Dissertações - Cirurgia Veterinária - FCAV

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 249
  • ItemDissertação de mestrado
    Comparação histoquímica e imunoistoquímica da resposta inflamatória no processo de reparação traqueal com uso de biopróteses em coelhos.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-14) Fonseca, Polyanne Ferreira e; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    RESUMO – Na rotina da Medicina Veterinária, o transplante traqueal é opção terapêutica para casos de estenoses traqueais e colapso de traqueia grau IV, porém, há ainda grande taxa de insucesso por conta de necrose e tecido de granulação. Diante do desafio de encontrar qual biomaterial é melhor para a implantação de próteses traqueais, objetivou-se com esta pesquisa avaliar por meio de imunoistoquímica amostras de implante de co-poliamida em anastomose traqueal de coelho (Oryctolagus cuniculus), referentes aos tempos pós-operatórios de 7 dias (Grupo A; n=5), 15 dias (Grupo B; n= 5) e 30 dias (Grupo C; n= 4). Após o processamento para avaliação histológica das amostras, lâminas foram confeccionadas para análise imunoistoquímica para avaliar angiogênese, reparação tecidual e inflamação, por meio dos anticorpos Caveolina-1, Colágeno tipo II e Colágeno tipo III, macrófago HAM 56 e Interleucina I, e a avaliação destes indicadores foi realizada pela contagem de células marcadas por meio de análise semi-qualitativa. Para a análise estatística foram utilizados o teste de Shapiro-Wilk, teste de Kruskal- Wallis e Dunn, com nível de significância de p≤0,05. Na comparação entre o presente estudo e o estudo realizado por Yamashiro (2019), observou-se que as técnicas de imunoistoquímica e histoquímica se completam para avaliar os implantes traqueais. Quando comparado o processo inflamatório, as duas avaliações apresentaram resultados semelhantes nos grupos A, B e C, sendo observado grau de inflamação acentuado no grupo A, e moderado no grupo B e discreto em C. Em relação à avaliação angiogênica, a análise imunoistoquímica não foi expressiva para essa marcação, apresentando um escore discreto para todos os grupos, diferentemente da análise histoquímica em que foi melhor detectada essa variável. Quando analisados os resultados obtidos em relação à reparação tecidual, a avaliação imunoistoquímica foi mais precisa, apresentando marcação mais expressiva nos três grupos de colágeno tipo II e colágeno tipo III, quando comparado com os resultados histoquímicos em que não foi observada diferença significativa de proliferação tecidual após a implantação traqueal. Diante destes resultados, pode-se concluir que ambas as técnicas são importantes e se completam no processo de averiguação do grau de angiogênese, reparação tecidual e inflamação após implantação de próteses traqueais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação de proteínas de fase aguda em coelhos submetidos à colecistectomia laparoscópica com dispositivo selante de vasos ou eletrocirúrgico bipolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-11) Machado, Ana Clara Silva; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As proteínas de fase aguda (PFAs) são utilizadas como marcadores inflamatórios e podem auxiliar no prognóstico pós-cirúrgico. Objetivou-se com o presente estudo, comparar os valores séricos das proteínas de fase aguda e imunoglobulinas de coelhos submetidos a dissecção da vesícula biliar por colecistectomia laparoscópica (CL) utilizando dois diferentes tipos de dissectores (Maryland vs Ligasure), para determinar qual das técnicas apresentou maior grau de inflamação. Vinte coelhos foram distribuídos em dois grupos com dez animais cada, sendo o grupo 1 submetido à técnica de colecistectomia laparoscópica utilizando pinça Maryland (eletrocirúrgico bipolar) para dissecção e dispositivo selante de vasos (DSV LigaSure) para selar o ducto cístico e o grupo 2, submetido à dissecção da vesícula biliar e selagem do ducto cístico utilizando o DSV – LigaSure. As proteínas de fase aguda e imunoglobulinas, foram avaliadas nos dias três, sete e quinze do período pós-operatório. As concentrações séricas de fibrinogênio, transferrina, IgG, α1-glicoproteína ácida, PM 23000 Da e proteína c reativa não apresentaram diferenças significativas entre os grupos 1 e 2, apenas diferenças significativas entre os dias de avaliação no mesmo grupo. IgA, ceruloplasmina e haptoglobina não apresentaram diferenças estatísticas entre grupos e nem entre dias de avaliação. Apenas albumina apresentou diferença entre grupos, onde o grupo 1 demonstrou menor concentração da proteína no D15. Apesar de estudos demonstrarem que o instrumento DSV-LigaSure promove menor dano tecidual que o eletrocirúrgico bipolar (Maryland) e o aumento e diminuição das concentrações de proteínas e imunoglobulinas após a colecistectomia laparoscópica é esperado e transitório, ambas as técnicas apresentaram alterações nas proteínas de fase aguda, demonstrando que não houve superioridade na técnica que utilizou o dispositivo selante de vasos (DSV-LigaSure).
