Dissertações - Letras - IBILCE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 235
  • ItemDissertação de mestrado
    Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-04) Monteiro, Carla Forini; Faria, Gentil de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de mestrado realiza um estudo analítico-interpretativo do texto teatral Pivete (2004), de Renata Pallottini (1931-2021), com ênfase na relação entre as personagens em determinado tempo e espaço, sendo este contato responsável por auxiliar a conceber o território e as suas dimensões, e vice-versa. O objetivo é explorar o drama enquanto forma (todo orgânico) e estrutura (história e discurso), nesse ponto de vista, o espaço de experiência e o horizonte de expectativas tornam-se “agentes da estrutura”, pois existem vínculos sociológicos que, mesmo fora de cena, são fundamentais para o desenvolvimento da ação dramática. No percurso da pesquisa, parte-se da hipótese de que a miséria, a violência e a imoralidade que permeiam o imaginário sobre o elevado da Amaral Gurgel viabilizam ações violentas e grotescas. É no jogo estratégico de ação e reação, de pergunta e resposta, de dominação e de esquiva no espaço diegético que as personagens-tipo revelam os seus traumas (a carência, a solidão, os problemas com as instituições disciplinares, o isolamento social etc.). A fim de elucidar tais hipóteses, valho-me de exibições artísticas que possibilitam uma análise na clave da reminiscência literária, direcionada ao estudo de temas e à representação de tipos. Tendo em vista que se trata de uma obra relevante da dramaturgia brasileira, bem como de uma representação das relações marginais no espaço das ruas, Pivete é o palco ideal para dar voz aos excluídos. Com efeito, a seção “Retratos e traços de uma dramaturga” traz à baila a biobibliografia da autora, os caminhos que a conduziram à pesquisa e à escrita teatral, e também reflexões críticas e analíticas concernentes à sua produção literária. Na seção “Do texto à cena: dramatizando cantos sombrios” ocorre o intercâmbio entre duas àreas do conhecimento, Geografia e Literatura, com o propósito de analisar o espaço e suas dimensões. “No proscênio analítico: a configuração das personagens” é uma seção dedicada à análise das personagens, comparando-as entre si e com outras personas literárias. A seção “O pivete dos palcos, das telas e das canções”, sob uma abordagem comparativa, estabelece paralelos entre a obra dramática de Renata Pallottini, a música Pivete (1978), de Chico Buarque, e Pixote (1980), de Hector Babenco. Esse percurso focaliza a viabilidade de (re)avaliar, em diálogo com a realidade, a instabilidade e\ou a insegurança socioespacial e parental dos “pivetes”.
  • ItemDissertação de mestrado
    García Márquez, Cortázar e Rubião: uma caracterologia das representações insólitas da morte em nove contos de autores latino-americanos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-06) Amaral, Leonardo Brandão de Oliveira; Alves, Maria Cláudia Rodrigues [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho, a partir de nove contos do insólito latino-americano, empreende a busca de caracteres significativos que permitam uma leitura transversal das obras, naquilo que concerne à relação transcendental que estabelecem entre o fazer artístico e os enigmas da morte por eles formalizados. Para isso, sigo as formulações teóricas da estética bakhtiniana e da hermenêutica de Paul Ricœur, destacando três linhas de força, paradigmas-tipo das representações da morte: a morte como ruptura com a sociedade, a memória reanimadora e a morte como uma segunda face da vida. O percurso crítico que orienta esta dissertação, apesar de apresentar-se, à primeira vista, como uma sequência de temas isolados, é, antes, uma espiral acumulativa de sentidos, comparando cada volta com a precedente e a que segue. Cada giro traz, pelas vias da articulação entre o dialogismo bakhtiniano e a tríplice mimesis ricœuriana, discursos pertinentes para a tanatologia literária empreendida, conforme a arquitetônica de cada conto exige. Atravessa-se, assim, as teorias do conto e do insólito, as especulações de Ricœur sobre a memória e a psicanálise freudiana, rumo a uma caracterologia capaz de enquadrar a forma e a finalidade com que esses contos insólitos de Gabriel García Márquez, Murilo Rubião e Julio Cortázar representam a morte.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ecos da idade média em "Là-bas" (1891), de Joris-Karl Huysmans
