Dissertações - Engenharia de Produção - FEG

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    Gamificação aplicada à aprendizagem das técnicas de MTM em Engenharia de Produção.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-21) Feijó, Mauro José; Turrioni, João Batista [UNESP]; Rodrigues, Jose de Souza [UNESP]; Turrioni, João Batista; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa teve por objetivo estudar os benefícios do uso da gamificação no aprendizado das técnicas de MTM – method-time measurement, estudo de métodos e tempos, junto aos alunos de graduação e pós-graduação da engenharia de produção, utilizando como recurso o jogo resta um, adaptado em suas regras e mecanismo original, para atender os objetivos propostos. A pesquisa foi realizada com um primeiro grupo para validação do método da pesquisa e, posteriormente, em quatro turmas distintas, três turmas com alunos da UNESP, e uma turma de uma universidade privada brasileira. A proposta central foi de ensinar aos alunos os conceitos básicos do MTM, dividindo-os em dois grupos, um de controle (sem uso do jogo) e outro com a aplicação do jogo, para responder duas questões fundamentais: se o jogo influenciaria o rendimento dos alunos, através da aplicação de uma prova de conhecimentos e, se o perfil de aprendizagem dos alunos, conforme o modelo de Kolb, teria influência no aproveitamento dos alunos na prova de conhecimentos. Adicionalmente, foi aplicado um questionário de percepção para os alunos fornecerem informações qualitativas a respeito da dinâmica proposta, da metodologia MTM como ferramenta de planejamento e produtividade, e do efeito do jogo como mecanismo facilitador do processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa na sua essência, lida com os temas da educação, os aspectos cognitivos e emocionais envolvidos na dinâmica, ao mesmo tempo que busca aplicar técnicas estatísticas para comparar as médias de rendimentos obtidos nas provas. Muito embora não tenha sido constatada uma diferença estatisticamente significativa entre as médias de rendimento dos alunos, em três das quatro turmas, a pesquisa evidenciou, de forma consistente, o efeito positivo da gamificação no processo de ensino-aprendizagem conforme as informações e relatos obtidos através do questionário de percepção dos alunos (com a aplicação da escala likert). O interesse despertado pelo MTM, tema pouco conhecido entre os alunos, a dinâmica das aulas, o significado da teoria percebido pelos alunos devido à aplicação do jogo, o engajamento deles para atingir os objetivos propostos na dinâmica, e a percepção de melhora no desempenho e no aprendizado, foram os pontos fortes relatados pelos estudantes. Das quatro turmas pesquisadas, em uma delas ficou constatado que a média de aproveitamento na prova, do grupo que jogou, foi superior estatisticamente comparada ao grupo sem jogo. Outro aspecto importante foi a realização da pesquisa de forma totalmente remota, aulas teóricas e a aplicação do jogo resta um, o que responde à questão colocada na pesquisa a respeito da viabilidade de aprendizado do MTM e aplicação do jogo através da web, o que foi um desafio, haja vista a natureza da técnica do MTM que trata do estudo de movimentos humanos. Os resultados positivos obtidos nessa pesquisa, e a dificuldade de executar algumas etapas planejadas devido à pandemia da covid 19, sugerem a continuidade da pesquisa em trabalhos futuros, como: aplicação da dinâmica de forma presencial e em grupos, a análise de absorção e fixação dos conhecimentos no médio e longo prazos com o uso de jogos de aprendizado, a aplicação do jogo antes das aulas teóricas para avaliação, que não foi possível executar nessa pesquisa, e trabalhar na ampliação da duração das aulas e jogos, com rodadas de execução (antes e após a aula) para dar mais maturidade ao processo e tempo de reflexão. Os trabalhos futuros poderão ser desenvolvidos dentro do ambiente da universidade, com a inserção do conteúdo do MTM no currículo, em salas de métodos apropriadas para os estudos da técnica que propiciem e facilitem a aplicação da gamificação no processo de ensino-aprendizagem.
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    Proposta de padronização dos processos produtivos de uma linha de produção de uma empresa de condutores elétricos: uma abordagem baseada no conhecimento dos Operadores da Manufatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Silveira, Jorge Benedito da Jorge; Silva, Messias Borges [UNESP]; Andrade, Herlandí de Souza; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A padronização de processos é uma técnica que ajuda cada operador no processo produtivo a saber o que fazer, quando fazer e como fazer, com instruções que o auxiliam a produzir da forma mais eficiente. A falta de padronização nas empresas gera desperdícios de material ou de tempo. Desta forma, a gestão tornou-se uma questão de prioridade, colocando-se a gestão do conhecimento no centro das atenções das corporações, desafiando os empresários da atualidade a reinventarem os seus processos para manterem-se competitivos. A literatura destaca a necessidade de estudos que abordem os fatores de compartilhamento do conhecimento e métodos de gestão que considerem a percepção de funcionários do chão de fábrica. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta para a padronização dos processos produtivos de uma linha de produção (extrusão) de uma Empresa de Condutores Elétricos, de médio porte, baseado no conhecimento dos Operadores da Manufatura. Trata-se de uma empresa de pequeno porte, em franco crescimento, mas perdendo produtividade por problemas relativos à falta de padronização. O método utilizado nesta pesquisa foi a pesquisa-ação, complementada com a aplicação de questionários para a captação de informações de operadores e gestores. Foi utilizado a experiência dos operadores e gestores, que contribuíram com informações, que foram implementadas por meio de formulários, procedimentos e treinamento dos operadores. Como resultado da padronização, observou-se um aumento da produtividade em 9,3% e redução dos desperdícios nas extrusoras de 0,4%.
