Dissertações - Geografia - FCT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 398
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise e diagnóstico socioambiental da área de proteção ambiental do Timburi para uma proposta de multifuncionalidade rural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-24) Moreira, Emanuela Sanches; Nunes, João Osvaldo Rodrigues [UNESP]; Fushimi, Melina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A relação entre a sociedade e a natureza num dado território transforma-se em objeto de análise pela Geografia que visa conhecer os múltiplos aspectos que conformam o mundo em que vivemos. A questão ambiental é uma discussão gerada por essa relação, que muitas vezes acontece de forma predatória, sendo necessária a busca pelo equilíbrio entre a conservação da natureza e a realização das atividades econômicas, sobretudo aquelas ligadas ao meio rural. Em virtude deste debate, apropriou-se, nesta pesquisa de mestrado, do conceito de multifuncionalidade rural, o qual fomenta a busca pelo equilíbrio na relação entre a sociedade e a natureza. O recorte territorial da investigação é a Área de Proteção Ambiental de Uso Sustentável no Timburi, localizada no município de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Compreende a um território que foi palco de conflitos de interesses entre os moradores locais e a empresa responsável pela tentativa de implementação do aterro sanitário na área, considerada como um sujeito hegemônico. Após trabalhos de levantamento das características físicas e ambientais da área, sentiu-se a necessidade de conhecer quem são os sujeitos que moram ali e como se relacionam com o ambiente. Para isso foram realizados trabalhos de campo, entrevistas com os moradores e com o poder público e o levantamento das demandas da população. Também foi realizado um estágio de pesquisa no exterior, o qual possibilitou amadurecer o debate da multifuncionalidade rural, com base nos exemplos encontrados na Província de Alicante, na Espanha. A partir do levantamento das demandas da população, compreendeu-se que projetos de políticas públicas são o caminho para viabilizar o Plano de Manejo da APA e cumprir com os objetivos previstos na lei de homologação da mesma, que são proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação, assegurar a sustentabilidade do uso de seus recursos naturais, assegurar o bem-estar das populações humanas e conservar ou melhorar as condições ecológicas locais. Portanto, o principal resultado oferecido por essa pesquisa, foi a caracterização dos moradores da APA do Timburi e a elaboração de propostas de intervenção com base na realidade assistida e no conceito da multifuncionalidade rural. Essas propostas visam cumprir os objetivos da Unidade de Conservação e colocar em prática o Plano de Manejo, atendendo as demandas da população e estabelecendo o equilíbrio entre a produção agropecuária e a preservação da natureza.
  • ItemDissertação de mestrado
    Insurgências e lutas pela terra urbana e pela cidade: agentes contra hegemônicos na disputa pelo direito à cidade em Ribeirão Preto – SP e Maringá – PR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-19) Gomes, Tatiana Monteiro; Mellazo, Everaldo Santos [UNESP]; Vannuchi, Luanda Villas Boas; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo central compreender, analisar e expor diferentes processos de disputa pela terra urbana e pela moradia pela perspectiva dos agentes sociais não hegemônicos, representados pelos movimentos de luta pela moradia. Investigamos como estes movimentos buscam redefinir o acesso à moradia para além da lógica dominante do valor de troca, como uma luta pelo direito à cidade. O recorte territorial para o desenvolvimento desta pesquisa se concentra em duas cidades – Ribeirão Preto (SP) e Maringá (PR). Em Ribeirão Preto, a pesquisa irá analisar os agentes sociais não-hegemônicos representados pela ocupação Cidade Locomotiva e pela Associação de Moradores do Jardim Wilson Toni. Em Maringá, o movimento União Popular por Moradia e o Movimento pela Regularização do Conjunto de Santa Rosa, em Iguatemi, serão examinados como estudos de caso.
  • ItemDissertação de mestrado
    Escola enquanto espaço de promoção da saúde no Pontal do Paranapanema- SP.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-03) Moreno, Matheus de Carvalho [UNESP]; Guimarães, Raul Borges [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho de mestrado fez parte de um esforço coletivo da equipe de pesquisadores do Centro de Estudos do Ensino, Trabalho, Ambiente e Saúde (CEETAS) da UNESP de Presidente Prudente para compreender a degradação sistêmica do trabalho e o impacto na saúde dos trabalhadores e do ambiente decorrente da expansão do agrohidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema (SP). Em decorrência da expansão e consolidação do capital agrohidrocanavieiro nessa região, inúmeras famílias camponesas que residem nos assentamentos rurais de reforma agrária sofrem com o impacto direto do cultivo da cana-de-açúcar. A pulverização, além de atingir o alvo (plantas e pragas), também atinge o ar/solo/águas, animais silvestres e domésticos, os seres humanos, e a vegetação do seu entorno. O trabalho surgiu da necessidade de se compreender esse processo de destrutividade a partir das unidades escolares localizadas nesses assentamentos rurais, pois trata-se de escolas que surgiram da própria luta pela terra, especialmente, coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Pretendeu-se também avaliar o empoderamento da população local na busca de alternativas que promovam e valorizam a vida. Dessa maneira, o trabalho irá discutir o problema de exposição aos pesticidas na perspectiva de promoção à saúde nessas escolas de assentamento. É por isso que a presente pesquisa está relacionada a uma concepção de vigilância participativa, envolvendo estudantes e demais membros das comunidades escolares na criação de um observatório de saúde ambiental integrado as reais demandas do território saudável sustentável.
