Teses - Estudos Linguísticos - IBILCE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 180
  • ItemTese de doutorado
    Uma investigação das orações introduzidas por incluso si, aun si, hasta si e ni siquiera si no espanhol contemporâneo sob viés da Gramática Discursivo-Funcional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-27) Fante, Bárbara Ribeiro; Garcia, Talita Storti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese visa descrever, sob a perspectiva da teoria da Gramática Discursivo-Funcional (Hengeveld; Mackenzie, 2008), as orações do espanhol introduzidas por incluso si, aun si, hasta si e ni siquiera si, identificadas como [adv + si]. De acordo com a Nueva Gramática de la Real Aacademia Española (2009), essas locuções apresentam sempre um advérbio de foco anteposto à conjunção condicional si. Denominadas concessivo-condicionais escalares na literatura (König, 1985; Flamenco García, 1999, Montolío, 1999, Rodrigues Rosique, 2012), essas orações são consideradas híbridas porque veiculam características de orações condicionais ao mesmo tempo que de concessivas. Considerando os padrões de factualidade, tempos e modos verbais, posição e fixação de [adv + si], a análise revela dois tipos de locuções conjuntivas [adv + si]: as fixas e as não fixas. As fixas são aquelas em que o advérbio e a conjunção si precisam estar juntos necessariamente para que o contexto seja adequado semântica e discursivamente, sendo, na GDF, interpretadas como funções retóricas ou semânticas Concessão. Por outro lado, as locuções conjuntivas não fixas são aquelas em que o advérbio pode ser retirado ou ocupar outras posições na oração, e, nesse sentido, o matiz de condição fica adequado para o contexto. Nesses casos, é possível observar que o advérbio tem o papel de operador de escala do Ato Discursivo, e a conjunção si, o papel de codificar Função Retórica ou Semântica Condição. Por meio desse resultado, concluímos que as locuções conjuntivas [adv + si] aqui estudadas são de naturezas diferentes, já que incluso si e aun si podem apresentar ocorrências em que o advérbio e si estão fixos ou não fixos, ou seja, podem configurar Escala + Condição ou apenas Função Concessão, enquanto hasta si apresenta menor fixação entre seus elementos, configurando sempre Escala + Condição. Por sua vez, ni siquiera si é fixo, configurando sempre Função Concessão. Nossas análises suscitam, por fim, a inclusão do operador de escala ao modelo da GDF.
  • ItemTese de doutorado
    Desempenho ortográfico em fonemas fricativos e estrutura da sílaba no Ensino Fundamental I
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-23) Paschoal, Larissa Aparecida [UNESP]; Chacon, Lourenço [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A fim de responder em que medida tendências fonético-fonológicas se fazem mostrar na escrita de crianças do Ensino Fundamental I (EF I), no que se refere à correspondência entre fonemas fricativos e grafemas com que comparecem na ortografia, propusemos três objetivos: (1) descrever o desempenho ortográfico de fonemas fricativos ao longo do EF I; (2) verificar em que medida esse desempenho seria influenciado pela posição silábica e pelo ano escolar; (3) verificar se os tipos de erros seriam influenciados pela posição silábica e/ou ano escolar. A presente investigação foi norteada pela hipótese de que tanto o desempenho ortográfico quanto a ocorrência dos diferentes tipos de erros seriam influenciados pela posição silábica e pela seriação escolar. Essa hipótese foi fundamentada na organização hierárquica da sílaba proposta por Selkirk (1982); também, em aspectos fonético-fonológicos dessa classe fonológica; e, ainda, em aspectos da ortografia do Português Brasileiro. Para o desenvolvimento desta investigação, analisamos 302 produções textuais de crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior paulista. Essas produções compõem um banco de dados, coletado no ano de 2016, e foram baseadas na reescrita de quatro narrativas. Verificamos, nessas produções, todas as ocorrências de grafemas que remetiam a fonemas fricativos nas posições de ataque simples, 1ª posição de ataque ramificado, coda simples e 2ª posição de coda complexa. As ocorrências foram classificadas em acertos e erros; esses últimos foram, ainda, classificados em substituições e omissões. Devido ao baixo número de ocorrências, foram descartados os dados referentes às posições silábicas de ataque ramificadoe de coda complexa. Como resultados, observamos: (1) aumento dos acertos e diminuição dos erros com o avanço na trajetória escolar; (2) maior número de erros na posição silábica de ataque simples; (3) diferenças entre anos escolares apenas do 5º com o 2º e 3º anos; (4) maior ocorrência de substituições em todos os anos analisados; e (5) dependência do tipo de erro em relação à posição silábica (na posição de ataque simples, observamos predomínio de substituições e, na posição de coda simples, predomínio de omissões). Os resultados e as tendências discutidas apontaram para a influência de aspectos fonético-fonológicos na ortografia de fonemas fricativos das produções textuais analisadas. Mas não somente, pois observamos que o sucesso práticas de letramento como as de alfabetização também demonstraram ação na ortografia. Esperamos que a presente investigação traga contribuições para um melhor entendimento das relações entre aspectos fonético-fonológicos na ortografia de crianças, bem como para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e clínicas envolvendo essa temática.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-10) Freschi, Ana Carolina; Cavalari, Suzi Marques Spatti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No contexto de teletandem institucional integrado (TTDii), universitários brasileiros (aprendizes de uma língua estrangeira) encontram-se virtualmente com universitários de outros países (aprendizes de língua portuguesa) para aprenderem a língua do outro por meio de uma série de tarefas integradas às disciplinas de língua estrangeira (ARANHA; CAVALARI, 2014; CAVALARI; ARANHA, 2016). Entre essas tarefas, destacam-se os diários de aprendizagem escritos após cada encontro e as sessões de mediação (reuniões de discussão entre o professor e os alunos). Os estudos realizados por Cavalari (2019) e Cavalari e Aranha (2022) revelam a importância da avaliação formativa, que ocorre por meio do feedback e dos momentos de contingência (interação formativa) (BLACK; WILIAM, 2009), para a aprendizagem em TTDii. No entanto, tais investigações não discutem o feedback do ponto de vista teórico-metodológico da avaliação formativa e nem mostram como esse feedback é usado nas sessões de mediação para a criação dos momentos de contingência. Desse modo, esta tese tem como objetivo caracterizar a avaliação formativa promovida pelo professor por meio dos diários de aprendizagem e das sessões de mediação. De maneira específica, neste estudo, busca-se caracterizar (i) o feedback formativo oferecido pelo professor aos diários de aprendizagem (com base em Hattie e Timperley, 2007, que discutem o feedback na perspectiva formativa) e (ii) como esse feedback é usado nas sessões de mediação. Os resultados apontam que, nos diários de aprendizagem, há três níveis de feedback (processamento da tarefa, autorregulação e pessoal) e a perspectiva Feed Forward (o que pode ser feito para melhorar o progresso de aprendizagem) é a mais mobilizada. Os resultados ainda mostram que, nas sessões de mediação, os feedbacks ao processamento da tarefa e à autorregulação são os que podem promover momentos de contingência. Desse modo, compreende-se que o processo de ensino-aprendizagem em contextos telecolaborativos, como o TTDii, está relacionado não só aos próprios aprendizes e aos seus parceiros, mas também ao professor-mediador, quem pode auxiliar os alunos a atingirem seus objetivos de aprendizagem.
