Dissertações - Música - IA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 228
  • ItemDissertação de mestrado
    Corpos audíveis: construções de gênero e influência de aspectos cognitivovisuais na avaliação da performance de mulheres instrumentistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-31) Knothe, Giullia Assmann [UNESP]; Bortz, Graziela [UNESP]
    O feminino e o masculino na música, não diferentemente de outras áreas em que tal binarismo de gênero emerge de construções sociais, são estruturas complexas tecidas no sistema hierárquico patriarcal que permeia toda nossa sociedade. São códigos que se reproduzem e sobrevivem nas linguagens e espaços sociais, nas caracterizações de práticas culturais, na atribuição de valores e preconceitos dentro de sistemas de linguagem e comunicação. A música, sendo uma linguagem complexa, composta pela escrita, fala, sons e corpos, absorveu em todo seu espectro os binarismos e o sistema patriarcal que influencia não somente o modo como fazemos, mas também como ouvimos música e os corpos que a tocam. Neste trabalho, exploramos quais são os processos cognitivos e de que maneiras se escondem crenças de diferenças e cunhos de binarismos nos sons permeados pelo engendramento desses códigos em uma estrutura naturalizada ao ponto de não questionarmos se nosso julgamento do que ouvimos é interferido por aspectos visuais. Através da análise de atribuições de gênero e da qualidade que carregam entenderemos os lugares da prática musical de mulheres em alguns pontos da história da música erudita, tanto na análise teórico-musical quanto nas construções do imaginário visual sobre os corpos dessas mulheres na performance. Exploraremos, na discussão final, os efeitos de tais construções na avaliação da performance musical de mulheres na música erudita sob o viés cognitivo das implicações produzidas pelos estereótipos de gênero.
  • ItemDissertação de mestrado
    O violão do século XIX: identificando parâmetros interpretativos a partir de métodos espanhóis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-27) Gonçalves, Leandro da Conceição [UNESP]; Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao encontro da vertente da performance historicamente informada, este trabalho visa identificar parâmetros interpretativos, técnicos e expressivos, da prática performática nas guitarras clássico-românticas do século XIX, de modo a auxiliar decisões interpretativas na execução do repertório oitocentista no violão. Para a identificação desses parâmetros utilizamos da pesquisa documental em métodos, publicações com o intuito de iniciação instrumental, e tratados teóricos de autores espanhóis. Foram expostas as características gerais do instrumento do período, tal como possíveis razões de seu surgimento e estabelecimento, com o intuito da devida contextualização histórica. Verificamos, por fim, a possibilidade da divisão de parâmetros em “do instrumento”, “de afinação”, “de posicionamento do instrumento e da técnica” e “expressivos”, ao qual testamos a possibilidade de aplicação destes à elaborações interpretativas ao realizarmos apontamentos na partitura da obra Andante Apasionado de D. José Viñas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A obra violonística de Lina Pires de Campos: uma abordagem hermenêutica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-31) Marques Paiva, Kauê [UNESP]; Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como objetivo evidenciar e analisar a obra violonística da compositora brasileira Lina Pires de Campos, e utilizar uma abordagem hermenêutica para explorar a elaboração da performance. Apresenta uma breve exposição histórica da hermenêutica e do círculo hermenêutico em Hans-Georg Gadamer, além de uma análise detalhada da obra para violão da compositora, através da identificação, compreensão e questionamento dos preconceitos históricos e estéticos, e a agógica com foco na obra Ponteio e Toccatina da compositora, a fim de buscar uma maior clareza do texto, revisando fraseados, pontos culminantes e digitações.
