Dissertações - Ciências Cartográficas - FCT

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  • ItemDissertação de mestrado
    Extração de redes de distribuição aéreas de energia elétrica e identificação de regiões de contato com a vegetação a partir de dados obtidos por sistemas de varredura a LASER
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-03) Oliveira, Renan Américo Ribeiro de; Galo, Mauricio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As redes de distribuição aéreas de energia elétrica têm papel fundamental na infraestrutura das cidades brasileiras. Melhorar o gerenciamento destas redes é um desafio constante para as empresas concessionárias de distribuição, que vêm procurando investir em meios de aumentar seus índices de qualidade de distribuição de energia apresentados à ANEEL. Deste modo, considera-se como alternativa para auxiliar no gerenciamento das redes a utilização de dados LiDAR, que podem servir como meio de gerar, atualizar e validar os bancos de dados que contém as estruturas e equipamentos destas redes. Neste trabalho é apresentado um método para a identificação e extração de cabos pertencentes às redes de distribuição de energia a partir de nuvens de pontos LiDAR obtidas por sensores embarcados em plataformas aéreas e móveis terrestres. Destaca-se também a extração de postes pertencentes às redes e a vegetação nos arredores dos cabos. O método consiste em aplicar um classificador baseado em regras que utiliza métricas estimadas sobre tensores obtidos a partir de vizinhanças e objetos segmentados utilizando as nuvens de pontos, sendo os objetos filtrados e rotulados como cabos e outras estruturas utilizando a Transformada de Hough, agrupamento θ-ρ e regras de decisões. O método foi desenvolvido e testado em dados oriundos de levantamentos realizados na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, e os resultados obtidos se mostraram promissores. O aplicativo desenvolvido a partir do método apresentado poderá ser utilizado por concessionarias de energia, sendo que os resultados sugerem que os dados LiDAR podem ser utilizados como fonte de informação para a identificação e extração dos cabos de distribuição de energia elétrica.
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    Avaliação da qualidade das medidas e posicionamento GNSS em smartphones Android
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Carmo, Rogério Ramos Rodrigues; Shimabukuro, Milton Hirokazu [UNESP]; Monico, João Francisco Galera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Constelações de satélites vêm sendo cada vez mais utilizadas, nas últimas décadas, em aplicações de posicionamento e localização. Dentre as mais conhecidas estão a norte-americana Global Positioning System (GPS) e a russa Global Navigation Satellite System (GLONASS), sendo o GPS de amplo conhecimento da mídia em geral. É importante destacar que nos últimos anos houve um crescente aprimoramento nas constelações de satélites, como a adição da onda portadora L5 ao GPS e a implementação dos sistemas BeiDou e Galileo. Os receptores utilizados em solo que são capazes de coletar dados enviados por esses satélites são conhecidos como receptores do tipo Global Navigation Satellite System (GNSS). Em paralelo aos avanços das constelações de satélites e receptores GNSS, houve um aumento expressivo no número de usuários de dispositivos móveis, como no caso dos smartphones com o sistema operacional Android, maioria do mercado mundial. Estes dispositivos possuem receptores GNSS e utilizam recursos de localização em diversas aplicações, como nos aplicativos para entregas e mobilidade urbana. Um ponto de mudança importante nesse contexto ocorreu em 2016, com o lançamento da versão 7.0 do Android, conhecido como Android Nougat. A partir dessa versão é possível obter os dados GNSS brutos, sem processamentos, registrados pelos smartphones, desde que equipados com chipsets apropriados. Com isso, é possível obter as observáveis GNSS, amplamente utilizadas em aplicações de geolocalização, como medições de pseudodistância e fase da onda portadora. Os dados brutos podem ser utilizados nas aplicações Android ou compartilhados em formatos de arquivos comuns a softwares de processamento de dados GNSS, como no formato Receiver INdependent EXchange Format (RINEX). Esse trabalho possui como objeto de estudo os dados GNSS brutos provenientes dos smartphones Android. Nesse contexto, são discutidos nesse trabalho, os recursos de software e hardware para a captura, processamento e compartilhamento desses dados. Nesse trabalho é utilizado o método de Posicionamento por Ponto Simples (PPS), o método de cálculo de pseudodistâncias por tempo de recepção comum e técnicas relacionadas a bancos de dados em nuvem. Dessa forma, foram desenvolvidos neste trabalho, aplicativos Android e softwares desktop para coletar, armazenar, processar e efetuar o controle de qualidade de processamentos utilizando dados GNSS brutos provenientes de smartphones Android. Ao serem processados em softwares de referência, como no RTKPOST, verifica-se que tais dados podem atingir resultados similares àqueles de receptores GNSS comuns, uma vez tratadas as particularidades do processamento desses dados. Um dos smartphones utilizados nesse projeto foi o Huawei P30 Pro. Ao processar os dados GNSS brutos, registrados pelo Huawei P30 Pro no software desenvolvido nessa pesquisa, utilizando o método PPS, foi possível obter Root Mean Square Error (RMSE) 2D e 3D em torno de 20 e 22 metros, respectivamente. Além disso, ao utilizar o RTKPOST os valores de RMSE variaram entre 13 e 17 metros. Além disso, ao processar os dados no RTKPOST utilizando um tipo de método PPS aprimorado, foi possível obter erro horizontal inferior à 5 m.
