Crenças de uma professora e de seus alunos acerca do processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública: contribuições para formação continuada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-02-02

Autores

Maitino, Lídia Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, de natureza etnográfica, teve por objetivo mapear as crenças inferidas das ações e do discurso de uma professora de língua inglesa e de seus alunos no contexto de ensino médio de uma escola pública, e analisar como a interação dessas crenças influencia o processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se, também, propiciar à professora momentos de reflexão sobre suas crenças e as de seus alunos, bem como contribuir para sua formação continuada por meio de leituras e discussões de textos. Em seguida, foram analisadas as possíveis contribuições dessas reflexões para seu discurso e sua prática pedagógica. Foi adotada uma abordagem contextual para o estudo das crenças (BARCELOS, 2001) e, para tal, o contexto histórico, político, ideológico, cultural e social foi retratado. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados utilizados no desenvolvimento desta pesquisa foram: questionários com perguntas abertas, autobiografia dos alunos, entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, observação de aulas, sessão de visionamento, sessão de história de vida, diário da pesquisadora, gravação das aulas em áudio e vídeo, gravações das conversas com a professora sobre suas crenças e as de seus alunos. Os dados revelaram alguns encontros entre as crenças inferidas do discurso dos alunos e da professora. Contudo, os maiores desencontros aconteceram entre as crenças e expectativas dos alunos e as ações pedagógicas da professora. Os efeitos do trabalho de formação continuada foram positivos, sinalizando mudanças não somente em nível de discurso, mas também nas ações pedagógicas da professora.
This ethnography-based study aimed at mapping the beliefs inferred from the actions and discourse of an English teacher and her high school students from a public school as well as analyzing how the interaction of their beliefs influences the teaching and learning process. It also aimed at providing the teacher with opportunities for reflection on her students. and her own beliefs as well as contributing for her professional development through the contact with and discussion of theories about teaching and learning foreign languages. After that, the possible contributions of such reflections for her discourse and actions were analyzed. A contextual approach (BARCELOS, 2001) was adopted, thus, the historical, political, ideological, cultural and social contexts were depicted. The instruments and procedures used for data collection were: open answer questionnaires, students. autobiography, informal and semi-structured interviews, audio and video recording of classroom interaction, stimulated recall, field notes and researcher.s journal. The results suggest some similarities between teacher.s and students. beliefs inferred from their discourse. However, the biggest mismatches were between students. beliefs and expectations and the teacher.s practice. Her development work effects were positive, pointing out some changes not only in her discourse but also in her practice.

Descrição

Palavras-chave

Beliefs, Teacher development, Public school, Reflection, Língua inglesa - Estudo e ensino, Língua inglesa - Formação de professores, Lingüística aplicada, Professores de ingles - Formação, Formação de professores - Crenças, Formação continuada de professores, Escola pública - Ensino de línguas, Crenças, Reflexão, Escola pública

Como citar

MAITINO, Lídia Maria. Crenças de uma professora e de seus alunos acerca do processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública: contribuições para formação continuada. 2007. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.