  • ItemTese de doutorado
    A interação entre alunos em aulas de língua inglesa para fins específicos no contexto pandêmico sob a perspectiva sociocultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-22) Uliana, Jéssica Laira de Araujo Esgoti; Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Durante os anos de 2020 e 2021, a pandemia da COVID-19 mudou significativamente o cenário educacional no mundo. O uso da tecnologia para ministrar aulas de forma remota emergencial trouxe diversos desafios para o progresso da aprendizagem e interação entre alunos e professores. Pensando nesse contexto, este trabalho de investigação analisou a colaboração vista por meio das interações entre alunos em aulas da disciplina denominada Inglês Instrumental de uma turma do curso Técnico em Açúcar e Álcool, oferecido por uma instituição técnica pública do estado de São Paulo, a fim de refletir sobre o auxílio colaborativo de discentes durante as atividades no período do ensino remoto emergencial. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, questionário aos 22 alunos - questionário on-line na plataforma Microsoft Forms -, entrevista on-line com o professor, gravação em vídeo das aulas remotas que foram ministradas pela plataforma digital Microsoft Teams, anotações em diário, transcrição e análise das aulas e momentos de interação, tendo como base os conceitos da Análise de Micro-discurso (van COMPERNOLLE, 2015) - abordagem de análise de discurso, a partir da perspectiva êmica, concentrando-se em unidades linguísticas menores, como frases, expressões, entonações e gestos, observando contextos específicos de interação social -, sendo todos os dados coletados interpretados à luz da perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1996, 1998, 2005; JOHNSON, 2009; LANTOLF; POEHNER, 2014, 2020; van COMPERNOLLE, 2015, 2018, 2021). Por meio da análise dos dados, identificou-se que mesmo com as dificuldades impostas pelo contexto pandêmico, houve momentos de interações, contudo pode-se afirmar que não basta a oferta de atividades que gerem interações entre os alunos, faz-se preciso oportunizar situações para ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal e os discentes estarem também engajados em tais atividades. Tal identificação poderá corroborar nas ponderações em relação à preparação de aulas de Inglês para Fins Específicos, buscando não apenas atividades que ofereçam maior compartilhamento de aprendizagem, mas situações que potencializem as mediações, tanto no ambiente virtual como no ambiente presencial, ou até mesmo híbrido.
  • ItemTese de doutorado
    Construções parentéticas epistêmicas do português brasileiro em perspectiva pancrônica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Barbosa, Letícia de Almeida; Gonçalves, Sebastião Carlos Leite [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta tese, investigam-se, na história do português brasileiro (PB), construções parentéticas epistêmicas (CPE) de base nominal, adjetival e verbal, originadas de esquemas de subordinação em que construções de mesma base funcionam como matrizes de orações subordinadas. Assumindose os pressupostos teórico-metodológicos da abordagem construcional da mudança (GOLDBERG, 2006; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013; BYBEE, 2016), parte-se da hipótese de que as CPE, uma vez submetidas a processo de construcionalização gramatical, se consolidam na rede de construções epistêmicas do PB como um novo esquema construcional, via mudanças construcionais. Sob tal hipótese, constituem objetivos desta pesquisa: (i) com base em aspectos de forma e de significado, investigar a evolução e a consolidação das CPE ao longo de diferentes sincronias do PB; (ii) considerando-se as mudanças diacrônicas que as CPE experimentam, propor, como parte de uma rede mais ampla de construções epistêmicas, uma rede taxinômica das CPE do PB contemporâneo, avaliando seu grau de produtividade, esquematicidade e composicionalidade. Metodologicamente, a análise de dados empíricos se assenta em córpus constituído de cartas escritas por missivistas brasileiros entre os séculos XVIII e XX, complementado por textos de cartas e crônicas publicadas. Para o século XXI, utilizam-se, além de revistas brasileiras online, amostras de fala de uma variedade do PB (GONÇALVES, 2007). Os resultados de análises da forma das CPE permitem constatar: (i) dois subesquemas, um com presença do complementizador que e/ou de cópula, e outro, mais abstrato, que não os apresenta em sua composição; (ii) a manifestação de pronome de primeira pessoa anteposto ou posposto em CPE de base verbal, um indicador de mudanças construcionais; (iii) a tendência de ocorrerem mais em posição medial, sobretudo a partir do século XX, quando se consolida seu estatuto adverbial. No tocante aos parâmetros de significado/função, considerando o processo de (inter)subjetivização interveniente na consolidação do estatuto adverbial das CPE, constata-se: (i) seu alcance na focalização da informação modalizada; (ii) redução de seu escopo, quando o julgamento epistêmico passa a incidir apenas sobre parte do enunciado modalizado; (iii) a abstratização de significado atestada pela variabilidade tempo-modo dos enunciados que se associam às CPE e, por consequência, gera o aumento gradual de sua frequência ao longo das sincronias; (iv) a confirmação de que o grau de certeza epistêmica (alto ou baixo) está correlacionado a tipos específicos de CPE, com as de base verbal sendo mais propícias a expressar baixo grau de certeza, e as de base adjetival e nominal, alto grau de certeza (GONÇALVES; DALL’AGLIO-HATTNHER; SOUSA, 2016), e (v) os efeitos pragmáticos que as CPE exibem como resultado da mudança. Do mapeamento diacrônico das CPE, alcança-se o esquema parentético modal [([COP]) ([EU]) [PRED] ([EU]) ([que])]CPE, presente já no século XVIII, e ao qual se ligam os Subesquemas [([EU]) [PRED]V ([EU]) ([que])], [[é] [PRED]N] e [([é]) [PRED]ADJ], que se consolidam gradativamente ao longo das quatro sincronias investigadas. Conclui-se desses resultados que, por meio de mudanças construcionais, as CPE se consolidam como um novo nó na rede construções epistêmicas, tendo experimentado aumento de esquematicidade e produtividade, já que o sistema do PB contemporâneo dispõe de três subesquemas parentéticos que, juntos, sancionam vinte e cinco microconstruções de tipos variados.
