Teses - Educação - FCT

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  • ItemTese de doutorado
    Territórios do eu-professora(a): olhar-se no próprio espelho e encontrar os sentidos da permanência na docência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-15) Lima, Tamara de [UNESP]; Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese está vinculada à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente. A discussão sobre a atratividade da carreira docente e a permanência nela relaciona-se diretamente à qualidade da educação pública. A desvalorização política, social e econômica da profissão docente acentuada nos últimos anos tem se configurado em um quadro de precarização do trabalho e a constatação de número significativo de exonerações. Por outro lado, existem aqueles professores que permanecem na carreira, resistindo às mazelas a que se encontra relegada a profissão docente. Assim, o problema que irá direcionar a nossa pesquisa encontra-se na constatação de que em um contexto de precárias condições de trabalho, baixos salários e desprestígio profissional, muitos professores permanecem na docência realizando um bom trabalho, sendo reconhecidos por seus pares e demais membros da comunidade escolar como bons profissionais, compromissados com a educação e aparentemente realizados na profissão. Em consonância com os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, questiona-se: quais os sentidos atribuídos pelos professores para a sua experiência de permanência na docência? Apesar dos desafios cotidianos, como professores experientes de escolas estaduais paulistas permanecem realizando um bom trabalho? Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os sentidos atribuídos pelos professores para a sua permanência na docência. E, os objetivos específicos em: refletir sobre a constituição social e histórica da profissão docente, as permanências e desafios relacionados à profissionalização e as especificidades do trabalho docente; identificar aspectos da atratividade e do abandono da profissão docente a partir de estudos já realizados e de dados produzidos por órgãos oficiais e de pesquisa; analisar as políticas educacionais relativas à carreira do magistério na rede estadual paulista que refletem diretamente no fazer docente e nas condições de trabalho; compreender as trajetórias de escolarização, formação para a docência, ingresso e permanência no magistério a partir das histórias de vida dos professores colaboradores. Trata-se de uma pesquisa que se insere no campo epistemológico da pesquisa (auto)biográfica. O percurso metodológico incluiu a realização de Entrevistas Narrativas. Os critérios para identificação dos participantes foram o tempo de exercício no magistério, a aparente realização profissional e o comprometimento com a docência; critérios indicados pelos próprios pares, a partir de uma rede colaborativa e afetiva. Ao olhar-se no próprio espelho, de forma narrativa, os professores encontram-se consigo mesmos, em um processo de caminhar para si em que a docência se reveste de sentido. Ser e permanecer professor relaciona-se às diferentes formas com que o eu-pessoa constitui-se no eu-professor(a) a partir dos diferentes territórios que habita e experiencia. Os sentidos que sustentam o professor na docência são multifacetados e, ainda que sejam individuais e subjetivos, (entre)cruzam-se e possuem características comuns, das quais as relações interpessoais possuem um papel de destaque. Por ser um fenômeno complexo e multifacetado, a permanência na docência não tem uma correlação direta com a satisfação plena na profissão. Isso significa que os professores podem permanecer na docência realizando um bom trabalho ao mesmo tempo em que vivenciam insatisfações e aborrecimentos cotidianos, já pensaram ou pensam em desistir da docência na rede estadual paulista. Além disso, determinados elementos que compõem o cotidiano do trabalho do professor possuem um duplo papel na trajetória profissional. Ao mesmo tempo em que podem se apresentar como aspectos desafiadores ao trabalho docente, apresentam-se também como elementos de sustentação na docência.
  • ItemTese de doutorado
    Prácticas de enseñanza innovadoras (con tecnologías digitales) de profesores de educación superior pública de Brasil y de Colombia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Córdoba Mercado, Marciana María; Lima, Claudia Maria de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    El presente estudio, adscrito a la línea de investigación “Procesos Formativos, enseñanza y aprendizaje”, del programa de posgraduación en Educación de la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tiene como objetivo: comprender y analizar las prácticas de enseñanza innovadoras con Tecnologías Digitales de los profesores que ministran clases en programas de pregrado de universidades públicas de Brasil y de Colombia. Partimos del supuesto de que las prácticas de enseñanza innovadoras con TD vinculan el conocimiento pedagógico del profesor universitario para el aprovechamiento de las potencialidades de los dispositivos tecnológicos, lo que genera formas creativas y novedosas para abordar el ejercicio de la docencia. La investigación es de naturaleza cualitativa y se basa en el diseño metodológico de la Ground Theory (GT). Los instrumentos de recolección de datos fueron un cuestionario, en la fase inicial, y una entrevista intensiva, en la segunda fase. La muestra estuvo conformada por 27 profesores de los programas de licenciatura y pedagogía de las universidades públicas del Estado de Sao Paulo, Brasil, y 21 profesores de diferentes programas de pregrado de Instituciones de Educación Superior pública de Colombia. El análisis de los datos siguió los presupuestos metodológicos de la perspectiva constructivista - interpretativa de la GT (Charmaz, 2006). De los análisis de los datos de Brasil y Colombia, se extrajeron cuatro categorías conceptuales: Definiciones sobre la innovación educativa, Prácticas innovadoras con TD, TD y sus usos en la enseñanza y Cambios en las percepciones para el uso de las TD en la enseñanza. Además, se halló un tópico relacionado con la pandemia generada por la Covid-19, denominado cajón de sastre; que se describió en el análisis, pero que no se incluyó como categoría por no ser el foco de la investigación. En Brasil, asociados a cada categoría, emergieron, en la codificación enfocada, cuatro conceptos teóricos: Diálogo con lo contemporáneo, Horizontalidad participativa, Interacciones genuinas y Desafíos de la profesionalidad. Los hallazgos del estudio permitieron la teorización sustantiva acerca de lo Activo/protagónico/colaborativo que se encuentra en el corazón de la innovación educativa o prácticas innovadoras (con TD) y en las TD que se usan en la enseñanza. En Colombia, Romper con el paradigma magistrocentrista, Colaborar para enseñar y las Expresiones creativas emergen como conceptos teóricos a través de los cuales surge la teorización sustantiva de Rejuvenecer lo pedagógico como forma de catalizar prácticas innovadoras con TD. La investigación evidenció que los profesores de Brasil y Colombia del estudio han avanzado en prácticas de enseñanza innovadoras con la utilización de metodologías “activas” y TD.