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-30) Amorin, Leonardo Rocha; Amorim, Pablo Simpson Kilzer [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem o interesse em refletir sobre o lugar da Idade Média na obra Nas Profundezas (2019), originalmente, em francês, Là-Bas (1891), de Joris-Karl Huysmans. O romance tem como parte de sua trama a vida da personagem Durtal, um escritor que, ao escrever a biografia da assombrosa figura do século XV, Gilles de Rais, se vê imergido em um universo medieval e diabólico. O interesse de Durtal expande-se por toda a Idade Média, classificando-a de duas formas distintas, mas coexistentes: a Idade Média Luminosa e a Idade Média Obscura. A primeira parte representa um senso histórico comum, um período dominado pela Igreja Católica e pelo pensamento cristão, colocando a vida dos santos como exemplos de bom cristão. A segunda é o medievo ainda ligado ao passado pagão europeu, período em que as primeiras representações do diabo surgiram, bem como os primeiros grupos de alquimia e misticismo, consoantes, também, às sociedades secretas de adoração ao demônio, ligadas aos sacrifícios humanos, em nome de uma busca diabólica, semelhante aos assassinatos cometidos por Gilles de Rais. Durtal. Em toda a sua pesquisa, ele se mostra, ainda, interessado na releitura destas distintas Idades Médias no século XIX, discutindo, nos encontros com o sineiro Carhaix, sobre a importância dos sinos das igrejas, sendo estes ainda resquícios da Idade Média Luminosa. É na Missa Negra que Durtal descobre a principal releitura da Idade Média Obscura em seu tempo. Propomos, em um primeiro momento, analisar este romance na perspectiva da compreensão dessas duas Idades Médias construídas por Huysmans e de suas referências na obra, usando Gilles de Rais como o principal fio condutor desse momento. Em seguida, pretendemos refletir sobre o contexto do Romantismo Sombrio e do fin-de-siècle francês, propondo uma análise, segundo Auerbach (1972), da obra literária, da História e da sociedade, uma vez que muitos acontecimentos históricos são retratados ao longo da trama do romance, como, por exemplo, notícias de jornais, trabalhos acadêmicos e eventos do período. Nesse segundo momento, o interesse de Durtal, em participar da Missa Negra, torna-se a parte norteadora para compreender a releitura da Idade Média Obscura no século XIX feita por Huysmans. Considerando, assim, as produções do Romantismo Sombrio, segundo Mario Praz (1951), realizaremos um exercício de literatura comparada com autores e obras do mesmo período que continham a Idade Média como tema em suas tramas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-01) Fernandes, Cássia Morgon; Pavanelo, Luciene Marie [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo analisa a construção ficcional insólita na primeira trilogia do autor moçambicano Mia Couto, As Areias do Imperador, composta pelos volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2017), a partir de teorias ocidentais e do conceito do realismo animista para explicar a manifestação do sobrenatural na narrativa. Tendo como ponto de partida a hipótese de que as ambientações insólitas e a hesitação das personagens em relação aos acontecimentos sobrenaturais, variante do gênero fantástico segundo a teoria defendida por Tzvetan Todorov (2008), são permanentes nos romances, buscamos ampliar a discussão teórica sobre essa temática, mais especificamente na ficção contemporânea, e suas fronteiras com o fantástico e o realismo mágico. Analisamos a presença e a forma com que esses elementos sobrenaturais articulam com o fantástico e se manifestam nos romances, a partir do foco nos dois narradores, Imani e Germano. Considerando ainda ser essa a primeira trilogia de Couto e que sua obra merece destaque no que se refere ao insólito, além de ser reconhecida mundialmente pela valorização das tradições africanas e pela experimentação de novas linguagens no universo da literatura. Para a realização desta pesquisa, fizemos um levantamento bibliográfico sobre o estudo de teóricos do fantástico e do insólito, sobretudo Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) e Flavio García (2007). Tendo como abordagem o método crítico-analítico observamos os elementos constituintes da construção ficcional insólita e o surgimento do fantástico nos três romances. Propomos ainda um debate sobre a cosmovisão africana como um processo continuado da descolonização na produção literária pós-colonial. O conceito do realismo animista, apresentado por Harry Garuba (2012), é uma forma de decodificar o sobrenatural na trilogia – Couto utiliza o imaginário ancestral e o fantástico para criar uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, animista numa perspectiva da visão africana.
  • ItemDissertação de mestrado
    Narrativa e memória em Red Sorghum, de Mo Yan
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-27) Correa, Silvio Batista; Faria, Gentil de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação é um estudo do romance Red Sorghum, do escritor chinês Mo Yan, ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 2012, e trata das visões política e histórica da obra, sua relação com o realismo fantástico latino-americano, as vozes do narrador e dos personagens, e a articulação destes ramos em um todo literariamente coeso e significativo. Veremos como o romance se articula com a história da China da primeira metade do século 20, com o período da invasão japonesa e com o começo da guerra civil entre comunistas e nacionalistas após o fim da Segunda Guerra Mundial, que resultou na fundação da República Popular da China. Além disso, também analiso aspectos técnicos de Red Sorghum, como a posição do narrador e questões de personagens e da trama em si. Por fim, a dissertação situa Red Sorghum na literatura do final do século passado, discute a influência do realismo fantástico na obra, e também seu peso na história contemporânea da China.