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    Análise da superelevação em curvas horizontais de rodovias por meio do uso integrado de produtos de fotogrametria
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-06) Silva, Bruna Ribeiro; Silva, Erivaldo Antonio da [UNESP]; Marques, Artur Pantoja [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os avanços tecnológicos na área da aerofotogrametria com Veículos Aéreos Remotamente Pilotados – VARP – possibilitaram a obtenção de produtos fotogramétricos com alto nível de acurácia de maneira ágil e menos onerosa, trazendo, assim, vantagens que podem ser aproveitadas pelos engenheiros civis da área de infraestrutura rodoviária. No Brasil, o uso de aerofotogrametria com VARP para aplicação em projeto geométrico de rodovia é pouco implementado, no entanto, no aspecto global a técnica é consolidada a bastante tempo. Diante disso, este trabalho visa apresentar uma metodologia que permite realizar análise de inconsistência em parâmetros geométricos de trechos concordados por curvas horizontais (raio e superelevação), a partir de produtos fotogramétricos obtidos por VARP. O método proposto consiste, resumidamente, em gerar um mapeamento com VARP para um trecho de rodovia concordado por curva horizontal, extrair o raio da curva a partir da nuvem de pontos e a superelevação a partir das informações do Modelo Digital de Superfície, e, posteriormente, realizar um estudo comparativo entre as informações extraídas dos produtos fotogramétricos com as técnicas clássicas de topografia atual. Para a análise dos resultados, utilizaram-se as especificações técnicas para o uso de mapeamento aéreo em projetos rodoviários no Brasil e em outros países. Os resultados demonstram o alto potencial que os produtos de aerofotogrametria obtidos por VARP possuem na determinação de parâmetros de curva horizontal como a superelevação e raio de curvatura, para fim de análises de inconsistência geométrica. A partir do método proposto, a acurácia dos produtos fotogramétricos corresponde à classe A do Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos (PEC) para a escala de 1:500. Além disso, o estudo comparativo entre método de determinação da superelevação por meio MDS e das técnicas clássicas de topografia, apresentou um RMSE (Root Mean Square Error) < 1%. Por fim, ao comparar o raio atual da via com o raio mínimo estabelecido pela norma do Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo, esse ficou abaixo cerca de 138,21 metros. Dessa forma, ao comparar o método proposto com as normas e literaturas atuais, verificou-se que o mesmo apresenta resultados promissores.
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    Análise da influência dos POIs sobre a acurácia da estimativa da batimetria via imagens orbitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-26) Nunes, Melina Brunelli; Dal Poz, Aluir Porfírio [UNESP]; Alcântara, Enner Herenio de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa foi explicar os erros na estimação da batimetria realizada via imagens orbitais relacionando-os com as propriedades ópticas inerentes (POI) das águas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Primeiramente, corrigiu-se os efeitos atmosféricos da imagem orbital mediante o uso da correção ACOLITE, então foram estimados os coeficientes de absorção total, (at), de retroespalhamento (bb), o algoritmo quase-analítico (QAA) e a batimetria por modelos estatísticos. Realizou-se, então a análise de erro da estimativa da batimetria e sua relação com at e bb. O estudo mostrou que o erro subestimado tem relação com os altos valores de at e bb, ao passo que os sobrestimados podem ser explicados pelos baixos valores de at e bb. Os erros subestimados, portanto, devem-se a maior concentração de material particulado em suspensão e os erros sobrestimados decorrem da presença de macrófitas submersas em regiões mais rasas.
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    Detecção e análise de movimentação estrutural a partir dos efeitos do multicaminho GNSS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-12) Marchiori, Isabela Coutinho; Alves, Daniele Barroca Marra [UNESP]; Souza, Eniuce Menezes de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos últimos anos o número de tragédias devido a colapsos estruturais tem aumentado significativamente. Prédios, barragens, pontes, chegam a um ponto crítico de resistência causando riscos de perdas materiais, humanas e ambientais. Por esse motivo, se vê a necessidade da utilização de métodos que possam verificar a movimentação estrutural, de modo a monitorar e prevenir tais acontecimentos. O GNSS (Global Navigation Satellite Systems) tem grande destaque no monitoramento estrutural, porém o mesmo apresenta limitação quanto à instalação de receptores em algumas estruturas, devido ao estado da mesma ou pelo grau de complexidade para a instalação. Neste sentido, pesquisas que investigam a possibilidade de detecção de movimentação estrutural a partir do multicaminho e análise em multiescala wavelets têm surgido na literatura. Essa dissertação busca estender as pesquisas anteriormente iniciadas, com o objetivo de averiguar a capacidade de detecção da movimentação estrutural por meio do efeito do multicaminho. Para tal, foi realizado um experimento de campo visando simular três diferentes movimentações (deslocamento, inclinação e rotação) com diferentes magnitudes, as quais são mais comuns em estruturas de grande porte. A metodologia proposta compara as séries temporais do multicaminho por meio de três métodos de análise (Resíduos Brutos, Análise Wavelet e Média Móvel), a fim de verificar a repetibilidade do efeito, uma vez que detectada alteração no padrão das séries temporais, pode-se afirmar que houve movimentação na estrutura. Nos resultados comprovou-se que a Análise Wavelet foi mais eficiente na detecção de movimentação, já que essa técnica permite uma melhor identificação do efeito do multicaminho proveniente da estrutura, sendo possível detectar até 1 cm de deslocamento e 1° de inclinação e rotação com uma porcentagem de acerto de até 83,33%, 60% e 75%, respectivamente.
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    Color preference of cartographic symbol design related to the urban landscape characteristics of São Paulo western region for 1:10,000 topographic maps
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-13) Grassi, Gustavo; Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa é avaliar a preferência de símbolos cartográficos de edificações em mapas topográficos na escala 1: 10.000, para definir símbolos que podem representar parte da paisagem urbana localizada no oeste do estado de São Paulo. Foram elaboradas três propostas de mapas topográficos para representação de edifícios urbanos: Rosa visualmente coerente com as convenções cartográficas nacionais; Laranja visualmente coerente com a paisagem urbana do oeste paulista; Cinza visualmente coerente com os mapas de navegação digitais usados com frequência. A avaliação do mapa considerou a preferência pelos desenhos dos símbolos usando dois grupos de participantes nomeados de arquitetos e não arquitetos. Os participantes deram suas opiniões sobre os designs, pontuaram e também os ordenaram. O design Laranja entendido como visualmente coerente com a paisagem urbana do oeste paulista foi o mais preferido em todos os aspectos, ou seja, em termos de comentários, pontuação e ordem de preferência. Apesar disso, as diferenças em pontuação e ordem de preferência entre os designs Laranja e Rosa não foram estatisticamente significativas. Por outro lado, as diferenças na pontuação e ordem de preferência entre Cinza e os dois outros designs foram estatisticamente significativas, indicando que o Cinza foi o menos preferido. As opiniões dos participantes indicaram que a preferência pelo Laranja está relacionada com o melhor contraste entre as edificações e os demais símbolos cartográficos no mapa. Além disso, a preferência foi influenciada pelo conforto visual proporcionado, por ser mais colorido e atraente que o Rosa e o Cinza. Além disso, a partir da análise estatística utilizada nesta pesquisa, os usuários do mapa com formação em arquitetura e aqueles com outras origens podem ser considerados parte da mesma população.