  • ItemTese de doutorado
    Um estudo discursivo-funcional das orações concessivo-condicionais iniciadas por nem e nem que no português brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-27) Santos, Gabriela Almeida de Souza; Souza, Edson Rosa Francisco de [UNESP]; Bastos, Sandra Denise Gasparini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da abordagem funcional da linguagem e na perspectiva teórica da gramática discursivo-funcional (GDF), de Hengeveld e Mackenzie (2008), e propõe-se a estudar os usos concessivos de nem e nem que no português brasileiro, em seus diversos contextos de uso, tanto na fala como na escrita, nos séculos XIX e XX. Para o levantamento das ocorrências, utilizamos o Corpus do Português (DAVIS; FERREIRA, 2006). Embasaram a presente investigação estudos sobre concessão vinculados a uma orientação funcionalista de tratamento do tema, tais como König (1985, 1994), que analisa dados do inglês; Olbertz, Garcia e Parra (2016) e Parra (2016, 2020), que analisam dados do espanhol; e Garcia (2010) e Fontes (2016), que analisam dados do português. O objetivo geral da pesquisa é descrever e analisar as orações inseridas por nem e nem que no português brasileiro, de modo a levantar evidências morfossintáticas, semânticas e pragmáticas que possam explicar o seu caráter multifuncional, e, principalmente, evidenciar a contribuição dos sentidos de nem para a formação da locução concessiva nem que. Defendemos a hipótese de que os usos desses conectores são favorecidos pelo seu valor escalar, visto que operam numa escala de importância argumentativa que vai do argumento menos importante para o mais importante ou relevante em termos pragmático-discursivos. Os resultados da pesquisa evidenciam que as construções concessivas prefaciadas por nem e nem que manifestam múltiplos sentidos em termos de escalaridade argumentativa e, por isso, não podem ser consideradas equivalentes às construções prototípicas introduzidas pelo conector concessivo embora.
  • ItemTese de doutorado
    Estudo comparativo de colocações especializadas no âmbito da investigação criminal com vistas à elaboração de um dicionário pedagógico trilíngue.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-02) Caldas, Ariane Donizete Delgado Ribeiro; Orenha-Ottaiano, Adriane [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa, financiada pela CAPES, teve como objetivo geral levantar e analisar colocações especializadas do âmbito investigativo criminal, por meio de corpora compostos pelas legendas das séries CSI – Crime Scene Investigation, NCIS e Criminal Minds, nos idiomas inglês, português e espanhol. Ademais, contou com um corpus comparável composto por artigos científicos, o qual teve como finalidade comprovar o uso das colocações especializadas encontradas no corpus de estudo por profissionais da área investigativa criminal. Como objetivo específico, temos o propósito de elaborar uma amostra de dicionário pedagógico trilíngue de colocações especializadas do âmbito investigativo criminal. Dessa forma, a pesquisa contou com o apoio da Fraseologia baseada em corpus, da Linguística de Corpus, da Terminologia, da Fraseografia e da Teoria Funcional da Lexicografia para definir suas bases teóricas e metodológicas. No que tange às colocações especializadas levantadas por meio do corpus de estudo em inglês, estas foram comparadas com os dados obtidos pelo corpus comparável, tendo sido analisadas a partir de um viés quantitativo, a partir do qual buscou-se ressaltar seu logdice. Ademais, realizou-se uma análise morfossintática, dando ênfase à classificação taxonômica das colocações obtidas, bem como, uma análise léxico-semântica, ressaltando as semelhanças e diferenças percebidas no comportamento das colocações nos três idiomas sob análise. Entre os resultados, destacam-se um número considerável de colocações do tipo nominal no corpus em língua portuguesa (90 no total), demostrando, também, que esse corpus apresentou uma maior quantidade total de colocações especializadas (179, em comparação a 130 colocações no corpus inglês e 109 no corpus espanhol). Por sua vez, a análise léxico-semântica empreendida mostrou casos em que diferentes colocações especializadas criminais em língua inglesa apresentam uma mesma tradução em língua espanhola, como acontece com artight alibi e ironclad alibi, em que ambas foram traduzidas por coartada irrefutable, além de enfatizar a análise do termo unsub. Considerando as análises e discussões empreendidas, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com informações relevantes sobre as colocações especializadas no âmbito criminal, nos três idiomas contemplados, além de lançar luz sobre as informações que um dicionário de colocações pode apresentar aos seus consulentes.
  • ItemTese de doutorado
    Marcas de uso e sua importância em dicionários escolares: proposta de etiquetagem em marcação dupla
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-02) Bertonha, Fábio Henrique de Carvalho; Zavaglia, Claudia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Um aspecto que diferencia os dicionários escolares de outras obras dicionarísticas corresponde ao seu caráter pedagógico. Logo, a ocorrência de contextualização nos verbetes é muito producente para seus consulentes, uma vez que coloca em evidência o uso das palavras-entrada. E é por meio do registro de marcas de uso na microestrutura dos dicionários que o emprego de suas unidades lexicográficas é ressaltado, por exemplo, em termos de localização espaço-temporal, além de seus níveis sociais e de registro. Essas indicações sobre a restrição ou ressalva de um uso específico de determinada unidade, ou de sua acepção, ocorrem em razão de suas características particularmente culturais, compartilhadas por seus falantes nativos. À vista disso, este trabalho se concentra em uma perspectiva analítico-reflexiva sobre oito dicionários escolares inseridos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais precisamente na ramificação intitulada PNLD 2012: Dicionários, subdividida em quatro grupos de dicionários voltados ao Ensino Fundamental e Médio. Desse agrupamento, interessou-nos examinar as marcas de uso em acepções dos dicionários do Tipo 2, 3 e 4, quais sejam: (i) Tipo 2 – Fala Brasil! (BRAGA; MAGALHÃES, 2011), Aurélio (FERREIRA, 2008), Palavrinha Viva (BORBA, 2011) e Biderman (2009); (ii) Tipo 3 – Saraiva Jovem (2010) e Aurélio Júnior (FERREIRA, 2011); (ii) Tipo 4 – Novíssimo Aulete Lexicon (GEIGER, 2011) e Dicionário Houaiss Conciso (VILLAR, 2011). Nosso objeto de pesquisa (marcas de uso) nas obras escolares foi comparado em seis dicionários de língua geral, a saber: Michaelis (1998), Dicionário Unesp (BORBA et al., 2004), Aurélio (FERREIRA, 2010), Houaiss (2009), Caldas Aulete (2021) e Houaiss (2021). Baseando em Fajardo (1997), Strehler (1998), Garriga Escribano (2003), Welker (2004), Pontes (2008; 2009) e Gutiérrez Cuadrado (2011), investigamos como as marcas de uso estão registradas nesses dicionários, examinando como estão inseridas nos verbetes em que figuram, assim, analisamos as marcas de uso (HAUSMANN, 1977 apud WELKER, 2004) distribuídas na microestrutura de 55 unidades léxicas existentes nesse corpus, coletadas manualmente. Como resultado, constatamos a ausência de uma padronização metodológica em relação à escolha de uma etiqueta em detrimento a outra na inserção da marcação desses lemas, essa não sistematização gera controvérsias acerca dos significados de uma mesma unidade lexicográfica nas diferentes obras consultadas. Em vista dessa constatação, propusemos uma nova forma de etiquetagem: a marcação dupla. Destacamos que diferentes etiquetas são empregadas em uma mesma acepção a depender do tipo de dicionário e tencionamos sugerir algumas melhorias para futuras inclusões de marcas de uso para essa tipologia de dicionários, visto que a descrição lexicográfica deveria ser realizada de modo mais claro e apropriado às necessidades dos consulentes (Apoio: CAPES – DS/CNPq – PD 2).