  • ItemDissertação de mestrado
    A escritura da interatividade: o diálogo entre música instrumental e eletroacústica através da música mista em tempo real
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-27) Domiciano, Raphael Vilani [UNESP]; Menezes, Florivaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem o objetivo de entender o papel da interatividade na música mista em tempo real como mediadora do diálogo entre os universos da música instrumental e eletroacústica. Para investigar essa questão, partimos de uma abordagem multidisciplinar que busca entender em que contexto social, cultural e tecnológico esse repertório surge, e quais questões estéticas estão associadas com sua forma de interação entre performance e meios eletrônicos. Em seguida, investigamos as particularidades da transmissão dessa música, entendendo como as ideias musicais são implementadas tecnicamente, o papel de instituições e colaboradores no processo de criação, e as implicações que os dispositivos técnicos e institucionais têm para a análise e preservação do repertório. Na segunda parte deste trabalho, tratamos diretamente sobre peças do repertório que trazem questões importantes a respeito da escritura da interatividade. As obras estudadas são Pluton (1988-1989) e Tensio (2010), de Philippe Manoury; Anthèmes II (1997), de Pierre Boulez; TransScriptio (2013), de Flo Menezes; über (2015), de Mark Andre; Sortir du Noir (2016), de Sasha J. Blondeau; e Inside-Out (2017), de Carmine Emanuele Cella. Por último retratamos o processo de criação da parte eletrônica de Oposicantos (2019-2023), ópera de Flo Menezes, com o objetivo de contribuir e registrar como as ideias do compositor são implementadas na prática.
  • ItemDissertação de mestrado
    Abordagens da bateria na música experimental pela perspectiva da Modern Drummer
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-11) Martins, Leandro Henrique de Amorim [UNESP]; Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa consiste em uma investigação que almejou abordar a bateria em um contexto de música experimental através da análise de importante revista do segmento, a Modern Drummer. Seu objetivo foi desvelar uma possível correlação onde a performance da bateria encontra a música experimental por meio das proposições teóricas de autores e autoras selecionadas. Este estudo foi desenvolvido metodologicamente através de confrontos teóricos a partir de uma bibliografia atualizada no que diz respeito à pesquisa em bateria e a revelação do termo “Drumscape” (Brennan, 2021); a análise do conjunto de arquivos da revista Modern Drummer através de uma ferramenta digital e uma interação entre teorizações discutidas em performance musical e música experimental. Como resultado, foi possível observar a bateria localizada à frente de propostas associadas ao experimentalismo que foram reveladas a partir de uma visão fundamental da construção histórica utilizando, também, outros modelos de atuação e de definição da bateria.
  • ItemDissertação de mestrado
    Haikais para voz e piano de Willy Corrêa de Oliveira: aproximações entre o discurso musical e princípios fundamentais do haikai
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) De Bonis, Caroline De Comi Ribeiro da Silva [UNESP]; Picchi, Achille Guido [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O intento da pesquisa é apontar a atuação de princípios fundamentais do haikai no discurso musical de algumas peças do conjunto 3+8 Haikais para voz e piano do compositor Willy Corrêa de Oliveira. Para isso, levantamos dados artísticos, históricos, aspectos grafemáticos e poéticos do haikai. O método principal foi realizar uma síntese do conteúdo bibliográfico específico (primeiro capitulo) criando uma noção de haikai que permita realizar as análises musicais também em sua função. Estas análises são aproximações na acepção científica do termo e o seu fundamento é evidenciar a intersecção entre as duas linguagens a partir das resultantes sonoras que a manipulação dos materiais musicais geram. Sem abandonar a observação dos fenômenos musicais das peças enquanto fruto de um músico ocidental, as aproximações mantiveram-se atadas ao seu significado enquanto expressão de uma forma poética inserida no contexto das artes japonesas. Mesmo a escolha do material musical mostrou-se afeita a estabelecer um tipo de comunicação do nível que o haikai estabelece com o leitor.