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    Análise estatística espacial dos eventos de cintilação ionosférica no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-05) Silva, Mariana Santos [UNESP]; Monico, João Francisco Galera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ionosfera é o principal fator que influencia na acurácia do posicionamento de usuários que possuem receptores de apenas uma frequência. Sabe-se que a ionosfera afeta o sinal GNSS de modo dispersivo e muito dinâmico, variando de acordo com a atividade solar, localização geográfica, horas do dia ou ainda de acordo com sazonalidade. Na região brasileira a ionosfera se comporta de modo distinto devido atuação de fenômenos físicos que influenciam a ionosfera. Entre os efeitos causados nos sinais GNSS pela ionosfera destaca-se a cintilação ionosférica. A cintilação ionosférica é um dos efeitos que mais se busca solução para mitigação, haja vista que afeta inúmeras atividades que envolvam posicionamento, como agricultura de precisão, navegação aérea dentre outros. Assim, devido sua importância e particularidade a cintilação ionosférica tem sido amplamente estudada e de relevância não só para o meio acadêmico, mas também para indústrias e outros seguimentos. Neste documento é apresentada uma revisão de literatura abordando os fenômenos físicos que propiciam a ocorrência de cintilação ionosférica. Também são apresentadas análises a respeito das variações na ocorrência de cintilação ionosférica. Para tais análises foram utilizadas técnicas baseadas na porcentagem de ocorrência de cintilação ionosférica, tanto em fase quanto em amplitude, dado um determinado limiar, bem como técnicas estatísticas. A partir dos dados da rede GNSS NavAer, abrangendo o período de março de 2011 a dezembro de 2018, obteve-se que para a cintilação ionosférica em amplitude os maiores picos ocorreram no ano de 2013/2014, entre as 22h e 4h UTC e nos meses de outubro a março, sendo novembro o mês com maior ocorrência. Já para a cintilação em fase, os maiores picos anuais foram também em 2013/2014 nos meses de outubro a março. Considerando as frequências, obteve-se que os sinais GNSS são mais afetados pela cintilação em amplitude na frequência L5 do que em L1 e L2, e na cintilação em fase temos o mesmo padrão: maior ocorrência em L5 e menor ocorrência em L1. Também se observou que a correlação entre a cintilação em amplitude e cintilação em fase pode chegar a 0,80 quando ocorrem em magnitudes altas.
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    Caracterização espectral da folha de citrus contaminada por HLB baseado em espectrometria de campo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-13) Porto, Letícia Rosim; Nilton Nobuhiro, Imai [UNESP]; Érika Akemi Saito, Moriya; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil, como maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo, tem enfrentado dificuldades em combater a doença Huanglongbing (HLB) em seus pomares de citros. São mais de 197 milhões de pés de laranja na região que mais produz no país, o cinturão citrícola Paulista e do Triângulo/Sudoeste Mineiro. Atualmente, o combate à doença é realizado por meio de vistorias realizadas por técnicos e se mostra como um método oneroso, demorado e ineficiente. O uso de sensores remotos acoplados em drones pode agregar muito numa detecção precoce de árvores doentes, com um custo-benefício atrativo e de forma ágil, evitando que a doença se dissemine nos pomares. Entretanto, a dificuldade de definir comprimentos de onda eficazes na diferenciação entre HLB e outras doenças ou deficiências nutricionais comuns vem sendo um desafio para o setor. A espectrorradiometria de campo pode contribuir nesse aspecto, com um estudo de observação associado a medidas de reflectância de indivíduos infectados em diferentes níveis de comprometimento. Nesse sentido, o presente estudo visa identificar comprimentos de onda e/ou regiões do espectro eletromagnético que sejam eficientes em distinguir folhas de citros infectadas por HLB e folhas saudáveis ou com sintoma de deficiência nutricional, como zinco. Para isso, foram coletadas medidas de radiometria de diversas folhas em dois pomares de citros localizados no interior do estado de São Paulo. A partir dessas medidas, foram calculados espectros de reflectância para cada classe das amostras (assintomática, HLB, saudável, deficiência de zinco, Hamlin, Natal e Pera). Após aplicar métodos de tratamento e análise de dados espectrorradiométricos, verificou-se que a região do rededge, próximo à 700 nm, é importante na diferenciação de folhas com HLB sintomáticas e folhas saudáveis, porém não é eficiente na diferenciação entre folhas com HLB assintomáticas e folhas saudáveis. Apesar da semelhança na condição de clorose, análises de espectrorradiometria demonstraram que folhas sintomáticas de HLB e folhas com deficiência de zinco diferem espectralmente. As análises também demonstraram que as folhas infectadas das variedades de laranja Hamlin, Natal e Pera são semelhantes espectralmente. Em resumo, o estudo indicou que um mesmo sensor multiespectral pode ser utilizado na detecção de citros com HLB para diferentes variedades, porém plantas que ainda são assintomáticas possivelmente não serão diferenciadas das não infectadas por HLB.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reconstrução de rodovias a partir de trajetórias GNSS densas via detector de linhas de Steger
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-30) Morceli, Bruno de Moura; Dal Poz, Aluir Porfirio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Atualmente, devido ao elevado volume de informação geográfica adquirida por grande parte da população por meio de smartphones, smartwatches, entre outros dispositivos capazes de coletar e armazenar dados GNSS (Global Navigation Satellite System), vários trabalhos estão sendo desenvolvidos, com o objetivo de: estudar o padrão de deslocamento das pessoas; analisar os impactos ao meio ambiente; promover estratégias de saúde pública; bem como mapear feições cartográficas de interesse. Neste trabalho é proposta a utilização de trajetórias GNSS densas, coletadas a partir de smartphones, no processo de reconstrução de rodovias. O método desenvolvido consiste, resumidamente, em gerar uma imagem de frequência através dos pontos que constituem as trajetórias GNSS e, posteriormente, aplicar o detector de linhas