Dissertações - Letras - IBILCE
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ItemDissertação de mestrado Machado de Assis: simpatia e distanciamento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1994) Murad, Marcos Valério [UNESP]; Rodrigues, Ermínio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemDissertação de mestrado Arteroids: a poética do jogo e o jogo poético em redes digitais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2000-02-22) Rodrigues, Dinorá Garcia [UNESP]; Hattnher, Álvaro Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Poli(etilenoglicol) (PEG) é um polímero neutro hidrossolúvel, e brometo de dioctadecildimetilamônio (DODAB) e diododecildimetilamônio (DDAB) são surfactantes catiônicos dialquilados, C18 e C12, respectivamente, derivados da amônia quaternária, formadores de vesículas. As suas propriedades físicas, em solução aquosa, são bem conhecidas. No entanto, as propriedades de misturas desse polímero com esses surfactantes não o são. Investigamos a interação de PEG com DODAB e DDAB em solução aquosa, numa faixa de concentração total dos componentes até 1% em peso, e construímos diagramas de fases, com especial destaque para a fase vesicular. Utilizamos PEG com massa molecular entre 200 Da e 2 MDa e os diagramas de fases foram construídos a 25oC, isto é, acima da temperatura de transição gel-líquido cristal (Tm) de DDAB (Tm = 16oC) e abaixo da Tm de DODAB (Tm = 45oC). DODAB e DDAB têm a característica comum de formar vesículas unilamelares em baixas concentrações do surfactante e vesículas multilamelares em concentrações mais elevadas; em regiões intermediárias, vesículas uni e multilamelares coexistem em equilíbrio na solução. A fronteira entre essas regiões de vesículas não é muito bem definida e observamos, neste estudo, que o efeito de PEG na estrutura de agregados de DODAB e DDAB em água depende da massa molecular do polímero. Além disso, PEG favorece a formação de vesículas unilamelares em concentrações mais elevadas de DODAB e DDAB, quando predominam as vesículas multilamelares de DODAB puro (sem o polímero), possibilitando a formação de vesículas mistas de DODAB/PEG e DDAB/PEG em água e concentrações relativamente grandes desses surfactantes. Dentre os métodos experimentais empregados nesse estudo, destacamos, turbidimetria, fluorescência de estado estacionário, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e por titulação isotérmica...ItemDissertação de mestrado Dos laços de família aos laços da tradução: o trajeto de um conto de Clarice para o inglês e o espanhol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-08-22) Omena, Maria Aparecida Munhoz de [UNESP]; Camargo, Diva Cardoso de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Após uma análise literária de Os laços de família e uma discussão de questões relativas à tradução literária, esta dissertação analisa duas traduções do referido conto de Clarice Lispector: Family Ties, de Giovanni Pontiero para o inglês, e Lazos de Familia de Cristina Peri Rossi, para o espanhol. A análise avaliará o grau de correspondência e de afastamento entre a forma literária do texto de partida e as dos textos de chegada, levando-se em consideração os seguintes aspectos: a) vocábulos e sintagmas; b) sintaxe; c) pontuação; d) coesão textual; e) discurso narrativo; f) estrutura narrativa.ItemDissertação de mestrado Mito, lenda e história em Matrinchã do Teles Pires: a construção do terreno ficcional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-09-25) Santos, Luzia Aparecida Oliva dos [UNESP]; Motta, Sérgio Vicente [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O exercício de análise acerca da obra Matrinchã do Teles Pires tende emergir os aspectos literários que a constituem na construção da temática do mito da busca, na recriação da lenda do profeta João Maria e na releitura de acontecimentos históricos. O percurso de leitura e de produção de sentido percorre os três elementos principais, o mítico, o lendário e o histórico, desfibrando-os para reconhecer, em seu interior, a coerência no conjunto dos procedimentos estéticos que lhe asseguram o caráter de ficção. O aspecto mítico retoma, parodisticamente, o enredo do Livro do Êxodo e manifesta-se na travessia de milhares de brasileiros que deixaram suas terras, suas tradições para irem em busca de seu sonho: a terra prometida. A lenda do profeta reconstrói-se a partir das variantes que se estendem em vários espaços, desde Sorocaba, São Paulo, passando