Teses - Artes - IA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 126
  • ItemTese de doutorado
    Acesso e diversidade na era digital: um estudo de caso da digitalização do parque exibidor de cinema no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-14) Andrietta, Gabriela [UNESP]; Simis, Anita [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho analisou as mudanças que a digitalização proporcionou, tanto na comunicação, como na cultura. Havia a expectativa que, na Era digital, os avanços tecnológicos poderiam acelerar o processo de desintermediação entre os produtores e os consumidores culturais, ampliando o acesso e democratizando a cultura e a informação. No entanto, o processo de digitalização foi entregue à lógica do capital e as empresas detentoras das plataformas digitais reestruturaram o mercado e introduziram um modelo baseado na reintermediação. Os grandes conglomerados também abandonaram o modelo de fusões e aquisições, característico da convergência, e optaram pela deconvergência, processo no qual as empresas se desfizeram de processos que não são centrais às suas atividades, o que precarizou a produção independente de cultura e facilitou o monopólio de grandes empresas. Para analisar a mudança de um paradigma tecnológico nesse processo de modernização, foi realizado um estudo de caso da passagem dos projetores analógicos para os digitais do parque exibidor de cinema no Brasil. Foram realizadas entrevistas com formuladores de políticas públicas da Ancine, com importantes agentes do mercado de exibição e de distribuição e levantadas as principais notícias e matérias do setor no período analisado. A conclusão foi que não se concretizaram as expectativas de ampliação do acesso às salas de cinema e da diversidade de filmes exibidos, pois há limites estruturais para que a regulação proporcione um equilíbrio de mercado. A pandemia e o avanço do streaming prejudicaram ainda mais o mercado exibidor, que está cada vez mais imerso em um ambiente desregulamentado e concentrado.
  • ItemTese de doutorado
    Habitar, mediar, construir: o encantamento do mundo pelo livro ilustrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-06) Favoreto, Fabiana Pedroni [UNESP]; Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No centro desta tese estão livros ilustrados e livros infantis, a experiência da leitura e as formas como esses objetos realizam a mediação entre o mundo e quem o percebe. Para aconchegar esse centro nervoso da pesquisa, abraço (e aceito) a mistura entre vários tipos de escrita: a acadêmica, mais formal e objetiva, por vezes fria e truncada; a poética, desprendida e semanticamente aberta; a autoficção, com todas as tensões entre fatos, memórias, imaginação e desejos; e as imagens, com sua natureza simultaneamente íntima e conflitante com a investigação das palavras. Esse abraço de múltiplas formas de escrita apresenta-se como um conjunto de ensaios desprovido de hierarquia e linearidade. É possível acessar essa tese a partir de qualquer capítulo. Há quatro ensaios principais. Em cada um deles, desenvolvem-se análises, descrições, relatos e construções poéticas sobre livros (ilustrados, infantis, de artista) e outras obras relacionadas a eles. Contrários à ideia de afastamento para análise, esses ensaios giram em torno da minha experiência como leitora, escritora, artista e pessoa comprometida com a manutenção do encantamento do mundo. Tal conceito, que atravessa essas páginas, por letras ou imagens, considera que as primeiras décadas do século XXI sofrem com o desencantamento do mundo. Algo inevitável, dada a hegemonia dos pressupostos neoliberais e do capitalismo tardio para a percepção e interpretação da realidade, em quase todas as instâncias e fases de nossas vidas. Frente a essa conjuntura, o objetivo desta pesquisa se revela como o debate e a melhor compreensão das possibilidades de o livro ilustrado mediar o processo de encantamento do mundo. Tal objetivo contém processos que lhe são necessários: (i) exercitar e alargar os conceitos de livro ilustrado, livro-imagem e ilustração; (ii) tensionar a materialidade do livro ilustrado com o campo artístico; (iii) investigar a experiência de habitar a arquitetura do livro; (iv) investigar o livro ilustrado como mediador de um mundo encantado. Assim, de início, este trabalho se dedica aos livros para a infância. Aos poucos, os objetos de análise perdem o adjetivo “infantil”, mas permanecem na construção de uma poética singular. Ora em diálogo com a infância, ora em relação mais estreita com o mundo institucionalizado das Artes. Condizente com tais ideias, compreendo este trabalho como uma casa-tese e a organizo a partir de um mapa poético. Cada um dos quatro cômodos-ensaios da casa-tese possui uma palavra-chave, um chão que sustenta os pensamentos. Você pode partir do Chão da Memória, que apresenta livros que lidam com o encantamento através das paredes da memória. Pode partir do Chão do Corpo, que apresenta a materialidade do livro como elemento central para despertar relações mais íntimas de leitura. Há o Chão do Mundo Sensível, que estende as relações corporais para a ambientação e faz brotar cantos. E há o Chão de Construção, onde a poesia brota das brechas. Ali, o habitar é discutido dentro de uma ação construtiva. A reconexão ao passado, a percepção de si, o pertencimento ao mundo ou o desdobramento, mediados pelos livros ilustrados, são caminhos potentes para encantar ou reencantar.