de Steger para extrair o eixo viário. Para a análise dos resultados utilizou-se um ortofotomosaico georreferenciado, sobre a qual foram vetorizados os eixos de referência. Os experimentos realizados demostraram o alto potencial de aplicação do detector de linhas de Steger em imagens de frequência. A partir dos experimentos foi possível alcançar valores de completeza e correção acima de 98% e 99%, respectivamente. Além disso, obteve-se uma acurácia geométrica de 0,63 m para um dos experimentos realizados. A partir dos valores de RMSE (Root Mean Square Error) obtidos constatou-se que os eixos extraídos atendem a classe A para projetos de mapeamento nas escalas 1:5.000, 1:10.000 e 1:25.000, de acordo com o Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD). Por fim, após a comparação do método proposto com outros presentes na literatura, verificou-se que o mesmo apresentou resultados promissores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da acurácia posicional de nuvem de pontos LiDAR aerotransportado: análise comparativa de normas e padrões
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-30) Komazaki, Juliane Mendonça; Camargo, Paulo de Oliveira [UNESP]; Galo, Mauricio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Devido às novas tecnologias para obtenção de informações espaciais nas mais variadas áreas de conhecimento, cresce a cada dia a quantidade de dados espaciais disponíveis. Dessa forma, eleva-se proporcionalmente o número de usuários não especialistas na área de mapeamento, sendo que muitos deles não têm conhecimento sobre a qualidade dos dados gerados a partir destas informações. Isso ocorre principalmente pelos novos dispositivos e sistemas de aquisição, como é o caso do sistema de varredura a LASER aerotransportado, que permite a aquisição de dados da superfície terrestre, em curto espaço de tempo e com um grande detalhamento. Entretanto, os dados LiDAR adquiridos estão sujeitos a erros de natureza sistemática e aleatória, introduzidos pelo mecanismo de varredura a LASER e pelas incertezas dos parâmetros de integração dos componentes dos sistemas de navegação e posicionamento. Consequentemente, a avaliação da precisão e validação da qualidade dos produtos derivados de acordo como os padrões estabelecidos por órgãos e instituições nacionais e internacionais é de suma importância. O presente trabalho tem o objetivo de analisar e comparar as normas e padrões existentes que se referem à qualidade de dados obtidos por um Sistema de Varredura a LASER Aerotransportado (SVLA). Neste contexto, foram analisadas as normas definidas pela USGS e ASPRS (americanas), pela DSG (brasileira), pelo NRCan (canadense) e pelo ICSM (australiana). As etapas apresentadas nesta pesquisa podem ser divididas em: avaliação da acurácia relativa (com base no RMSDZ), avaliação da acurácia absoluta horizontal (RMSEplan) e avaliação da acurácia absoluta vertical (RMSEZ). Para a avaliação da acurácia com base nestas normas, utilizou-se um conjunto de quatro faixas de pontos 3D sobrepostas, obtidas por SVLA, recobrindo uma área urbana de aproximadamente 13 km² do município de Presidente Prudente/SP, cuja densidade média é de 5 pontos/m². Os resultados obtidos para o controle de qualidade relativo da componente altimétrica, previstas pelas normas americana e canadense, indicam que os valores calculados atenderam às especificações das normas analisadas. A análise da acurácia absoluta horizontal foi feita com base em todas as normas consideradas nesta pesquisa, sendo os valores calculados compatíveis aos limiares estabelecidos pelas mesmas. Quanto à acurácia absoluta vertical, esta foi feita com base em dois produtos: a nuvem de pontos LiDAR e o MDT gerado a partir desta, uma vez que as normas brasileira e australiana são específicas para este tipo de dados (MDT ou MDS). Os resultados mostraram que somente o MDT atendeu às especificações das normas analisadas, sendo a nuvem de pontos reprovada pelas normas americana e canadense. Isso ocorreu pelo fato de que estas normas são específicas para o controle de qualidade da nuvem de pontos e, portanto, são mais rigorosas e mais adequadas para realização deste controle. Além disso, a partir do teste de tendência, pode-se verificar a existência de efeitos sistemáticos na nuvem de pontos, o que ocasionou o resultado em desacordo com as normas. Ademais, foi observado que a norma brasileira não foi elaborada visando à avaliação da acurácia desse tipo de conjunto de dados, o que a torna menos rigorosa que as normas estudadas, sendo sugerida uma revisão da mesma, tomando como referência a norma americana (USGS/ASPRS).
  • ItemDissertação de mestrado
    Combinação de dados de varredura a LASER aérea e terrestre: estudo de caso para uma área de floresta tropical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-30) Silva, Lara dos Santos Lopes da; Tommaselli, Antonio Maria Garcia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os avanços tecnológicos têm proporcionado novas técnicas de mapeamento. Uma técnica que vem sendo aplicada amplamente é a varredura a LASER, que utiliza o tempo de retorno de um pulso LASER emitido para determinar a distância entre objeto e emissor, técnica conhecida como LiDAR. A principal vantagem ao se utilizar esta tecnologia é a obtenção direta de coordenadas 3D de pontos no espaço objeto quando integrada a outros componentes. Os componentes integrados podem ser: Sistema Inercial (IMU), Sistema de Posicionamento (GNSS), e Sistema de Varredura. Em áreas de vegetação, os Sistemas de Varredura a LASER são vantajosos devido à penetração dos pulsos na folhagem e a otimização do tempo para se obter dados que possam ser utilizados para a extração das variáveis dendrométricas. Os pulsos provenientes de um Sistema de Varredura a LASER Aerotransportado (SVLA) podem não chegar ao nível do terreno, ou no caso de vegetação, há dificuldade de atingir os troncos das árvores, principalmente em regiões de florestas densas, como uma floresta tropical, por exemplo. Por outro lado, um Sistemas de Varredura a LASER Terrestre (SVLT) é capaz de registrar os elementos que não são representados usando o SVLA. O projeto em questão atuou no processamento de dados provenientes de um mapeamento aéreo de uma reserva de floresta tropical realizado por um SVLA, e dados de um mapeamento de uma porção da área da reserva através de um SVLT, de forma a produzir modelos digitais de