
 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

Rede Manchete – um estudo de caso

Projeto de Conclusão de Curso apresenta-
do por Renan Milanez Vieira, sob a orien-
tação da Professora Ms. Maria Helena Ga-
mas, ao Departamento de Comunicação 
Social, como requisito parcial para a ob-
tenção do título de Bacharel em Comuni-
cação Social - Habilitação em Jornalismo

Bauru (SP)
2009



RENAN MILANEZ VIEIRA

Rede Manchete – um estudo de caso

Projeto de Conclusão de Curso apresenta-
do ao departamento de Comunicação So-
cial da Faculdade de Arquitetura, Artes e 
Comunicação da UNESP – Universidade 
Estadual Paulista – campus de Bauru, sob 
a orientação da Professora Ms. Maria He-
lena Gamas. 

Bauru (SP)
2009



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

TERMO DE APROVAÇÃO

O Projeto de Conclusão de Curso “Rede Manchete – um estudo de caso”, ela-
borado por Renan Milanez Vieira foi aceito e __________________, pela Banca 
Examinadora como requisito parcial à obtenção do Grau de Bacharel em Comu-
nicação Social Habilitação em Jornalismo, junto ao Departamento de Comunicação Social da 

FAAC – UNESP, campus de Bauru (SP).

Bauru,             de dezembro de 2009.

Prof. Dr. Érika de Moraes (USC/BAURU)
Membro da Banca Examinadora

Prof. Ms. Ana Cristina Biondo Salomão (FAAC/UNESP)
Membro da Banca Examinadora

Prof. Ms. Maria Helena Gamas (FAAC/UNESP)
Orientadora

Presidente da Banca Orientadora



Agradecimentos

A concretização deste trabalho trouxe sem dívida uma grande satisfação pessoal. No entanto, 

alegria maior eu recebi das pessoas que me ajudaram a fazer com que essa monografia tivesse 

o formato que eu apresento aos leitores. A alegria de poder contar com a dedicação e o apoio de 

algumas pessoas foi algo inesquecível.

Dessa forma dedico esse trabalho à professora Maria Helena Gamas, pelo apoio e por 

acreditar no meu potencial; ao Tiago Luiz Aguiar de Souza, pelas correções, orientações, pelo 

apoio e pela presença em todos os momentos. 

À professora Érika de Moraes pela consideração nesses anos na Universidade Estadual 

Paulista - Bauru. À professora Ana Cristina Biondo Salomão, por me ensinar tantas coisas e 

pela disposição para tantas coisas.

Aos amigos: Henrique Luiz Perrone Ferraresso; Loreta Fagionato; Marília Siqueira.

Enfim, à Universidade Estadual Paulista, esse lugar que permitiu que eu encontrasse pes-

soas que marcaram a minha vida.

Obrigado.



RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo verificar por meio do jornal Folha de São Paulo o processo de 

crise e venda da Rede Manchete de televisão, em 1998 e 1999. A emissora foi fundada pelo 

empresário Adolpho Bloch em 1983 e foi uma das cinco maiores redes do Brasil. Destacou-se 

no jornalismo e na teledramaturgia, além de contribuir na disseminação da cultura pop japonesa 

com a exibição de séries e animações japonesas. Além da análise da crise e venda da Manchete 

será abordado o papel dessas produções na história da emissora.

Palavras-chave: história da televisão brasileira, TV Manchete, cultura pop japonesa



Lista de Ilustrações

Ilustração 1 – Rede Manchete 1983				                                                       07 

Ilustração 2 – Grade de programação Rede Manchete 1983. Fonte: Folha de São Paulo         08

Ilustração 3 - Revista Veja, 9 de maio de 1990                                                                          14

Ilustração 4 – Cavaleiros do Zodíaco: Rede Manchete 1994, 1997                                          20

Ilustração 5 – Samurai Warrios, Sailor Moon e Shurato – Rede Manchete 1996                      22

Ilustração 6 - Grade de programação Rede Manchete 1994. Fonte: Folha de São Paulo          24

Ilustração 7 - Grade de programação Rede Manchete 1997. Fonte: Folha de São Paulo          26

Ilustração 8 – Imagens exibidas pela Rede Manchete, denunciando o atraso no pagamento do 

salário dos funcionários da emissora. Fonte: Rede Manchete – 1998                                       30

Ilustração 9 – Vinheta Rede Manchete – Rede Gospel de Comunicação – 1999                      31



Sumário

Introdução											                

1. Aspectos referentes à televisão brasileira							           01

1.1 A questão das concessões e da audiência							           01

1.2 Breve histórico da televisão brasileira							          02

1.3 Metodologia: o estudo de caso								           05

2 Os primeiros passos da Rede Manchete (1983 – 1991)					         07

2.1 O gênero TOKUSATSU impulsiona a Rede Manchete					         10

2.2 Os investimentos em teledramaturgia (1990-1992)					         13

3 A venda para o grupo IBF (1992-1993)							           16

4 A reestruturação da Rede Manchete (1994 – 1997)					                           18

4.1 O boom da animação japonesa no Brasil							           18

4.2 A retomada na teledramaturgia								            23

5 A crise contada pela Folha de São Paulo Rede Manchete (1998 – 1999)			       27

5.1 Os primeiros sinais de crise (1998)							           27

5.2 A crise da Manchete contada pelo jornal Folha de São Paulo (1998 – 1999)		      29

Considerações										              	     35

Referências											               39



Introdução

Adolpho Bloch nasceu no dia 8 de outubro de 1908 na Ucrânia. Sua família era de origem ju-

daica e seu pai, tipógrafo, tinha uma gráfica na cidade em que moravam. Na década de 20, em 

virtude da Revolução Russa, a Ucrânia foi alvo de várias manifestações políticas, que resultaram 

na formação da República Soviética da Ucrânia. Foi também um período de várias perseguições 

a grupos sociais, como os de origem judaica. Temendo essa perseguição, a família de Adolpho 

Bloch decidiu sair do país para se refugiar em outro local. Embora tivessem intenção de ir para 

os Estados Unidos, Adolpho e sua família acabam se refugiando no Brasil. Chegam ao Rio de 

Janeiro em 1922. 

Após se instalarem na cidade, a família Bloch criou, no Rio de Janeiro, a gráfica Joseph 

Bloch & Filhos. Os serviços inicialmente se restringem à impressão de folhetos, convites e ma-

pas. Com o tempo, a gráfica cresce e passa a imprimir publicações editoriais de outros grupos de 

mídia, como revistas e suplementos.

Na década de 50, Adolpho Bloch, considerado como um empresário de sucesso no ramo 

gráfico, tinha o sonho de ter sua própria revista semanal. Nessa época, o empresário já tinha pu-

blicado títulos em outros segmentos editoriais, faltava-lhe mesmo um periódico que cobrisse os 

principais acontecimentos históricos do mundo. Foi com esse objetivo que nasceu a revista Man-

chete. Logo na primeira edição, esclarece Oliveira (2004)1, Manchete já mostrou bons resultados 

em vendas, a publicação esgotou nas bancas em três dias. O sucesso alcançado com a revista 

Manchete fez com que os negócios de Adolpho Bloch crescessem, montando a Bloch Editores, 

que além de Manchete, lançou outras revistas, como Pais e Filhos, Ele e Ela e Mulher de Hoje.  

Os investimentos em rádio e televisão ocorreram a partir da década de 80. Foi nessa época 

que Adolpho Bloch lançou as redes de rádio Manchete FM, com cinco emissoras no Brasil (São 

Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Recife) e Manchete AM  (Rio de Janeiro). Já o projeto 

da Rede Manchete de televisão só se concretizou em 1983.

O objetivo desta pesquisa é fazer um estudo de caso sobre a venda da Rede Manchete de 

televisão, emissora que durante as décadas de 80 e 90 foi considerada como uma das principais 

redes de televisão do Brasil. Contribuiu na divulgação da cultura popular brasileira, por meio 

da exibição de novelas como Pantanal, Tocaia Grande, Xica da Silva e Mandacaru e também na 

transmissão de eventos o carnaval do Rio de Janeiro, além de difundir no Brasil elementos da 

1 OLIVEIRA, João Paulo; CASTRO, Thell Fernando Gabriel; GODI JUNIOR, Wanderley. O nascimento, o auge e a decadência das redes Tupi, Excelsior e 

Manchete. 2004.  Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de Ribeirão Preto, São Paulo, 2004. 



cultura pop japonesa, por meio de séries e desenhos animados japoneses. 

Para analisar a crise e venda da TV Manchete, será utilizado como corpus de pesquisa o 

jornal Folha de São Paulo. Definiu-se por utilizar esse tipo de documentação como corpus de 

pesquisa devido ao fato de a venda da Rede Manchete ser um fato histórico recente e também 

pelo fato de que o jornal fez grande cobertura sobre o assunto e praticamente todos os dias 

apresentava informações a respeito do tema. Na construção da história da TV Manchete, será 

usado como fundamentação teórica os trabalhos de Oliveira (2004), Francfort (2008), que re-

alizaram estudos históricos sobre a Rede Manchete. Além disso, outros trabalhos referentes à 

história da televisão brasileira também servirão como fundamentação, como as obras de Mira 

(1995), Mattos (2002) e Bolaño (2004).  

O primeiro capítulo apresentará alguns conceitos relacionados à televisão, como a 

questão da audiência e das concessões e também um breve histórico da televisão brasileira, 

das primeiras transmissões, em 1950, até o surgimento da Rede Manchete, em junho de 

1983. Haverá um enfoque nas redes Tupi e Excelsior, porque foi por meio das concessões 

dessas redes que se compôs a emissora de Adolpho Bloch.  

 O segundo capítulo tem como tema os primeiros anos da Rede Manchete e os inves-

timentos iniciais para compor a rede de televisão. Foi nessa época também que ocorreram 

as primeiras transmissões de um evento que se tornaria marca da emissora dos Bloch, a 

transmissão do carnaval brasileiro. Fora isso, destacam-se os investimentos em teledra-

maturgia e a exibição de séries japonesas intituladas TOKUSATSU, que impulsionaram a 

programação da emissora, atraindo audiência e receita publicitária.

Já o capítulo três trata da venda da Rede Manchete para o Grupo IBF em 1992. O grupo 

administrou a emissora por cerca de um ano, porém já no ano de 1993 por questões administra-

tivas a venda da emissora foi cancelada e a TV Manchete retoma ao controle do grupo Bloch.

O quarto capítulo mostra de que forma a família Bloch reestrutura a programação da 

emissora após o período de administração IBF. Destacam-se a retomada na produção de 

teledramaturgia e sucesso alcançado com a exibição de animações japonesas, que provoca-

ram um grande fenômeno na década de 90. 

O quinto capítulo abordará os anos de 1998 e 1999. Nesse capítulo também será definido o concei-

to de estudo de caso e as questões referentes à essa metodologia de pesquisa e a delimitação do corpus, 

das matérias do jornal Folha de São Paulo referentes à venda da Rede Manchete de televisão. Nas consi-

derações, será mostrado os desdobramentos do grupo Bloch após a venda da TV Manchete. 



01

1. Aspectos referentes à televisão brasileira

1.1 A questão das concessões e da audiência 

Televisão e rádio são considerados veículos de radiodifusão por transmitirem conteúdo por 

meio de ondas eletromagnéticas, ou seja, esses meios se utilizam de uma faixa de um espectro 

eletromagnético para transmitir seus sinais. Esse espectro eletromagnético é bem natural e li-

mitado. Dessa forma, a fim de que haja um uso adequado desse espectro, foi criado um órgão 

encarregado de estabelecer padrões técnicos e legais para o setor de radiodifusão, trata-se da 

ITU – International Telecommunications Union. Cada país estabelece suas regras para a distri-

buição de seu respectivo espaço no espectro. No Brasil, por exemplo, o modelo brasileiro de 

controle de mídia eletrônica é por meio de outorgas e licenças por parte do Governo Federal, 

com base no Código Brasileiro de Telecomunicações, instituído desde 1962. 