  • ItemTese de doutorado
    Artista S.A.: em busca da origem da ideia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-06) Fiera, Katia Fernanda; Khouri, Omar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese trata da jornada da artista em busca da materialização de suas ideias. O que proponho evidenciar por meio da busca da origem de uma ideia é como artistas contemporâneos atuam com parceiros que os auxiliam nestas concretizações. São estes parceiros que eu chamarei aqui de S.A. Entender a importância destas parcerias e de como, a medida que artistas ampliam o número de seus colaboradores eles adquirem mais meios e oportunidades de atuação. Ao mesmo tempo em que parcerias não podem ser desprezadas, elas provam que não existem artistas independentes. À medida que a pesquisa foi se aprofundando compreendi que Artista S.A. trata de um estudo de caso da minha própria atuação como artista visual, professora e empreendedora individual e como surgem as redes de troca e articulação entre indivíduos, a fim de fomentar o cenário artístico. A pesquisa contempla a implementação de um selo editorial, a produção de publicações e a apresentação da própria tese como uma publicação de artista.
  • ItemTese de doutorado
    Projeto Ser Âmica: mais Ateliês, menos UTIs - Oficinas de cerâmica na comunidade Artur Alvim - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Pereira, Elainy Mota [UNESP]; Dalglish, Lalada [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese versa sobre a importância de projetos socioculturais em comunidades de risco com o intuito de apontar caminhos que minimizem abismos sociais presentes em nossa sociedade. Através das oficinas de cerâmica, recurso utilizado na formação psicossocial de crianças e adolescentes, foram pesquisadas algumas possibilidades da materialização de novas perspectivas de vida para transpor os umbrais do cotidiano de jovens em situação de vulnerabilidade social. O fio condutor deste trabalho foi o projeto Ser Âmica, fruto de minha criatividade e idealização. Quando o criei, não imaginava que um projeto social focado em atendimentos gratuitos através da Arteterapia pudesse crescer e atravessar a metamorfose para um projeto autossustentável - processo ocorrido simultaneamente à pandemia da covid-19 entre 2020 e 2022. A observação do desenvolvimento dos partícipes ao longo da existência do Ser Âmica, criado em 2007, se fez objeto de atenção para o mapeamento dos egressos que utilizaram o projeto como ponte entre as fronteiras internas e externas, além de fonte para superação dos próprios limites. O presente trabalho visa a territorialização de possíveis rumos para a sustentabilidade, considerando o potencial de ação do projeto Ser Âmica sobre a transformação pessoal, construção da identidade, trabalho vocacional, resgate da autoestima e promoção do conhecimento dos seus atendidos como ingressos ou egressos do projeto.
  • ItemTese de doutorado
    A Poética do barro: um estudo sobre Ivone Shirahata, Kukuli Velarde e Alexandra Engelfriet
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-23) Garcia, Simone Cristina [UNESP]; [UNESP]; Nascimento, José Leonardo do [UNESP]; Dalglish, Geralda M. F. Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese tem como objetivo estudar o uso do barro como protagonista criativo e matéria-prima principal das poéticas de três artistas contemporâneas: Ivone Shirahata, Alexandra Engelfriet e Kukuli Velarde. O critério de seleção das artistas abordadas, se deu no reconhecimento da originalidade e autenticidade do trabalho, sendo fruto de pesquisa, envolvimento pessoal das artistas com o material e na transcendência dos limites técnicos conhecidos/aceitos numa produção tradicional de cerâmica: o destino mais comum do barro. Suas obras ofereceram uma abertura para um estudo mais complexo entre filosofia e arte a partir do pensamento de Merleau-Ponty. As artistas não referenciam o filósofo, mas isso não gerou um conflito nas reflexões porque os procedimentos, as pesquisas e o conjunto das obras resultam da relação profunda com o corpo sendo ele operante com o barro, porque toda técnica é uma técnica do corpo. Cada uma em seu lugar de fala, mas todas se debruçam numa memória particular. As vivências originaram a partir de um corpo sensível, consciente e primordial no ato da criação. Por isso, a fenomenologia ofereceu a fundamentação para uma análise mais íntima e complexa, porém, nada conclusiva.