  • ItemDissertação de mestrado
    Panorama histórico coral de três igrejas batistas da cidade de São Paulo no período de 1980 a 2020
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-25) Gonçalves, Agnelson [UNESP]; Moura, Paulo Celso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas na cidade de São Paulo, algumas das principais igrejas batistas têm desenvolvido atividades musicais de ensino e performance, e muitos de seus integrantes passaram a atuar também em ambientes artísticos da cidade em um interessante processo de interação. Buscamos traçar um panorama histórico coral de três igrejas batistas da cidade de São Paulo delimitando o período do ano de 1980 até o ano de 2020, a fim de verificar a reverberação que tal atividade trouxe ao cenário musical paulistano. Para tanto, foi necessário verificar como se deu a chegada, formação e estruturação dessas igrejas na cidade de São Paulo; averiguar se existe nesses ambientes o pensamento de educação musical e a formação de coros graduados; analisar o repertório desenvolvido pelos coros e grupos vocais no período pesquisado e entrevistar músicos provenientes destes ambientes eclesiásticos. Realizamos, então, uma pesquisa que abrange Revisão bibliográfica, Pesquisas em fontes primárias, Entrevistas estruturadas e semiestruturadas e Pesquisa prosopográfica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Memória musical na aprendizagem informal e suas relações com os métodos ativos em educação musical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-30) Ribeiro, Vanessa dos Santos [UNESP]; Bortz, Graziela [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Alguns músicos constroem sua formação na aprendizagem informal, embasada em experiências práticas e, geralmente, apresentam uma habilidade para memorização musical. A presente dissertação propõe a convergência entre as experiências práticas da aprendizagem informal com as metodologias ativas em educação musical e a memorização musical. Tem por objetivo investigar se as abordagens desenvolvidas pelos métodos ativos de educação musical surgidos no início do século XX podem promover as habilidades envolvidas no processo de memorização e flexibilidade cognitiva de forma a orientar, alicerçar e auxiliar a performance musical no contexto da aprendizagem informal. Esses métodos envolvem o aprendizado por meio da prática musical, em que ocorrem experiências com diversos elementos musicais sem que haja um aprofundamento teórico inicial. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi empregado como metodologia a pesquisa bibliográfica nas áreas de educação musical, aprendizagem formal, não formal e informal, e neurociência. O referencial teórico dessa dissertação são as metodologias ativas em educação musical de Dalcroze, Willems, Orff, Kodály, Suzuki, Martenot, Schafer, Paynter e Swanwick; os conceitos sobre memória de Izquierdo, Baddeley e Lent; e memória musical de Snyder, Chaffin e Logan. Os termos pesquisados incluíram memória e música, memorização musical, métodos ativos em educação musical, diferença nos tipos de aprendizagem musical, práticas musicais informais, memorização de músicos populares e tipos de memória. Depois do levantamento dos referenciais, procedeu-se a análise, síntese e os fichamentos. Os principais resultados observados foram as possibilidades de se obter uma melhora na memorização musical a partir de uma aprendizagem que desenvolve atividades práticas, como ocorre na formação de músicos de aprendizagem informal. Concluiu-se que há uma associação entre os aspectos cognitivos da memória musical e seu desenvolvimento com as experiências práticas e a interiorização da música, comuns à aprendizagem informal. As representações mentais são formadas pelas experiências e são importantes para a memorização musical e para gerar novos aprendizados. Considera-se o equilíbrio na formação musical entre a experiência prática e as sistematizações teóricas e técnicas, com reflexões que podem ser relevantes na formação do músico e conduzir sua maneira de estudar, principalmente quando esse tem por objetivo desenvolver a memória musical.
  • ItemDissertação de mestrado
    Vão/troço: a fissura e o silêncio em processos composicionais eletroacústicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Vellutini, Gustavo Cossermelli [UNESP]; Menezes Filho, Florivaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho discutirá a composição de duas peças acusmáticas: Vão e Troço. Revelará o processo composicional e de pesquisa que foi diretamente afetado pela pandemia de Covid-19 no início de 2020. Inicialmente focado em se aprofundar nos materiais sonoros e sociais do espaço urbano de São Paulo, o trabalho acaba tendo que mudar seu rumo com o contexto de isolamento social. No primeiro capítulo explicarei como o projeto inicial foi pensado e como ele se relacionou ou não com o novo contexto de pesquisa. No segundo capítulo farei uma discussão sobre os conceitos de fissura e silêncio que surgiram a partir dos processos composicionais. No terceiro capítulo me debruçarei sobre os processos composicionais em si, primeiro comentando sobre suas poéticas, analisando suas estruturas formais e finalmente aprofundando a análise das obras sob uma perspectiva da análise genética.
