Dissertações - Zootecnia - FMVZ

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 327
  • ItemDissertação de mestrado
    Desativadores de micotoxinas na alimentação de bovinos Nelore confinados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-15) Gouvêa, Daniel Ioan Campos Gomes de; Arrigoni, Mário De Beni; Martins, Cyntia Ludovico; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    RESUMO: Os desafios impostos pelas micotoxicoses e endotoxicoses vêm ganhando cada vez mais atenção na produção de bovinos de corte confinados, diante dos potenciais efeitos negativos no consumo de ração, desempenho e sistema imune. Nosso estudo avaliou o uso do desativador de micotoxinas no desempenho de bovinos Nelore, alimentados por 96 dias. Quarenta e oito touros Nelore, peso vivo inicial (402 kg ±5,02 kg), foram alocados em baia coletiva com cochos automáticos (Intergado ®, Brasil), distribuídos aleatoriamente em dois tratamentos: 1) CON: sem inclusão de desativadores de micotoxinas, 2) MYC: 20g desativador de micotoxinas animal/dia (Mycofix®, Biomin – DSM Produtos Nutricionais). Os animais foram pesados em jejum (14h) ao início e final do experimento e a ingestão de massa seca (IMS) mensurada por cochos eletrônicos. A ração fornecida e os alimentos utilizados eram naturalmente contaminados por micotoxinas. Os dados foram analisados pelo PROC ANOVA do SAS® para p<0,05. MYC aumentou o peso vivo final (560 vs 545 kg, p=0,05), o peso de carcaça quente (315 vs 305 kg, p =0,03), e tendeu a aumentar o ganho de peso diário (GMD, 1,66 vs 1,55 kg/d, p=0,10) e o GMDcarcaça (1,21 vs 1,12 kg/d, p=0,08). A IMS (kg/d), a eficiência alimentar, o rendimento de carcaça e as características de carcaça não diferiram entre os tratamentos (p<0,05). MYC apresentou menores valores de aspartato aminotransferase (AST, 79 vs 95 UI/L, p=0,02), reduções na incidência de necrose dos hepatócitos (p<0,05) e gravidade de lesões hepáticas. MYC proporcionou maior produção de carcaça e apresentou melhores indicadores de saúde hepática, em bovinos Nelore confinados com dieta de alto concentrado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Dinâmica Bioeconômica de Bovinos Confinados - Eficiência Biológica e a Variação do Custo de Produção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-31) Araújo, Ana Bárbara Domingues Sartor; Arrigoni, Mário De Beni; Martins, Cyntia Ludovico; Carvalho, Thiago Bernardino de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ocupando posição de destaque na produção e exportação de bovinos, o Brasil vem buscando melhorar e otimizar o sistema para que a atividade cresça ainda mais nos próximos anos. Nesse contexto, o uso do confinamento como estratégia para terminação de bovinos de corte tem aumentado sua representatividade no efetivo de abates do país, sendo uma forma de reduzir o uso de áreas de pastagens para essa fase, especialmente nas épocas secas do ano. Além disso, animais confinados apresentam vantagens significativas como a redução de idade ao abate, e maior giro de capital. Entretanto, os custos para a implantação de um confinamento são altos e muitas vezes dificultam sua viabilidade. Buscando alternativas, o Brasil trabalha hoje com diversos prestadores de serviços que confinam animais de terceiros cobrando valores referentes à operação e à alimentação, sendo esta uma ferramenta a mais para o produtor, desde que seja possível analisar sua viabilidade de forma ampla, trabalhando com dados produtivos e econômi-cos em conjunto, somados às tendências de mercado. Visando trazer um levantamento de in-formações abrangente e acessível, o objetivo do estudo buscou correlacionar dados bioeconômi-cos em sistema de terminação confinada de bovinos, relacionados com as oscilações do merca-do no período de abril / 2018 a abril / 2022. Os animais estão subdivididos em três categorias sexuais: macho não castrado, macho castrado e novilhas, e em cinco grupos raciais, sendo eles: nelore, anelorado, cruzamento industrial, europeu e cruzado. Foram avaliados dados produtivos e financeiros, ressaltando valores de comercialização dos animais em cada período unido à possibilidade de travas no mercado futuro. Avaliações econômicas foram feitas por meio do cálculo do Valor Presente Líquido, do Retorno sobre Investimento e, posteriormente, análises de sensibilidade. O valor de venda dos animais é o fator que mais impacta na lucratividade, segui-do pelo valor de reposição e pela eficiência biológica, sendo este último um fator passível de mudança pelo produtor. A pesquisa resultou em um levantamento de dados expressivo, explo-rando diversas possibilidades para o confinamento de bovinos de corte por meio de análises de estratégias.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo meta-analítico de mananoligossacarídeos como aditivo melhorador de desempenho para frangos de corte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-10) Braga, Fernanda da Silva Costa; Polycarpo, Gustavo do Valle [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os mananoligossacarídeos (MOS) mantém um balanço adequado da microbiota do trato gastrointestinal de frangos de corte reduzindo a carga de bactérias patogênicas e aumentando as bactérias desejáveis. Portanto, o MOS pode ser utilizado para incrementar o desempenho de frangos de corte auxiliando principalmente na saúde intestinal. Entretanto, os experimentos que avaliam MOS possuem grande heterogeneidade entre si, com relevantes diferenças nas condições experimentais, dificultando a interpretação global dos resultados a partir de estudos singulares. A meta-análise se caracteriza como uma ferramenta adequada para organizar e compilar informações, gerando conclusões robustas que consideram as diversas condições dos experimentos primários. Portanto, nesse estudo o objetivo foi desenvolver uma meta-análise para avaliar a eficácia da utilização de MOS como melhorador de desempenho para frangos de corte. Para esse fim, uma revisão sistemática foi realizada, seguida de análises quantitativas com critérios fundamentados nos conceitos estatísticos adotados na experimentação animal. A busca digital de trabalhos foi realizada na Scopus, Web of Science e PUBMED por meio das palavras “broiler”, “mannanoligosaccharide” e “performance”, e seus sinônimos, com filtro de publicações para os últimos 6 anos (2016 a 2022). Foram selecionados artigos descrevendo experimentos in vivo com suplementação de MOS para frangos de corte com respostas de desempenho. Ao todo, foram selecionados 42 estudos para a realização desta meta-análise. A análise estatística foi realizada por meio do software SAS OnDemand (2021). Foi utilizado um modelo misto (MIXED), no qual o efeito de cada experimento foi considerado como uma variável classificatória de efeito aleatório. Diferentes pesos foram dados aos experimentos, considerando o efeito intra-experimental, utilizando o erro padrão invertido. A idade média das aves dentro de cada período de avaliação e a duração (idade final – idade inicial) foram usadas no modelo como covariáveis de efeito fixo. O MOS aumentou as variáveis de ganho de peso (P= 0,024), consumo de ração (P<0,001) e conversão alimentar (P=0,001) com relação ao grupo controle. Na regressão linear, o MOS apresentou um ganho de peso superior, de 3,458g, em relação ao controle. Na regressão quadrática apenas o grupo com MOS foi significativo, apresentando uma conversão alimentar de 0,0417g por dia. A variação do consumo de ração (ΔADFI) apresentou influência linear na variação do ganho de peso (ΔADG) aumentando 0,53% a cada 1% de aumento no ΔADFI. Em conclusão, o MOS pode ser utilizado como aditivo melhorador de desempenho em dietas de frangos de corte.