio com capim-aruana, nas safras de verão (2018/19 e 2019/20). Foi coletado solo nas camadas de 0,0-0,05, 0,05-0,1, 0,1-0,2 e 0,2-0,4 m para a determinação dos atributos físicos e químicos do solo, coletou-se também amostras de planta de soja e palhada para determinação da produtividade de palhada e silagem e teor nutricional. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste t LSD (p ≤ 0,05). Os SIPAs influenciaram na densidade e porosidade do solo, assim como nos teores de N, P, K, Ca, Mg e S no solo ao longo dos dois anos agrícolas. Houve influência também na produtividade de palhada e silagem, bem como no acúmulo de C e N na palhada em função do SIPAs avaliados. Os SIPAs contribuíram para o aumento e manutenção de palhada sobre a superfície do solo, permitindo mínima alteração na agregação do solo.
  • ItemTese de doutorado
    Uso de laser de CO2 no controle de plantas daninhas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-01) Pavan, Guilherme Bacarim [UNESP]; Velini, Edivaldo Domingues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao longo de toda a história humana, métodos químicos, físicos ou mecânicos de controle de plantas daninhas sempre foram utilizados. Dispositivos que se aproveitam de meios mecânicos e térmicos para o controle de plantas daninhas têm se tornado cada vez mais adotados. O método de controle de plantas daninhas pelo do uso de laser ainda é pouco conhecido, havendo poucos estudos publicados. Esse trabalho teve o objetivo de avaliar qual o melhor método de aplicação para experimentos de dose-resposta com laser, por cabeçote ou direta, e avaliar a relação dose-resposta para aplicação de laser em plantas daninhas. Os experimentos foram divididos em duas etapas, a primeira para comparação de métodos de aplicação, por cabeçote ou direta. Na segunda foram feitos experimentos de dose-resposta com diferentes espécies e estádios. Estes foram elaborados no delineamento inteiramente casualizado, com nove tratamentos e quatro repetições, sendo oito doses mais a testemunha. Um conjunto de trinta e seis plantas recebeu as doses através da aplicação direta e o outro pelo cabeçote. As aplicações foram feitas em plantas de Bidens pilosa no estádio de dois pares de folhas completamente expandidas (E2). As aplicações foram realizadas com alvo na parte inferior do caule, a 0,5 cm de distância do solo. As doses aplicadas foram: 0,33, 0,66, 1,33, 2,65, 5,31, 10,61, 21,22 e 42,44 J.mm-2. Aos 7 DAA foi medida a massa de matéria fresca da parte aérea das plantas. Estes dados foram transformados em porcentagem de controle em relação a testemunha e submetidos ao modelo de Mitscherlich. Na segunda etapa sete espécies (Amaranthus viridis, Bidens pilosa, Cenchrus echinatus, Digitaria horizontalis, Eleusine indica, Panicum maximum e Urochloa decumbens) foram submetidas a experimentos de dose-resposta pelo método de aplicação direta, nos estádios E1, E2 e E3. Um conjunto de testemunhas (4 parcelas experimentais) por experimento foi utilizado para análises de massa de matéria fresca, massa de matéria seca e área foliar, AFEMF, AFEMS, teor de umidade e EC80. Esses dados, de todas as espécies e estádios, foram agrupados para realização da análise de correlação de Pearson. Para os tratamentos submetidos a aplicação de laser, foi medida a massa de matéria seca 14 DAA. Os dados foram transformados em porcentagem de controle em relação a testemunha e submetidos ao modelo de Mitscherlich. Concluiu-se que a aplicação da mesma dose de laser de forma direta proporciona um controle mais eficaz de plantas de Bidens pilosa do que por cabeçote. O sistema de aplicação direta é o indicado para realização de experimentos de dose-resposta. As espécies Amaranthus viridis, Bidens pilosa, Cenchrus echinatus, Digitaria horizontalis, Eleusine indica, Panicum maximum e Urochloa decumbens podem ser controladas com o uso de laser de CO2, em E1, E2 e E3. Existe correlação positiva entre a dose estimada para o controle de plantas daninhas por laser e a massa de matéria fresca, massa de matéria seca e área foliar.