  • ItemTese de doutorado
    Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-25) Bado, Lilian [UNESP]; Spaniol, José Paiani [UNESP]; Valente, Agnus [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Curadoria Híbrida: curador(a) - artista - ambiente constitui-se de estudos de caso dos processos criativos de seis edições de Campo Minado - Programa de Exposições, um conjunto de eventos de Artes Visuais que ocorrem desde 2013, com curadoria desta pesquisadora. Com características itinerantes, esse programa efetiva-se com o trabalho colaborativo entre curadora e artistas, que juntos criam um ambiente para exposição e programação, com o intuito de promover o encontro entre artista, obra e público. A pesquisa se apoia também em estudos de caso sobre curadoria, focados em trajetória de curadores que influenciam a cena nacional e internacional, com recorte da história recente da curadoria como contexto para estudos de curadoria híbrida, destacando-se depoimentos de três curadores contemporâneos, como Lisette Lagnado, Carolyn Christov-Bakargiev e Okwui Enwezor, com curadorias na Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel; e dois precursores da curadoria em Arte Contemporânea, Harald Szeemann e Walter Zanini, com entrevistas a Terry Smiths e Hans Ulrich Obrist; bem como textos críticos de Jeannine Tang e João Ribas sobre curadoria, e Adrian George sobre a função do curador. A base teórica da pesquisa sobre curadoria híbrida desenvolve-se no contexto do Hibridismo em Artes, enquanto misturas no processo criativo, articulando os conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de Agnus Valente. Como resultado dos estudos empreendidos, o caráter híbrido de minha curadoria confirma-se em duas modalidades, a saber, hibridações de sistemas e predominantemente de poéticas. Na hibridação de sistemas, ocorre a mistura de sistemas artísticos e não-artísticos, tanto no âmbito do evento expositivo, composto por obras em diversas linguagens como Artes Visuais, Cinema, Música, Literatura, Performance etc.; quanto no âmbito da programação interdisciplinar do evento, envolvendo palestras, Conversa com Artistas, workshops e outras atividades educativas; como também no âmbito de minha atuação curatorial, como curadora, produtora, mediadora, crítica e artista expositora simultaneamente, e, finalmente, de minha proposta curatorial, na qual destaca-se a hibridação entre Arte e Filosofia, com inspiração nos conceitos de Ambiente, de Hélio Oiticica, e de Liberdade, de Jean-Paul Sartre. Na hibridação de poéticas, minha curadoria híbrida caracteriza-se pela prática curatorial colaborativa com os artistas, que participam do processo, numa espécie de co-criação. Compartilhamos as funções, numa hibridação interformativa, num processo que amalgama as formas de ser e de criar da curadora e dos artistas no perfil curatorial do evento. O estudo averigua a relação interpessoal dos agentes da rede como principais caminhos da curadoria e o modo como se dão essas relações entre curadores, artistas e instituições, apresentando a curadoria híbrida como uma solução para exposições de Arte Contemporânea, como prática alternativa aos processos institucionalizados ou historicamente estabelecidos. O presente texto demonstra a importância do trabalho do curador no universo da Arte Contemporânea e, nesse contexto, busca identificar o diferencial do meu processo que nomeio como Curadoria Híbrida, conceito que, nesta tese, apresento como contribuição teórico-prática para os estudos de Curadoria e Práticas Curatoriais.
  • ItemTese de doutorado
    Escultura e gravidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Costa, Lucas Ribeiro de Melo [UNESP]; Spaniol, José Paiani [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa aborda minha produção artística recente, e se desenvolve a partir das características estruturais percebidas com esses trabalhos. São discutidos os efeitos da força gravitacional nessas obras através de uma contextualização do tema em torno de uma tradição escultórica. A abordagem sugere que os procedimentos artísticos, a partir da escultura moderna, assumiram mais frequentemente características instáveis de produção — tensão, risco, impermanência, desequilíbrio etc. A gravidade, portanto, é sugerida nesta tese não apenas como um fundamento estrutural, mas também como um elemento essencial para a leitura das obras tratadas aqui.