  • ItemDissertação de mestrado
    Formação continuada e metodologias ativas de ensino como estratégias para o estudo de solo numa escola da educação básica em Campina Grande-PB
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-14) Santos, Anderson Felipe Leite dos; Nunes, João Osvaldo Rodrigues [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O solo é um dos elementos físico-naturais essenciais para a manutenção da vida na Terra. No entanto, apesar de sua importância, a temática sobre o solo ainda é pouco debatida tanto na Geografia Escolar quanto na Geografia Acadêmica. Partindo-se desse preceito, nesta pesquisa buscou-se compreender as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática sobre solos em turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tiradentes, Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a abordagem desta pesquisa está classificada como quali-quantitativa, tendo como modalidades principais o estudo de caso, realizado com os professores e a pesquisa-ação, realizada com os alunos. Quanto aos objetivos, a pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, conduzida a partir de pesquisa teórica e estudos de campo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário junto aos professores de Geografia atuantes no 6º e 7º anos de Escolas Municipais da área urbana de Campina Grande e aplicação de questionários e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, utilizando metodologias ativas com estudantes do 6º e 7º ano da Escola Municipal Tiradentes. Os resultados encontrados apontam a necessidade de, durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes. Ao final da pesquisa com os alunos, pôde-se perceber o quanto eles se mostraram satisfeitos com as atividades pedagógicas desenvolvidas a partir do princípio das metodologias ativas, dentro e fora da sala de aula, ao longo da pesquisa. Com relação aos professores, apesar de ter ocorrido apenas um encontro virtual, percebe-se o quanto possuem interesse em participar de formações continuadas que contribuam para sua atuação no contexto da sala de aula, embora tenham relatado que a rotina exaustiva tende a dificultar uma participação mais efetiva nessas atividades.
  • ItemDissertação de mestrado
    Do território originário ao confinamento territorial: uma análise histórico-cultural da política territorial indigenista no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Carvalho, Julia Araujo; Faccio, Neide Barroca [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o objetivo de evidenciar como as políticas estatais brasileiras impactaram o debate e a posse dos territórios originários no Brasil, a partir das narrativas dos agentes históricos que vivem na Terra Indígena (TI) Índia Vanuíre, de 1910 a 2021, bem como da análise arquivística documental, esse trabalho se apresenta em formato de dissertação, possuindo um momento especifico para o debate intensivo das metodologias e suporte teórico-conceitual utilizado, de modo a potencializar caminhos outros que poder vir a ser construídos no futuro (por mim ou por outros). Partindo dos pressupostos da geografia humanista, em sua vertente cultural e, apoiando-me nos princípios do fazer decolonial, o que se observa é uma pesquisa localizada no âmbito da Pesquisa-Ação que, se viu dentro da necessidade de fluir e traçar o caminho do possível a partir da realidade pandêmica, de modo que a análise de fontes primários acabou ganhando grande destaque e, possibilitou importantes resultados como: o diagnostico funcional das políticas indigenistas brasileiras no espectro tempo; evidenciação de ocultações seletivas de existências diversas na historiografia oficial; destaque para as iniciativas auto organizativas de gestão e reinvindicação de direitos e pautas indígenas no cenário nacional, além de novos elementos e perspectivas em torno do processo de ocupação e constituição do oeste paulista.
  • ItemDissertação de mestrado
    Para além da praça!: a Batalha do Vale e a educação das juventudes na cidade de Presidente Prudente (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Salvi, Bruno Fantin; Turra Neto, Nécio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação tem como objetivo compreender como o envolvimento de jovens, negros e periféricos com coletivos juvenis, especialmente a Batalha do Vale (Hip Hop), influencia positivamente nas trajetórias espaciais e educacionais destes jovens. Ao se envolverem com o Hip Hop as juventudes periféricas tendem a se conscientizar a respeito das dinâmicas desiguais e excludentes que produzem a cidade e os espaços urbanos, passando então a buscar estratégias de superação, muitas vezes reencontrando nos estudos uma possibilidade de elaborar projetos e realiza-los. Nos baseamos na proposta de pesquisa militante e em colaboração, onde todas as etapas do processo de construção da investigação foram discutidas horizontalmente junto ao grupo estudado, por tanto, a participação dos membros da Batalha do Vale nas estratégias de pesquisa foram fundamentais para seu desenvolvimento. Identificamos também que a apropriação dos espaços urbanos pela Batalha do Vale institui territorialidades que afirmam a identidade periférica das juventudes envolvidas, configurando territórios do Hip Hop organizados a partir de lógicas comunitárias e horizontais, com políticas e relações de poder que permeiam a materialização das ações juvenis. Toda a experiência de envolvimento com o Hip Hop e com a Batalha do Vale se mostrou ser educativa, contribuindo na formação política e intelectual dos sujeitos envolvidos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Dinâmicas das políticas de desenvolvimento agrário e fundiário: impactos locais e dilemas de uma assistência técnica e extensão rural integrada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Stockler, Nayara da Silva; Hespanhol, Antonio Nivaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa consiste em um estudo de caso sobre as dinâmicas dos projetos de desenvolvimento agrário e fundiário, identificadas a partir dos assentamentos rurais implementados e assistidos pelos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) da Fundação Itesp no município de Marabá Paulista, região do Pontal do Paranapanema. O trabalho busca problematizar o desenvolvimento desses serviços, avaliar seus impactos locais, identificar os conflitos que emanam das relações entre os atores envolvidos na execução das políticas públicas, bem como analisar suas estratégias de ação e participação. Utilizou-se para tal de levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas e caderno de campo. Os resultados obtidos demonstram a diversidade de sujeitos e de experiências espaço-temporais que, somadas à execução de uma Ater integrada à política fundiária, reafirmam a complexidade e os desafios de implementação de projetos que promovam transformações e melhorias nas condições sociais e produtivas de trabalhadores rurais assentados.