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    Utilização de simulação a eventos discretos como ferramenta gerencial para auxiliar no planejamento de produção em uma fundição de grande porte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Turner, Breno Zeraik Lima; Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]; Silva, Aneirson Francisco da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em um contexto de crescente competitividade, o Planejamento e Controle de Produção vem desempenhando papel fundamental nas corporações e tem sido visto como elemento crítico para o sucesso de qualquer organização. Sobretudo em uma fundição, a tarefa de programar a produção é bastante complexa, dadas as características peculiares de seus processos. Enquanto a fabricação de aço corresponde a um processo em batelada, a produção de moldes opera em um fluxo contínuo. Deste modo, o Planejamento e Controle de Produção, numa fundição, tem o desafio de garantir o sincronismo dessas duas atividades, distintas entre si, mas que operam de forma simultânea. Apesar de existirem trabalhos relacionados à programação de produção em fundições, não foram identificadas, na revisão de literatura, pesquisas que abordaram a utilização de Simulação a Eventos Discretos para auxiliar no planejamento de produção. Nesse sentido, este trabalho mostrou-se inovador ao utilizar Simulação a Eventos Discretos para desenvolver uma ferramenta gerencial, com o objetivo de propor soluções viáveis para diminuir o Work in Progress nos pátios de vazamento, de modo a impedir a ocorrência de bloqueios nas linhas de moldagem. Adotou-se a técnica IDEF-SIM para a modelagem conceitual e um software comercial para construção do modelo computacional. O modelo foi validado estatisticamente por meio de uma técnica para dados normais, e a ferramenta desenvolvida provou-se apropriada para responder questões de planejamento de níveis operacional, tático e estratégico. Diferentes cenários foram experimentados e as respostas das simulações auxiliaram a gerência da empresa em processos de tomada de decisão, de determinação de escalas de trabalho a definição de investimentos em modernização de equipamentos.
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    O impacto do anexo SL sobre o sistema de gestão integrado em empresas industriais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Francisco, Fernanda Ellen [UNESP]; Oliveira, Otávio José de [UNESP]; Faria Neto, Antonio [UNESP]; Nunhes, Thais Vieira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Devido à alta competitividade no mercado muitas organizações têm buscado meios para se diferenciarem das demais, melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços, reduzindo o uso de recursos naturais, garantindo a segurança dos funcionários e atendendo às necessidades e expectativas das suas partes interessadas. Para melhorar o desempenho das organizações neste cenário, muitas delas têm recorrido a diversos sistemas de gestão como a ISO 9001 (Gestão da qualidade), a ISO 14001 (Gestão ambiental) e a ISO 45001 (Gestão da saúde e segurança do trabalho). Para facilitar a integração desses sistemas, a ISO criou em 2012 o Anexo SL que possui a estrutura de alto nível que serve de base para o desenvolvimento dessas normas certificáveis de gestão tornando-as mais compatíveis. No entanto, muitos funcionários das organizações não possuem conhecimento suficiente sobre as últimas versões das normas ISO 9001 e ISO 14001 e a publicação da ISO 45001 com base no Anexo SL, trazendo dificuldades para integração dessas normas. O objetivo deste trabalho é propor recomendações, com base na revisão da literatura e na realização de quatro estudos de casos, para as seis principais modificações que ocorreram no SGI demandadas pelo Anexo SL (análise do contexto organizacional, liderança, gestão de riscos, tomada de decisão, controle de objetivos e metas, avaliação de desempenho e gestão de melhorias) e que servirão de base para empresas industriais desenvolverem as boas práticas e minimizarem as dificuldades relacionadas às exigências do Anexo SL no SGI. A principal contribuição científica deste trabalho foi o adensamento e expansão da teoria sobre sistemas certificáveis e sua relação com o SGI a partir dos estudos empíricos realizados nas empresas brasileiras estudadas, o que permitiu a identificação dos principais impactos do Anexo SL na estrutura e características dos SGIs. Já a principal contribuição aplicada deste trabalho consiste na disponibilização aos gestores das empresas industriais de soluções gerenciais que viabilizem a implementação ou aperfeiçoamento do SGI com base nas modificações provenientes do Anexo SL, o que certamente gerará diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.