  • ItemTese de doutorado
    Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-24) Superti, Tatiane; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Como o ensino escolar histórico-cultural pode promover a consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Assim, preocupados com esse problema, construímos nosso objeto de pesquisa relacionado ao ensino de literatura e assumimos como abordagem metodológica a investigação teórico-bibliográfica fundamentada no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. O objetivo principal centra-se na construção de reflexões estéticocientíficas baseadas na psicologia da arte em L. S. Vigotski e na estética de G. Lukács para fundamentar o ensino de literatura na educação escolar. E como objetivos específicos temos: 1) aprofundar investigações teóricas a respeito da psicologia da arte vigotskiana; 2) discutir a relação entre teoria psicológica histórico-cultural da consciência e a psicologia da arte em Vigotski; 3) estudar a concepção estética de Lukács e discutir a sua relação com a teoria vigotskiana da arte; 4) elaborar apontamentos metodológicos histórico-culturais para o ensino de literatura na educação escolar. Entendemos o processo de construção da consciência enquanto constituição de um sistema interfuncional, promovendo a humanização do cérebro, cuja unidade fundamental é o significado da palavra, o qual carrega em si a unidade intelectualafetiva. A pedagogia histórico-crítica, bem como o conceito de escola-comunidade, permite-nos compreender a escola como espaço social do saber sistematizado e como uma instituição em movimento, cabendo-nos transformá-la no sentido da emancipação humana. A estética marxista contribuiu para compreendermos o quanto a realidade objetiva implica em desenvolvimento dos sentimentos, sentidos e sensibilidade humana, sendo a arte fundamental à formação psicológica de todas as pessoas. Como resultado das investigações, elaboramos a proposta de ensino da literatura em Unidades que implicam: 1) Seleção das obras – principal e de interlocução; 2) Vivência estética das obras de interlocução; 3) Construção interna do objeto estético; 4) Vivência estética da obra principal. Defendemos que a apropriação integral de uma obra literária é centralizada pelo processo de apropriação do pensamento teórico e sensível objetivado na obra, pois, trata-se de característica fundamental de uma obra de arte. Como conclusão, evidenciamos o tipo de conceito ou de imagem psicológica possibilitada por meio da arte, diferenciando-se parcialmente do conceito científico, integrando-a na educação escolar como forma de avanço e complexificação do pensamento, dos sentimentos, da consciência e da personalidade humana. No conceito artístico estão indissociavelmente imbricados o pensamento teórico e a emoção conceitual, constituindo o sentido do artista trabalhado na obra. Na resposta à nossa pergunta central, qual seja: como o ensino de literatura pode promover o desenvolvimento da consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Propusemos as Unidades de Ensino (UEs) de literatura, contribuindo para o conceito científico tomar centralidade no sistema psicológico dos estudantes, além de possibilitar a constituição desse sistema integrando a emoção na medida de generalidade conceitual. Enfatizamos ainda o papel da professora(or) ao trabalhar com UEs, instrumento educativo orientador do processo de desenvolvimento da consciência conceitual e crítica das (os) adolescentes na escola. Defendemos, portanto, que o processo educativo históricocultural numa escola-comunidade organizado por UEs engendrará as condições educativas necessárias, enfatizando o papel preponderante da literatura, na efetivação do processo de humanização e emancipação dos seres humanos na educação escolar.
  • ItemTese de doutorado
    Teoria histórico-cultural: elementos potencializadores para uma tendência de ensino e pesquisa no campo da educação matemática no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-21) Novaes, Thaís de Sá Gomes; Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]; Teixeira, Leny Rodrigues Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa, vinculada à linha Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, teve como objetivo geral investigar as produções científicas brasileiras da área de Educação Matemática com abordagem teórica histórico-cultural, a fim de identificar a existência de uma tendência de ensino com denominação e fundamento histórico-cultural. A investigação constitui-se como “pesquisa epistemológica da pesquisa” e buscou responder à seguinte questão: Quais as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Educação Matemática e que elementos a potencializam para configurá-la como tendência de ensino no contexto educacional brasileiro? O estudo tem abordagem qualitativa, caráter histórico-bibliográfico e analítico-descritivo, e delineamento metodológico do tipo Estado da arte. Os corpora da investigação foram formados por grupos de pesquisa da área de Educação Matemática cadastrados no Diretório dos grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sua produção bibliográfica - artigos publicados em periódicos científicos dos líderes e vice-líderes - registrada na Plataforma Lattes. O levantamento que resultou em 32 grupos de pesquisa que investigam questões afetas à Educação Matemática a partir da Teoria Histórico-cultural foi realizado durante o período de novembro de 2019 a julho de 2020 e, o que resultou em 216 artigos publicados em periódicos científicos, de agosto de 2021 a março de 2022. Foi examinado o Currículo Lattes de cada líder, vice-líder e, quando necessário, de outros pesquisadores do grupo para verificar as produções referentes ao processo de ensino e de aprendizagem da matemática com fundamento na Teoria Histórico-cultural. A análise da produção acadêmica brasileira dos grupos de pesquisa intencionou identificar características intrínsecas e buscar relações e nexos entre a natureza da produção investigada com os fundamentos epistemológicos da Teoria Histórico-cultural. Os resultados indicam que os 32 grupos de pesquisa inventariados se mostram consolidados quanto ao tempo de existência e à produção de conhecimento, já que a maioria deles possui mais de uma década de atividade e produção acadêmica constante. Mostram, também, que esta produção revela profunda relação com os fundamentos epistemológicos da Teoria Histórico-cultural ao tratar de diversas temáticas: formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, propostas curriculares e produções conceituais e teóricas. A partir da concepção de tendência de ensino como conjunto de princípios filosóficos, psicológicos e pedagógicos que, interconectados, resultam na forma de conceber a educação escolar e agir intencionalmente nela, foi identificado dois modos de organização do ensino que se configuram como Tendência de ensino histórico-cultural: a Atividade Orientadora de Ensino, no Brasil, e os Sistemas da Didática Desenvolvimental, na antiga União Soviética.