  • ItemDissertação de mestrado
    “Aqui se respira luta, aqui se pinta diversidade”: por uma leitura socioespacial e socioterritorial do movimento LGBTQIA+ brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Souza, Wilians Ventura Ferreira; Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    “Aqui se respira luta, aqui se pinta diversidade” é um lema que faz parte dos movimentos LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trangêneros, queer, intersexuais, assexuais e pansexuais) e outros movimentos que atravessam a luta pela diversidade e que possuem a liberdade de seus corpos e vidas como centralidade em suas agendas e pautas. Essa dissertação buscou compreender e avaliar a permanência, continuidade e disruptividade dos diferentes movimentos socioespaciais e socioterritoriais que atuam em torno da diversidade sexual e de gênero, através dos dados levantados e sistematizados pelo DATALUTA no contexto das cidades brasileiras. A proposta foi fundamentada em duas principais abordagens: 1) a identificação, análise e avaliação sistemática das ações promovidas por movimentos socioespaciais e socioterritoriais que se vinculam, atravessam e são atravessados pela diversidade sexual e de gênero em escala nacional, tendo por objetivo compreender a diversidade presente nas possibilidades de organização coletiva, bem como as metodologias empregadas por esses movimentos no ato da produção de espaços e territórios, isto é, como esses movimentos produzem espaços e territórios desde a escala nacional. 2) a segunda abordagem se deu a partir de uma leitura verticalizada para os ativistas e militantes LGBTQIA+ que organizam as Paradas do Orgulho e ações congêneres, bem como no diagnóstico produzido em torno da materialização dos Territórios da Morte, do Medo e de Resistência LGBTQIA+ representados, respectivamente, pelos crimes de ódio, pelas violações constantes e pelas ações de resistências produzidas pelos movimentos socioespaciais e socioterritoriais. Observou-se que os movimentos socioterritoriais e socioespaciais considerados tradicionais e que possuem uma base muito vinculada ao mundo do trabalho, produção e reprodução da vida, tem nos últimos anos se dedicado a um debate intenso sobre às diversidades que compõem esses movimentos, bem como a construção de ações socioespaciais que efetivam e produzem mudanças na dinâmica espacial em que as mesmas ocorrem. Vê-se, portanto, o surgimento de inúmeros coletivos LGBTQIA+ em sindicatos, partidos e movimentos socioterritoriais. O Movimento LGBTQIA+ vem construindo nas últimas décadas amplas e complexas redes com outros movimentos socioespaciais e socioterritoriais, evidenciando uma complexificação em sua estrutura organizativa e interação com outros movimentos, organizações e instituições, como o movimento de mulheres, movimento negro, movimentos de luta por moradia urbana, movimentos de luta pela terra, sindicatos e partidos políticos. Essa pluralidade de relações e interações com outros movimentos e organizações confere ao Movimento LGBTQIA+ uma característica ímpar, as interseccionalidades e reciprocidades existentes em dadas relações se materializam em diferentes espaços e territórios, assim, um LGBTQIA+ também é rosto sem-terra, sem-teto, ribeirinho, indígena, quilombola, entre outras expressões da vida em movimento, disputa, conflito e transformação. O primeiro objetivo foi atingido a partir do levantamento de dados sistematizados pelo Banco de Dados da Luta Pelos Territórios (DATALUTA), avançando na construção de cartografias que materializam as resistências dos movimentos em escala nacional, bem como a diversidade de tipologias utilizadas por eles. O segundo objetivo foi alcançado através de um aprofundamento qualitativo, utilizando-se de metodologias como o trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas e análise do discurso. Ademais, foram utilizadas outras metodologias importantes para a consecução desta pesquisa, são elas: coleta e tratamento de dados, análise comparativa dos dados estatísticos organizados em mapas, gráficos, tabelas e quadros, levantamento e leitura da bibliografia, trabalho de campo exploratório, produção e modelização cartográfica, entrevistas semiestruturadas e construção de bancos de dados.