pelo conflito do Contestado e se recriando em Eleutério, personagem central da obra em estudo. Um andarilho que assume o caráter messiânico após a morte de seu ídolo histórico, Getúlio Vargas, e duplica as ações do primeiro monge em terras mato-grossenses. A presença do fator histórico na narrativa marca-se no resgate da era Vargas e dos projetos de expansão nacional que vão desencadear o movimento migratório para o norte do estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento do estudo desses pontos na composição da estrutura são utilizadas teorias e bibliografias específicas. Posteriormente, consideram-se os fundamentos da narrativa para a constituição do narrador, centro da investigação, que funciona como elemento catalisador entre as outras categorias como tempo, espaço, enredo e personagens. Todos esses fragmentos são cimentados no mosaico ficcional pela ironia sutil e pela pluralidade de vozes que dão a obra um perfil pós-moderno.ItemDissertação de mestrado Cais da Sagração e a sua tradução para o inglês: uma análise de elementos estruturais e culturais da narrativa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003-02-17) Amorim, Elizabeth de Fatima [UNESP]; Camargo, Diva Cardoso de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa é uma análise da obra Cais da Sagração (1971), de Josué Montello (1981), e da sua tradução para o inglês, Coronation Quay (1975), traduzida por Myriam Henderson. Montello é reconhecido pela crítica por tentar retomar a identidade maranhense. A sua obra retoma e desdobra a saga de São Luís do Maranhão. Na presente pesquisa, comentamos a respeito do Modernismo no Estado do Maranhão bem como a crítica a respeito de Josué Montello. Abordamos a obra sobre dois aspectos: o literário e o cultural. No que se refere ao aspecto literário, analisamos alguns elementos da narrativa, como personagens, tempo e espaço, para depois compará-los com a tradução. Também abordamos a visão de alguns teóricos que tratam da tradução literária, e sobre a importância da tradução como interação cultural. Com relação ao aspecto cultural, comparamos palavras e expressões consideradas elementos culturais no texto de partida em relação ao texto de chegada. Esses elementos estão divididos em campos temáticos da natureza, da cultura material, da cultura social e da cultura ideológica.ItemDissertação de mestrado A Presença da literatura em Crônicas de fim do milênio de Antonio Callado(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003-04-30) Kaimoti, Ana Paula Macedo Cartapatti [UNESP]; Siscar, Marcos Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho examina os textos de Antonio Callado publicados na Folha de São Paulo e reunidos no livro Crônicas de fim do milênio (1997), com o intuito de investigar a presença da literatura nessas crônicas, avaliando de que maneira Callado lança mão de textos literários diversos para constituir seu ponto de vista nos comentários que faz sobre os dados do jornalismo e da História. Partimos do pressuposto de que, nas crônicas, os textos literários deixam de ser um mero momento de ilustração do conteúdo, apresentando-se como organizadores da argumentação do Callado. Desse modo, nas crônicas, essas obras se revelaram como um dispositivo de descoberta do mundo, a partir do qual o autor revê a história do país. Como forma de contextualizar essa questão, este trabalho aborda igualmente a trajetória da crônica brasileira e a fortuna crítica sobre a obra literária e jornalística de Antonio Callado. A relação entre o texto literário, os fatos jornalísticos e os dados históricos mostrou-se como o principal ponto comum entre as crônicas do autor, sua obra geral e a trajetória da crônica brasileira, constituindo-se, assim, como um eixo central de nossa análise. Palavras-chave: Antonio Callado; Crônicas de fim do milênio; literatura brasileira; crônicas brasileiras - história e crítica; jornalismo e literatura; história e literatura.ItemDissertação de mestrado Tradição e modernidade em Sousândrade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003-06-26) Pereira, Danglei de Castro [UNESP]; Busato, Susanna [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo visa a uma maior compreensão do papel de Sousândrade dentro dos limites do Romantismo brasileiro, apontando para o fato de que sua poética, perpassada por um olhar extrinsecamente romântico, não só perpetua o espírito libertário e revolucionário desse movimento, como também nos permite incluir