Imagem: para quê e para quem? Elemento da realidade presente no conhecimento geográfico e identificado em diferentes tipos de texto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-08-09

Autores

Belo, Evelyn Monari [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise comparativa entre diferentes tipos de texto - literário e didático - a partir das imagens que elaboramos e/ou evocamos e que resultam da interpretação dos mesmos. Tomamos como referencial em nossa análise o homem, presente tanto na obra literária Os Sertões, de Euclides da Cunha, como nas apostilas de Geografia, Ensino Médio, do Programa de Educação à Distância Telecurso 2000 (TC 2000). Como resultado da análise temos os tipos humanos, que possibilitam a busca pelo entendimento de imagens que, revelando suas diferenças, revelam também diferentes visões do mundo na atual realidade.
This work has objective presents a comparative analysis among different text types - literary and didactic - starting from the images that we elaborated and/or we evoked and they result of the interpretation of the same ones. We took as referencial in our analysis the man, presents so much in the literary work Os Sertões, of Euclides da Cunha, as in the study aids of Geography, Medium Teaching, of the Program of Education at the Distance Telecurso 2000 (TC 2000). A result of the analysis we have the human types, that your possibility us the search for the understanding of images that, revealing their differences, they also reveal different visions of the world in the current reality.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Educação, Visions of the world, Images

Como citar

BELO, Evelyn Monari. Imagem: para quê e para quem? Elemento da realidade presente no conhecimento geográfico e identificado em diferentes tipos de texto. 2005. 142 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.