  • ItemTese de doutorado
    Destino do nitrogênio aplicado ao milho segunda safra e seu efeito na soja cultivada em seguida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-01) Gazola, Bruno [UNESP]; Rosolem, Ciro Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O milho segunda safra apresenta potencial para semeadura em consórcio com forrageiras do gênero Urochloa spp. e Megathyrsus spp., as quais podem modificar a população microbiana da rizosfera e afetar a dinâmica do nitrogênio (N) no sistema de produção. Esse manejo melhora as condições nutricionais do sistema, e a disponibilidade de N através da ciclagem do nutriente pelos resíduos, podendo ocorrer redução nas perdas de NO3- por lixiviação e de óxido nitroso (N2O). A ciclagem de N favorece a nutrição do milho (Zea mays L.), no entanto as quantidades de N fertilizante absorvida por essa cultura em consórcio com forrageiras ainda necessitam ser esclarecidas. Estudos que explorem melhor o potencial agronômico de forrageiras com o milho, e soja semeada em sucessão são de extrema importância. Para confirmar a hipótese de que as forrageiras apresentam capacidade de melhorar a ciclagem do N, atuando na diminuição das perdas, foram conduzidos estudos entre os anos de 2018 e 2021 em Botucatu, com os objetivos de (1) avaliar a influência das forrageiras no número de cópias dos principais genes relacionados ao ciclo do N e na emissão de N2O na soja (Capítulo 1), (2) verificar se o consórcio milho – forrageira interfere na recuperação de 15N fertilizante aplicado na safra e o destino do 15N na soja em sucessão (Capítulo 2), e (3) avaliar se o consórcio mitiga as emissões de N2O e qual a influência nas perdas de NH3 (Capítulo 3). Para atingir os objetivos propostos foram realizados os seguintes experimentos de campo. Estudo 1; em janeiro de 2018 foi realizada a semeadura das forrageiras Megathyrsus maximus (Tanzânia) e Urochloa ruziziensis (Ruziziensis comum) que foram conduzidas durante sete meses, o experimento contou também com um manejo sem forrageira. Em sequência ocorreu a semeadura da soja referente a safra 18-19. Para avaliação da abundância de genes foi realizada a amostragem de solo em setembro, outubro de 2018 e janeiro de 2019 e durante o ciclo da soja 18-19 foi realizada a amostragem da emissão de N2O. Estudos 2 e 3; após a retirada da soja 18-19, em fevereiro de 2019 foi realizada a semeadura do milho segunda safra consorciado com as forrageiras e solteiro. A partir desta safra o experimento teve subparcelas referentes às doses de 120 kg ha-1 de N e o controle sem N. O manejo com milho segunda safra e soja verão foi realizado por dois anos agrícola, safras 19-20 e 20-21. No estudo 2 foram avaliados o destino do 15N no sistema solo-planta nas safras de milho e soja, com coletas de plantas e solos. Para o estudo 3 foram realizadas amostragens da emissão de gases de efeito estufa e NH3 durante o ciclo das culturas e na entressafra, com maior intensidade após a semeadura e adubação de cobertura com N no milho. A abundância de genes AOA prevaleceu sobre a AOB, e a soja cultivada sobre essas forrageiras emitiram mais N2O. Quando absorvido pelo milho o 15N fertilizante apresentou como principal destino os grãos, no entanto, o solo ainda é o maior reservatório de 15N fertilizante nas safras de soja. Maiores perdas de N2O ocorreram no início do experimento em decorrência da movimentação do solo na semeadura, e ao longo do experimento houve predominância de absorção de CH4. Os sistemas com forrageiras não diminuíram o número de cópias de AOB ou AOA, no entanto, essas apresentam boa capacidade de absorção do N, armazenando este na sua parte aérea, possibilitando maior absorção pela soja cultivada em sucessão. O CH4 não é menos absorvido com milho fertilizado e soja em rotação, enquanto a principal via de perda gasosa de N é por volatilização de NH3 no manejo com e sem forrageira.