Sousândrade dentro de um Romantismo titânico e, a partir desse romantismo racional, compreendê-lo como um dos precursores da modernidade. Tendo como material de pesquisa o poema O Guesa, demonstraremos a contribuição original desse maranhense, marginalizado por seus contemporâneos justamente porque ultrapassava o limiar da compreensão de seu tempo. Circunscrito cronologicamente na segunda geração do Romantismo brasileiro, Sousândrade distanciou-se da tendência dominante das manifestações românticas, antecipando em muitos aspectos as experiências modernistas. Trata-se, portanto, de uma tentativa de reavaliação desse poeta com vistas a discutir que sua visão lúcida e crítica em relação a uma artificialidade romântica possibilita sua classificação como precursor do moderno.ItemDissertação de mestrado Memórias Póstumas de Brás Cubas e a Consciência de Zeno: representações históricas das sociedades brasileira e italiana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003-12-12) Sanches, Maria Teresa Nunes [UNESP]; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação apresenta um estudo das obras Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis e A consciência de Zeno (1923), de Ítalo Svevo. Partindo da análise do discurso ficcional (foco narrativo, personagens, espaço e tempo), o trabalho objetiva estabelecer como os dois autores representam pela linguagem os fatos de suas respectivas épocas. A ênfase está nos elementos de crítica social e na abordagem da História presentes nos romances. Os dois autores, embora afastados cronologicamente um do outro, tomam como referência a realidade social de seus países e fazem uso da ironia como base de seus textos.ItemDissertação de mestrado O realismo agudo de Modesto Carone(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2004-09-03) Galvão Filho, Paulo Lara [UNESP]; Siscar, Marcos Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho tem como objeto a análise dos livros que compõem a trilogia de contos do escritor paulistano Modesto Carone: As marcas do real (1979), Aos pés de Matilda (1980) e Dias melhores (1984). A proposta é examinar a maneira pela qual há uma problematização do conceito de real nos contos do autor, por meio da tensão enunciativa que se instaura entre o discurso do narrador (ou o que entendemos por subjetividade), e o aspecto objetivo do real (o mundo físico representado ficcionalmente). Ao estabelecer uma articulação ambígua entre essas duas instâncias, seus contos redimensionam os termos do real, caracterizando uma espécie de realismo agudo. A presença de um narrador insciente ajuda, também, a esclarecer os freqüentes desdobramentos narrativos, a sintaxe das deformações, bem como o efeito generalizado de uma crise de identidades na ficção caroniana. Paradoxalmente, seus contos sugerem uma utopia humanista por meio da consciência multifacetada que surge dos embates entre o sujeito e seu outro. Palavras-chave: Modesto Carone, conto brasileiro, realismo, narração.ItemDissertação de mestrado A pontuação como marcador expressivo da disritmia poética em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2004-09-10) Martins, Alexandre de Oliveira [UNESP]; Gonçalves, Aguinaldo José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho desenvolve uma análise sobre a plurissignificação dos signos ideográficos na obra Lavoura arcaica a partir da proposição de algumas hipóteses que justificam por que a pontuação pode na relação com a palavra-, ser a figurativização do próprio desconcerto que o livro tematiza. Partindo do princípio de que o caráter flutuante que cerca o uso da pontuação favorece o trabalho com a modalidade semiótica de significação, aquela da ordem dos impulsos, a reflexão apresenta alguns exames de casos por meio dos quais é possível observar que os signos ideográficos acabam por reger o ritmo, a melodia, a falha, o silêncio e a contração da linguagem, enquanto os signos fonográficos são regidos pelo simbólico. A partir, então, da tensão entre palavra e pontuação, a análise passa a abordar relações entre instinto/razão, afeto/lei, analógico/digital, pessoal/social, processo/julgamento.ItemDissertação de mestrado As estratégias de representação ficcional das contingências humanas em contos de Raymond Carver(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005-02-16) Sobreira, Ricardo da Silva [UNESP]; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O escritor norte-americano Raymond Carver (1938-1988) é considerado uma das