  • ItemDissertação de mestrado
    A personagem feminina em quatro contos de A noite escura e mais eu, de Lygia Fagundes Telles
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-16) Gois, Amanda Quitério de; Franco Junior, Arnaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação tem como objetivo analisar os contos “Dolly”, “Você não acha que esfriou?”, “Boa noite, Maria” e “Uma branca sombra pálida”, de Lygia Fagundes Telles, presentes na obra A Noite Escura e Mais Eu (2009). Propõe-se a explicar a vida e as obras da autora, bem como contextualizar os conceitos de literatura, conto e a categoria mulher. Em seguida, o trabalho visa repensar os textos literários em questão desenvolvendo a hipótese de que a construção dos temas de cada conto relaciona-se com o desenvolvimento das personagens femininas protagonistas, na medida em que elas estão inseridas em contextos nos quais enfrentam problemáticas relacionadas ao fato de serem mulheres, conectando-as e fazendo com que as narrativas perpassem, ao mesmo tempo, a ficção e algumas das questões relacionadas ao gênero das personagens a partir dos problemas e questionamentos apontados por Simone de Beauvoir em O segundo sexo: Fatos e mitos (2016), discutindo, a partir dessa perspectiva, se as personagens femininas são capazes ou não de superar a condição imposta pelas normas sociais para mulheres.
  • ItemDissertação de mestrado
    E se mudássemos o passado? Resgate histórico e a cultura das Terras Altas na Escócia do Século XVIII, nas obras Outlander (1991) e Dragonfly in Amber (1992), de Diana Gabaldon
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-14) Pereira, Renato Sergio Ferreira; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisa os romances Outlander (1991) e Dragonfly in Amber (1992), da autora estadunidense Diana Gabaldon. O enredo retrata as tentativas de Claire Beauchamp, uma enfermeira do século XX, cuja viagem no tempo ocorre acidentalmente através de um círculo de pedras, e James Fraser, um escocês do século XVIII, de impedirem o último levante Jacobita (1745), na Escócia. Por meio de Claire, eles têm consciência de que o conflito entre a Inglaterra e a Escócia culminará na Batalha de Culloden, onde os ingleses massacram o povo escocês das Terras Altas. A batalha foi um momento decisivo para a sociedade escocesa do século XVIII tendo, como consequência, sua cultura suprimida durante 100 anos. Além das milhares de vidas perdidas no campo de batalha, o sistema de clãs, que perdurou por muitos séculos, foi abolido, e o uso da tartã, famoso tecido xadrez, foi proibido. Os romances resgatam esse importante e crucial momento na história da Escócia. Desde a Revolução Gloriosa, o povo das Terras Altas sonhava com a independência do julgo inglês e com um rei escocês e católico novamente no trono; sonho dizimado em Culloden. Para análise das obras, utilizaremos o conceito de “metaficção historiográfica” cunhado por Hutcheon (1991). Pela “metaficção historiográfica” discute-se que a história, assim como a literatura, são discursos, desse modo, construtos linguísticos, carregando em si ideologias, crenças, visões de mundo dos historiadores. Retomar o movimento jacobita e suas consequências de forma crítica pela visão da protagonista Claire impede que a história se encerre como uma única verdade, possibilitando a apresentação de novas perspectivas. Os romances trazem o lado dos que perderam a guerra e foram subjugados, apresentando-nos seus anseios, desejos e sua rica cultura suprimida. Portanto, a história pode ser reconstruída a partir de novos olhares e questionamentos lançados sobre o passado.