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    Indústria 4.0 no consórcio modular: trabalho, processo e conhecimento na cadeia de suprimentos de motores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-11) Moschetto, Giovanni Pessin; Muniz Junior, Jorge [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo discutir os impactos da Indústria 4.0 na indústria automotiva na visão gerencial relacionados à perspectiva do Trabalho – questões associadas com recursos humanos; perspectiva do Processo – recursos físicos utilizados no processo produtivo; perspectiva de Conhecimento – criação e compartilhamento de conhecimento. As descobertas exploram oportunidades de pesquisa da Indústria 4.0 relacionadas ao trabalho e fatores humanos em linhas de montagem. Com base nas lacunas encontradas na literatura, esta pesquisa discute ainda os desafios da gestão para apoiar a transformação digital e os impactos nos trabalhadores e nas organizações. A fim de discutir os impactos da implementação da Indústria 4.0, foi realizado um estudo de caso sobre a Cadeia de Suprimentos de Motores do Consórcio Modular, que inclui a MWM, fabricante de motores; Powertrain, módulo responsável pela montagem dos motores no Consórcio Modular; Volkswagen Caminhões & Ônibus, responsável pelo Consórcio Modular. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gerentes seniores responsáveis pela implantação da Indústria 4.0. As respostas foram tratadas por meio de análise de conteúdo. Os entrevistados destacam o trabalho e os fatores humanos como importantes para a implementação da I4.0, que incluem tarefas dos trabalhadores, competências, natureza do trabalho, desenvolvimento de recursos humanos, processo de contratação e estratégias das organizações. Constatou-se também que o compartilhamento de conhecimento representa um enorme desafio. As descobertas contribuem com o interesse acadêmico sobre os impactos no trabalho, processo e conhecimento na indústria automotiva brasileira e com os profissionais das organizações com as questões relacionadas à implementação da Indústria 4.0.
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    A contribuição da teoria cognitivista de Vygotsky para a análise de dados obtidos sobre o ensino da gestão de projetos em engenharia de produção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-05) Santos, Mônica Holanda; Dias, Rubens Alves [UNESP]; Campos, Arminda Eugênia Marques [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As novas diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia apresentam competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos egressos dos cursos de engenharia, de forma que os conceitos sejam aprendidos e executados na prática do cotidiano profissional para resolução de problemas. As metodologias empregadas no ensino para tais cursos, devem contemplar a mediação do professor para aquisição dos novos saberes, respeitando as características que o egresso leva consigo, e a partir delas, utilizar linguagens e saberes que todos possam compreender e assimilar, de maneira ética, respeitando as pluralidades dos discentes, docentes para uso futuro da vida profissional com clientes e colegas. O presente trabalho enquadra-se com uma abordagem qualitativa e exploratória, e apresenta a teoria cognitivista de Vygotsky na disciplina de Gestão de Projetos do curso de Engenharia de Produção, como possível fonte de aperfeiçoamento das práticas didático-pedagógicas, inclusive auxiliando na implantação das novas diretrizes para os cursos de Engenharia. Através de questionário aplicado a docentes da área em questão, caracterizou-se o perfil e as práticas de ensino para verificar se havia convergência dessas práticas com elementos de referenciais teóricos sobre ensino-aprendizagem, de forma explícita ou tácita. Concluiu-se que a teoria de Vygotsky pode favorecer os processos de ensino e de aprendizagem nessa disciplina pois a maior parte dos docentes já apresenta atitudes pedagógicas, em suas aulas, relativas à teoria sociointeracionista.
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    Redução do espaço de busca em problemas de otimização multiobjetivo via simulação utilizando a análise envoltória de dados combinada com delineamento de experimentos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-09) Silva Junior, Elcio Adilson da; Silva, Aneirson Francisco da [UNESP]; Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    É comum o uso de técnicas de simulação a eventos discretos para avaliação de viabilidade de mudanças em cenários logísticos, industriais, hospitalares e comerciais. O setor logístico corporativo se depara com problemas complexos que requerem decisões sobre rotas de fretes, tipos de carregamentos, modais de transporte, entre outros fatores que afetam o custo e a eficiência do serviço logístico. Modelos de simulação podem auxiliar neste tipo de análise, porém, os tempos computacionais envolvidos nestas otimizações via simulação podem ser bastante extensos. Dentre os modelos matemáticos possíveis de serem utilizados em conjunto com a simulação probabilística, a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) se apresenta como uma técnica que possibilita estabelecer um ranqueamento das Unidades Tomadoras de Decisão (Decision Making Units – DMUs) envolvidas no problema tratado, em termos das suas eficiências relativas, a partir da análise dos valores de suas entradas (inputs) e saídas (outputs). Esta técnica pode prover uma redução no espaço de busca e, dessa forma, auxiliar a reduzir estes tempos e trazer resultados de boa qualidade na aplicação da Otimização via Simulação. Quando associados a DEA, métodos de delineamento de experimentos também podem contribuir com a geração de matrizes de experimentos que reduzam o número de testes. Nesse trabalho foi utilizado um modelo de simulação, construído com auxílio do software ProModel, para investigação de um cenário logístico de carregamento de caminhões para expedição de materiais, numa empresa do setor químico, caracterizado por ser um problema multiobjetivo de decisão. Nesse contexto, um modelo DEA-BCC orientado ao insumo e ao produto foi utilizado, considerando-se como sendo as 32 DMUs, definidas com o auxílio dos arranjos experimentais das técnicas de Delineamento de Experimentos de Taguchi e de Hipercubo Latino, compostas pelas variáveis de entrada do modelo (número de operadores, empilhadeiras, docas, turnos e tipos de carga, e as saídas dadas pelo custo médio por palete expedido e o número de caminhões carregados), visando à redução do espaço de busca de soluções. Os resultados mostraram as vantagens de se adotar tais técnicas combinadas, podendo serem citadas a redução de mais de 70% no tempo computacional na resolução do problema multiobjetivo e a redução de cerca de 97% no espaço de busca.