terreno (MDT), modelos de altura de copa (CHM), e modelos resultantes da integração dos dados obtidos pelo SVLA e SVLT. A integração dos dados SVLA e SVLT foi realizada através dos referenciamentos planimétrico e altimétrico dos dados SVLT para o mesmo sistema de referência dos dados SVLA e posterior fusão de ambos os dados. Através de um modelo fusionado e de um CHM foi possível extrair algumas variáveis dendrométricas: altura das árvores (H), diâmetro de copa (DC), diâmetro à altura do peito (DAP), e área da copa (AC). Foram gerados MDTs com dados de SVLA para alturas de voo de 900 m e 2000 m, apresentando, respectivamente, acurácia de 16 cm e 17 cm, a um nível de confiança de 95%. A acurácia para a variável DAP extraída do modelo fusionado foi de aproximadamente 6 cm, enquanto a acurácia para a variável DC validada através de um modelo de regressão foi de aproximadamente 5 cm. A partir deste estudo foi possível analisar que os dados SVLA e SVLT se complementam e possibilitam a extração das informações de terreno e da vegetação para uma área de floresta tropical de maneira eficaz e precisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da leitura de símbolos cartográficos para as feições de áreas de cultivo cana e café em mapa topográfico na escala 1:25.000
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-04) Lemes Neto, Nelson; Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Brasil, o projeto de representações cartográficas para mapas topográficos oficiais, compreendidos entre as escalas 1:25.000 e 1:250.000, devem satisfazer as convenções de símbolos estabelecidas no manual técnico T 34-700. No entanto, foi encontrado problemas de legibilidade nas recomendações para os símbolos que representam cultura permanente e cultura temporária, para os cultivos de café e cana, principalmente com as cores empregadas para o padrão de preenchimento e para os textos. A fim de aprimorar a comunicação cartográfica desses mapas, propostas para símbolos foram concebidas com emprego da teoria Gestalt e da Semiologia Gráfica. Para isso, foram considerados a segregação figura-fundo e o agrupamento perceptivo, considerando as propriedades das variáveis visuais. Para alcançar o agrupamento perceptivo foi respeitada a propriedade associativa com a cor; para alcançar a segregação figura-fundo foi considerada a propriedade perceptiva seletiva, a qual envolveu as variáveis brilho e matiz. A área de estudo consistiu na porção rural do município de Presidente Venceslau. Foram elaborados quatro projetos gráficos, dos quais três eram propostas para aprimoramentos baseados em teorias e um outro com maior fidelidade às recomendações do manual T34-700. Posteriormente, foi conduzida uma avaliação de mapa que compreendeu a eficiência, eficácia e preferência. Para avaliar o desempenho da comunicação cartográfica dos projetos, foi realizado uma tarefa de leitura dos símbolos com 30 usuários de mapas topográficos. Foram coletados o tempo de leitura, a taxa de acerto e a preferência em relação aos projetos. A partir da comparação entre o padrão de preenchimento e o texto para cana e café, os projetos concebidos com maior nível de segregação figura-fundo foram mais bem aceitos que os projetos com maior nível de agrupamento perceptivo. Foi encontrado que as recomendações do manual T34-700 não podem ser utilizadas como uma referência integral para projetar mapas topográficos oficiais. As considerações apresentadas neste trabalho de pesquisa podem direcionar trabalhos futuros para aprimorar a simbologia de mapas topográficos oficiais.
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    GBAS: fundamentos, simulações e análises de disponibilidade em função do Sigma VIG
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-05) Silva, Weverton da Costa [UNESP]; Monico, João Francisco Galera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O GBAS (Ground – Based Augmentation System) é um sistema de navegação desenvolvido para a aviação, e é utilizado em aproximações de precisão e pouso de aeronaves. Baseia-se em estações GNSS (Global Navigation Satellite System) terrestre que fornecem correções para a melhoria da acurácia e integridade da navegação. Em alguns aeroportos do mundo, o GBAS vem sendo utilizado em substituição ao ILS (Instrument Landing System), que é um sistema de navegação que auxilia as aeronaves na aproximação e pouso. O ILS tem o alcance de cobrir somente uma cabeceira de pista, de modo que seu uso necessita que sejam instalados dispendiosos equipamentos de radiofrequência dentro e fora do aeroporto na direção da cabeceira de cada pista. Já o GBAS apresenta como uma de suas vantagens, a utilização de apenas uma estação para monitorar e oferecer serviço de aproximação e pouso para todas as pistas do aeroporto. Porém, em regiões equatoriais e de baixa de latitude (-20° a 20°), como o Brasil, as irregularidades da ionosfera é um dos fatores que limitam o GBAS a alcançar os requisitos de desempenho estabelecidos nas normas da aviação civil. A variabilidade da ionosfera, no contexto do GBAS é representada pelo parâmetro Sigma VIG (σvig), que consiste na incerteza do gradiente ionosférico vertical. A realização de pesquisas investigando cenários de variações da ionosfera pode ser relevante para compreender sua influência sobre a disponibilidade na aproximação de precisão com GBAS. Assim este trabalho tem a finalidade de apresentar fundamentos do posicionamento GBAS, bem como avaliar a performance no contexto de uma simulação GBAS utilizando as ferramentas implementadas no software PEGASUS EUROCONTROL. A partir de dados GNSS de estações de referência foram analisadas o desempenho das principais funcionalidades do Subsistema de Solo e Aeronave para cinco cenários de Sigma VIG. No experimento realizado, a acurácia horizontal de 1,8 m e vertical de 3,2 m, cumpre o requisito de performance para aproximação de precisão CAT I. Entretanto, a simulação GBAS mostrou o risco de perda integridade e disponibilidade da componente vertical para a CAT-I, à medida que se aumentou o valor de σvig, além da influência causada pelas mudanças de geometria dos satélites. Os cenários de σvig de 4 e 8mm/km tiveram percentual de disponibilidade para CAT-I, na componente vertical, de 96,5% e 99,99% do período analisado. Nos cenários de σvig de 12, 16 e 20 mm/km houve a perda de integridade com os níveis de proteção superando os limites de alerta vertical.
