Teses - Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR
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ItemTese de doutorado A tradução: uma abordagem linguística: estudo da tradução de um romance em língua portuguesa - do Brasil - e sua edição em língua francesa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1984-05-11) Fregonezi, Durvali Emilio; Lima, Alceu Dias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O confronto de dois sistemas lingüísticos é o objetivo da lingüística contrastiva, também chamada de lingüística comparativa, lingüística transferencial, lingüística diferencial. Cada uma dessas denominações tem seu uso ligado a um tipo de atividade lingüística. A lingüística contrastiva é utilizada no ensino de línguas, a lingüística comparativa e usada como sinônimo de lingüística histórica. O nosso trabalho- confronto exame e análise comparativa de dois textos, sendo um original e sua tradução, está ligado ao campo de ação da lingüística comparativa.ItemTese de doutorado Conflito entre norma e diversidade dialetal no ensino da língua portuguesa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1984-12-20) Camacho, Roberto Gomes [UNESP]; Arrais, Telmo Correia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A experiência demonstra, sempre sabiamente, que não é possível alimentar mais a ilusão de que se dispõe, no Brasil, de um sistema educacional aberto e igual para todos. Quem quer que esteja direta ou indiretamente vinculado ao processo de instrução formal tem consciência de que os fatos concretos, com os quais diariamente convive, contradizem, com uma realidade irrecusável, o discurso idealista dos textos oficiais. Mais do que nunca, o conflito entre realidade e discurso ideológico tem sido objeto de análise e discussão nos mais diversos âmbitos científicos para os quais essa relação tem pertinência. É freqüente, hoje, deparar-se com a denúncia de que o sistema de ensino desempenha, especialmente no Brasil , uma dupla função ideológica: discrimina a população de baixa renda a que deve servir e dissimula o quanto possível esse papel infausto.ItemTese de doutorado Inquisição portuguesa: vocabulário do direito penal substantivo e adjetivo: (organização em campos lexicais associativos)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1991-05) Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo [UNESP]; Camargo, Cacilda de Oliveira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nosso interesse era conhecer mais detalhadamente o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido por Tribunal da Inquisição, vem desde a época em que elaboramos nossa dissertação de mestrado sobre o primeiro "Dicionário da Língua Portuguesa", cujo autor, António de Morais Silva, foi perseguido e processado pela Inquisição. Seu "Dicionário" deixou transparecer a interferência do Tribunal com relação à censura de obras: as obras condenadas, ou como chamava o Santo Ofício, "livros defesos", foram, de certa forma, veladas por Morais, que não deixou transparecer a presença delas em seu trabalho.ItemTese de doutorado A ordem de palavras em português: aspectos tipológicos e funcionais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1992-12-14) Pezatti, Erotilde Goreti [UNESP]; Arrais, Telmo Correia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A classificação do português como língua SVO tem como base a tipologia de ordem básica de Greenberg (1963), que, ao tomar como ponto de referência a ordem do verbo (V), do sujeito (S), e do objeto (O), pressupõe uma classificação baseada em orações com verbos de dois argumentos, deixando obscura a ordem de estruturas de um único argumento. A classificação de Greenberg não esclarece se as sequências SV e VS estariam implícitas nas três estruturas básicas depreendidas - VSO, SVO e SOV. Seguidores seus como Pullum (1977), Pak (1973) e Ross (1970 apud PAK, 1973) também não fazem referencia aos verbos intransitivos, o que parece implicar que verbos de um argumento têm o mesmo comportamento dos verbos de dois lugares.ItemTese de doutorado Qvae svnt caesaris caesari: uma proposta de leitura dos Commentarii de Bello Gallico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1998) Bruno, Haroldo [UNESP]; Lima., Alceu Dias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemTese de doutorado Teoria comunicativa da terminologia (TCT): uma aplicação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2000-11-07) Almeida, Gladis Maria de Barcellos; Biderman, Maria Tereza Camargo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Com o propósito de ratificar a eficácia teórico-metodológica da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), bem como sistematizar todas as etapas que constituem a metodologia do trabalho terminográfico, desenvolveu-se o primeiro glossário-piloto em língua portuguesa - com equivalências em espanhol, inglês e italiano - do domínio de Revestimento Cerâmico, uma subárea dos Materiais Cerâmicos. A elaboração desse glossário-piloto permitiu confirmar que a TCT é a perspectiva teórico-metodológica mais adequada para lidar com os objetos terminológicos (conhecimento especializado, textos especializados