  • ItemDissertação de mestrado
    As críticas de Eduard Hanslick publicadas na obra Vienna’s golden years of music (1850-1900): uma abordagem histórica e analítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Moraes, Thais Araujo de; Tomás, Lia Vera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nestes vastos anos da história da música ocidental, o influente crítico musical vienense do século XIX, Eduard Hanslick, trivialmente foi, e ainda é denominado como um tradicionalista intransigente aos defensores da “Música do Futuro”, sobretudo a Wagner. Em vista disso, suas críticas foram causadoras de inúmeras controvérsias e discussões, e por esta razão, sua figura não foi tão bem recebida nessa esfera musical. O presente projeto constitui um trabalho de pesquisa que tem como objeto de estudo as críticas de Eduard Hanslick escritas entre 1850 – 1900. A realização deste estudo propicia não só resgatar a relevância de Hanslick no cenário musical de sua época, mas, principalmente, desmistificar a sua figura como crítico através de seus escritos, sua autobiografia, estudos acadêmicos realizados sobre o crítico e relatos musicais da época. Com este referencial teórico em mãos, fez-se possível a análise da seleção de críticas organizada e traduzida pelo crítico musical Henry Pleasants em seu livro Vienna’s Golden Years of Music 1850-1900 (1950). Nestas análises, podemos perceber como e quais foram os principais aspectos abordados em suas críticas centradas em compositores, intérpretes da época em um variado e rico repertório canônico. Desta forma pôde-se obter uma impressão corrigida de Hanslick. O leitor pode descobrir que Hanslick está longe de ser um reacionário, estava muito à frente de seu tempo; suas opiniões e análises, em sua maioria, são tão válidas e excitantes hoje como sempre foram; e que não há crítica musical mais agradável de ler por seu aprendizado, inteligência e autoridade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aprendizagem maker musical: futucando intersecções entre o fazer/aprender/compartilhar musical e as tecnologias digitais interativas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-26) Schnitman, Daniel [UNESP]; Arroyo, Margarete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo objetivou conhecer as possibilidades que permeiam as intersecções da música, tecnologia e educação. O desvelar desses cruzamentos ocorreu através de relatos de vivências: trajetórias pessoais marcadas pelo entrelaçamento da música com distintos campos de conhecimento que nos permitem vislumbrar fazeres musicais e formas de aprender relacionados a práticas de compartilhamento inerentes ao fenômeno da cultura digital. Por conta de uma presença discursiva, tanto na tecnologia, quanto na educação, esta pesquisa buscou entender o surgimento do contexto Maker e como um fazer musical poderia se dar neste ambiente. Para precisar a análise, focar em tecnologias interativas digitais sob uma perspectiva educacional construcionista, enquanto referencial teórico, apontavam na direção de um potencial promissor para um tipo de aprender musical. Desta forma, uma investigação qualitativa baseada em pesquisa biográfica via entrevistas semiestruturadas foi o caminho escolhido para realizar uma espécie de visualização interseccional de um fazer/aprender/compartilhar musical com as tecnologias digitais interativas. Essa escolha se mostrou rica por permitir o mapeamento de inter-relações pessoais e profissionais dentro deste contexto Maker, trazendo um campo sensível para a forma imersiva de apresentação desse percurso. A partir da transcrição dessas entrevistas, houve uma categorização para tematização do material. Classificar e qualificar os registros serviu para dialogar com as questões de pesquisa ao interagir com o referencial teórico do estudo. O texto é entremeado por perguntas do tipo: como experimentos de uma “futucagem” (tinkering) expressiva via ferramentas lúdico digitais pode fomentar um florescer musical em nós. Alguns dos resultados indicam uma necessidade de angariar um conjunto específico de recursos humanos para iniciativas de Aprendizagem Maker Musical e que já há sugestões iniciais de vivências musicais que podem ocorrer nessa perspectiva. No âmbito das implicações dessa pesquisa, educadores musicais são convocados a se expandir, ocupar e pautar novos ambientes de disputas tecnológicas para evitar que algum desperdício de potencial ocorra. Assim, uma síntese é apresentada enquanto proposta de uma Aprendizagem Maker Musical: fomentar a agência do aprendiz nos seus “fazeres” musicais digitais interativos. Isso, além de poder vir a ser um espaço/fortaleza para um diálogo com alguns fazedores de música contemporâneos, pode também servir como uma ponte para o contato com os preceitos construcionistas, úteis em seu modo de se relacionar com tecnologias. Por fim, a criticidade quanto a “soluções” tecnológicas que transparecem ao longo da dissertação é retomada nas considerações finais. Fica explícita a sugestão de escolher um caminho democratizante pela arte (mais significativo do que qualquer tecnologia), pelo afeto de afetar e venerar o mistério que é a música.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um estudo analítico e comparativo da linguagem composicional de Beethoven a partir dos primeiros movimentos das Sonatas para Piano Op. 2 no 1 e Op. 110 no 31
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-16) Marques, Ricardo de Madureira [UNESP]; Ferreira, Arthur Rinaldi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo de estudo a linguagem composicional de Beethoven a partir da análise e comparação do primeiro Movimento de duas Sonatas para Piano: Op. 2 no1 e Op.110 no 31. Na pesquisa discorremos sobre alguns aspectos estilísticos do classicismo que são fundamentais para a compreensão analítica das obras, o contexto de ambas as obras e a análise das mesmas. Ao final realizamos a comparação entre as peças que estabelece as semelhanças e diferenças em suas principais características estruturais de acordo com o período histórico em que estas se inserem.