  • ItemDissertação de mestrado
    O fantástico e o grotesco feérico nas obras de Edgar A. Poe
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-07) Colar, Lara Ozaniqui; Scheel, Márcio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo analisa, por meio de uma perspectiva comparativa, a presença de elementos fantásticos e grotescos nas obras dos irmãos Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), nos primórdios do Romantismo na Alemanha, e, anos depois, nos contos de Edgar Allan Poe (1809-1849), nos Estados Unidos. Como a obra de Poe figura alguns dos princípios elementares do Romantismo, sobretudo certos traços inspirados nos elementos do “Sturm und drang”, o Pré-romantismo alemão, pressupõe-se que ele teve, direta ou indiretamente, contato com as obras precursoras dos Grimm, e que isto o tenha inspirado em algumas de suas narrativas. Os contos de fadas foram compilações realizadas pelos irmãos como forma de demonstrar seu nacionalismo durante uma época de conflitos na antiga Alemanha. Eles circularam, inicialmente, como parte do patrimônio oral e folclórico da Idade Média europeia e da cultura alemã. Após perceber o crescente aumento da leitura voltada para as crianças, Wilhelm Grimm reviu as edições seguintes de seus contos e descartou parte do grotesco. Entende-se por grotesco a existência de um elemento literário que, através da deformidade, assume todas as formas englobadas no conceito de feiura, e que geralmente é contrastado com o belo (o sublime) na Arte. Além disso, identifica-se, tanto nos Grimm quanto em Poe, um outro elemento literário, conhecido como o fantástico, que diz respeito ao plano da ficção, ou seja, manifesta-se, muitas vezes, por meio de narrativas “misteriosas” como as de Poe, ou por meio de “transferências para outros mundos” (CESERANI, 2004) que os contos de fadas provocam no leitor. Foram analisados alguns contos de Poe que exploram, de diferentes maneiras, os aspectos do fantástico e do grotesco, em especial, “A máscara da morte rubra”, “A ilha da fada” e “Hop-Frog ou os oito orangotangos acorrentados”. Poe emprega elementos fantásticos e grotescos e os remodela, ao elaborar uma forma de expressão literária inovadora, considerando o impacto que os contos deveriam despertar em seus leitores.
  • ItemDissertação de mestrado
    As mulheres de Villiers de L'Isle-Adam: o espectro literário da loucura feminina em Nouveaux Contes Cruels
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-04) Santos, Camila Cristina dos; Amorim, Pablo Simpson Kilzer; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Durante a segunda metade do século XIX, num panorama de inquietação política, de expansão da tecnologia industrial, da informação e da expansão da metrópole parisiense, debates sobre a perda da fé religiosa bem como a emergência do interesse pelo corpo humano de um ponto de vista cientificista, sobretudo no que diz respeito ao corpo da mulher, permearam a imaginação literária. Dado o atual contexto de ebulição de estudos acerca da mulher em obras literárias, este estudo tem o objetivo investigar personagens e protagonistas femininas de dois contos presentes em Nouveaux Contes Cruels (1888) de Villiers de l’Isle-Adam (1838-1889), cujos contos são intitulados “L’incomprise” e “Sylvabel”. Por meio do estudo desses dois contos e pautando-nos numa bibliografia que aborde os temas sobre a mulher, sexualidade e loucura, assim como concepções médicas e culturais em voga no século XIX, pretendemos traçar um diálogo entre literatura e vida social com a finalidade de levantar hipóteses sobre o lugar da mulher na obra villieriana e a maneira pela qual a literatura busca matéria-prima na sociedade para recriá-los no plano ficcional.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aspectos da narração e da abordagem dos conflitos familiares em As visitas que hoje estamos, de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Mello, Jessica Roberti de; Franco Junior, Arnaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho foi desenvolvido a fim de propor uma abordagem do romance brasileiro contemporâneo As visitas que hoje estamos (2012), do autor Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira. Nesta abordagem, privilegia-se aspectos do narrador e da focalização, no que diz respeito à forma e à estrutura do romance, e a leitura sob o eixo temático das relações familiares conflitivas e disfuncionais, considerando a complexidade e o caráter heterogêneo, tanto no sentido da forma quanto no sentido dos temas, do romance objeto de estudo. A metodologia de pesquisa se dá pela pesquisa e estudo de obras teóricas selecionadas que versam narrador e o foco narrativo, para que, a partir do contato com estes textos, se estabeleçam relações com o romance objeto de estudo. No que diz respeito à abordagem do romance, articula-se uma leitura imanentista do texto (ou seja, faz-se, primeiramente, uma leitura aprofundada do romance para, posteriormente, observar as relações extratextuais possíveis, estabelecendo, com elas, reflexão e análise crítica) com a análise a partir de um eixo temático selecionado. Este procedimento de leitura e análise da obra justifica-se, como mencionado, em sua complexidade formal e temática, pois trata-se de um romance heterogêneo, constituído por fragmentos híbridos e por diversos temas que se desenvolvem nestes fragmentos. Ambas as instâncias de abordagem são férteis dado a forma fragmentária híbrida da obra e sua complexidade temática.