  • ItemDissertação de mestrado
    Detecção e mapeamento de nematoides na cultura cafeeira por meio de imagens multiespectrais do MSI/Sentinel-2 e classificação baseada em aprendizado de máquina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-04) Marra, Aline Barroca [UNESP]; Galo, Maria de Lourdes Bueno Trindade [UNESP]; Martins, George Deroco; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil é responsável por grande parte da produção mundial de café. Assim como em outras culturas agrícolas, a infecção por parasitas é comum em cafeeiros. Nematoides são parasitas do solo e do sistema radicular da planta que afetam a absorção de água e de nutrientes, podendo causar estresse hídrico e comprometer o desenvolvimento da parte aérea. As plantas infectadas por nematoides tem seu comportamento espectral alterado em relação às plantas sadias. Especificamente quanto à região espectral do infravermelho de ondas curtas (SWIR - short wave infrared), região sensível a variações no conteúdo de água da planta, considera-se que a ocorrência de nematoides no cafeeiro possa ser detectada com maior eficiência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi estudar e avaliar o potencial das imagens multiespectrais do sistema orbital Sentinel-2 na detecção de áreas parasitadas por nematoides em plantação cafeeira, bem como desenvolver um método para mapeamento de áreas infectadas pelo parasita, baseado em uma abordagem de aprendizado de máquina. O estudo foi desenvolvido em uma área cafeeira do Cerrado Mineiro na qual foi constatada e registrada a ocorrência de talhões infectados por nematoides. A fim de avaliar o potencial das bandas espectrais originais e de diferentes tipos de índices de vegetação na detecção do parasita, áreas sadias e infectadas por nematoides foram identificadas e utilizadas como referência para a realização de dois experimentos. Esses experimentos auxiliaram no processo de seleção dos atributos mais significativos para uma comparação do desempenho dos classificadores Florestas Aleatórias (FA) e Redes Neurais Artificiais (RNAs). Os resultados indicaram que o FA apresentou melhores indicadores de acurácia e menor tempo de processamento. Quanto aos mapas gerados após a classificação, os dois classificadores apresentaram produtos semelhantes, porém, no que se refere à definição das áreas onde a atribuição de um pixel a uma classe foi mais incerta, a RNA teve desempenho superior ao FA. Assim, o estudo desenvolvido mostrou que a utilização de bandas na região espectral do (SWIR) do Sentinel-2, ofereceu eficiência na detecção de nematoides em plantação de café, por ser uma região mais sensível ao teor de umidade da planta, permitindo uma melhor investigação da doença devido aos efeitos causados pelo parasita. Destaca-se também a contribuição de uma das bandas do vermelho limítrofe, a Red Edge 3 do sistema Sentinel-2, no aumento do poder dessa detecção, em conjunto com a região espectral do SWIR. O estudo também mostrou que o mapeamento pode trazer indícios de localizações com a ocorrência de nematoides no cafeeiro, se tornando uma ferramenta de ajuda para o fornecimento informações fundamentais no aumento da eficiência do manejo e para alcançar as expectativas de produção agrícola.
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    UAV hyperspectral images corrected of illumination differences considering microtopography in correction models
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-04-29) Thomaz, Mariana Bardella [UNESP]; Imai, Nilton Nobuhiro [UNESP]; Tommaselli, Antonio Maria Garcia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso do UAV no sensoriamento remoto é uma área crescente de conhecimento e pressionou o desenvolvimento de câmeras multi e hiperespectrais leves, que poderiam ser usadas embarcadas em UAV. Como as informações espectrais dependem das condições de iluminação da cena, as imagens adquiridas por UAV exigem pesquisa para avaliar o processamento de imagens para melhor adaptar os conceitos já estabelecidos às imagens orbitais. Portanto, a correção radiométrica é de fundamental importância para a extração de dados de imagens com alta confiança, uma vez que se sabe que o fator de refletância é uma função da estrutura geométrica, ângulo solar e propriedades ópticas. Nesse sentido, foram desenvolvidas metodologias para corrigir imagens das diferenças de iluminação, utilizando as Funções de Distribuição de Refletância Bidirecional e os Modelos de Correção Topográfica, também conhecidos como correção de iluminação. Este trabalho utiliza a câmera hiperespectral Rikola a bordo de um UAV em latitudes tropicais. Ele avalia como a anisotropia pode influenciar a variabilidade na reflectância dos alvos e como os modelos de correção topográfica podem ser aplicados, usando a micro topografia, para atenuar esses efeitos. Três testes foram realizados para estudar i) as geometrias de visada da câmera hiperespectral Rikola e a disponibilidade de dados fora do Nadir, ii) a variação do fator de anisotropia entre os alvos nas geometrias de visada e iii) modelos de correção de microtopografia para corrigir diferenças de iluminação utilizando um DSM muito detalhado (10 cm e 3 cm) para avaliar o micro-relevo. Aplicamos os modelos de correção em uma área de floresta e em um vôo controlado usando um alvo especial. Os resultados mostram que a câmera Rikola tem um pequeno IFOV, implicando baixa variabilidade dos ângulos de visada. O fator de reflectância dos ângulos não-nadir não mostrou dependência dos ângulos de visada e também não mostrou relação com a anisotropia. Em relação aos modelos de correção, o melhor resultado foi obtido através do uso do DSM mais detalhado de 3 cm, com alto desempenho em minimizar as diferenças entre o mesmo alvo em diferentes ângulos de inclinação e de aspecto. A performance dos modelos chega a 93%.