  • ItemDissertação de mestrado
    As disputas territoriais pela produção alimentar em Presidente Bernardes no Brasil e Nunchía na Colômbia: contribuição ao estudo comparativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Souza, Rubens dos Santos Romão de; Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]; Garrido, Hellen Charlot Cristancho; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Optamos por contribuir, desde um estudo comparativo entre Brasil e Colômbia, na análise das disputas territoriais que tenham a produção do alimento como centralidade. O marco temporal da pesquisa será os dois primeiros anos de mandato dos presidentes Bolsonaro, no Brasil e Duque na Colômbia. A ênfase analítica no caso brasileiro é o estado de São Paulo, desde o município de Presidente Bernardes, localizado no Pontal do Paranapanema. Para o caso colombiano será no departamento de Casanare, a partir do município de Nunchía, localizado na bacia hidrográfica do rio Orinoco. O campesinato e o agronegócio estão inseridos entre os sujeitos que disputam territorialmente a produção do alimento nestes países. As territorialidades do campesinato e agronegócio oportunizaram o reconhecimento de enormes contrastes entre as ações e objetos respectivos a cada um. O campesinato disputa a produção de um alimento saudável com alcance curto até ser consumido. Já o agronegócio disputa a produção de commodities como a cana-de-açúcar no Brasil e a palma de aceite na Colômbia, capaz de atravessar continentes. Neste sentido são criados territórios diferentes. O agronegócio intensifica a reprodução do capital, dinamizando o regime corporativo alimentar. O campesinato potencializa o exercício da soberania alimentar, mitigando o problema da fome.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise das ilhas de calor urbanas em São Luís – Maranhão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-04) Torres, Marco Aurélio Neri; Amorim, Margarete Cristiane de Costa Trindade [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação das Ilhas de Calor Urbana em São Luís, capital do estado do Maranhão, considerando a dinamicidade do espaço urbano, as características físicas e ambientais e as diferentes formas de uso e ocupação da terra. As ilhas de calor podem ser caracterizadas pela diferença de temperaturas de um ambiente rural mais próximo para com os demais ambientes da zona urbana. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a teoria do Sistema Clima Urbano (SCU), proposta por Monteiro (1976), particularmente no subsistema termodinâmico que envolve dados referentes às temperaturas observadas e distribuídas espacialmente na cidade, considerando-se, principalmente, as ilhas de calor urbanas e a estrutura intraurbana. Para que os objetivos fossem atingidos, a pesquisa foi dividida em três etapas diferentes, porém complementares, tais como: identificação e caracterização do ambiente urbano; análise das ilhas de calor superficiais por meio de sensoriamento remoto; e análise das ilhas de calor urbanas atmosféricas a partir de registros das temperaturas em pontos fixos. Foram utilizadas técnicas de Processamento Digital de Imagem de Satélite, estatísticas descritivas para entendimento inicial da dinâmica das temperaturas urbanas, análise das temperaturas para o estudo das intensidades e magnitudes das ilhas de calor atmosféricas. Como resultados, as ilhas de calor superficiais apresentaram maiores temperaturas nas áreas mais densamente construída, e as menores foram registradas nas áreas relacionadas a Unidades de Conservação, Áreas de Preservação Permanente ou áreas que com nível maior de arborização devido aos padrões de habitação. As ilhas de calor atmosféricas apresentaram maiores intensidades no período diurno. No período noturno têm-se um padrão de baixa diferença das intensidades da ICU. As magnitudes encontradas foram de baixa, média, forte e muito forte magnitude, sendo que as de fraca magnitude foram predominantes no período estudado (76,5%).