  • ItemDissertação de mestrado
    O maravilhoso em contos de Le piacevoli notti, de Gianfrancesco Straparola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Segundo, Eucimara Regina Santana; Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conto maravilhoso existe na oralidade desde tempos imemoriais, entretanto, quando se fala deles há controvérsias quanto ao pioneirismo no registro desse gênero de texto. O trabalho aqui proposto visou evidenciar o pioneirismo do autor renascentista italiano Giovan Francesco Straparola no registro do conto maravilhoso literário e analisou aspectos importantes dos contos por ele registrados em suas Noites Agradáveis – Le piacevoli notti, obra publicada pela primeira vez entre 1550-1553. Em nossa pesquisa estudamos o gênero maravilhoso embasados em alguns estudiosos, tais como Sperber (2009), Propp (1984 e 2006), Volobuef (2011), Warner (1999) e Darnton (1986); a respeito do autor renascentista nos ativemos a Rua, (1898 e 1899) e Pirovano (2000); em relação à análise literária focamos nos trabalhos de Franco Junior (2003), Sperber (2009) e Adan & Heidmann (2011) e, finalmente, para analisar a rica carga simbólica de vários elementos textuais que ajudam na composição da significação, nós nos apoiamos no trabalho de Chevalier (2015). A obra de Straparola apresenta variedade de gêneros, dentre os quais o conto maravilhoso que foi o nosso objeto de estudo. Assim, estudamos três das narrativas maravilhosas presentes na obra, sendo elas “O pássaro Belverde”, “Biancabella” e “Constantino Afortunado” e elencamos as características do conto maravilhoso, comprovando-as à medida em que fomos analisando os textos selecionados. Foi importante destacar, no decorrer do nosso trabalho, que a construção inovadora de narrativas realizada por Straparola não era revolucionária, entretanto, foi inovadora tanto pelo registro do gênero quanto pela literariedade dada à sua obra, pela riqueza de símbolos e elementos maravilhosos. Procuramos comprovar marcas do gênero, entendendo seu funcionamento dentro do texto e relacionando-as com obras que chegaram até nós no decorrer dos séculos, através dos continentes. Além disso, focamos no tratamento dado à mulher dentro da obra e comparamos ao seu contexto de produção
  • ItemDissertação de mestrado
    Mundo e narrativa, tempo e ética: os limiares da fantasia contemporânea como ramificação da grande épica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-08) Souza, Luís Otávio Araujo Leal de; Scheel, Marcio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho visa a estudar a fantasia contemporânea como narrativa e, partindo das teorias da narrativa, do fantástico e do romance, colocá-la em paralelo com gêneros da grande épica, como o romance e a epopeia, partindo de obras do gênero, a saber, O nome do vento (2009), O temor do sábio (2011) e A música do silêncio (2014), de Patrick Rothfuss, As mentiras de Locke Lamora (2014), de Scott Lynch e O Circo Mecânico Tresaulti (2016), de Geneviéve Valentine. Tais obras, depois de devidamente expostas as bases teóricas que alicerçarão este trabalho, serão analisadas a partir dos escopos formal (o narrador, o ponto de vista, os personagens, a organização temporal, as ferramentas narrativas utilizadas para criação de efeitos de sentido etc.) e temático (a representação do mundo, o conceito de real, a ética, os conflitos dramáticos, os elementos sobrenaturais etc.) e contrastadas com obras pertencentes a gêneros já consolidados da grande épica, com o intuito de compreender se a fantasia contemporânea melhor seria descrita como um gênero, uma corrente, um modo ou um subgênero do romance ao qual é imanente certa carga temática, bem como de situar a fantasia em relação ao fantástico e ao maravilhoso, de forma a compreender quais papeis são desempenhados pelos elementos sobrenaturais na fantasia contemporânea e quais de seus efeitos de sentido e artifícios formais poderiam ser reproduzidos ou replicados separadamente do elemento sobrenatural e de outros fenômenos temáticos e formais que vierem a se mostrar mais ou menos inerentes à fantasia contemporânea. Por fim, é também do interesse deste trabalho compreender quais das características das obras selecionadas como objetos de estudo mostram-se uma espécie de tendência entre narrativas de fantasia e quais mais parecem uma peculiaridade do autor ou de dita obra, para que seja assim possível traçar os limites da fantasia contemporânea, seja como gênero, modo, corrente ou simples carga de elementos temáticos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Representações do poder em Walden e outros ensaios de Henry Thoreau