  • ItemTese de doutorado
    Dicionário bilíngue português-francês dos termos fundamentais do ciclismo nas modalidades: ciclismo de estrada e mountain bike
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-05) Molinari, Milena de Paula; Babini, Maurizio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O número de ciclistas vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, seja em busca de qualidade de vida ou de performance no esporte. Com o advento das mídias eletrônicas observa-se uma forte influência do Tour de France (França) em ciclistas de todo mundo e consequentemente um aumento não só de ciclistas, mas de profissões envolvendo o ciclismo, comércio de bicicletas, equipamentos, vestuários, etc. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa visa um estudo terminológico dos termos fundamentais do ciclismo, mais especificamente, o Ciclismo de Estrada e Mountain Bike (MTB) e propõe analisar a terminologia bilíngue do domínio do ciclismo nas duas modalidades: 1) refletindo sobre as variantes terminológicas que ocorrem em português e em francês e 2) apresentando os seus equivalentes em francês. Como objetivos específicos temos: 1) a constituição de seis corpora principais compostos por manuais das fabricantes das bicicletas de estrada e das mountain bikes em português (CICLBR e MTBBR) e em francês (CICLFR e MTBFR). Além deles, temos ainda os corpora BIBLCorpusBR e BIBLCorpusFR composto de sites especializados do domínio em português e em francês, respectivamente. Ainda como objetivo específico, temos: 2) a elaboração de um dicionário bilíngue português-francês de termos do domínio do Ciclismo de Estrada e MTB. Adotamos os princípios teóricos e metodológicos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), sistematizada por Maria Teresa Cabré (1999). Essa perspectiva científica entende o termo como uma unidade lexical que assume o estatuto de termo quando usada em um contexto de especialidade. Além disso, fundamentamo-nos, sobretudo, em Freixa (2005 e 2014), no que concerne as variantes terminológicas e em Dubuc (1985) no que diz respeito às equivalências português-francês. A primeira etapa de nossa pesquisa se deu com a constituição dos seis corpora mencionados. Chegamos em um total de 187 termos e, logo após, procedemos a análise da variação terminológica em português e em francês e estabelecemos um sistema conceitual, para, então, partir para a criação do dicionário bilíngue português-francês. Em nossa pesquisa, encontramos variantes gráficas, morfossintáticas, lexicais, complexas e reduções em português e em francês, de acordo com os critérios estabelecidos por Freixa (2014) e no que diz respeito à terminologia bilíngue, temos, sobretudo, equivalentes totais, segundo Dubuc (1985). Pretendemos, assim, contribuir com os estudos em Terminologia, bem como ampliar o conhecimento linguístico e cultural sobre essa temática nas línguas mencionadas.
  • ItemTese de doutorado
    Um estudo funcional do uso das expressões manuais e não manuais como estratégias de marcação de aspecto e tempo relativo em libras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-07) Ochiuto, Eliane Francisca Alves da Silva; Souza, Edson Rosa Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho se dedica à análise e descrição funcional das expressões manuais (EMs) e não manuais (ENMs) como marcadores de aspecto e tempo relativo em Libras. Fundamentadas nas premissas da gramática funcional (GF) de Dik (1989) e da Gramática Discursivo-Funcional (GDF) de Hengeveld e Mackenzie (2008), por entenderem e analisarem a língua em contexto real de uso, considerando a influência que a pragmática exerce no valor semântico das expressões (manual e não manuais) na sintaxe da língua em estudo. A partir desses princípios teóricos, propomos, a análise das expressões manuais e não-manuais, a partir de contextos reais de comunicação, com base em critérios elaborados para a codificação dos dados e dos estudos sobre tempo e aspecto (COMRIE, 1985, FINAU, 2004; SILVA, 2014; CASTILHO, 1968; e TRAVAGLIA, 2014) e da organização linguística da Libras e Língua de sinais, incluindo estudos relacionados a relação entre tempo e aspecto na Libras (QUADROS, 2004; 2010; FINAU, 2004; SILVA, 2014; XAVIER, 2019; MARONEY, 2000; BRANCHINI E MANTOVAN, 2020). Para a coleta de dados, utilizamos o corpus de descrição de Libras, elaborado por mim para essa pesquisa. Ao todo, levantamos no corpus 820 ocorrências de expressões manuais e não-manuais que são utilizadas pelos surdos para codificar as relações de tempo e aspecto. Ao descrever e analisar as ocorrências, confirmamos a nossa hipótese de que, além dos sinais já conhecidos para expressar várias relações gramaticais em Libras, os usuários da língua utilizam também as expressões não-manuais, como “bochechas infladas”, “movimentos e inclinação da cabeça”, “direção do olhar”, “girar e inclinação do tronco”; “girar e inclinação do corpo”, “sobrancelhas franzidas e levantas” e expressão manual “mãos em posição de descanso” para marcar distinções de tempo relativo (quando o tempo de um evento está ancorado no tempo de outro evento) e de aspecto (que indica a perspectivização temporal interna do evento). Por meio das descrições e análise dos dados presentes na pesquisa, pudemos constatar um padrão recorrente no uso da expressão manual “mãos em posição de descanso” e, de expressões não-manuais como, o “girar do corpo para esquerda e/ou direita”, para marcar o tempo relativo e combinação de ENM com sinais manuais, como o sinal de “PRONTO” incorporado a ENM como “direção do olhar para baixo”, para marcar aspecto, além de outras expressões, que servem para designar outras nuances aspectuais, a depender da compreensão do contexto de uso.