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise biomecânica torcional comparativa entre diferentes configurações de bloqueio de haste intramedular
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-03) De Sa, Marina Andrade Rangel; Dias, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho tem como finalidade analisar a folga (slack) de haste intramedular bloqueada (HIB) com e sem ângulo estável, comparando também sistemas de bloqueio multiplanares as propriedades dos implantes submetidos a testes biomecânicos de força de torção. O grupo 1 (G1) foi formado por HIB com dois orifícios no segmento proximal e dois no distal, paralelos entre si e roscados, promovendo bloqueio em ângulo estável (AE) com a haste e as corticais dos corpos de prova. No grupo 2 (G2), a única diferença em relação ao G1 foi que os orifícios proximais, assim como os distais foram realizados em formato ortogonal. O grupo 3 (G3) as hastes diferiram de G1 e G2 uma vez que os orifícios proximais e os dois distais não eram roscados (direção paralela entre si), utilizando o bloqueio com implantes do tipo bolt, confeccionados com roscas que foram bloqueadas na primeira cortical do corpo de prova (cortical cis) e com corpo maciço e liso bloqueando a segunda cortical do corpo de prova (cortical trans). No grupo 4 (G4) continha quatro orifícios não roscados e com implantes de bloqueio bolt, como no G3, mas posicionados posição ortogonal. Após o teste de torção, todas as construções apresentaram folga, mas, a haste em ângulo estável com parafuso paralelo e ortogonal apresentaram maior estabilidade, com menor valor de folga e amplitude angular. Portanto, o bloqueio multiplanar com parafuso pode contornar o desafio de pouco estoque ósseo para fixação, principalmente em fraturas metafisárias e distais. Além disso, a haste utilizando bloqueio em ângulo estável com parafuso, demonstrou melhor estabilidade que o bloqueio com bolt.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise retrospectiva dos diagnósticos histopatológicos de 304 biopsias intestinais felinas e avaliação da imunoexpressão de cd3 e ki67 na doença inflamatória intestinal e no linfoma intestinal de baixo grau
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Terrabuio, Verônica Maria Teixeira de Castro; De Nardi, Andrigo Barboza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As enteropatias crônicas felinas são um conjunto de distúrbios de grande importância para a gastroenterologia felina, e dentre as afecções mais comumente diagnosticadas figuram a doença inflamatória intestinal (DII) linfoplasmocitária e o linfoma intestinal de baixo grau T (LIBG-T). Ambas as afecções, apesar de possuírem tratamentos e prognósticos distintos, possuem muitas similaridades no âmbito clínico e histomorfológico, tornando sua diferenciação um grande desafio diagnóstico. O objetivo do presente estudo foi caracterizar as principais enteropatias crônicas felinas por meio da avaliação retrospectiva dos diagnósticos histopatológicos de 304 amostras de biopsias intestinais. As lesões foram segregadas de acordo com sua origem em neoplásicas, não neoplásicas e borderlines. Foram analisados e comparados dados de resenha como raça, idade, sexo e o método de obtenção das biopsias. O diagnóstico mais prevalente foi o de DII linfoplasmocitária representando 42,76%(n=130) das amostras, seguido pelos linfomas intestinais que representaram 20,73% (n=63), o linfoma de baixo grau representou 10,53%(n=32) das amostras, enquanto o de alto grau representou 10,2% (n=31). Na sequência, o carcinoma intestinal prevaleceu em 11,84% (n=36) dos casos, em 5,26% (n=16) dos casos, os resultados foram ambíguos e a histopatologia isoladamente não foi capaz de diferenciar DII e LIBG. Os pacientes com lesões neoplásicas apresentaram média de idade (10,4 anos) significativamente superior em relação ao grupo de pacientes com lesões não neoplásicas (6,6 anos). A segunda parte dessa pesquisa, se dedicou a comparar os resultados histológicos e imunoistoquímicos obtidos de pacientes com DII linfoplasmocitária e LIBG-T, para tal, cada grupo foi constituído por 25 amostras. Após a imunoistoquímica, 32% (n=8) dos casos mudaram o diagnóstico, de DII linfoplasmocitária para LIBG-T. Todos os pacientes que foram diagnosticados com LIBG-T pela histologia permaneceram com o mesmo diagnóstico após a IHQ. Os pacientes do grupo LIBG-T tiveram uma média de idade (11,9 anos) significativamente superior em relação ao grupo DII linfoplasmocitária (5,5 anos), os felinos sem raça definida prevaleceram e não foi verificada uma predisposição sexual em ambos os grupos. A concordância entre os resultados obtidos pela histopatologia e IHQ foi de 68%. As médias de imunomarcação de Ki67, que representam o índice de proliferação, foram substancialmente superiores no grupo LIBG-T em relação ao grupo DII linfoplasmocitária, tanto em epitélio quanto em lâmina própria. Verificou-se que o índice de proliferação pode ser empregado como uma ferramenta complementar para auxiliar na diferenciação de distúrbios inflamatórios ou neoplásicos que acometem o trato gastrointestinal felino.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da eficácia da solução ozonizada à base de D-Pantenol, Prata Nanoparticulada, Ácido Salicílico e Óleos Essenciais no tratamento de feridas cutâneas em Rattus norvegicus (Wistar)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Sfrizo, Luciana de Simone; De Nardi, Andrigo Barboza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Feridas cutâneas representam alta prevalência no atendimento clínico de pequenos animais. No entanto, seu tratamento é um desafio comum, pois, em muitos casos, possuem manejo de longo prazo, o que pode gerar grande morbidade aos pacientes e desgastes aos tutores. Há diversidade considerável de produtos disponíveis no mercado, os quais buscam redução no tempo do processo cicatricial. Entretanto muitos deles possuem custos elevados e são por vezes até mesmo tóxicos à longo prazo. Objetivou-se com este estudo, avaliar uma opção terapêutica, administrada por via tópica, por meio da combinação de sete compostos naturais ozonizados a base de D-Pantenol, Prata Nanoparticulada, Ácido Salicílico e Óleos Essenciais (tomilho, Aloe vera, alecrim e malva), para a cicatrização por segunda intenção de feridas cutâneas em ratos (Rattus norvegicus). Para isso, foram utilizados 30 ratos, distribuídos aleatoriamente no grupo controle (GC), o qual seria administrado solução salina 0,9%, e grupo tratado (GT) em que seria administrado solução ozonizada à base D-Pantenol, Prata Nanoparticulada, Ácido Salicílico e Óleos Essenciais (tomilho, Aloe vera, alecrim e malva). Foram confeccionados dois defeitos na região dorsal de cada animal, em que no defeito