  • ItemDissertação de mestrado
    As obras gravadas pelo coral paulistano em 1937: estudo musicológico e abordagem analítica das obras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-30) Gonçalves, Vinícius da Silva [UNESP]; Moura, Paulo Celso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No ano de 1937, o Coral Paulistano, corpo artístico institucionalizado e criado para compor o Departamento de Cultura de São Paulo, sob a gestão de Mário de Andrade, registra em fonograma doze obras corais a cappella de nove compositores, sendo eles em sua maioria paulistas e alguns estrangeiros residentes em São Paulo. O presente trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo tais obras e a sua representatividade do ponto de vista histórico, considerando o panorama cultural e musical da capital paulista. Por meio da realização do estudo musicológico e da abordagem analítica das obras gravadas buscou-se estabelecer um vínculo com a construção de uma narrativa nacional identitária corrente nos anos 1930, a qual tomou o populário como fonte temática para a exploração de caracteres nacionalizantes para arte, bem como buscou-se demonstrar o processo de transmutação – ou estilização – das melodias populares por meio da escrita polifônica coral, de modo a construir um aspecto imanente da brasilidade musical.
  • ItemDissertação de mestrado
    A relação entre técnica vocal e repertório no contexto da atividade coral amadora: um estudo bibliográfico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Santos, Silvia Regina Carvalho da Conceição [UNESP]; Arroyo, Margarete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “A relação entre técnica vocal e repertório no contexto da atividade coral amadora: um estudo bibliográfico”. Tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, através do método dialético, propõe mapear na literatura especializada as ideias referentes à relação entre técnica vocal e repertório na atividade coral amadora e refletir criticamente a respeito dessas ideias. Essa relação é entendida como objeto de estudo do campo da prática interpretativa, e o referencial teórico para análise e interpretação dos dados está baseado nas ideias de Frank Kuehn relativas à reconceituação dos termos “interpretação” e “performance”. Os objetivos específicos são: levantar na literatura consultada em que consiste a técnica vocal e qual a relevância dela na atividade coral, bem como averiguar nessa literatura o repertório para o canto coral. O outro objetivo específico é relatar a preparação de uma obra coral e relacioná-la com os resultados desta pesquisa. Para auxiliar na coleta de dados foi elaborado um roteiro de leitura que contemplou 30 textos. Os resultados indicam uma relação interdependente entre a técnica vocal e o repertório coral e destacam a relevância dessa interação: a necessidade de um maior vínculo entre técnica vocal e repertório; as características estilísticas de cada repertório e a especificidade da emissão vocal requerida; o manuseio do trato vocal na construção da sonoridade; exercícios vocais retirados e criados a partir do repertório; o planejamento do trabalho vocal e a transferência do aprendizado entre as obras trabalhadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Processos de leitura da polifonia barroca para teclados e possíveis abordagens de transcrição braille