  • ItemTese de doutorado
    Conflitos como dimensão da atividade de formação de professores na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) em contexto pandêmico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-16) Amorim, Neuraci Rocha Vidal; Abreu-Tardelli, Lília Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo geral desta tese é analisar a relação entre a atividade do formador e os conflitos dos participantes de um curso de formação continuada no Ensino Fundamental Anos Iniciais durante a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Oriundo de uma parceria com a equipe gestora da escola, esse curso sobre o ensino da produção textual foi realizado em 2020, com professores de uma rede municipal do noroeste paulista. A formação iniciou-se na modalidade presencial, mas a maior parte de seu desenvolvimento ocorreu durante o ensino remoto devido ao contexto pandêmico. Os objetivos específicos desta pesquisa são: (i) identificar o que foi priorizado em relação ao trabalho docente nas prescrições que orientam o ensino remoto; (ii) analisar o planejamento do curso, as atividades de formação, as formas sociais de trabalho, os conteúdos trabalhados e os saberes (saberes a ensinar e saberes para ensinar) abordados de modo a identificar a organização dos objetos de ensino que estruturam a formação; (iii) analisar os gestos da formadora durante o encontro selecionado para análise; (iv) identificar a qual(is) eixos (prescritivo, didático ou do agir da formadora) se relacionam os conflitos que emergem nas interações entre formadora e docentes durante um dos encontros formativos sobre o trabalho de ensino da produção textual; (v) analisar o agir da formadora perante os conflitos vivenciados pelos participantes no encontro investigado. Para tanto, esta investigação recorre à compreensão da relação linguagem e desenvolvimento humano apresentada pelo Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999, 2006, 2008, 2013). Quanto à discussão acerca do trabalho docente, embasa-se em Machado (2007, 2010); em Machado e Bronckart (2009) e na Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação, Saujat (2004), Amigues (2004). Para compreender a relação trabalho, conflito e desenvolvimento busca-se aportes da Clínica da Atividade (CLOT 2006, 2010, 2017). O estudo analisa cinco comunicados publicados pela Secretaria Municipal de Educação e um encontro de formação realizado de forma on-line. A justificativa para esse recorte é que tais textos constituem as prescrições para o ensino remoto. Em relação ao encontro, nesse momento, a formadora propôs aos professores que realizassem uma produção inicial do gênero de texto entrevista jornalística com os alunos e essa atividade de formação fez emergir alguns conflitos dos participantes. Os dados foram analisados com o instrumental de análise de textos de Bronckart (1999;2013) e pelas ferramentas de análise da formação docente elaboradas por Dolz, Roa e Gagnon (2018); Surian e Dolz (2018); Dolz et al (2018); Gagnon et al (2018). As análises possibilitaram delinear uma definição inicial do trabalho do formador como uma atividade: (i) influenciada pelas condições sócio-históricas; (ii) guiada por prescrições do sistema de ensino e do sistema educacional; (iii) constituída por modelos do agir; (iv) pertencente a um coletivo; (v) mediada por artefatos materiais e simbólicos; (vi) interligada ao sistema didático; (vii) desenvolvida em interação com outros (professores, gestão, secretário de educação, órgãos governamentais, pesquisadores etc.); (viii) influenciada pelos conflitos e pelos obstáculos dos professores participantes. A formalização do gesto de regulação de conflitos realizado por esta pesquisa demonstra como o gesto de planejamento de uma sequência de formação pode abarcar estratégias (gestos do formador, atividades de formação, questionamentos) para que as tensões emerjam e se tornem instrumentos de desenvolvimento tanto para os participantes quanto para o formador.
  • ItemTese de doutorado
    Uma abordagem textual-interativa da relação entre organização tópica e referenciação em descrições, narrativas de experiência e relatos de opinião
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-22) Garcia, Aline Gomes [UNESP]; Souza, Eduardo Penhavel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho baseia-se fundamentalmente na Gramática Textual-Interativa e articula princípios teórico-metodológicos dessa vertente da Linguística Textual a fundamentos da Semântica, a fim de entender a relação entre os processos de organização tópica e referenciação, mediante discussão teórica entre os processos e análise empírica sobre diferentes tipos de entidades semânticas que figuram como tópicos discursivos. De modo específico, os propósitos da tese envolvem: (i) uma discussão de cunho teórico especificando como poderia ser compreendida a relação entre os processos de construção textual chamados de organização tópica e de referenciação; (ii) a análise e a descrição do tipo de entidade semântica dos objetos de discurso que adquirem estatuto de tópico discursivos em um conjunto de descrições (DE), narrativas de experiência (NE) e relatos de opinião (RO), de modo a verificar a possível influência de gêneros textuais descritivos, narrativos e argumentativos sobre os tipos de entidades semânticas dos tópicos na construção de textos. O corpus da pesquisa é composto por DE, NE e RO coletados do Banco de Dados IBORUNA, e a investigação segue o método de análise tópica, visando à identificação dos tópicos discursivos do material estudado, e a distinção do tipo de entidade semântica denotada pelo termo que expressa o tópico discursivo e por aqueles que mais evidenciam a centração tópica, visando à apuração do tipo de entidade de cada tópico. Discutimos que todo tópico discursivo pode ser assumido como um referente, o que nos permite reconhecer uma interface entre os estudos sobre os processos de organização tópica e de referenciação, presente quando as pesquisas acerca da referenciação pretendem analisar o objeto de discurso tematicamente mais geral do texto ou os objetos de discurso mais gerais de segmentos desse texto. Também discutimos que os trabalhos sobre esses dois processos se inter-relacionam pelo foco de investigação de cada um deles: os estudos acerca da organização tópica focalizam a descrição da estruturação textual e os trabalhos sobre referenciação, o entendimento de sentidos dos textos, embora as pesquisas sobre ambos os processos mostrem, em alguma medida, a organização textual e a construção de sentidos. Reafirmando que a organização tópica é o princípio central da estruturação textual, nossas análises demostram que tipos semânticos de tópicos discursivos interativamente instaurados guiam a construção do texto no material analisado. Assim, em DE, constatamos que há predominância de tópicos discursivos do tipo lugar e, em NE e RO, a ocorrência maior é de tópicos que são da classe dos estados-de-coisas, com quase exclusividade dessa categoria em NE e frequência também expressiva de tópicos que são da ordem das proposições em RO. Argumentamos, então, que esses resultados estariam relacionados a características de gêneros textuais predominantemente descritivos, narrativos e argumentativos, sendo os tipos de entidades semânticas dos tópicos em DE, NE e RO influenciados por tais características.