  • ItemDissertação de mestrado
    Agricultura urbana e periurbana em Regente Feijó/SP: análise de suas particularidades e comparação com o caso de Centre Wellington/ON - Canadá
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Negri, Bruna Trevisan; Hespanhol, Antonio Nivaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A agricultura urbana e periurbana (AUP) é uma prática antiga que vem se popularizando em diversos países do mundo por seus reconhecidos benefícios, que abrangem as esferas social, ambiental e econômica. Esta prática consiste, de forma geral, no cultivo de alimentos e criação de animais na cidade e em seu entorno, e pode ser realizada com múltiplas finalidades, como o autoconsumo e a comercialização dos alimentos, por exemplo. A pesquisa teve como objetivo compreender a AUP praticada no município de Regente Feijó/SP, com o intuito de contribuir para a disseminação e ampliação do conhecimento sobre a produção de alimentos em espaços urbanos e periurbanos e com a elaboração e implementação de políticas públicas que apoiem e estimulem esta modalidade de agricultura. O estudo foi conduzido, primeiramente, por meio da realização de pesquisa bibliográfica para entendimento do conceito e das características da AUP e de sua inserção no contexto histórico brasileiro. Foram realizadas pesquisas em sites oficiais e outras fontes como dissertações, teses e artigos científicos a respeito das leis e políticas públicas existentes no Brasil que abrangem a AUP e seus trabalhadores. Também foram feitas entrevistas com agricultores urbanos e periurbanos de Regente Feijó e com representantes de instituições públicas municipais. Além disto, foi realizado um estágio de pesquisa no Canadá com o objetivo de caracterizar a AUP no município de Centre Wellington, na província de Ontário, utilizando os mesmos procedimentos da pesquisa feita no Brasil. Apesar de terem sido identificadas significativas diferenças entre a AUP realizada em Regente Feijó e em Centre Wellington, como, por exemplo a finalidade da produção, que é principalmente para autoconsumo no município brasileiro e para comercialização no município canadense, os resultados evidenciam que a produção de alimentos em áreas urbanas e periurbanas exerce um importante papel em ambos os municípios pesquisados, tanto na melhoria da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) local, quanto no abastecimento alimentar. Os principais problemas encontrados nos dois casos estudados, no entanto, estão relacionados à falta de apoio governamental adequado para o desenvolvimento das iniciativas de AUP existentes. As necessidades dos trabalhadores da AUP para o desenvolvimento dos cultivos se traduzem em dificuldades como, por exemplo, a falta de espaço e a falta de dinheiro, obstáculos que poderiam ser amenizados com a criação e implementação de políticas em níveis municipal, estadual e federal – e aprimoramento das políticas já existentes - visando incluir este tipo de agricultura no planejamento urbano dos municípios e disponibilizando crédito aos agricultores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Migração e degradação sistêmica do trabalho na frigorificação de carnes em Maringá (PR)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-19) Cantarutti, Daniel Christante; Thomaz Junior, Antonio [UNESP]; Heck, Fernando Mendonça; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa aborda as formas e conteúdos da degradação do trabalho que incidem sobre os migrantes haitianos inseridos no setor de abate e processamento de carnes de frango no município de Maringá-PR. Com aporte dos bancos de dados consultados, das entrevistas realizadas com os sujeitos que integram o escopo da pesquisa e da revisão bibliográfica, constatamos que grandes empresas frigoríficas localizadas na região Sul do Brasil se destacam na contratação de trabalhadores haitianos, dentre elas destaca-se a empresa frigorífica GTFoods, localizada em Maringá-PR. As degradantes condições de trabalho nos frigoríficos, perpassadas por ritmos intensos de produção em ambientes insalubres e baixos salários, refletem no aumento do número de agravos a saúde dos trabalhadores, motivando-os quando possível a buscarem outras ocupações de trabalho que não aquelas ofertadas pelos frigoríficos. Nesse cenário a contratação dos haitianos nas atividades econômicas vinculadas aos frigoríficos tem como objetivo suprir parte do movimento de rejeição dos trabalhadores nacionais em ocupar estas vagas de trabalho. Nossos resultados de pesquisa demonstram que os expedientes da precarização e do trabalho degradante atuam de forma mais intensa sobre os migrantes haitianos. No âmbito da GTFoods, constamos que as relações de trabalho que os haitianos vivenciam são marcadas pela presença rotineira do racismo e xenofobia, enquanto estratégia mobilizada pelo capital visando subordinar a força de trabalho migrante e inviabilizar a construção de resistências. São categorizados como trabalhadores inferiores e a condição de migrantes é utilizando como mecanismo que supostamente justificaria condições de trabalho ainda mais aviltantes daquelas que incidem sobre os trabalhadores nacionais. As ações e entendimentos da diretoria do sindicato das indústrias de alimentação de Maringá, não oferecem suporte significativo aos trabalhadores haitianos, ao passo que reproduzem em suas interpretações conteúdos balizados pelo racismo estrutural que os colocam na defesa das empresas em detrimento dos trabalhadores, assim reproduzem e reforçam as determinações da degradação do trabalho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ruralidades na cidade: análise das práticas de agricultura urbana desenvolvidas em Martinópolis - São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Mendes, Daiara Batista; Hespanhol, Rosangela Aparecida de Medeiros [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Brasil, a prática de agricultura urbana em cidades pequenas tem sido frequente enquanto expressão das ruralidades urbanas. Essa atividade carrega consigo inúmeros processos formativos, entretanto, a presente pesquisa parte da hipótese de que, na sua essência, constata-se a presença de praticantes migrantes do campo, que trouxeram consigo essas práticas tidas como tradicionalmente rurais, desempenhando-as em espaços diversos nas cidades que se tornaram áreas de produção agrícola em pequena escala. Dessa forma, nota-se que as ruralidades, frequentemente referidas como elementos e práticas características do espaço rural, não estão restritas a esse espaço, adentrando as diferentes áreas no perímetro urbano. É nesse sentido que este trabalho tem como principal objetivo compreender as práticas de agricultura urbana como manifestações das ruralidades no espaço urbano de Martinópolis, localizado no extremo oeste do Estado de São Paulo. Nesse município, seu processo de formação esteve intimamente ligado à ferrovia e ao desenvolvimento da agricultura, carregando resquícios desses elementos em sua configuração atual. A partir das metodologias selecionadas para o desenvolvimento desse estudo, tais como o mapeamento, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários, buscou-se analisar as práticas agrícolas urbanas sob a perspectiva das ruralidades, através de iniciativas individuais e institucionais voltadas à produção de alimentos na cidade. Além disso, identificou-se o papel destas na integração do meio rural com o urbano, a inserção desses produtos na economia urbana, embora os seus ganhos monetários não sejam contabilizados, nem mesmo a prática seja alvo de ações governamentais da administração local, mas que, em geral, revelam as potencialidades da agricultura urbana para o abastecimento alimentar na cidade e para a preservação do meio ambiente urbano em Martinópolis, dada a sua relevância econômica, social e ambiental.