  • ItemTese de doutorado
    Lime and phosphogypsum in long-term no-till: soil quality improving crop physiology and 15N-fertilizer recovery in the soil-plant system
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-28) Bossolani, João WIlliam; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Costa, Nídia Raquel; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The present study is part of a long-term experiment, started in 2002, at Fazenda Experimental Lageado, belonging to the College of Agricultural Sciences (UNESP/FCA), in Botucatu (SP). Continuing the experiment, which is likely to be the only one in the State of São Paulo with such a duration (19 years), the present Thesis aimed to understand the effect of long-term surface application of lime and phosphogypsum on the soil chemical and biological attributes, root growth, plant nutrition, carbon e antioxidant metabolism, 15N-fertilizer recovery in the soil-plant system, and yield of maize intercropped with ruzigrass and soybean in succession. The field part of this study has been carried out since October 2016, when lime and/or phosphogypsum were last applied. Therefore, here we tested the following treatments: i) control (no soil amendments applied), ii) phosphogypsum alone, iii) lime alone and, iv) lime and phosphogypsum combination. Soybean sowing occurred between November and December of each year, whereas maize intercropped with ruzigrass was sown in March of each year. Our results suggested that the combination of lime and phosphogypsum proved to be effective in improving soil fertility up to 1 m depth, reflecting ideal conditions for root growth of soybean and maize intercropped with ruzigrass. As a result of these changes, crop nutrition was also improved, ensuring high photosynthetic metabolism even when periods of water scarcity occurred. In the combined application of lime and phosphogypsum, antioxidant metabolism based on free radical-consuming enzymes also increased, reducing lipid peroxidation of leaf cells. This cascading effect was reflected in the increase in grain yield of both crops. Deepening the understanding of tropical agricultural systems altered by the application of lime and phosphogypsum, our microbiological studies revealed that the joint application of lime and phosphogypsum altered the soil chemical properties in a no-till intercropped system, increasing the relative abundance of total prokaryotes (archaea and bacteria), modulating genes related to the nitrogen cycle. Finally, our results also revealed that the combined application of these inputs increases the recovery of 15N fertilizer [(15NH4)2SO4] by maize and ruzigrass in intercropping, and soybean cultivated in crop rotation, which reduced N losses to the environment. Our study highlighted the importance of using soil amendments in tropical agricultural systems, mainly in exploring the synergistic effect of lime with phosphogypsum, aiming to improve the soil chemical and microbiological quality, the nitrogen fertilizer recovery, the photosynthetic and antioxidant metabolism of plants and, consequently, the grain yield of the crops.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos do glyphosate na expressão de genes, teor de lignina, fósforo e rendimento de grãos de soja com e sem o gene cp4-epsps
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-10) Krenchinski, Fabio Henrique [UNESP]; Carbonari, Caio Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os objetivos do presente trabalho foram entender os efeitos no teor de lignina, fósforo, componentes da rota do ácido chiquímico, parâmetros de crescimento e produtividade bem como por meio de RNASeq entender quais os genes e vias enriquecidas pela aplicação de subdoses de glyphosate em soja NR, RR e RR2. Além disso foi avaliada a forma de aplicação de subdoses em tratamento de sementes. Para isso foram realizados cinco experimentos em casa de vegetação em duplicata e quatro experimentos de campo em diferentes locais de cultivo. Na aplicação foliar de glyphosate no cultivar NR o intervalo de doses de 5,6-45 g e.a ha-1, já na RR o intervalo de 45-720 g e.a ha-1 e RR2 o intervalo de doses 11,25-180 g e.a ha-1, proporcionaram incremento de acúmulo de biomassa de 12-28% em relação a testemunha. No tratamento de sementes para a cultivar NR o intervalo de doses de 45-180 g e.a ha-1, na cultivar RR as doses de 90-360 g e.a ha-1 e para a cultivar RR2 o intervalo de 90-180 g e.a ha-1, proporcionaram incremento de acúmulo de biomassa de 16-60% em relação a testemunha. As doses de 90 e 180 g e.a ha-1 de glyphosate no tratamento de sementes, proporcionou maior crescimento e acúmulo de biomassa para as cultivares de soja RR e RR2. Foram identificados 587 DEG presentes em diversas vias enriquecidas. Foram observadas vias de catabolismo de lignina, resultando em redução dos seus teores após a aplicação de glyphosate. As cultivares de soja apresentaram maior concentração de fósforo quando foram aplicadas com as sub doses de glyphosate, embora não tenha sido observada vias e genes relacionados a esse processo. Os componentes da rota do ácido chiquímico foram afetados com a aplicação de glyphosate, e parecem estar ligados a diversas vias enriquecidas. A aplicação de subdoses de glyphosate incrementou o teor de fósforo, de aminoácidos, ácido salicílico, o crescimento e acúmulo de biomassa das plantas de soja RR e RR2, além de reduzir os teores de lignina. A aplicação de AIP demonstrou que a redução de lignina não é o único responsável pelo incremento de biomassa nas plantas de soja RR e RR2. Em relação a produtividade de grãos, de modo geral, ocorreram incrementos de produtividade em torno de 4 a 38%, variando conforme local e variedades de soja estudas, principalmente para o glyphosate aplicado no tratamento de sementes e aplicação foliar + tratamento de sementes em relação a testemunha. A aplicação de subdoses de glyphosate pode ser realizado no tratamento de sementes de soja. Os teores de fósforo, lignina e dos componentes da rota do ácido chiquímico, bem como as vias enriquecidas encontradas por RNAseq estão envolvidos com o estímulo de subdoses de glyphosate em cultivares de soja NR, RR e RR2. Assim a somatória desses fatores é responsável pelo efeito de estímulo em soja.