  • ItemTese de doutorado
    O ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes surdos em uma instituição especializada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Alves, Roberto Antonio [UNESP]; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para estudantes Surdos, representam a visualidade nas práticas pedagógicas que foram aplicadas por cinco professoras (quatro ouvintes e uma surda) em uma Instituição Especializada na região norte do estado do Paraná. A pesquisa foi realizada devido ao fato de que a maioria dos estudantes Surdos chegam à fase adulta com dificuldades na leitura e escrita da LP, sendo assim considerados equivocadamente com atraso cognitivo. Dessa forma, os questionamentos tiveram como foco como o ensino da leitura e escrita em Português como L2 para a pessoa Surda, usando a Libras como primeira língua (L1), em uma educação bilíngue. A dificuldade de aquisição da língua escrita pelo estudante Surdo foi o que impulsionou a presente pesquisa, direcionada ao ensino de LP como uma L2, na modalidade escrita. O objetivo geral foi analisar e descrever metodologias didáticas que foram utilizadas no período de ensino e diretamente relacionadas à leitura, escrita e compreensão da LP, na modalidade escrita, aplicadas para os estudantes Surdos participantes da pesquisa, inseridos nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola estadual especial para Surdos como Instituição Especializada na proposta bilíngue. A metodologia idealizada foi qualitativa, com caráter exploratório-descritivo, sendo a coleta de dados realizada por meio de observações de didáticas de ensino. O estudo investigou, teórica e empiricamente, as ações pedagógicas usadas por cinco professoras que lecionam para dezenove estudantes Surdos (com diferentes tipos de surdez), do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Neste sentido, buscou-se identificar possíveis lacunas e soluções, fruto das observações, por meio de suportes tecnológicos, desenvolvimento de integração e de criação/produção de materiais didáticos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências norteadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Além disso, contemplou-se o aprofundamento da construção de saberes relacionados à composição da escrita e à produção textual dos estudantes Surdos. A análise dos resultados deu-se por meio da triangulação de dados obtidos no decorrer da investigação, envolvendo levantamentos bibliográficos, uma abordagem exploratória (sondagens e observações em sala de aula durante as aulas de LP), entrevista semiestruturada e em Libras com as professoras por meio de registros em vídeos e anotações por transcrição das falas para a LP escrita. Todos os dados foram analisados e categorizados qualitativamente e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que permitiram algumas reflexões acerca da disciplina de LP para estudantes Surdos. Com esse estudo, percebeu-se o quão ainda é necessário rever as estratégias e metodologias de ensino de LP como L2, haja visto que, mesmo que possa favorecer os mesmos, a proposta vislumbrada para tal e a maneira como está sendo estabelecida no currículo escolar ainda não atingiu os objetivos propostos. Podemos ressaltar que mesmo que promova adaptações, ainda existem muitos aspectos que devem ser superados, para que os estudantes Surdos se socializem com os seus pares na sala de aula. Nesse intuito, é fundamental promover o ensino de LP para estudantes Surdos e garantir que os mesmos participem do contexto social, reconhecendo-o como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem, posto que estes precisam do conhecimento da Libras e da LP para poder interagir em sociedade e ter o seu papel no ambiente social. Portanto, as discussões são essenciais para referenciarem as práticas desenvolvidas pelo professor e pela instituição no desenvolvimento de tais estudantes Surdos. A didática, quando bem aplicada metodologicamente, poderá trazer a LP como L2, com um aprendizado significativo, promovendo assim, a participação do estudante Surdo com maior autonomia e protagonismo na vida social.
  • ItemTese de doutorado
    O desenvolvimento de funções executivas de crianças e jovens com autismo a partir dos jogos digitais: uma revisão sistemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Araújo, Gisele Silva; Lima, Claudia Maria de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa de doutorado é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, na linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” e relaciona-se ao desenvolvimento de funções executivas de crianças e jovens a partir do uso de jogos digitais. O problema de pesquisa desse estudo vai ao encontro das seguintes questões: é possível desenvolver as funções executivas de crianças e jovens com autismo a partir do uso de jogos digitais? Qual o panorama da produção acadêmico científica em relação ao uso de jogos com o foco no desenvolvimento de funções executivas de crianças e jovens com autismo? Para responder essas questões a pesquisa objetivou: Identificar, Sumarizar, Descrever e Analisar a produção acadêmico científica, das pesquisas nacionais e internacionais, sobre o uso de jogos digitais para o desenvolvimento de Funções Executivas de crianças e jovens com autismo com o foco na inclusão escolar, por meio de uma revisão sistemática. O presente estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, delineada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Para a coleta e seleção dos dados (estudos primários), foram desenvolvidos dois protocolos, o primeiro para delinear a Revisão Preliminar e estabelecer o contexto científico e técnico, e o segundo para delinear a Revisão Sistemática, quanto a etapa de ‘Planejamento’ e a etapa de ‘Condução e Extração dos Dados’. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo do tipo categorial, em que foi adotada o critério semântico: categorias temáticas por unidade de registro. No que tange aos resultados foram identificados e sumarizados, no período estabelecido pela pesquisa (2012 – 2022) 13 dissertações, 02 teses e 09 artigos científicos de diferentes países. A análise dos dados apontou que existe no Brasil um cenário fértil e ao mesmo tempo um gap, no que tange a produção de pesquisas sobre o uso de jogos digitais com o foco no desenvolvimento de funções executivas de crianças e jovens com autismo. O panorama da produção acadêmico científica sobre a temática mostrou que a área da Educação não produz pesquisas suficientes para acompanhar a demanda de estudantes com autismo no ambiente escolar. Em contrapartida essa é uma temática crescente nos estudos, nacionais (dissertações e teses) e internacionais, que compõem a área da psicologia e da saúde. Com base nos estudos sumarizados, descritos e analisados, os quais apontaram diferentes objetivos e procedimentos empíricos, defende-se a tese de que os jogos digitais são capazes de desenvolver as funções executivas de crianças e jovens com autismo.
  • ItemTese de doutorado
    Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-04-25) Ramos, Estéfani Dutra; Silva, Divino José da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve como objetivo problematizar a linguagem da experiência na educação e analisar a dimensão narrativa nas relações pedagógicas a partir de uma narrativa da educação presente na obra “Diário de Escola”, de Daniel Pennac, nos filmes “A língua das mariposas”, “Entre os Muros da Escola” e “O Substituto” e nos aforismos de “Infância Berlinense por volta de 1900”, de Walter Benjamin, que tratam diretamente das memórias de escolarização do autor. A importância desse tema justifica-se não só pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da nossa experiência, mas, sobretudo, pela incapacidade de narrar que afeta de igual modo os espaços formativos. Por essa razão, nosso objetivo é refletir sobre a linguagem da experiência por meio de narrativas que, a nosso ver, escapam às epistemologias pedagógicas na contemporaneidade. Nesse sentido, a linguagem do romance e do filme figuram aqui como uma espécie de análise das experiências da escola, sobretudo de suas memórias, para ressignificarmos os elementos negados e esquecidos na educação, expressos na memória do fazer docente, do que significa ser aluno e do papel da educação. Para tanto, privilegiamos em Benjamin as obras “Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura”; sobretudo os ensaios “Experiência e Pobreza, “O Narrador”; “A doutrina das semelhanças”; e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”; “Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única”; “Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo”; alguns escritos de “Passagens”; e a coletânea “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação”. Tais ensaios nos auxiliam a diagnosticar o problema da experiência na contemporaneidade, a evidenciar a importância da narrativa para o constructo teórico do tema e ampliá-lo ao cenário educativo no sentido de investigarmos que experiências são essas que lá acontecem. Com esse exercício, talvez seja possível fazermos soar uma nova linguagem para a experiência na educação ou dar a ela novas formas de narratividade.