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    Design for Six Sigma para obtenção de vantagem competitiva: aplicação em escola de ensino técnico profissionalizante
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-09) Barreira, Maurício Valdson da Silva; Muniz Júnior, Jorge [UNESP]; Contador, José Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Desde a sua criação, o Seis Sigma tem se popularizado no mundo e atraído a atenção de várias empresas. Porém, sua atuação é focada nos níveis tático e operacional através de projetos para criar novos processos e produtos ou melhorar os já existentes. Vê-se, portanto, uma limitação do mesmo para gerar vantagem competitiva. Tal fato motivou a proposta de um modelo híbrido entre o Design for Six Sigma (DFSS) e o modelo de Campos e Armas da Competição (CAC) para formulação da estratégia competitiva de uma empresa. Para testar sua capacidade de gerar decisões estratégicas aceitáveis, o modelo foi aplicado em uma instituição de ensino técnico profissionalizante localizada no Ceará. Na coleta de dados, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários estruturados. Com a aplicação do CAC definiu-se os campos prioritários ao negócio e identificou-se as armas que devem ser tratadas para lhes conferir vantagem competitiva. O DFSS, por sua vez, se mostrou útil na análise sob uma perspectiva das necessidades do cliente e características críticas para a qualidade do serviço ampliando o conhecimento para geração de ações administrativas que aumentem o desempenho das armas competitivas. A principal limitação desta pesquisa está na impossibilidade de execução das ações administrativas propostas.
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    O uso de jogos no ensino de engenharia de produção: caso da aplicação do jogo de planejamento de vendas e operações (S&OP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-27) Santos, Rubens Escobar dos; Muniz Júnior, Jorge [UNESP]; Tramarico, Claudemir Leif [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa avalia a influência do uso de jogos no aprendizado de S&OP por estudantes de Engenharia. Para viabilizar o estudo, um jogo foi desenvolvido para simular as etapas básicas do processo S&OP: previsão de vendas, planejamento da produção e negociação de um plano de consenso, a reunião S&OP. O jogo, desenvolvido por meio de scripts, na plataforma Google planilhas, abrange todas as funcionalidades necessárias para aplicação da dinâmica de simulação em sala de aula, tanto presenciais, como à distância, onde grupos de estudantes, simulando departamentos de vendas e de planejamento da produção, competem entre si. Um instrumento de avaliação foi construído para captar a influência do jogo na motivação dos estudantes e seus julgamentos sobre os pontos positivos e propostas de melhoria. A dinâmica foi aplicada para estudantes do terceiro ao quinto ano de graduação em Engenharia e para profissionais de diversas organizações, cursando Especialização em Gestão da Produção. A compilação dos dados das avaliações mostrou resultados positivos na motivação dos estudantes, indicando que, no julgamento dos estudantes, o uso do jogo estimula o aprendizado, o trabalho em grupo, a comunicação e a capacidade de negociação. Além disso, os estudantes consideraram que a dinâmica do jogo reproduz bem a realidade das empresas, e que “aprender na prática” é estimulante e divertido. Desta forma, a dinâmica desenvolvida pela pesquisa configura uma contribuição para o ensino de S&OP, utilizando uma abordagem de aprendizagem ativa.
