Artigos - Colégio Técnico Agrícola (CTA) - Jaboticabal

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • ItemArtigo
    Avaliação da viabilidade do pólen como possível indicativo de tolerância a altas temperaturas em genótipos de tomateiro
    (Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2000-08) Silva, Andreia Cristina T. Ferreira [UNESP]; Leite, Izabel Cristina [UNESP]; Braz, Leila Trevizan [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The objective of this research was to evaluate the behavior of five cultivars ( Carmem, IPA- 5, Principe gigante, Santa Clara TSW - 10 ) and tomato line ( CL5915), in relation to high temperature tolerance, using pollen viability. In the Experiment I the pollen was picked from different genotypes and germinated in glass slide containing Sacarose 10% and boric acid 100 mgL-1. The flowers were transferred to germination chamber with temperature regulated to 30ºC, 35º C, 40ºC and 45ºC during 1, 2, 3 and 4 hours. The parameters evaluated were pollen germination and polinic tube length. In the Experiment II the genotypes were grown in greenhouse and some agronomic trairs were analyzed. Based in pollen germination in vitro technique and the percentage of fruit set during growth in greenhouse, it was verified that exposition to higher temperatures, the line CL 5915 showed the highest pollen germination percentage and polinic tube length, like Santa Clara, that was initially considered as sensitivity standard to high temperature, it was one that showed low pollen germination percentage, as well low fruit set. In another way, difference in results were observed between techniques in vivo and in vitro were not verified.
  • ItemResumo
    O processo educativo: Cidadania?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Pompeu, Elisabete Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A iniciativa pretende apresentar como se desenvolvem as atividades do S.O.E. (Serviço de Orientação Educacional) do C.T.A (Colégio Técnico Agrícola ''José Bonifácio") da UNESP - CÂMPUS de Jaboticabal - SP. Trata-se de uma escola profissionalizante em regime de residência e que, num curto prazo de tempo, forma profissionais técnicos em agropecuária. O trabalho realizado pela O.E. (Orientadora Educacional), no referido estabelecimento, é de natureza psicossocial e tem por meta desenvolver, nos orientados, as capacidades e habilidades necessárias para conviver em sociedade, formação profissional, geral, enfrentar e resolver desafios. Buscando atender estes diferentes aspectos, desenvolveu-se um plano de trabalho que possibilite à O. E. lidar e administrar as diferenças existentes no cotidiano escolar procurando envolver todo grupo da escola. Esse trabalho, permite compreender e melhor direcionar as experiências, informações já adquiridas pelos alunos e as que virão durante a sua permanência no estabelecimento de ensino, reorganizando, planejando e implementando novas formas de ação. Cabe ressaltar que, este trabalho, desde seu inicio (1985), até o presente, passou por várias fases e adequações, acompanhando as exigências sociais e atualmente a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Num primeiro momento, foi realizado um amplo levantamento e caracterização da clientela, com a finalidade de obter subsídios para elaboração de um projeto de intervenção que compreendesse as necessidades da escola como um todo. De acordo com os resultados obtidos, foram definidas as prioridades. Nesta fase, estabeleceu-se como meta a realização de um trabalho especificamente dirigido ao aluno. Após avaliação do trabalho, verificou-se um grau de insatisfação entre o corpo docente, pois os resultados não correspondiam as respostas tradicionais e disciplinares esperadas por eles, e, consequentemente, desencadeou-se uma série de conflitos. Entretanto, a identificação das possíveis causas destes conflitos levou-nos a estudar, re(pensar) e re(planejar) as atividades da S.O.E, buscando alternativas de ação para minimizar os conflitos. O S.O.E. utilizou-se de diferentes estratégias para organizar um programa de orientação ocupacional. Para esse conjunto de atividades promovidas deu-se o nome de "Atividades de Desenvolvimento Pessoal". Estas compreendem: - Dinâmica de grupo, palestras informativas, visitas técnicas, etc. Diante das diversas áreas de atuação realizadas por esse serviço e em conseqüência do desenvolvimento de suas atividades, é de fundamental importância salientarmos o interesse e a solicitação de outros estabelecimentos de ensino, técnicos ou não, para que a