  • ItemTese de doutorado
    As percepções de membros de comissões de monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região da Grande Dourados/MS (2015-2021) no contexto da educação integral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Gumieiro, Angela Hess; Militão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, inserida na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública. A pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos membros de Comissões de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região da Grande Dourados, do estado de Mato Grosso do Sul, concernentes ao processo de monitoramento e avaliação da Meta 6, referente à Educação Integral. O recorte temporal delimitado de 2015 a 2021 corresponde ao ano em que os municípios em estudo aprovaram seus Planos Municipais de Educação até 2021, em que corresponde ao último período de divulgação de relatórios de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. O delineamento metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, utilizamos a pesquisa documental e a pesquisa empírica, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram dois membros da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de cada um dos onze municípios, totalizando vinte e dois participantes. O procedimento de análise dos dados foi realizado através da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Os resultados demonstram que as percepções dos membros de Comissões Municipais de Monitoramento e Avaliação dos municípios da Região da Grande Dourados, revelam avanços diante do processo de monitoramento e avaliação, como a previsão legal do monitoramento e avaliação nos PMEs, a instituição das instâncias responsáveis, o estudo do plano, a organização do trabalho a ser realizado pela Comissão e sua periodicidade, contudo têm-se as limitações que foram impostas, como a definição dos parâmetros para realizar o monitoramento e avaliação definidas por instâncias superiores, de forma centralizada, o que tornou o processo burocrático, o período de crise econômica, em que os recursos financeiros nos municípios diminuíram, limitando a execução da meta da educação integral, assim como a descontinuidade de Programas de indução à educação integral e a extinção da Sase, além das medidas temporárias de isolamento social adotadas, no âmbito da Administração Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, para a prevenção do contágio da doença COVID-19, que fragilizou e/ou paralisou as ações de monitorar e avaliar os PMEs.
  • ItemTese de doutorado
    “Ela é mais feminista do que eu”: narrativas de jovens universitárias sobre feminismos nas redes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-21) Ferro, Elaine Gomes; Lima, Marcia Regina Canhoto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta Tese está vinculada à linha de pesquisa na qual apresenta, como ponto de partida, o contexto atual em que as interações digitais se tornaram centrais na dinâmica social. Assim, diferentes grupos sociais historicamente silenciados têm utilizado a rede mundial de computadores para amplificarem suas lutas, com destaque para a militância feminista, que, nos últimos anos, tem se evidenciado a partir do ativismo digital. Todavia, ao mesmo tempo em que mulheres divulgam sua luta histórica em espaços virtuais, forças sociopolíticas de caráter conservador lutam para impedir que temas relacionados a questões de gênero e feminismo penetrem, sobretudo, no espaço escolar. Tendo esse complexo cenário como pano de fundo, buscou-se responder a seguinte questão: como uma parcela da juventude feminina brasileira vem absorvendo o crescente discurso do ciberfeminismo diante a um cenário de rejeição das teorias feministas fomentadas por grupos conservadores que tentam limitar, ou mesmo, excluir as questões de gênero do currículo escolar? Desta forma, a pesquisa investigou a influência e o alcance das pautas feministas presentes na internet, a partir do ponto de vista de jovens mulheres, de forma articulada com os estudos de feminismo e juventude e educação. Metodologicamente, a investigação se fundamenta nos pressupostos da epistemologia feminista e, para a coleta de dados, adotou-se a abordagem qualitativa por meio da aplicação de questionário online e realização de entrevistas com jovens mulheres universitárias. Utilizando a técnica da análise de conteúdo por meio da categorização semântica na qual as respostas das participantes foram agrupadas por caráter semântico. Foram identificadas onze categorias que, ajudaram a compreender um pouco melhor sobre a dinâmica do feminismo das redes e seu impacto na vida das jovens no contexto educativo.
  • ItemTese de doutorado
    MOOCS na formação continuada de professores para a Educação Especial Inclusiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-10) Amparo, Matheus Augusto Mendes; Schlünzen Júnior, Klaus [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) e pertence a linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem”. A tese teve como tema de estudo central a possibilidade do uso dos “Massive, Open, On-line Courses” (MOOCS) ou “Curso On-line Aberto e Massivo” (tradução nossa) no processo de formação continuada de professores para a Educação Especial Inclusiva. Sendo assim, o estudo teve a seguinte questão norteadora: um curso a distância no formato MOOC sobre Educação Especial Inclusiva pode contribuir na formação continuada de professores para a inclusão escolar? Se sim, de que forma? Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa foi investigar se um curso a distância no formato MOOC sobre Educação Especial Inclusiva pode contribuir na formação continuada de professores para a inclusão escolar. Para isso, foram realizados três estudos distintos, porém complementares. No estudo 1 foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para analisar a produção de conhecimento sobre práticas e processos formativos a distância na área da Educação Especial Inclusiva. No estudo 2 foi realizada a identificação e análise das necessidades formativas de profissionais da educação sobre a Educação Especial Inclusiva na formação inicial e continuada e a identificação e análise das necessidades formativas de profissionais da educação sobre a estruturação de cursos a distância na área da Educação Especial Inclusiva. E no estudo 3 foi realizada a descrição e análise dos conteúdos, materiais e atividades propostas no curso “Educação Inclusiva e Especial” ofertado pela Unesp Aberta e a análise do envolvimento e interação dos participantes nas atividades propostas e suas percepções pessoais em relação ao curso. Cada um dos três estudos possuiu um procedimento metodológico específico descritos em cada capítulo. Os resultados obtidos nos três estudos realizados permitiram defender a tese de que um curso a distância no formato MOOC sobre Educação Especial Inclusiva pode contribuir na formação continuada de professores para a inclusão escolar, proporcionando ferramentas, recursos e estratégias para a composição de uma prática pedagógica inclusiva. Defende-se também que as características específicas de cursos nesse formato como: gratuidade na maioria dos cursos, possibilidade de acesso ao conteúdo em qualquer espaço geográfico, possibilidade de iniciar e concluir no tempo desejado e oferta para um grande número de participantes e possibilidade de construção de redes de aprendizagem colaborativa on-line, são pontos positivos que podem atrair diversos professores, dentre eles, os que atuam com os estudantes do público-alvo da Educação Especial, contribuindo assim no processo de formação continuada para a Educação Especial Inclusiva e oportunizando novas formas dos professores construírem conhecimentos sobre o tema, de forma contextualizada, significativa e colaborativa.