O Código Brasileiro de Telecomunicações define que o acesso aos serviços de radiodifu-

são são definidos por atos administrativos, de natureza contratual. São processos de concessão, 

definido pelo Presidente da República e permissão, definido pelo Ministério das Comunica-

ções. Todos esses processos também são submetidos também ao Congresso Nacional. Almeida 

(1995) esclarece a diferença entre os dois atos administrativos:

A concessão é um ato administrativo [...] do poder público, de natureza con-
tratual, pelo qual o poder executivo outorga a terceiros a faculdade de explo-
rar em nome da União Federal, por tempo determinado e por conta própria, 
serviços de rádio e televisão, em nível nacional ou regional. Há ainda a per-
missão, que corresponde a outro ato administrativo, só que precário, pelo 
qual o poder executivo outorga a terceiros a faculdade de explorar em [...] 
nome da União Federal, por prazo determinado, serviços de radiodifusão de 
caráter local (ALMEIDA, 1995, p. 173)

Um grupo interessado em explorar os serviços de televisão no Brasil deve submeter uma 

proposta ao Ministério das Comunicações, que fará um estudo de viabilidade técnica. Passada 

essa etapa, o processo ainda deverá ser submetido ao Congresso Nacional e ser aprovado pelo 

Presidente da República ou pelo Ministério das Comunicações, no caso de concessões ou per-

missões. Além disso, um grupo que deter uma concessão de televisão pode transferi-la a tercei-

ros, desde que a transferência seja aprovada pelo Governo Federal. Dentre os vários motivos 

que fazem com que essa transferência ocorra, destacam-se os fatores ligados a questões finan-



02

ceiras, ou seja, uma emissora comercial necessita de grandes investimentos para criar uma pro-

gramação atrativa à audiência e também ao mercado publicitário. Isso porque os investimentos 

em publicidade são definidos com base em pesquisas de opinião pública, que determinam o 

público de um programa, de uma programação e até mesmo o perfil de uma rede de televisão.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística – Ibope – é desde 1942, ano 

de criação do instituto, o líder no Brasil em pesquisas de opinião pública. É uma das principais 

fontes para especialistas em mídia, emissoras de televisão e agências de publicidade para saber, 

por exemplo, o alcance de um programa de televisão, ou seja, sua audiência; ou ainda, saber em 

qual parcela da população esse programa apresenta mais popularidade.

Dora Câmara, diretora comercial do Ibope, reforça a tese de que os investimentos em pu-

blicidade ocorrem com base em números de audiência. É também por isso que os números de 

audiência são um dos fatores mais importantes na construção de uma programação: 

As emissoras trabalham embasadas nos dados de pesquisa que o Ibope está 
fornecendo e com outras informações que dispõem. A audiência é o que de-
termina o preço da programação. Os programas valem mais ou menos em 
função do número de pessoas que os assiste. A responsabilidade sobre esses 
números, portanto, é imensa. (JUNIOR, 2001, p. 109)

Dessa forma, percebe-se uma relação composta entre ibope, que se tornou sinônimo de 

audiência, e o custo de anúncios publicitários. Se um programa alcança uma audiência  ou ibope 

alto significa dizer que há uma faixa considerável de pessoas assistindo a esse programa e isso, 

conseqüentemente, reflete nos preços fixados na hora de vender as cotas de patrocínio a empre-

sas interessadas em anunciar seus produtos, ou seja, quanto maior a audiência de uma atração, 

maior será seu custo de anúncio. Como os anúncios publicitários são uma das principais fontes 

de renda de uma emissora, compreende-se o porquê dos índices de audiência exercerem tanta 

influência na programação das redes de televisão. 

1.2 Breve histórico da televisão brasileira

O objetivo deste capítulo é traçar um histórico da televisão brasileira até o surgimento da Rede 

Manchete de televisão, em junho de 1983. Será abordado o surgimento da Rede Tupi, a pri-

meira emissora do Brasil e da América Latina, sua evolução e crise, que resultou na cassação 

de suas concessões, em julho de 1980. Além da TV Tupi, será descrita também a história da 

Rede Excelsior, pioneira ao aplicar no Brasil o que se conhece hoje por programação horizontal 

e vertical. É relevante conhecer a história dessas emissoras, pois foi em virtude de suas crises 



03

que o Governo Federal cassou seus transmissores e suspendeu suas concessões, fazendo uma 

licitação para formar duas novas redes, na década de 80. Os vencedores das concessões da Tupi 

e da Excelsior foram Silvio Santos, que formou o Sistema Brasileiro de Televisão, e Adolpho 

Bloch, proprietário da Bloch Editores, um conglomerado da imprensa brasileira, cujo veículo 

de destaque era a revista Manchete, que formou a Rede Manchete de Televisão.

Na década de 40 os Diários Associados eram um conglomerado de mídia brasileira, com 

propriedade de jornais e rádios em todo o país. Seu presidente e fundador, Francisco de Assis 

Chateaubrind, em uma visita aos Estados Unidos, conheceu por acaso a televisão. Segundo 

Furtado (1988), em julho de 1944, Assis Chateaubriand foi aos Estados Unidos com o objetivo 

de conhecer alguns veículos de comunicação desse país. Ao visitar a General Eletric e a RCA 

(Radio Corporation of América), primeiras empresas americanas a construir transmissores e 

aparelhos de televisão, o empresário brasileiro foi apresentado ao então recente meio de comu-

nicação. Impressionado, Chateaubriand mostrou interesse em trazer a televisão para o Brasil. 

Contudo, foi advertido pelo general Sarnoff, presidente da RCA:

“Televisão é um negócio só para países desenvolvidos e para empresas que 
tenham capacidade econômica. Como a sua empresa não tem porte para isso 
e o Brasil é um país subdesenvolvido, não há condições de ter televisão nas 
próximas décadas”. Isso irritou profundamente o Chateaubrind, que imedia-
tamente resolveu comprar dois transmissores para montar duas estações de 
televisão no Brasil. (FURTADO, 1988, p. 59)

Embora tenha sido advertido, Chateaubriand acabou comprando da General Eletrics um 

transmissor de seis quilowatts para ser instalado na cidade de São Paulo, e outro, para ser insta-

lado no Rio de Janeiro. Ao chegar ao Brasil, o empresário anunciava pelos jornais a chegada do 

novo veículo de comunicação ao Brasil. Em 18 de setembro de 1950 entrava no ar a PRF-3 TV 

Tupi de São Paulo. Já a TV Tupi do Rio de Janeiro só entrou no ar em 20 de janeiro de 1951. 

Até a década de 60, segundo Castro (2004), havia cinco emissoras na capital paulista. 

Eram elas: A TV Cultura, canal 2, dos Diários Associados; A TV Tupi, canal 4; a TV Paulista, 

canal 5, das Organizações Victor Costa; a TV Record, canal 7, de propriedade de Paulo Ma-

chado de Carvalho e a TV Excelsior, canal 9, de Mário Wallace Simonsen e José Luis Moura.

A TV Excelsior conseguiu alcançar um sucesso rápido em virtude das medidas adminis-

trativas tomadas pelos gerentes da emissora, como a valorização do artista, oferecendo salários 

mais atrativos do que os das concorrentes, e também com um novo modelo de administração, 

diferente do das outras televisões. Castro (2004), esclarece que esse modelo era baseado em 



04

conceitos oriundos das televisões americanas:

Entre as idéias dos dirigentes da TV Excelsior também estava uma forma-
ção de rede de televisão, baseado no formato network norte-americano, com 
ligação via satélite. Além disso, a emissora já estava brigando com as ou-
tras emissoras, Tupi, Record e Paulista pelo primeiro lugar no ranking de 
audiência. Se atualmente vemos emissoras com “top” para cinco segundos, 
oferecimento e chamadas de programas ao longo do dia, programação hori-
zontal e vertical, entre outras inovações, se deve muito à TV Excelsior e seu 
pioneirismo. (CASTRO, 2004, p. 50)

O sucesso e as inovações da Excelsior, contudo, não permitiram que a emissora não so-

fresse perseguições políticas, sendo que estas foram fundamentais para que se compreenda os 

motivos do fim da emissora:

Em seu apogeu, a TV Excelsior liderava a audiência em São Paulo e no Rio 
de Janeiro. Tinha prestígio e credibilidade. Mas os problemas políticos que 
aconteciam no Brasil nessa época contribuíram decisivamente para sua pre-
coce extinção anos depois. Mário Wallace Simonsen, até mesmo por força 
de sua atividade exportadora, apoiou incondicionalmente o presidente João 
Goulart. Com o golpe militar ocorrido em 31 de março de 1964, a situação 
das pessoas ligadas ao presidente e ao governo federal ficou complicada, com 
inúmeras perseguições políticas e econômicas. (CASTRO, 2004, p. 71 e 72)

Em 1965, a emissora foi vendida para Edson Leite, Alberto Saad e os donos do grupo Fo-

lha de São Paulo, Otávio Frias e Carlos Caldeira. Esse grupo ficou no comando da TV Excelsior 

até 1967, quando a televisão foi recomprada pela família Simonsen.

No entanto, já no final da década de 60 a Excelsior contava com cerca de dezesseis pedi-

dos de falência. No dia 28 de setembro de 1970 o presidente Emílio Garrastazu Médici assinou 

o decreto que cassava os canais do Rio de Janeiro e de São Paulo da TV Excelsior. 

Já a TV Tupi mostrou os primeiros sinais de crise na década de 70. Nessa mesma época 

cogitou-se que a emissora seria vendida para o grupo Abril, no entanto a negociação não foi 

aprovada pelo Governo Federal. Em 16 de julho de 1980, o então ministro das Comunicações 

Said Farhat anunciou em Brasília que o presidente João Figueiredo não renovaria sete das noves 

concessões que compunham a Rede Tupi de televisão. Desse modo, os transmissores da TV 

Tupi de São Paulo, TV Tupi do Rio de Janeiro, TV Itacolomi, TV Rádio Clube, TV Marajoara, 

TV Ceará e TV Piratini foram lacrados e encerrava-se a primeira rede de televisão da América 



05

Latina. Castro (2004) considera que a falência da TV Tupi se deu por “má gestão administra-

tiva e financeira [...] e a falta de apoio do governo militar  no final da década de 70, quando a 

emissora foi liquidada”.

No início da década de 80, o Governo Federal abriu a concorrência para a forma-

ção de duas novas redes de televisão a partir de nove canais, oriundos das redes Tupi e 

Excelsior. Dos nove grupos inscritos, seis foram aceitos pelo governo para enviarem suas 

propostas, são eles: Televisão Abril Ltda., Rádio Jornal do Brasil Ltda., Visão Rádio e TV 

S/C Ltda. TV Manchete Ltda., Rádio e TV Universitária Metropolitana Ltda. e o Sistema 

Brasileiro de Televisão S/C Ltda.

Mira (1995) explica que os grupos Abril e Jornal do Brasil eram considerados francos 

favoritos, pois haviam apresentados as melhores propostas técnicas. Porém, os demais grupos 

demonstraram-se mais alinhados ao governo militar, o que vinha de encontro aos interesses dos 

militares para as próximas eleições presidenciáveis: 

O governo queria garantir apoio incondicional a seus candidatos nas elei-
ções de 1982. Silvio Santos e Adolpho Bloch foram considerados, sob esse 
ponto de vista, mais confiáveis. Sua escolha pelo general Figueiredo foi vista 
como uma “ação entre amigos”, na base da velha política de troca de favor.

1.3 Metodologia: o estudo de caso

Como estratégia de pesquisa, o estudo de caso favorece o pesquisador a analisar e interpretar 

fenômenos sociais complexos, delimitados em um contexto definido. Yin1 (2005) enumera 

duas etapas fundamentais na construção de uma pesquisa fundamentada na metodologia de 

estudo de caso: a formulação das questões de pesquisa e a construção das evidências para se 

comprovar essa tese.

É por meio das questões de pesquisas levantadas pelo pesquisador que se pode 

direcionar à metodologia mais adequada. O estudo de caso é focado em questões expla-

natórias, que necessitam ser delimitadas em um espaço de tempo para análise. Definidas 

as questões, parte-se para a escolha da fonte necessária para se comprovar as hipóteses 

da pesquisa. Yin (2005) destaca seis fontes de pesquisa para a coleta das evidências de 

pesquisa. São elas: documentos, registros em arquivo, entrevista, observação direta, ob-

servação participante e o uso de artefatos físicos.

1	  Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi – 3 edição – Porto Aledre: Bookman, 2005.



06

Neste estudo de caso as questões de pesquisa são de características explanatórias, busca-

se interpretar um fenômeno histórico recente por meio de registros de arquivo do jornal Folha 

de São Paulo. Ao mesmo tempo, para compor e relacionar esse fenômeno recente, no caso a 

venda da Rede Manchete, a outros eventos já registrados por meio de obras históricas, será utli-

zada também referências bibliográficas e documentos, com o objetivo de compor a história da 

Rede Manchete e enumerar os principais fatos relacionados à emissora, que influenciaram nos 

desdobramentos ocorridos nos anos de 1998 e 1999. 

Dentre as referências usadas para compor a história da emissora dos Bloch, destacam-

se os trabalhos de Oliveira (2004) e o de Francfort (2008). Na obra de Oliveira (2004) a 

trajetória da Rede Manchete foi dividida em duas fases: a primeira inicia-se em 1981 e segue 

até 1993, época de nascimento da Rede Manchete e consolidação da rede; de 1993 a 1997, 

momento em que as produções da emissora alcançam sucesso e são lembradas pelo público. 