  • ItemTese de doutorado
    Cartografias de uma proposta pedagógica para as artes cênicas: narrativas, rascunhos e correspondências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-28) Ildefonso, Élder Sereni [UNESP]; André, Carminda Mendes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa se estabeleceu pela investigação sobre a vivência de propostas pedagógicas e itinerários formativos em artes cênicas, desenvolvidos a partir da valorização da dimensão ritualística do espaço da sala de aula e dos saberes marginalizados entendidos como processos de construção epistemológicos do Sul. Para tal, foi utilizada a metodologia cartográfica, que propulsionou a criação de mapas afetivos entre o pesquisador/professor, o espaço, o campo da pesquisa e os/as estudantes. A escrita da tese está dividida em três partes: narrativas, hypomnemata (caderno de anotações) e correspondências, evidenciando a compreensão de construção de conhecimento a partir da relação entre os corpos e suas singularidades. Na construção desse processo cartográfico, portanto, o corpo se constituiu enquanto ponto de cruzamento entre todas as práticas e reflexões, tendo como referência principal as discussões sobre o cuidado de si tratadas por Michel Foucault. A partir das diversas camadas narrativas, revelou-se uma abordagem pedagógica do afeto; do espaço; das memórias; do ritual cênico; da singularidade em coletivo e da precariedade. Por fim, a pesquisa foi demarcada historicamente por atravessar a maior crise sanitária mundial do último século, trazendo, deste modo, um depoimento de como educação e arte se reinventaram na dimensão convivial e tecnovivial.
  • ItemTese de doutorado
    Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Silva, Taisa Nogueira [UNESP]; Oliveira, Pelópidas Cyprianno de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho parte da compreensão sobre as apropriações artemidiáticas dos ambientes artísticos e suas ressignificações: na galeria de arte, na sala de aula e no ambiente urbano, bem como visa observar as relações entre a percepção humana na compreensão espaço por suas barreiras físicas e simbólicas por meio de múltiplas convergências entre arte, educação e trabalho. Este estudo visa compreender as formas de manifestação artísticas de forma dimensional, juntando o estudo da história da arte ao campo do estudo perceptivo: da unidimensionalidade à quinta dimensão, ampliada no ambiente virtual e no ambiente físico (real) em sala de aula. A tese na linha de pesquisa “Processos e Procedimentos Artísticos” aqui também compreendida como trabalho equivalente em artes, o livro de artista, que permite uma contemplação poética da observação do ateliê-laboratório sob o prisma educação – trabalho e sua configuração espacial. A metodologia se baseia na definição conceitual de novos paradigmas na esfera da educação, trabalho e cultura, conceitualmente abordado na esfera acadêmica pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. A relevância desta pesquisa se dá na medida em que relata processos e procedimentos artísticos desenvolvidos num período crítico de contenção devido a pandemia global de Covid-19 que limitou as relações sociais de ambientes físicos à ambientes virtuais.
  • ItemTese de doutorado
    A integração artes visuais e arquitetura: um estudo de murais na cidade de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Monticelli, Juliana [UNESP]; Khouri, Omar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como tema a integração arte e arquitetura no modernismo brasileiro e seus desdobramentos na cidade contemporânea. O objeto escolhido para esta pesquisa foram murais na cidade de São Paulo, realizados nas últimas décadas do século XX até à atualidade, momento em que ocorreu uma expansão da arte pública e como consequência da arte mural, com a herança moderna. Para estudar e analisar esses murais, após um primeiro levantamento do muralismo paulista, foram selecionados quatro artistas com obras murais abstratas espalhadas pela cidade, sendo eles: Claudio Tozzi, Tomie Ohtake, Burle Marx e Maria Bonomi. A escolha dos murais abstratos ocorreu após um primeiro levantamento e estudo das vanguardas de matriz concreta, no qual ficou entendido que esses murais estabelecem uma conexão maior com a arquitetura, em relação à linguagem visual comum que possuem. O objetivo deste trabalho é demonstrar como se dá a integração entre os murais abstratos, a arquitetura e sua relação com a paisagem urbana na cidade de São Paulo. Como metodologia de pesquisa foram escolhidos dois autores para dar embasamento às questões da percepção do mural e sua relação com a arquitetura e a cidade: Maurice Merleau-Ponty, com a teoria da percepção, ajudando a dar suporte no entendimento de como ocorre a percepção do indivíduo através de uma obra que está inserida no contexto urbano, e que, portanto, é apreendida por um corpo em movimento, e a teoria da percepção visual desenvolvida por Rudolf Arnheim, a partir da Gestalt, para analisar os murais através de seus elementos visuais. O desenvolvimento do estudo foi feito pela observação direta, registro fotográfico e entrevistas, processos estes realizados em quatro dos locais com os murais escolhidos. A relevância da presente pesquisa se demonstra, pois, apesar de já existirem trabalhos que tratam das obras murais modernistas em São Paulo, ainda faltam estudos que tratem da evolução do muralismo após o período moderno e que analisem a arte mural junto à arquitetura, pensando como esta integração é um elemento de qualificação da paisagem urbana e de democratização da arte na cidade.