O.E. do C.T.A fosse apresentar o seu trabalho, em suas unidades escolares. Essa troca de experiência profissional vem reafirmar a proposta da multireferencialidade entre as diferentes ciências. O intercâmbio entre as instituições escolares iniciou-se de forma não sistematizada, através de convites solicitando a apresentação do trabalho do S.O E . desenvolvido no C.T.A. A apresentação das atividades do S.O.E. possibilitou aos participantes de outras instituições educacionais a oportunidade de refletir sobre as questões educativas de seu cotidiano escolar, minimizando, assim, os seus conflitos e também a elaboração participativa do projeto de gestão pedagógica, utilizando diferentes métodos e técnicas. Concomitantemente a essas demandas, a O.E. do C.T.A. sempre esteve preocupada em incorporar, em suas atividades, as inquietações do mundo atual. Constatou-se que, neste final de século, as questões ambientais têm estado presente em todos os segmentos sociais, profissionais e nas diferentes áreas de conhecimentos. O S.O.E., estando inserido num contexto de ciências agrárias, entendeu a pertinência de programar atividades que permitissem discutir, refletir e incluir as questões ambientais no processo educativo do C.T.A. A O.E. evidenciou ser mais adequado e estratégico reservar essas questões numa atividade tradicional do C.T.A, a SETA - (Semana de Estudos Agropecuário), realizada anualmente, na qual são desenvolvidos diferentes cursos. Do conjunto de temas abordados durante esta semana estruturou - se um curso cujo tema principal foi - O Desafio do Profissional Frente a Questão Ambiental e elencaremos, a seguir, os assuntos debatidos:- A relação entre meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico, a conexão do homem com os recursos naturais e a atividade de produção agropecuária, a água, o solo, o clima. Também foram enfatizados os aspectos políticos, econômicos e, principalmente a legislação ambiental. A partir do desenvolvimento deste curso, programou-se outros eventos com a mesma temática, procurando conduzir o indivíduo a refletir sobre a importância do seu papel no ambiente em que vive. Essas questões passaram a fazer parte da ação do S.O.E. no C.T.A. e em outros estabelecimentos de ensino, quando solicitada. Para atender esta demanda de extensão, a orientadora educacional do C.T.A. organizou-se com professores dos Departamentos de Solos e Adubos e Engenharia Rural do câmpus de Jaboticabal e contou ainda com a assessoria de um professor do Departamento de Psicologia da Educação do Câmpus de Araraquara, estruturando um programa de ação educativa interagindo com questões do desenvolvimento e o equilibrio do meio natural. Formou-se, assim, uma equipe multidisciplinar integrando as diferentes ciências. O eixo da atividade proposta, quando apresentada em outro estabelecimento, consiste em desenvolver o trabalho em um período de oito horas divido em duas etapas de quatro horas cada uma. A primeira etapa inicia-se com a aplicação de diferentes técnicas de dinâmica de grupo, com a finalidade de proporcionar aos participantes momentos de reflexão com bases teóricas nas questões educativas de âmbito geral, aliando -se com as questões ambientais. Na Segunda etapa, apresenta-se um programa de forma mais técnica, onde são abordadas as especificidades dos recursos naturais e os impactos causados pelo seu manejo inadequado. Essa etapa interage com os assuntos abordados no período anterior, explorando desta forma seus aspectos técnicos e sua diversidade. No encerramento do encontro, utilizamos diferentes instrumentos visando avaliar e coletar informações, possibilitando assim, a manifestação dos participantes sobre os trabalhos, permitindo a projeção e o planejamento de novas etapas. As atividades desenvolvidas pela O.E. contam com a aprovação da atual direção do C.T.A; entretanto, vale a pena apontar no âmbito geral, alguns pontos que poderão comprometer nosso trabalho, tais como:- entraves burocráticos e dificuldades em romper os modelos tradicionais, ocasionando, assim, um descompasso que poderá comprometer os resultados. Concluímos, portanto, que com a realização desse trabalho, espera-se uma melhora no processo educativo, no entendimento das ações individuais, coletivas e suas conseqüências para o meio ambiente e a formação de cidadãos críticos e inovadores, estando aptos para enfrentar e resolver desafios além de propiciar um intercâmbio da universidade com a sociedade. Cabe, portanto, estarmos atentos a esses pontos para que possamos modificar o que já existe e romper os paradigmas.