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino e aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios, dificuldades e propostas de intervenção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Souza, Patrícia Regina de; Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de Doutorado foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Centrou-se na temática do ensino e da aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, cujo objetivo foi o de identificar quais são as dificuldades e os desafios dos docentes para ensinar a ortografia nos anos iniciais e quais são os principais erros ortográficos produzidos pelos alunos, de modo a elaborar uma proposta interventiva de formação construtivo-colaborativa docente que propicie a reflexão sobre os usos linguísticos e contribua com o ensino e a aprendizagem da norma padrão de escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Para tanto, ancoramo-nos na pesquisa quali/quantitativa social crítica interventiva construtivo-colaborativa, baseando-nos em autores que concebem seus estudos orientados pela psicologia cognitiva e a metacognição, bem como por teorias da sociolinguística, estudos críticos do letramento e aquelas voltadas à análise e compreensão do campo da formação docente. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários com professores e alunos, percurso formativo realizado com docentes, além de análise de produções de textos de alunos de terceiro e quarto ano de uma escola pública do distrito de Montalvão (Presidente Prudente - SP), tais dados foram analisados à luz da classificação das alterações ortográficas propostas por Morais (2018) e com base no referencial teórico da pesquisa. Nesse sentido, nossos resultados demonstraram que: os temas do ensino e da aprendizagem da ortografia e da variação linguística nos anos iniciais ainda causam insegurança para as docentes, todavia, mesmo em meio aos desafios e às dificuldades, conseguem lançar mão de práticas contextualizadas e significativas de ensino da ortografia; com relação às alterações ortográficas as quais encontramos nas produções dos alunos, percebemos que 88% dos casos concentram-se em regularidades ortográficas, ou seja, 43% de regularidades contextuais, 25% de regularidades morfológico-gramaticais e 10% de regularidades diretas, o que demonstra a dificuldade dos aluno com tal conteúdo curricular, principalmente considerando o contexto de ensino remoto no qual os dados foram coletados; os alunos de terceiro e quarto ano já são capazes de refletir sobre suas dificuldades ortográficas e suas causas, além de entender o que significa ortografia para além de seu significado dicionarizado, compreendendo o seu significado e a sua importância no contexto social; todas as professoras consideraram o percurso formativo como uma via importante para a formação docente, o qual contribuiu sobremaneira com a reflexão (e a modificação de práticas) em relação à concepção sobre o modo de se ensinar e se aprender ortografia. Diante disso, os contributos da Tese apontam para a necessidade de pesquisas que contemplem a participação daqueles que ensinam (os professores) e daqueles que aprendem (os alunos), pois dar voz a esses sujeitos nos faz compreender mais de perto sobre a complexidade do contexto de ensino e aprendizagem e possibilita a mudança na sala de aula, tendo em vista que são levadas em consideração as questões que emergem do chão da escola e as necessidades formativas dos docentes, de modo que a via da pesquisa colaborativa potencializa as transformações que se fazem necessárias e evidencia as práticas exitosas que vêm sendo realizadas pelos professores que lecionam na educação básica.
  • ItemTese de doutorado
    O difícil é passar para o papel: uma análise sobre a escrita no Ensino Superior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-22) Germani, Michelle Mariana [UNESP]; Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As dificuldades e os problemas de escrita não são novidades, e já atingiram as graduações. Diante desse quadro, surgiu-me a indagação: é possível que as dificuldades de escrita sejam minimizadas com conscientização sobre atitudes, posturas e concepções de linguagem e desenvolvimento de práticas de laboratório de redação para promoção de um letramento acadêmico em uma perspectiva sociocultural que reduza os problemas de ausência de escrita reflexiva e ausência de autoria? A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a escrita no Ensino Superior em uma perspectiva sociocultural, considerando as técnicas de laboratório de redação na tentativa de atenuar os problemas relacionados à ausência de escrita reflexiva e de autoria. As abordagens teóricas que ampararam as reflexões revelam as estruturas de poder que perpassam o letramento acadêmico e demonstram a importância da apropriação de uma escrita reflexiva, despertando os estudantes para serem autores de seu discurso. Além disso, também é reforçada a relevância de conscientização da importância da linguagem, de forma mais específica, em sua modalidade escrita. Optei por uma abordagem multimetodológica de coleta de dados que se ampara na pesquisa qualitativa (levantamento de referencial teórico e aplicação de questionários), na pesquisa intervenção (elaboração e avaliação de um processo formativo - curso de extensão) e na pesquisa narrativa (encerramento do curso de extensão com uma entrevista narrativa). Tive como sujeitos da presente pesquisa os estudantes dos penúltimos e últimos anos de uma Instituição de Ensino Superior pública do interior paulista. Para a coleta de dados da primeira fase, propus como instrumento a aplicação de um questionário aos estudantes para conhecer seu perfil de leitura e de escrita e identificar as dificuldades de escrita. A partir dos resultados com os questionários, parti para a fase da intervenção, na qual elaborei um projeto de extensão universitária para conscientizar os estudantes sobre a importância da linguagem (em especial, a modalidade escrita) e desenvolver técnicas de laboratório de redação, trabalhando o letramento acadêmico em uma perspectiva sociocultural, focalizando as dificuldades apontadas pelos estudantes e outras que foram transparecendo ao longo das práticas de laboratório de redação. Ao final, realizei uma entrevista narrativa com os participantes concluintes da intervenção, com uma pergunta disparadora abordando o lugar da escrita ao longo da trajetória de vida e de formação, e o que significou participar da intervenção. Tive 218 questionários respondidos e 15 estudantes que concluíram a intervenção. Os resultados apontaram que os ingressantes do Ensino Superior, independentemente de terem vindo da escola pública ou particular, não dominam o letramento acadêmico, pois se trata de uma linguagem específica do meio universitário, não sendo aprendida nas etapas precedentes. Ainda, demonstrou que a intervenção foi capaz de atingir seus objetivos; porém, é uma ação paliativa, principalmente porque não possibilitou o enfrentamento de todos os problemas da superfície linguística que os estudantes possuem. Em um semestre, de forma isolada, é impossível sanar todas as dificuldades de escrita. Porém, foi extremamente satisfatório perceber que a relação com a escrita se modificou de maneira positiva para todos os estudantes, cada qual na sua realidade.