cranial foi utilizado para avaliação da evolução da cicatrização por meio de planimetria digital, utilizando o “Software ImageJ”, e o defeito caudal para avaliação macroscópica da presença de sinais de inflamação, necrose, edema, crosta, tecido de granulação, secreção, aspecto da secreção, coloração da ferida e aderência. As avaliações e a administração das soluções ocorreram em momentos pré-determinados T3 (três dias de pós-operatório), T7 (sete dias de pós-operatório) e T14 (quatorze dias de pós-operatório). Em relação à mensuração da área (cm²) da ferida, foi observado diferença significativa entre os grupos no terceiro dia de avaliação, em que o grupo tratado apresentou maior área. Quanto à diferença de área nos diferentes momentos de avaliação, foi constatada diferença significativa do grupo controle (T3 – T7), em relação às outras diferenças de área (T7-T14; T3-T14) dentro deste grupo e quando comparado com o grupo tratado. Quando analisados os resultados obtidos na avaliação macroscópica, observou-se que houve diferença significativa em relação às variáveis inflamação, necrose e tecido de granulação, em que o grupo tratado apresentou no terceiro dia de experimento número maior de animais com inflamação, necrose e tecido de granulação quando comparado com o grupo controle. Tanto a solução salina 0,9% quanto a solução ozonizada contribuíram para a cicatrização das feridas, fazendo-se assim, necessários mais estudos em relação à dose/efeito da solução ozonizada.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da efetividade de compressão interfragmentária em fêmures de gatos (ex- vivo) com o uso de HIB-AE (haste intramedular bloqueada de ângulo estável) associada a dispositivo de compressão interfragmentária (patente BR 10 2018 016021 4) por meio de MINO (osteossíntese minimamente invasiva com haste intramedular)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Nobile, Matheus [UNESP]; Dias, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo teve como objetivo avaliar radiograficamente a efetividade da compressão interfragmentária em fêmures de gatos (ex-vivo) com o uso de haste intramedular bloqueada associada a dispositivo de compressão interfragmentária (patente BR 10 2018 016021 4) por meio de osteossíntese minimamente invasiva (MINO). Para tal, utilizaram-se cadáveres de gatos adultos (n=16), dos quais um espécime (n=1) foi direcionado ao ensaio “piloto”, enquanto os restantes (n=15), foram direcionados aos ensaios definitivos. Todos os fêmures foram avaliados por meio de imagens radiográficas, como forma de identificar alterações anatômicas passíveis de exclusão. Após a seleção dos ossos ideais, foram realizadas, também, tomografias computadorizadas, para mensuração do eixo anatômico femoral, dos ângulos anatômicos laterais proximais e distais e do ângulo de anteversão, bilateralmente, previamente ao procedimento cirúrgico. Os animais foram aleatoriamente sorteados em três grupos, com 5 espécimes cada (10 fêmures por grupo) e submetidos à osteotomias transversas (acesso pela face medial da coxa): G1-DP (osteotomia na diáfise femoral proximal de ambos os fêmures); G2-DM (osteotomia diafisária femoral média) e G3-DD (osteotomia femoral diafisária distal). Ato contínuo, os 30 fêmures foram novamente radiografados. Após o planejamento cirúrgico prévio, a haste intramedular bloqueada de ângulo estável (HIB-AE) associada ao Dispositivo 3 (BR 10 2018 016021 4) foi alocada nos fêmures pela técnica de MINO e a compressão interfragmentária foi executada, juntamente com os bloqueios da haste. Posteriormente à implantação das hastes em todos os cadáveres felinos (n=30 fêmures), foram realizadas novas radiografias e novas tomografias computadorizadas, para avaliar a aposição óssea, a efetividade da compressão interfragmentária, o alinhamento alcançado, a disposição dos implantes colocados e comparar estatisticamente os resultados finais dos eixos anatômicos e dos ângulos obtidos, comparados às radiografias prévias à implantação das hastes, observando a presença ou não, de alterações significativas. Os resultados indicaram que todos os gaps mantiveram-se dentro da classificação ideal ou aceitável (entre 0 e 1 mm). Não houve diferença estatística significativa entre os momentos pré e pós-implantação para os AaLDF (ângulo anatômico lateral distal do fêmur). Houve diferença significativa apenas no grupo G2-DM para avaliação do AaLPF (ângulo anatômico lateral proximal do fêmur). Todos os grupos apresentaram diferença estatística significativa em relação ao AAF (ângulo de anteversão femoral). Concluiu-se que o novo modelo de implante foi eficaz quanto à realização de compressão interfragmentária nas linhas transversas realizadas em fêmures de cadáveres de gatos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aplicabilidade da ultrassonografia em modo b e elastografia transtorácica no diagnóstico de doenças pulmonares em cães
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Lima, Bruna Bressianini; Feliciano, Marcus Antonio Rossi [UNESP]; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    - As doenças pulmonares em cães possuem alta relevância na rotina de pequenos animais, sendo que os sinais clínicos em sua maioria são inespecíficos e a grande variedade etiológica das afecções pulmonares possibilitam uma série de diagnósticos diferenciais. Na busca de um diagnóstico conclusivo recorre-se aos procedimentos invasivos, uma vez que os achados de técnicas não invasivas como exames radiográficos e ultrassonografia convencional possuem baixa especificidade na diferenciação das doenças pulmonares. Neste contexto, o presente estudo objetivou determinar a aplicabilidade da ARFI (acoustic radiation force impulse) na avaliação de lesões pulmonares em cães e correlacionar os dados obtidos pela técnica com os parâmetros radiográficos, da ultrassonografia modo-B e achados de citologia e histopatologia dos tecidos anormais, sugerindo um protocolo de exame e valores de corte em pacientes caninos com doenças pulmonares. Foi realizado estudo clínico prospectivo caso-controle e avaliadas e comparadas as características de áreas pulmonares com atelectasia ou massas utilizando a radiografia como exame de triagem para localização das lesões e a ultrassonografia em modo B avaliando a ecogenicidade, ecotextura, contornos, margeamento, presença de linhas B, áreas císticas, pontos ecogênicos centrais e o número de massas (únicas ou múltiplas). Posteriormente, foram avaliadas as características elastográficas (qualitativas e quantitativas). As avaliações ultrassonográficas realizadas ao modo-B não se mostraram significativas estatisticamente nos parâmetros estudados, assim como a elastografia ARFI qualitativa e quantitativa;não obtendo assim valor diagnóstico para estes parâmetros avaliados. A elastografia ARFI é um método recente que pode fornecer dados importantes a respeito da rigidez dos tecidos em humanos, de forma a permitir a utilização futura desta técnica na avaliação de cães com afecções pulmonares, sendo que estudos mais extensos sobre essa questão e uma amostragem maior de pacientes são necessários devido à escassez de pesquisas sobre esta técnica de imagem em pequenos animais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sonoelastografia, uma ferramenta útil no diagnóstico de lesões mamárias decorrentes da mastite subclínica e clínica em vacas?