A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-08-08

Autores

Santos, Graziela Aparecida dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, interpretativista, de caráter intervencionista, tem como objetivo geral analisar como se dá a interação entre os aprendizes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Língua Espanhola, trabalhando em pares mediante o uso de tarefas, em contexto de sala de aula numerosa, de uma Universidade particular do interior paulista. A mesma tem, como objetivos específicos, examinar as características motivacionais apresentadas por tais alunos, trabalhando nessa configuração em pares por meio de tarefas, dada no decorrer do 2o. semestre de 2001, bem como os resultados apresentados no tocante a esse arranjo, em relação àquele do 1o. semestre do mesmo ano, em que os aprendizes trabalhavam a partir de aulas expositivas, ministradas por mim, professora-pesquisadora (PP), e configurados em um grupo único. A pesquisa foi dividida em duas fases, o 1o. e o 2o. semestres, cada qual como os alunos configurados em seu contexto específico, como abordado acima. A fim de se proceder à coleta e análise dos dados, foram utilizadas gravações audiovisuais, diários de pesquisa dos alunos participantes, questionários, entrevistas, notas de campo e meu diário de pesquisa. Os resultados mostram que os participantes analisados tiveram mais oportunidades para interagir social e comunicativamente no uso da língua-alvo com os parceiros e comigo, além de apresentarem um apoio mútuo frente à realização das tarefas, dado o trabalho colaborativo que realizaram. Paralelamente a isso, houve uma mudança considerável na conduta disciplinar dos alunos dessa turma. Essa acarretou melhores condições para o desenvolvimento de minha prática pedagógica em sala de aula, com relação a uma instrução mais coerente com a postura comunicativa que pretendo assumir, e ao desenvolvimento de um contato mais próximo entre professora e alunos, haja vista a impessoalidade que o contexto...

Descrição

Palavras-chave

Lingüística aplicada, Lingua espanhola - Estudo e ensino, Interação comunicativa, Tarefas comunicativas

Como citar

SANTOS, Graziela Aparecida dos. A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola. 2003. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003.