principais vozes responsáveis pelo boom do conto na década de 1980 nos Estados Unidos e pelo desenvolvimento de técnicas narrativas do minimalismo literário. Suas histórias condensadas, desprovidas de ornamentação e caracterizadas por uma sintaxe despojada, paratática colaboram para a composição de um retrato límpido do cotidiano de suas personagens, que, em geral, representam os trabalhadores menos favorecidas das classes operárias. A presente dissertação estuda a maneira pela qual os textos de Carver criticam o mito do Sonho Americano e, a partir da publicação do volume Cathedral (1983), como a ficção do autor sofre uma transformação de estilo, culminando com os jogos pós-modernos da indeterminação na fase final de sua carreira.ItemDissertação de mestrado Um estudo de marcadores culturais na obra An invincible memory pelo autotradutor João Ubaldo Ribeiro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-02-06) Ribeiro, Evelin Louise Pavan [UNESP]; Camargo, Diva Cardoso de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa buscou examinar a obra An Invincible Memory, que contém acentuada quantidade de marcadores culturais de determinada realidade extralingüística, com o objetivo de analisar as escolhas do autotradutor, João Ubaldo Ribeiro, ao transpor e transformar esses marcadores para o contexto da cultura de chegada, bem como identificar possíveis aspectos de normalização. Para a análise de marcadores culturais, a pesquisa apóiase na abordagem interdisciplinar proposta por Camargo (2004, 2005) envolvendo os estudos de tradução baseados em corpus de Baker (1993, 1995, 1996, 2004), os estudos de lingüística de corpus de Berber Sardinha (2000, 2004), mais a inserção dos trabalhos sobre domínios culturais de Nida (1945) e de Aubert (1981), sobre modalidades tradutórias de Aubert (1984,1998), e sobre traços de normalização de Baker (1996) e de Scott (1998). Os resultados obtidos revelam que a maioria dos marcadores culturais podem ser classificados dentro do domínio da cultura material, com 43%, seguido pelo domínio da cultura social, com 29%, pelo domínio da cultura ideológica, com 15%, e pelo domínio da cultura ecológica, com 13%, o que espelha o contexto da obra. Também foi possível observar traços de normalização que indicam o uso de estratégias, de modo consciente ou inconsciente, por parte do tradutor, para conferir fluência ao texto traduzido e facilitar a leitura para o público de língua inglesa.ItemDissertação de mestrado O pós-moderno e a relação entre literatura e história em Running dog, de Don Delillo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-05-23) Ribeiro, Rejane de Almeida [UNESP]; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A partir de teorias sobre o pós-moderno e sobre as relações entre Literatura e História, realiza-se a análise da obra Running Dog (1978), do autor norte-americano Don DeLillo, a fim de verificar quais elementos históricos, culturais, sociais e políticos estão presentes na narrativa. Aborda-se também como esses aspectos são estruturados de maneira estética, ou seja, qual é o projeto ficcional do autor. O romance traz uma busca por um filme supostamente pornográfico que teria Hitler como uma de suas personagens. Na verdade, quando o filme é encontrado, vemos o líder nazista frágil, debilitado, imitando Charlie Chaplin em O Grande Ditador (1940), revelando, assim, uma outra imagem do Führer. O trabalho apresenta uma discussão sobre a postura crítica do autor frente à História oficial, bem como à cultura contemporânea.ItemDissertação de mestrado Paixões concêntricas: motivação e situações dramáticas recorrentes na obra de Caio Fernando Abreu(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-05-25) Dias, Ellen Mariany da Silva [UNESP]; Junior, Arnaldo Franco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A obra de Caio Fernando Abreu marca-se pela presença de temas recorrentes, tais como: a) a repressão às liberdades individuais; b) a cisão psicológica do indivíduo; c) a solidão e o anonimato nas grandes cidades; d) o hedonismo; e) a experiência do corpo em busca de sensações extremas nas drogas, no sexo, na loucura. Nesta dissertação, vamos estudar a articulação de tais temas com situações dramáticas também recorrentes na obra do escritor. Para tanto, realizaremos um estudo sistemático de seus contos e romances com base, principalmente, nos conceitos de motivo e de intriga (Tomachevski, 1976) de modo a caracterizar o que identificamos como três núcleos