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-01) De Bonis, Talissa Camargo Mantovani; Canola, Paulo Aléscio; Cardozo, Marita Vedovelli; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A técnica de sonoelastografia tem sido amplamente utilizada e explorada na avaliação de lesões mamárias em mulheres, porém estudos pertinentes à glândula mamária de bovinos ainda não foram realizados. Pelo presente estudo pretendeu-se avaliar a utilização deste método na avaliação da saúde da glândula mamária e diagnóstico da mastite em vacas Holandesas e mestiças Girolando em lactação; além disso, o método foi comparado com os resultados de outras metodologias já descritas e utilizadas na produção leiteira para o diagnóstico da doença afim de encontrar correlações entre eles. Foi realizada a triagem de 26 vacas em lactação, para diagnóstico de mastite por meio do teste da caneca de fundo preto, contagem de células somáticas (CCS) e Califórnia Mastitis Test (CMT), afim de diagnosticar quadros clínicos e subclínicos de mastite, além de selecionar quartos mamários saudáveis. Os animais positivos para o teste da caneca de fundo preto, CMT e elevação na CCS foram considerados positivos para mastite clínica. Animais positivos no CMT e com elevação da CCS foram considerados quadros subclínicos. Casos com positividade associada a histórico da enfermidade nas lactações anteriores, caracterizou se cronicidade da lesão. Além disso, foram coletadas amostras para avaliação microbiológica de todos os quartos mamários (positivos e negativos) para mastite. Após caracterização da enfermidade, os animais foram submetidos à sonoelastografia por compressão nos quartos saudáveis e afetados obtendo análises ortogonais avaliadas de acordo com escore de porcentagem de dureza do tecido. A interrelação entre as variáveis resultantes da avaliação da secreção láctea utilizando os testes caneca de fundo preto, CMT, CCS, avaliação clínica da glândula mamária, avalição ultrassonográfica modo B e avaliação sonoelastográfica foi averiguada por meio da análise multivariada de componentes principais. A sonoelastografia por compressão fornece informações valiosas a respeito da elasticidade dos tecidos. No presente estudo, a técnica não apresentou correlação entre os grupos avaliados permitindo, a partir da metodologia utilizada, novas oportunidades para prosseguir com os estudos visto que é uma abordagem ultrassonográfica recente que permite larga exploração em virtude da literatura ainda restrita.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise comparativa de diferentes configurações de bloqueio de haste intramedular bloqueada submetidas à compressão axial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-05) de Souza, Gislane Vasconcelos [UNESP]; Dias, Luís Gustavo Gosuen Gonçalves; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetiva-se avaliar o bloqueio ortogonal em hastes intramedulares bloqueadas, com e sem estabilidade angular, comparativamente ao sistema de bloqueio paralelo, por meio de testes biomecânicos de compressão axial. Para tal foram utilizados corpos de prova impressos em impressora 3D com falha crítica (20 mm) simulando cominuição diafisária. As hastes foram confeccionadas com 175 mm de comprimento e 8 mm de diâmetro, e divididas em quatro grupos (sete unidades cada). O grupo 1 (G1) foi composto por hastes intramedulares com dois orifícios no segmento proximal e dois no segmento distal, todos roscados, para promover bloqueio dos parafusos com a haste (ângulo estável) e com as corticais dos corpos de prova; neste modelo os orifícios do implante foram dispostos no mesmo plano. No grupo 2 (G2), utilizou-se o mesmo sistema de bloqueio do G1, porém com disposição ortogonal dos orifícios de bloqueio. Já no grupo 3 (G3) o sistema de bloqueio foi formado por bolts específicos confeccionados para acoplamento junto aos orifícios da haste intramedular sem rosqueamento (sem ângulo estável), com corpo maciço e liso, e extremidade proximal com filetes de rosca para interação com a cortical cis do corpo de prova. Neste grupo os orifícios de bloqueio da haste foram dispostos de maneira paralela. No grupo 4 (G4), o mecanismo de bloqueio foi o mesmo do G3, porém com disposição dos orifícios de maneira ortogonal. Foram obtidos resultados de força máxima (N), rigidez (N/mm) e deformação máxima (mm). Força e deformação máxima foram avaliadas pela análise de variância (ANOVA), seguido pelo teste post-hoc de Tukey. Para a variável rigidez foi aplicado teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, seguido pelo post-hoc de Dunn. Nível de significância de 5% foi adotada em todas as análises. O grupo 2 obteve o maior valor absoluto de rigidez (4573,14 N/mm), porém sem diferença estatística quanto a média entre os demais grupos para esta variável. O grupo 4, embora tenha sustentado a menor força máxima (16984,07 N) entre os grupos avaliados, foi o grupo que deformou menos (média 8,74 mm). Assim, o bloqueio ortogonal apresenta similaridade mecânica em testes destrutivos de compressão axial e podem representar excelentes alternativas a hastes com bloqueio paralelo, especialmente quando a configuração da fratura limita o seu uso, possibilitando a fixação de dois parafusos mesmo na presença de limitado estoque ósseo. No entanto, estudos clínicos são necessários para avaliar o comportamento de tais implantes frente ao ambiente biológico.