Dissertações - Odontologia Restauradora - ICT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 281
  • ItemDissertação de mestrado
    Acompanhamento clínico e dados moleculares de pacientes submetidos à cirurgia de implante – estudo de casos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Strabelli, Priscila Rossi Santos; Prado, Renata Falchete do; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A prática clínica dos implantodontistas mostra uma importante taxa de insucesso pós reabilitações com implantes, cujas causas variam e muitas vezes não são identificadas. Este estudo de caso avaliou a presença de doenças peri-implantares em pacientes fumantes, pacientes fumantes em terapia anti-hipertensiva, pacientes em terapia anti-hipertensiva e pacientes controle, levando em consideração os seguintes dados: avaliação da expressão gênica por reação em cadeia da polimerase, por tempo real e transcrição reversa, do osso do leito receptor do implante; profundidade de sondagem (PS) das próteses implantadas; sangramento a sondagem; índice de biofilme dental; análise radiográfica da perda óssea e avaliação de citocinas inflamatórias do fluido gengival desses pacientes, por ELISA (Enzyme-linked immunosorbent assay). O presente estudo objetivou avaliar marcadores moleculares relacionados ao remodelamento ósseo e ao processo inflamatório expressos pelo osso no momento de inserção do implante, traçando correlações clínicas de 16 pacientes, que foram avaliados 3 anos após terem sido reabilitados com implantes dentais osseointegrados, na busca de fatores preditivos de sucesso do tratamento. Os dados foram avaliados por estatística descritiva (média, mediana, desvio padrão), pelos testes paramétricos (ANOVA) e não paramétricos (Kruskall Wallis) e por análises de correlação de Pearson. Não houveram correlações significativas entre os marcadores moleculares do metabolismo ósseo e citocinas inflamatórias do fluido gengival com as condições clínicas avaliadas após a reabilitação com próteses. A profundidade de sondagem foi maior nos pacientes fumantes e correlacionou-se significativamente à perda óssea. Concluiu-se os fatores moleculares não tiveram significância preditiva de sucesso dos tratamentos com implantes dentais osseointegrados e que pacientes com um ou mais fatores de risco apresentam um pior prognóstico cuja manifestação inicial ocorre com uma maior profundidade de sondagem correlacionada com maior perda óssea.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise tridimensional por elementos finitos do compartamento mecânico de incisivos e pré-molares com rizogênese incompleta após apicificação e procedimento regenerativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-05) Faria Júnior, Fernando César de Barros; Valera, Marcia Carneiro [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar é considerado um desafio para a endodontia. Técnicas de apicificação e procedimentos endodônticos regenerativos têm sido empregados com o objetivo de preservar e/ou restabelecer as estruturas comprometidas por tal condição. Entretanto, não existe consenso na literatura a respeito da manutenção da resistência mecânica após ambas as técnicas. Ferramentas computacionais foram inseridas na odontologia para auxiliar na interpretação de determinadas condições dentárias. Dentre tais ferramentas, a análise por elementos finitos (FEA) tem sido executada garantindo a reprodução de modelos que representem características físicas semelhantes à estrutura real. Assim, este estudo analisou o comportamento mecânico de dentes incisivos (I) e pré-molares (PM) com rizogênese incompleta submetidos aos tratamentos de apicificação e procedimento endodôntico regenerativo através da metodologia de FEA. Os modelos foram elaborados em software CAD Rhinoceros 7.0® com base em tomografias computadorizadas, e foram compostos por esmalte, dentina, polpa, ligamento periodontal, osso cortical, osso medular, guta-percha, MTA, coágulo sanguíneo e resina composta. Os grupos do estudo foram: a) I-Controle positivo; b) I-Controle negativo; c) I-Procedimento endodôntico regenerativo; d) I-Apicificação; e) PM-Controle positivo; f) PM-Controle negativo; g) PM-Procedimento endodôntico regenerativo e h) PM-Apicificação. Com os modelos finalizados, foi realizada a exportação para software de análise por elementos finitos Ansys® (version 13.0; Ansys, Canonsburg, PA). Após o modelamento das estruturas, as geometrias foram exportadas no formato STEP 214 Automotive Design (STP) e importadas para o CAE (Computer Aided Engeneering) do Ansys® (version 13.0; Ansys, Canonsburg, PA). Os modelos foram submetidos a cargas de 200 N no terço incisal palatino e em um ponto localizado no terço médio da região palatina. O carregamento foi direcionado a 45° em relação ao plano oclusal. O pré-processamento e pós-processamento foram realizados pelo programa Ansys® v.13.0. Os resultados estão apresentados em gráficos de tensão máxima principal, com seus valores numéricos representados em escala de cores. Foi observado, no grupo dos incisivos, melhores resultados de força de tração e compressão para o tratamento com apicificação quando comparado ao tratamento de revascularização. No grupo dos pré-molares, foi observado que o grupo de revascularização foi, tanto para tração quanto para compressão, melhor avaliado quando comparado ao grupo de apicificação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Caracterização mecânica e estrutural da zircônia ultra translúcida infiltrada por vidro e sobrevivência após cimentação adesiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-16) Rodrigues, Jonas Vinicius Meireles; Marinho, Renata Marques de Melo [Unesp]; Campos, Tiago Moreira Bastos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi desenvolver um vidro que fosse termicamente compatível ao ser infiltrado em uma zircônia parcialmente estabilizada por óxido de ítrio (5YPSZ), caracterizá-los e testá-los sob fadiga. Foram confeccionados discos de zircônia (5Y-PSZ) (N=140) dimensões 1,2x12mm e NEMA G-10 (N= 60) dimensões de 2,5x12mm que foram polidos com lixas de carbeto de silício numa politriz. Os discos de zircônia foram aleatoriamente distribuídos a fim de compor as duas partes do trabalho. A “Parte A” tratou da caracterização feita através dos grupos: Zpr (n=30) zircônia apenas sinterizada, Zinfoc (n=30) vidro aplicado na superfície oclusal e Zinfcim (n=30) vidro aplicado na superfície de cimentação. Foram testados através do ensaio de flexão biaxial (ISO 6872:2015) e as fraturas avaliadas via Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Difratometria de Raios X (DRX) e Análise de Weibull. A parte B testou, via step-stress, modelos simplificados de restauração, grupos: Kctrl (controle -, n=15), Kglz (controle +, n=15), Kinfoc (infiltração na superfície “oclusal” n=15) e Kinfcim (infiltração na superfície de “cimentação”, n=15). O tratamento de superfície da zircônia foi realizado com jateamento com partículas de óxido de alumínio com exceção do grupo Kinfcim que foi condicionado com ácido fluorídrico 40%, os discos de NEMA G10 foram condicionados com ácido fluorídrico 10%. Os grupos da parte B foram cimentados com cimento resinoso de cura dual e fotopolimerizados com diodo emissor de luz. Os espécimes foram avaliados via Transiluminação Obliqua, Estereomicroscopio e MEV. O grupo Zinfcim apresentou resistência característica de 824 MPa e m=9,9; Zinfoc 613 MPa e m=10,2; Zpr 534 MPa e m=8; todos os grupos diferiram estatisticamente em suas resistências características (σϴ), entretanto foram semelhantes na homogeneidade estrutural (m). A DRX apresentou de 20-50 microns de infiltração, houve dissolução de parte do ítrio e redução de tamanho dos grãos cúbicos, além do grupo Zinfcim apresentar origem de falha no interior do material. O grupo Kctrl apresentou carga para falha em fadiga de 933 N, seguido do Kglz com 1080 N, Kinfoc com 1053 N e Kinfcim 1380 N, este diferiu estatisticamente dos demais grupos e apresentou origem da fratura no interior do material. O vidro desenvolvido foi capaz de ser infiltrado em uma zircônia de terceira geração, gerou maior confiabilidade estrutural e aumentou a resistência característica pela alteração do modo de falha e foi responsável pelo aumento de carga e ciclos para falha dos grupos infiltrados, sendo seu uso recomendado de forma gradada.