de produção literária do escritor, marcados, cada um deles, por um tipo determinado de articulação entre motivos e situações dramáticas. Por fim, abordaremos Onde andará Dulce Veiga? (1990), último romance do escritor, e texto que constitui e afirma um quarto núcleo de produção literária no qual, acreditamos, Caio Fernando Abreu realiza uma avaliação crítica e lúdica de sua trajetória, jogando, para isso, com os três núcleos de produção anteriores.ItemDissertação de mestrado Primeiras Estórias e o filme A terceira margem do rio: estruturas artísticas e consciência possível(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-08-11) Cruz, Artur Ribeiro [UNESP]; Silva, Antonio Manoel dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo deste trabalho é a análise comparativa entre Primeiras Estórias, publicado por Guimarães Rosa em 1961, e o filme A terceira margem do rio, produzido em 1993 por Nelson Pereira dos Santos, com base em cinco contos do livro de Rosa. Pretende-se demonstrar alguns dos aspectos estético-semióticos que envolvem o processo de adaptação do texto literário para o texto fílmico, o que implica a definição do grau de aderência, de afastamento e de interferência resultantes desse processo. Em primeiro lugar, identificamos em Primeiras Estórias uma estrutura especular a partir de relações significativas entre os tecidos narrativos dos contos O espelho, As margens da alegria e Os cimos, em função de um jogo com a posição dos respectivos contos no livro. Em segundo lugar, feitas as interpretações sobre essa estrutura em relação aos demais contos, levantamos a hipótese de que o filme se compõe segundo uma transmutação da estrutura especular do livro de Rosa. Articulada à unidade narrativa que Nelson Pereira dos Santos deu às cinco narrativas em que se baseou, transformando seus núcleos de ação independentes numa única história no filme, essa transmutação confere ao filme sua autonomia criativa. Finalmente, aplicando os conceitos da sociologia estruturalista genética de Lucien Goldmann (1978, 1990), trabalhamos com a hipótese de que a diferença entre as formas das obras é decorrente de distintas consciências possíveis de grupos sociais.ItemDissertação de mestrado Renato Gonda: uma poética rumo ao nada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-08-30) Ferreira, Lorena Vita [UNESP]; Chociay, Rogério Elpidio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação tem por objetivo investigar a dicção poética de Renato Gonda (1959- ) em seu livro AD NADA (1994). Nesta obra encontramos breves e condensadas manifestações poéticas - “101 haikais ou quase” (assim os denomina o próprio sujeito lírico). A confluência de registros poéticos datados e consagrados imprime uma informação estética diversificada, característica freqüente na cena literária contemporânea brasileira. Em relação ao conteúdo, os poemas de AD NADA apresentam um caráter niilista que impulsiona seu sujeito lírico a reconsiderar/questionar as concepções absolutas presentes na nossa existência, tal como a noção de Deus, imposta ao homem, principalmente, pela metafísica e teologia ocidental. Repensar tais conceitos é repensar também a linguagem automatizada e ter a possibilidade de criar uma outra que desestabilize os discursos cristalizados e estereotipados que subjugam a condição humana. A partir dessas perspectivas, analisaremos e interpretaremos a configuração do niilismo na obra para, então, verificarmos como esse posicionamento frente ao mundo influencia o fazer poético do eu-lírico e a sua relação com a palavra poética.ItemDissertação de mestrado Esboço com luz e sombra: problemas de inscrição e apagamento do sujeito em Um sopro de vida(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-10-03) Justino, Katiuce Lopes [UNESP]; Dias, Maria Heloísa Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho propõe o estudo dos problemas de representação da voz autoral no livro Um sopro de vida: pulsações, de Clarice Lispector, publicado postumamente em 1978. Diluída em um projeto muitas vezes lido como autobiográfico, a existência da personagem nomeada como Autor, sua atuação diferenciada na trama e seus mecanismos performáticos propõem uma narrativa complexa e que pode ser lida em diversos níveis: desde um mais elementar, no qual a criação literária é mais uma vez encenada como bastidor, até desdobramentos mais filosóficos, em que a própria condição da linguagem é especulada em sua possibilidade de criação de uma realidade autônoma