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso de aditivos minerais melhoradores de desempenho na dieta de leitões recém-desmamados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-25) Souza, Thallysson Taumaturgo Silva; Tse, Marcos Livio Panhoza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos da inclusão de dióxido de silício (SIL) e baixa dose de óxido de zinco ativado (ZnA) em substituição à alta dose de óxido de zinco convencional nas dietas de leitões desmamados sobre o desempenho produtivo, incidência de diarreia, permeabilidade intestinal, expressão gênica de proteínas das junções oclusivas intestinais, microbiota intestinal e concentração de AGCC no ceco. Para isso, foram utilizados 72 leitões recém-desmamados com idade média de 21 dias de linhagem genética comercial (6,07 ± 0,54kg) distribuídos em delineamento de blocos ao acaso, com três tratamentos, oito repetições e três animais por baia (36 dias de experimento): CON= Dieta basal com 120ppm de antimicrobiano (Halquinol) e inclusão de zinco (3.000ppm na fase Pré-inicial 1; 2.000ppm na fase Pré-Inicial 2 e 1.200ppm na fase Inicial) na forma de óxido de zinco convencional; SIL = Dieta basal com 120ppm de antimicrobiano (Halquinol) e inclusão de zinco (3.000ppm na fase Pré-inicial 1; 2.000ppm na fase Pré-Inicial 2 e 1.200ppm na fase Inicial) na forma de óxido de zinco convencional e 200ppm de dióxido de silício em todas as fases; ZnA = Dieta basal com 120ppm de antimicrobiano (Halquinol) e inclusão de zinco (600ppm na fase Pré-inicial I; 400 ppm na fase Pré-inicial II e 200 ppm na fase Inicial) na forma de óxido de zinco ativado. Os leitões alimentados com SIL apresentaram melhor conversão alimentar (P=0,022) no período de 0 a 36 dias em relação aos leitões da dieta CON, enquanto que não houve diferença para incidência de diarreia. Os animais alimentados com ZnA apresentaram menor permeabilidade intestinal do jejuno (P<0,05) em relação aos animais do grupo CON. Para a expressão gênica de proteínas das junções oclusivas e microbiota intestinal, não houve diferença entre os tratamentos (P>0,05). A concentração de ácido butírico foi maior (P=0,004) nos animais suplementados com SIL em relação aos animais do grupo CON. Conclui-se, que a suplementação de baixa dose zinco ativado manteve o desempenho dos animais, diminuiu a permeabilidade intestinal, mostrando-se ser alternativo ao uso de altas doses de ZnO. Além disso, a inclusão de sílica foi promissora para modular a produção de ácido butírico, principal combustível para as células intestinais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Qualidade da carne de cordeiros em cortes comerciais submetidos à dois métodos de cocção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-28) Leal, Mariana da Silva; Costa, Ciniro; Welder, Angelo Baldassini; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cocção melhora a digestibilidade, textura e propriedades sensoriais da carne. Adicionalmente, alguns cortes podem ter maior preferência pelo consumidor, devido a facilidade de preparo e características de qualidade, como cor e maciez. Assim, a forma de preparo (método de cocção) e o corte são fatores que podem interagir e afetar a qualidade da carne. Poucos estudos na literatura foram capazes de avaliar esses fatores na carne ovina. Nesse contexto, foram utilizadas quarenta amostras de cortes comerciais de cordeiros cruzados Corriedale com o objetivo de investigar como a cocção pode influenciar nas características de qualidade de carne de dois cortes comerciais. A qualidade de carne foi avaliada nos cortes T-bone (T) e Capitão (C), submetidos a cocção por banho maria e forno, e então avaliados a área muscular (tamanho do corte; MA), pH, força de cisalhamento (SF), perda por evaporação (EL), perda por gotejamento (DL), capacidade de retenção de água, luminosidade, teor de vermelho, teor de amarelo, lipídeos totais (FAT) e índice de fragmentação miofibrilar (MFI). Correlações de Pearson foram utilizadas para avaliar as associações entre as variáveis de qualidade de carne. Adicionalmente, foi conduzida análise de componentes principais (PCA) para estudar as relações entre as variáveis dos cortes comerciais, métodos de cocção e a qualidade de carne num contexto multifatorial. Observou-se que não houve interações dos métodos de cocção e corte sobre as características de qualidade avaliadas. Contudo, as variáveis de coloração (L*, a*, b*), MA, pH, SF e FAT apresentaram diferença significativa (p<0,03) em relação ao corte, por sua vez as variáveis de perdas por cocção (EL e DL) apresentaram diferença significativa (p<0,01) em relação ao método de cocção. No estudo multivariado, verificou-se que os três primeiros componentes principais (PC1; PC2 e PC3) explicaram cerca de 56% da variabilidade total dos dados de qualidade de carne, no universo de 11 variáveis. A variável MA juntamente com as variáveis de maciez e teor de lipídeos definiram o PC1, as variáveis relacionadas as perdas por cocção (EL + DL) contribuíram para definir o PC2, enquanto as variáveis relacionadas a maciez contribuíram para definir o PC3 (MFI + SF). Assim, concluiu-se que amostras com maior área muscular são associadas a maior perda por cocção, e amostras com maior teor de lipídeos são associadas a maior maciez. Os cortes T e C em banho-maria demonstraram melhores resultados em termos de maciez e rendimento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Corticosterona em penas: aplicação e validação da metodologia para frangos de corte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-24) Gómez, Nathalie Vásquez; Paz, Ibiara Correia de Lima Almeida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A metodologia comumente utilizada para quantificar os níveis de corticosterona em frangos de corte utiliza o soro sanguíneo, sendo que no momento da colheita do material, devido à contenção e punção, o animal sofre estresse, e pode ocorrer alterações no resultado obtido. Assim, este estudo foi conduzido com o objetivo de adaptar e validar uma metodologia não invasiva utilizada para aves selvagens, para estimar o estresse em frangos de corte, utilizando penas para quantificar o nível de corticosterona circulante. Para isso, sangue e penas de três regiões de frangos de corte foram colhidos e os teores de corticosterona foram obtidos. Os resultados foram positivos, com correlações significativas entre os níveis de corticosterona mensurados em sangue e penas, principalmente quando foram utilizadas as penas das asas (r= 0.909). As penas de asas são aquelas identificadas em campo mais facilmente, permitindo que o material seja colhido no piso dos aviários, sem o perigo de ocorrer confundimento com penas de outras regiões. Conclui-se que a medição de corticosterona nas penas é uma metodologia eficiente em frangos de corte, constituindo-se como uma ferramenta não invasiva para estimativa de estresse em frangos de corte.