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desenvolvimento de solução de desinfecção cavitária a base denisina e suas implicações na interface adesiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-18) Campos, Raquel Pinto; Pucci, Cesar Rogério; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho desenvolveu uma solução de desinfecção cavitária à base de Nisina, um peptídeo utilizado para conservação de alimentos, avaliou a consequência dessa aplicação nas propriedades mecânicas e biológicas da interface adesiva. Utilizou-se 100 dentes humanos hígidos e recém-extraídos, divididos em 2 grupos: I (Corte Imediato), C (Ciclagem Termomecânica). Os espécimes foram submetidos envelhecimento mecânico (120.000 ciclos) e térmico (5.000 ciclos) para avaliar os resultados da resistência de união de maneira imediata e pós ciclagem. Foram subdivididos de acordo com a concentração de Nisina aplicada (n=10): controle (sem aplicação de solução de Nisina – SB), controle positivo (aplicação de Digluconato de Clorexidina 0,12% - CP), solução de Nisina com concentração 0,5% (N05), solução de Nisina com concentração 1,0% (N1) e solução de Nisina com concentração 1,5% (N1,5). A superfície de esmalte foi removida dos espécimes, expondo a superfície dentinária. A Nisina, assim como a Clorexidina, foi aplicada após condicionamento ácido e antes da aplicação do adesivo (Single Bond). A resina composta (Filtek Z250) foi aplicada através da técnica incremental. Foram avaliadas a resistência de união, através de teste de microtração, de maneira imediata e longitudinal, e a atividade antibacteriana através do teste de difusão em ágar. Uutilizou-se a microscopia confocal laser para avaliar a penetrabilidade da Nisina modificada por Rodamina na dentina e a atividade gelatinolítica por meio da zimografia in situ. Os espécimes resultantes da microtração foram avaliados em microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos foram submetidos ao teste estatístico de normalidade, e ao teste ANOVA, seguido do teste de Tukey (5%). Os resultados do teste de microtração (p=0,0016) foram, em Mpa: I 26,04±2,11A e C 25,24±1,08B. Nos subgrupos foram: SB 26,69±3,56AB, CP 25,09±3,43ª, N0525,09±3,43A,N125,54±2,24A, N1,524,44±1,49. Na microscopia confocal laser, foi confirmada a penetrabilidade da Nisina no substrato a partir da análise das imagens. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística, sendo eles: CP119,98±12,17ª, N05 124,13±12,47ª, N1 176,37±7,04B, N1,5 233,50±9,87C. A inibição de MMPs foi submetida a teste estatístico: SB2226,70±14,85D, CP171,78±4,97C, N05 129,96±3,97B, N1 120,31±3,74B e N1,5 109,54±4,21ª. Observou-se que a Nisina não causou diminuição significativa da resistência de união, enquanto o grupo C apresentou resultados menores comparados ao grupo I. Observou-se que a Nisina possui capacidade de inibição de Streptococcus através do teste de difusão em ágar. A Nisina também foi capaz de penetrar no substrato e inibir metaloproteinases, sem alterar o modo de fratura das restaurações. Sendo assim, os resultados obtidos demonstram que a Nisina possui características interessantes para a evolução de estudos posteriores envolvendo desinfecção cavitária.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da resistência de união e comportamento em fadiga de laminados cerâmicos recimentados após remoção com laser Er:YAG
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-02) Cardoso, Barbara Fernandes; Saavedra, Guilherme de Siqueira Ferreira Anzaloni [Unesp]; Luz, Julio Nogueira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho teve como finalidade avaliar a resistência de união adesiva e o comportamento em fadiga de laminados cerâmicos recimentados após sua remoção utilizando laser Er:YAG. 62 amostras foram divididas em dois grupos: controle (C), e Er:YAG (L). Incisivos centrais bovinos (N=62), foram fixados com resina acrílica no interior de tubos de PVC, com a face vestibular do esmalte exposta. Estas foram polidas, em máquina de polimento semiautomática com lixas de granulação 600, 800, 1200 e 2500 para obtenção de uma superfície plana. Discos de cerâmica vítrea reforçada por cristais de leucita (Empress CAD, Ivoclar Vivadent) foram confeccionados em duas dimensões, 10 mm x 1 mm destinados ao teste de fadiga (n=30), e 3 mm x 1 mm para o teste de resistência de união por cisalhamento (n=32). Os discos foram polidos em máquina de polimento semiautomática com lixas de granulação 600, 800, 1200 e 2500 e cimentados sob as superfícies de esmalte, utilizando cimento resinoso fotopolimerizável (Variolink Esthetic LC, Ivoclar Vivadent). Os conjuntos obtidos foram mantidos em estufa a 37°C por 7 dias. As amostras dos grupos Controle passaram pelos testes de cisalhamento e fadiga logo após este período. As dos grupos Er:YAG, foram submetidas a aplicação do laser (3.6W - 18 Hz x 200 mJ - 2940 nm) sobre a superfície cerâmica, a fim de promover seu descolamento. Em seguida, as superfícies foram submetidas ao processo de limpeza adequado, e recimentadas sob o mesmo protocolo anterior. Para o teste de cisalhamento foi utilizado um dispositivo em forma de faca, com célula de carga de 1000 kgf (1 mm/min) e a análise estatística obtida através dos testes ANOVA e Tukey (95%). Para a classificação dos modos de falha, as amostras foram observadas em estereomicroscópio óptico. A análise do comportamento em fadiga se deu através do método Stepwise stress, com carga inicial de 300 N (5.000 ciclos), steps incrementais de 100 a 700 N (10.000 ciclos/step), seguido de steps de 50 N (10.000 ciclos/step). Para a análise estatística, os testes Kaplan-Meier e Mantel-Cox, seguidos da comparação múltipla aos pares (5%), foram empregados. Os dados obtidos no teste de cisalhamento demonstraram não haver significância estatística para o fator laser (p=0.444), porém, no fator envelhecimento o valor foi significativamente menor (p=0.031). As amostras do grupo laser apresentaram valores significativamente menores em relação ao teste de resistência a fadiga quando comparadas as do grupo controle (p=0,007), que apresentou maiores valores de falha em carga (FFL) e número de ciclos (CFF). Entretanto, o módulo de Weibull para FFL e CCL não foi estatisticamente significante entre os grupos. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que, a resistência de união não foi afetada enquanto sobreviência em fadiga foi significativamente reduzida em laminados cerâmicos recimentados após exposição ao laser Er:YAG.