  • ItemDissertação de mestrado
    Os resíduos sólidos urbanos como uma problemática ambiental e laboral - uma análise do município de Presidente Venceslau
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-07) Silva, Allan Elias da; Carvalhal, Marcelo Dornelis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação propõe analisar o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos como problemática em duas vertentes: Ambiental e Laboral. A partir do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, introduzido pela Lei n° 12.305/2010 e outras legislações, os aspectos ambientais e do trabalho passaram a ganhar protagonismo, porém, muitas políticas públicas ainda não são efetivamente implementadas, ou seja, só são observadas no papel, sem qualquer implementação ou ações mínimas, manifestando-se somente como uma obrigação legal. É nesse sentido, que o protagonismo da Coleta Seletiva é cada vez mais indiscutível e é por intermédio dela que veremos as temáticas aqui estudadas. O presente trabalho respalda seu campo de estudo pelas análises e verificações dos chamados Inventários de Resíduos Sólidos da CETESB, onde com a observação da Unidade Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, destacamos municípios com situações inadequadas no que é chamado de IQR – Índice de Qualidade do Aterro de Resíduos. Assim, com vistas a verificar e entender as dificuldades encontradas nessa relação importante do ambiental versus o laboral, o recorte escolhido foi o município de Presidente Venceslau/SP, que segundo diversos inventários, encontra-se em situação inadequada, quando analisadas as condições ambientais do aterro de destino de resíduos urbanos. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa possui enfoque qualitativo, onde relaciona e observa perspectivas bibliográficas e investigativas que se deram principalmente ao exame analítico de documentos como o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município, vislumbres de legislações e diversas obras complementares. Ainda, levando em conta à observação mais profunda das problemáticas, realizou-se pesquisas de campo que se deram em três âmbitos: SEAAMA, secretaria, responsável pelo meio ambiente, onde foi aplicada entrevista semiestruturada; Aterro Sanitário a fim de análise das condições e observação participante com a Cooperativa Municipal atuante – COORPREVE, e; visita ao Gabinete da Chefe do Executivo Municipal para contrapor ideias, relacionar principais conclusões, medidas em implementação e perspectivas de futuro. A partir das sondagens e conclusões colhidas, foi possível obter como resultados que a falta de comprometimento e políticas públicas ambientais efetivas, principalmente no que tange a coleta seletiva, gestão e todas as ações que englobam o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, bem como falta de infraestrutura e ações de diagnóstico e prognósticos necessários, impactou negativamente e diretamente a situação do município nessas dimensões. Assim, pode-se concluir que medidas de assistência técnica à coleta seletiva são importantes e necessárias para criação de políticas que impulsionem e assistam esses colaboradores com efetividade, salientado que o já existente ainda é ineficaz e insuficiente, fato observado durante muito tempo com as irregularidades notabilizadas, o que descreve portanto, muitas das problemáticas exteriorizadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mudanças hidrogeomorfológicas decorrentes da urbanização na bacia hidrográfica rio Aricanduva, São Paulo/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-09) Silva, Nayara Rodrigues da; Gouveia, Isabel Cristina Moroz Caccia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa tem como premissa investigar e sistematizar cartograficamente dados hidrogeomorfológicos para avaliar qualitativamente as principais transformações ocorridas nos canais e planícies fluviais, bem como os conjuntos interfluviais da bacia hidrográfica do rio Aricanduva, localizada na zona leste do município de São Paulo. Assim, a partir da reconstituição das morfologias originais, pré-urbanas e da identificação das morfologias antropogênicas, foram realizadas análises com o auxílio da metodologia desenvolvida por Lima (1997), Rodrigues (2005, 2010), Moroz–Caccia Gouveia (2010, 2017)e Luz (2014), com abordagens da Geomorfologia Antropogênica e Geomorfologia Urbana Histórica cujo objetivo foi avaliar o grau de artificialidade imposto à área e suas implicações nos processos hidrogeomorfológicos. Para identificar as mudanças impostas pela urbanização no sistema físico da bacia hidrográfica rios Aricanduva foram realizadas análises comparativas referentes entre os anos de 1930 (fase inicial de urbanização) e 2020 (fase de urbanização consolidada). Como resultados da pesquisa foram produzidos dados que expressam as mudanças na bacia hidrográfica rio Aricanduva decorrentes do processo de urbanização, tais como: mapas originais (Mapa da Morfologia Original, Mapa da Hidrografia Original e