Embora aborde a questão da venda da TV Manchete, a ênfase do trabalho se dá na evolução 

da rede de televisão. Francfort (2008) realiza também um estudo hitórico da Manchete, po-

rém com uma abordagem mais descritiva, com ênfase na descrição dos programas produzidos 

e com entrevistas de pessoas ligadas à TV Manchete e ao grupo Bloch. Além dessas obras, 

outros trabalhos referentes à história da televisão no Brasil como os de Mira (1995), Junio 

(2001), Bolaño (2004) e Mattos (2002).

O corpus de pesquisa deste estudo de caso, como já foi mencionado, é o jornal Folha 

de São Paulo. Os motivos da escolha se relacionam à ampla cobertura que o jornal fez do 

episódio da venda da TV Manchete, trazendo diariamente desde os primeiros sinais de crise 

da emissora até os desdobramentos ocasionados após a venda da emissora. Foram selecio-

nados notícias dos cadernos Folha Dinheiro, Folha Cotidiano, Folha Ilustrada e TV Folha, 

no período de 30 de setembro de 1998, época em que a TV Manchete anuncia um corte no 

quadro de funcionários, um dos primeiros sinais da crise da emissora, a 15 de maio de 1999, 

quando foi noticiada pelo jornal a assinatura do ministro das Comunicações Pimenta da Veiga 

confirmando a venda da TV Manchete. 



07

2 Os primeiros passos da Rede Manchete (1983 – 1991)

Adolpho Bloch desembolsou 50 milhões de dólares para o desenvolvimento inicial da Rede 

Manchete. Gastou essa quantia com a aquisição de filmes e com a compra de equipamentos 

para a criação da rede. Foram construídas cinco torres de televisão em dois anos, nas cidades 

de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, onde o empresário recebeu 

as concessões. A identidade visual da rede de televisão ficou a cargo da agência de publicidade 

DPZ. Sobre o processo de criação, o publicitário Francesc Petit explica que:

a encomenda era simples e clara. O Jaquito, diretor do grupo Bloch, 

pediu que a marca mostrasse as cinco áreas de atuação, as rádios AM e 

FM, a editora, a gráfica e a televisão. Tinha que juntar os cincos elemen-

tos em uma só imagem. Não foi fácil achar o caminho, mas finalmente 

cheguei ao “M” da Manchete, com os cincos pólos nas extremidades. 

Era uma ótima solução, a marca passava a idéia do mundo da tecnolo-

gia eletrônica.

Ilustração 1 - Rede Manchete 1983



08

No dia 5 de junho de 1983, domingo, às 19h, iniciavam-se as transmissões da Rede Man-

chete. A emissora iniciou com um discurso do presidente da televisão e do grupo Bloch, Adol-

pho Bloch, seguido por depoimento de políticos. Em seguida, entrava no ar o show intitulado 

“Mundo Mágico”, seguido, às 22 horas, pela exibição do filme “Contatos Imediatos de Primeiro 

Grau”, de Steven Spielberg. A programação de estréia da TV Manchete saiu do ar à uma da 

manhã. Quanto aos resultados, Mattos (2002) destaca que sua estréia abalou a liderança em 

audiência da Rede Globo:

A estréia da Rede Manchete foi excepcional, atingindo picos de audi-

ência que incomodaram a Rede Globo. “O Mundo Mágico” atingiu a 

marca de 33 pontos no ibope contra 35 do “Fantástico, o show da vida”, 

da Globo. O filme de Spielberg, por sua vez, alcançou, naquele dia, a 

liderança de audiência, obtendo 27 pontos contra apenas 12 da Globo. 

(MATTOS, 2002, p. 197)

A filosofia de programação da Manchete foi a de oferecer uma opção de qualidade na 

televisão, com atrações voltadas para as classes A e B, ou seja, para um público de maior poder 

aquisitivo. Pode-se dizer que os pilares de conteúdo eram o jornalismo, filmes, séries e a pro-

gramação infantil, como mostra o site Rede Manchete – qualidade em primeiro lugar:

Ilustração 2 – Grade de programação Rede Manchete 1983. Fonte: Folha de São Paulo



09

O “Jornal da Manchete” era um dos principais programas da emissora. Essa primeira ver-

são se destacava pela duração. O jornal tinha quase duas horas de duração e era dividido em vá-

rios blocos, como Manchete Esportiva, Manchete Panorama, entre outros. Outro destaque veio 

com o programa Clube da Criança, apresentado por Maria da Graça Meneghel, mais conhecida 

como Xuxa. O Clube da Criança foi o primeiro programa de auditório no Brasil totalmente 

formado por crianças e alcançou grande sucesso. 

Em 1984, a Rede Manchete adquiriu os direitos de transmissão do carnaval do Rio de Ja-

neiro e transmitiu com exclusividade os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. 

O grande evento garantiu a liderança em audiência e foi considerada a segunda vitória sobre a 

Rede Globo, a emissora líder em audiência no Brasil. O sucesso criou uma tradição da emissora 

dos Bloch na cobertura do carnaval. No mês de agosto desse ano, ocorreu o primeiro investi-

mento em teledramaturgia, com a minissérie “A Marquesa de Santos”.

 Com base em Castro (2004), a Rede Manchete acumulava desde a estréia um prejuízo de 

80 milhões de dólares. Nesse mesmo a emissora tinha uma dívida de 34 milhões de dólares. No 

mês de setembro, a emissora enfrentou sua primeira greve de funcionários devido ao atraso no 

pagamento de salários. Foi também nessa época que a direção da televisão decidiu reformular 

a programação, diversificando mais suas atrações. Desse modo, atrações mais populares, como 

o programa “De Mulher para Mulher”, de Clodovil Hernandes, e um show de variedades co-

mandado por Pepita Rodrigues e Carlos Eduardo Dolabella, entraram no ar. No entanto, essas 

estréias não alcançaram o sucesso esperado pela direção da Manchete, o que fez com que a crise 

se acentuasse mais. Para agravar ainda mais a situação, a apresentadora do Clube da Criança, 

Xuxa, troca a emissora de Adolpho Bloch pela Rede Globo. Como resultado da crise, cem fun-

cionários foram demitidos e a linha de shows, composta por programas musicais e humorísticos 

foi desativada.

A situação da TV Manchete só melhorou no segundo semestre de 1987, com a estréia 

da nova apresentadora do programa Clube da Criança, Angélica Ksyvicks. A fórmula para o 

sucesso dessa nova fase, como destaca Francfort (2008), estava no carisma da apresentadora e 

na exibição de um gênero de séries japonesas que se tornaram um grande fenômeno de audi-

ência e popularidade no final da década de 80: “Além do carisma de Angélica, os desenhos e o 

lançamento de séries de heróis japoneses fizeram com que o Clube da Criança se tornasse uma 

alternativa àqueles que só assistiam à Xuxa”.



10

2.1 O gênero TOKUSATSU impulsiona a Rede Manchete

Luyten (2000) explica que a evolução histórica do Japão é marcada por muita pobreza e misé-

ria, em razão do clima e de problemas com recursos naturais. Para se ter idéia, a autora diz que 

70% do território japonês é composto por montanhas e há aproximadamente 60 vulcões ativos. 

O Japão, no entanto, viveu um grande período de privações em 1937, com a guerra contra a 

China. Em virtude do recrutamento militar, houve uma grande redução na população do campo 

e, consequentemente, uma queda drástica na produção agrícola, um dos pilares vitais da eco-

nomia japonesa na época. Sendo assim, o Japão já entrou na Segunda Guerra Mundial abalado 

por uma crise econômica.

Após perder a guerra e ainda ser alvo de dois ataques nucleares norte-americanos, um em 

Hiroshima e outro em Nagasaki, o Japão encontrava-se destruído e em grave crise econômica. 

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos iniciaram um projeto de reconstrução do 

Japão, um dos principais motivos para tal atitude era o interesse em se ter um aliado anticomu-

nista no continente asiático.

Os investimentos americanos na nação nipônica possibilitaram uma reforma política e 

econômica. Milhares de empresas americanas se instalaram no país e começaram o processo de 

reconstrução, que, segundo Luyten envolveu grandes reformas:

A nobreza foi abolida, o imperador mantido, não era visto como “Deus-vivo”, 
mas como símbolo da unidade nacional. Os norte-americanos promoveram 
uma grande e radical reforma agrária [...]. Houve uma série de possibili-
dades para que jovens ambiciosos [...] implantassem suas indústrias. Com 
longas horas de trabalho e baixos salários, a indústria japonesa procurou 
reorganizar-se (LUYTEN, 2000, p. 24)

Esses investimentos trouxeram resultados e na década de 60 o mundo passou a ter conhe-

cimento de uma nova potência econômica e industrial que estava surgindo. Essa modernização 

ampliou o consumo, principalmente o mercado de produtos estrangeiros cresceu, vários bens de 

consumo davam prestígio a uma sociedade que pouco a pouco se modernizava, assemelhando-

se a uma potência ocidental. 

O sucesso econômico japonês fez com que o país voltasse a ter relações comerciais com 

países cujas relações estavam interrompidas durantes anos, em vista da necessidade de ser com-

prar matérias-primas e no interesse de ser exportar bens de consumo. Várias filiais de empresas 

japonesas foram criadas em países da América Latina.



11

Os meios de comunicação japoneses também sofreram grandes transformações e torna-

ram-se também produtos de exportação. Por meio de produções audiovisuais, por exemplo, 

vários países tiveram acesso a um Japão menos aristocrático e tradicionalista. O Japão se esta-

beleceu como um dos grandes pólos culturais, exportando para o mundo, por meio dessas pro-

duções, aspectos de sua cultura nacional. Sato (2008) argumenta que a formação dessa cultura 

de exportação é decorrência direta da formação dessa nação moderna japonesa:

O contato que a maior parte dos estrangeiros tem com o Japão começou [...] 
com os produtos que o país passou a exportar após a Segunda Guerra Mun-
dial. No início, foram brinquedos de lata e rádios transistores. Nas décadas 
seguintes foram aparelhos eletrônicos  de imagem e som e automóveis.
A partir daquele momento literalmente tudo que o Japão produzia passou a 
interessar o mundo, devido à curiosidade em desvendar como os japoneses 
haviam conseguido tal façanha. Consumia-se algo mais abstrato: sua influ-
ência cultural. Estava sendo ocorrendo o fenômeno e sendo criado o conceito 
de CULTURA POP JAPONESA, (SATO, 2008, p. 11,12)

Dentre os produtos audiovisuais exportados, destacava-se um tipo de série de super-he-

róis, cuja particularidade estava no uso de efeitos especiais e no roteiro, que incluía heróis com 

super poderes, lutando contra monstros e ninjas pela salvação do planeta. A esse modelo de 

produção denominou-se TOKUSATSU, que, segundo o dicionário japonês Shogakukan (1998), 

significa efeitos especiais, ou seja, são filmes ou séries em que os protagonistas se utilizam des-

ses efeitos para compor heróis de poderes fantásticos e de vestimenta especial. 

As séries TOKUSATSU começaram a ser produzidas no Japão a partir de 1985. Uma das 

primeiras séries, GEKKÔ KAMEN, tinha como protagonista um herói vestido numa armadura 

branca, com óculos escuros, munido de um par de revólveres para lutar contra bandidos mas-

carados. Porém, o grande marco desse tipo de produção se deu nos anos 60, com “National 

Kid”, série que alcançou grande sucesso no Japão e impulsionou o gênero, que teve seu auge 

na década de 80. 

Os produtores dos TOKUSATSU buscavam criar super-heróis com aparências semelhan-

tes às de um brinquedo. Tal intenção tinha interesse comercial, pois desse modo era possível 

criar várias formas de merchandising, visando ao público infantil, telespectador dessas séries. 

Além da venda de produtos, o licenciamento dessas produções trazia bastante dinheiro, ou seja, 

tornava-se sinônimo de retorno comercial dentro e fora do Japão, com destaque para o Brasil.

Segundo o site especializado em cultura pop japonesa JBox, as séries TOKUSATSU, 

mesmo com esse sucesso ocorrendo no Japão, chegaram ao Brasil por acaso. Toshihiro Egashi-



12

ra era um dono de locadora de filmes na cidade de São Paulo, porém com um diferencial, 

oferecia aos clientes programas gravados das emissoras japonesas para compra e locação. Seu 

público, na maioria das vezes, eram os descendentes de japoneses que moravam na cidade de 

São Paulo. Contudo, Toshihiro percebeu que uns materiais de super-heróis faziam muito suces-

so, até mesmo entre as crianças sem ascendência japonesa, mesmo tendo o material todo em 

língua japonesa, sem nenhum recurso de legenda em português.