e unidades terminológicas), como também propor uma ferramenta (aplicação computacional) que tornasse o trabalho terminográfico mais controlado e sistemático. Essa ferramenta diz respeito à organização de uma base de dados terminológicos que permite reproduzir no computador a estrutura conceptual criada para o domínio de investigação. A reprodução da estrutura conceptual numa base de dados informatizada foi capaz de sistematizar as seguintes etapas do trabalho terminográfico: a coleta de termos, a seleção dos termos que se constituíram entradas do glossário, a organização da rede de remissivas, a elaboração das definições e o preenchimento das fichas terminológicas.ItemTese de doutorado Deslocando a proximidade : discursividade no contato português-espanhol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-03-12) Fanjul, Adrián Pablo [UNESP]; Gregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo desta tese é abordar a proximidade/distância entre as línguas portuguesa e espanhola deslocando-a do contraste léxico-gramatical, para a produção de sentido em determinadas condições históricas. Essas condições são as atuais situações de contato, no Cone Sul da América, entre os espaços lingüístico-culturais que as têm como "próprias". Contanto, é claro, que se materializa mediante sujeitos mais ou menos complexos, mais ou menos empíricos, mas que instala, por sua vez, novas instâncias subjetivas caracterizadas por uma oscilação entre o "próprio" e o "alheio" como representações de identidade social e de identidade lingüísticaItemTese de doutorado Os movimentos do silêncio: espelhos de Jorge Luís Borges(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-06-03) Villarta-Neder, Marco Antonio [UNESP]; Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)This thesis undertakes a reflection on the silence in relation to the production of the senses, using as corpus literary texts of Jorge Luís Borges, related to the thematic of the mirror, metaphor used in this work to represent the silent path of the movement of the meanings. The silence is assumed here in two categories: (1) absence, that represents the non-saying, and (2) excess, which represents the superposition that the word establishes on the silence or on other words. Those dialectic and complimentary relationships with the silence, more than a deletion of the voices of the discourse, is a procedure of establishment of the heterogeneity. Sustained in the Discourse Analysis of French line, the process of constitution of the meanings was discussed as movement, of which participate, silence(s), the word and the dialectic relationship among them. The work's objectives are the following: (a) to identify and to discuss the existence of indications (internal and/or external to the text) that send the reader for the silence; (b) to discuss relationships among metaenunciative operations, intertextual relationships and the written text; c) in the universe of selected texts of the borgean production, to point out some specificities of the literary writing text while specific configuration of silence(s) as procedures of establishment of shown heterogeneity. They were still discussed the relationships among silence, authorship and the author's and the reader's functions, aspects directly linked to the conceptions and to the aesthetic of the borgean work. Related to this last one, they were characterised as a dialectic game between diversities of silences, heterogeneous, and the relationship of these with the word.ItemTese de doutorado Estudo comparativo dos substantivos mais freqüentes em dicionários bilingües francês-português e português-francês(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-09-19) Silva, Maria Cristina Parreira da [UNESP]; Biderman, Maria Tereza Camargo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os poucos dicionários bilíngües francês-português e português-francês, cuja língua de partida ou de chegada é o português do Brasil, não atendem ao público em situações específicas. A maioria dessas obras pecam por falta de embasamento teórico ou por causa de restrições econômicas e editoriais. Não se pode justificar tal lacuna pela falta de público interessado, nem negligenciar esse público que se mostra cada vez mais exigente. As obras lexicográficas disponíveis no Brasil são comprovadamente inadequadas, pois não cumprem os seus objetivos. Suas falhas mostram-se inclusive prejudiciais ao processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta tese trata do substantivo nos referidos dicionários, do substantivo que é, do ponto de vista semântico, a classe de palavras mais importante, a mais representativa classe da referência, pois abrange mais da metade do léxico de uma língua. Diferente dos aspectos gramaticais, a aprendizagem do vocabulário de uma língua é infinita. Apesar da importância dos substantivos do vocabulário fundamental, os dicionários em apreço apresentam falhas quanto à correção das equivalências, ao tratamento polissêmico ou homonímico, à falta de atualização das obras e à adaptação ao consulente brasileiro, entre outras. A tese apresenta propostas de reformulação do modelo de dicionário bilíngüe