  • ItemTese de doutorado
    Reimaginando a expressão simbólica: o dia que a epistemologia cruzou o meu caminho
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-28) Rodrigues, Valeria Elisabete [UNESP]; Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Inspirada nos conceitos de hibridismo, esta pesquisa indica um percurso de investigação e experimentação em torno das ideias de imagem, imaginação, expressividade, encontros e partilhas para explicitar uma abordagem artística expressiva entre a psicologia, a educação artística e a arte, sintetizada na proposta Conhece-te a ti mesmo. De escuta junguiana e arquetípica, tal proposição surge como um espaço-tempo em que as pessoas experimentam, em grupo, reimaginar suas histórias de vida por meio de um conjunto de oficinas artísticas que envolvem linguagens, meios de produção e poéticas com o objetivo de promover o conhecimento de si e das coisas que as cercam. Para a explicitação de uma abordagem contemporânea, no contexto das experiências artísticas expressivas, esta pesquisa, baseada em arte, por meio da minha atuação como artista propositora e professora de oficinas expressivas, revê, reflete e compartilha um percurso conduzido pelo desejo de aprender com e na experiência, apoiado teoricamente nas ideias de Carl Gustav Jung, James Hillman, Jorge Larrosa, Jacques Rancière, Luigi Pareyson, Agnus Valente, Luiza Christov e Norval Baitello Jr., pesquisadores e teóricos que valorizam a potência dos encontros para o desenvolvimento humano e para a construção de conhecimento. Através desta pesquisa, confirmou-se a potência da arte como grande vaso alquímico, em que saberes, recursos e ideias se misturam e produzem algo novo, reimaginado colaborativamente.
  • ItemTese de doutorado
    Duas serras e um rio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-20) Brito, Bruno [UNESP]; Nascimento, José Leonardo do [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho buscou traçar um glossário multidisciplinar acerca do imaginário que paira sobre o Vale do Paraíba e suas cercanias. Tendo como ponto de partida alguns elementos da cultura material e imaterial cabocla como o milho, o monjolo, o porco, a gamela e a própria paisagem, o estudo foi organizado por meio de ensaios e amparado por materiais bibliográficos e iconográficos de naturezas diversas e épocas distintas. Este conjunto de escritos, ora dotados de uma subjetividade empírica ora de referenciais histórico-científicas, tem como objetivo central identificar um possível substrato comum no que diz respeito à formação cultural da região estudada e da gente que nela habita. Embora o trabalho tenha atravessado terrenos de disciplinas variadas, o mesmo está inserido no contexto das Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte e, portanto, buscou revisitar - a fim de ampliar - o debate acerca da região por meio de imagens, sejam elas visuais, textuais ou metafísicas. Por fim, a tese apresentada a seguir visa contribuir para a consolidação de um imaginário sociocultural comum e atualizado, seja para os protagonistas e atores que o vivenciam cotidianamente, seja para os observadores e transeuntes que circulam por este lugar, tão significativo para a formação cultural brasileira.