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos do treinamento na avaliação ultrassonográfica de tendões e ligamentos dos membros torácicos de equinos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-11) Lera, Katiucha Rebeca Jennifer Lopes; Lacerda Neto, José Corrêa de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Equinos utilizados em atividades laborais e atléticas de elevado desempenho têm estimulado extensa pesquisa no campo da Fisiologia do Exercício e da Medicina Esportiva Equina na busca de melhor entendimento das respostas e adaptações fisiológicas que ocorrem nestes animais. Diante disto, objetivou-se o estudo das alterações fisiopatológicas de estruturas tendíneas e ligamentares de equinos submetidos a treinamento guiado pela concentração de lactato sanguínea determinada em teste de esforço progressivo (TEP). Esse projeto foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), protocolo n° 05499/19. Foram avaliados 10 equinos da raça Puro Sangue Árabe, provenientes do rebanho da FCAV/UNESP, câmpus de Jaboticabal. Os animais passaram inicialmente por período de adaptação a esteira rolante do Laboratório de Medicina Esportiva Equina, onde, após a climatização, realizou um TEP, precedido de indução de hiperlactatemia, para determinação de suas condições físicas. Durante o TEP foram colhidas amostras de sangue para determinação hemogasométrica de lactato. A velocidade correspondente à concentração mínima de lactato (VLM) determinada durante o TEP foi utilizada como base para a realização do treinamento de seis semanas em esteira rolante. Ao final do treinamento, foi realizado outro TEP, com as mesmas características do anterior, visando avaliar o efeito do treinamento sobre o condicionamento físico. Antes do primeiro e após o segundo TEP foram realizados exames ultrassonográficos dos tendões flexores e ligamentos dos membros torácicos, para identificação de possíveis lesões. Para avaliação das imagens ultrassonográficas foi utilizado o programa Imagen Proplus®, em análise quantitativa das estruturas e da área de secção transversa (AST), realizado circunferências manualmente sobre as estruturas no corte transversal. Os dados foram analisados por meio do teste de variância (ANOVA) pelo software SisvarⓇ versão 5.3. Os resultados do corte longitudinal, relacionados à densidade óptica, apresentaram diferenças estatísticas entre membros e na comparação com membros e tratamentos no ramo do ligamento suspensor (RLS). Quanto à heterogenicidade houve diferença estatística no tendão flexor digital profundo (TFDP), ligamento acessório do tendão flexor digital profundo (LATFDP), RLS e ligamento suspensor (LS). Em relação ao corte transversal, houve diferenças estatísticas na densidade óptica dos TFDP, LATFDP, LS e RLS. Entretanto, houve diferença de heterogenicidade no TFDP e RLS, na área do TFDP e na divisão do LS. Pode-se observar resposta adaptativa ao treinamento com a diminuição da ecogenicidade e da heterogenicidade, porém houve aumento da AST do TFDP. Considerando que aumentos da AST também são observados quando ocorrem lesões de caráter assintomático, se faz necessário estudo adicional que empregue análises histológicas para diferenciação entre resposta adaptativa e lesão.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pressão intra-abdominal em bovinos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-06) Silva, Paloma Coutinho; Paulo, Aléscio Canola; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pressão intra-abdominal e as repercussões decorrentes da sua variação vêm sendo estudadas no homem há mais de cem anos. Na Medicina Veterinária, somente há cerca de uma década foram iniciados estudos em grandes animais, com enfoque nos cavalos. Neste aspecto, pouco ou praticamente nada se sabe a respeito da pressão intra-abdominal dos bovinos. Em função disso, buscou-se obter valores de referência da pressão intra-abdominal, pelo método direto (invasivo), com os animais mantidos em posição quadrupedal. Para este fim, foram utilizados 25 animais, 16 machos não castrados e 9 fêmeas não prenhes, com peso corpóreo entre 350 e 500 kg, idade entre 3,5 e 12 anos, sem histórico prévio de afecções do sistema gastrintestinal, considerados hígidos com base em avaliação clínica e hematológica. A mensuração da pressão intra-abdominal direta foi realizada por meio da abdominocentese, seguindo protocolo de antissepsia e bloqueio anestésico (lidocaína 2%) prévios. O registro direto foi efetuado por meio de introdução da cânula mamária de 10 cm de comprimento nos quadrantes dosal esquerdo (DE) e dorsal direito (DD), médio esquerdo (ME) e médio direito (MD), previamente conectada à sistema de coluna d’água (equipo de registro de pressão venosa central [PVC]). Foram obtidos 10 valores pressóricos, ao final de cada fase do ciclo respiratório, para cada um dos pontos de registro. Houve difença (p < 0,05) entre o quadrante dorsal esquerdo comparado aos quadrantes médio esquerdo, médio direito e dorsal direito à inspiração. Já na expiração, apenas o quadrante dorsal direito e médio direito não diferiram. Os valores da mediana expressos em mmHg ao final da inspiração foram: DE -8,5 mmHg, DD -7 mmHg, ME -7 mmHg, MD -7,5 mmHg.; na expiração: DE -9 mmHg, DD -8 mmHg, ME -7,5 mmHg E MD -8 mmHg. Os resultados demonstram a presença de gradiente pressórico no abdômen dos bovinos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise Biomecânica Da Laminectomia Dorsal Funckquist B Entre As Vértebras Cervicais 6 E 7 Em Cães
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-04) Galindez, Julian Andres Sanjuan; Minto, Bruno Watanabe [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A laminectomia cervical dorsal é um procedimento cirúrgico realizado para tratar síndromes que causam compressão ou estenose do canal medular. É particularmente utilizada em condições compressivas, únicas ou múltiplas, que afetam as porções dorsais, ventrais e laterais do canal medular e da medula espinhal. A despeito de técnicas menos invasivas como a hemilaminectomia e pediculectomia, apresenta baixa morbidade, bom prognóstico e recuperação na maioria dos casos. O objetivo deste estudo foi comparar a resistência e a amplitude de movimento (ADM) de colunas vertebrais cervicais (CVCS) íntegras de cadáveres caninos com laminectomia entre as vértebras cervicais seis e sete (C6-C7). Quarenta e quatro colunas vertebrais cervicais (C2-T1) de cães de porte grande com peso médio de 26,2 kg e esqueleticamente maduros foram selecionadas mediante radiografia e tomografia computadorizada foi avaliada a resistência mediante a aplicação de força em Newtons (N) e a ADM em milímetros (mm) desde C2 até C7 de um grupo controle (controle flexão) e de um grupo com laminectomia (laminectomia flexão) em flexão ventral. Posteriormente, avaliou-se a resistência e a ADM de um grupo controle (controle extensão) e um grupo laminectomia (laminectomia extensão) em extensão usando teste mecânico destrutivo de ciclo único em 2 pontos. Os resultados numéricos de força para mensurar a resistência, e a ADM das colunas dos dois grupos controle e dos dois grupos laminectomia foram comparados entre si. Os grupos com laminectomia apresentaram valores menores de força independente do teste mecânico realizado (P<0,001). A ADM não foi influenciada pelo uso da laminectomia, independentemente do tipo de ensaio mecânico (flexão ventral ou extensão) ou a sua interação (P<0,05). Não houve interação entre o efeito do fator laminectomia sim ou não (EFL), nem no efeito do ensaio mecânico flexão ventral ou extensão (EMfe) (P<0,05). A laminectomia cervical dorsal funkquist B entre C6-C7 diminui a resistência mecânica com força de carga suprafisiológica, mas não altera a ADM de colunas vertebrais cervicais podendo ser utilizada sem necessidade de estabilização mecânica em cães de grande porte.