  • ItemDissertação de mestrado
    Meta-análise: β-glucanos no desempenho produtivo e saúde de tilápias (Oreochromis spp)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Ito, Paulo Incane [UNESP]; Barros, Margarida Maria; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A intensificação da aquicultura levou a um maior risco de problemas associados a patógenos e perdas econômicas resultantes de surtos de doenças. Como alternativa aos quimioterápicos comumente usados e cada vez mais proibidos, o uso de aditivos alimentares que aumentam a resposta imune dos peixes surgiu como uma ferramenta profilática para minimizar os efeitos negativos de doenças infecciosas e evitar as desvantagens da utilização de antimicrobianos. Como o imunoestimulante mais proeminente na aquicultura, o β-glucano pode modular tanto o sistema imune inato quanto o adaptativo, apresentando efeitos positivos na saúde e no crescimento de várias espécies de interesse comercial, como as tilápias. Portanto, uma revisão sistemática e meta-análise foi realizada para avaliar os efeitos do β-glucano no ganho de peso, perfil hematológico, resposta imune e expressão de genes associados ao estado de saúde da tilápia (Oreochromis spp.). Para obtenção dos dados, foi realizada uma busca de artigos publicados nas bases de dados Scopus e Web of Science utilizando os termos “tilápia” + “β glucan” ou sinônimos, sem restrição de tempo de publicação, totalizando 31 estudos cujos dados foram sistematizados em planilhas eletrônicas para realizar análises usando o software SAS OnDemand. Os dados foram divididos em tratamento controle e suplementados com β-glucano antes e após o desafio para permitir as análises de ganho de peso, sobrevivência após desafio bacteriano, parâmetros hematológicos e imunológicos, e também a análise descritiva de HSP70, TNF-α, IL-1β, Expressão dos genes CAT e SOD. Observou-se efeito positivo da suplementação de β-glucano no ganho de peso, bem como nos parâmetros hematológicos e imunológicos. Adicionalmente, a suplementação com β-glucano resultou em um aumento de 62,5% na taxa de sobrevivência dos peixes quando submetidos a um desafio bacteriano. Esses achados destacam claramente a capacidade imunomoduladora do β-glucano e seu potencial como estratégia nutricional para minimizar a utilização de antimicrobianos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Impactos da duração pós-parto no início do protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (Iatf) nas taxas de prenhez de vacas nelore
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-27) Araújo, Ana Clara de Rezende; Cooke, Reinaldo Fernandes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O menor intervalo entre o parto e o início dos protocolos de IATF adotado pelo sistema de cria, no Brasil, é de 30 dias. Essa prática é embasada em pesquisas que caracterizam a involução uterina e a incidência de distúrbios uterinos em fêmeas Bos Taurus. A incidência de distúrbios uterinos, como endometrite subclínica, é baixa em vacas Nelore (Bos Indicus) assim como 28 dias após o parto. Portanto, foi pressuposto que vacas Nelore podem iniciar o protocolo de IATF logo no 20º dia após o parto (DPP) e ainda apresentar resultados satisfatórios. Este experimento avaliou as taxas de prenhez em 5.258 vacas Nelore (n= 1.703 primíparas e 3.555 multíparas) de acordo com o DPP no início do protocolo de IATF. O escore de condição corporal (ECC) foi registrado na IATF e o diagnóstico de gestação foi realizado, aproximadamente, 30 dias após a IATF. As vacas foram agrupadas de acordo com a categoria de partos e por DPP ao início do protocolo de IATF sendo classificadas com intervalos de 5 dias (por exemplo, ≤ 15 DPP, 16-20 DPP, 21 – 26 DPP, até vacas com ≥76 DPP). Os dados foram analisados dentro da categoria reprodutiva tendo a vaca como unidade experimental, usando contrastes polinomiais ortogonais (lineares, quadráticos ou cúbicos) gerados através do DPP médio de cada categoria. Em ambos os grupos, o ECC da vaca na IATF diminuiu linearmente (P≤0,01) com o avanço do DPP (por exemplo, 4,79; 4,00; e 3,73 nas primíparas e 4,95; 3,70 e 3,23 na multíparas classificadas, respectivamente, como: ≤ 15 DPP, 36-40 DPP, ≥ 76 DPP). A taxa de prenhez para IATF (P/IATF) foi afetada quadraticamente (P<0,01) pelo DPP para ambos os grupos. Nas primíparas, a taxa de prenhez aumentou até 36-40 DPP (~60%), permanecendo próximo a este nível até 51-60 DPP e diminuiu com o avanço do DPP, enquanto as primíparas classificadas como 21-25 DPP apresentaram resultados satisfatórios (~42%). Nas multíparas, a taxa de prenhez aumentou até 46-50 DPP (~70%), permanecendo próximo a este nível até 56-60 DPP diminuindo com o avanço do DPP, enquanto as classificadas como 21-25 DPP também expressaram resultados satisfatórios (~63%). Dentro de 30-60 DPP observou-se melhores taxas de prenhez para multíparas nelores, assim como para o grupo das primíparas nelore. Entretanto, resultados razoáveis foram observados quando o protocolo de IATF foi iniciado tão cedo como aos 21 DPP. Sendo assim, o intervalo entre o parto e o início do protocolo de IATF pode ser reduzido em 10 dias em fêmeas Nelore e ainda produzir taxas de prenhez aceitáveis, o que pode ser de grande valor para vacas que parem imediatamente antes ou durante a estação reprodutiva anual.