  • ItemTese de doutorado
    A aprendizagem baseada em projetos na formação inicial de professores de física e química: contribuições para o desenvolvimento da autonomia docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-23) Raminelli, Ulisses José; Schlünzen Júnior, Klaus [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (Presidente Prudente- SP) e teve como hipótese a ideia de que o rompimento com o ensino conteudista imposto pela reforma da educação básica que vem pautada na proposta pedagógica de formação focada em competências e habilidades constitui uma importante oportunidade pedagógica, na formação inicial de professores e professoras de Física e Química, para se fomentar a autonomia docente. Visando a exploração das oportunidades mencionadas, optou-se pela utilização da estratégia metodológica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em um contexto de ensino remoto emergencial (ERE) segundo a perspectiva freiriana. Elementos que compõem a tese defendida de que, a ABP, na formação inicial de professores e professoras de Física e Química, é uma estratégia metodológica ativa possível no ERE, que desenvolve a autonomia docente, e permite a exploração de oportunidades pedagógicas para o novo ensino médio. Os elementos acima conduziram a questão de pesquisa: Como desenvolver a ABP, em um contexto de ERE, na formação inicial de professores de Física e Química, de forma a contribuir para que o licenciando adquira autonomia para a prática docente visando a exploração de oportunidades pedagógicas para o novo ensino médio? Pergunta que conduziu ao objetivo de se planejar, implementar e analisar a estratégia metodológica ABP, junto aos discentes de cursos de Licenciatura em Física e Química, em um contexto de ERE com intuito de potencializar a autonomia para a prática docente visando a exploração de oportunidades pedagógicas para o novo ensino médio. Buscando-se atender a este objetivo, desenvolveu-se um estudo a partir de uma abordagem qualitativa na forma de uma pesquisa participante na modalidade participação observante. Os participantes dela foram os estudantes matriculados nas disciplinas das licenciaturas em Física e Química nas quais se implementou a intervenção pedagógica, tendo o pesquisador atuado como professor em ambas as disciplinas. A coleta de dados aconteceu no transcorrer das disciplinas a partir da observação do pesquisador, da aplicação de um questionário e da coleta de documentos produzidos pelos discentes ao cumprirem as etapas do projeto que orientou as atividades pedagógicas desenvolvidas nelas. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados mostraram que, a estratégia metodológica ABP contribuiu para a instauração do processo de conscientização e construção da autonomia dos licenciandos e licenciandas participantes da pesquisa, tendo em vista que permitiu a aquisição de saberes docente considerados por Paulo Freire como essenciais à prática docente progressista e a consolidação da verdadeira educação.
  • ItemTese de doutorado
    A educação pública municipal de Presidente Prudente-SP: políticas, narrativas e sentidos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-21) Silva, Edimar Aparecido da; Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese intitulada “A educação pública municipal de Presidente Prudente: políticas, narrativas e sentidos”, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, tem como objetivo geral analisar os sentidos das políticas de organização da educação pública municipal de Presidente Prudente, no período de 1983 a 2020, a partir das narrativas de alguns atores sociais. A partir da questão problema “Como alguns atores sociais manifestam os sentidos das políticas de organização da educação pública municipal de Presidente Prudente-SP, no período de 1983 a 2020?” esta pesquisa está orientada a partir da abordagem qualitativa, pautada no referencial epistemetodológico da Pesquisa (Auto)Biográfica. Como procedimentos metodológicos elencamos a pesquisa bibliográfica e a realização de entrevistas narrativas como dispositivo para produção do corpus da pesquisa. Os dados coletados foram analisados através da “Análise compreensiva-interpretativa” (SOUZA, 2014). A partir do pressuposto, de que os sentidos apreendidos nas narrativas de alguns atores sociais possibilitam a compreensão da essência das políticas, esta tese busca defender que a concretude e a organização da educação pública municipal de Presidente Prudente-SP, decorre dos sentidos que as pessoas dão às diferentes decisões da política educacional. Sendo assim, as decisões da organização educacional prudentina se afirmam a partir de um circuito de sentidos implicados e impulsionados nas dimensões ética, política, estética e técnica da ação educativa, para além do impacto de normas, regras e leis definidos nos documentos formais e orientadores da política.
  • ItemTese de doutorado
    Jovens e redes sociais: discussões sobre a violência e suas implicações no ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-14) Souza, Fernanda Ribeiro de; Lima, Claudia Maria de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa está inserida na linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Apresenta como objetivo geral elaborar diretrizes para o desenvolvimento de um projeto de intervenção pautado na mídia-educação para a formação crítica de jovens sobre violência nas redes sociais digitais. Como objetivos específicos: identificar o perfil de uso de redes sociais na internet pelos jovens; identificar e analisar a percepção do grupo de jovens acerca da violência nas redes sociais na internet; identificar como as situações de violência e preconceito são trabalhadas na escola e; propor diretrizes para o desenvolvimento de um projeto de intervenção piloto com jovens, que trabalhe mídia-educação como ferramenta de compreensão e enfrentamento da violência. A abordagem da pesquisa é qualitativa. A pesquisa incluiu a utilização de entrevistas com dois grupos de participantes: 22 estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio e seis docentes especialistas nos temas discutidos no trabalho. Os resultados ofereceram indicações acerca de possibilidades para o desenvolvimento de estratégias para a formação crítica dos jovens diante da violência em redes sociais na internet. Com isso, confirmarmos que ações bem planejadas em mídia e educação podem favorecer práticas reflexivas que levem a diminuição da violência. Desse modo, acreditamos na potencialidade da escola e no seu impacto na formação de pessoas e assim, consideramos a premência de políticas públicas e ações pedagógicas voltadas para esse fim.