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cuidados paliativos no tratamento de cães com câncer: o estado da arte de prevenir e aliviar a dor e o sofrimento do paciente, e oferecer assistência e apoio integral a relação humano-animal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-04) Paz, Beatriz Furlan; Nardi, Andrigo Barboza de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os cuidados paliativos envolvem terapias que visam a melhora da qualidade de vida e alívio do sofrimento físico, emocional e social de animais com doenças crônicas, degenerativas, ou que ameacem sua vida. Além do aspecto multidimensional do cuidado para o animal, visa o bem-estar e alívio do sofrimento emocional, social e espiritual vivenciados por seu tutor. Busca-se com esta pesquisa promover o controle de sintomas e a melhora da qualidade de vida de cães com câncer durante o atendimento de cuidados paliativos, ofertado no Hospital Veterinário “Governador Laudo Natel” (HV). Setenta e três animais formaram o grupo de atendimento (Grupo A), composto por cães que receberam cuidados paliativos. Enquanto, o grupo controle (Grupo C), foi formado por 45 animais sem acesso a esta terapia. Todos os tutores responderam o formulário “Escala de Avaliação de Sintomas Modificada”, que avaliou até quatorze sintomas apresentados pelo animal nos últimos sete dias. O instrumento mensurou a intensidade, frequência e angústias geradas pelo sintoma ao animal e seu cuidador. Ao final do período de atendimento, os tutores de pacientes do grupo A atribuíram uma nota de zero a dez de acordo com a qualidade de vida de seus animais, sendo dez referente a qualidade de vida que não poderia ser melhor e zero que não poderia ser pior. Os animais eleitos para o grupo A receberam cuidados paliativos mediante encaminhamento veterinário (46,6%), solicitação do tutor (17,8%), convite da equipe de pesquisa (27%), ou outros (8,2%). Os participantes do grupo controle foram associados a animais que realizaram cirurgias com intenção curativa, iniciaram o primeiro atendimento para avaliação e tratamento do câncer no HV, desse modo apresentaram maior sobrevida e menor pontuação de sintomas durante três momentos distintos de avaliação. Pacientes que receberam cuidados paliativos vivenciaram maior número de sintomas, com maior frequência de anorexia (45,4% versus 14,9%, p < 0,001), dor (42,53% versus 18,54%, p < 0,001), falta de energia (42,53% versus 17,22%, p < 0,001) entre outros. Neste grupo foi observada maior frequência de metástases (40,3% versus 11,11%, p < 0,001), e taxa de óbito (73,9% x 22,3%, p < 0,001). Pacientes que foram encaminhados para cuidados paliativos foram associados a não receberem tratamentos contra o câncer, e procedimentos cirúrgicos. A partir da oferta de cuidados paliativos foi observada melhor qualidade de vida comparativamente ao período sem este tratamento, sendo atribuída nota mediana e IIR 8 (6-8) para o período com atendimento conjunto de cuidados paliativos, e 6 (4-8) ao receberem atendimento exclusivo para combate ao câncer. Receber tratamentos contra o câncer, como quimioterapia adjuvante, reduziu o risco de óbito (HR: 0,22; IC: 0,08 – 0,59; p < 0,01), sendo necessária a compreensão de que os cuidados paliativos são indicados e beneficiam pacientes com câncer em conjunto com outras técnicas para controle da doença. Portanto, o emprego de cuidados paliativos para pacientes veterinários com câncer melhorou a gravidade de sintomas e qualidade de vida destes animais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação macroscópica, enzimática, histopatológica e bacteriológica do fígado após colecistectomia laparoscópica em coelhos: comparação entre ligasure e eletrocautério bipolar maryland
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-18) Vera, María Camila Maldonado [UNESP]; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    RESUMO -Objetivo: Comparar os resultados do uso do dispositivo selante de vaso (EBVS-LigaSureTM MaryLand®) versus dissecção eletrocirúrgica (Bipolar Maryland) para dissecção da vesícula biliar (VB) da fossa hepática em colecistectomia laparoscópica (CL) em coelhos, além de correlacionar achados macroscópicos, histopatológicos e bacteriológicos, complicações cirúrgicas e análises laboratoriais Material e métodos: Foram utilizados 20 coelhos, distribuídos em dois grupos. Grupo GLL usando dispositivo selante de vasos (n = 10) e grupo GLE usando eletrocirúrgico bipolar (n = 10). O tempo total de cirurgia e dissecção de VB foram mensurados, e as complicações foram tabuladas. Os parâmetros enzimáticos e bioquímicos da função hepática foram realizados nos períodos pré e pós-operatório no terceiro, sétimo e décimo quinto dia para posterior comparação. Alterações abdominais macroscópicas foram verificadas 15 dias após a cirurgia por meio de necropsia, as amostras de fígado coletadas foram submetidas à avaliação histopatológica e bacteriológica. Resultados: As técnicas de GLL e GLE não apresentaram diferenças nos tempos cirúrgicos, achados na necropsia, porcentagem de complicações intraoperatórias, de crescimento bacteriano por cultura e de complicações detectadas por ultrassom; causou valores semelhantes de GGT, AST, Bilirrubina Total, Bilirrubina Direta e fibrinogênio em todos os dias de avaliação. No entanto, quando a técnica GLL foi utilizada, 15 dias após a cirurgia, observou-se maior concentração de fosfatase alcalina quando comparada ao GLE. Por outro lado, o GLE resultou em concentração maior de ALT aos três dias quando comparado ao GLL. As técnicas não mostraram diferenças no escore de células gigantes, necrose e fibrose durante a histopatologia, e porcentagem semelhante de presença de siderófago. Conclusão: Não foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre a utilização do EBVS-LigaSureTM MaryLand® e o Bipolar Maryland em termos de alterações nas variáveis analisadas; ambos os dispositivos são igualmente seguros e eficazes em CL em coelhos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Flape do músculo esternocefálico no reparo de defeito parcial de traqueia em coelho (Oryctolagus cuniculus)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-24) Fernandes, Gustavo; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo do estudo foi avaliar, com auxílio da traqueoscopia e histopatologia, o reparo de defeito parcial da traqueia pela utilização do flape