Educação (física) infantil: território de relações comunicativas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-12-01

Autores

Silva, Eliane Gomes da
Kunz, Elenor
Sant'Agostino, Lucia Helena Ferraz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Resumo

Com base na Semiótica de C. S. Peirce, o objetivo deste estudo é refletir sobre as temáticas do modo específico de ser criança, das suas singularidades/alteridades e da produção de linguagem/signos como condições fundantes que configuram a prática pedagógica com crianças, compreendida como experiência vívida e relações comunicativas no fluxo das semioses. O método utilizado é o abdutivo/indutivo proposto por Peirce, pelo qual pudemos estabelecer relações específicas com a Concepção Dialógica do Movimento Humano - Se-Movimentar.
Basándose en la Semiótica de C. S. Peirce, el objetivo de éste estudio es reflexionar sobre las temáticas de la forma específica de ser niño, de sus singularidades/ alteridades; y sobre la producción de lenguaje/signos como condiciones fundantes que configuran la práctica pedagógica con niños, comprendida como experiencia vívida y relaciones comunicativas en el flujo de las semioses. El método utilizado es el abductivo / inductivo propuesto por Peirce, por lo cual pudimos establecer relaciones específicas con la Concepción Dialógica del Movimiento Humano: Se-Movimentar.
Based on C. S. Peirce Semiotics, the goal of this study is to reflect about the specific way of being a child, of his/hers singularities/alterities; also about the production of languages/signs as fundamental conditions which configure the pedagogical practice with children as a vivid experience and communicative relations in the flow of semioses. The method is abductive/inductive, as considered by C. S. Peirce, through which we could establish some specific relations with the Dialogical Conception of Human Movement: Self-movement.

Descrição

Palavras-chave

Educação física infantil, movimento humano, semiótica, Educación física infantil, movimiento humano, semiótica, Children physical education, human movement, semiotics

Como citar

Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 29-42, 2010.