  • ItemTese de doutorado
    Ato: fundamentos de feitura para danças negras teatrais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-07) Paula, Franciane Salgado de [UNESP]; Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho, proponho a sistematização do fazer-saber para a criação artística em dança a partir de princípios de existência presentes nos modos de vivência e saberes da comunidade-terreiro Inzo Musambu Hongolo Menha – Casa do Arco-Íris, nas reminiscências bantu-kongo presentes nela e num repertório estético de dança teatral contemporânea que perpassa toda a formação e vivências artísticas por mim experienciada. Tendo como pressupostos a compreensão de que somos muntu (ser humano para povos banto); de kalunga (força da criação) como motriz dramatúrgica para apreensão das complexas sutilezas motriciais das danças da tradição de matrizes africanas e das danças teatrais contemporâneas; e da encruzilhada como espaço de amálgama dos gestos, foi elaborada uma série de aulas-laboratórios nomeadas de “Ntoto” (terra), para o despertar de muntu da(o) artista da dança, artista cênico; de “Maza” (água), para assentar seu estado de movência rítmica; de “Ntubudí“ (ventarola), para a sua expansão corporal e de suas ações rítmicas com/no espaço e, por fim, “Nzila” (sistema), para o encontro de todo o conjunto de procedimentos de investigações técnicas e criativas vividas para o ato de dançar cenicamente. Para a corporificação da tese partindo desta sistematização, deu-se a criação do ensaio poético coreográfico Ato. O chão metodológico para o desenvolvimento desta pesquisa foi a proposta pluricultural Corpo e Ancestralidade, que abarca concomitantemente as instâncias da prática artística, da pesquisa de campo e vivências comunitárias-familiares, considerando relevante as experiências da pesquisadora em suas práticas artísticas, artístico-pedagógicas e em sua comunidade-terreiro na relação com as experiências das(os) intérpretes-criadoras(es) de Ato, aproximando os aprendizados artísticos dos aprendizados na comunidade-terreiro, o espaço de criação artística com o processo iniciático regido pelo segredo e o jogo. Ao entrelaçar as várias encruzilhadas artísticas, estéticas, culturais e de modos de vida no presente trabalho, busquei instaurar um rito cênico e fundamentar uma prática de dança negra teatral evidenciando a sua poética cosmogônica das relações concretas entre mundos visível e invisível na espiral do espaço-tempo-ser, circunscrevendo abordagens éticas, artísticas e estéticas afrorreferenciadas e fomentando nas(os) interpretes-criadoras(es) de Ato modos de vivência em arte numa perspectiva da poética da presentificação oriunda das artes tradicionais africano-brasileiras.
  • ItemTese de doutorado
    A formação de público em cinema documentário por meio dos jovens do subdistrito de Cidade Tiradentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-20) Bernardo, Hebe de Camargo [UNESP]; Simis, Anita [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa investigou a relação entre cinema documentário brasileiro e a formação de um público jovem do bairro do subdistrito da Cidade Tiradentes, periferia da Zona Leste de São Paulo. Tal tema se relaciona com o estigma dos jovens da periferia, condição presente na história do Brasil e da cidade de São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Dissertar sobre o jovem da periferia e suas relações com o documentário brasileiro pressupõe conceituar a qual jovem e a quais concepções de cinema e capitalismo está se referindo, para buscar a emancipação enquanto uma possível transformação social que dialoga com a cultura. Ao mesmo tempo, buscar-se-á reconhecer os entraves no desenvolvimento perceptivo da realidade crítica do jovem no caso dele não estar em constante atividade e com uma possibilidade de mudança identitária. Falar sobre os jovens da periferia pressupõe mencionar a emancipação enquanto autonomia, pensamento crítico e subjetividade enquanto ferramentas de formação social. Para tanto, o cinema documentário brasileiro, o jovem, e suas relações com a cultura, com o cinema e com o capitalismo formam o triângulo que compõe este estudo fundamentado pela visão crítica
  • ItemTese de doutorado
    Radioarte: explorações poético-documentais de uma dimensão oculta do som: interfaces entre arte, técnica e magia nos processos de criação e escuta de artemídia sonora