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito de protocolos nutricionais para marmoreio sobre as características e qualidade da carne de bovinos Nelore confinados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-11) Felizari, Luana Doretto; Millen, Danilo Domingues [UNESP]; Pflanzer Junior, Sérgio Bertelli; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se com este estudo avaliar diferentes protocolos nutricionais para marmoreio, com inclusões de silagem de grãos úmidos de milho, sais cálcicos de ácidos graxos (SCAG), zinco e cromo orgânico, na dieta de bovinos Nelore confinados, ranqueados por diferença esperada na progênie (DEP) para alto e baixo marmoreio na qualidade da carne. Foram utilizados 150 animais, machos, não castrados, da raça Nelore, com peso vivo médio inicial aproximado de 404,28±23,14kg e 19 meses de idade, sendo que 30 deles (5 por Bloco) foram abatidos como referência no dia 0 do experimento. Portanto, o estudo prosseguiu com 120 animais, os quais foram alocados em 30 baias (n = 4 por baia). Todos os animais tinham pais conhecidos e desta forma estes foram divididos em grupos de alta e baixa DEP para marmorização antes de serem blocados por peso. As dietas de terminação conterão 84% de concentrado e os tratamentos foram arranjados em fatorial 2 × 2 + 1: T1) Milho moído fino; T2) Silagem de grão de milho úmido; T3) Milho moído fino + SCAG; T4) Silagem de grão úmido de milho + SCAG; e T5) Silagem de grão úmido de milho + SCAG + zinco e cromo orgânico. Foi incluso monensina sódica em todos os tratamentos na dose de 25 ppm. O estudo teve duração de 112 dias, e foram avaliadas variáveis de qualidade da carne, tais como: composição centesimal, força de cisalhamento, perda de peso por cocção, análise sensorial com consumidores, perfil lipídico, oxidação lipídica, cor, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmorização. Não houve efeito de tratamentos para o marmoreio. Animais de baixa DEP obtiveram maior EGS com a adição de ZnCr, diferentemente dos animais de alta DEP que aumentaram a EGS com apenas o processamento do milho (P=0,03). Houve interação entre tratamento*DEP para EGS do Biceps femoris (P<0,05), EE (P=0,03), TBARS (P=0,03), AGS (P=0,02) e AGI (P=0,04), MUFA (P<0,01), PUFA (P=0,01), n-6:n-3 (P=0,02) para a carne. Não houve diferença significativa para a FC entre os tratamentos, porém quando aumentou o tempo de maturação a carne ficou mais macia. Portanto, os fatores testados nos protocolos nutricionais não alteraram a porcentagem de gordura intramuscular do músculo Longissimus dorsi.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da utilização de narasina na condição e composição corporal, fisiologia e parâmetros produtivos e imunológicos da prole em fêmeas nelore consumindo dietas de alta forragem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-13) Miranda, Victor Freitas Borges; Vasconcelos, José Luiz Moraes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Oitenta e oito novilhas nelore prenhes do mesmo touro foram alojadas em duplas a partir dos 104 dias pré-parto em baias até a desmama, distribuídas em dois grupos, recebendo 0,26 mg de narasina/ kg de peso vivo diariamente misturado a um suplemento proteico-energético (ZIM) ou apenas o suplemento sem narasina (CON). Os animais tiveram acesso a feno e água ad libitum. Antes do início dom estudo foram coletadas amostras de pelo da cauda para análise genômica. Nos dias -104, -74, -44 0 (parto), 30, 58, 100, 141 171 e 212 foi coletado ECC, peso, velocidade de saída de tronco (com exceção do D0) das matrizes. Nos dias -44, 0 e 30, foi coletado sangue das matrizes para análise da concentração de IGF-1 plasmático. Nos dias -104, -44, 58, 100, 141 e 212 foram coletados dados corporais das matrizes utilizando ultrassonografia de carcaça. Dos bezerros foi coletada uma amostra de sangue 24 a 36 horas após o parto para avaliação de proteína sérica total e concentração de IgG, além de peso de nascimento. Nos dias 30, 58, 100, 141, 171 e 212 foi coletado peso de todos os bezerros. Casos de doença foram registrados para posterior análise. Mensalmente foi feita uma mensuração do consumo de MS de cada baia por um período de 4 dias seguidos. Vacas do grupo ZIM perderam menos peso (p = 0,04) e apresentaram maior IGF-1 (p < 0,05) no período pré-parto. Não houve diferença entre as demais variáveis de peso, ECC e carcaça, temperamento e consumo de matéria seca. Os bezerros do grupo ZIM apresentaram maior proteína sérica total (p = 0,03) e tendência para maior IgG (p = 0,10). Houve menos casos de doença por bezerro no grupo ZIM (p = 0,03). Na avaliação de peso dos bezerros, houve interação tratamento x dia, com o grupo ZIM apresentando tendência (p = 0,09) para maior ganho de peso nas últimas 3 avaliações do estudo (p < 0,05). O uso de narasina foi eficiente em impactar nos resultados, portanto seu uso pode ser benéfico em sistemas de cria.