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-26) Faustino, Suzy Meire; Ramos, Nelson Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata-se de um estudo sobre símbolos, imagens e conceitos relacionados às dimensões dos poderes temporal e espiritual em Walden e A Desobediência Civil, do escritor e ensaísta americano Henry David Thoreau (1817-62). As motivações para a pesquisa devem-se a dois filósofos políticos: Benedict Anderson (1936 – 2015) e Eric Voegelin (1901 – 85), ambos tratam das questões relacionadas à representação do poder por meio de símbolos, assim como por meio da linguagem teórica, que gira em torno dos termos “poder temporal e poder espiritual”. Compõem ainda o pano de fundo teórico as obras de Guénon (s/d; 1995; 2001) e Eliade (1979). Não se trata de comparar as obras de Anderson e Voegelin com a de Thoreau, mas de – inspirando-se nos dois primeiros – buscar-se intersecções entre linguagem teórica e símbolo ou imagem nas obras do terceiro. Trata-se, portanto, de análise e interpretação das representações desses elementos que aparecem tanto simbólico-imagética quanto conceitualmente nas obras de Thoreau. A hipótese trabalhada neste estudo é a de que os dois poderes ou dimensões formam oposições nas obras de Thoreau, que aparecem ou sob a forma de símbolos ou imagens (centro, verticalidade/horizontalidade, caminhada, natureza edênica, sociedade corrupta, decaída), no caso de Walden; ou sob a forma de uma linguagem mais próxima da filosofia política. Esse é o caso d’A desobediência civil. Tais símbolos, sugere-se, dialogam com os conceitos de poder temporal e poder espiritual. Os estudos de Schneider (1995), Buell (1995), Marx (2000), Lane (1960), Cavell (1991), et al., compõem a fortuna crítica com a qual dialogar-se-á sobre a questão simbólico-imagética das obras de Thoreau. Enquanto as obras de Schneider (1995), Bennett (2009) e Turner (2009) serão de auxílio para o diálogo com as leituras de fundo teórico-político do autor.
  • ItemDissertação de mestrado
    Entre quadrinhos e graphic novels: Adaptações em língua inglesa de Great Expectations, de Charles Dickens
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-02) Valença, Natalie de Olim; Pereira, Nilce M. [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo oferece uma discussão crítica do processo de adaptação da obra Great Expectations (1861), de Charles Dickens, para os quadrinhos, em três publicações distintas, todas em língua inglesa, Great Expectations, publicada pela editora Gilberton Company, em 1947, na coleção “Classics Illustrated” (n° 43), Great Expectations, lançada pela First/Berkley Publishing, em fevereiro de 1990, integrante da coleção homônima “Classics Illustrated” (n° 2), e Great Expectations, publicada em 2009 pela Classical Comics. A partir da análise dos três volumes são elencadas as principais estratégias para a condensação do texto do romance, seguidas de comentários sobre a relação do texto com as imagens, em cada um, e sua importância para a construção significativa. Ao final, propõe-se uma reflexão a respeito das definições “quadrinhos” e “graphic novel”. Obras sobre Dickens, o romance e as adaptações em enfoque, além dos Estudos da Adaptação e os Estudos da Imagem, constituem os principais aportes teóricos de fundamentação da pesquisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    A Presença de Quadrinhos Norte-Americanos na Revista Infantil Brasileira O Tico-Tico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Aidar, Érika Shigaki Lisbôa [UNESP]; Pereira, Nilce Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação consiste em um estudo sobre a presença de histórias em quadrinhos de origem norte-americana na revista infantil brasileira O Tico-Tico, bem como na análise descritiva de processos de tradução de tais produções quadrinísticas em comparação com seus originais. Publicada entre 1905 e 1962, O Tico-Tico foi um dos principais periódicos destinados às crianças na primeira metade do século XX e contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento do imaginário de seus leitores. Seu conteúdo abrangia histórias ilustradas e histórias em quadrinhos, além de recortes para montagem, concursos, correspondências com os leitores, publicidade infantil, entre outros. Desde seu início, a revista foi um importante espaço para a produção quadrinística nacional e estrangeira. Compõem os objetos de estudo os personagens e os quadrinhos de Mickey Mouse, Felix the Cat e Popeye, publicados em português na revista entre os anos de 1929 e 1942, período de significativa presença de tiras estrangeiras nesse periódico. Além da investigação sobre as modificações resultantes dos processos de tradução, procurou-se compreender, com base em estudos sociológicos acerca do fenômeno da tradução, a presença dessas tiras em O Tico-Tico, no contexto de forte difusão de produtos culturais provenientes dos Estados Unidos naquela época. Dada a importância da revista, a compreensão desses personagens e dessas histórias em quadrinhos pode lançar luz sobre as transformações pelas quais as tiras passaram no contexto brasileiro e sobre a história dos quadrinhos no Brasil em geral.