muscular, por nova técnica de avanço e padrões de suturas combinadas. Foram utilizados 16 coelhos como modelo experimental, machos, saudáveis da linhagem Nova Zelândia Branco, submetidos à criação de um defeito parcial de traqueia na região ventral do 4º ao 8º anel traqueal, com posterior reparo através de flape do músculo esternocefálico. Os animais foram distribuídos em quatro grupos, para avaliação pós-operatória pela análise clínica, traqueoscópica e histopatológica. Cada grupo foi separado de acordo com o momento das eutanásias, programadas com intervalo de sete (G7), quinze (G15), trinta (G30) e sessenta dias (G60). Um animal do G60 veio a óbito, os demais apresentaram boa recuperação cirúrgica sem alterações graves do padrão respiratório. Os principais sinais clínicos observados foram estridor e tosse. Pela traqueoscopia observou-se secreção no lúmen traqueal, granulação exuberante e estenose. Houve crescimento do epitélio respiratório ciliar no local do flape a partir de 30 dias de implantação. A reparação parcial mostrou resultados satisfatórios, devido à localização anatômica do músculo, suporte vascular próprio, manutenção estrutural e fisiológica sem alterações graves ao sistema respiratório.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação de margens cirúrgicas de neoplasma de pele quimicamente induzido em ratos (Rattus norvegicus albinus wistar)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-02) Carra, Gabriel João Unger [UNESP]; De Nardi, Andrigo Barboza [UNESP]; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Pazzini, Josiane Morais; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O carcinoma espinocelular (CEC) é caracterizado pela proliferação maligna de queratinócitos epidérmicos. A cirurgia é a principal conduta terapêutica em lesões passíveis de ressecção em cães e gatos, sendo preconizada a confecção de margens amplas de segurança. Devido à esse fator, muitas vezes é necessária a confecção de grandes defeitos cirúrgicos e o emprego de técnicas que aceleram a reparação tecidual é sugerida. Dentre estas técnicas, o emprego do plasma rico em plaquetas (PRP) é bastante aceito com o objetivo de acelerar a reparação tecidual. Sugere-se, entretanto, que o estímulo angiogênico em leito cirúrgico de lesões neoplásicas pode levar à recidiva local. Assim, observa-se a necessidade de avaliar outros critérios que acompanham o desenvolvimento tumoral, a fim de desenvolver uma metodologia mais fidedigna na investigação das margens de segurança. O presente estudo objetivou avaliar se a aplicação de PRP em leito cirúrgico após a exérese tumoral de neoplasma quimicamente induzido em ratos pode influenciar a recidiva neoplásica, formação de novos vasos e alteração da expressão de fibras colágenas. Concluiu-se que, aos moldes de neoplasmas de pele quimicamente induzidos, as margens cirúrgicas de 5mm são insuficientes para evitar a recidiva de lesões tumorais, bem como a avaliação histológica para visualização de células tumorais em bordos cirúrgicos é um critério insuficiente para detectar alterações teciduais pré-neoplásicas e pode acarretar no comprometimento da eficácia terapêutica. Concluiu-se ainda que a contagem de densidade microvascular (CDMV) e gradação de atipia celular são fatores correlatos e podem indicar alterações teciduais que antecedem a formação neoplásica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Descrição de acessos cirúrgicos e corredores seguros do membro torácico, por meio de estudo anatômico da musculatura de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga thidactyla)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-07) Magalhães, Thaís Vendramini; Minto, Bruno Watanabe [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Mamífero da fauna neotropical, considerado vulnerável à extinção, o tamanduá-bandeira tem sido objeto de muito estudo referente à sua morfologia, especialmente pelo aumento significativo de atendimentos veterinários. Os hábitos solitários e movimentos lentos contribuem para a susceptibilidade à atropelamentos nas rodovias, sendo esta, uma das causas de redução na densidade populacional desses animais. O intuito desse estudo é descrever a anatomia muscular do membro torácico, com ênfase nas estruturas que envolvem o úmero e rádio, bem como descrever os possíveis acessos cirúrgicos e corredores seguros para tratamento de fraturas desses ossos, comparando-os com os acessos cirúrgicos descritos e utilizados para cães. Três cadáveres de tamanduá-bandeira e três de cão doméstico provenientes de óbitos não relacionados a este projeto foram utilizados. Após as dissecações e estudo dos corredores seguros, foi possível observar que o acesso medial à diáfise umeral de tamanduá-bandeira promove menor trauma tecidual, além de possuir superfície mais plana para acomodação de implantes. A abordagem lateral ao rádio tornou-se mais limitada em relação ao acesso medial devido a necessidade de desinserção total do músculo extensor radial do carpo e presença do músculo abdutor longo do 1º dedo, impedindo acesso à diáfise distal sem que seja incisado. Os resultados obtidos nesse estudo são aplicáveis facilmente na rotina cirúrgica de médicos veterinários que tenham ou não, experiência com a espécie, através da comparação realizada com o cão. Foi possível concluir que oscorredores seguros para abordagem à diáfise desses ossos para possíveis osteossínteses são imprescindíveis para um acesso cirúrgico preciso e que não ofereça danos à função motora dessa espécie.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da utilização da moxaterapia e polihexametileno biguanida (PHMB) na cicatrização de feridas em cães.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-07) Guaita, Sergio Andres Millán; Minto, Bruno Watanabe [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O processo de cicatrização é um fenômeno biológico essencial para a sobrevivência dos animais. Assim, estudar a cicatrização e encontrar meios para melhorar este processo é altamente relevante. O polihexametileno biguanida (PHMB) assim como a moxaterapia, tem sido utilizado na cicatrização de tecidos, mas a evidência dos seus efeitos é escassa na literatura médica. Assim, este estudo, objetivou analisar as ações terapêuticas, com ênfase no tempo de cicatrização das feridas, após a utilização dos produtos supracitados. Foram utilizados 40 cães hígidos, sem distinção de gênero, raça, idade, com peso entre 10 e 30 kg. Os animais foram castrados e, no mesmo momento cirúrgico, foi criada uma lesão cutânea limpa, circular na região abdominal, com 1 cm de diâmetro. Eles foram divididos em 4 grupos experimentais de 10 animais cada. Grupo Moxaterapia, Grupo PHMB 2 vezes ao dia e Grupo PHMB 1 vez ao dia (tratados com PHMB com