  • ItemTese de doutorado
    Flutuação de grafias e variação linguística na expressão de primeira pessoa plural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-15) Fiel, Roberta Pereira; Tenani, Luciani Ester [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese trata da variação entre “nós” ~ “a gente” e das flutuações entre “nós” ~ “nóis” e “a gente” ~ “agente” observadas em textos escritos por 116 alunos que cursaram o Ensino Fundamental II (EF II) em uma escola pública estadual da cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, de 2008 a 2011. A partir da perspectiva teórica que entende que a escrita é constituída de modo heterogêneo, nosso objetivo é investigar em que medida os fatores ano escolar, sexo/gênero e tipo textual atuam na variação entre “nós” ~ “a gente” e nas flutuações gráficas entre “nós” ~ “nóis” e “a gente” ~ “agente”. Para tanto, ajustamos um modelo estatístico utilizando o software r. Dos resultados alcançados, destacamos que: (i) as práticas letradas/escritas desenvolvidas em ambiente escolar parecem surtir efeito sobre a escrita de alunos do Ensino Fundamental II, pois a probabilidade de uso de “nós” em relação a “nóis” é de quase 100% em todos os anos do Ensino Fundamental II, e a probabilidade de uso da grafia hipossegmentada “agente”, em relação a grafia convencional “a gente” é de quase 0% em quase todos os anos do Ensino Fundamental II; (ii) o fator sexo/gênero não é relevante na variação entre “nó(i)s” ~ “a/gente” e nem na flutuação das grafias “nós” ~ “nóis” e “a gente” ~ “a gente”, pois os meninos e as meninas possuem probabilidade bastante semelhante na variação e na flutuação dessas formas; (iii) o tipo textual mostrou-se relevante somente para a variação entre as formas conservadora e inovadora, ao apontar que a tipologia textual relacionadas a práticas letradas/escritas possibilitam maior frequência de uso da forma conservadora e das grafias convencionais, “nós” e “a gente”, todavia, ao analisarmos as propostas temáticas, observamos que o uso das grafias “agente” e “nóis” estão relacionadas a práticas sociais orais/faladas pelas quais o escrevente circula no seu dia a dia e que são observáveis no seu texto escrito; e (v) o uso de “nós” está relacionado a uma possível tentativa de alçamento à escrita formal e aos discursos estabilizados na instituição escolar que privilegia o letrado/escrito, tidos como institucionalmente definidos. Assim. esses dados são interpretados a favor da tese de que a variação linguística entre “nós” ~ “a gente”, que está levando à mudança do paradigma pronominal, e a flutuação gráfica entre “nós” ~ “nóis” e “a gente” ~ “agente” são efeitos das relações de tensão entre práticas orais/faladas e letradas/escritas que constituem nossa sociedade e colocam em tensão os sujeitos que escrevem. Esta tese contribui com a concepção de que a escrita não é pura, mas constituída por práticas orais/faladas e letradas/escritas que estão presentes em todos os textos, bem como com a caracterização da escrita de alunos do EF II de uma escola representativa de escolas públicas da região noroeste do estado de São Paulo em um dado momento histórico (2008-2011).
  • ItemTese de doutorado
    O discurso da moda sustentável: uma prática discursiva ativista?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-27) Oliveira, Gabriela Andrade de; Brunelli, Anna Flora [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho analisa o discurso da moda sustentável empregando, para tanto, o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, com ênfase na proposta de tratamento da discursividade desenvolvida por Maingueneau na obra Gênese dos discursos. Adotando essa perspectiva, consideramos o discurso da moda sustentável como um posicionamento no interior do campo discursivo da moda, o que significa assumir que é regido por um sistema de restrições semânticas que restringe simultaneamente todos os planos discursivos (teses, léxico, ethos etc.). Essa proposta surgiu a partir da constatação de que há, no campo da moda, já há algum tempo, um esforço cada vez mais evidente para tentar conciliar dois temas frequentemente tomados como paradoxais – moda e sustentabilidade –, o que leva ao surgimento de movimentos ativistas, institutos e veículos de comunicação dedicados a informar e atuar em prol de uma moda sustentável. Nossa análise se concentra no discurso produzido no âmbito desses movimentos e se detém a três objetivos principais: i) analisar e descrever o funcionamento do discurso da moda sustentável nos termos de uma semântica global; ii) analisar o ethos desse discurso, com o intuito de caracterizar-lhe o enunciador e, ao mesmo tempo, de avaliar a pertinência dos semas encontrados na identificação da semântica global desse discurso; iii) analisar alguns aspectos da face social desse discurso, considerando-o nos termos de uma prática discursiva. Quanto ao primeiro objetivo, nossa investigação revela que o discurso da moda sustentável, por sua inerente paradoxalidade, esbarra em limites relativos ao próprio campo em que emerge e, assim, é levado a promover diversas concessões que se dão, principalmente, por meio de duas operações semânticas principais, a saber: integração e moderação. Dessa forma, verificamos que, embora seja um discurso que se quer revolucionário, “integrando” sustentabilidade, entre outros valores, à moda, ele propõe que isso se efetive de forma moderada. Essas características também se estendem para o ethos do discurso, que apresenta um fiador que se projeta como um ativista digital, destemido e revolucionário, ao mesmo tempo que é doce, otimista, ético e bondoso. Por fim, a análise de alguns aspectos das práticas sociais que o discurso promove evidencia que, embora o discurso da moda sustentável adote práticas típicas do campo da moda, tais como a promoção de desfiles e de eventos, ele as subverte conforme as restrições da semântica global que o define, corroborando a tese, formulada por Maingueneau, de que a semântica global rege não só os mais diversos aspectos da face mais verbal do discurso, como também os de sua face mais social.