  • ItemDissertação de mestrado
    Possíveis limitadores da prática de remoção seletiva do tecido cariado no dia a dia de cirurgiões-dentistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-28) Moreira, Jefferson Chaves; Bresciani, Eduardo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve o objetivo de identificar se há falta de difusão do conhecimento e possíveis vieses cognitivos que estejam sendo limitadores para que o que se conhece em ciência sobre a Remoção Seletiva do Tecido Cariado (RSTC) não seja transmitido para a prática clínica. Ela foi composta por duas séries de perguntas de elaboração própria, online (via ‘Formulários Google’). A série de perguntas 1 foi aplicada a cirurgiões-dentistas e estudantes do último ano de Odontologia, e buscou investigar seus conhecimentos sobre a técnica de Remoção Seletiva, se eram a favor e estavam usando na prática clínica, e possíveis fatores relacionados à tomada de decisão sobre qual técnica utilizar. A série de perguntas 2 foi aplicada a coordenadores e/ou colaboradores de disciplinas relacionadas a cariologia, dentística ou materiais dentários; esta buscou investigar se os respondentes eram a favor e estavam usando a técnica, pesquisou possíveis fatores relacionados à tomada de decisão sobre qual técnica utilizar, e se estavam transmitindo conhecimentos sobre a mesma durante suas aulas. Para o recrutamento de voluntários, foram usadas estratégias de comunicação através de Entidades de Classe de Odontologia, de Secretarias Municipais de Saúde, de Universidades públicas e privadas, de redes sociais e por meio de comunicação presencial. Ao final da coleta dos dados, estes foram descritos por porcentagem de frequência e analisados por testes de associação (5%). De um total de 568 dentistas, 319 afirmaram sentirem-se inseguros quanto a seus conhecimentos sobre a RSTC. Dos 568, 406 erraram sobre quanto deve-se remover de tecido cariado em paredes pulpares de cavidades muito profundas, enquanto 410 acertaram o principal critério clínico para decidir até onde remover. Dos 568, 89 afirmaram que não usavam a RSTC. Destes 89, 54 não estudaram a técnica, 59 eram de especialidades não relacionadas à cariologia e apenas 7 eram especialistas em áreas relacionadas. 07 dos 53 professores afirmaram desacreditar na RSTC como melhor técnica. Concluiuse que há falta de difusão do conhecimento a respeito da RSTC e que há vieses cognitivos relacionados, os quais diminuem a adesão de cirurgiões-dentistas à RSTC.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos antimicrobianos do óleo essencial de Lavandula dentata sobre cepas clínicas de Enterococcus faecalis e Enterococcus faecium
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-16) Rocha, Caroline Trefiglio; Carvalho, Claudio Antonio Talge [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O principal foco do tratamento endodôntico de sucesso, é a eliminação total de microrganismo, endotoxinas e biofilme bacteriano do sistema de canais radiculares. Quando há falha nesse processo, as bactérias de maior prevalência são Enterococcus spp. Desta forma, é evidente a necessidade de novas alternativas eficazes para erradicá-los dos canais radiculares. O uso de fitoterápicos antimicrobianos como os óleos essenciais (OEs) de plantas ganhou grande notoriedade na comunidade cientifica como uma alternativa muito satisfatória, além de efeitos antimicrobianos sobre diversas cepas bacterianas e fúngicas apresentam efeitos anti-inflamatório. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar in vitro os efeitos antimicrobianos do OE de Lavandula dentata sobre cepas clínicas e cepas padrão de Enterococcus faecalis e Enterococcus em culturas planctônicas e em biofilme monotípico. Para isso foi determinada a Concentração Bactericida Mínima (CBM) do óleo essencial de L. dentata pela técnica de microdiluição em placa de 96 poços em caldo BHI com semeadura, segundo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), norma M7-A6 (E. faecalis e E. faecium). Para a análise da atividade antibiofilme dos microrganismos foram utilizados o teste colorimétrico de MTT nos períodos de 30 minutos e 24 horas de contato com o OE. Os dados obtidos nos testes in vitro apresentaram distribuição normal e foram analisados pelo teste ANOVA complementado pelo teste de Tukey (significância de 5%). Os resultados obtidos mostraram que o OE de L. dentata apresentou atividade antibacteriana e antibiofilme para todas as cepas testadas, com a CBM do óleo de L. dentata de 32%. Em relação a atividade antibiofilme do OE de L. dentata houve redução da carga bacteriana no período de 30 minutos e de 24 horas, este promoveu redução de até 79,25% no tratamento de 30 minutos e até 74,51% no tratamento de 24 horas. Concluiu-se que o óleo essencial de L. dentata apresentou atividade antibacteriana contra cepas clínicas resistente a antibióticos e cepas padrão de E. faecalis e E. faecium com concentração bactericida mínima de 32%, e atividade antibiofilme com tempo de ação de 30 minutos e 24 horas, com resultados semelhantes a clorexidina na maioria das cepas testadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência de diferentes doses de radiação no desenvolvimento de periodontite apical em ratos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-18) Guerrero, Gustavo Guimarães; Valera, Márcia Carneiro; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A periodontite apical (PA) é uma patologia comum, entretanto, poucos estudos foram realizados sobre a mesma após a radioterapia (RT). Portanto, o presente estudo avaliou a influência de diferentes doses de radiação no desenvolvimento de periodontite apical em ratos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço. Para essa avaliação, 54 ratos machos Wistar foram alocados em 6 grupos (n=9) de acordo com a dose de irradiação: RT-7,5 (dose única de 7,5 Gy); RT-10 (dose única de 10 Gy); RT-15 (dose única de 15 Gy); RT-30 (dose única de 30 Gy); Controle-PA (sem RT e indução de PA); Controle (sem RT e sem PA). Os animais foram irradiados na região da face direita e após 7 dias da realização da RT foi induzido a lesão periapical. Para indução de PA, as cavidades pulpares dos primeiros molares foram expostas ao meio bucal por 21 dias. As amostras da região apical dos primeiros molares foram submetidas a análises: a) análise comportamental por meio do campo aberto e