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    Transformando o BSC em um modelo para obtenção de vantagem competitiva: uma aplicação em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-13) Diniz, Thiago Marsis Braga; Muniz Júnior, Jorge [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apesar de ser uma instituição de ensino pública e gratuita, sem fins lucrativos, seus campi se encontram inseridos em mercados que exigem um posicionamento competitivo e excelência na gestão de seus recursos e processos para garantir sua sobrevivência. No entanto, o modelo de gestão estratégica adotado pelo IFCE é o Balanced Scorecard (BSC) da escola clássica do Planejamento Estratégico, que não considera na sua formulação estratégica a atuação do mercado concorrente. Apesar do BSC ser utilizado em ambientes competitivos, o mesmo não é capaz de produzir vantagens competitivas. Para Raymundo et al. (2013), a solução para este problema está na associação do BSC a um dos modelos da Teoria das Vantagens Competitivas. Um estudo comparativo entre os modelos de Porter, da RBV e o de Campos e Armas da Competição (CAC), apontou este último como a melhor opção. Primeiramente, foi realizada a adaptação dos constructos do CAC às instituições de ensino superior da Rede Federal de Educação, em seguida, ocorreu a unificação do processo de formulação da estratégia competitiva fornecido pelo CAC com o sistema de indicadores preconizados pelo BSC, que gerou a fundamentação teórica do modelo híbrido BSC/CAC proposto. Outra problemática abordada nesta dissertação são as altas taxas de evasão e retenção, no qual o IFCE vem trabalhando o Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE 2017-2023 para atenuação desses índices. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um modelo híbrido de formulação da estratégia competitiva pela integração do BSC com o CAC e testar sua efetividade na elaboração de iniciativas estratégicas para este plano. A aplicação do modelo aconteceu em um campus do IFCE através de um estudo de caso único, se reservando ao mercado das Instituições de Ensino Superior (IES) da região Centro-Sul do Ceará. Além de uma vasta pesquisa bibliográfica decorrente em todo o estudo, na coleta de dados, foram utilizados entrevistas e questionários estruturados aplicados aos clientes, concorrentes e a grupos gestores do campus. Os resultados mostraram que a modalidade de Ensino a Distância (EAD) vem crescendo rapidamente em todo o Brasil, se tornando uma ameaça às instituições de ensino, especialmente do eixo público/presencial, e que o período pandêmico acabou agravando essa situação. Outra constatação é que a IES em estudo se encontra bem mais competitiva que suas concorrentes principais, e bem acima da média do mercado, apresentando as IES da região, “baixa” eficácia ou inexistência da estratégia competitiva de negócio. No entanto, a IES em estudo apresenta baixa expectativa para alcance das metas dos objetivos estratégicos relacionados ao Plano de Permanência e Êxito, especialmente, as taxas de evasão e retenção escolar. A principal limitação desta pesquisa está na impossibilidade de execução das ações administrativas propostas e análise dos resultados geradas em tempo hábil como também, no fato de ser um estudo de caso único. Recomendando-se a replicação deste estudo em outros campi do IFCE como da Rede Federal, expandindo também para o ensino médio, proporcionando a consolidação desse modelo.
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    Política de estoques em uma cadeia de suprimentos fechada multinível: uma aplicação no mercado de adquirência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-28) Sassaki, Rafael Pereira; Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]; Chaves, Antônio Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Devido à crescente preocupação acerca dos aspectos ambientais e à possibilidade de maximizar o valor dos recursos ao longo do ciclo de vida do produto, reduzindo desperdícios, a gestão da cadeia de suprimentos fechada ou Closed Loop Supply Chain (CLSC) tem chamado a atenção dos pesquisadores. Ao promover a coordenação e cooperação entre os membros da cadeia, um gerenciamento de estoque multinível efetivo tem sido reconhecido por reduzir o custo total de estoque. A política de estoque no mercado de adquirência ainda é um campo pouco explorado pela literatura. Para tanto, este trabalho modelou uma política de estoque aplicada a uma cadeia de suprimentos fechada multinível no mercado de adquirência de modo a propiciar uma contribuição para o meio acadêmico. Não obstante, observou-se uma oportunidade de construir a política de estoque sob a ótica do custo de estoque, frete e da falta. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi de estabelecer a política de estoque para a gestão de uma cadeia de suprimentos fechada com multiníveis de maneira a atender às especificidades do mercado de adquirência de acordo com o nível de serviço esperado da empresa estudada. Os resultados indicam uma redução do custo total sem afetar negativamente o nível de serviço mínimo esperado pela empresa estudada, considerando o custo de aquisição, frete e da falta, além da influência do mix da composição de estoque na política de estoque.
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    SMILE: uma proposta de método para gestão de projetos de aprendizado de máquina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-23) Fukuda, Mauricio Makoto; Facin, Ana Lúcia Figueiredo [UNESP]; Cervi, Ricardo Ghantous; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A utilização de algoritmos de aprendizado de máquina tem apresentado um aumento expressivo ao longo dos últimos anos devido à redução dos custos e ao aumento da capacidade de processamento dos computadores. O estudo do aprendizado de máquina é importante devido ao potencial dessa tecnologia, demonstrado por diversas aplicações, desde o controle de qualidade na manufatura de bens de consumo, até o diagnóstico de doenças. Essas aplicações promovem benefícios tais como a redução de custos operacionais e o aumento da precisão de diagnósticos. Neste contexto, o aprofundamento da discussão sobre os métodos para gestão de projetos específicos para o aprendizado de máquina se mostra relevante e se justifica devido à escassez de estudos sobre esse tema na literatura e pelo potencial de resposta às críticas relativas à utilização adaptada de métodos antigos, como o CRISP-DM, que não foi originalmente desenvolvido para projetos de aprendizado de máquina. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um método para gestão de projetos de aprendizado de máquina denominado SMILE, acrônimo de Structured Machine Learning Employment, que combina elementos de métodos tradicionais, ágeis e híbridos, para gestão de projetos. Esse método busca abordar os desafios específicos da gestão de projetos de aprendizado de máquina, identificados por meio de revisão da literatura e entrevistas com gestores de projetos, analistas e cientistas de dados que desenvolvem produtos e serviços utilizando o aprendizado de máquina. A proposta do método SMILE foi desenvolvida utilizando-se o Design Science como método de pesquisa e foi apresentada neste trabalho em formato de procedimento com o detalhamento de cada uma de suas etapas, incluindo a ideação, decisão de investimento, coleta de dados, desenvolvimento e implantação, de forma a facilitar o entendimento sobre sua aplicação. O método SMILE foi apresentado para especialistas que avaliaram a sua aplicabilidade. Tais especialistas foram os mesmos entrevistados na etapa da pesquisa de levantamento dos desafios específicos para os projetos de aprendizado de máquina. Eles avaliaram o método de maneira positiva, o que demonstra que o método proposto tem potencial para superar os desafios e lacunas existentes em projetos dessa natureza.