  • ItemTese de doutorado
    Nutrients and amino acids foliar application to alleviate sugarcane drought stress
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-03) Junior, Osvaldo Araujo; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cana-de-açúcar é comumente exposta às condições extremas de padrões climáticos, como a seca, que é o principal fator abiótico responsável por limitar a produtividade na cultura. Os efeitos da seca têm como consequência a produção de espécies reativas de oxigênio, devido ao estresse oxidativo celular, afetando severamente o metabolismo vegetal. Aplicações foliares de complexos nutricionais aliados à aminoácidos, podem ser empregados como alternativa para atenuar as respostas negativas das plantas causadas pelas condições de seca. No entanto, ainda não foram explorados todos seus efeitos como aplicação foliar em canaviais, expostos ao estresse hídrico, que possibilitam aumentos no metabolismo da planta e ganhos de produtividade de colmos e açúcar, e extração de um caldo de melhor qualidade. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da aplicação foliar de dois fertilizantes de diferentes valores nutricionais, associados à diferentes aminoácidos na composição, no mês de junho, sob a influência do período mais seco do ano, em cana soca, em quatro regiões distintas. Os tratamentos consistiram de: controle (sem aplicação do complexo) e com aplicação do complexo protetor contra à seca (ASPC) nos municípios de Pradópolis-SP e Motuca-SP. Nas regiões de Pereira Barreto e Nova Independência, os tratamentos foram controle e com aplicação do complexo foliar protetor (PFC). A hipótese do Capítulo 1 e do Capítulo 2, de que a aplicação de dois complexos nutricionais com aminoácidos distintos, em 4 regiões diferentes, poderia mitigar o estresse hídrico na cultura da cana-de-açúcar, e elevar a produção de enzimas antioxidante, acúmulo de sacarose, possibilitando ganhos em produtividade de colmo e açúcar e maior qualidade do caldo extraído, foi confirmada neste trabalho. A estratégia da aplicação de complexos nutricionais associados à certos aminoácidos na composição, mostrou ser efetiva para aliviar o estresse hídrico e, ao mesmo tempo, melhorar o desenvolvimento da cultura, o rendimento do colmo, a produção de açúcar e a biomassa.