e ritualizada como performance. Portanto, são inseridas as difíceis questões como voz, inspiração e autoria.ItemDissertação de mestrado Literatura e debate pós-colonial em A história do bando de Kelly, de Peter Carey(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-12-13) Pereira, Aline Storto [UNESP]; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O escritor australiano Peter Carey promove, em seu romance True History of the Kelly Gang, cuja primeira publicação ocorreu em 2000, a reinterpretação de um período histórico e também de um personagem da época, que se tornou uma figura forte na cultura australiana. A tradução desta obra foi publicada no Brasil em 2002 com o título A história do bando de Kelly. Esta dissertação tem como objetivo analisar os efeitos que o estabelecimento de uma colônia penal causou na cultura e na literatura australianas, e a utilização do texto literário - sobretudo esta obra de Carey - como espaço de debate sobre a identidade nacional e de questionamentos ou respostas à antiga metrópole. Para tanto, este trabalho traça, em primeiro lugar, um panorama da história da Austrália, até a época em que viveu Ned Kelly, um fora-dalei que se tornou herói popular e ícone nacional, e do desenvolvimento da literatura no país. Em segundo lugar, são analisados alguns aspectos deste romance, entre os quais a crítica ao sistema colonial britânico, a oposição centro-margem representada pelo conflito entre as autoridades e o bando de Kelly, e o uso da variante australiana do inglês. Desta forma, procuramos mostrar que, neste romance, parte da história da Austrália - em especial o período colonial e o sistema de degredo, cuja influência ainda se faz sentir nos dias de hoje - são problematizados e colocados em discussão.ItemDissertação de mestrado A busca do ser e da arte em O Cavaleiro Inexistente de Ítalo Calvino(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-12-15) Gazola, Flávio Roberto [UNESP]; Nigro, Cláudia Maria Ceneviva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo deste trabalho é analisar como ocorrem as buscas do ser e da arte em O cavaleiro inexistente de Ítalo Calvino. Para tal, serão observados alguns diálogos que a obra estabelece com o poema épico-cavaleiresco Orlando furioso de Ludovico Ariosto no âmbito da formação identitária dos entes ficcionais e da própria narrativa e, além disso, das fronteiras entre a literatura e a realidade.ItemDissertação de mestrado Discurso crítico e posicionamento lírico em Orides Fontela e Natália Correia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-12-15) Paschoa, Priscila Pereira [UNESP]; Dias, Maria Heloísa Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação apresenta confluências entre as poesias da brasileira Orides Fontela (1940-1998) e da portuguesa Natália Correia (1923-1993), a partir das diferenças de suas específicas linguagens, buscando analisar, no posicionamento lírico, um contraste referente à construção do ser como projeção de sentido do poema, sendo essa projeção entendida como sujeito poético. Se a obra de Orides, aproximando-se do fio condutor do trabalho de João Cabral pela impessoalidade, contenção, busca pela palavra exata e culto a um silêncio esfíngico, constrói um sujeito cognoscente como o resultado do olhar contemplativo da voz lírica, em seu ato de flagrar e registrar as coisas do mundo, transformando a apreensão em conhecimento analítico, a de Natália projeta como sujeito uma afirmação intensa do eu no discurso, em um olhar voltado para a gênese do indivíduo, promovendo, na consubstanciação narcisista da voz com a poeta, uma figura de linguagem necessária tanto para romper com a lógica (o absolutismo racionalista) e com o senso comum em relação a Deus quanto para defender o poeta, a poesia e a urgência de praticá-la valorizando-se o princípio da especificidade da arte, a memória literária em geral. Identificando, por um lado, a fragmentação e a aridez no estilo contido e esfíngico de Orides e, por outro, o enredamento e a força impulsiva de uma feiticeira no tom rebelde da linguagem de Natália, evita-se, desse modo, a tendência usual, em muitos dos estudos comparativos, de busca de analogias assentadas na semelhança. Não se constroem binarismos entre os poemas, mas articulações de modo mais aberto, favorecendo a capacidade de estabelecer relações e, assim, uma visão mais ampla da literatura, em uma aproximação intercontinental liberta das limitações dos estudos centrados em um único espaço.