  • ItemDissertação de mestrado
    Fronteiras da identidade do imigrante rumo ao sonho americano no romance Behold the dreamers (2016), de Imbolo Mbue
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-03) Malacrida, Leonardo de Matos; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa examina questões econômicas, étnicas, sociais e culturais do imigrante oriundo de paı́ses subdesenvolvidos, neste caso, de Camarões, em seu cotidiano nos Estados Unidos da América, por meio da narrativa de Imbolo Mbue, no romance Behold The Dreamers (2016). Nesta obra, verifica-se como a autora expressa, por meio de suas personagens, o desejo e a tentativa da realizaçã o do Sonho Americano, por parte desses imigrantes, na pó s-modernidade. Para tanto, este estudo aborda aspectos formais da narrativa, de maneira a analisar elementos da identidade cultural estadunidense assimilados pelo imigrante de outra identidade, o qual tenta prosperar, em um momento histórico, marcado pela crise hipotecária que eclodiu em 2007 e a eleição de Barack Obama em 2008. Será observado como as personagens passam por um processo de aquisição de uma nova cultura e, consequentemente, pela reconstrução de suas identidades. A investigação baseia-se em textos de Candido, Rosenfeld, Prato e Gomes (2018) na discussã o dos aspectos formais da obra. Para reflexõ es sobre personagens de ficçã o e gênero, concepções de Todorov (1980; 2013) são usadas como referência. Quanto à temática do Sonho Americano, sã o trazidas ideias de Adams (1940) e de Karnal (2018) sobre o assunto. Lucas (2017) apresenta importantes considerações para os elementos da identidade cultural e Harari (2018), Hall (2015) e Bauman (2001; 2005) são fundamentais para a discussão acerca do conceito de identidade fronteiriça, includente e excludente. No que concerne aos aspectos polıt́ icos e culturais pó s-modernos são utilizados conceitos de Hutcheon (1991) e Jameson (1996). O objetivo desta investigação é compreender se os elementos examinados são capazes de apoiar a reconstrução de uma identidade, e se é possıv́ el considerá -la identidade de fronteira.
  • ItemDissertação de mestrado
    "Zona Contaminada": a encruzilhada entre orixás e feminismos no texto de Caio Fernando Abreu
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-20) Alamino, Tauane Nunes; Nigro, Claudia Maria Ceneviva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa investiga o texto teatral Zona Contaminada de Caio Fernando Abreu, a partir de teorias feministas e do trabalho da Cia. do Santo Forte durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. O coletivo foi contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto com o Prêmio Nelson Seixas de Produção Teatral para executar a encenação da peça no segundo semestre de 2020 em ambiente virtual. A metodologia do grupo aplicada neste contexto, consistiu em estudar a dramaturgia e reconhecer características das personagens aproximando-as das entidades e divindades da Umbanda e do Candomblé, encaminhando o processo criativo para uma performance audiovisual. A obra literária apresenta as “orixás de frente” das personagens protagonistas de ambas as obras, convergindo com os propósitos do grupo, amparado nos “Arquétipos da umbanda para o trabalho do ator”. O conceito de encruzilhadas subsidia a interseccionalidade da cultura popular e da literatura. Para fundamento das referências afro-religiosas, consideram-se as sabedorias de tradição oral, danças e pontos cantados de terreiro, além das produções de Kiusam de Oliveira e Leda Maria Martins. Como aporte teórico para refletir acerca do poder das mulheres sobre seus corpos e o interesse do Estado em controlar a fertilidade feminina, utiliza-se Interseccionalidade de Carla Akotirene, Calibã e A Bruxa e O Ponto Zero da Revolução de Silvia Federici.
  • ItemDissertação de mestrado
    The Woman Warrior e China Men: A busca por identidade(s) em obras de Maxine Hong Kingston
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-29) Scalvenzi, Jéssika Rubiati; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho analisa aspectos da construção da identidade cultural sino-americana observados nos romances The Woman Warrior (1976) e China Men (1980), de Maxine Hong Kingston. Para tanto, são examinados aspectos formais da narrativa presentes em ambos os romances para poder estabelecer relações de sentido com os aspectos temáticos, de modo a observar a crise de identidade presente nas obras. Verifica-se a relação entre os aspectos formais e interpretativos de modo a avaliar o contexto da imigração chinesa nos EUA no século XX e sua ligação com a crise de identidade vivenciada por Kingston, filha de imigrantes chineses e nascida nos Estados Unidos. Kingston apresenta duas perspectivas em seus romances. Em The Woman Warrior, a autora focaliza situações vivenciadas por diversas mulheres de sua família, relacionando-as com suas experiências por meio da reflexão e da reconstrução de suas histórias, em um processo de combinação de estruturas históricas e ficcionais (Sato, 1991). O mesmo processo foi efetuado em China Men, porém voltado para a questão da imigração dos homens da família e do bairro chinês em que moram. Em ambos, Kingston busca sentido nas histórias e tradições familiares ao mesmo tempo em que tenta conciliá-las com os costumes estadunidenses. A pesquisa também contempla como a autora utiliza-se, em sua escrita, de histórias tradicionais e de ditos populares. O presente estudo também examina a criação de mecanismos para banir outras culturas nos EUA, como a lei de exclusão para a imigração chinesa, posta em prática em 1882.