  • ItemDissertação de mestrado
    Protocolos nutricionais para preservar as junções compactas do trato gastrointestinal e diminuir marcadores inflamatórios no sangue de bovinos confinados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-15) Demartini, Breno Leite; Millen, Danilo Domingues [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse projeto teve como objetivo avaliar o efeito do processamento do grão de milho em dietas com inclusão ou não de sais cálcicos de ácidos graxos protegidos da fermentação ruminal (SCAG), assim como de zinco e cromo sobre a morfometria e integridade do epitélio do trato gastrointestinal, marcadores de inflamação no sangue e teor de amido fecal de bovinos Nelore confinados. Foram utilizados 150 animais, machos, não castrados, com peso vivo médio inicial de 403,98 ± 23,82kg, blocados por peso. No dia 0 do período experimental, um animal por baia (n=30) foram abatidos como referência; e desta forma o estudo prosseguiu com 120 animais, divididos aleatoriamente em 30 baias (n=4 por baia). O período experimental foi de 112 dias, o qual incluiu 20 dias de adaptação e 92 dias de terminação com dietas de alto desempenho de acordo com os tratamentos: 1) Grão de milho seco finamente moído; 2) Silagem de grão úmido de milho (SGU); 3) Grão de milho seco finamente moído + SCAG; 4) SGU + SCAG; 5) SGU + SCAG + Zn e Cr. Monensina sódica foi adicionada à 25ppm em todos os tratamentos. Amostras de sangue e fezes foram coletadas durante o estudo para análises dos marcadores inflamatórios no sangue e teor de amido fecal, respectivamente, no início e ao final do estudo. Após os abates (referência e final), fragmentos do rúmen, jejuno e ceco foram coletados para análises da integridade do epitélio intestinal por meio de morfometria, histologia e imuno-histoquímica das junções compactas. Animais que consumiram SCAG apresentaram menores concentrações de alguns marcadores inflamatórios (haptoglobina, proteína ligante do LPS, proteína C-Reativa; P<0,05), assim como menores teores de amido fecal no dia 56 e menor consumo total de amido (P<0,05). Protocolos com uso da SGU + apresentaram menor ingestão de matéria seca (IMS), consumo total de amido, menor teor de amido fecal nas fezes dos dias 56 e 112 e ainda menores inflamações das zônulas ocludentes cecais (P<0,05). Diante dos resultados encontrados, os protocolos com inclusão da SGU não prejudicaram a permeabilidade/ barreira seletiva cecal, possivelmente por reduzirem a ingestão total de amido, porém, com a alteração do local de fermentação do amido para o rúmen, aumentou a incidência de rumenites. Os protocolos que utilizaram os SCAG reduziram as concentrações de haptoglobina, LBP e PCR no sangue, menores incidências de rumenites, provavelmente por menor ingestão de amido total, aliviando a fermentação ruminal. A introdução do Zn e Cromo orgânico não evidenciaram nenhuma melhora na saúde do TGI dos animais estudados. Com isso, neste estudo, protocolos com a introdução dos SCAG ou o processamento do milha em SGU se apresentaram vantajosos em promover saúde digestiva e animal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito de dose letal e subletal do herbicida glifosato no transcriptoma de abelhas Apis mellifera africanizadas na fase de campeiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-27) Scheffer, Jaine da Luz; Orsi, Ricardo de Oliveira [UNESP]; Kadri, Samir Moura; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As abelhas são consideradas eficientes agentes polinizadores, e devido a sua característica generalista na busca de recursos alimentares disponibilizados pelas plantas, ficam sujeitas a situações desfavoráveis encontradas no ambiente, como os agrotóxicos. Dentre eles, o herbicida glifosato tem seu uso autorizado na maioria das culturas, sendo o mais comercializado nacionalmente. Diante disso, objetivou-se com o presente estudo, avaliar a toxicidade do glifosato a partir de alterações no perfil de expressão gênica de abelhas Apis mellifera africanizadas campeiras por meio de teste de ingestão. Para isso, abelhas recém-emergidas de nove colônias foram marcadas na região do pronoto e devolvidas às suas respectivas colônias; após 21 dias, 180 abelhas no total foram coletadas das colônias experimentais. Para os testes de ingestão, estas abelhas foram acondicionadas em placas Petri perfuradas, onde se mantiveram em jejum por 3 horas, totalizando seis repetições com cinco abelhas cada, sendo fornecido então o xarope de mel contendo ou não a dose letal (273,93 µg/abelha) e subletal do glifosato (2,73 µg/abelha). Após 1 e 4 horas de exposição, 15 abelhas foram coletadas aleatoriamente para as análises do transcriptoma do tecido cerebral. O RNA total de cada tratamento foi extraído pelo método de Trizol. Os genes diferencialmente expressos (DEGs) que apresentaram significância estatística foram considerados quando p-valor ajustado para múltiplas comparações < 0,05 e |log 2 FC| ≥ 2. Após a exposição das abelhas ao alimento contendo glifosato, 691 genes foram diferencialmente expressos após uma hora, sendo 404 genes para a dose letal e 538 genes para a dose subletal, com 251 genes expressos em comum para ambas as doses do herbicida. Após quatro horas de exposição das abelhas, foram diferencialmente expressos 499 genes para a dose letal e 483 genes para a dose subletal, totalizando 784 genes diferencialmente expressos, sendo 198 genes expressos para ambas as doses. Observou-se que, independente da dose utilizada, o herbicida glifosato promoveu alterações na expressão de genes relacionados a importantes vias do sistema nervoso das abelhas na fase de campeiras após uma hora de exposição. Após quatro horas de exposição, observou-se mudanças na expressão de genes relacionados a processos metabólicos e também a organelas intracelulares. Pode-se concluir que o herbicida glifosato afeta a expressão gênica de abelhas campeiras expostas de forma aguda, podendo interferir na sua microbiota intestinal, imunidade, sistema cognitivo e, consequentemente, no desenvolvimento da colônia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência da suplementação com probióticos à base de bacilos no desempenho, integridade intestinal e bem-estar de frangos de corte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-13) Jacinto, Andressa Silva; Paz, Ibiara Correia de Lima Almeida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se com este estudo avaliar a utilização de diferentes probióticos a base de bacilos como alternativa ao uso de antibióticos melhoradores de desempenho, bem como os efeitos na produtividade, integridade intestinal e bem-estar de frangos de corte. Para isso foram utilizadas 2120 aves, machos, linhagem Ross 308 AP, com um dia de idade. Os frangos foram alojados em aviário experimental divido em 40 boxes, sendo alojados 53 animais por boxe. Os tratamentos experimentais consistiram em: Controle positivo (CP) dieta com clorihidroxiquinolina como aditivo melhorador de desempenho; Probiótico A (ProbA) dieta com uma mistura de Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis; Probiótico B (ProbB) dieta com adição de Bacillus amyloliquefaciens; e Controle negativo dieta sem nenhum aditivo. Foram avaliadas as características produtivas (desempenho, rendimento de carcaça e partes, eficiência econômica alimentar, e fator de eficiência produtiva); as características locomotoras, comportamentais e indicadores de bem-estar (gait score, pododermatite, latency to lie, miopatia dorsal cranial, testes de apanha e aproximação, produção e expressão gênica de serotonina); características intestinais (altura de vilosidades e profundidade de criptas, largura de vilosidades e relação vilo:cripta) e qualidade de cama. As aves suplementadas com probióticos (ProbA e Prob B) apresentaram melhora significativa no ganho de peso, conversão alimentar, eficiência produtiva e eficiência econômica em comparação com os tratamentos CP e CN. As aves suplementadas com probiótico, em especial o ProbA, apresentaram melhoras em relação as características de bem-estar, estas ficaram mais calmas e menos reativas na presença de estímulos estressores. As aves que receberam suplementação probiótica também apresentaram índices mais altos de serotonina circulante no sangue e maior expressão dos genes 5HTT, SLC6A4 e TPH1. A utilização de probioticos foi capaz de manter a integridade da mucosa intestinal, demonstrado pela profundidade reduzida das criptas intestinais e vilos mais espessos. Conclui-se que a suplementação de uma mistura de Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis mostrou-se eficiente como alternativa aos aditivos melhoradores de desempenho, além de auxiliar na manutenção da integridade intestinal e bem-estar das aves.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da dose ambientalmente relevante do fungicida piraclostrobina no transcriptoma de abelhas Apis mellifera L
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-18) Mendes, Daniel Diego; Orsi, Ricardo de Oliveira [UNESP]; Kadri, Samir Moura; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As abelhas são organismos essenciais para manter o equilíbrio de ecossistemas naturais, e aumentar a produtividade em muitas culturas agrícolas, e também ajudam a gerar renda para milhares de famílias, por meio da produção de produtos apícolas (mel, polén, própolis entre outros). No entanto apesar da sua importância ser conhecida existe uma crescente preocupação com a redução global de polinizadores nativos e abelhas melíferas no mundo, sendo um dos principais fatores responsáveis por esse fenômeno, a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos. No presente trabalho avaliou-se o efeito da ingestão da dose ambientalmente relevante (DAR) do fungicida piraclostrobina (Comet®), em abelhas Apis mellifera na fase de campeiras. Para isso foram marcadas abelhas recém-emergidas e reintroduzidas ás suas respectivas colônias. Após 21 dias, estas foram coletadas e distribuídas em dois tratamentos: controle e piraclostrobina. Logo em seguida, as abelhas foram mantidas em jejum por três horas para esvaziar a vesícula nectarífera, sendo oferecido o alimento contaminado ou não, com o fungicida piraclostrobina na DAR de 850 ppb/abelha. Após uma e quatro horas de exposição, essas abelhas foram coletadas para a análise do transcriptoma cerebral. Constatou-se por meio da análise das mudanças na expressão gênica, que o fungicida piraclostrobina afeta abelhas Apis mellifera, acarretando em diversas alterações como: desrregulação do metabolismo da glicose e da respiração celular, homeostase do hormônio insulina e hormônio juvenil e ativação do sistema antioxidante.