Mapa de Cobertura Vegetal Original), mapa pré-urbanos (mapa de uso e cobertura da terra 1930, mapa de hidrografia de 1930), mapa antropogênicas (mapa de uso e cobertura da terra de 2020 e mapa da hidrografia de 2020), por fim os mapas sínteses com o Mapa de Unidades Morfológicas Complexas de 1930 e 2020 e pontos inundações. Com o auxílio dos mapeamentos identificamos o grau de artificialidade devido aos processos de urbanização imposto a bacia hidrográfica rio Aricanduva, como a canalização dos rios e córregos, aumento da área da bacia hidrográfica promovido pela retificação dos rios e córregos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Inovação e comércio exterior: uma análise do grau de intensidade tecnológica dos produtos exportados pelas empresas localizadas em cidades médias no estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-02) Iwata, Tainá Akemy Chiaveri Vicari; Gomes, Maria Terezinha Serafim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diante do avanço da globalização e do desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, altera-se a dinâmica do comércio internacional, tornando-a mais competitiva ao inserir novos atores no âmbito econômico global, como exemplo os BRICS, um grupo de coalizão entre países de economias emergentes, composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os últimos anos foram marcados por mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas. Tais mudanças ocasionaram um conjunto de transformações como, a reestruturação produtiva e do capital, os quais alteraram as formas de acumulação do capital, estimulando cada vez mais as empresas buscarem por inovações tecnológicas para se manterem na competição econômica. Nesse contexto, para garantir sua participação no comércio internacional, o Brasil passou por inúmeras transformações em suas políticas econômicas, em especial no que tange a sua política externa que passa a priorizar relações comerciais com países em desenvolvimento, o multilateralismo e a cooperação sul-sul em detrimento do foco de outrora nos Estados Unidos e países da Europa. Deste modo, nesta dissertação buscamos analisar as exportações e os produtos de média-alta e alta tecnologia das cidades médias de Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto, no período de 2000-2020. Para tanto, a metodologia baseou-se em revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados e informações juntos aos sites do IBGE, Fundação SEADE, COMEX STAT, RAIS/MTE e OCDE, além de sites das empresas exportadoras localizadas nas cidades médias analisadas. Por último, a elaboração de gráficos, tabelas e mapas com o uso dos softwares Excel e Qgis.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estruturação das cidades a partir do comércio, dos serviços e do consumo: a aglomeração urbana de Londrina – PR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-13) Cocato, Guilherme Pereira; Sposito, Maria Encarnação Beltrão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No decorrer do processo de urbanização, as atividades econômicas vinculadas às esferas do comércio, dos serviços e do consumo sempre ocuparam papéis fundamentais para a vida urbana, compondo a estruturação das cidades em suas formas, processos e conteúdos. Esta dissertação tem como objetivo geral definir e analisar a aglomeração urbana de Londrina-PR, em sua atual fase de estruturação espacial, englobando o padrão de distribuição de estabelecimentos do comércio e de serviços, os processos espaciais em curso e as práticas e estratégias espaciais de citadinos e lojistas orientadas pelo consumo. Pela destacada presença dessas atividades, assim como pela centralidade exercida na rede urbana, foi delimitada a aglomeração urbana de Londrina, composta por sete cidades na região norte paranaense, escolhidas a partir de critérios como continuidade espacial de relações e deslocamentos interurbanos, continuidade e proximidade territorial entre os tecidos urbanos. Para alcançar o objetivo proposto, adotamos procedimentos metodológicos variados, de cunho quantitativo e qualitativo: unimos os dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) e as informações da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para aferir o padrão de distribuição espacial dos estabelecimentos, que se apresentou multicêntrico e multicentralizado; para compreender a faceta empírica dessa distribuição, realizamos trabalhos de campo em localidades da área pesquisada; visando apreender os conteúdos referentes às práticas e estratégias espaciais de citadinos e lojistas, foram feitas entrevistas semiestruturadas. Reunindo os resultados obtidos, caracterizamos que a atual fase de estruturação espacial das cidades da aglomeração urbana de Londrina revela desigualdade socioespacial, a partir das esferas do comércio e do consumo, identificada pela existência de escalas geográficas distintas, construídas por intensas diferenciações nas práticas e estratégias espaciais, com alcances e possibilidades de realização díspares.
