Impactos no meio físico da bacia hidrográfica do Córrego das Almas, Pouso alegre (MG): subsídios para a educação ambiental

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Data

2003-12-15

Autores

Rodrigues, Bárbara Evelini Pires Fonseca [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A proposta desta pesquisa constituiu-se no estudo dos impactos urbanos verificados na bacia do Córrego das Almas em Pouso Alegre (MG), tendo como enfoque o meio físico, a legislação ambiental em vigor e a educação comunitária. Para a identificação e análise dos impactos urbanos no meio físico da bacia, primeiramente, fez-se um levantamento bibliográfico referente à legislação ambiental (nas três esferas governamentais) e à classificação de impactos ambientais adotada no Estado de Minas Gerais, além de trabalhos de campo. Esta etapa forneceu subsídios para a elaboração e realização do programa de educação ambiental na Escola Dom Otávio. Este programa foi adaptado do Diagnóstico Rural Rápido, cujo princípio é a participação da comunidade local na diagnose da área de pesquisa. Com três módulos de trabalho, as educadoras desenvolveram a partir da percepção ambiental e embasamento teórico uma análise crítica do entorno da escola (considerando-o como bacia hidrográfica) e elaboraram um projeto de educação ambiental para a escola. Destacam-se como resultados principais desta pesquisa: a coletânea da legislação ambiental vigente, o histórico do uso e ocupação do solo na bacia do Córrego das Almas, o levantamento dos impactos do meio físico da bacia, os instrumentos didáticos elaborados na presente pesquisa (ficha de campo, mapa da área com base topográfica, fotos aéreas e matriz avaliativa), o programa de educação ambiental (P.E.A.) para a Escola e o projeto apresentado pelas professoras participantes do P.E.A.
The purposal of this reserch constitued by the study of the urban impacts verified at the Almas stream hidrographic basin in Pouso Alegre (MG), having as the main target the physical environment, the environment laws and the community education. For the identification and analysys of the urban impacts in the physical environment of the basin, was done a bibliographic research to the environment laws and to the classification of the environmental urban impacts adapted at the Minas Gerais state, besides field works. This phase has given subsides to the elaboration and realization of the environment educational program at Dom Otávio School. This program was adapted from the Diagnóstico Rápido Rural, which the principle is the participation of the local community in the research area diagnosis. Whith three blocks of work, the teachers developed starting from the environment perception and theoric embasement, a critical analysys surrounding the school (considering it a hydrographic basin) and elaborated a project of environment education to the school. Pointed out as the main results to this research: the collection of the nowadays environment laws, the historic of the use and occupation of the soil at the basin in the Almas stream, the analysys of the impacts at the physical environment in the basin, the didatic instruments created in this research (camp form, area map with topographic base, air photos, evaluative matrix), the program of environment education to the school and the project presented by the teachers.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Impacto ambiental, Solo - Uso, Environmental education

Como citar

RODRIGUES, Bárbara Evelini Pires Fonseca. Impactos no meio físico da bacia hidrográfica do Córrego das Almas, Pouso alegre (MG): subsídios para a educação ambiental. 2003. iv, 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.