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-21) Franco, Jéssica de Almeida Rocha [UNESP]; Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo traz resultados da reflexão sobre processos de transcrição braille de partituras ocidentais polifônicas do período Barroco para teclados. Busca problematizar quais escolhas um editor de musicografia braille poderá realizar durante o processo de transcrição de uma obra dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Novo Manual Internacional de Musicografia Braille. Tais escolhas partem do pressuposto de que a obra a ser transcrita apresenta exigências específicas em seus aspectos formais e discursivos. Trata-se de uma pesquisa de análise bibliográfica, a qual foi realizada em três etapas: análise dos modelos de transcrição apresentados pelo Novo Manual Internacional de Musicografia Braille; experiência em editoração de partituras em braille; análise e transcrição de peças polifônicas para teclados do período Barroco com vistas a explicitar como elas relacionam-se com o tipo de leitura que o músico cego realiza. As considerações finais pautam-se nos modelos de transcrição braille vigentes no Novo Manual Internacional de Musicografia Braille e na aplicabilidade dos mesmos segundo a forma musical e a apresentação da polifonia nas obras musicais a serem transcritas, buscando fornecer apontamentos acerca dos três modelos de transcrição de partitura braille, dentre os quais, a depender do gênero musical, um formato pode ser mais propício para o processo de leitura e compreensão da partitura pelo leitor cego.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-31) Rocha, Marina Figueira da [UNESP]; Ferreira, Arthur Rinaldi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Sonata n.1, ‘Quedas de Iguaçú’ (1974) de Dinorá de Carvalho, é uma obra atonal para piano solo que não foi escrita numa forma sonata convencional pois está dividida em dez seções contrastantes: A, Tema B, Brilhante, Scherzo, Cadência para mão esquerda, Fuga, Dolente, A e B modificados e Coral. Devido a vários aspectos da escritura musical desta obra, como ausência parcial de barras de compasso, poucas notações de articulações e dinâmicas, vimos a necessidade de uma pesquisa que nos trouxesse mais informações de como interpretar e planejar a performance da obra. Sabendo a importância musical e histórica da compositora Dinorá de Carvalho, apesar de haver poucas pesquisas relacionadas a ela, a presente dissertação propõe uma interpretação musical da partitura da Sonata n.1 visando a performance da obra. Fundamentamos todos os procedimentos empregados nesta pesquisa com a Teoria da Formatividade de L. Pareyson, uma teoria estética de fundo hermenêutico, que foca no processo do fazer e interpretar a obra de arte: explica o processo formativo de cada uma das possíveis etapas que o artista e/ou intérprete pode passar no seu processo formativo, seja como etapa de projeção da obra formada ou como reflexão da individualidade de cada interpretação. Apresentamos o contexto histórico e musical vivido pela compositora, destacando suas mudanças de estilo, de uma escritura predominantemente nacionalista (tonal e modal) para a atonal. Elaboramos uma edição crítica fundamentada em Figueiredo (2013) e Grier (1996 e 2001) da obra devido às divergências entre as fontes consultadas. Nossa análise musical traz informações que direcionam a performance da obra, com a abordagem fundamentada por: Caplin (1998), Berry (1986) e Rosen (1988) em seu aspecto formal e fraseológico; Berry (1987), Kostka (2006) e Lester (2005) no aspecto textural; Straus (2016) e Forte (1973) nos apectos melódico e harmônico. Ainda incluímos comparações de seções da Sonata n.1 com obras anteriores da compositora. Por fim, discorremos e expomos nossas decisões performáticas por meio de texto escrito, de uma edição de performance e de uma gravação áudio visual da obra, fundamentadas por Pareyson (1993) e Gabrielson (1999).