trocas a cada 12 e 24 horas, respectivamente), e Grupo Controle (tratado com solução salina estéril 0,9%). Avaliações macroscópicas do processo de cicatrização foram realizadas diariamente durante 10 dias. Ao final do período, foi realizada biópsia excisional da área de cicatrização da ferida, permitindo avaliação histopatológica, histomorfométrica e imunohistoquímica. As variáveis foram analisadas por meio de Cumulative Link Mixed Model, testes de razão de verossimilhança, teste de comparações múltiplas de Bonferroni, adotando-se nível de significância igual a 5%. Os animais tratados com moxaterapia apresentaram menor dor/desconforto, prurido e melhor processo de cicatrização no nível macroscópico em relação ao grupo controle; e, quanto ao PHMB, não houve diferença significativa. Comparando os animais tratados com moxaterapia e PHMB, em relação aos animais não tratados, não houve diferença significativa, entretanto, ao comparar os grupos tratados com PHMB com o grupo tratado com moxaterapia, observou-se diferença significativa em relação à presença e quantidade de secreção. Histopatologicamente, a moxaterapia não diferiu do grupo controle, enquanto o grupo PHMB duas vezes ao dia apresentou efeito significativo no processo de colagenização. Na análise imunohistoquimica, não obteve diferença estatistica significativa na angiogenese e reepitelização da ferida quando comparado com o grupo controle. Conclui-se que o tratamento de feridas limpas a partir de curativos com PHMB e moxaterapia são eficazes como agentes promotores da cicatrização, mesmo não diminuído o tempo, permitiram manter os leitos das feridas em um ambiente propicio para progredir em direção ao fechamento da mesma, permitindo a profilaxia antibacteriana sem o uso de terapias antibióticas, diminuído o risco de resistência.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos do propofol associado ou não à xilazina ou dexmedetomidina na indução da anestesia, em suínos pré-medicados com cetamina e midazolam e mantidos com isofluorano
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-25) Santana, Isabella Nogueira; Nunes, Newton; Horr, Mônica; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se comparar os efeitos do propofol isolado ou associado a dexmedetomidina ou xilazina, na indução da anestesia em suínos pré-medicados com cetamina e midazolam e mantidos com isofluorano. Foram utilizados oito animais (n=24), pré-medicados com cetamina na dose de 10 mg/kg e midazolam na dose de 0,5 mg/kg. Os suínos compuseram três grupos, denominados GP (propofol isolado), GPD (propofol e dexmedetomidina), GPX (propofol e xilazina). Foi utilizada dexmedetomidina na dose de 2 µg/kg para o GPD e de xilazina na dose de 0,5 mg/kg para o grupo GPX, seguido de bolus de propofol sendo a dose calculada pelo total de volume infundido. Foram mensurados parâmetros cardiorrespiratórios em todos os grupos, 15 minutos após a administração intramuscular da associação de cetamina e midazolam (M15), imediatamente após a intubação (Mint1) e sucessivamente foram avaliados a cada dez minutos, durante uma hora, correspondendo aos momentos Mint10, Mint20, Mint30, Mint40, Mint50 e Mint60. Complementarmente, foram avaliadas algumas variáveis do período de recuperação e escores de qualidade de indução e intubação. A dose do propofol necessária para a intubação orotraqueal foi mensurada em todos os grupos. Os dados relacionados aos animais no pré e pós-anestésico, foram avaliados através do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis para variáveis quantitativas e teste exato de Fisher para tabelas de contingência. Para avaliação dos momentos e grupo anestésicos foi utilizado a ANOVA. Os valores foram significativos quando o cálculo da diferença mínima apresentou p < 0,05. O tempo de extubação foi menor no grupo GPD, assim como o tempo para capacidade de se locomover do grupo GP foi menor que o GPX. O grupo GP apresentou maior numero ocorrências como apneia. Na variável frequência respiratória no momento M15 o grupo GPD apresentou maiores médias que os demais momentos e o grupo GP exibiu médias maiores no momento M15 quando comparado ao Mint1, Mint10, Mint30 e Mint40. Para a variável dióxido de carbono ao final da expiração (ETCO2), o grupo GP apresentou valores menores que o GPX e GPD. A saturação da Oxihemoglobina (SpO2) exibiu médias menores apenas no momento M15 nos grupos GP e GPX. Na avaliação cardiovascular o grupo GP apresentou médias menores de frequência cardíaca que os demais em todos os momentos. As demais variáveis não apresentaram diferença estatísticas significativa entre si. Conclui-se que, a associação de propofol associado a xilazina ou dexmedetomidina promove alterações cardiorrespiratorias discretas. A xilazina ou dexmedetomidina, quando associadas ao propofol, promovem redução na sua dose em 26% e 13%, respectivamente. A dexmedetomidina apresentou redução de 37% do consumo de isofluorano e em suínos os fármacos em teste determinam hipercapnia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Apresentação clinica e fatores prognósticos presentes nos cães com linfoma cutâneo atendidos no hospital veterinário “governador laudo natel” entre 2008-2020: estudo retrospectivo de 80 casos.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-09) Máximo, Larissa Godoi; De Nardi, Andrigo Barboza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O linfoma cutâneo é uma enfermidade que compreende cerca de 3 a 8% de todos os linfomas em cães e 1% dos neoplasmas cutâneos. É uma doença que pode apresentar lesões cutâneas em patch, placas ou nodulares, que por vezes se apresentam de forma localizada ou disseminada pelo corpo. As lesões podem se apresentar ulceradas e com prurido, devido a um tropismo de linfócitos neoplásicos pela epiderme, derme e anexos cutâneos. O curso da doença costuma ser muito agressivo, de difícil controle e prognóstico desfavorável. Objetivou-se definir o perfil do paciente que é acometido por essa doença e, dessa forma, tentar encontrar fatores prognósticos que possam ajudar a definir a melhorar a conduta clínica para esses pacientes. Foram analisadas as fichas clinicas de 80 cães com diagnóstico de linfoma cutâneo e coletado dados como raça, sexo, idade, peso corporal, apresentação clínica das lesões, alterações sistêmicas e laboratoriais, tratamento de eleição, resposta terapêutica e tempo de sobrevida. Foi possível observar que essa enfermidade acomete mais cães de médio a grande porte, sem predileção sexual, com apresentação clínica mais nodular e disseminada, com baixa resposta aos tratamentos instituídos. Todos os fatores em que foi comparada a taxa de sobrevida obtiveram um p>0,05, o que significa que estatisticamente não interferiram no prognóstico desses pacientes.