  • ItemDissertação de mestrado
    Recria de novilhas nelore em sistema silvipastoril com capim xaraés
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-13) Cardoso, Bruno de Barros da Silva; Costa, Ciniro; Meirelles, Paulo Roberto de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como objetivos avaliar o ganho de peso (kg), escore de condição corporal e nível de progesterona em novilhas nelore mantidas em sistema silvipastoril e convencional (com e sem sombra) proporcionada pelo Eucalipto (Eucalyptus urograndis), e o efeito deste sistema sobre os valores de entrada e saída e características bromatológicas do capim-xaraés (Urochloa brizantha cv. Xaraés) manejada sob lotação rotacionada. Utilizou-se uma área de 4 ha formada com capim-xaraés e Eucalipto e outra área formada com a mesma espécie forrageira sem o componente florestal. Os tratamentos experimentais foram: 1) Animais mantidos no Sistema Silvipastoril com suplementação; 2) Animais mantidos em pastagem solteira de capim-xaraés com suplementação. Utilizou-se 42 novilhas (21 animais por tratamento) da raça nelore com peso vivo médio inicial de 214 kg. Verifica-se maior produção de forragem no período 3 para ambos os tratamentos. Foram observadas diferenças significativas para a variável altura de entrada (P<0,05) e altura de saída e valores superiores para pastagem solteira. As variáveis FDN, FDA, celulose e lignina não aprestaram diferenças significativas entre os tratamentos (P>0,05) e períodos (p>0,05). A matéria seca apresentou diferença significativa entre os períodos (P<0,0001), matéria mineral e proteína bruta apresentaram diferenças significativas entre períodos (P<0,05) e na interação (P<0,05), os menores teores de proteína foram obtidos durante os períodos 4 e 5 para pastagem solteira. Para peso médio dos animais, verificou-se diferenças significativas (p<0,05) entre os períodos, no entanto não houveram diferenças significativas (P<0,05) entre os tratamentos. Para a variável escore de condição corporal (ECC), não foram verificadas diferenças significativas entre os tratamentos (P>0,05). Para as concentrações plasmáticas de P4, verificou-se diferenças significativa entre os períodos (P<0,05) porém não houve diferença significativas entre os tratamentos (P>0,05). Para a análise econômica constatou-se que a longo prazo o sistema com componente arbóreo é o mais rentável. A produção, características bromatológicas e altura de entrada e saída do capim-xáraes não foram influenciadas negativamente pelo uso de sombreamento, o peso vivo e escore de condição corporal foram considerados adequados para novilhas nelores em recria e o nível de progesterona não foi influenciado pelos tratamentos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Doenças inflamatórias em vacas leiteiras: fatores de risco e associações com manutenção da gestação após transferência de embrião
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-05) Edelhoff, Ingrid Nunes Ferreira; Santos, José Eduardo Portela [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os objetivos do presente estudo de corte prospectivo foram identificar fatores de risco para doenças inflamatórias em vacas leiteiras mestiças girolando e caracterizar as associações dessas doenças com a prenhez por transferência de embrião (TE). As doenças foram diagnosticadas nos primeiros 60 dias pós-parto em 252 vacas primíparas e 481 multíparas. As doenças uterinas (DUT) incluíram retenção de placenta, metrite, endometrite clínica e endometrite subclínica. As doenças não uterinas (DNUT) incluíram mastite, claudicação, pneumonia e abomaso deslocado. O sangue foi coletado no dia 0, 1 e 2 pós-parto e analisado quanto às concentrações de haptoglobina, ácidos graxos, Ca total (tCa), P e Mg, e novamente no dia 8 pós-parto e analisado quanto à concentração de β-hidroxibutirato. A associação entre as concentrações de metabólitos no soro e doenças inflamatórias foi determinada. As vacas receberam um programa de TE cronometrado começando 28 ± 3 d pós-parto com a primeira TE aos 46 ± 3 d pós-parto usando embriões frescos produzidos in vitro. A prenhez foi diagnosticada nos dias 31 e 59 da gestação presumida. No geral, 63,3% das vacas foram diagnosticadas com DUT e 20,6% com DNUT. Os fatores de risco para DUT incluíram estação do parto, grupo de parto, problemas de parto, dias com hipocalcemia subclínica e concentrações séricas de haptoglobina e Mg, enquanto os fatores de risco para DNUT foram grupo paridade e concentração sérica de Mg. Vacas que desenvolveram DUT tiveram concentrações aumentadas de haptoglobina no d 2 e ácidos graxos no d 1 e 2, e concentrações reduzidas de tCa nos d 1 e 2 e de P e Mg no d 2 pós-parto em comparação com vacas sem DUT. Vacas que desenvolveram DNUT tiveram concentrações aumentadas de ácidos graxos no d 0 a 2 pós-parto e concentrações diminuídas de tCa e P em d 0 e 1, e de Mg nos dias 1 e 2 pós-parto em comparação com vacas sem DNUT. As vacas que desenvolveram DNUT tiveram uma redução de 340 kg na produção de leite nos primeiros 60 dias pós-parto. As doenças inflamatórias foram associadas a um menor escore de condição corporal e aumento da perda de condição corporal nos primeiros 70 dias pós-parto. A manutenção da prenhez após a TE foi reduzida em vacas DUT após o primeiro (41,7 vs. 25,4%) ou todos os TE (46,4 vs. 36,2%), enquanto a manutenção da prenhez foi reduzida em vacas DNUT apenas na segundo TE (39,0 vs. 25,9%). A redução da manutenção da prenhez em vacas DUT combinada com uma taxa de serviço reduzida de 21 dias (61,9 contra 54,8%) diminuiu a taxa de prenhez do ciclo de 21 dias (28,6 contra 19,9%) e o risco de prenhez para 300 dias pós-parto em 35%, resultando em uma abertura extra de 32 d. Em conclusão, as doenças inflamatórias deprimiram a fertilidade em vacas leiteiras recebendo TE, com o maior impacto observado em vacas DUT. Isso sugere que a inflamação local do útero prejudica a manutenção da prenhez em vacas leiteiras após a TE.