  • ItemTese de doutorado
    Formas de inoculação de Rhizobium tropici e Azospirillum brasilense em feijoeiro-comum
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-09) Gilabel, Amanda Prado [UNESP]; Soratto, Rogério Peres; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma técnica que começa a ser explorada na cultura do feijão-comum é a coinoculação, que consiste na associação de bactérias do gênero Azospirillum com as do gênero Rhizobium. É possível que algumas bactérias, dentre elas as do gênero Azospirillum, beneficiem o crescimento da planta por uma combinação de vários mecanismos. No entanto, a inoculação/coinoculação pode ser realizada de formas distintas, gerando diferentes respostas no crescimento, desenvolvimento e produção das culturas. O objetivo desse trabalho foi avaliar as formas de inoculação da bactéria simbiótica (Rhizobium) e da bactéria associativa (Azospirillum), de maneira isolada ou coinoculada, no crescimento, nodulação, fixação biológica de N2, nutrição mineral e produtividade de grãos do feijoeiro-comum. Foram conduzidos dois experimentos, em condições de campo, na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu-SP, durante os períodos de março a julho (experimento 1) e agosto a dezembro (experimento 2) de 2019; e um experimento, também em condições de campo, na Fazenda Experimental da Unoeste, no município de Presidente Bernardes-SP, durante o período de abril a agosto de 2020 (experimento 3). Os experimentos foram conduzidos no delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por três formas de inoculação com R. tropici (sem Rhizo, Rhizo semente e Rhizo sulco), combinadas ou não com quatro formas de inoculação com A. brasilense (sem Azo, Azo semente, Azo sulco e Azo foliar) mais um controle com N (120 kg ha-1 de N), em esquema fatorial 3x4+1, totalizando 13 tratamentos. Nos experimentos 2 e 3 foram inseridos mais dois tratamentos referentes ao fornecimento de N mineral (40 e 80 kg ha-1 de N). A cultivar de feijão-comum utilizada em todos os experimentos foi a BRS Estilo (Embrapa). Nos estádios fenológicos V4, R6 e R8 as plantas de feijão foram avaliadas quanto ao número (NN) e matéria seca de nódulos (MSN), crescimento radicular, matéria seca de raízes (MSR) e parte aérea (MSPA) e teor (NPA) e quantidade acumulada de N na parte aérea (NAPA) e abundância relativa de ureídos (ARU). Já no estádio R6 foram feitas avaliações relacionadas ao índice relativo de clorofila (Spad) e diagnose foliar. Por ocasião do encerramento do ciclo das plantas, foram avaliados os componentes da produção e produtividade de grãos (PG). Os resultados foram submetidos à análise de variância, pelo teste F. As médias dos tratamentos componentes do fatorial foram comparadas, pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Por meio do teste de Dunnett (P≤0,05), os contrastes ortogonais dos tratamentos do fatorial foram comparados com a testemunha. Nos exps. 1 e 2, conduzidos em solo com textura argilosa, maior teor de matéria orgânica, fertilidade natural mais elevada e histórico de cultivo de feijão, a aplicação de R. tropici via sulco de semeadura e A. brasilense via sulco ou via foliar, proporcionaram os resultados mais promissores em termos de NN e MSN. Já para as condições do exp. 3 (solo arenoso, menor teor de matéria orgânica e fertilidade natural mais baixa), houve melhores respostas, em termos de nodulação, com a aplicação tanto de Rhizo, quanto de Azo, nas modalidades via sementes e sulco de semeadura, mas, não com as duas espécies juntas na mesma forma de inoculação. Foi observada redução tanto do NN, quanto da MSN, com o fornecimento de N mineral em todos os estádios fenológicos/experimentos. Houve resposta à adubação nitrogenada mineral para as variáveis relacionadas ao crescimento radicular (SR, CR e VR), MSR, MSPA, NPA e NAPA. Apesar disso, a aplicação de Rhizobium e Azospirillum também proporcionou efeito no crescimento radicular do feijão, com os resultados mais interessantes com as inoculações/coinoculações via sementes e sulco de semeadura, mas não com os microrganismos juntos na mesma via, principalmente nos exps. 1 e 2. A inoculação com Rhizobium via sementes incrementou a MSPA do feijoeiro, em V4 e R6, nas condições do exp. 3. Em relação aos teores foliares dos macro (N, P, K, Ca, Mg e S) e micronutrientes (Cu, Zn, Mn e Fe) do feijoeiro-comum, não houve efeito claro da inoculação/coinoculação de Rhizobium e Azospirillum. Quanto ao fornecimento de N mineral, houve algum efeito sobre os teores de N, K, Cu e Zn na folha diagnóstica do feijoeiro-comum. A inoculação, especialmente com Rhizobium, proporcionou incremento na ARU em comparação aos tratamentos sem inoculação. Contudo, a aplicação de Azospirillum via sulco e foliar, sem Rhizobium, também proporcionou resultados interessantes nessa variável. Houve redução ARU com a aplicação de N em todos os estádios fenológicos/experimentos. O fornecimento de N mineral incrementou o número de vagens por planta, especialmente, nos exps. 2 e 3. Quanto a PG, foi possível observar, em todos os experimentos, resultados muito próximos entre a inoculação/coinoculação de Rhizobium e Azospirilum e a aplicação de N mineral, seja de dose mais baixa (40 kg ha-1) ou mais elevada (120 kg ha-1). Apenas em solo mais arenoso (exp. 3), obtivemos respostas mais pronunciadas, em termos de PG, quando do fornecimento de N para a cultura do feijão-comum. Em relação as formas de inoculação, apesar dos resultados variados em alguns parâmetros, a aplicação de R. tropici e A. brasilense nas modalidades via sementes e sulco de semeadura, mas, não com as duas espécies juntas na mesma forma de inoculação, proporcionaram os resultados mais promissores.