labirinto; b) radiográfica e por microtomografia computadorizada, para medir a área e o volume da PA; c)histológica, para medir o grau de inflamação periapical; d)histomorfométrica para avaliar o nível de reabsorção óssea periapical. Os dados foram avaliados por testes estatísticos descritivos e inferenciais, conforme dados obtidos, segundo sua normalidade, em testes paramétricos e não paramétricos. Verificou-se que a dose de 30 Gy foi letal quando aplicada na região de cabeça e pescoço. Os animais tiveram menor ganho de peso quando submetidos a RT mas não houve diferença estatística em nenhum momento avaliado. Nas análises de campo aberto e labirinto verificou-se menor mobilidade dos animais dos grupos RT tanto no dia 7 como no final do experimento quando comparados aos controles (p<0,05). Na análise microtomográfica verificou-se que a PA foi maior nos grupos irradiados sendo que o grupo RT-15 apresentou a maior PA quando comparado aos demais (p<0,05). Conclui-se que a RT é um tratamento que induz um processo de estresse e depressão nos animais; quanto maior a dose utilizada, maior a PA desenvolvida nesses animais. A dose de 30Gy é letal quando utilizada na região de cabeça e pescoço e a dose de 15Gy mostrou maior volume de lesão periapical sendo a melhor dosagem a ser utilizada para estudos na Endodontia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da atividade antimicrobiana da cavitação do sistema piezoelétrico sobre Candida albicans
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-31) Marques, Ana Carolina [UNESP]; Nishioka, Renato Sussumu; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A busca pela otimização dos resultados clínicos, levou ao desenvolvimento de novas tecnologias. O Sistema Piezoelétrico Odontológico (SPO), tem sido cada vez mais difundido e sua principal característica é o fenômeno da cavitação, que é o processo de vaporização, geração de bolhas e sua implosão subsequente. Tais fenômenos acústicos estão diretamente relacionados a lise das membranas celulares dos MO. O objetivo deste estudo foi investigar o fenômeno da cavitação do sistema piezoelétrico, em diferentes potências de ativação, em relação ao efeito antimicrobiano sobre Candida albicans. Para a execução do trabalho, foi utilizado o aparelho DENTSURG. Foi utilizada a cepa padrão de Candida albicans (18060), mantidas em freezer a -80ºC no Laboratório de Microbiologia e Imunologia do ICT UNESP. Para ativação de Candida albicans a cepa foi cultivada em ágar Sabouraud com cloranfenicol e incubada em estufa por 24 horas a 37°C. Após preparo dos MO, 100µL das células padronizadas foram adicionadas em placas de 24 poços e após essa etapa, um único operador treinado realizou a ativação, com os diferentes protocolos de ativação. Posteriormente, foram realizadas diluições seriadas que foram semeadas em placas contendo meios de cultura específicos e então foi determinado o número de Unidade Formadoras de Colônias por mililitro (UFC/mL). Após análise estatística os resultados mostraram que o grupo 1 (potência de 6,5W) e o grupo 2 (potência de 7,5W) não apresentaram diferença significativa. Não houve diferença do grupo em que houve a ativação do microrganismo, em relação ao grupo controle. Já o grupo 3 (potência de 13,6W) apresentou diferença significante, havendo diferença significativa do grupo em que houve a ativação do microrganismo. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que uma potência mais elevada é mais eficaz na ação antimicrobiana de C. albicans.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da caracterização extrínseca na microestrutura e na probabilidade de sobrevivência à fadiga de uma zircônia de alta translucidez
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-06) Barreto, Larissa Araujo Lopes [UNESP]; Júnior, Lafayette Nogueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo avaliou a rugosidade superficial e a resistência à fadiga (probabilidade de sobrevivência) de zircônia polidas e caracterizadas com pigmentação extrínseca e/ou glaze. Blocos de zircônia de alta translucidez (YZ®HT, Vita Zanhfabrik, Bad Säckingen, Alemanha) foram usinados em forma de cilindro e fatiados em uma máquina de corte de precisão, com refrigeração constante em água. Os discos foram polidos com lixas de carbeto de silício de granulação crescente (#400, #600, #800, #1200) em máquina politriz semi-automática, e foi realizada limpeza em banho ultrassônico com álcool isopropílico durante 5 minutos. Desta forma, foram obtidos 60 discos com 12 mm de diâmetro e 1,2 mm de espessura, distribuídos aleatoriamente entre os Grupos: P-somente polimento, CG-caracterização e glaze, e G-somente glaze. Os tratamentos foram realizados após a sinterização, de acordo com as recomendações do fabricante. Foram realizadas leituras através de um rugosímetro de contato (Surftest SJ 400, Mitutoyo, Tóquio, Japão) para avaliar a rugosidade média da superfície. Os discos foram submetidos ao teste de flexão biaxial em uma máquina de testes universal, como velocidade constante (0,5 mm/min) até a falha (n=3), para determinar a carga média de fratura, a fim de estabelecer o perfil de carga do teste de fadiga. O perfil de carga usado iniciou em 120 N com acréscimo de 5% da carga inicial a cada step, em intervalos de 20.000 ciclos na frequência de 4Hz. O modo de fratura foi avaliado com o auxílio do estereomicroscópio. Os valores de rugosidade inicial foram analisados com teste ANOVA 1-fator e Teste de Tukey (95%), que mostraram que os três grupos possuem rugosidades médias estatisticamente diferentes, sendo o grupo CG o grupo com maiores valores. A análise de probabilidade de sobrevivência foi realizada com Kaplan-Meier e Mantel-Cox (Log-rank, 95%), indicando que o grupo G apresentou uma maior resistência à fadiga e um número maior de ciclos necessários para a fratura, sendo diferente estatisticamente dos outros grupos. Assim, é possível concluir que caracterização superficial altera o comportamento mecânico da zircônia de alta translucidez. A zircônia de alta translucidez somente polida possui menor resistência à fadiga do que o tratamento superficial com glaze, que promove maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência do processo de queima de cristalização na adesão de uma vitrocerâmica após envelhecimento hidrotérmico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-28) Rodrigues, Murilo