Percebendo essa situação, Toshihiro Egashira, em 1985, decidiu adquirir os direitos de 

produções de super-heróis japoneses para comercializar no mercado de vídeo brasileiro. Para 

isso, o empresário foi ao Japão e trouxe duas séries, na época, as mais recentes para o Brasil e 

fundou a Everest Vídeo. São elas: Jaspion e Changeman.

Devido ao baixo retorno com o licenciamento das séries, a Everest Vídeo decidiu oferecer os 

direitos para a exibição na televisão. Depois de receber uma resposta negativa da maioria das emis-

soras, Toshihiro Egashira fechou um acordo para exibir Jaspion e Changeman na Rede Manchete. O 

resultado foi imediato e as séries se tornaram num fenômeno de audiência instantaneamente:

Em menos de um mês de exibição dentro do Clube da Criança, as aventuras 
do herói metálico (Jaspion) e do quinteto saltitante (Changeman) consegui-
ram a proeza de alcançar o segundo lugar na audiência, se tornando um 
dos programas mais vistos da emissora. Com o crescente sucesso de Jas-
pion, cresceu também o investimento para a vinda de outras séries do gênero 
que rechearam as tardes da Manchete numa das melhores fases da emissora. 
(JBOX. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/changeman/. Aces-
so em: 01 de maio 2009).

O sucesso comercial das séries também foi bem grande e elas rapidamente estavam presen-

tes em várias mídias e em produtos, como revistas em quadrinhos, discos e camisetas. Todavia, 

o sucesso em audiência e o retorno comercial fizeram com que rapidamente outras emissoras 

passassem a investir em séries TOKUSATSU. Para se ter noção do fenômeno que havia no Brasil, 

chegou-se a transmitir em um ano 16 séries japonesas enquanto que no Japão eram exibidos dois 

ou três, no máximo, por ano. Isso fez com que mercado se saturasse e a onda de séries de super-

heróis japonesas caísse consideravelmente já no início da década de 90. Apesar disso, deve-se 

relatar que o sucesso das produções japonesas impulsionaram a Rede Manchete em um momento 

de crise econômica e deram fôlego para que a emissora continuasse suas atividades.



13

2.2 Os investimentos em teledramaturgia (1990-1992)

A teledramaturgia foi outra área que marcou a história da Rede Manchete, junto com a transmis-

são do Carnaval e das séries japonesas. Foi a partir da década de 90 que se iniciou o primeiro 

ciclo de superproduções de novelas, que alcançaram prestígio e reconhecimento pelo público e 

pela imprensa.

Em 19 de julho de 1989, a Rede Manchete estreou a novela Kananga do Japão. O enredo 

ocorria na região da Praça XI, centro do Rio de Janeiro, mais precisamente num cabaré chama-

do Kananga do Japão, no ano de 1929, a partir da grande crise econômica que afetou o mundo. 

Dentro dos vários núcleos da novela, havia um que se destacava, pois contava a história da fa-

mília Bloch e como se deu sua chegada ao Brasil. O desejo de Adolpho Bloch em mostrar para 

os brasileiros sua história impulsionou os investimentos em Kananga do Japão, que tinha por 

objetivo atrair faturamento para que a emissora pudesse investir mais no gênero. Kananga do 

Japão teve 208 capítulos e foi exibida até 25 de março de 1990. Com o sucesso em audiência 

e faturamento a Manchete alcançou condições para continuar produzindo novelas com altos 

investimentos.

A direção da Manchete, ao definir qual seria a sucessora de Kananga do Japão, decidiu 

trabalhar com um texto de Benedito Ruy Barbosa, chamado Amor Pantaneiro. A produção des-

sa novela envolvia grandes investimentos porque havia a necessidade de se fazer filmagens 

externas, uma vez que as cenas dessa história ocorriam na região do Pantanal, na região do 

Mato Grosso.

Benedito Ruy Barbosa se inspirou para escrever Amor Pantaneiro após fazer uma viagem 

para o Mato Grosso, onde conheceu a região do Pantanal. Admirado pelas belezas naturais da 

região, decidiu que aquele local seria o palco de sua novela. Nessa época, o autor era contra-

tado pela Rede Globo, porém, a emissora não se interessou pelo projeto devido aos custos e 

riscos em se gravar na região do Pantanal. O autor, então, aceitou uma proposta para trabalhar 

na Manchete em razão da oportunidade de produzir seu projeto no Pantanal. Nasce desse modo 

Pantanal, que, segundo, Francfort (2008), foi uma produção que marcou uma nova era na tele-

dramaturgia, com inovações na forma de produzir novelas e com o sucesso de público e crítica:

Ainda hoje, quando as pessoas lembram da Rede Manchete, invariavelmente se recor-
dam de Pantanal, seu grande sucesso. Muitos pesquisadores e jornalistas acreditam 
que existiu uma televisão antes de Pantanal e outra depois. Porque, pela primeira vez, 
a hegemonia da Globo era quebrada por outra emissora depois de décadas. E exa-
tamente na teledramaturgia, o carro-chefe da Globo. (FRANCFORT, 2008, p. 152)



14

Pantanal marcou uma nova linguagem na produção de telenovelas ao explorar a fauna 

e a flora do Pantanal nas imagens externas, além disso, a novela foi gravada realmente nessa 

região, não houve o uso de cenografia para recriar a região localizada no Mato Grosso. Pantanal 

foi exibida de 27 de março a 10 de dezembro de 1990. Foi, de acordo com Francfort (2008), 

líder de audiência durante sua exibição e, por exemplo, no dia 26 de abril de 1990, “bateu a 

Globo no Rio em 51 pontos contra 30 e, em São Paulo, por 29 pontos a 27”.

Quando Pantanal estava chegando ao final, criou-se o projeto de uma novela itinerante, 

cujo tema seria o mundo dos rodeios. Trata-se de A História de Ana Raio e Zé Trovão, obra 

escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar. Com 251 capítulos a novela percorreu cerca de 14 mil 

quilômetros, mostrando além de rodeios o mundo circense em todo o  Brasil. Foi ao ar de 12 

de dezembro de 1990 a 13 de outubro de 1991. Segundo Francfort (2008), a novela alcançou 

média de 16 pontos de audiência, porém, mesmo com esse bom resultado, não obteve o mesmo 

sucesso que sua antecessora, Pantanal. 

Ilustração 3 - Revista Veja, 9 de maio de 1990



15

Desse modo, na tentativa de repetir o mesmo sucesso de Pantanal, buscou-se criar uma 

produção que reutilizasse dos mesmos elementos que fizeram da obra de Benedito Ruy Barbo-

sa um sucesso, paisagens naturais como palco de uma novela. O local escolhido agora seria a 

Amazônia. A novela era uma adaptação do livro Galvez, O Imperador do Acre e estreou em 10 

de dezembro de 1991 com o nome Amazônia. Devido aos altos custos com gravações na região 

amazônica, Amazônia representava uma aposta de risco para a Rede Manchete. A direção da 

emissora decidiu investir na novela, pois esta significava uma oportunidade de retomar o suces-

so comercial de Pantanal. Contudo a trama não agradou ao público, pois: 

Tratava-se de uma produção complicadíssima, com altos custos que [...] na 
verdade não foi vista por quase ninguém e transformou-se em um dos maiores 
fiascos da televisão brasileira. A média do Ibope patinava próxima a míseros 
dois pontos. (FRANCFORT, 2008, p. 152)

Os investimentos perdidos em Amazônia fizeram com que a Rede Manchete entrasse em 

uma grave crise financeira no ano de 1992. Nessa época, para garantir o pagamento de uma 

dívida de 60 milhões de dólares, o Banco do Brasil embargou vários bens da TV Manchete. Em 

um encontro na sede do Banco do Brasil em São Paulo com o então presidente da instituição 

Lafaiete Coutinho, Adolpho Bloch pediu a renegociação da dívida, solicitando um prazo maior 

para saldá-la. No entanto, o empresário não conseguiu um acordo, como explica Conti (1999):

Bloch falou de seus problemas. Queria recalcular as dívidas da empresa e 
também um prazo maior para saldá-las. 
Coutinho ouviu calado, medindo Bloch de cima a baixo. O empresário ter-
minou de falar. “Isto que você está pedindo é um absurdo, Adolpho”, disse o 
presidente do Banco do Brasil [...] e concluiu: “Se você não tem competência, 
que vá à falência.” (CONTI, 1999, p. 152)

Diante desse quadro, das dificuldades em se negociar as dívidas com o Banco do Brasil, 

dos investimentos perdidos com a novela Amazônia, Adolpho Bloch começou a cogitar a venda 

da rede de televisão para solucionar esses problemas.



16

3 A venda para o grupo IBF (1992-1993)

Hamilton Lucas de Oliveira nasceu em São Paulo, 1950. Sua família trabalhava no ramo gráfico 

e Hamilton também passou a trabalhar na gráfica de sua família, chamada Triunfo. A empresa 

se especializou em imprimir formulários contínuos, usados em contabilidade bancária e empre-

sarial e bilhetes de loteria. A estratégia para o crescimento da gráfica consistia na aquisição de 

pequenas gráficas em dificuldade financeira. Logo depois de comprá-las, a família de Hamilton 

investia nelas para sanar as dividas e, a partir do momento em que começassem a dar lucros, 

integravam o grupo gráfico.  Foi desse modo que Hamilton uniu essas empresas e formou a 

Indústria Brasileira de Formulários – IBF. A IBF de Hamilton, em 1992, foi um dos grupos que 

mostrou interesse em adquirir a Rede Manchete de Televisão, após se tornar público o interesse 

de Adolpho Bloch em vender a emissora.

Após negociações, em 9 de junho de 1992 passaram para as mãos de Hamilton Lucas 

de Oliveira as cinco geradoras que compunham a TV Manchete, emissoras em São Paulo, Rio 

de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, e as rádios que também pertenciam ao grupo 

Bloch. Conti (1999) esclarece que o empresário proprietário da IBF comprou por 70 milhões 

49% da TV Manchete e passou, pelo acordo, a administrar a emissora de televisão. O controle 

dos outros 51% da rede seriam repassados após a quitação de todas as parcelas estipuladas no 

acordo de venda. 

Ficou estipulado também que caso a dívida da televisão fosse superior a 140 milhões de 

dólares, seria ressarcido pelo grupo Bloch. Na época do acordo, ele foi informado de que as 

dívidas estavam estimadas em 110 milhões de dólares, porém “ao entrar na Manchete, Oliveira 

descobriu que Bloch tinha vendido quase todo o espaço publicitário da emissora por quase um 

ano. Descobriu também que as dívidas eram muito superiores a 150 milhões de dólares”. Ainda 

assim, o grupo IBF assumiu a Manchete no mês de junho de 1992.

Diante da grave crise econômica herdada da administração Bloch, logo no mês de julho 

de 1992 a IBF demitiu 670 funcionários. Nessa época o único destaque da programação foi o 

programa Clodovil Abre o Jogo, apresentado pelo estilista Clodovil Hernandes. A situação da 

Rede Manchete agravou-se ainda mês no mês de novembro, quando os funcionários deixaram 

de receber seus salários e Hamilton, diante desse quadro e também pelo fato de o grupo Bloch 

não ter cumprido a cláusula a respeito do valor da dívida da televisão, decidiu não pagar a últi-

ma parcela do acordo de venda para os Bloch. 



17

Em 10 de fevereiro de 1993 a IBF devia aos funcionários os salários de dezembro e ja-

neiro. A rede nesse dia saiu do ar por segundos em três ocasiões. Isso foi um aviso dos técnicos 

à diretoria da Manchete para que seus salários fossem pagos. Nessa época, em todo o Brasil, 

havia 700 funcionários em greve. No dia 15 de março houve uma invasão de funcionários da 

Manchete à sede da emissora durante uma assembléia do Sindicato dos Jornalistas e Radialistas 

de São Paulo: 

30 funcionários invadiram o hall de entrada da Manchete, subiram pelas es-
cadas até o 4° andar, arrombaram a porta do setor de exibição [...] e coloca-
ram no ar o sinal do gerador de caracteres. Um dos funcionários [...] digitou 
uma mensagem sobre o logotipo da Manchete: Estamos fora do ar, por moti-
vos falta de pagamento dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e parte do 
décimo terceiro de 1992. (FRANCFORT, 2008, p. 201)

O episódio foi assunto em diversos jornais na página principal em vários meios de comu-

nicação e chegou ao conhecimento de Adolpho Bloch. O empresário, vendo a situação grave da 

Manchete, envia uma carta aberta à imprensa, fazendo um desabafo sobre o episódio de venda 

da emissora para o grupo IBF. No texto Adolpho contou um pouco sobre sua carreira e disse que 

mesmo em crise mantinha os pagamentos da televisão e que achava que a venda para Hamilton 

seria a melhor saída para a rede. Ao concluir, disse que entrou na Justiça para rescindir o con-

trato de cessão de cotas com Hamilton Lucas de Oliveira para retomar o controle da televisão e 

que seria capaz de recolocar a Rede Manchete em funcionamento pleno. 