  • ItemDissertação de mestrado
    “O que estou fazendo neste lugar e quem sou eu?”: a loucura e o desejo feminino em Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-10) Nunes, João Lucas; Simpson, Pablo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como principal objetivo produzir uma análise crítica e interpretativa do romance Wide Sargasso Sea, publicado em 1966 pela escritora dominiquenha Jean Rhys, sob a perspectiva da representação da loucura e do desejo feminino, bem como do encarceramento e do isolamento psicológico aos quais a protagonista, Antoinette Cosway, é submetida. A obra de Rhys está no centro do debate dos estudos feministas e pós-coloniais de literatura inglesa, com temas relevantes como a violência do colonialismo britânico e o silenciamento da mulher colonizada e miscigenada. Antoinette Cosway é Bertha Mason, a mulher louca do sótão, personagem criada pela escritora inglesa Charlotte Brontë para o seu romance autobiográfico Jane Eyre (1847). Ao centralizar seu romance na personagem de Brontë, Rhys estabelece um diálogo constante e direto entre as duas obras, fazendo reverberar a ousadia e a importância da escrita de autoria feminina como luta pelo direito à escrita e à voz das mulheres. Jean Rhys dá à Bertha Mason uma segunda chance, a oportunidade de contar ao leitor a sua própria história, desmistificar o equívoco de seu casamento, o mistério por trás de suas origens e por trás de como fora parar no sótão de Thornfield Hall, na Inglaterra. Para tal, revisita a sua juventude em Coulibri, desde antes de seu casamento, e disputa o turno narrativo da obra com o seu marido. O suspense é elemento constante durante toda a narrativa, que não revela sequer o nome do esposo da protagonista. Na forma de dissertação de mestrado, a análise está dividida em três capítulos que buscam abarcar toda a complexidade da heroína e da obra mais aclamada de Jean Rhys, bem como as temáticas de gênero, raça e colonialismo. Além disso, a tese também traz a polêmica por trás da crítica de Rhys e de sua suposta escrita autobiográfica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Literatura e pós-colonialismo em Black Bazar e Verre Cassé, de Alain Mabanckou
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-07) Fonseca, Rayza Giardini; Simpson, Pablo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho é de apresentar ao leitor duas obras do escritor congolês Alain Mabanckou, Black Bazar e Verre Cassé, a partir de uma leitura sob a perspectiva pós colonial que analisa questões do subalterno, do sujeito negro, da sociedade pós-colonial entre outras questões recorrentes nos estudos do pós-colonialismo. Para a escrita das duas leituras das obras propostas e para podermos analisar melhor a problemática do pós-colonialismo, recorremos a alguns teóricos importantes como Edward Said e Stuart Hall. As leituras dessas obras puderam nos dar embasamento teórico para a análise da relação do período colonial e de seus efeitos para as sociedades africanas retratadas nos romances. Na obra Verre Cassé, propusemos uma leitura e análise do papel da oralidade no romance, assim como suas possíveis funções na narrativa. Também relacionamos a oralidade no romance com uma possível tentativa de resistência da ex-colônia frente às imposições linguísticas da ex-metrópole. No entanto, nos dois romances, alguns elementos nos pareceram bastante similares como os personagens, a temática, o cenário e as problematizações que emergem dos diálogos na narrativa. Desta forma, nos pareceu interessante a leitura de Pele Negra, Máscaras Brancas (1952), do autor Frantz Fanon, que nos possibilitou vislumbrar o psicológico do sujeito negro e pós-colonial a partir dessa obra teórica tão importante para os estudos do pós-colonial. Desta forma, o último capítulo deste trabalho visa analisar os personagens das duas obras a partir de uma perspectiva psiquiátrica do negro colonizado segundo os estudos de Frantz Fanon e os efeitos desse período para esse sujeito ao relacionar-se, por exemplo, com um homem ou com uma mulher branca, entre outras perspectivas analisadas.