  • ItemTese de doutorado
    Guia para desenvolver ações colaborativas na perspectiva da inclusão escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-26) Costa, Camila Rodrigues; Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa 2, denominada “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente. A pesquisa partiu das seguintes problemáticas: quais ações colaborativas são efetivas no contexto da inclusão escolar a partir das experiências já sistematizadas? E quais as recomendações possíveis? O objetivo geral consistiu em desenvolver um guia para ações colaborativas no contexto da inclusão escolar a partir das experiências já sistematizadas. A abordagem teórico-metodológica é a pesquisa descritiva analítica. Esta pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: Etapa 1 - Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e Etapa 2 – Experiências de ações colaborativas na escola emergidas a partir de um grupo de discussão com gestores, professores de Educação Especial e de Educação Física. Na Etapa 1 – RSL - os dados foram coletados a partir da busca nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Library Information Science Tecnology (LISTA). Foram selecionados e analisados 66 estudos. Os dados foram tratados e analisados, a partir da análise de conteúdo, do tipo temática. Os resultados indicaram que na literatura existem seis grandes temas a despeito das ações colaborativas em contexto escolar: 1) Modelos de Colaboração; 2) Níveis/Estágios de Colaboração; 3) Requisitos e Habilidades antes da Colaboração; 4) Requisitos e Habilidades durante a Colaboração; 5) Desafios para a Colaboração; e 6) Benefícios da Colaboração. Esses temas foram submetidos a uma validação na etapa 2, a fim de resultar na elaboração final de um guia. Na Etapa 2, foi realizado um Grupo de Discussão (GD) com sete profissionais especialistas na área da Educação Especial, com o objetivo de validar as categorias temáticas identificadas na Etapa 1 –RSL. Foram realizados três encontros virtuais, usando a plataforma de videoconferências Google Meet, com duração de aproximadamente 1h35 minutos cada. Os encontros foram gravados e, posteriormente, transcreveram-se os áudios. Os resultados indicaram a validação de categorias e, emergiram novas categorias. Todas as categorias foram arroladas e sistematizadas em 14 proposituras que compusseram um guia para desenvolver ações colaborativas na perspectiva da inclusão escolar. Conclui-se que o guia poderá gerar diferentes perspectivas e projetos voltados à formação continuada de professores em serviço e exercício no que tange o refletir e aplicar propostas de ações colaborativas na escola.
  • ItemTese de doutorado
    O brincar e o consumo infantil: pesquisas e perspectivas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Castange, Ronaldo Desidério; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese intitulada “O brincar e o consumo infantil: pesquisas e perspectivas” integra o Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – de Presidente Prudente - SP, na linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”. O estudo tem por objetivo identificar e discutir como os pesquisadores têm pensado o brincar e o consumo infantil na intenção de compreender como as relações de consumo tem se estabelecido no cotidiano das crianças, por meio do brincar, transformando as culturas da infância ao inseri-las na lógica da Sociedade de Consumo/Cultura de Consumo. Consideramos que as tecnologias atreladas aos brinquedos e as telas estão modificando as culturas infantis. Esse fenômeno ocorre de forma diferente nas variadas infâncias, de acordo com as vivências, os lugares, os objetos e os parceiros de brincar das crianças, a partir dos contextos sociais, econômicos, históricos e culturais. Realizamos discussões acerca da Sociedade de Consumo, da Cultura de Consumo e do Consumo Infantil. Abordamos as culturas infantis e a pluralidade da infância, a partir dos entendimentos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância. Contextualizamos a relevância do brincar, das brincadeiras e dos brinquedos para à formação da criança, defendemos o brincar como um direito e problematizamos sobre os tempos, os espaços, os influenciadores e os parceiros do brincar. A pesquisa caracteriza-se como um estudo bibliográfico e foi realizada na biblioteca de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, por meio da busca de dissertações e teses publicadas no período entre 2015 e 2019. Selecionamos um total de 29 dissertações e teses para análise. Os resultados apontam que os espaços públicos abertos para o brincar estão desaparecendo e dando lugar a espaços privados voltados ao consumo. É evidente o acúmulo de atividades diárias em instituições especializadas, fato que contribui para a diminuição do tempo de brincar. Observamos que apesar de os espaços escolares serem, muitas vezes, os principais lugares de brincar das crianças, os professores carecem de conhecimento teórico acerca do brincar. Ficou evidente que com o desenvolvimento da urbanização as cidades perdem seus espaços de brincar, o que, somado ao aumento dos índices de violência, dificulta a sociabilização nos espaços públicos e amplia os contatos entre as crianças nos meios virtuais. Percebemos que os brinquedos tecnológicos e as telas não necessariamente possuem um viés negativo, uma vez que as crianças se apropriam desses objetos e, com a imaginação, os ressignificam em suas brincadeiras. As pesquisas ressaltam que a televisão ainda é um veículo de comunicação importante e dotado de propagandas, mas vem perdendo espaço para as redes sociais, onde as crianças encontraram maior representatividade e possibilidades de protagonismo, contudo, ficam expostas ao mercado e desenvolvem hábitos consumistas. Evidenciou-se que, apesar das tecnologias, os brinquedos e brincadeiras clássicas ainda existem em algumas infâncias, carecendo de tempos e espaços para acontecerem e coexistindo com o digital.
  • ItemTese de doutorado
    “Ninguém mandou você engravidar!”: um estudo de caso sobre a evasão escolar de jovens mulheres
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-04) Ponciano, Jéssica Kurak; Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente investigação, vinculada a “Linha 3 – Processos Formativos, Infância e Juventude” teve como objetivo geral identificar as motivações e as causas da evasão de alunas jovens de uma escola estadual, localizada no município de Presidente Prudente – SP. Buscamos analisar quais foram os fatores endógenos e exógenos à instituição investigada que corroboraram para que as jovens alunas optassem pela interrupção da vida escolar. Para isso, foi feito um estudo de caso da unidade escolar, que contou com entrevistas semiestruturadas às jovens absenteístas. Esta etapa da pesquisa objetivou traçar um perfil das estudantes e identificar a percepção delas sobre o fenômeno investigado e sobre as possibilidades futuras de continuidade da vida escolar. Além disto, o estudo realizou a análise dos dados quantitativos sobre a evasão escolar produzidos pela própria instituição na última década através de atas de conselhos finais e o Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A investigação considerou também os documentos que regem as normas e diretrizes de funcionamento da instituição investigada. Os dados coletados foram catalogados e analisados através da técnica de análise de conteúdo, tomando como referencial e arcabouço teórico a Sociologia da Juventude, os Estudos sobre Culturas Juvenis, a Fenomenologia merleaupontyana, a Teoria Feminista e os Estudos de Gênero. A pesquisa contou com a predominância de aspectos qualitativos, visto que seu principal objetivo foi o de compreender a relação entre a maternidade, a juventude e a evasão, partindo da hipótese de que, na escola investigada, a maternidade funciona como fator preponderante para o abandono da vida escolar das jovens mães, bem como para o encerramento das vivências juvenis destas alunas. Após a investigação realizada, apontamos os seguintes resultados: a-) no espaço escolar investigado, a maioria das jovens evadidas em decorrência da maternidade não possuem uma ampla rede de apoio e são, na maior parte dos casos, as únicas responsáveis pelos cuidados com o bebê e, diante desse fator, tomam para si toda a responsabilidade sobre o próprio fracasso escolar; b-) a falta de Políticas Públicas adequadas torna a maternidade juvenil um empecilho para a permanência das alunas no ambiente escolar, essa dificuldade se dá em virtude do tratamento que recebem dentro da escola, da falta de vagas em creches públicas e, também, da falta de vagas em instituições que ofertam ensino noturno; c-) a inserção no mercado de trabalho informal também é um fator que acomete a juventude feminina, atuando como elemento dificultador no processo de conciliação entre a vida acadêmica (escola) e trabalho, muitos empregos informais não respeitam o fato de que a jovem funcionária ainda se encontra em processo de escolarização; d-) a maioria das jovens evadidas se encontram em estado de vulnerabilidade social e, apesar de optarem pela interrupção temporária dos estudos, consideram o ambiente escolar e a formação acadêmica como uma ferramenta importante para o desenvolvimento e ascensão social, pessoal e profissional; e-) na percepção da maioria das colaboradoras a maternidade evidenciou o final da juventude e o início da idade adulta, simbolizando uma espécie de ritual de passagem de uma condição à outra.