através de uma amostra de verbetes de substantivos.ItemTese de doutorado A teoria do convencimento no discurso forense(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Morilas, Luciana Romano [UNESP]; Ignácio, Sebastião Expedito [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemTese de doutorado A expressão da condicionalidade no português escrito no Brasil contínuo semântico-pragmático(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005) Hirata-Vale, Flávia Bezerra de Menezes; Neves, Maria Helena de Moura; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste trabalho, analisa-se a expressão da condicionalidade no português escrito do Brasil a partir de um ponto de vista funcionalista. Acredita-se que o valor condicional pode ser expresso não apenas por construções condicionais canônicas, que têm a estrutura "se p, (então) q", mas por construções aditivas, disjuntivas, justapostas e temporais. Assume-se que essas construções compõem, com as construções condicionais, um contínuo de condicionalidade. Fatores de natureza sintática, semântica e pragmática licenciam o uso dessas construções com valor condicional. O corpus deste trabalho compõe-se de textos das literaturas dramática, oratória, técnica, romanesca e jornalística, que foram coletados no Laboratório de Estudos Lexicográficos da UNESP - Campus de Araraquara, no jornal Folha de São Paulo de 1994 a 1998, e nos sites da Academia Brasileira de Letras, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A interpretação condicional de construções paratáticas aditivas, disjuntivas e justapostas, e das construções temporais, é decorrente de processos inferenciais,já que nessas construções ocorre um processo de convencionalização de implicaturas conversacionais. Há um processo metonímico de mudança, porque dois ou mais valores - adição, alternância, tempo, condição - coexistem em uma mesma construção. As construções aditivas, disjuntivas, justapostas e temporais tornam-se mais abstratas quando são usadas para expressar a condicionalidade, uma vez que passam por um processo de subjetivização, em que os falantes expressamjuízos subjetivos acerca dos conteúdos proposicionais nelas veiculados. Nas construções paratáticas, os fatores que licenciam a interpretação condicional são a ordem de ocorrência das orações que compõem a construção paratática, as correlações modotemporais e os tipos de situação em que as construções paratáticas são usadas. Há uma preferência para a anteposição da oração-prótase à oração-apódose. Os tempos verbais que remetem ao pós-presente - presente do indicativo com referência futura e futuro do indicativo - são usados para expressar ameaças, promessas e recomendações. Os tempos verbais que não remetem ao pós-presente são usados em situações genéricas ou habituais. Os tempos verbais também desempenham um papel importante na interpretação condicional das construções temporais. As construções temporais têm valor condicional quando expressam a habitualidade, que é decorrente de um valor aspectual, a duração. Favorecem a interpretação habitual ou habitual-iterativa das construções temporal-condicionalpresente e o imperfeito do indicativo. As construções temporais, quando interpretadas comocondicionais, podem ser usadas para expressar um tempo epistêmico, que se refere ao tempo em que o falante faz sua avaliação a respeito da situação. Além disso, as construções temporais-condicionais também são usadas quando o falante quer restringir ou especificar uma informação que foi expressa na situação. A análise desenvolvida neste trabalho mostra que os expedientes usados pelos falantes para expressar o valor condicional no português do Brasil vão muito além do que propõem as gramáticas tradicionais, e formam uma gama de possibilidades que serve aos propósitos comunicativos desses falantes.ItemTese de doutorado A expressão da condicionalidade no português escrito do Brasil: contínuo semântico-pragmático(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005-05-07) Vale, Flavia Bezerra de Menezes Hirata; Neves, Maria Helena de Moura [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste trabalho, analisa-se a expressão da condicionalidade no português escrito do Brasil a partir de um ponto de vista funcionalista. Acredita-se que o valor condicional pode ser expresso não apenas por construções condicionais canônicas, que têm a estrutura "se p, (então) q", mas por construções aditivas, disjuntivas, justapostas e temporais. Assume-se que essas construções compõem, com as construções condicionais, um contínuo de condicionalidade. Fatores de natureza sintática, semântica e pragmática licenciam o uso dessas construções com valor condicional.ItemTese de doutorado Os recursos de presença nos livros de auto-ajuda(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Papa, Iracema Aparecida Wada [UNESP]; Abreu, Antônio Suárez [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho tem como objetivo investigar a funcionalidade argumentativa dos recursos de presença utilizados nos livros de auto-ajuda, com o apoio teórico da Nova Retórica e da moderna lingüística cognitiva. Para isso, fizemos uma análise retrospectiva dos