No dia 23 de abril, o presidente Itamar Franco cancelou a venda da TV Manchete e de-

volveu o controle da emissora a Adolpho Bloch. Em resposta à decisão, Hamilton entrou, em 

maio, com recurso na Justiça contra Adolpho Bloch. Mesmo com situação jurídica indefinida, 

o controle da Manchete ficou nas mãos dos Bloch. O grupo Bloch reassumiu a TV Manchete 

com uma proposta de pagar todos os salários pela IBF em 30 dias. No entanto o pagamento só 

ocorreu dois meses depois.



18

4 A reestruturação da Rede Manchete (1994 – 1997)

No mês de maio de 1993, após reassumir a Manchete, a família Bloch já faz investimentos na 

emissora. Em junho, a jornalista Márcia Peltier assume o comando do Jornal da Manchete e 

Fernando Barbosa Lima torna-se diretor-geral da televisão. No entanto, um dos principais fato-

res que possibilitaram o reerguimento da TV Manchete foi o sucesso alcançado pela emissora 

com a exibição de um desenho japonês. O papel desse desenho foi tão importante que foi consi-

derado pelo então diretor da Manchete Osmar Gonçalves2  um produto de grande faturamento, 

uma coqueluche, devido ao retorno comercial. O Brasil foi o terceiro país em venda de artigos 

licenciados dessa série japonesa.

Desse modo, o próximo capítulo abordará quais fatores foram responsáveis para que a 

Manchete criasse condições financeiras de superar a crise deixada pela administração IBF e 

retomar os investimentos na programação, ou seja, avançar na teledramaturgia e no jornalismo.

4.1 O boom da animação japonesa no Brasil

A palavra anime, no Brasil animê, deriva do vocábulo inglês animation e dentro do Japão é usada para 

se referir a todo desenho animado. Entretanto, no resto do mundo esse termo adquiriu outro significado, 

designa desenhos animados produzidos no Japão, com técnicas e características específicas desenvolvi-

das pelos japoneses, como por exemplo o estilo de desenhar personagens exageradamente estilizados, 

de olhos grandes e cabelos pontudos. Trata-se de uma adaptação em animação dos mangás, quadrinhos 

japoneses. 

De acordo com Sato (2005), desde 1909 desenhos animados europeus e americanos eram exibidos 

em cinemas locais do Japão, isso porque esses desenhos eram considerados, na época, como uma forma 

de cinema. A autora acrescenta que o primeiro desenho japonês foi um curta-metragem de cinco minutos 

produzido Ôten Shimokawa, chamado Imokawa Mukuzou Genkanban no Maki (A história do zelador 

Imokawa Mukuzou). Mesmo diante desse fato, os japoneses consideram o diretor Kenzo Masaoka como 

o pai da animação japonesa em virtude do seu trabalho, cujo principal trabalho foi Kumo to Churippu (A 

aranha e a tulipa). 

Em 1956 foi fundado o estúdio Toei Dôga, conhecido internacionalmente como Toei 

Animation, uma das mais influentes produtoras japonesas. No ano de 1959 foi contratado pela 

Toei para co-dirigir e fazer o roteiro do longa-metragem Saiyuki (Alakazam, o grande) Osamu 
2 FRANCFORT, Elmo. Rede Manchete: aconteceu, virou história. São Paulo: Imesp, 2008.



19

Tezuka. O resultado desse trabalho foi tão positivo que Tezuka fundou na década de 60 seu 

próprio estúdio de animação, Mushi Productions. 

As primeiras transmissões televisivas no Japão ocorreram em 1953. Tezuka encorajou-se a produ-

zir animações para a televisão. Contudo a diferença desta para a versão em cinema é que as animações 

para a televisão eram produzidas em série, ou seja, eram divididas em capítulos e exibidas ou semanal-

mente, ou até mesmo, diariamente. 

O resultado disso foi a produção da primeira animação a ser exibida regularmente na televisão 

japonesa, Tetsuwan Atom (Astro Boy). Sato (2007) destaca a importância da atitude de Tezuka por consi-

derar que a produção em série de animês para a televisão gera altos custos, devido à sua extensão, envolve 

um amplo planejamento entre 

a emissora, a produtora de animação e fabricante licenciados, que investem 
em conjunto na produção e geram receita através de uma cadeia de vendas 
de produtos e serviços correlatos, formando um complexo esquema que tam-
bém envolve agências de publicidade, gravadoras, editoras, distribuidoras, e 
indústrias de alimentos, brinquedos, videogames e papelaria. Assim, quando 
uma série vai ao ar na tevê japonesa, há o lançamento concomitante de uma 
gama de produtos e serviços temáticos [...] o que garante a viabilidade co-
mercial do sistema (SATO, 2007, p. 35)

O desenhista japonês Masami Kurumada começou a publicar em 1985, em mangá, a série 

Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco). No ano seguinte, em 1986, Cavaleiros do Zodíaco, ganha uma 

versão em animê produzida pela Toei Animation. O sucesso foi imediato e a série se tornou uma 

mania no Japão com a venda de CDs, álbum de figurinhas, brinquedos e vídeos da série. Devido à 

popularidade do animê, Masami Kurumada tornou-se um dos artistas mais bem pagos do Japão e o 

animê passou a ser exibido em outros países.

No Brasil, Cavaleiros do Zodíaco estreou na Rede Manchete no dia primeiro de setembro de 

1994. O enredo atraiu a atenção de jovens e crianças e rapidamente a série se tornou um sucesso de 

audiência e faturamento

A Manchete, que na época já se encontrava em dificuldades financeiras e cuja pro-
gramação dificilmente saía do traço nos índices de audiência (valor inferior a 1 
ponto), no horário de exibição dos Cavaleiros via os números saltarem para 7 pon-
tos percentuais, que chegaram a 13 pontos no pico de popularidade da série. 
A empresa de brinquedos espanhola Samtoy, distribuidora dos bonecos dos Cava-
leiros no Brasil, arrecadou a  impressionante soma de 100 milhões de reais (aproxi-
madamente 85 milhões no câmbio da época) em vendas (SATO, 2007, p. 45)



20

Cavaleiros do Zodíaco apresentou os elementos fundamentais para auxiliar na reestruturação da 

Rede Manchete. Foi uma série que alcançou audiência imediata, trazia, portanto, público em potencial 

para a compra de produtos da série e impulsionava o resto da programação, seja em audiência ou em 

capital para investimento em novos programas.

Ilustração 4 – Cavaleiros do Zodíaco: Rede Manchete 1994, 1997



21

A Rede Manchete exibiu 114 episódios do animê, divididos em três fases. No ano de 1996, 

após iniciar sua reprise, a Rede Manchete começou a procurar outras séries japonesas que conti-

nuassem com o mesmo sucesso alcançado com os Cavaleiros do Zodíaco. Vieram, dessa forma, 

três séries para serem exibidas nesse mesmo ano: Samurai Warrios, Sailor Moon e Shurato. 

Samurai Warrios chegou ao Brasil por intermédio da distribuidora Samtoy, que trouxe o animê 

com o objetivo de alcançar o mesmo lucro com a venda de brinquedos que obteve com Cavaleiros 

do Zodíaco. A preocupação em relacionar a nova série com as aventuras de Seiya foi tão grande, que, 

segundo o site especializado em cultura pop japonesa JBox3 , a Samtoy “solicitou junto ao estúdio de 

dublagem Gota Mágica que dublasse a série de forma bem curiosa: todos os samurais, personagens 

principais da série, deveriam ser chamados de cavaleiros e tinham que ter as mesmas vozes dos Ca-

valeiros do Zodíaco”. Ainda que com tantas semelhanças, Samurai Warriors não conseguiu alcançar 

o mesmo sucesso que Cavaleiros, mesmo trazendo audiência e retorno considerável com a venda de 

produtos, com base no site JBox.

Sailor Moon é um animê direcionado ao público feminino e narra as aventuras de uma es-

tudante colegial, Usagi Tsukino (no Brasil, foi traduzido para Serena Tsukino). A série conta com 

cinco fases, num total de 200 episódios, no entanto, a Manchete exibiu apenas sua primeira fase, 

46 episódios. Segundo o site JBox4 , embora não tivesse atraído retorno financeiro, Sailor Moon 

alcançou audiência e diante desse quadro a emissora tinha interesse em trazer as outras temporadas, 

contudo problemas com a distribuidora do animê e também problemas financeiros da própria Man-

chete impossibilitaram a continuação de exibição de Sailor Moon.

Já Shurato é uma animação protagonizada pelos personagens Shurato Hidaka e Gai Kuroki, 

cujo enredo apresenta muitas semelhanças com os Cavaleiros do Zodíaco, como o fato de os per-

sonagens usarem armaduras, porém o enredo de Shurato é baseado na religião budista, enquanto o 

de Cavaleiros na mitologia grega, o que diferenciam as séries. A animação conta com 38 episódios 

e alcançou sucesso em audiência e também grande retorno comercial com a venda de bonecos5 . 

Contudo houve um problema que prejudicou o andamento de Shurato, a série era curta e a Rede 

Manchete a exibiu ininterruptamente até o ano de 1999, o que fez com que a animação passasse a 

chamar menos atenção à medida que o tempo passava.

A Rede Manchete, ao tentar encontrar uma animação que repetisse o mesmo sucesso de Cavaleiros 

do Zodíaco, encontrou alguns problemas com as séries exibidas em 1996. Samurai Warriors, mesmo com 

todas as semelhanças criadas para que a série fosse relacionada com Cavaleiros, não apresentou o mesmo 

3 Jbox. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/samurai-warriors/. Acesso em: 01 de maio 2009
4 Jbox. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/sailor-moon-classic-r-s-super-s-stars/. Acesso em: 01 
de maio 2009
5 Jbox. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/shurato/. Acesso em: 01 de maio 2009



22

desempenho que esta. Sailor Moon alcançou uma audiência considerável, mas não teve o mesmo retorno 

comercial. Isso fez com que a Manchete tivesse dificuldade em trazer as outras temporadas do animê. Já 

Shurato alcançou sucesso em termos de audiência e faturamento, o que prejudicou a Manchete foi o fato 

de a série ser curta e reprisada ininterruptamente por um longo tempo.

Ilustração 5 – Samurai Warrios, Sailor Moon e Shurato – Rede Manchete 1996



23

A Rede Manchete seguiu no ano de 1997 investindo em animações, só que dessa vez 

escolheu uma série longa, com 112 episódios e que não apresenta nenhuma semelhança 

com Cavaleiros do Zodíaco, mas com potencial para alcançar o sucesso desta. Tratava-

se de Yu Yu Hakusho. A expectativa por parte da Manchete era grande antes mesmo da 

estréia, as chamadas do animê chamavam-no de o sucessor de Cavaleiros do Zodíaco.

Na estréia, em 17 de março de 1997, de acordo com o jornal Folha de São Paulo6 

, o animê alcançou uma audiência de 6 pontos no ibope. A revista especializada em ani-

mação japonesa Henshin7  atribui o sucesso de Yu Yu Hakusho ao enredo e também à 

dublagem brasileira da série. O enredo por aliar personagens carismáticos a elementos 

da cultura tradicional japonesa. Já a dublagem brasileira, feita pelos estúdios Audio-

news, chamou a atenção pelas composições musicais de abertura e encerramento da 

série e pela dublagem em si, os diretores da Audionews procuraram acrescentar nas 

falas das personagens de Yu Yu Hakusho gírias brasileiras, que colaborou com a iden-

tificação do animê com os telespectadores.  

Embora tenha obtido sucesso em termos de audiência, Yu Yu Hakusho não teve 

o mesmo desempenho no que se refere ao campo comercial. Produtos como bonecos e 

jogos de tabuleiro tiveram baixas vendas, trazendo prejuízo as empresas licenciadoras. 

Até mesmo o CD com as trilhas da série, que estava, na época, em etapa de divulgação 

foi cancelado. A Rede Manchete exibiu Yu Yu Hakusho até o ano de 1999.

4.2 A retomada na teledramaturgia

O ano de 1994 foi para a Rede Manchete uma época de reestruturação econômica, com 

o pagamento dos salários atrasados do período da administração IBF. Isso se refletiu 

na programação da emissora, pois não havia, inicialmente, dinheiro para se investir na 

cobertura de eventos tradicionais, como a Copa do Mundo, por exemplo. Ainda assim, a 

Manchete conseguiu transmitir o Carnaval do Rio de Janeiro. Quanto à teledramaturgia, 

em razão da ausência de recursos, produziu a novela 74.5 Uma onda no ar em parceria 

com uma produtora independente.