  • ItemTese de doutorado
    Configuração prosódica das segmentações não-convencionais de palavra no ensino fundamental I nos contextos público e privado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-05) Iachak, Viviane Schier Martins; Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Tomando como ponto de partida os resultados de pesquisas que apontam a existência de contrastes na escrita de alunos de Ensino Fundamental I de escolas públicas e de escolas privadas, quando comparados os dados de segmentação não-convencional de palavra – Abaurre (1991); Cunha (2004); Torquette (2016)- a presente pesquisa parte da hipótese de que a variabilidade, com relação às grafias dessa natureza, nos dados de escrita de alunos do Ensino Fundamental de contextos de ensino público e de ensino privado, pode se mostrar não somente em termos de quantidade (como apontam os estudos) mas também quanto à sua natureza, quando analisada a configuração prosódica das estruturas. Nesse sentido, a presente investigação tem como objetivo geral investigar a configuração prosódica de ocorrências de segmentação não-convencional de palavra em textos produzidos por crianças do 1º ao 5º ano de ensino fundamental I de escolas públicas e de escolas privadas. Mais especificamente, a partir da análise pretendemos, nesta investigação: a-) analisar prosodicamente as ocorrências de hipossegmentações e de hipersegmentações de palavras no dois contextos (público e privado) à luz da Fonologia Prosódica (Nespor e Vogel, 1986); (b) comparar os dados considerando as variáveis tipo de escola e série, a fim de verificar a existência de variabilidade na configuração prosódica das estruturas de hipossegmentação e de hipersegmentação. Este trabalho, de cunho qualitativo e de caráter transversal, tomou como corpus 423 textos produzidos por alunos de escolas públicas e de escolas privadas da cidade de Marília-SP. No caso das hipossegmentações, a percepção é pontual: os alunos de escola pública apresentam mais dificuldade na segmentação de palavras quando estão sendo mobilizados os domínios de frase fonológica e, sobretudo, o grupo clítico (quando os dados demonstram a existência de variabilidade estatística ainda mais acentuada do que no domínio da frase fonológica). No que diz respeito às hipersegmentações, a variabilidade hipotetizada inicialmente se mostra, também, de forma pontual: quando a estrutura segmentada é formada pela combinação de uma sílaba + pé (levando à formação preferencial de uma estrutura sílaba + pé troqueu). A conclusão mais geral a que chegamos, portanto, compreende ao fato de que, como hipotetizado, há diferenças quando comparados os dados de hipossegmentação e de hipersegmentação. Entretanto essa diferença se dá pontualmente e quando envolve estruturas e constituintes prosódicos específicos.
  • ItemTese de doutorado
    O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-03) Gil, Beatriz; Aranha, Solange [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem como objetivo mapear as práticas, estratégias, motivações, dificuldades e necessidades dos pesquisadores brasileiros da Grande Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes frente à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Com base nas abordagens de English for Academic Purposes (EAP) e English for Research Publication Purposes (ERPP), a pesquisa se divide em duas fases. A Fase-I conduziu um questionário online, disponibilizado e respondido por quinhentos e dois docentes e discentes, vinculados a 190 programas de pós-graduação, localizados em todas as regiões do país. Os dados encontrados revelam que há uma subdivisão das subáreas estudadas, no que tange a importância da língua inglesa para suas dinâmicas de pesquisa. Ainda que todas as subáreas integrem o mesmo campo de saber, notou-se um alinhamento de práticas de publicação e impacto em Arqueologia, Ciência Política e Psicologia, voltadas à hegemonia da língua inglesa como língua franca. Na contramão desses resultados, as áreas de Letras e Educação se mostraram como as subáreas mais resistentes à hegemonia do inglês, o que parece estar vinculado aos seus focos de pesquisa mais locais. Além disso, grande parte dos participantes sinalizou dificuldades no que se refere às dinâmicas de publicação, tais como falta de financiamento para revisão e tradução. A Fase-II aprofundou o entendimento dessas práticas na subárea de Psicologia, a qual sinalizou maior necessidade de cursos voltados para escrita acadêmica, na Fase-I. Por meio de pesquisa documental de documentos disponibilizados pela Capes e de questionário conduzido com pesquisadores da subárea, os dados colhidos indicam a grande influência das linhas de pesquisa dentro das práticas de publicação, bem como o forte caráter interdisciplinar de Psicologia.
  • ItemTese de doutorado
    Mapeamento das ferramentas de comunicação síncrona em Teletandem: um estudo longitudinal do uso dos chats
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-10) Ferro, Priscilla de Souza; Aranha, Solange [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo mapear o uso do recurso chat no contexto das atividades de Teletandem da UNESP de São José do Rio Preto, por meio da análise dos gêneros materializados nesse recurso, em parcerias Inglês <> Português, entre 2006 e 2015 e pelas informações disponibilizadas nos cenários de aprendizagem, entre 2016 e 2020. O Teletandem é um ambiente caracterizado pela aprendizagem autônoma entre pares de falantes de duas línguas estrangeiras, seguindo os princípios de tandem (BRAMMERTS, 1996) de autonomia, reciprocidade e separação de línguas, e ocorre por meio de Comunicação Mediada por Computador (CMC), mais especificamente, por Mensageiros Eletrônicos (MI). Segundo Aranha (2014) e Rampazzo (2017), o Teletandem se configura como um sistema de gêneros interconectados e, como ação social (MILLER, 2012a), esses gêneros são flexíveis e variáveis e, portanto, podem evoluir e ser reconfigurados. Sua evolução pode demonstrar mudanças nas ações sociais e, consequentemente, no uso dos chats. Este trabalho analisa as materializações linguísticas presentes nos recursos de chat utilizadas no Teletandem em dois períodos distintos das atividades, de 2006 a 2011, e de 2012 a 2015, além dos cenários de aprendizagem do período entre 2016 e 2020. A análise foi conduzida com base na teoria de análise de gêneros da perspectiva da Nova Retórica (MILLER, 2012a; BAZERMAN, 2006) que define os gêneros como ações sociais com as quais se responde a necessidades sociais objetificadas nascidas de exigências situacionais, e em Araújo (2006) que afirma que os chats têm características específicas que permitem agrupá-los como chats independentemente dos propósitos comunicativos pelos quais são utilizados. Os resultados mostram que o chat foi o primeiro local de materialização das atividades de Teletandem e que esse recurso foi utilizado, primeiramente, com a função de promover a comunicação síncrona entre os participantes, quando não havia possibilidade de utilizar simultaneamente todos os recursos dos Mensageiros Instantâneos. Quando os recursos passaram a ser utilizados simultaneamente e a sincronia da comunicação foi deslocada para a comunicação síncrona oral, o chat assumiu a função de apoio à Sessão Oral de Teletandem. Esses resultados também mostram que os chats são recursos versáteis que podem promover a materialização de diversos gêneros que são possíveis apenas na zona de hibridação da Internet.