  • ItemDissertação de mestrado
    O turismo rural e a pluriatividade na perspectiva da multifuncionalidade: as propriedades rurais situadas na Rota Turística da Uva no município de Jundiaí - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-22) Rocha, Tamires Regina; Hespanhol, Rosangela Aparecida de Medeiros [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dinâmica do espaço geográfico tem se tornado cada vez mais complexa e mutável, e uma das implicações dessas características está relacionada à diversificação das ocupações da população residente em áreas rurais, bem como nas novas funções atribuídas ao rural e à agricultura, que vão muito além da agropecuária, já que o rural tornou-se, ao longo do tempo, multifuncional. O crescimento global das atividades rurais não-agrícolas, traduzidas no conceito de pluriatividade, faz com que os espaços rurais deixem de estar relacionados apenas a agricultura, de modo que as atividades não-agrícolas levaram os agricultores a adotar “novas” funções econômicas e sociais. Essa característica possibilita a promoção de outras potencialidades da atividade agrícola que, até então, não eram valorizadas pela sociedade. Nesse contexto, se destaca o turismo rural, que surge como uma alternativa de renda, propiciando aos proprietários rurais manterem suas propriedades produtivas, bem como, de gerar empregos à população local. No período contemporâneo é visível o crescente interesse da população urbana pelos espaços rurais, sobretudo aqueles que apresentem boa infraestrutura e estejam próximos dos grandes centros urbanos, seja para residência, ou para desfrutar de lazer e descanso. O trabalho teve como objetivo geral analisar e compreender como o turismo rural se constituiu como uma estratégia de reprodução social para as pessoas que vivem nas propriedades rurais localizadas nos bairros que constituem a Rota Turística da Uva no município de Jundiaí. Para se alcançar o objetivo geral proposto, foram realizados: a) levantamento e análise de bibliografia selecionada; b) coleta de dados de fontes secundárias; e c) investigações de campo, por meio de entrevistas com produtores rurais, responsáveis por restaurantes campestres e, com o responsável pelo Espaço Cultural Museu do Vinho e pela Fazenda Nossa Senhora da Conceição; e entrevista, com a Diretora Municipal de Turismo de Jundiaí. Constatou-se que o turismo rural no município de Jundiaí está consolidado – com a presença do Circuito das Frutas e, principalmente, das Rotas Turísticas - e com tendência a evoluir cada vez mais, se houver planejamento e gestão adequada entre os agentes públicos municipais e estaduais. Nas propriedades rurais visitadas, percebe-se que a atividade agrícola ainda permanece, principalmente em torno do cultivo da uva que, consequentemente, resulta na produção e comercialização do vinho artesanal. Porém, foi após a implantação da Rota Turística da Uva que os produtores rurais passaram a investir no turismo rural em suas propriedades, através da abertura de restaurantes, pesque-pague, trilhas, colhe e pague, além de fortalecer ainda mais suas adegas, atraindo assim, um maior número de consumidores vindo principalmente de grandes centros urbanos como São Paulo e Campinas em busca de tranquilidade por estarem próximos a natureza, a gastronomia italiana, a vida rural e produtos de origem artesanal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Da produção da cidade sob a égide liberal à reprodução das desigualdades socioespaciais: o caso da aglomeração urbana de Maringá em foco
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-29) Gonçalves, Bruno Lucas; Catelan, Marcio José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As derivações imateriais e materiais do neoliberalismo vem reconfigurando o processo de urbanização e de estruturação das cidades. Neste sentido, buscamos compreender como a lógica socioespacial fragmentária altera o conteúdo da diferenciação e das desigualdades socioespaciais na Aglomeração Urbana de Maringá, redefinindo os sentidos do direito à cidade. Elencamos a produção imobiliária residencial como dimensão empírica para contribuir com o debate da Fragmentação socioespacial. Utilizamos revisão bibliográfica, trabalho de campo, entrevistas e a construção de um banco de dados imobiliário e socioeconômico para alcançar esse objetivo. Concluímos que é indispensável considerar as cidades de Sarandi e Paiçandu, pois se consolidam na periferia de Maringá, portanto indispensável para a compreensão do seu processo de estruturação. Identificamos também a ampliação do eixo de expansão e valorização imobiliária no setor sudoeste de Maringá e um reforço contínuo da valorização do centro-sul da cidade. Constatamos também a injustiça social na apropriação da renda da terra por parte dos proprietários e capital incorporador, uma vez que ela é produzida socialmente, como mais-valia, mas apropriada individualmente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Rio Novo (UGRHI-17) e parâmetros físicoquímicos da água no exutório
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-06) Ferreira, Jakson José; Piroli, Edson Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo teve como objetivo verificar a influência do uso da terra da bacia hidrográfica do Rio Novo na qualidade da água de seu exutório na UHE Lucas Nogueira Garcez, Salto Grande/SP. Para a avaliação foram identificadas as alterações que ocorreram na bacia, concomitantes às coletas de água no exutório do Rio Novo entre setembro de 2017 e agosto de 2018, relacionando com os parâmetros físico-químicos da água, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pH, temperatura da água, turbidez, sólidos em suspensão totais e transparência, tendo como parâmetros os enquadramentos da resolução CONAMA 357/2005. Para a elaboração e identificação do mapa de uso e cobertura da terra, utilizou-se das imagens do satélite Landsat 8 sensor OLI. As análises de água demostraram que as alterações que ocorreram no uso e na cobertura da terra da bacia do Rio Novo não influenciaram na qualidade da água no exutório da represa de Salto Grande no Rio Paranapanema, inclusive nos períodos de entressafra, em que a cobertura vegetal diminuiu significativamente, expondo o solo a processos erosivos, como os que ocorreram no alto Rio Novo, onde a susceptibilidade à erosão é identificada como alta. Os resultados da pesquisa expõem que há a necessidade de análises mais específicas, de forma a ter indicadores que possam ser acompanhados no trajeto da nascente à foz do rio, como forma de predizer possíveis danos ambientais que possam estar ocorrendo à montante.