Rocha [Unesp]; Paes Junior, Tarcisio José de Arruda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse estudo avaliou a a influência do processo de queima de cristalização e degradação hidrotérmica na resistência união entre vitrocerâmicas à base de (di)silicato de lítio e o cimento resinoso. Foram confeccionados 90 blocos cerâmicos: 60 blocos de silicato de lítio reforçado por zircônia – Celtra Duo (Dentisply-Sirona, Bensheim, Alemanha) e 30 em dissilicato de lítio - IPS e.max CAD (Ivoclar Vivadent Ltda, Schaan, Liechtenstein), nas dimensões 13 x 15 x 1,5 mm. As amostras foram divididas em 6 grupos, com e sem envelhecimento, de forma randomizada: Celtra S – Celtra sem queima; Celtra C – Celtra com queima; E – IPS E.max CAD; Celtra SE – Celtra sem queima e com envelhecimento; Celtra CE – Celtra com queima e com envelhecimento; EE – IPS E.max CAD com envelhecimento. A superfície das cerâmicas foram condicionadas com ácido fluorídrico 5% durante 30 segundos (Celtra Duo) e 20 segundos (IPS e.max), em seguida foi feita a aplicação do agente de união silano Monobond-N (Ivoclar Vivadent, Schaan, Liechtenstein). Para cada bloco, foram confeccionados 6 cilindros de 1 mm de diametro e 2 mm de altura de cimento resinoso para o teste de microcisalhamento. O teste de microcisalhamento foi realizado na máquina de ensaio universal DL 1000 (EMIC, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil), com célula de carga de 50 kgf e velocidade de 0,5 mm/min. Os tipos de falhas foram analisados atraves do estereomicroscópico (Microscopia óptica ZEISS MC 80 DX) e microscopio eletrônico de varredura (Jeol-JSM-T330A- Scanning Microscope-Japan). Foi realizado o teste de rugosidade (Ra e Rz) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) das superfícies cerâmicas. Os valores de resistência de união (n=10) e rugosidade (n=10) foram submetidos à análise estatística descritiva (média e desvio padrão) e inferencial, mediante o teste paramétrico ANOVA 2-fatores, seguido do teste de Tukey (α=0,05). O teste de microcisalhamento indicou que a condição sem cristalização apresentou resultados superiores aos demais grupos onde mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,000). O envelhecimento hidrotérmico foi responsável pela diminuição dos valores de resistência de união para todos os grupos estudados. Conclui-se que o processo de queima de cristalização e degradação hidrotérmica geraram dimunição da resistência adesiva entre esses dois substratos.
  • ItemTese de doutorado
    Ação antimicrobiana, citotoxicidade, composição química e radiopacidade de cimentos biocerâmicos reparadores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-06) Abu Hasna, Amjad [UNESP]; Carvalho, Cláudio Antonio Talge [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os cimentos biocerâmicos possuem diversas aplicações clinicas na área de endodontia. Este estudo teve como objetivo avaliar a ação antimicrobiana do cimento de cinco óxidos minerais “5MO”, do agregado trióxido mineral “MTA” que já é um material consagrado, como também do agregado trióxido mineral reparador de alta plasticidade “MTA HP”, e comparar a capacidade dos mesmos na eliminação de microrganismos anaeróbios, comumente encontrados em infecções endodônticas primárias por meio de teste de MTT; avaliar e comparar também a biocompatibilidade dos mesmos através testes de citotoxicidade de MTT sobre cultura de macrófagos de camundongos (RAW 264.7) e osteoblastos (MG-63); avaliar a composição química dos mesmos através da microscopia eletrônica de varredura “MEV” acoplada a espectroscopia de raios X por dispersão em energia “EDS ou EDAX” e avaliar a fase por difração de raios-X “DRX”; além de avaliar a sua radiopacidade. Neste estudo, foi observada a atividade antibiofilme efetiva dos grupos experimentais sobre alguns microrganismos anaeróbios incluindo Porphyromonas gingivalis, Porphyromonas endodontalis, Parvimonas micra, Fusobacterium nucleatum e Prevotella intermedia, por outro lado, os mesmos foram biocompatíveis sobre os macrófagos e osteoblastos após 5 min de contato. Além disso, foram encontrados principais componentes químicos em que a presença de titânio, enxofre e potássio e a ausência de tungstênio no 5MO o torna diferente do MTA e do MTA HP, e a presença de estrôncio no MTA HP o torna diferente do 5MO e do MTA. Todos os biocerâmicos avaliados apresentaram uma radiopacidade adequada para serem utilizados clínicamente de acordo com o protocolo para radiopacidade de materiais dentários, publicado pela International Standards Organization (ISO). Sendo assim, os cimentos biocerâmicos 5MO, MTA HP, e MTA possuem ação antimicrobiana efetiva contra todos os microrganismos anaeróbios analisados, são biocompatíveis, possuem componentes químicos em comum, e possuem radiopacidade adequada para o uso clínico de material dentário.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito do material restaurador na resistência à fadiga e distribuição de tensão em facetas palatinas em caninos superiores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-10) Tanaka, Isabela Vitelli [Unesp]; Bottino, Marco Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi comparar, por meio de ensaio de resistência à fadiga, materiais cerâmicos de diferentes graus de dureza para confecção de facetas palatinas no restabelecimento da guia canina em caninos humanos e analisar a tensão superficial por elementos finitos. Foram confeccionados 45 preparos anatômicos padronizados com desgaste uniforme de 1,2 mm de espessura. Os preparos foram escaneados, as restaurações foram desenhadas e fresadas em cerâmica vítrea reforçada por polímero (CVRP, VITA Enamic), cerâmica à base de silicato de lítio reforçado por zircônia (ZLS, VITA Suprinity) ou zircônia tetragonal estabilizada por óxido de ítrio de alta translucidez (YZHT, VITA YZ HT). Os preparos dentais foram condicionados, as restaurações foram tratadas de acordo com as recomendações dos fabricantes, e cimentados adesivamente. Em seguida, 3 espécimes de cada grupo foram testados monotonicamente para determinação dos parâmetros de fadiga. As médias do teste monotônico foram respectivamente para CVRP, ZLS e YZHT os valores de 674,18N, 560,58N e 918,98N. Foi realizado o ensaio de vida acelerado stepwise stress até a fratura dos espécimes ou até a suspensão do ensaio após 1,2 x 106 ciclos. Em relação a sobrevivência, pelo método de Kaplan-Meir, CVRP apresentou resultados para média e mediana de 245,21 e 225, respectivamente; ZLS teve média de 175,76 e mediana de 168 e YZHT com média de 383,30 e mediana de 366. Em relação ao método de Weibull, CVRP apresentou resultados de 5,43 e 264 para forma e escala, respectivamente; ZLS teve 36,14 para forma e 380,67 para escala; e YZHT apresentou 4,95 para forma e 417,38 para escala. As facetas palatinas também foram avaliadas em modelos computacionais por meio da análise de elementos finitos. Sendo calculado maior valor de tensão para YZ HT, ZLS, CVRP respectivamente. É possível concluir que todos os materiais testados apresentam a possibilidade de serem utilizados para reabilitação na face palatina de caninos superiores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Preparos cavitários feitos com piezolétrico associado à insertos de diamante: relação entre a profundidade do preparo e sensibilidade operatória