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    Uso de dados de redes GNSS ativas para a geração de mapas regionais ionosféricos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-03) Santos, Viviane Aparecida dos; Alves, Daniele Barroca Marra [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma das principais fontes de erro sistemático no posicionamento pelo GNSS (Global Navigation Satellite System) é a ionosfera, a qual está relacionada ao conteúdo total de elétrons (TEC - Total Electron Content). O TEC por sua vez é influenciado por diversas variáveis, entre elas os ciclos solares, época do ano, hora local, localização geográfica, atividade geomagnética, além de irregularidades. Com o intuito de minimizar os efeitos causados pela ionosfera vários modelos têm sido desenvolvidos. Os GIMs (Global Ionospheric Maps) são um exemplo, disponibilizados por diversos centros, como o CODE (Center for Orbit Determination in Europe) o qual tem maior concentração de estações na Europa e sua precisão varia de acordo com o número de estações, a região do globo, o período dos dados, além de outros fatores. Por isso a precisão dos GIMs pode variar de 2 a 8 TECU (TEC Unit). Mas, devido sua característica global, apenas parte dos erros ionosféricos são reduzidos quando empregados para fins de posicionamento. Portanto, nessa pesquisa, foram utilizados dados da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS), do IGS e da RAMSAC (Red Argentina de Monitoreo Satelital Contínuo) durante o período de baixa e de alta intensidade de elétrons, no ciclo solar 24, a fim de gerar mapas ionosféricos por meio do software científico Bernese 5.2: MIBB (Mapa Ionosférico Brasileiro a partir do Bernese). Após a geração dos MIBBs, os mesmos puderam ser comparados com os disponibilizados pelo CODE, já que esse centro também utiliza o Bernese para obter os dados de ionosfera no formato IONEX (IONosphere map Exchange format). A diferença média encontrada entre os IONEX foi de aproximadamente 3 TECU e de 7 TECU, no período de baixa e alta atividade ionosférica, respectivamente. Além disso, foi realizado o posicionamento por ponto pós-processado por meio da ferramenta RTKLIB, aplicando o IONEX do CODE e o MIBB, em dois dias no período de alta e baixa atividade ionosférica, os quais foram os que apresentaram maior e menor diferença quando se comparou os valores de VTEC dos IONEX. De acordo com os resultados obtidos, as diferenças de discrepâncias não apresentaram um comportamento padrão entre os modelos. Enquanto que em relação às diferenças de desvios padrão, os MIBBs apresentaram os menores valores para os dias analisados. Foi possível comparar também os valores de DCBs (Differential Code Bias) obtidos com os MIBBs com os disponibilizados pelo CODE das estações pertencentes à rede IGS, que foram utilizadas na geração dos mapas ionosféricos. A diferença média entre os valores de DCBs foi de aproximadamente 1,70 ns.
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    A influência da topografia na identificação de centralidades urbanas: estudo de caso no município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-02) Fontoura Júnior, Caio Flávio Martinez [UNESP]; Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]; Tachibana, Vilma Mayumi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A expansão urbana vem formando aglomerados populacionais desordenados, o que causa problemas para a administração municipal. A fim de reduzir este tipo de problema, uma das maneiras de reorganizar o território é o policentrismo, conceito que vem sendo aplicado em grande parte da área urbana de diversos países como Estados Unidos, China e países da Europa. O policentrismo pode ser entendido como uma área urbana com pluralidade de centros urbanos. Há duas abordagens para identificar possíveis centralidades: a morfológica e a funcional. Além disso, não foi encontrado quaisquer resultados de trabalhos científicos que tenham utilizado a variável inclinação do relevo nas análises de identificação de centralidades urbanas. Dessa maneira, a variável declividade pode ser um fator impactante na determinação de uma centralidade ou núcleo urbano para localidades brasileiras e que tenha característica similares da área de estudo. O objetivo desse trabalho propõe um estudo para a identificação de centralidades ou a possibilidade de identificar novos núcleos urbanos, por meio da avaliação da morfologia do terreno na formação de subcentros no município de Barra do Piraí no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foram adquiridos arquivos vetoriais da base cartográfica do IBGE 2018, que posteriormente foram tratados e analisados. A fim de compreender a identificação de centralidades foram realizadas análises com a utilização da abordagem morfológica: Componentes Principais (CP), o Índice Global de Moran, o Indicador Local de Associação Espacial – LISA, o Average Nearest Neighbor e o Estimador de Densidade kernel. Além disso, foi feita a sobreposição de dados de localização de residências com a declividade com duas classes (áreas permitidas e áreas não permitidas). Os resultados apontam que pelas análises de CP, Índice Global de Moran e o LISA, foi possível analisar inicialmente que há padrões de aglomerados. Porém, a aplicação somente desses métodos não foi suficiente indicar algumas centralidades no município. A partir das análises com a função do Average Nearest Neighbor e o Estimador de Densidade kernel foi criado uma superfície, na qual as possíveis residências e demais construções estão localizadas no espaço de maneira concentrada nos distritos, principalmente ao longo das vias e ao longo das encostas dos morros. Dessa maneira, o método se mostrou como uma função que apoia a identificação de centralidades, pois possibilitou conhecer a distribuição espacial da população em área específica. A variável declividade se apresentou como um fator preponderante na identificação de centralidades, e indicou quatro distritos possíveis que apresentam espaços apropriados para expansão de subcentralidades: Dorândia, Ipiabas, Vargem Alegre e Califórnia da Barra. Para a expansão territorial dos centros urbanos a declividade se mostrou um aspecto que limita o crescimento urbano, tornando certas regiões, como a Sede do município limitado pela declividade.
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    Contribution of Unesp on broadcast ephemeris and PDOP monitoring for GNSS in the IGMA - Trial Project
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-04) Siqueira, Loram; Monico, João Francisco Galera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A modernização do GNSS (Global Navigation Satellite System) com a inclusão de novas constelações e melhorias nos sistemas já disponíveis foi avaliada com grande interesse na última década. A combinação de diferentes constelações de satélite expande as aplicações possíveis; portanto, o termo multi-GNSS apareceu para designar o uso desses múltiplos sistemas. O IGS (International GNSS Service), observando a necessidade dos usuários que começaram a usar o multi-GNSS, lançou em 2011 a proposta de projeto experimental IGMA (International GNSS Monitoring Assessment). O projeto visa criar um sistema internacional de análise GNSS com resultados que apresentem confiabilidade para usuários em todo o mundo. Na chamada para a participação como centro de análise a FCT-Unesp foi aceita como parte do projeto para avaliar dois dos quatro parâmetros propostos: Diluição da Precisão da Posição (PDOP) e a acurácia das efemérides transmitidas. Dos sistemas disponíveis, quatro foram escolhidos: GPS, Galileo. GLONASS e BeiDou nessa pesquisa. Foi realizado um estudo sobre o estado da arte para as aplicações de PDOP e WPDOP (Diluição da precisão ponderada na posição). Nas análises de acurácia, foi utilizado a correção entre o centro de fase e o centro de massa do satélite para comparar corretamente as efemérides finais e as transmitidas durante 600 dias (os 120 primeiros dias de cada ano entre 2015 e 2019). O GPS apresentou um RMSE 3D de 1,94 m, Galileo 1,19 m, GLONASS 7,21 m e BeiDou 3,19 m. As análises do PDOP e WPDOP foram realizadas para avaliar a correlação desses elementos com a qualidade do posicionamento por ponto simples. Para o WPDOP foi utilizado um modelo de ponderação que considerou o ângulo de elevação do satélite já proposto na literatura. Uma estação da RBMC (BRAZ) foi escolhida para realização do experimento. Doze dias foram escolhidos, os quais representam variações nos elementos que influenciarão a transmissão do sinal na atmosfera: troposfera e ionosfera. O coeficiente de correlação entre o PDOP e o erro 3D foi classificada como não correlacionada em 25% dos dias, fracamente relacionada para o restante. O WPDOP teve uma correlação moderada com o erro 3D em 84% dos dias e fracamente correlacionada no restante. O projeto de teste da IGMA é uma boa oportunidade para a comunidade GNSS abordar tópicos importantes sobre a modernização dos sistemas de navegação. Sobre a precisão das efemérides transmitidas, esta pesquisa mostrou que cada sistema tem uma acurácia que precisa ser considerada ao combiná-los para o posicionamento. Para o PDOP, observa-se que o aumento no número de satélites e, portanto, o valor de PDOP diminuir não reflete em uma melhor qualidade do posicionamento. O WPDOP mostrou que a inclusão de informações com significado físico pode fornecer uma correlação mais alta entre esse valor e o erro 3D de um posicionamento de ponto simples.