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    Mineração de dados para gestão de ativos de redes de distribuição de energia elétrica: um caso do Nordeste Brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-28) Nascimento, Francisco Eduardo; Muniz Júnior, Jorge [UNESP]; Fernandes Filho, Guilherme Eugênio Filippo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As transformações tecnológicas ora em curso estão mudando significativamente o modo de gerenciamento das empresas. Vários setores da cadeia produtiva estão sendo afetados pela chamada “Quarta Revolução Industrial”. Tecnologias que utilizam “dados” como seu motor principal (inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, data mining e big data) estão sendo introduzidas como ferramentas para solucionar problemas antes mesmo deles acontecerem. No setor de distribuição de energia elétrica brasileiro não é diferente. As redes elétricas estão sendo modernizadas e adaptadas a essa nova realidade. A utilização da mineração de dados pode ser a chave para vencer os desafios regulatórios e financeiros que atingem o setor. Porém, grandes investimentos serão necessários e, se não forem alocados de forma eficiente, não trarão os resultados esperados pelos clientes e acionistas. No Brasil, as concessionárias estão lutando para encontrar um equilíbrio entre o aumento do custo de manutenção de seus ativos e orçamentos reduzidos para garantir a confiabilidade do sistema elétrico, bem como o atendimento aos indicadores de continuidade estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Por muitas vezes, as limitações orçamentárias adiam as manutenções necessárias, que resulta em baixo desempenho do sistema e altos custos de operação da rede elétrica, aliados a multas por transgressão dos indicadores. O trabalho apresenta uma proposta para vencer esses desafios através da utilização combinada de técnicas de regressão linear múltipla e aplicação de séries temporais a fim de alocar, de forma otimizada, os recursos de CAPEX (despesas de capital) e OPEX (despesas operacionais) disponíveis para atender as exigências dos clientes, acionistas e órgãos reguladores. Uma nova abordagem para análise das faltas de energia, utilizando mineração de dados por meio da estatística descritiva e análises diagnósticas, preditivas e prescritivas dos dados foi proposta. Para essa finalidade, uma nova visão foi mostrada, trazendo quatro enfoques fundamentais: impactos no volume de ocorrências ocasionados por atuação das proteções dos equipamentos, perspectiva geoespacial dos alimentadores, tipos de causas das ocorrências e efeitos das variações climáticas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-10) Silva, Leonardo de Sousa; Turrioni, João Batista [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As instituições de ensino precisam direcionar seu foco, principalmente, no planejamento e tomada de decisões, para atender as necessidades dos seus clientes avaliando continuamente a sua qualidade, para identificar ações de melhoria necessárias à garantia da satisfação dos clientes e da sua própria sobrevivência. Para tanto, recomenda-se que a IES desenvolva e implante uma estratégia organizacional bem estruturada, levando em conta alunos, professores, colaboradores, infraestrutura e todos os aspectos relevantes para sua avaliação, com vistas a identificar seus pontos fortes e fracos. O objetivo geral do presente trabalho é avaliar a adequação do sistema de gestão da qualidade para o Ensino Superior, identificando quais são os fatores que impactam a eficácia desta abordagem neste setor e tem como objetivos específicos identificar os fatores que afetam o desenvolvimento do sistema de gestão normalizado no ensino superior e definir uma proposta para implantação do sistema de gestão da qualidade normalizado. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa através do método da pesquisa-ação. Para se avaliar percepções e atitudes foram utilizados questionários denominados escalas ou instrumentos de medição. As perguntas foram elaboradas segundo os princípios para o Sistema de Gestão para Organizações Educacionais, garantindo a padronização e a comparação dos dados entre os entrevistados. Os dados foram tabulados, utilizando gráficos que apresentam o grau de percepção do respondente em relação a uma determinada pergunta. Com os dados obtidos, foram feitas considerações embasadas na ABNT NBR ISO 21001:2020. Foram propostas ações e aspectos relacionados aos seguintes princípios de gestão: Foco nos alunos e outros beneficiários; Liderança visionária; Engajamento das pessoas; Princípio de melhorias; decisões baseadas em evidências; Foco na gestão de relacionamento; Conduta ética na educação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Implementação de método multicritério para subsidiar a tomada de decisão relacionada à priorização de processos para ações de transformações em uma organização do setor bancário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-07) Laurindo, Diego Conte Costa; Campos, Renato de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A constante evolução do mercado, assim como o surgimento de novos produtos e serviços, induz as empresas a buscarem inovação e aumento de eficiência nos processos para que possam se adaptar a este cenário, seja para atender às demandas de novos produtos e serviços ou às necessidades dos clientes. Uma das possíveis maneiras para conduzir essas mudanças é através de processos de Reengenharia ou ações de Melhoria Contínua, contudo, nem sempre é possível implementar ações de transformação por toda a organização em concomitância, sendo assim, a decisão de qual ou quais processos devem ser priorizados nessas ações de transformação é uma importante decisão, tornando-se necessário considerar a perspectiva dos stakeholders e múltiplos critérios. Esta dissertação tem como objetivo aplicar um método e propor uma ferramenta para priorização de processos em ações de transformação, considerando uma abordagem multicritério com base no método Analytic Hierarchy Process (AHP) em uma organização do setor bancário. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa Design Science Researched (DSR) na construção desta proposta. Em uma avaliação aplicada entre os participantes deste processo foi constatada uma avaliação positiva no contexto aplicado, o resultado do método foi condizente com a expectativa e validada pelos envolvidos, contudo, apesar do protótipo favorecer a aplicação do método foi constatado que existem oportunidades de aperfeiçoamento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-03) Costa, Ana Carolina Ferreira [UNESP]; Oliveira, Otávio José de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o avanço tecnológico, aumentou-se a demanda por profissionais mais bem capacitados e capazes de atuarem em ambientes altamente tecnológicos. Dessa forma, atualizações nos modelos de ensino são essenciais para que todos os postos de trabalhos sejam preenchidos com os requisitos necessários, acompanhando o desenvolvimento das tecnologias. Nesse sentido, a Educação 4.0 é proposta para melhorar a qualidade da educação e contribuir com a formação de profissionais mais bem qualificados por meio da utilização de tecnologias da Indústria 4.0 (I4) e diferentes abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Ela engloba elementos como a gamificação, aprendizagem baseada em problemas, e-learning, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, dentre outros. Esta pesquisa teve como objetivo geral a elaboração de um framework com base nas tecnologias da I4 para a melhoria da relação do ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em engenharia de produção. Para isso, foi realizada inicialmente a construção do cenário técnico-científico da Educação 4.0, o mapeamento das principais empresas desenvolvedoras de tecnologias educacionais e o levantamento das necessidades e demandas de professores e alunos em relação a aplicação das tecnologias da I4 nos cursos de engenharia de produção. Com base nessas informações, foi proposto um framework para potencializar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia de produção. O framework está estruturado com base nas principais tecnologias da I4 identificadas. A principal contribuição teórica-científica deste trabalho é a criação de um novo bloco de conhecimento que aprofunda e estende a literatura existente, acrescentando boas práticas, desafios e oportunidades identificados para aplicação das principais tecnologias da I4 na educação. A principal contribuição aplicada deste trabalho é possibilitar a modernização do processo ensino-aprendizagem e melhoria da capacitação dos profissionais demandados pela I4.
  • ItemDissertação de mestrado
    Impactos do processo de recuperação de serviços na satisfação de clientes no serviço de pagamento de títulos de um banco comercial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-29) Moura, Adriana Sodré Arruda de; Turrioni, João Batista [UNESP]; Martins, Roberto Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As falhas nos serviços e na sua recuperação surgem entre os principais fatores de perda de clientes no setor de serviços, e representam momentos críticos da verdade com o cliente, especialmente no setor bancário. Visando diferenciação e vantagem competitiva no mercado contemporâneo é necessário que as organizações adotem ações para minimizar ou anular seus efeitos na percepção de qualidade dos clientes. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo avaliar os requisitos de importância para a satisfação dos clientes no processo de recuperação de falhas de um serviço bancário e como eles podem ser categorizados de acordo com o Modelo de Kano, através de uma abordagem quantitativa – survey exploratória. De forma complementar, objetivou-se identificar as variáveis aplicadas no sistema de recuperação de falhas do serviço de “pagamento de títulos” em um banco comercial, por meio de abordagem qualitativa – estudo de caso. A análise de resultados foi realizada numa abordagem combinada de ambos os métodos através do uso da estratégia de triangulação. Foram atribuídos altos níveis de relevância a todas as 20 variáveis pesquisadas: acessibilidade, agilidade, reconhecimento, acolhimento, empatia, comunicação, recompensa e solução, ligados à recuperação do cliente; gerenciamento, formalidade, acompanhamento, melhoria, monitoramento, prevenção e aprendizagem, associados à melhoria do processo; e treinamento, propriedade, moral, avaliação e autonomia, associados aos funcionários. Também foi indicado alto potencial de impacto da ausência desses elementos em sua satisfação, uma vez que 15 das 20 variáveis foram categorizadas como “Obrigatório” (Modelo de Kano). Diferenças de frequência encontradas entre respostas dos participantes que passaram por experiência anterior de recuperação de falha no serviço de “pagamento de título” e os que não a vivenciaram na prática forneceram indícios de que essa vivência é fator moderador de sua avaliação, retratados pela maior valorização dos elementos estudados. Foi possível observar evidências de um gerenciamento de reclamações planejado, controlado e orientado à satisfação dos clientes, além de elementos no sentido de monitoramento do processo e prevenção a falhas. Demonstra cuidado da empresa na estruturação do design desse serviço aos seus clientes, e consequentemente, a posiciona em situação de vantagem em relação aos concorrentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sustentação do lean utilizando a metodologia office floor management