  • ItemDissertação de mestrado
    Transcriptoma de abelhas Apis mellifera L. campeiras expostas à dose ambientalmente relevante do fipronil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-17) Astolfi, Aline; Orsi, Ricardo de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No presente estudo, analisaram-se as alterações na expressão gênica de abelhas Apis mellifera na fase de campeiras expostas á dose ambientalmente relevante do agrotóxico fipronil. Para isso, abelhas operárias com 21 dias de idade, previamente marcadas na região do tórax, foram coletadas de suas respectivas colmeias, mantidas em jejum por 3 horas sendo, em seguida, expostas ao alimento contaminado ou não com fipronil na concentração 2,5 ppb/abelha. Após uma e quatro horas de exposição, 15 abelhas de cada tratamento foram encaminhadas para a análise do transcriptoma. Observou-se efeito na expressão gênica após quatro horas de exposição com redução na expressão de 11 genes, sendo relacionados com o sistema digestório das abelhas os genes: endoglucanase E-4, transcription activator MSS11, inositol monophosphatase 2 - transcript variant X1, ATP-binding cassette sub-family G member 5 e cuticular protein 28; relacionados com a composição do exoesqueleto: cuticular protein 28; relacionados com transporte de vitamina E e sistema antioxidante: alpha-tocopherol e relacionado com o ritmo circadiano e o relógio biológico endógeno das abelhas: circadian clock-controlled protein. Os resultados indicam que o inseticida fipronil provoca alterações na expressão de genes os quais podem acarretar modificações fisiológicas, morfológicas, no metabolismo, comportamento de abelhas Apis mellifera com consequente declínio da colônia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos do óleo da semente de maracujá nos sistemas imune e antioxidante de frangos de corte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-16) Lima-Krenchinski, Fernanda Kaiser; Sartori, José Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estresse térmico proporciona muitos prejuízos na avicultura industrial e com o objetivo de minimizá-los, estratégias nutricionais vêm sendo adotadas, com ênfase, principalmente aos alimentos naturais. O objetivo desse trabalho foi estudar o efeito da suplementação de óleo da semente de maracujá (OSM) na imunidade e respostas imunes, qualidade de carne e sistema antioxidante de frangos de corte. Para isso foram utilizados 450 pintainhos de 1 dia de idade, machos, da linhagem Cobb® 500, alojados em gaiolas de arame galvanizado, em duas câmaras com 45 gaiolas cada. O delineamento foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 5, sendo duas temperaturas (termoneutra e estresse cíclico pelo calor) e cinco tratamentos (controle sem inclusão de OSM + quatro níveis de inclusão de OSM (0,30; 0,50; 0,70; 0,90%) com nove repetições de cinco aves cada. A ração foi desprovida de antibióticos como melhorador de desempenho, porém acrescida de anticoccidiano em todos os tratamentos. Os dados foram analisados utilizando-se análise de variância com auxílio do SAS 9.3 (SAS Institute, 2008) e, sendo significativas a (P<0,05) no teste de média pelo teste de Tukey. Houve efeito significativo para o peso vivo ao abate e peso de cortes comerciais, para frangos criados em ambiente termoneutro, que apresentaram maiores valores em relação ao estresse por calor, e a gordura abdominal apresentou menor valor para aves desafiadas por calor. O OSM influenciou no maior peso (em gramas) das pernas. Frangos de corte criados em estresse por calor apresentaram menores valores de a* na musculatura do peito do que os frangos criados em ambiente termoneutro. Em relação a análise proteômica eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida (2D-PAGE) do plasma sanguíneo para resultados voltados a qualidade de carne, a proteína Actin alpha skeletal muscle, apresentou diferença significativa nos tratamentos com inclusão de 0,9% de OSM em ambas as temperaturas (estresse por calor e termoneutra) e, Neuropilin-1, no tratamento termoneutro com 0% de inclusão de OSM. Com 21 dias de idade foi observado uma interação significativa para titulação de anticorpos, sendo que frangos criados em ambiente de estresse que receberam o nível de 0,90% de OSM, apresentaram maior valor de titulação vacinal. Aos 28 dias de idade, novamente os animais que receberam 0,90% de inclusão de OSM e, independente do ambiente de criação, apresentaram maiores valores de títulos de anticorpos. Na análise proteômica do plasma sanguíneo (2D-PAGE) foram encontradas diversas proteínas que 11 estão relacionadas com o sistema imunológico dos frangos de corte: Complement factor B-like protease (Fragment); Glyceraldehyde-3-phosphate dehydrogenase; Mannose binding protein; Zinc finger protein ubi-d4; Ig lambda chain C region; Ig lambda chain V-1 region; Apolipoprotein A-I. A análise proteômica também apresentou resultados referentes a manutenção do epitélio gastrointestinal, com a expressão diferencial de Retinol-binding protein 4 e, Homeodomain-only protein. Houve maior % de redução de DPPH com a maior inclusão do OSM, assim como maior expressão de Alcohol dehydrogenase 1, nos tratamentos com maior inclusão de OSM. Também houve diferença significativa para o efeito temperatura sobre a atividade da enzima catalase que se apresentou maior em ambiente termoneutro. Assim como, Nuclear receptor coactivator 7 que foi diferencialmente expresso no tratamento 0% de frangos de corte criados em ambiente termoneutro. Hemoglobin subunit epsilon teve sua expressão diferenciada no tratamento 0,9% de frangos de corte criados em ambiente de estresse. Além disso, vários spots proteicos relacionados as chaperonas moleculares foram diferencialmente expressas nos tratamentos 0,5% e 0,9% de inclusão de OSM em ambas as temperaturas de criação. Membrane-associated progesterone receptor component 1 foi diferencialmente