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-06) Samico, Renata de Paula [UNESP]; Nishioka, Renato Sussumu [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo avaliou a realização de preparos cavitários em um grupo de pacientes, utilizando-se piezoelétrico associado à insertos de diamante. Foram selecionados apenas dentes posteriores, e as restaurações realizadas foram do tipo Classe I ou II, sem envolvimento de cúspides. Os pacientes responderam à um questionário elaborado sobre a história odontológica prévia, e dados sobre o uso do piezoelétrico durante a pesquisa foram coletados. Todos os procedimentos clínicos foram iniciados sem a utilização prévia de anestésico, para que se mensurasse a sensibilidade ao uso do piezoelétrico associado à insertos de diamante, em comparação com as experiências anteriores com outros instrumentos do tipo rotatório. Os preparos foram avaliados com relação à mensuração das profundidades e sua relação com a sensibilidade apresentada durante a execução dos mesmos. Foram realizados 119 preparos, avaliando a profundidade e a sensibilidade de cada um. Grupo 1(entre 0 e 1); Grupo 2 (2); Grupo 3(3). Os testes de Wilcoxon Mann-Withney, Teste t e Kruskal Wallis foram utilizados em cada um dos grupos sensível (2 e 3) e não sensível (Grupo 1), com nível de confiança a 95% (p≤5/ α= 0.05), e na comparação desses entre si. Essa análise foi complementada com o teste de Tuckey, de variância à um parâmetro, onde também não houve diferença significativa. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas entre os grupos, de forma que na amostra não foi possível identificar correlação entre a profundidade média das intervenções e o nível de sensibilidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência da posição dos implantes em maxilar e condição de carga na distribuição de tensão em implantes de prótese de arco completo: 3d-fem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-25) Grande, Mateus Favero Barra [Unesp]; Nishioka, Renato Sussumo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Efeito da distância entre os pilares anteriores dos implantes no desempenho biomecânico da prótese implanto-suportada ainda não está claro. Este estudo avaliou o tratamento com seis implantes em termos dos efeitos biomecânicos da distribuição dos implantes na maxila edêntulo, usando a análises de elementos finitos. Os modelos de elementos finitos in vitro, foram construídos a partir de um manequim pré-existente com a colocação de implantes hexágono externo, bem como uma estrutura de Cobalto-Cromo em um manequim edêntulo. Três foram analisados: Grupo A em implantes inseridos na região de caninos, primeiro pré-molares e segundos molares. Grupo B em implantes inseridos na região de primeiro pré-molar, primeiro molar e segundo molar e grupo C em segundo pré-molar, primeiro molar e segundo molar. As cargas foram aplicadas na área dos incisivos centrais (100N), primeiro pré-molar (300N) e nos segundos molares (300N). Para as simulações dos elementos finitos foram analisando os picos de tensões de von-Mises no implante e no osso cortical circundante. Todos os resultados registrados relataram valores mais altos para a prótese implanto-suportada no grupo C em comparação com os grupos A e B. O valor de tensão máxima para os três grupos foi na prótese do grupo C (4,4 × 102 Mpa) e nos parafusos (2,5 × 102 Mpa), já os menores foram no grupo A (2,08 × 101 Mpa), Em ambos os grupos, independentemente da magnitude e direção de carregamento, as tensões máximas registradas de von Mises dos implantes e deslocamento da prótese foram menores no grupo A. Concluindo que a presença dos implantes mais distalizados resultou em tensões mais altas quando a aplicação de carga na região anterior da prótese implanto-suportada.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito de aplicações de vidro e prata nas propriedades mecânicas, de superfície, formação de biofilme e viabilidade celular sobre zircônia monolítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-15) Ribeiro, Amanda de Oliveira Pinto [Unesp]; Marinho, Renata Marques de Melo [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo avaliou o efeito de aplicações de vidro na zircônia, com e sem prata, na rugosidade, formação de biofilme, viabilidade celular e resistência flexural com objetivo de produzir um material cerâmico com prata efetivo contra microrganismos e eficiente mecanicamente. Foram confeccionadas amostras de zircônia T (VITA Zahnfabrik, Alemanha) divididas em: YZ polida (P); YZ com glaze (G); YZ com vidro de infiltração (INF); YZ com vidro de prata 5% (Ag5); YZ com vidro de prata 4% (Ag4); YZ com vidro de infiltração + vidro de prata 5% (INF-Ag5); YZ com vidro de infiltração + vidro de prata 4% (INF-Ag4). Os espécimes foram submetidos a testes de rugosidade média (Ra) (n=15) ; energia livre de superfície (n=5); contagem de unidades formadoras de colônia (log UFC/mL) (n=8); microscopia eletrônica de varredura (MEV) (n=2) e citotoxicidade (ensaio de MTT) (n=8). Além disso, foi avaliada a resistência à flexão de todos os grupos (n=30). O grupo Ag5 obteve maior rugosidade e menor aderência de biofilme comparado aos demais grupos. Através da ELS, observou-se que todos os grupos apresentaram comportamento parcialmente hidrofílico. Na UFC, os grupos contendo prata inibiram o crescimento de Candida albicans, o grupo Ag5 inibiu Streptococcus mutans e nenhum grupo foi efetivo contra o Streptococcus sanguinis. Na avaliação qualitativa feita através do MEV, houve menor crescimento de colônias no grupo Ag5 quando comparado aos grupos controles (Polido; Glaze; Vidro de Infiltração), tanto para C. albicans quanto para S. mutans. No MTT, os grupos Ag4 e INF-Ag4 obtiveram 49% e 35,4% de viabilidade celular, sendo semelhante significativamente ao glaze comercial que apresentou 47,13%; Ag5 apresentou 16,2% e INF-Ag5 21,39% (p<0,05). A aplicação do vidro de prata conduziu à menor resistência flexural quando comparada aos grupos sem prata, o que foi compensado pela infiltração de vidro na amostra pré-sinterizada que elevou a resistência do material pela formação de uma interfase zircônia-vidro. Concluiu-se que o grupo Ag5 obteve maior efeito antimicrobiano contra C. albicans e S. mutans, os grupos Ag4 e INF-Ag4 foram os menos citotóxicos e o grupo INF foi o mais resistente à fratura.