  • ItemTese de doutorado
    Solubilidade e eficiência de fontes de fósforo em sistemas de pastagem com Uroclhoa brizantha cv Marandu
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-06-21) Ferreira-Eloy, Natalia Rodrigues [UNESP]; Büll, Leonardo Theodoro; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma das limitações no estabelecimento e na manutenção de pastagens nos solos tropicais consiste em baixos níveis de fósforo (P) disponível aliado ao alto custo dos fertilizantes fosfatados solúveis. Por isso a utilização de fontes alternativas como fosfatos naturais e resíduos tem ganho espaço na agricultura. Assim, objetivou-se integrar métodos químicos e espectroscópicos para avaliar a dinâmica do P a longo prazo e o produto de reação de fertilizantes fosfatados em diferentes condições de saturação por bases em um Latossolo Vermelho distrófico. O primeiro experimento foi conduzido a campo, em blocos ao acaso no esquema fatorial 3x5, com 4 repetições, totalizando-se 60 parcelas, com 30 m2 cada. Os tratamentos foram compostos por quatro fontes de fertilizantes fosfatados: fosfato precipitado 1 (FP1), fosfato precipitado 2 (FP2), fosfato reativo (FNR) e superfosfato triplo (SFT), além do tratamento sem aplicação de fósforo e o outro fator correspondeu a 3 condições de acidez do solo, V% original, V% intermediário (45) e V% recomendado (60). Foram aplicados 100 kg ha-1 de P2O5 correspondendo a uma única dose de cada fonte, de acordo com as recomendações para a cultura. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O segundo experimento foi conduzido em laboratório simulando as mesmas condições de V% no campo sem a vegetação e foram realizadas análise expectroscopia de raio – X do P na borda K de absorção, pela linha de SXS do Laboratório Nacional de Luz e Síncroton. No primeiro experimento as fontes alternativas proporcionaram altos índices de eficiência agronômica (IEA) e alta produção de massa de matéria seca (MMS) da Urochloa brizantha. O FP1 promoveu melhores rendimentos de produção deMMS e maior IEA em condições de acidez intermediária sendo em geral superior a todas as outras fontes analisadas. A longo prazo as fontes FP2 e FNR proporcionaram rendimentos tão eficientes quanto as fontes SFT e FP1, demonstrando o potencial efeito residual da fonte FP2 em todas as condições de solo e a maior solubilidade que FP1 apresenta quando comparado a FP2. A diferença da IEA primeiros cortes foi expressa em valores maiores encontrados na FP1 e com o passar do cultivo a fonte FP2 foi a mais expressiva nos últimos cortes. No geral, as fontes testadas proporcionaram teores de fósforo maiores que o nível crítico específico para este solo, satisfazendo, portanto, a necessidade da cultura. No segundo experimento, os resultados de XANES apontaram para a predisposição de fósforo ligado ao Ferro, demonstrado pela correlação entre as amostras e o padrão de Ferridrita, para ambos os tratamentos, em todas as fontes de P.