  • ItemLivro
    Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2013: volume 2: metodologias de ensino e a apropriação de conhecimento pelos alunos
    (Cultura Acadêmica, 2015) Colvara, Laurence Duarte [UNESP]; Oliveira, José Brás Barreto de [UNESP]; Tosi, Pedro Geraldo Saadi [UNESP]; Celestino, Willena de Jesus Bispo [UNESP]; Barbosa, Maria Valéria [UNESP]; Carvalho, Marcus Vinícius de Souza Perez de [UNESP]; Rosa, Ana Paula [UNESP]; Fenerick, José Adriano [UNESP]; Lopes, Diego dos Santos Ferrari [UNESP]; Salles, Octavio Francioso [UNESP]; Ruiz, Renan Branco [UNESP]; Castro, Rosane Michelli de [UNESP]; Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]; Ribeiro, Aline Escobar Magalhães [UNESP]; Silva, Nelson Pedro da [UNESP]; Belluci, Aline Marques [UNESP]; Tommaselli, José Tadeu Garcia [UNESP]; Roxinol, Cláudia Dias [UNESP]; Giroto, Daiane Barbosa [UNESP]; Nobre, Silvania Lanfredi [UNESP]; Prado, Denize Francisco do [UNESP]; Nobre, Marcos Augusto de Lima [UNESP]; Santos, Marcilene dos [UNESP]; Carvalhal, Marcelo Dornelis [UNESP]; Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]; Schiavon, Laurita Marconi [UNESP]; Roveri, Paulo [UNESP]; Porto, Jaqueline [UNESP]; Lima, Letícia Bartholomeu de Queiroz [UNESP]; Deutsch, Silvia [UNESP]; Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]; Mondini, Fabiane [UNESP]; Souza, Antonio Carlos de [UNESP]; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]; Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]; Felix, Tatiane da Silva Pires [UNESP]; Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]; Santos, Ariana Aparecida Nascimento dos [UNESP]; Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP]; Fracon, Thais Lima [UNESP]; Ponce, Guilherme Lopes [UNESP]; Pereira, Caroline Galan de Souza [UNESP]; Antonio, Larissa Zangarini [UNESP]; Silva, Camila Rocha e [UNESP]; Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]; Yassuda, Ariane Seiko Kubo [UNESP]; Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]; Vieira, Jonas da Costa [UNESP]; Cunha, Victor Ferreira da [UNESP]; Rodrigues, José de Souza [UNESP]; Scarelli, Ariane [UNESP]; Zambon, Kátia Lívia [UNESP]; Marinho, Mariana de Toledo [UNESP]; Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]; Santos, Elisa Maria dos [UNESP]; Loretto, Jéssica Arantes [UNESP]; Cardozo, Bruna Santos [UNESP]; Garves, José Daniel Soler [UNESP]; Silva, Bruna Vargas Rocha da [UNESP]; Menezes, Natália Pires [UNESP]; Souza, Renata Junqueira de [UNESP]; Santos, Ana Laura Garro dos [UNESP]; Oittica, Cristine Reis [UNESP]; Martins Neto, Irando Alves [UNESP]; Batista, Josany Leme da Silva [UNESP]; Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]; Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]; Cavalari, Karina Freitas [UNESP]; Urbinati, Eliza [UNESP]; Maia, Diego Corrêa [UNESP]; Christofoletti, Anderson Luis Hebling [UNESP]; Silva, Márcia Pereira da [UNESP]; Moura, Monique [UNESP]; Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]; Domiciano, Douglas [UNESP]; Spinelli, Juliana Andrade [UNESP]; Veiga-Santos, Pricila [UNESP]; Vali, Larissa Oliveira [UNESP]; Leme, Luiz Renato Fukumoto [UNESP]; Ito, Claudemira Azevedo [UNESP]; Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]; Macedo, Thiago Padovan [UNESP]; Ginciene, Guy [UNESP]; Passini, Gabriel Katayama [UNESP]; Zuluaga, Carlos Federico Ayala [UNESP]; Seraphim, Marina Pires [UNESP]; Conte, Denis Rodrigo Del [UNESP]; Mello, Guilherme Oleinik de [UNESP]; Camuci, Guilherme Corrêa [UNESP]; Oliveira, Bruna Feitosa de [UNESP]; Scopinho, Renan Heli Vales [UNESP]; Sousa, Hilário Francisco de; Perusi, Maria Cristina [UNESP]; Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]; Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP]; Nunes, João Osvaldo Rodrigues [UNESP]; Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]; Verissimo, Victor Emmamuel Albertin [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); E. E. Professor Aderval da Silva