6 Desenhos japoneses descarregam agressividade. Folha de São Paulo. São Paulo, sexta-feira, 8 de junho de 
1997. TV Folha.
7 REVISTA HENSHIN. São Paulo: JBC, 2002.



No final de 1994, com a popularidade em alta graças ao fenômeno Cavaleiros do Zodíaco, 

a emissora dos Bloch consegue levantar verba para a produção própria de novelas. Entretanto, 

por causa de dívidas com o Banco do Brasil e com o Governo Federal8, que em 1995 chegavam 

a 180 milhões de reais, e também pelo receio da emissora voltar às mãos do grupo IBF, foi cria-

da a produtora Bloch Som e Imagem, empresa do grupo Bloch que respondia pela produção de 

novelas e pelos estúdios onde eram produzidas. Desse modo, a Bloch Som e Imagem produziu a 

novela Tocaia Grande, baseada no romance de Jorge Amado. Tocaia Grande marca o retorno de  

produções próprias da Manchete no campo da teledramaturgia, que desde 1993 não produzia 

novelas. 

Tocaia Grande foi ao ar de 16 de outubro de 1995 a 10 de setembro de 1996. A estréia 

da novela alcançou apenas 3 pontos no ibope, resultado abaixo do esperado da direção da 

Manchete, que investiu 6 milhões na produção. Diante desse resultado, Adolpho Bloch deci-

diu trocar de diretor e contrata Walter Avancini, que realizou alterações no roteiro da obra e 

trouxe mais agilidade para a história. Isso fez com que a audiência da novela aumentasse para 

uma média de 12 pontos no ibope, segundo Site Rede Manchete – Qualidade em primeiro 

lugar. Os resultados positivos de Tocaia Grande permitiram que a TV Manchete ampliasse os 

8 FRANCFORT, Elmo. Rede Manchete: aconteceu, virou história. São Paulo: Imesp, 2008.

Ilustração 6 - Grade de programação Rede Manchete 1994. Fonte: Folha de São Paulo

24



25

investimentos em novelas e programas de outros gêneros. No entanto, após realizar as altera-

ções em Tocaia Grande, Adolpho Bloch, em novembro de 1995, foi submetido a uma cirurgia 

para tratar de problemas no pulmão e coração. Na madrugada do dia 18 para o dia 19, aos 

87 anos faleceu o presidente do grupo Bloch, Adolpho Bloch. Diante da morte de Adolpho, 

Pedro Jack Kapeller, seu sobrinho, assume a presidência do grupo e, conseqüentemente da 

TV Manchete. Uma das primeiras medidas tomadas por Kapeller é investir na popularização 

da programação da Manchete, o que pode ser percebido a partir do ano de 1996, com a estréia 

do Programa Raul Gil, aos sábados, e também com programas jornalísticos, como Câmera 

Manchete e o Na Rota do Crime, que abordavam temas polêmicos e sensacionalistas.

Um dos destaques nessa época foi o Na Rota do Crime. Tratava-se de um programa jorna-

lístico que objetivava mostrar a realidade das periferias das cidades, acompanhando junto com 

policiais operações de apreensão de drogas, assaltos e fugas de bandidos, ou seja, apresentar ce-

nas fortes para segurar o telespectador. Segundo o diretor da atração, Emerson Lima9 , a atração 

baseou-se em um programa de formato semelhante da televisão americana e chamou a atenção 

da direção da Manchete pelo baixo custo de produção, 30 mil reais mensais, e pela audiência, 

média de 11 pontos no ibope, no horário em que era exibido, às sextas-feiras à noite.

No final de 1996, definiu-se que Xica da Silva seria a novela que substituiria Tocaia 

Grande. As chamadas para a estréia da novela começaram a ser veiculadas na TV Man-

chete a partir de julho de 1996. No dia 17 de setembro do mesmo ano, entra no ar produ-

ção, assinada por Walcyr Carrasco e com direção de Walter Avancini. Logo que estreou 

a novela já demonstrava ser um grande sucesso e era comparada como a sucessora de 

Pantanal. Xica da Silva, de acordo com o Site Rede Manchete – Qualidade em primeiro 

lugar, alcançou média de 17 pontos no ibope. 

O ano de 1997 seguia com o projeto de Pedro Jack Kapeller de popularização da pro-

gramação da Manchete, com novelas, jornalismo polêmico e com as animações japonesas. A 

emissora mantinha-se embalada no sucesso de Xica da Silva, os Cavaleiros do Zodíaco ainda 

garantiam retorno, não tanto como no início de sua exibição, em 1994 e 1995, mas era também 

um dos destaques da emissora.

No mês de março de 1997 o projeto de popularização da Manchete prosseguia, com novos 

programas de auditório, como o Sula Miranda Show e o Mexe Brasil; no jornalismo policial, Na 

Rota do Crime e Câmera Manchete; e um novo segmento feminino, com o programa Mulher de 

Hoje, exibido no período da tarde. 

9 SEQUEIRA, Cléofe Monteiro de. Na Rota do Crime cobre a Realidade. In: LOPES, Dirceu Fernandes; SO-
BRINHO, José Coelho (org).  Edição em jornalismo eletrônico. São Paulo: Edicon, 2000



Walter Avancini também decidiu a sucessora de Xica da Silva.A próxima novela teria 

como tema o mundo dos cangaceiros e se chamaria Mandacaru. A produção estreou no dia 

12 de agosto de 1997, com elenco composto pela maioria dos atores que atuaram em Xica da 

Silva. A trama baseava-se no universo do cangaço, na história de Lampião e Maria Bonita. No 

primeiro mês de exibição, Mandacaru não conseguiu manter a mesma audiência de Xica da 

Silva, garantindo uma média de oito pontos de audiência durante seus 259 capítulos. Ainda no 

ano de 1997, o escritor Paulo Coelho cedeu os direitos de sua obra Brida para uma versão em 

telenovela. Brida seria então trabalhada como sucessora de Mandacaru.

Ilustração 7 - Grade de programação Rede Manchete 1997. Fonte: Folha de São Paulo

26



27

5 A crise contada pela Folha de São Paulo Rede Manchete 
(1998 – 1999)

5.1 Os primeiros sinais de crise (1998)

Em março de 1998, a Rede Manchete reformulou sua grade de programação. O Jornal da Man-

chete, principal jornal da emissora, passou a ser exibido em três edições, às 12H30, 20H30 e 

00H00, com cenário e vinhetas padronizados. Claudete Troiano assumiu a apresentação do 

programa feminino Mulher de Hoje. Além disso, a Manchete  investiu em atrações populares, 

com o programa Magdalena Manchete Verdade e o Domingo Milionário, apresentado por Luiz 

Thunderbird, Marcelo Augusto e por J. Silvestre. 

Dos programas citados, apenas o Domingo Milionário, devido a questões de audiência 

não permaneceu na grade, foi retirado em abril. Em seu lugar, por meio de parceria com a pro-

dutora independente TV Ômega, foi ao ar o Domingo Total, apresentado por Sérgio Mallandro, 

Virginia Nowicki e Otávio Mesquita. Durante o programa eram realizados diversos sorteios 

através do serviço telefônico chamado 0900, ou seja, tratava-se de concursos realizados por 

meio de um número de telefone. Os telessorteios estavam presentes em grande parte da progra-

mação da Manchete e era uma das principais formas de a emissora arrecadar dinheiro, inclusive 

nas transmissões da Copa do Mundo de 1998.

Devido ao evento, o Jornal da Manchete foi transmitido diretamente de Paris logo no 

início dos jogos, em 10 de junho de 1998. Para garantir as transmissões do evento e também 

dos telejornais, foram para a França cerca de 140 profissionais. As transmissões da Manchete 

não alcançaram o retorno desejado em termos de audiência. Fora isso, a proibição do serviço 

de 0900 prejudicou a emissora, que perdeu uma das suas principais formas de arrecadação de 

receita. Gastaldo (2001) compara as audiências das principais emissoras brasileiras durante a 

final da Copa e destaca o fracasso da Manchete na exibição dos jogos em questão:

Na Copa de 1998, a partida final entre Brasil e França teve, segundo dados 
do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), uma audiên-
cia de 94% dos televisores ligados, somando todas as emissoras de televisão 
aberta que transmitiram o evento, a saber: Bandeirantes, Globo, Manchete, 
Record e SBT.
A Rede Globo alcançou participação média de 75% na audiência (o que, 
projetado para o Brasil, representa cerca de 80 milhões de telespectadores. 



28

Já a Rede Manchete alcançou apenas 1% da audiência neste jogo (o que 
representa pouco menos de 1 milhão de telespectadores em todo o Brasil). 
Bandeirantes ficou com cerca de 10% , SBT com 7% e Record com 5%. (GAS-
TALDO, 2001, p. 6) 

Após a exibição da Copa do Mundo, os investimentos da Manchete concentraram-se na 

novela Brida, que estreou no dia 11 agosto, às 19h e teve seus primeiros capítulos gravados 

na Irlanda. Os investimentos por capítulo eram de 45 mil dólares. Como garantia para atrair 

os anunciantes, Oliveira10  (2004) explica que a Manchete firmou um contrato de risco com as 

agências de publicidade. Se o ibope de Brida não chegasse a no mínimo 5 pontos no ibope, não 

haveria anúncios na novela. Além disso, a meta da Manchete era chegar a 10 pontos de média. 

Como Brida alcançou apenas 2 pontos de média de audiência, a emissora, pelo contrato, perde-

ria os anúncios. Porém, por meio de uma negociação, recebeu os valores das cotas de publici-

dade em troca da veiculação de anúncios extras gratuitos.

Brida não trouxe somente prejuízo para a Manchete, mas agravou ainda mais a crise fi-

nanceira que se iniciara no período das transmissões da Copa do Mundo. Logo após o primeiro 

mês de exibição, a novela mudou de horário, fora exibida às 21h30, no entanto a mudança de 

horário não trouxe grandes resultados. O diretor Walter Avancini realizou também diversas alte-

rações na trama, investiu em erotismo, ainda assim em vão. Os altos custos de Brida e a questão 

dos anúncios extras prejudicaram também a programação da Rede Manchete, que ficou sem 

recursos financeiros para seguir com a produções de várias atrações da emissora.

Dessa forma, devido à perda de recursos, a direção da Rede Manchete decidiu extinguir 

vários programas, como o Domingo Total, o programa Magdalena Manchete Verdade e outros 

jornalísticos.  Bolaños (2004) acrescenta que a crise financeira da Manchete afetou o quadro de 

funcionários da televisão e a estrutura da rede:

Em 30 de setembro de 1998, a direção da emissora anunciara um corte de 
20% do seu total de 1900 funcionários, perdendo apresentadores conhecidos 
e diretores, e acabando com praticamente todas as realizações próprias [...], 
depois de já ter perdido quase todos os que realizavam produções terceiriza-
das, além de várias afiliadas. Um dos últimos a sair foi Raul Gil, que voltou 
para a Record. A partir daí, [...] a Manchete passou a apresentar uma progra-
mação repleta de reprises. (BOLAÑOS, 2004, p. 250)

10 OLIVEIRA, João Paulo; CASTRO, Thell Fernando Gabriel; GODI JUNIOR, Wanderley. O nascimento, o 
auge e a decadência das redes Tupi, Excelsior e Manchete. 2004.  Trabalho de Conclusão de Curso – Univer-
sidade de Ribeirão Preto, São Paulo, 2004.



29

No mês de outubro os atores da novela Brida entraram em greve e foram até a Justiça do 

Trabalho protestar contra o atraso no pagamento dos salários. No dia 15 de outubro, os estúdios 

onde eram gravados as novelas da Manchete foram desativados e os atores entraram com um 

processo contra a emissora devido às questões trabalhistas. Nessa situação, a direção da Man-

chete decidiu que Brida se encerraria no dia 23 de outubro. A novela tinha previsão de ir até 

o ano de 1999, mas, sem os atores e os estúdios, não havia mais condições de seguir com as 

gravações. Na sexta-feira, 23 de outubro, o locutor oficial da emissora, Eloy Decarlo, narrou um 

resumo com o final da trama, intercalando com imagens congeladas e com outras já gravadas 

dos personagens. Já na segunda-feira, dia 26, no mesmo horário de Brida, a Manchete iniciou 

a reprise da novela Pantanal.

5.2 A crise da Manchete contada pelo jornal Folha de São Paulo (1998 – 1999)

Os prejuízos obtidos com a transmissão da Copa do Mundo e com a novela Brida prejudicaram 

a grade de programação da emissora, que teve vários programas cancelados. Fora isso, os fun-

cionários da Rede Manchete haviam recebido parcialmente os salários referente ao mês de se-

tembro de 1998. Os estúdios onde eram produzidos as novelas foram desativados e a Manchete 

começou a reduzir o quadro de funcionários. 