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-25) Penhalber, Diego Mateus Barne; Turrioni, João Batista [UNESP]; Martins, Roberto Antônio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A necessidade de eliminar desperdícios em áreas administrativas amplifica-se à medida que aumentam as expectativas dos clientes em relação à qualidade, custos, segurança, sendo necessário aumentar a eficiência operacional. Neste contexto, o Lean ganha destaque, mas encontra barreiras que dificultam sua implementação e sustentação, em empresas já estabelecidas. Diante desta realidade, este estudo buscou analisar a contribuição do Office Floor Management (OFM) para a sustentação do Lean. Foi realizado um estudo de caso da implantação do OFM nas áreas administrativas de atendimento e operação do setor financeiro onde a maior parte dos colaboradores foram treinados nos conceitos Lean através de um workshop, porém não conseguiram colocar em prática os conhecimentos teóricos. Como resultado, obtivemos uma análise dos impactos gerados nos princípios de gestão Lean listado por Liker (2005), gerando oportunidades de melhoria no processo de implantação de novos OFM na instituição e ajustar a forma como estão sendo executados os OFM atuais, tendo como objetivo criar uma rotina eficiente para rever os processos diariamente, reagindo mais rápido aos desvios, solucionando os problemas de forma estruturada, otimizando recursos, criando processos mais robustos, através do desenvolvimento da auto disciplina das equipes e envolvimento de todos os colaboradores na melhoria contínua.
  • ItemDissertação de mestrado
    Monitoramento automático de um processo de envase utilizando controlador fuzzy embarcado em hardware de baixo custo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-21) Gyori, Carlos André Mattei; Rizol, Paloma Maria Silva Rocha [UNESP]; Freitas, Marcela Aparecida Guerreiro Machado de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O controle eficiente do processo é um elemento-chave na manutenção e melhoria da qualidade e produtividade, o que acaba se tornando um importante mecanismo para aumentar a competitividade das empresas inseridas em uma era de grandes avanços tecnológicos. O presente trabalho pretende contribuir com esta área, tendo como objeto de estudo a máquina de envase Prepac-Dermec 1000. A partir de ferramentas de controle estatístico de processo (CEP), verificou-se a necessidade de melhorar a estabilidade do volume de líquido envasado e, para atingir esse objetivo, é proposto um sistema em malha fechada que utiliza um controlador PD fuzzy embarcado no Arduino Mega 2560 para atuar no tempo de abertura da válvula, de modo a compensar as variabilidades do processo. O sistema de inferência fuzzy é construído a partir do Matlab e embarcado no Arduino utilizando a biblioteca eFLL desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí. Um Arduino Leonardo recebe o valor da massa medida de uma balança centesimal e os envia para o Microsoft Excel, o qual gera um gráfico desses dados em tempo real. Os resultados obtidos em simulação indicam que o modelo proposto neste trabalho é capaz de melhorar o controle da máquina, reduzindo desperdícios e agregando mais qualidade ao processo produtivo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-14) Sacho, Alessandro José; Muniz Junior, Jorge [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo replica o protocolo de Ding et al. (2017) e tem por objetivo analisar fatores de motivação psicológica (relacionamento pessoal, recompensa e autoestima) e culturais que influenciam o compartilhamento de conhecimento dos gestores industriais em montadoras da Toyota no (4) Brasil e na (1) China. Foi aplicado questionário a 121 gestores (supervisores, gerentes e diretores) da Toyota, e os dados foram tratados por estatística descritiva e correlação. A análise dos resultados da estatística descritiva indica que os gestores brasileiros e chineses têm julgamento semelhante para os constructos Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Orientação Guanxi. Existe correlação significativa e positiva na comparação dos resultados das respostas do Brasil e da China entre Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Intenção de compartilhamento do conhecimento, bem como entre Intenção de compartilhamento do conhecimento e Orientação Guanxi e, também, Face saving e Face gaining. A pesquisa permite avançar sobre oportunidades de pesquisa acerca do entendimento de como esses fatores influenciam o processo de compartilhamento do conhecimento nas organizações, contribuindo para criar um contexto favorável que permite apoiar tomadores de decisão sobre gestão de conhecimento entre os funcionários dentro de boas práticas da Toyota.