  • ItemTese de doutorado
    Criação de jogos digitais por crianças do ensino fundamental com um jeito hacker de ser: em foco a atividade criadora
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-09) Oliveira, Aletheia Machado de; Lima, Claudia Maria de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, tem como temática os jogos digitais, objetos midiáticos culturais que se constituem expoentes da cultura digital, e são amplamente utilizados por crianças e jovens em diversos contextos. Uma das possibilidades de utilização desse recurso é o contexto educacional. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a realização de atividade em ambiente de desenvolvimento de jogos pode contribuir para potenciar a atividade criadora de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Os levantamentos referentes à construção da fundamentação teórica acerca do conhecimento sobre a temática tiveram como referências: Nelson De Luca Pretto, José Armando Valente, Lynn Alves, Lev Semenovich Vigotski, Manuel Jacinto Sarmento, dentre outros. Delineada como uma investigação qualitativa, de cunho analítico-descritivo, e constituída de uma pesquisa-intervenção, a pesquisa foi desenvolvida contemplando dois momentos. No primeiro, buscamos conhecer quem são essas crianças, suas preferências e modos de utilização dos jogos digitais em sua vida cotidiana e escolar. Para tal, contamos com a participação de crianças da faixa etária 09-12 anos, estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental e contextos da escola pública do município de Juiz de Fora, MG, em que elas estão matriculadas. Quanto aos instrumentos, optamos pelo roteiro semiestruturado criado via Formulários Google e por anotações de campo para a recolha de dados. No segundo momento, convidamos as crianças a participarem de uma oficina de construção de jogos digitais. Para o levantamento dos dados, elegemos o grupo focal, a observação participante natural e a análise documental como técnicas para a coleta dos dados aplicadas. Os instrumentos empregados foram as anotações de campo combinadas com a audiogravação. Em relação ao método para análise e interpretação dos dados, utilizamos o método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin. Como resultados, obtidos por meio da inter-relação dos dados presentes no Formulário Google, anotações de campo e na intervenção, constatamos que são crianças gamers da Geração C e com a tecnologia integrada ao seu cotidiano. Nesse sentido, conhecer as experiências e interesses das crianças em relação às TDIC, transformar os espaços escolares em espaços de exploração e invenções criativas, trabalhar com projetos de interesse da criança e com temas mais próximos da sua realidade, colocar as crianças em posição de protagonistas do processo e guiá-las realizando mediações técnicas e estéticas no processo de criação de jogos digitais, dentre outros resultados, corrobora a tese de estudo de que o uso das TDIC como ferramenta cognitiva na criação de jogos digitais em contexto escolar pelas crianças, com um “jeito hacker de ser”, potencializa a atividade criadora. Esperamos ter oferecido contribuições para avançarmos nas discussões junto aos docentes e escolas sobre a inserção das TDIC na educação, anunciando outras realidades possíveis de serem construídas ao pensarmos que é viável articular as dimensões pedagógicas com as sociais de uso das tecnologias digitais como meio para o desenvolvimento da atividade criadora nas crianças.
  • ItemTese de doutorado
    Componente curricular tecnologia e inovação no contexto da Lesson Study: oportunidades e desafios na formação de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-30) Pinto, Fernando Carlos Rodrigues; Junior, Klaus Schlünzen [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do programa de pós-graduação em Educação da FCT/UNESP e tem como objetivo analisar como a metodologia da Lesson Study contribui para a compreensão e implementação do componente Tecnologia e Inovação, em um contexto de transição entre ensino remoto e presencial, e colabora para o desenvolvimento profissional dos professores atuantes no componente curricular, conforme a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). Desta maneira, a pesquisa discorre sobre a problemática relacionada aos desafios e oportunidades na formação permanente de professores para o desenvolvimento de sua prática pedagógica no componente curricular de Tecnologia e Inovação, à luz da abordagem CCS e dos fundamentos teóricos e metodológicos da Lesson Study. Os principais pressupostos teóricos utilizados na pesquisa, quanto a perspectiva da Lesson Study estão apoiados em Murata (2011), Takahashi e McDougal (2016), Dudley (2015) e Silva (2020) e quanto a abordagem CCS em Valente (1997) e Schlünzen (2000). A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa segundo Minayo (2001), de caráter interpretativo segundo Erickson (1986), em que um grupo de cinco Professores de Educação Básica II do componente curricular de Tecnologia e Inovação da rede pública estadual paulista foram público-alvo da pesquisa. Os dados coletados, quanto às reuniões colaborativas entre os participantes, foram submetidos às investigações estatísticas do software Iramuteq e posteriormente analisados conforme o procedimento de triangulação de dados, segundo Denzin e Lincoln (2006), com os demais instrumentos utilizados. Os resultados convergem com o delineamento do perfil dos docentes envolvidos, bem como as potencialidades e desafios, segundo os participantes da pesquisa, encontrados na implantação e implementação do componente curricular Tecnologia e Inovação na rede pública paulista. Concomitante, foi possível identificar que o processo da Lesson Study, conforme a perspectiva da abordagem CCS, colaborou para instauração de um processo formativo Cíclico Espiralado e Contínuo (CEC) que promoveu o desenvolvimento profissional dos envolvidos na pesquisa.