expresso nos tratamentos de 0,9% de inclusão de OSM em ambos os ambientes de criação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Obtenção e caracterização de complexos multibioativos obtidos a partir de resíduo e subproduto visando aplicação como aditivos na piscicultura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-06) Santos, Andressa Genezini dos; Fleuri, Luciana Francisco [UNESP]; Barros, Margarida Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os resíduos e subprodutos agroindustriais vêm sendo utilizados por fermentação em estado sólido (FES) para gerar produtos de valor agregado com bioatividades. Neste trabalho, fragmento de casca de laranja (frit) da variedade Pêra e grãos secos de destilaria com solúveis (DDGS) de milho foram utilizados de forma isolada e como substrato em FES utilizando Aspergillus flavipes (ATCC 16841), Aspergillus oryzae (ATCC 1003) e Aspergillus niger (CBMAI 2084) para produção de complexos multibioativos (CMb), nos quais foram determinadas as atividades de lipases, proteases, amilases, fitases, antioxidantes e concentrações de proteínas solúveis totais, aminoácidos aromáticos. A pesquisa ainda incluiu a produção em massa dos CMb mais promissores com caracterizações quanto ao pH e temperaturas ótimos das enzimas; e, análises químico-bromatológicas e de citotoxicidade dos complexos. Os CMb fermentados foram melhores em todas as análises em relação aos isolados. Os CMb DDGS fermentados com A. flavipes e A. oryzae não apresentaram crescimento fúngico. Os CMb DDGS + A. niger e frit + A. niger obtiveram resultados semelhantes estatisticamente (p ≥0,05) para as atividades enzimáticas de lipase utilizando palmitato (35,16 e 29,72 U g-1 min-1) e de fitase (544,52 e 470,44 µmol g -1 min-1 ), respectivamente. CMb DDGS + A. niger apresentou resultado superior para a atividade enzimática de lipase por análise titulométrica (19,25 U g-1 min-1 ) e para a redução do íon superóxido (54,01%), bem como atividade de amilase semelhente ao valor encontrado no CMb frit + A. oryzae (8,62 e 6,19 µmol g-1 min-1 , respectivamente). CMb frit + A. niger apresentou resultados superiores para a atividade de protease (22,67 U g-1 min-1 ), proteínas solúveis totais (2,44 mg mL-1 ), aminoácidos aromáticos (242,45 U g-1 ) e antioxidante DPPH (72,00%; 16,12 µmol g-1 min-1 ) em relação aos demais tratamentos. Os complexos multibioativos selecionados foram os CMb frit + A. niger e CMb DDGS + A. niger. O primeiro apresentou lipases com faixa de temperatura ótima de 20 a 80°C e pH ótimos em 6,0 e 9,0, enquanto o segundo também apresentou lipases com faixa de temperatura ótima de 20 a 80°C e pH ótimo de 7,0. As proteases dos CMb fermentados apresentaram-se faixa ótima de temperatura e de pH estudadas (mantendo atividades acima de 85%). O CMb frit + A. niger apresentou fitases com pH ótimo 5,0 e faixa de temperatura ótima entre 50 a 70°C, enquanto o CMb DDGS + A. niger apresentou o mesmo pH ótimo de 5,0 e temperatura ótima de 50°C. Na análise químico-bromatológica dos complexos destacou-se a maior porcentagem de proteínas e fibras do CMb frit + A. niger. Ambos CMbs não foram nocivos à célula NIH-3T3.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desempenho e início da puberdade de borregas semiconfinadas suplementadas com caroço de algodão em sistema integrado de produção agropecuária
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-01) Tardivo, Renata [UNESP]; Costa, Ciniro; Meirelles, Paulo Roberto de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se avaliar os custos e efeitos da inclusão de caroço de algodão nos parâmetros produtivos e reprodutivos de borregas semiconfinadas em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (SIPA). Foram utilizadas 48 borregas mestiças (cruzamento Ile de France × White Dorper × Texel) em delineamento em blocos casualizados com quatro medidas repetidas no tempo, os animais foram blocados em função do peso vivo, nos seguintes tratamentos: Tratamento 1: Dieta Controle (sem inclusão de caroço de algodão) e Tratamento Dieta 2: Caroço de Algodão (com inclusão de caroço de algodão em substituição parcial ao milho). Os dados foram analisados quanto à normalidade de distribuição pelo programa SAS (versão 9.4; SAS Inst. Inc., Cary, NC, USA) e foram considerados normais quando W ≥ 0,90. O erro padrão da média foi analisado e as médias foram comparadas por meio do teste de Tukey e consideradas estatisticamente significativas quando P ≤ 0,05. Não houve diferença significativa (P≥0,05) para peso vivo inicial e peso vivo final para ambos os tratamentos, enquanto para ganho de peso médio diário verificou-se diferenças significativas (P≤0,05), resultados estes refletidos pelo tipo de alimento ofertado nas dietas e pelo adequado manejo. Quanto ao comportamento ingestivo verificou-se diferenças significativas (P≤0,05) para tempo ruminando, tempo em ócio, eficiência de ruminação em função do consumo de matéria seca e eficiência de ruminação em função do consumo de fibra em detergente neutro quando os animais foram alocados no galpão, fato este que pode ser atribuído ao pastejo que antecedeu a entrada dos animais ao galpão. Quanto a seletividade de partículas da dieta observou-se que para ambos os tratamentos os animais apresentaram menor preferência por partículas longas e médias. Para a variável análise de custo, observou-se diferença econômica nos custos de produção, onde os animais suplementados com caroço de algodão apresentaram menor custo por quilo produzido. Para puberdade, foi verificado via leitura pelo sistema de radioimunoensaio que não houve influência dos tratamentos (P≥0,05) nas concentrações plasmáticas de progesterona em todo o período experimental. Deste modo, a inclusão de caroço de algodão, em substituição parcial ao milho em dietas para borregas semiconfinadas em SIPA se torna economicamente viável e eficaz, sem interferir na puberdade.