A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-06-30

Autores

Piteli, Mirela de Lima [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica e intervencionista (VAN LIER, 1988), realizada com alunos de uma 1ª. série do Ensino Médio de uma escola pública, cujo propósito é investigar como se caracteriza a relação entre as crenças desses alunos sobre leitura em língua estrangeira (LE) e o uso das estratégias de aprendizagem (EA) voltadas para a habilidade em questão. No primeiro momento, o foco de investigação deste estudo voltou-se para a identificação das crenças (BARCELOS, 1995, 2000; HORWITZ, 1998, 1999; PAJARES, 1992) que os alunos têm sobre leitura em LE (BRAGA E BUSNARDO, 1993; CARRELL et. alii, 1995; FAIRCLOUGH, 1989; KATO, 1995; KLEIMAN, 1989), bem como das estratégias de leitura por eles utilizadas (COHEN, 1998; O'MALLEY E CHAMOT, 1990, 1994; OXFORD, 1990). No segundo momento do percurso investigativo, durante o qual foi realizado um trabalho de conscientização sobre o uso das EA, a atenção centrou-se na análise de dois aspectos principais: a) o desempenho dos alunos como leitores em LE ao utilizarem as EA de maneira consciente e b) a relação entre suas crenças sobre leitura e as EA das quais eles se utilizam. Para o desenvolvimento desta investigação, os seguintes procedimentos e instrumentos foram utilizados para a coleta dos dados: observação direta das aulas, gravações em áudio, questionário semi-estruturado, entrevista semi-estruturada, sessões de protocolo verbal e logs. Esses dois últimos, em especial, possibilitaram o acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos durante leituras em inglês. A análise dos dados sugere que há uma estreita relação entre as crenças que os alunos têm sobre leitura em LE e o uso das EA, sendo que estas são influenciadas por aquelas.
The purpose of this dissertation is to present the results of a qualitative research of an etnographic and interventionist nature (VAN LIER, 1988), which was carried out with high school students from a 1st grade in a state school. The study focuses on the relation between the learners' beliefs concerning reading in a foreign language - English (FL) and the learning strategies (LS) used by them. In the first stage, the investigation turned to the identification of the beliefs (BARCELOS, 1995, 2000; HORWITZ, 1998, 1999; PAJARES, 1992) that students have about FL reading (BRAGA E BUSNARDO, 1993; CARRELL et. alii, 1995; FAIRCLOUGH, 1989; KATO, 1995; KLEIMAN, 1989), as well as the LS (COHEN, 1998; O'MALLEY E CHAMOT, 1990, 1994; OXFORD, 1990) they used during the reading act. In the second stage of the investigative route, throughout which students went through an awareness process about the existence and the use of LS, the analysis focused on two main aspects: a) the students' performance as FL readers when they made conscious use of the LS and b) the relation between their beliefs and the LS which they used. In order to develop this study, the following research procedures and instruments were used to collect data: classroom observation, audio recording, semi-structured questionnaires, a semi-structured interview, verbal protocols and logs. These two last ones, specifically, allowed a close monitoring of the students' performance during the reading process. The data analysis suggests that there is a close relation between the learners' beliefs concerning FL reading and the use of LS in that the former influences the latter.

Descrição

Palavras-chave

Learning strategies, Reading - Beliefs, Língua inglesa - Estudo e ensino, Lingüística aplicada, Leitura - Crenças de alunos, Estratégias de aprendizagem

Como citar

PITELI, Mirela de Lima. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem. 2006. 206 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.