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise estrutural comparativa de dentina humana em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-03) Moreira Júnior, Cláudio [UNESP]; Gonçalves, Sérgio Eduardo de Paiva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O câncer de cabeça e pescoço está entre as neoplasias mais prevalentes, sendo seu tratamento realizado por cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação destes, dependente de fatores como tipo e localização. O método radioterápico destaca-se por ser um método menos invasivo, com possibilidade de regressão da doença e prevenção de possíveis reincidências. Porém, mudanças estruturais e morfológicas podem acontecer nos tecidos duros dentários ao serem irradiados durante o tratamento. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar “in vivo” a influência da radioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço sobre a estrutura da dentina humana. Foram utilizados dentes extraídos por motivos periodontais e/ou sujeitos a gerar processos infecciosos graves em caráter de urgência, tanto de pacientes que realizaram radioterapia devido ao diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço, como de pacientes saudáveis, aos quais foram separados em dois grupos: Controle (n=12 dentes - dentina de pacientes saudáveis); Irradiado (n=12 dentes - dentina de pacientes irradiados). Os dentes foram seccionados ao meio, obtendo-se duas metades (n=24) para cada grupo. Ambos os grupos (n=24) foram analisados por técnicas não destrutivas: análises de Microdureza de Superfície (MDS), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios X (EDS); e os dados obtidos através de EDS foram correlacionados, realizando sua validação matemática, com análise de Fluorescência de Raios X. A análise de MDS não encontrou diferenças significativas; a análise por MEV encontrou diferenças visuais significativas entre as imagens obtidas; a análise por EDS encontrou diferenças significativas nas comparações entre Cálcio e Fósforo (p=0,000 e p=0,037, respectivamente), evidenciando redução de Ca e aumento de P no grupo que sofreu radiação. A correlação matemática foi validada, com padrões satisfatórios de aceitabilidade da precisão e da exatidão na técnica utilizada.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo biomecânico das microdeformações ao redor de pilares protéticos para próteses multíplas sob carregamento não axial estático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-12) Silva, Jhenifer Rodrigues [UNESP]; Nishioka, Renato Sussumu [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo analisar a microdeformação ao redor de implantes, geradas por cargas não axiais estáticas, em pilares protéticos minipilar e cônico (CMN) em prótese múltipla de três elementos, por meio da extensometria. Foram confeccionados dez blocos em poliuretano para cada grupo avaliado (n=20). Cada bloco recebeu três implantes na configuração “off set”, seus respectivos pilares protéticos (CMN ou minipilar) e uma prótese múltipla de três elementos (n=20). Foram colados quatro extensômetros na superfície de cada bloco tangenciando cada implante para a realização dos ensaios. Para cada bloco foi fundida uma prótese múltipla de três elementos em Liga NiCr (n=20). Foi utilizado um dispositivo de aplicação de cargas com carga de 30 kgf sobre os pontos C, D, E e F durante 10 segundos, sob três repetições, seguindo um esquema fatorial de: 2 x 3. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente através do teste RM ANOVA dois fatores e teste t em duas amostras em par para médias (p<0,05). No minipilar a maior média de microdeformação (1369,68με) foi observada no extensômetro 4 (EG4), quando aplicada carga no ponto de aplicação F. Enquanto que a menor média de microdeformação (473,29 με) foi observada no extensômetro 3 (EG3), quando aplicada carga no ponto de aplicação C. Já no pilar CNM, a maior média de microdeformação (1418,64με) foi observada no extensômetro 4 (EG4), quando aplicada carga no ponto de aplicação F enquanto a menor média de microdeformação (550,53 με) foi observada no extensômetro 1 (EG1), quando aplicada carga no ponto de aplicação C. O estudo concluiu que os pilares CMN apresentaram comportamento biomecânico compatíveis aos minipilares. Portanto, o componente não axial do pilar CMN parece não contraindicar sua utilização suportando próteses múltiplas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da resistência à flexão 4 pontos e tolerância a defeitos superficiais de vitrocerâmica de dissilicato de lítio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-11) Campaner, Larissa Mendes [Unesp]; Borges, Alexandre Luiz Souto [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo principal deste estudo foi avaliar a influência de diferentes formatos de defeitos superficiais controlados na resistência à flexão em 4 pontos da vitrocerâmica de dissilicato de lítio. Para isso, o estudo foi dividido em dois experimentos, in silico e in vitro. Uma barra para ensaio de flexão 4 pontos foi modelada em CAD e exportada para software CEA para simulação de Análise Estática Estrutural Mecânica por meio do método de elementos finitos. Já para o experimento in vitro, foram confeccionados espécimes em formato de barra a partir de blocos de vitrocerâmica de dissilicato de lítio, que foram divididos em 3 grupos experimentais (n=5) de acordo com o formato do defeito: GC – Nenhum; GE – Defeito esférico em superfície; GP – Defeito pontiagudo em superfície. Para avaliar a morfologia, dimensão dos defeitos introduzidos e rugosidade da superfície do dissilicato de lítio, foram realizadas microscopias eletrônicas de varredura (MEV) e análise por perfilometria óptica 3D. Foi realizado ensaio de resistência à flexão 4 pontos para determinar a resistência à flexão dos espécimes de cada grupo experimental. O grupo controle (GC) apresentou resistência à flexão em 4 pontos média de 217,1 ± 38,2 MPa já os grupos defeito pontiagudo (GP) e defeito esférico (GE) apresentaram resistência à flexão em 4 pontos média de 61,6 ± 2,8 MPa e 186,7 ± 29,4 MPa. A análise qualitativa realizada por microscopia eletrônica de varredura nos espécimes do grupo GP1 possibilitou a visualização de defeitos que apresentam diversas quinas e vértices, além de quatro trincas extensas na superfície do material, localizadas nos vértices da base quadrangular da pirâmide. A partir da análise por perfilometria óptica 3D, observou-se que o grupo controle (GC) apresentou rugosidade média de 0,0614 ± 0,0127 µm, enquanto o grupo defeito pontiagudo (GP) apresentou rugosidade média de 0,0730 ± 0,0313 µm. A partir da análise pelo método de elementos finitos simulando o teste de flexão em 4 pontos, observou-se que o valor de tensão máxima principal atingido pelo grupo controle (GC) foi 108,0 MPa, enquanto o grupo defeito pontiagudo (GP) e o grupo defeito esférico (GE) atingiram valores de tensão máxima principal de 292,0 MPa e 205,5 MPa respectivamente. Para a análise do comportamento mecânico de uma restauração indireta do tipo table-top em dissilicato de lítio e a influência do formato do defeito pelo mesmo método, observou-se que o defeito pontiagudo (GP) apresentou o maior valor de tensão máxima principal, de 284,6 MPa contra 266,15 para a restauração com defeitos esféricos. A restauração sem defeitos presentes obteve valor de 254 MPa. Concluiu-se que os defeitos superficiais promovem a diminuição da resistência à flexão da vitrocerâmica de dissilicato de lítio, sendo o defeito pontiagudo mais prejudicial que o defeito esférico.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito de vernizes à base de copolímeros do polimetacrilato na proteção contra o desgaste dental erosivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-06) Santos, Tamires Maria de Andrade; Borges, Alessandra Bühler [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O aumento da prevalência de desgaste dental erosivo nos últimos anos, que apresenta uma etiologia multifatorial, se deve principalmente à mudança no estilo de vida das populações em geral. Assim, o diagnóstico precoce e a adoção de medidas preventivas são essenciais para o controle deste problema. Os copolímeros do polimetacrilato apresentaram um promissor potencial anti-erosivo associado a soluções fluoretadas em estudos prévios de nosso grupo de pesquisa. Abordagens adicionais envolvem o uso de agentes aplicados em consultório, que podem estar associados a concentrações mais elevadas de agentes fluoretados. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a efetividade de uma nova formulação experimental com agentes formadores de película bioadesiva à base de copolímeros do polimetacrilato, bem como a associação destes ao fluoreto de sódio (F) em proteger o esmalte dental frente a desafios erosivos e abrasivos. Amostras de esmalte bovino polidas foram preparadas e os perfis superficiais iniciais determinados por meio de um perfilômetro de contato. Foi realizada então a desmineralização do esmalte (ácido cítrico 0,3%, pH 2,6- 5 min) para simulação da erosão inicial e nova leitura de perfil. Os espécimes foram estratificados para receberem os tratamentos de acordo com os seguintes grupos (n= 15): Controle negativo (água ultrapura); verniz comercial (Duraphat – NaF – 22600 ppm F-); formulação experimental à base de copolímero catiônico aminometacrilato (AMC) (Eudragit E100 – 15%); formulação experimental à base de copolímero aniônico metilmetacrilato (MMC) (Eudragit L100- 15%). As formulações experimentais foram ainda testadas associadas ao fluoreto de sódio (NaF – 22600 ppm F-). Os produtos foram aplicados sobre a superfície dos espécimes e foi realizada novamente a leitura do perfil para mensuração da espessura da camada de tratamento aplicada sobre o esmalte. Estes foram então armazenados em saliva artificial por 6 h. Foi então realizada a ciclagem erosiva-abrasiva, com imersão em ácido cítrico a 0,3% (5 min) intercalado com saliva artificial (1h). A abrasão foi realizada após o primeiro e último desafio erosivo diários. Foram realizadas leituras de perfil após o 1º, 3º, 5º, 7º e 9º dias de ciclagem para determinação da perda do esmalte (em µm), comparando-se os perfis obtidos após a erosão inicial e após a ciclagem. Adicionalmente, foi mensurada em espécimes adicionais tratados, a quantidade de flúor fracamente adsorvido à superfície do esmalte (solúvel em KOH), utilizando eletrodo específico (dados em µg/cm²). Foram utilizados os testes ANOVA e Tukey (5%) para os dados medidos ao final da ciclagem. Os dados de perda superficial (média±desvio-padrão) obtidos com os copolímeros AMC (-11,23 ± 3,50)b e MMC (-11,26 ± 2,38)b mostraram potencial protetor significantemente maior do que o controle negativo (-18,31±2,62)a. Os menores valores de perda de esmalte foram observados para os grupos Duraphat (-4,56±1,78)c, AMC+F (-6,26±1,79)c e MMC+F (-7,03±2,49)c, sem diferença significante entre eles (p<0,05). Para o teste adicional de concentração de flúor solúvel em KOH, foram aplicados os testes não paramétricos de Kruskal Wallis e de comparações múltiplas de Dunn (5%). O controle negativo apresentou valores (mediana / distância interquartil) significantemente menores de flúor adsorvido ao esmalte (0,90 / 0,43-1,04)a comparado aos demais. Observou-se maior valor de mediana para o grupo MMC+F (27,42 / 18,30-29,73)b do que para o AMC+F (6,50 / 5,48-8,71)c e o valor obtido para o Duraphat foi intermediário (9,15 / 7,97-14,95)bc. Concluiu-se que os copolímeros do polimetacrilato foram capazes de diminuir a perda do esmalte, apresentando potencial protetor similar ao do Duraphat quando associados ao fluoreto de sódio. O copolímero aniônico (MMC) proporcionou formação de maior quantidade de flúor adsorvido ao esmalte do que o copolímero catiônico (AMC), sendo ambos similares ao verniz comercial Duraphat.