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma edição crítica da ópera O Sargento de Milícias de F. Mignone
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-22) Piza Filho, Edson de Toledo [UNESP]; Silva, Lutero Rodrigues da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O seguinte trabalho se propõe a realizar uma edição crítica da partitura orquestral completa da ópera O Sargento de Milícias (1978) de Francisco Mignone, partindo de uma investigação sobre a produção lírica do compositor, passando por uma análise do enredo/libreto, para então abordar as questões propriamente musicais, através do método da comparativo entre as fontes disponíveis da obra, como propõe James Grier, apresentando um aparato crítico com as questões problemáticas encontradas e propondo uma alternativas concreta para as tais. Em anexo é possível conferir a partitura completa da obra produzida por essa pesquisa
  • ItemDissertação de mestrado
    Transcriação em música: a transcrição como criação e como crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-14) Monteiro, Flávio [UNESP]; Menezes Filho, Florivaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A palavra “transcriação” foi inserida recentemente na terminologia musical, porém sem uma maior reflexão sobre seu significado ou origem. Este trabalho busca em Haroldo de Campos, propositor da transcriação na área da tradução literária, um suporte teórico para contribuir com um melhor entendimento sobre o assunto. Partindo das principais questões que envolvem a intraduzibilidade da poesia e apresentando a noção de paramorfismo, esta ideia pode ser incorporada no processo de transcrição musical como motor de uma produção intencional da diferença, em que o resultado esperado se pretende paralelo, mas necessariamente diferente do original. As discussões são então levadas à prática com o relato de um processo de transcriação musical realizado durante esta pesquisa, a partir da obra Vai e Vem, de Gilberto Mendes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ações didáticas no ensino coletivo de cordas friccionadas: uma experiência no Instituto Baccarelli
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-15) Visockas Costa, Pedro Henrique de Oliveira [UNESP]; Ray, Sonia [UNESP]; Reis, Adonhiran Bernard de Almeida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa investiga ações didáticas no ensino coletivo de cordas friccionadas com foco na experiência aplicada no Instituto Baccarelli. O objetivo principal é analisar, no processo de ensino coletivo de cordas friccionadas do Instituto Baccarelli, as ações didáticas que estão diretamente relacionadas ao uso do corpo (postura), qualidade da emissão do som (sonoridade), afinação, ritmo e fluência (musicalidade) dos alunos. A abordagem metodológica adotada foi revisão de literatura, por meio de publicações em Anais de congressos, artigos de periódicos, livros e materiais audiovisuais relevantes para o tema, a exemplo de Suzuki (1983), Kreitman (1998), Cruvinel (2003), Ying (2007, 2012), Galindo (2000), Ilari (2012), Scoggin (1993, 2003), Oliveira (1998) e Tourinho (2007). As etapas da metodologia constituem-se nos seguintes procedimentos: discussão do material impresso e audiovisual utilizado para o ensino de cordas friccionadas no Brasil, identificação de como se dá a metodologia de ensino utilizado no ensino coletivo de cordas friccionadas no Instituto Baccarelli e sua relação com o método Suzuki, além de elencar ações didáticas que estão diretamente relacionadas ao uso do corpo, à qualidade da emissão do som, à afinação, ao ritmo e à fluência dos alunos. O trabalho está estruturado em cinco seções: 1. Introdução; 2. Revisão de literatura; 3. Metodologia de ensino utilizada no ensino coletivo de cordas friccionadas no Instituto Baccarelli; 4. As ações didáticas aplicadas no Instituto Baccarelli; 5. Considerações Finais. As conclusões apontam para a confirmação de que, ao adotar as prioridades propostas por Suzuki, como referência para o ensino do instrumento, desenvolveu-se no Instituto Baccarelli uma metodologia baseada no método Suzuki, que possibilita trabalhar com alunos de diferentes níveis em uma mesma aula de ensino coletivo de cordas friccionadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A Sociedade Bach como propagadora de arte e cultura na cidade de São Paulo (1935-1977)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-31) Silva, Oziel Seles; Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Sociedade Bach de São Paulo (1935-1977), entidade artístico-cultural que objetivava a divulgação da obra musical de J. S. Bach e seus familiares e contemporâneos na cidade. Apesar das iniciativas artístico-pedagógicas desenvolvidas ao longo dos mais de quarenta anos de existência, a Sociedade Bach de São Paulo não logrou êxito na busca por apoio e recursos que viabilizassem a continuidade de suas atividades. A Sociedade Bach de São Paulo e atuação de membros da família Braunwieser, que já tem sido estudada por autores como Antônio Alexandre Bispo (1991), Álvaro Carlini (2005) e Ana Paula Gabriel (2016), será revisitada nesta dissertação tendo como fundamento teórico conceitos de Peter Burke (2008), Jacques Le Goff (2013), Norbert Elias e John L. Scotson (2000) e Joseph T. Delos (1965). Os capítulos abordam o surgimento, atuação e encerramento da Sociedade Bach de São Paulo.