Nesse quadro de crise, o jornal Folha de São Paulo noticiou no dia 23 de outubro de 1998 que 

o empresário Hamilton Lucas de Oliveira, presidente do grupo IBF, entrou na Justiça para derrubar a 

liminar que havia passado o controle da emissora, em 1993, para a família Bloch. A disputa judicial 

só foi definida no dia 18 de dezembro de 199811 , quando o juiz Marco Aurélio Fróes definiu que os 

donos da emissora são a família Bloch. Hamilton Lucas de Oliveira foi também condenado a pagar 

6,5 milhões por danos morais aos Bloch.

A programação da Rede Manchete estava sendo exibida regularmente, no entanto no dia 22 

de dezembro o Jornal da Manchete, assim como outros programas, deixaram de ser apresentados.A 

interrupção foi organizada pelos funcionários em protesto ao não-recebimento dos salários. Nesse 

dia foram transmitidos durante o horário das 11h às 23h produções independentes e reprises.

No dia 24 de dezembro devido a uma assembléia dos funcionários da televisão realizada em 

frente à sede carioca do grupo Bloch, a Rede Manchete ficou fora do ar em vários períodos do dia. 

Nesses momentos foi exibido apenas um slide com a marca Rede Manchete.

11 Manchete é dos Bloch, diz Justiça do Rio. Folha de São Paulo. São Paulo, sexta-feira, 18 de dezembro de 
1998. Folha Dinheiro.



30

Em meio a essa crise, Pedro Jack Kapeller, presidente do grupo Bloch, recebeu uma 

proposta intermediada pelo banco Pactual de investidores que teriam interesse em adqui-

rir a Rede Manchete. Tratava-se de uma operação que inicialmente sanearia as dívidas 

da emissora para, em seguida, repassar a televisão aos novos proprietários. No entanto, a 

negociação não prosseguiu e a Manchete entrou no ano de 1999 à procura de investidores 

para a realização de parcerias comerciais. Sendo assim, Pedro Jack Kapeller, assinou no 

dia 3 janeiro um acordo com a Rede Gospel de Comunicação (RGC), empresa pertencente 

à Igreja Renascer em Cristo.  No entanto, essa parceria ainda precisaria ser aprovada pelo 

Ilustração 8 – Imagens exibidas pela Rede Manchete, denunciando o atraso no pagamento 
do salário dos funcionários da emissora. Fonte: Rede Manchete – 1998



31

ministério das Comunicações. Segundo a Folha de São Paulo,

a RGC Produções Ltda. - que faz os programas da Igreja Renascer exibidos 
na Manchete - passa a dividir a responsabilidade pela produção, operaciona-
lização e comercialização das cinco emissoras que compõem a rede. O acordo 
estabelece que quem cria a programação, vende os comerciais e produz os pro-
gramas é a Renascer, não mais o grupo Bloch. Em troca, a igreja deve pagar um 
arrendamento - espécie de aluguel -, que pode chegar a R$ 5 milhões mensais, 
segundo apurou a Folha. (Folha de São Paulo, 9 de janeiro de 1999)

Pelo acordo, a RGC além de assumir a gerência da Rede Manchete, ficaria também respon-

sável, junto com o grupo Bloch, pelo pagamento dos salários dos funcionários, inclusive os que 

estavam atrasados desde setembro de 1998. O contrato firmado entre a RGC e o grupo Bloch tinha 

por duração de 15 anos. Parte dos funcionários voltaram ao trabalho após receberem um dos salários 

atrasados. Os programas Jornal da Manchete, Programa de Domingo, Mulher de Hoje e Frente a 

Frente voltaram a ser apresentados. Eles estavam fora do ar desde o dia 22 de dezembro.

O presidente da RGC e da Fundação Renascer, Estevam Hernandes Filho, afirmou em reunião 

com o então ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga o compromisso de pagar as dívidas da 

Manchete. Contudo as dívidas12  da Manchete, em 1999, estavam estimadas em cerca de 500 mi-

lhões de reais, sendo que 250 milhões eram com o INSS. As concessões da TV Manchete estavam 

vencidas desde 1996 e o ministro Pimenta da Veiga estipulou que o grupo Bloch tinha até o dia 18 

de maio para regularizar suas dívidas com o governo, sob pena perder as concessões da televisão. 

12 Renascer quer que fiel pague por TV. Folha de São Paulo.  São Paulo, sátbado, 9 de janeiro de 1999. Folha 
Ilustrada.

Ilustração 9 – Vinheta Rede Manchete – Rede Gospel de Comunicação – 1999



32

Passado um mês do acordo de arrendamento da Rede Manchete, a RGC pagou 60% dos 

salários do mês de janeiro de 1999 e 40% do referente a outubro de 1998. Foram criados linhas de 

telefones 0800 para que os telespectadores realizassem doações para que a RGC pudesse pagar o 

valor do arrendamento da Rede Manchete para o Grupo Bloch. Essa forma de arrecadação foi cha-

mada pela RGC de Desafio Josué. O desafio é uma forma extra de contribuição dos fiéis da Renascer 

para a concretização de algum projeto da Igreja, neste caso, pagar a parcela mensal do acordo com 

os Bloch.

A Folha de São Paulo denunciou, no mês de fevereiro13 , que os estúdios da Rede 

Manchete em São Paulo tornaram-se templos da Igreja Renascer. Para se participar do 

programa De Bem com a Vida, da bispa Sônia Hernandes, era cobrada uma taxa de cinco 

reais. Além de se pedir dinheiro para participar da platéia do programa, os pastores da Igre-

ja Renascer realizavam nas salas da sede paulista da Manchete orações de exorcismo, tudo 

para alcançar o objetivo de pagar a primeira parcela do arredamento aos Bloch, que estava 

vencida desde o dia 31 de janeiro.

No dia 10 de fevereiro, a Folha divulgou que Pedro Jack Kapeller notificou a Fundação 

Renascer cobrando o pagamento da primeira parcela. Na notificação, o presidente do grupo 

Bloch deu um prazo de 72 horas para o pagamento, caso contrário o acordo seria rompido. 

Isso porque, Kapeller: 

a partir da promessa de pagamento da Renascer, descontou uma duplicata no 
valor de R$ 4,8 milhões no Banco Rural. Com o dinheiro, afirma ter pago um 
dos cinco salários dos funcionários que estavam atrasados desde setembro.
Este mês (fevereiro de 1999), pretendia repetir a operação, mas não conse-
guiu, já que a Renascer ainda não honrou o pagamento da primeira parcela. 

(Folha de São Paulo, 10 de fevereiro de 1999)

No dia 13 de fevereiro14 , a Folha noticia que a Manchete rompeu o contrato 

com a RGC. Os funcionários da emissora foram avisados por um comunicado es-

crito por Pedro Jack Kapeller, que também foi lido parcialmente no Jornal da Man-

chete do mesmo dia. Oficialmente, o grupo Bloch assumiu a emissora no dia 24 de 

fevereiro de 1999. 

Já no início do mês de março, Kapeller submeteu ao Ministério das Comuni-

13 Programa de bispa cobra R$ 5 de espectador. Folha de São Paulo. São Paulo, sábado, 6 de Fevereiro de 
1999. Folha Ilustrada.
14 Manchete rompe contrato com Renascer. Folha de São Paulo. São Paulo, Sábado, 13 de Fevereiro de 1999. 
Folha Ilustrada.



33

cações uma proposta de uma empresa que estaria interessada em comprar a emis-

sora. O intermediador nessa negociação foi o  então ministro das Comunicações 

Luiz Carlos Mendonça de Barros, que assumiu ministério no lugar de Pimenta da 

Veiga. A proposta de compra da TV Manchete, veio do grupo TeleTV, de  Amílcare 

Dallevo. No entanto, o ex-proprietário da emissora Hamilton Lucas de Oliveira, do 

grupo IBF, havia conseguido em março de 1998 uma liminar na justiça impedindo 

a venda da Manchete. A família Bloch deveria, então, derrubar essa liminar para 

poder negociar com o grupo TeleTV. A decisão sobre a propriedade da Rede Man-

chete saiu no dia 05 de maio de 1999, dando posse à família Bloch. Desse modo, as 

negociações com a TeleTV retomaram somente em maio.

No processo de venda da Rede Manchete, as concessões, mesmo sendo um bem pú-

blico, entraram em conjunto com a negociação da venda da televisão. As empresas da fa-

mília Bloch, que inclui as gráficas, editora, a televisão e a produtora Bloch Som e Imagem 

foram dividas da seguinte forma: a TV Manchete Ltda. ficou com as instalações (da rede 

manchete), acervo e dívidas com bancos, INSS e FGTS; a Bloch Editores ficou com a gráfi-

ca e os direitos de publicações de títulos como Manchete, Amiga e Pais e Filhos; e a Bloch 

Som e Imagem ficou com os estúdios de Água Grande, onde eram gravadas as novelas e 

com os direitos de novelas como Tocaia Grande, Xica da Silva, Mandacaru e Brida.  

A proposta de Dallevo15 , para a transferência das concessões dos cinco canais 

da rede, consistia em assumir da TV Manchete Ltda. as dívidas trabalhistas, do INSS 

e também do FGTS. Todas essas pendências somaria cerca de 330 milhões de reais. O 

restante da TV Manchete Ltda, instalações, equipamentos, acervo e outras dívidas, na 

margem de 200 milhões de reais, seriam compradas pela empresa Hesed Participações 

S/C, de Fábio Saboya. Dessa forma, as duas empresas, TeleTV e Hesed, compraram a 

Rede Manchete separadamente. A Bloch Som e Imagem e a Bloch Editores continua-

riam nas mãos da família Bloch. 

Com relação aos funcionários, o presidente Amílcare Dallevo submeteu uma pro-

posta aos sindicatos dos radialistas do Rio de Janeiro e de São Paulo o pagamento dos 

salários atrasados, desde outubro de 1998, em 12 parcelas. A folha de pagamento a ser 

considerada seria a de agosto de 1998, isso significa que as demissões ocorridas em se-

tembro, início da crise da Manchete, quando a emissora anunciou um corte de cerca de 

600 funcionários, seriam canceladas. 

15 Governo analisa a venda da Manchete. Folha de São Paulo. São Paulo, Terça-feira, 11 de Maio de 1999. 
Folha Dinheiro.



34

Um ponto relevante é que a própria Bloch Editores ficou como uma espécie de fiadora 

da Hesed, de Fábio Saboya:

A TeleTV assumiu cerca de 1.600 funcionários da Manchete e as dívidas pre-
videnciárias e trabalhistas, estimadas na época em cerca de R$ 250 milhões. 
O banqueiro Fábio Saboya Salles Jr. comprou o passivo da empresa, a parte 
“podre”, forma como os próprios executivos se referiram, aos equipamentos, 
imóveis e ao CGC da Manchete. Salles Jr. arcou com dívidas de cerca de R$ 
100 milhões.
A Bloch Editores - parte do grupo que controlava a Manchete-, segundo o 
contrato firmado com o banqueiro, serviria de garantidora do negócio, uma 
espécie de fiadora. (Folha de São Paulo, 4 de novembro de 1999)

Pedro Jack Kapeller e Amílcare Dallevo dirigiram-se no dia  9 de maio a Brasília para 

assinar a transferência das concessões da Rede Manchete, seguindo o acordo firmado pelo pre-

sidente da TeleTV. O documento de transferência foi assinado às duas da tarde e, a partir dessa 

data, as concessões da Rede Manchete passaram a pertencer ao grupo TeleTV.



35

Considerações

O Grupo TeleTV, mesmo após receber as concessões da TV Manchete, em 9 de maio de 

1999, continuou exibindo a mesma programação produzida pelos Bloch até o dia 17 de 

maio de 1999. De 18 de maio a 15 de novembro de 1999, entrou no ar uma programação 

de transição.  Nesse período, a emissora foi chamada de TV!. Todas as vinhetas referentes 

à Rede Manchete de Televisão, bem como a assinatura Bloch dando crédito às atrações 

da emissora deixaram de ser exibidas. O Jornal da Manchete passou a se chamar Primeira 

Edição. A exibição da novela Pantanal continuou, porém sem qualquer menção à Rede 

Manchete. Além disso, foram exibidos também nessa fase de transição Yu Yu Hakusho, 

Shurato, Jiraya e Maskman. O restante da programação consistia na exibição de infomer-

ciais. O nome oficial da emissora, RedeTV!, só foi veiculado em novembro de 1999, data 

de estréia da programação oficial da nova rede.