estudos retóricos, pondo ênfase nos estudos cognitivistas atuais, sobretudo aqueles que envolvem a parábola e a metáfora. Analisamos, também, os recursos de presença em três livros de auto-ajuda, dois nacionais, O Alquimista de Paulo Coelho e A águia e a galinha de Leonardo Boff, e um internacional, Quem Mexeu no meu Queijo de Spencer Johnson.ItemTese de doutorado A terra (des)construída na mídia impressa do Pontal do Paranapanema(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Silva, Maria Auxiliadora Brito [UNESP]; Cortina, Arnaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nesta tese propõe-se uma leitura dos efeitos de sentido da temática da terra construídos no jornalismo impresso do Pontal do Paranapanema. Por meio da diversidade de gêneros textuais, produzidos em 2002, nos dois jornais de maior circulação na região mais conhecida pelos conflitos agrários, Oeste Notícias e O Imparcial, contituiu-se o corpus para a leitura, à luz da semiótica greimasiana. Para isso elege-se a práxis enunciativa para enquadrar e reger, pela discursivização, as dimensões narrativa, figurativa e passional dos discursos jornalísticos da terra. Pretende-se abordar o papel do sujeito como responsável pelo fazer perceptivo em relação aos enunciados do jornal, examinando a função do enunciador e do leitor na ressemantização e/ou dessemantização do sentido. Analisa-se a figuratividade para conduzir a concretização do simulacro do ato de percepção do sentido de terra produzido nos diferentes gêneros textuais do jornal.ItemTese de doutorado Prefixos latinos de movimento: um estudo morfológico e lexicográfico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Silva, Luciane Cristina Camelo [UNESP]; Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A derivação é apresentada pelas gramáticas tradicionais como uma lista de prefixos e sufixos, divididos em gregos e latinos, com seus significados e acompanhados de exemplos. Com essa limitação no estudo da derivação, não são apresentadas as possíveis combinações das unidades lexicais com os prefixos, nem tampouco é admitido que, para se formar um derivado prefixado, é preciso que a base a que se junta o prefixo aceite a significação que lhe será impressa. Outra falha ocorre nos dicionários que se limitam a definir as entradas lexicais não contextualizadas dificultando o entendimento do significado da unidade derivada, pois nem sempre é possível entender sua formação visto que o prefixo pode admitir significados diferentes e somente o contexto pode precisar esse significado. Desta forma, o processo de formação de palavras tradicionalmente atrbuído à morfologia deve envolver também outros níveis da língua: sintaxe, semântica e pragmática. Uma vez considerados esses níveis é possível estabelecer paradigmas que sistematizem a formação de palavras considerando o significado do derivado contextualizando e os semas contidos na base. Este trabalho teve como objetivo identificar o paradigma derivacional dos verbos formados por prefixos latinos de movimento, o tipo de base a que se anexam os prefixos, as classes gramticais que entram na formação do derivado e o dignificado contextual do prefixo na unidade lexical analisando o valor semântico do derivado, bem como as interferências pragmáticas. Cnclui-se que, analisando o derivado sob a perspectiva morfológica, semântica, sintática e pragmática, é possível estabelecer um paradigma do sistema prefixal da língua considerando o aspecto diacrônico dos prefixos, os semas das unidades lexicais, agrupando as unidades que apresentam semas comuns e o comportamento pragmético da unidade derivada.ItemTese de doutorado A variação da concordância verbal entre os falantes do Mato Grosso do Sul(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Sgarbi, Nara Maria Fiel de Quevedo [UNESP]; Campos, Odette Gertrudes Luiza Altmann de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nesta pesquisa, descrevemos e analisamos a variação da concordância entre o verbo e o SN sujeito de 3ª pessoa do plural, na fala de informantes de 30 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, para mostrarmos como tem se comportado a variação correlacionada com fatores lingüísticos e sociais, tendo como amostra falas registradas pela equipe de pesquisa do Atlas Lingüístico do Mato Grosso do Sul-ALMS-. Nossos informantes femininos e masculinos, são de distintas faixas etárias e diferentes graus de escolaridade. Para realizar este estudo, tomamos como base os princípios teóricos da Sociolingüística Variacionista e das abordagens Funcionalistas. Recorremos, ainda, aos programas computacionais do pacote VARBRUL para que obtivéssemos as análises individuais e os cruzamentos dos fatores escolhidos. A partir dos resultados, verificamos que a variação de 3ª pessoa do plural está condicionada, tanto por fatores sociais como lingüísticos, sendo que os fatores sociais foram os mais significativos. Entre os fatores sociais os que tiveram maior destaque foram a procedência, o sexo e a escolaridade, e entre os lingüísticos os subfatores sujeito pronominal não-explícito, alguns casos específicos de saliência fônica verbal, como é/são e a presença de marca