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    Geometric model of a dual-fisheye system composed of hyper-hemispherical lenses
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-03) Castanheiro, Letícia Ferrari [UNESP]; Tommaselli, Antonio Maria Garcia [UNESP]; Berveglieri, Adilson [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A combinação de duas lentes com FOV hiper-hemisférico em posição opostas pode gerar um sistema omnidirecional (FOV 360°) leve, compacto e de baixo custo, como Ricoh Theta S e GoPro Fusion. Entretanto, apenas algumas técnicas e modelos matemáticos para a calibração um sistema com duas lentes hiper-hemisféricas são apresentadas na literatura. Nesta pesquisa, é avaliado e definido um modelo geométrico para calibração de sistemas omnidirecionais compostos por duas lentes hiper-hemisféricas e apresenta-se algumas aplicações com esse tipo de sistema. A calibração das câmaras foi realizada no programa CMC (calibração de múltiplas câmeras) utilizando imagens obtidas a partir de vídeos feitos com a câmara Ricoh Theta S no campo de calibração 360°. A câmara Ricoh Theta S é composto por duas lentes hiper-hemisféricas fisheye que cobrem 190° cada uma. Com o objetivo de avaliar as melhorias na utilização de pontos em comum entre as imagens, dois conjuntos de dados de pontos foram considerados: (1) apenas pontos no campo hemisférico, e (2) pontos em todo o campo de imagem (isto é, adicionar pontos no campo de imagem hiper-hemisférica). Primeiramente, os modelos ângulo equisólido, equidistante, estereográfico e ortogonal combinados com o modelo de distorção Conrady-Brown foram testados para a calibração de um sensor da câmara Ricoh Theta S. Os modelos de ângulo-equisólido e estereográfico apresentaram resultados melhores do que os outros modelos. Portanto, esses dois modelos de projeção foram utilizados em uma calibração simultânea da câmera (ou seja, ambos os sensores Ricoh Theta S foram considerados em um mesmo procedimento). POIs (parâmetros de orientação interior) e POEs (parâmetros de orientação exterior) de ambos os sensores, e POR (parâmetros de orientação relativa) foram estimados em um ajustamento de blocos com injunção de estabilidade dos ROPs. Os modelos ângulo-equisólido e estereográfico apresentaram bons resultados com o uso dos pontos na área hiper-hemisférica da imagem para a estimação dos POIs, POEs e PORs. No entanto, o ajustamento baseado no modelo ângulo-equisólido com injunção de estabilidade apresentou os melhores resultados. Neste trabalho, também é apresentado duas aplicações com sistemas omnidirecionais: mapeamento 3D de uma área urbana usando um sistema de mapeamento móvel terrestre, composto pela câmara Ricoh Theta S, e a geração da nuvem 3D de uma área agrícola com a câmara GoPro Fusion, que também é composta por duas lentes hiper-hemisféricas. Ambos experimentos apresentaram o potencial do uso de sistemas omnidirecionais na geração de nuvem de pontos fotogramétrica e extração de atributos importantes para cada aplicação.
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    Classificação interativa de imagens orbitais utilizando técnica de projeção multidimensional de dados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-09-13) Aguiar, Tiago Oyan; Silva, Erivaldo Antônio da [UNESP]; Casaca, Wallace Correa de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A extração de informação por meio do uso de imagens digitais orbitais é de grande importância para diversas áreas do conhecimento. Deste modo, essa pesquisa visa classificar imagens orbitais de alta resolução espacial, utilizando índices espectrais e a técnica de projeção multidimensional de dados Local Affine Multidimensional Projection (LAMP). Embora técnicas de projeções multidimensionais têm sido utilizadas com sucesso em grande conjunto de aplicações na área de visualização de dados, estas, por sua vez, não têm sido exploradas no contexto de cartografia. Observando esta lacuna, foi desenvolvido um método, no contexto da Cartografia e Geociências, a partir do uso e manipulação da técnica LAMP, em uma imagem orbital do satélite QuickBird, com a finalidade de apresentar à comunidade cartográfica e empresas interessadas, novas possibilidades de desenvolvimento de atualizações de bases cartográficas. É valido destacar os benefícios da técnica mencionada, principalmente para suprimir uma demanda cada vez mais recorrente no Sensoriamento Remoto, ligada ao aumento das resoluções espectrais e espaciais e consequente aumento do volume de dados para processamento, que, com o auxílio da técnica LAMP, podem ser manipulados e processados de forma adequada. Assim, mostra-se que a referida técnica, quando aliada a outras abordagens clássicas da área de Geociências, atinge um bom nível de classificação em imagens aéreas, definindo adequadamente as áreas de vegetação e solo exposto. Como produto da pesquisa, foi gerado um mapa de classificação da vegetação e um algoritmo utilizado no processamento dos dados. Vale ressaltar que o foco da pesquisa está voltado para a cultura da cana-de-açúcar, sendo essa, a feição de interesse neste estudo.