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-11) D'Ugo Junior, Roberto [UNESP]; Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa investiga processos e procedimentos presentes na criação de obras originais de radioarte. O trabalho artístico do próprio autor é o foco principal desta tese-criação cujo objeto é uma arte acústica mediatizada, de natureza polimórfica, híbrida e transgressiva, sem definição absoluta. A investigação assume um caráter orgânico, baseada em abordagens de um saber encarnado. A escrita, uma experiência. A genealogia da radioarte pode ser traçada desde o início do século XX, no encontro do rádio com as vanguardas artísticas. Ao longo da história desse veículo de comunicação de massa, a experimentação estética esteve sempre presente. Para além da radiofonia pública, cultural e educativa, a expressão artística em linguagem radiofônica pode hoje encontrar seu público nas novas práticas de produção, distribuição e consumo de áudio, como o podcasting. Na inaudita diversidade que caracteriza a audiosfera digital percebida na Internet, movem-se constelações de inclassificáveis criadoras e criadores sonoros. Este trabalho deu origem a um corpo de peças que pode ser dividido em dois grupos: sete miniaturas (2018-2021) e três peças mais longas, articuladas como três painéis sonoros: M.A.R. (2019), CriptoSonido: Aleph (2019/2020) e Fica Comovido (2021/2022). Repetição e o emprego de técnicas de montagem de registros documentais caracterizam as composições. O encontro das obras com o público, com uma comunidade de ouvintes ativos, corresponde a uma etapa importante da proposta. A expectativa foi criar obras que permitam a evocação de conhecimento não discursivo, explorando potencialidades imagéticas, cinéticas e sinestésicas do som mediatizado. Processo artístico e compreensão teórica foram abordados de maneira dialógica e eclética, a partir do reconhecimento de um saber operativo e do desejo de produção de presença. Magia e técnica, ciência e arte, iconicidade e abstração, correspondências e deslocamentos – estas foram algumas das ideias trabalhadas. A radioarte como possibilidade de entreouvir, desvelar e interpretar aspectos discretos ou ocultos da realidade. Nesta investigação, está subjacente a defesa de uma tipologia específica de arte acústica, que nasce e/ou deriva de ambientes e meios técnicos de difusão sonora, mais especificamente de práticas relacionadas à comunicação radiofônica.
  • ItemTese de doutorado
    Constelação de fazeres artísticos de educadoras e educadores no campo da mediação cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Lia, Camila Serino [UNESP]; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa apresenta uma constelação de fazeres artísticos concebidos e desenvolvidos por educadoras e educadores nos processos de mediação cultural, junto com o público, em ações educativas em exposições de arte em instituições culturais da cidade de São Paulo e na III Bienal de Assunção. Ao partir da compreensão de que esses fazeres se elaboram desde processos formativos, artísticos e pedagógicos e se ampliam como redes de criação no contato do público com a arte, esta pesquisa busca dar visibilidade à autoria e à autonomia das educadoras e educadores, em relação aos seus processos criativos e à dimensão do fazer artístico junto com o público. Para compor e dar forma a essa constelação de fazeres, foi desenvolvida uma narrativa visual que entrelaça relatos e imagens (registros fotográficos) representativos das experiências da pesquisadora e educadoras/es colaboradoras/es. Como instrumento de produção colaborativa de dados, criou-se um ambiente virtual, por meio do software livre Moodle, com fóruns temáticos em que a pesquisadora e colaboradoras/es desenvolveram conversas de modo assíncrono. A Pesquisa Educacional Baseada em Arte é alicerce metodológico para a construção da narrativa baseada em imagens fotográficas, e a Cartografia compõe a fase exploratória em campo. O conceito de Redes de criação fundamenta a produção de sentidos, a partir do diálogo com as colaboradoras e colaboradores desenvolvido na plataforma virtual, e, por fim, a constelação dos seus fazeres plurais.
  • ItemTese de doutorado
    Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Feltre, Camila; Coutinho, Rejane Galvão; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho investiga os processos de criação de livros como espaços de formação. O que se aprende fazendo livros? A partir de encontros em contextos culturais e educativos como aulas, oficinas, ateliês, observando e atuando como educadora, convido as e os estudantes e participantes a criarem livros, passando pela experiência de um fazer que envolve as mãos e o corpo todo. Para acompanhar esses processos – do que eu via e vivia –, também passei a propor escritas para que as e os estudantes pudessem narrar suas experiências. Essas me deram a ver o processo de criação de livros sob outras perspectivas, além de perceber a própria escrita como linguagem poética. Assim, este livro-tese é construído no encontro e na costura desse coletivo de vozes – que estudam, fazem livros, escrevem sobre si – em conversa com professoras que foram marcantes na minha trajetória, além de autoras e autores e aqueles que me fizeram companhia nessa pesquisa-travessia. Ao longo do texto, apresento alguns experimentos artísticos em formato de vídeos, livros, ensaios visuais e convido à fruição das cartas escritas pelas estudantes e lidas em voz alta para esta pesquisa. Arrisco nomear o processo de criação como travessia, em que cada uma e cada um percorre um caminho em busca de encontrar a si.