  • ItemArtigo
    Atividade viral do vírus respiratório sincicial bovino (brsv) em bezerros leiteiros
    (2012-04-01) Affonso, Ingrid Bortolin [UNESP]; Gatti, Sandra Possebon [UNESP]; de Medeiros, Andréa Souza Ramos [UNESP]; Buzinaro, Maria da Glória [UNESP]; Samara, Samir Issa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The purpose of the present study was to evaluate the antimicrobial activity of propolis extracts diluted in different solvents against bacteria from Staphylococcus genus. The study was performed in the Immunology and Microbiology Laboratory from Universidade Federal do Vale do São Francisco. The propolis extracts were prepared using brown propolis diluted in different solvents such as chloroform, methanol, ethyl acetate and grain alcohol. In order to determine the antimicrobial potential of extracts, agar well diffusion method was used, with controls for each diluent. After that, Minimum Inhibitory Concentration (MIC) and Minimum Bactericidal Concentration (MBC) methods were used. All tests were performed in triplicate. In the agar well diffusion test, the measurements of the inhibition zone for propolis extract were as follows: grain alcohol and propolis (2.88mm), methanol and propolis (2.41mm), chloroform and propolis (2.40mm) and ethyl acetate and propolis (0.83mm). The MBC of propolis extracts in different solvents were 93.75 μg/mL for grain alcohol, 375 μg/mL for chloroform and methanol and 3,000 μg/ml for ethyl acetate. Statistically significant differences were achieved comparing the inhibition zones of propolis diluted in grain alcohol and ethyl acetate (2.88 and 0.83 mm, respectively). Considering the low cost of therapy and the activity of the propolis against caprine mastitis pathogens, other studies regarding in vivo activity and chemical characterization are necessary, in addition to evaluation of the toxicological aspects of propolis extracts.
  • ItemArtigo
    Detection of antibodies against bovine respiratory syncytial virus (BRSV) in dairy cattle with different prevalences of bovine herpesvirus type 1 (BoHV-1) in São Paulo State, Brazil
    (Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2011-01-01) Affonso, Ingrid Bortolin [UNESP]; Gatti, Sandra Possebon [UNESP]; Alexandrino, Bruna [UNESP]; Oliveira, Monica Costa [UNESP]; Ramos de Medeiros, Andrea Souza [UNESP]; Buzinaro, Maria da Gloria [UNESP]; Samara, Samir Issa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Serum samples from three dairy farms classified as high (1, 78.6%), medium (2, 40.0%) and low (3, 1.6%) prevalence for bovine herpesvirus type 1 (BoHV-1) from São Paulo State, were collected to analyze the prevalence to the bovine respiratory syncytial virus (BRSV) by virus neutralization test. The BRSV observed prevalences for farms 1, 2, and 3 were 45.61%, 84.42%, and 54.09%, respectively. Farm 2 showed higher prevalence to BRSV (P < 0.0001) than farms 1 and 3, which were equivalent (P = 0.2291). Two risk factors, herd size and milder climate conditions, were associated to BRSV. The prevalence of BRSV in farm 1 was statistically lower than BoHV-1 prevalence (P < 0.0001). on the other side, farms 2 and 3 have prevalences of BRSV higher than of BoHV-1 (P < 0.0001 in both comparisons). We may conclude, at least for the studied farms, that BRSV and BoHV-1 did not interact and the differences observed between BRSV and BoHV-1 prevalences into each herd did not have epidemiological importance.