  • ItemTese de doutorado
    Frases Aforizadas em Fotografias da Mídia Impressa: um caso particular de destacamento em cartaz de protesto na Folha de S. Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-02-22) Leal, Plínio Marcos Volponi [UNESP]; Brunelli, Anna Flora [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Como observa Maingueneau (2010, 2014), existem muitas frases que circulam “sem texto”. Provérbios, slogans, ditados, manchetes, sentenças, fórmulas, citações célebres etc. são frases que fogem aparentemente à ordem do texto e, assim, circulam como frases autônomas em diversos suportes: conversações, imprensa escrita, fachada de edifícios, camisetas, placas de automóveis, cartazes de protesto etc. Muitas dessas frases são destacadas de textos, como é o caso das citações célebres, enquanto outras, pela sua própria natureza, não se vinculam exatamente a um contexto situacional nem a um contexto original, como é o caso dos provérbios. Neste trabalho, analisamos um tipo particular de frases destacadas presente em cartazes e banners de manifestações populares que integram as fotografias publicadas no jornal Folha de S. Paulo, no ano de 2013. Trata-se de um caso particular de destacamento, uma vez que o discurso midiático destaca, por meio dessas fotografias, frases que já haviam sido destacadas pelos manifestantes, na condição de cartazes de protesto e banners. Defendemos que, nesse caso, ocorre “destacamento duplo” ou “destacamento em dois níveis”. Com o intuito de compreender melhor esse fenômeno e as especificidades dessas frases, foram selecionados dois eixos para analisá-las: descrição e análise linguística das construções frasais e análise do ethos discursivo. As análises demonstram que a função social específica do gênero “cartaz de protesto” é de expressar as demandas do locutor/enunciador no ato de protesto (função expressiva subjetiva) e, ao mesmo tempo, buscar a adesão do interlocutor a essas demandas (função apelativa intersubjetiva), função linguisticamente instanciada por padrões construcionais específicos. As análises também revelam que a influência de um repertório cultural compartilhado relativo ao imaginário sobre as manifestações populares particulariza o ethos discursivo dessas frases, que nem sempre corresponde ao ethos solene que caracteriza a enunciação das frases destacadas, o que diferencia as frases aqui analisadas dos demais tipos de frases autônomas.
  • ItemTese de doutorado
    A autonomia por meio da escrita de diários de aprendizagem no contexto Teletandem Institucional Integrado: um estudo longitudinal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-15) Del Monte, Silvia Cristina Soggio [UNESP]; Cavalari, Suzi Marques Spatti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa é caracterizar a autonomia de alunos brasileiros durante a prática de teletandem institucional integrado (TTDii) por meio de dados registrados em diários de aprendizagem escritos após as sessões orais de teletandem (SOTs) nas quais interagiram com alunos da Universidade da Geórgia (UGA). O TTDii (ARANHA; CAVALARI, 2014) é uma modalidade de ensino-aprendizagem de línguas que é parte obrigatória das atividades que os alunos devem cumprir dentro da disciplina de língua estrangeira. Sua prática está embasada nos três princípios do teletandem (TELLES; VASSALLO, 2006) - separação de línguas, reciprocidade e autonomia e, dentre as tarefas realizadas pelos alunos no TTDii encontra-se a escrita dos diários, tarefa que serve ao propósito de promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem de modo que os estudantes possam monitorar o processo e realizar ajustes. O trabalho foi realizado a partir do conceito de autonomia, proposto por Reinders (2010), de que autonomia é a capacidade de se responsabilizar e assumir o controle pela própria aprendizagem ao identificar necessidades, definir objetivos, recursos e estratégias, monitorar o processo de aprendizagem, e avaliar e revisar o resultado da aprendizagem da língua alvo. A metodologia é de cunho qualitativo descritivo, segundo Bogdan e Biklen (2004), em perspectiva longitudinal, de acordo com Dornyei (2011). A análise dos dados se baseia em diários de dois (02) aprendizes de língua inglesa que participaram do TTDii mais de uma vez entre 2012 e 2015. Os dados utilizados se encontram armazenados no MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (Lopes, 2019). Os resultados revelam que é possível caracterizar a escrita dos diários em estágios cíclicos da autonomia do aprendiz orientados ora pelo apoio oferecido pelo professor (na forma de tarefas associadas à prática de teletandem), ora orientados pelas metas definidas pelos próprios aprendizes em relação às relações afetivas estabelecidas com os parceiros.
  • ItemTese de doutorado
    As relações de causalidade por meio do sintagma preposicionado por + substantivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-23) Nuss, Virginia Maria; Dall’Aglio-Hattnher, Marize Mattos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho visa investigar, a partir de uma perspectiva discursivo-funcional, a relação de causalidade expressa por meio de sintagmas preposicionados compostos pela preposição por seguida de um elemento nominal (por+substantivo). Defendendo a hipótese mais geral de que esses sintagmas podem ser a codificação de relações de causalidade constituídas tanto no Nível Interpessoal como no Nível Representacional, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o funcionamento desses sintagmas nos níveis de análise pragmático, semântico e morfossintático, buscando caracterizar seu uso dentro e fora do sistema de transitividade e os diferentes tipos de relações de causalidade que estabelecem, bem como verificar a distinção entre esses sintagmas e os demais casos de construções causais desenvolvidas. A análise do funcionamento desses sintagmas na língua portuguesa do Brasil é feita a partir de ocorrências reais coletadas, principalmente, do Corpus online do Português, organizado por Mark Davies e Michael Ferreira (2016-2021). Os resultados demonstraram que os sintagmas preposicionados com por indicando causalidade (SPpc) podem codificar relação de causalidade que se estabelece no Nível Interpessoal, com função retórica Motivação, na camada do Ato Discursivo, e no Nìvel Representacional, com função de modificador que indica as relações semânticas razão, explicação e causa, ou de argumento com função semântica causativo, de acordo com a configuração argumental da predicação. Foram encontrados ainda dois casos atípicos da expressão da causalidade por meio da construção sintagmática. Na relação razão, observou-se a possibilidade de a relação entre um (p) modificando outro (p) e, na camada do Movimento, verificou-se que a função interacional Transição também pode ser considerada como uma manifestação da causalidade.