Das empresas que compunham o grupo Bloch, havia restado somente a Bloch Editores. As 

rádios do grupo foram vendidas no início de 1998. A Bloch Editores seguiu com a publicação de 

revistas, porém a empresa foi afetada por problemas na sucessão da TV Manchete. Isso porque se-

gundo o site Rede Manchete – qualidade em primeiro lugar – a Hesed Participações S/C declarou 

falência por não ser capaz de arcar com as dívidas da empresa TV Manchete Ltda.. Com base no 

acordo estipulado na venda da Rede Manchete, a Bloch Editores passaria a ser a responsável das 

dívidas da TV Manchete Ltda., ou seja, as dívidas retornaram para o Grupo Bloch. 

Pedro Jack Kapeller, então presidente da Bloch Editores, entrou com uma ação 

na Justiça alegando que o Grupo TeleTV, RedeTV!, seria a sucessora da TV Manchete. 

Diante dessa medida, a RedeTV! suspendeu o pagamento dos salários atrasados dos 

funcionários da TV Manchete. Iniciou-se, dessa forma, o embate jurídico sobre a su-

cessão da TV Manchete, que não foi definido até os dias de hoje. No entanto, a Bloch 

Editores não teve condições financeiras para aguardar a decisão da Justiça sobre a 

sucessão das dívidas da Manchete e entrou com um pedido de autofalência no dia pri-

meiro de agosto de 2000. Com essa decisão, as revistas ficaram fora de circulação, as 

sedes das empresas Bloch foram lacrados e serão leiloados para pagar dívidas. Formou-

se assim a Massa Falida dos Bloch. O jornalista Marcos Dvoskin adquiriu, em leilão, os 

direitos de 18 títulos da Bloch Editores. Criou a empresa Editora Manchete e começou 

a publicar revistas como Pais e Filhos, além de Manchete, em edições especiais. 



36

Ao se analisar a história da TV Manchete, pode-se atribuir a falência da emissora a 

alguns fatores, entre eles se destacam o modelo de administração da família Bloch e a evo-

lução da dívida contraída pela emissora com bancos e instituições financeiras. A postura 

administrativa dos Bloch diante de um quadro de crise financeira era a de concentrar todos 

os investimentos da emissora em uma atração. Essa atração, caso fosse comercialmente bem-

sucedida, garantia o resto da programação, ou seja, seria como uma espécie de sustentáculo 

para toda a programação. Caso os resultados ficassem aquém das expectativas, a rede não 

somente perderia esses investimentos, mas ficava sem capital para manter a programação e a 

rede como um todo. Para sair da crise a emissora recorreu ao sistema bancário em busca de 

investimentos, no entanto, a rede precisava de uma programação atrativa ao mercado publi-

citário para garantir a sobrevivência da rede e também o pagamento dos empréstimos, pois 

do contrário, o valor da dívida cresceria e a emissora acabaria ficando sem meios para seguir 

com investimentos. Osmar Gonçalves16 , que foi diretor da Rede Manchete, explica que havia 

três principais fontes de arrecadação, uma delas vinha pelas atrações jornalísticas, outra do 

campo da teledramaturgia e a terceira das atrações infantis.

Logo na estréia da Rede Manchete, em 1983, Adolpho Bloch investiu 50 milhões de dólares na 

estrutura e programação da emissora. Todo esse investimento, no entanto, não alcançou os resultados 

esperados. Três anos depois da estréia, em 1986, já havia sido contabilizado um prejuízo de 34 milhões 

de dólares. Diante desse quadro, a administração Bloch decidiu investir ainda mais na emissora, bus-

cando mais recursos e investindo em atrações para as classes mais populares. O sucesso adquirido com 

as atrações infantis, principalmente com a exibição das séries TOKUSATSU a partir de 1988, trouxe-

ram recursos para a TV Manchete, fundamentais para a manutenção da rede e para investimentos em 

outras atrações. A teledramaturgia, pelo fato de estar em alta nos anos de 1989 a 1991, também permitiu 

o crescimento da Rede Manchete e foi nessa época que houve os sucessos com Kananga do Japão, 

Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão. 

No entanto, à medida que a Manchete alcançou bons resultados no campo da teledramatur-

gia, mais se investiu nesse campo. É por esse motivo que se compreende o fato de o prejuízo da 

novela Amazônia ter prejudicado tanto a rede. A baixa audiência da novela não só prejudicou o 

faturamento da emissora, mas a deixou sem verbas para se investir em outras produções. Dentro 

desse quadro, sem condições financeiras para investir e com uma dívida crescente, Adolpho Bloch 

decidiu vender a Rede Manchete, em 1992.

De posse da Rede Manchete, a administração IBF prejudicou a emissora em termos de progra-

mação e também em termos financeiros. Funcionários da rede ficaram sem receber seus salários, o que 

16 FRANCFORT, Elmo. Rede Manchete: aconteceu, virou história. São Paulo: Imesp, 2008.



37

provocou greves e invasões dos funcionários à torre de transmissão da emissora, tornando público a 

crise que a Manchete se encontrava. Adolpho Bloch, ao ver esse quadro grave, consegue cancelar o 

contrato de venda e reassumiu a direção da Rede Manchete.

A família Bloch assumiu a televisão com uma situação econômica grave, com os sa-

lários dos funcionários atrasados. Diante dessa situação, as esperanças da emissora estavam 

investidas novamente em um programa que atraísse audiência e faturamento para a Manche-

te. E foi justamente nessa época que começou o fenômeno Cavaleiros do Zodíaco. A exibição 

dessa animação japonesa não só possibilitou o reestruturação da emissora, como trouxe por 

meio das animações japoneses vários aspectos da cultura pop do Japão. Em seguida, o suces-

so com a novela Xica da Silva também possibilitou a recuperação da Rede Manchete.

O ano de 1998, contudo, foi marcado por vários investimentos equivocados. O desgaste na pro-

gramação fez com que no mês de março desse ano a grade da TV Manchete fosse alterada. Fora isso, a 

emissora investiu muito na cobertura da Copa do Mundo de 1998. A transmissão do evento não alcan-

çou os resultados esperados pela direção da emissora e trouxeram muito prejuízo. Fora isso, a proibição 

do serviço de telessorteio 0900 fez com que a arrecadação da televisão diminuísse.

Diante desse quadro, mais uma todas as esperanças e investimentos voltaram-se para a 

novela Brida. O alto custo da novela, a baixa audiência e o contrato com os anunciantes serviram 

para que a crise da Manchete atingisse projeções preocupantes, com o não pagamento dos salários 

dos funcionários, em setembro de 1998. A partir disso, passou por uma parceria com a Fundação 

Renascer, que durou um mês devido ao não cumprimento do contrato por parte da Renascer, até a 

venda da emissora para o grupo TeleTV.

Ao solicitar o pedido de autofalência da Bloch Editores, Pedro Jack Kapeller envia um 

documento à Justiça. Nesse documento, esclarece que a falência da TV Manchete tem relação 

direta ao modelo de administração empregado na emissora:

Com o alto custo das operações, o universo empresarial brasileiro precisou 
recorrer ao sistema bancário, uns mais outros menos, dentro da normalida-
de do mercado. Assim, em 1991, a Rede Manchete de Televisão Ltda. Obteve 
um empréstimo de 3 milhões de dólares no Banco do Brasil. Foi o início do 
perverso processo que levou Adolpho Bloch a vender a rede [...] A transa-
ção acabou cancelada pela Justiça, levando a TV a ser devolvida à Bloch 
com novas dívidas e compromissos não cumpridos, e da explosão dos juros 
sobre empréstimos como mais um subproduto das malsucedidas operações 
de transferência de ativos e passivos da TV. A tempestade que atingiu a TV 
finalmente arrastou a Bloch. (GONÇALVES, 2008, p. 418)



38

O modelo administrativo da TV Manchete influenciou diretamente a evolução das dívidas 

da emissora. Esses débitos, devidos a vários fatores, principalmente a investimentos mal suce-

didos, prejudicaram a outras empresas do grupo, como a Bloch Editores. Dessa forma, pode-se 

perceber os porquês de Pedro Jack Kapeller enfatizar que a crise da TV Manchete ter afetado 

todo o grupo Bloch.



39

Referências

Bibliografia

ALMEIDA, Candido José Mendes de; ARAÚJO, Maria Elisa de. As perspectivas da tele-

visão brasileira ao vivo. In: ALMEIDA, André Mendes de. Mídia Eletrônica: seu contro-

le nos EUA e no Brasil. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Mercado brasileiro de televisão. São Paulo: EDUC, 2004.

COELHO, Jaime; HILDA, Yoshifumi. Dicionário Universal Japonês Português. 

Shogakukan, 1998. 

FRANCFORT, Elmo. Rede Manchete: aconteceu, virou história. São Paulo: Imesp, 2008.

FURTADO, Rubens. Programação I – Da Rede Tupi à Rede Manchete,  uma Visão Histórica. 

In: MACEDO, Cláudia; FALCÃO, Ângela; ALMEIDA, Candido J. M. de (orgs.). TV ao vivo: 

depoimentos. São Paulo: Brasiliense, 1988.  

GONÇALVES, José Esmeraldo; Barros, J. A. (org). Aconteceu na Manchete: as histórias 

que ninguém contou. Rio de Janeiro: Desiderata, 2008.

JUNIOR, Gonçalo Silva. Pais da TV: a história da televisão brasileira contada por.... São 

Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2001.

LUYTEN, Sonia M. Bibe. Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Hedra, 2. ed., 2000. 

GASTALDO, Édison Luis. Narrando o Fracasso: a locução esportiva na decisão da Copa 

do Mundo de 1998. Intercom 2001. 

MATTOS, Sérgio Augusto Soares. História da televisão brasileira: uma visão econômi-

ca, social e política. Petrópolis: Vozes, 2. ed., 2002.



MIRA, Maria Celeste. Circo Eletrônico: Silvio Santos e o SBT. São Paulo: Olho D’Água, 1995.

OLIVEIRA, João Paulo; CASTRO, Thell Fernando Gabriel; GODI JUNIOR, Wanderley. O 

nascimento, o auge e a decadência das redes Tupi, Excelsior e Manchete. 2004.  Trabalho 

de Conclusão de Curso – Universidade de Ribeirão Preto, São Paulo, 2004.

SATO, Cristiana A.. Japop: o poder da cultura pop japonesa. São Paulo: Livrocerto, 2007.

SATO, Cristiana A. A cultura popular japonesa: animê. In: LUYTEN, Sonia M. Bibe 

(org.). Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.

SEQUEIRA, Cléofe Monteiro de. Na Rota do Crime cobre a Realidade. In: LOPES, Dir-

ceu Fernandes; SOBRINHO, José Coelho (orgs.).  Edição em jornalismo eletrônico. São 

Paulo: Edicon, 2000.

Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi – 3.  ed. 

– Porto Aledre: Bookman, 2005.

Webgrafia

Jbox. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/samurai-warriors/. Acesso em: 01 de 

maio 2009.

Jbox. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/sailor-moon-classic-r-s-super-s-stars/. 

Acesso em: 01 de maio 2009

Jbox. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/shurato/. Acesso em: 01 de maio 2009.

Jbox. Disponível em: http://www.jbox.com.br/materias/changeman/. Acesso em: 01 de maio 2009.

Periódicos

Desenhos japoneses descarregam agressividade. Folha de São Paulo. São Paulo, sexta-feira, 



8 de junho de 1997. TV Folha.

Manchete é dos Bloch, diz Justiça do Rio. Folha de São Paulo. São Paulo, sexta-feira, 18 de 

dezembro de 1998. Folha Dinheiro.

Renascer quer que fiel pague por TV. Folha de São Paulo.  São Paulo, sábado, 9 de janeiro de 

1999. Folha Ilustrada.

Telefone ajuda a pagar contrato. Folha de São Paulo. São Paulo, quinta, 28 de janeiro de 1999. 

Folha Ilustrada.

Programa de bispa cobra R$ 5 de espectador. Folha de São Paulo. São Paulo, sábado, 6 de 

Fevereiro de 1999. Folha Ilustrada.

Manchete rompe contrato com Renascer. Folha de São Paulo. São Paulo, Sábado, 13 de Feve-

reiro de 1999. Folha Ilustrada.

Governo analisa a venda da Manchete. Folha de São Paulo. São Paulo, Terça-feira, 11 de Maio 

de 1999. Folha Dinheiro.

REVISTA HENSHIN. São Paulo: JBC, 2002.


	CAPA
	FOLHA DE ROSTO
	TERMO DE APROVAÇÃO
	AGRADECIMENTOS
	RESUMO
	LISTA DE ILUSTRAÇÕES
	SUMÁRIO
	Introdução
	1. Aspectos referentes à televisão brasileira
	2 Os primeiros passos da Rede Manchete (1983 – 1991)
	3 A venda para o grupo IBF (1992-1993)
	4 A reestruturação da Rede Manchete (1994 – 1997)
	5 A crise contada pela Folha de São Paulo Rede Manchete (1998 – 1999)
	Considerações
	Referências