  • ItemTese de doutorado
    Estimativa da longevidade de sementes de soja e sua relação com o sistema de defesa antioxidativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-27) Santos, Amanda Rithieli Pereira dos; Sartori, Maria Márcia Pereira; Silva, Edvaldo Aparecido Amaral da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As sementes podem envelhecer de forma natural ou artificial durante o armazenamento, sendo sua viabilidade ao longo do tempo avaliada e denotada por longevidade. Durante esse processo os ciclos de reações oxidativas sugerem como as células estão se comportando diante do estresse para que ocorra a manutenção de sua vida. Assim, tão importante quanto entender como as sementes estão envelhecendo é a correta predição desse evento. De tal modo, neste trabalho o objetivo no Capítulo 1 foi de equacionar o desvio padrão da frequência (σ) de distribuição de sementes de soja durante o armazenamento em diferentes ambientes utilizando a função usual Probit, comparando-as com as funções Cauchy-Santos-Sartori-Faria (Cauchy-SSF) e Logit, na determinação do P50 e dos coeficientes da equação da viabilidade (KE, CW, CH, CQ) e determinando o modelo que permite maior precisão. No Capítulo 2, foi de compreender a deterioração e como os sistemas de defesa antioxidativo estão atuando durante o armazenamento de sementes de soja em diferentes ambientes. Para isso, 5 cultivares comerciais: BRS 6979 IPRO, 7677 RSF IPRO, 8473 RSF RR, 8579 RSF IPRO, e M7119 IPRO, foram previamente estudadas quanto à viabilidade, germinação, e teor de água durante o armazenamento nos ambientes de 15°C e 50% Umidade Relativa (UR), e 35°C e 75% UR, para a variação nas temperaturas de 30°C e 60% UR, 30°C e 70% UR, 35°C e 75% UR, 35°C e 80% UR, 42°C e 65% UR e 42°C e 70%, foram selecionadas as cultivares BRS 6979, 8473 e M7119, de acordo com o comportamento fisiológico. Para as análises bioquímicas durante o armazenamento foram coletados pontos de interesse fisiológico para avaliação de Proteína Solúvel Total (PST), Teor de Açúcar Solúvel Total (AST), enzimas relacionadas com o SRA – Sistema de Resposta Antioxidativo: Atividade da Enzima Peroxidase (POD), Atividade da Enzima Superóxido Dismutase (SOD) e peroxidação lipídica pelo Teor de Malonaldeído (MDA). As funções de Cauchy-SSF e Logit são melhores que Probit para predição do P50 dos lotes para a faixa de temperatura de 15°C a 35°C em ambientes de 50% a 80% de umidade relativa do ar de armazenamento das sementes. As funções Cauchy-SSF e Logit não são recomendadas para estimação dos coeficientes de viabilidade segundo Ellis e Roberts (1980), entretanto a função de Cauchy-SSF foi a que obteve os ajustes mais precisos para esses coeficientes. Durante o armazenamento a atividade de SOD e POD não são contínuas e variam em função da resposta ao nível de estresse do envelhecimento. Lotes de sementes de soja com alto teor de Proteína Solúvel Total podem indicar sementes com nível de envelhecimento e deterioração mais avançados. Lotes que apresentem o segundo pico do Teor de Malonaldeído acima de 105,0 nmol.g-1 são passíveis de lotes de sementes inviáveis.
  • ItemTese de doutorado
    Nitrogênio no sistema solo-planta após a aplicação de calcário e gesso em sistema de produção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-02) Souza, Murilo de [UNESP]; Rosolem, Ciro Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O milho tem sido cultivado em segunda safra no sistema de semeadura direta (SSD), após a soja, mas ainda não há informações precisas sobre sua resposta ao nitrogênio (N) nesse sistema de cultivo, principalmente quando consorciado com gramíneas forrageiras, bem como sobre as consequências na próxima cultura da soja, e processos do ciclo do carbono (C) no solo. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência do uso de N pela cultura do milho em consórcio com o capim colonião cv. Tanzânia (Megathyrsus maximus) na segunda safra, crescimento radicular das culturas em SSD, produtividade das culturas e eficiência de uso do carbono (EUC) em função da correção da acidez do solo utilizando calcário e gesso. Foi conduzido um experimento com a cultura da soja e subsequente à soja, foi cultivado o milho em consórcio com capim cv. Tanzânia, nos anos agrícolas de 2017, 2018 e 2019. Os tratamentos constaram da aplicação de calcário, calcário + gesso e controle (sem aplicação de corretivos) na cultura da soja, e quatro doses de N (0, 80, 160 e 240 kg ha-1) aplicadas na cultura do milho. No tratamento com 160 kg ha-1 N foi realizada aplicação de sulfato de amônio enriquecido em 15N, para avaliação do aproveitamento do N fertilizante. A aplicação dos corretivos de acidez do solo foi eficiente em promover maior crescimento radicular, sendo mais evidente com a aplicação de calcário associado ao gesso. A correção do solo também promoveu maior absorção do N pelas plantas de milho consorciado com capim cv. Tanzânia, consequentemente, resultou em maior eficiência de uso do fertilizante nitrogenado. Além disso, há evidências que a adição de N e P pode aumentar a eficiência do uso de carbono adicionado em solos com acidez corrigida, sugerindo que a comunidade microbiana do solo é limitada pelas restrições de nutrientes minerais.