  • ItemTese de doutorado
    Vovó Barro (ko’ko non): cerâmica Macuxi em terras de Makunaimî - Roraima
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-22) Paes, Dayana Soares Araújo [UNESP]; Dalglish, Geralda Mendes Ferreira Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os saberes dos povos indígenas estão interligados ao seu universo cosmológico. A cerâmica produzida por povos/mãos indígenas remete a conhecimentos advindos dos antepassados e revelam processos técnicos, rituais, regras e toda uma relação do fazer com os ciclos da natureza. Com isso, esta pesquisa objetiva tratar de aspectos culturais do fazer cerâmico do povo indígena Macuxi, dentro de uma perspectiva que aborda o conceito de “arte indígena” utilizada por Alfred Gell, Els Lagrou e Eduardo Viveiros de Castro. Debrucei-me sobre os processos e saberes ancestrais das ceramistas Macuxi que vivem em Boa Vista (RR) e na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), por meio de um trabalho de campo etnográfico, no qual passei a conviver durante alguns períodos na Comunidade Indígena Raposa I, participando de ações voltadas para a produção cerâmica e momentos de festividade, como o Festival das Panelas de Barro. Neste estudo, também trato de questões que esclarecem a relação cultural, social e cosmológica que evidenciam o modo de vida e o pensamento que giram em torno do barro nas “Terras de Makunaimî”.
  • ItemTese de doutorado
    Transições políticas: posicionamentos artísticos no contexto do Brasil pós-golpe de 2016
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-23) Zanette, Luciano [UNESP]; Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Transições Políticas: Posicionamentos artísticos no contexto do Brasil pós-golpe de 2016 é o título deste escrito decorrente de minha pesquisa de doutorado realizada entre 2018 e 2022. O objetivo da pesquisa foi a produção de uma série de proposições artísticas e a busca por uma reflexão crítica onde procurei trazer para o campo da arte alguns aspectos de fatos ocorridos no Brasil, com especial atenção para eventos e personagens políticos envolvidos no golpe de Estado de 2015-2016. Uma parte desses trabalhos artísticos, cerca de trinta peças, constituiu a exposição Necrocolônia 2016-2019, composta por desenhos, esculturas e pinturas. A exposição foi um instrumento metodológico importante, escolhido para propiciar a determinação de um recorte temporal e temático. A tese possui três capítulos: I - Antes – ainda melancolia; II - Transições – do geral para algumas particularizações; Pós-golpe de 2016 – mais informações, mais especificidades e III – Colonialismos; Necrocolônia 2016-2019 – começando a descortinar sistemas e estruturas de poder. O primeiro capítulo é composto por uma breve seleção de trabalhos basais, amalgamados pela relação entre a noção de melancolia e o campo artístico, fator que no meu entendimento atravessa grande parte de minha produção. O segundo capítulo apresenta trabalhos que considero de transição para as peças de caráter político mais direto. E por fim o terceiro capítulo - Necrocolônia 2016-2019: começando a descortinar determinadas estruturas de poder – o qual eu considero como uma inflexão importante em minha trajetória por abordar concretamente temas políticos de relevância nacional. Nesse último capítulo os trabalhos serão apresentados em contexto com teóricos que me permitiram uma aproximação com questões relativas ao imperialismo, colonialismo, guerras híbridas, lawfaire, golpes de Estado, etc.
  • ItemTese de doutorado
    Uma aproximação à Teoria da Poesia Concreta via Noigandres e Invenção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Watanabe, Edna Atsué [UNESP]; Khouri, Prof. Dr. Omar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese se debruça sobre as referências artísticas e teóricas que integram a formulação do projeto poético do grupo Noigandres, no período de 1952 a 1967. Tais referências foram apreendidas pelos fundadores do grupo – Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos – e, num processo “antropofágico” e de radicalização, resultaram na poética dos poemas-críticos e na prática da poesia experimental, ou seja, na Poesia Concreta. A tese também buscou o estabelecimento de um diálogo entre as referências artísticas e teóricas que permearam a produção crítica e poética do grupo Noigandres e as publicações dos jovens poetas paulistas que se encontram nas revistas Noigandres (1952-1962), Invenção: revista de arte de vanguarda (1962-1967) e Teoria da Poesia Concreta (1965), onde foram compilados os principais artigos e ensaios crítico-teóricos do projeto poético que resultou no Movimento Internacional da Poesia Concreta.