formal de plural em todos os elementos. De modo geral, esta investigação sugere a evidência de que em vários aspectos a concordância verbal está sujeita a condicionamentos sociais e lingüísticos, desviando-se dos padrões gramaticais.ItemTese de doutorado Análise de cartas de leitor de revista de divulgação científica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Ueda, Julia Fumiko [UNESP]; Abreu, Antônio Suárez [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tem este trabalho o objetivo de estudar, do ponto de vista da análise do discurso e da lingüística cognitiva, o gênero carta, mais especificamente as cartas de leitores dirigidas a uma revista de divulgação científica brasileira chamada de Superinteressante. Constatamos, em nossa análise, que muitas delas apresentam caráter subjetivo, manifestando simpatia pelas matérias da revista, o que inclui também um certo tom confessional. Outras delas manifestam formações discursivas ideológicas distintas, vinculadas ao senso comum ou a heranças culturas passadas. Há ainda outras que se caracterizam por serem cartas de autoridade, ou seja, emitidas por pessoas que têm conhecimento dos temas tratados e que querem fazer críticas positivas ou negativas à maneira como a revista tratou o assunto em questão.ItemTese de doutorado O aproveitamento da ordem de aquisição das sílabas nas cartilhas adotadas no município de Catalão-GO(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Nunes, Gisele da Paz [UNESP]; Massini-Cagliari, Gladis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)É objetivo desta tese verificar se a aquisição dos padrões silábicos no processo escolar de alfabetização, no que se refere à ordem de emergência desses padrões, reflete ou não a ordem de aquisição desses padrões na linguagem oral. A ordem de aquisição dos padrões silábicos na escrita foi verificada a partir de um corpus composto de seis cartilhas adotadas no município de Catalão-GO (A toca do tatu, Língua e linguagem, Português: uma proposta para o letramento, Viver e aprender, Palavra em contexto e Nosso mundo) por ser este o instrumento de uso mais comum dos professores de Catalão-GO para ensino de língua escrita. Estruturalmente, esta tese se subdivide em quatro seções. A primeira trata de questões mais gerais sobre a alfabetização, em que discutimos também um pouco de história da cartilha, seu método e as expectativas do governo em relação à alfabetização no Brasil. Na seção 2, versamos sobre sistemas de escrita e ortografia. A terceira seção se ocupa das teorias fonológicas sobre a sílaba, necessárias para a análise das cartilhas que é feita na seção 4. Na conclusão de nosso trabalho, afirmamos que os trabalhos e pesquisas de aquisição dos padrões silábicos do português, tanto do brasileiro quanto do europeu, apontam uma ordem “natural” de emergência desses padrões na aquisição da fala que é seguida, com raras e não significativas diferenças, pelas cartilhas por nós pesquisadas. Assim sendo, os métodos que dão suporte aos livros didáticos analisados, todos calcados no conceito de sílaba ou métodos que empregam o “bá-bé-bi-bó-bu”, deveriam ser eficazes, uma vez que se baseiam em uma “ordem natural” de aquisição de padrões silábicos. No entanto, o que verificamos é que a origem do fracasso dos métodos não pode estar na ordem de apresentação dos padrões silábicos pelas cartilhas...ItemTese de doutorado Construções de sentido de um grupo de falantes da região de Patrocínio-MG: um estudo sobre o cômico e o ambíguo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-03-08) Ribeiro, Ormezinda Maria [UNESP]; Abreu, Antônio Suárez [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Apresentamos uma pesquisa sobre um grupo de falantes de uma região rural conhecida como Dourados, no município mineiro de Patrocínio e egressos dessa região, residentes nessa cidade. O falar característico desse grupo, propagado por diversas gerações, distingue esses falantes das demais comunidades. Partimos da hipótese de que o aspecto cômico provocado pela ambigüidade nas construções realizadas por esse grupo é determinado, na maioria dos casos, pela relação metafórica e metonímica e pelos efeitos da projeção de imagens, localizando a metáfora no modo de conceptualizar um domínio mental em termos de um outro. Sem perdermos o foco da análise lingüística, dedicamos em tempo à pesquisa histórica e antropológica, para apresentar o grupo em seu contexto histórico-social. Assim, este trabalho se constitui em uma investigação de variação lingüística que, passando pela abrodagem da Teoria dos Espaços Mentais, de Fauconnier (1998), caracteriza-se como um estudo nos campos da Ling'istica Cognitiva e tem uma relação com o quadro da Sociolingüística Antropologia Lingüística. O modelo dos espaços mentaisproposto por constituem o aporte teórico para tentar explicar os processos cognitivos que se estabelecem na mente desses falantes, quando se envolvem em um evento de fala. Concluímos que a fala, aparentemente peculiar do grupo, é também apresentada em outras comunidades, pois, conforme Lakoff e Johnson (1980), a maior parte de nosso sostema conceptual é metaforicamente estruturado, ou seja, é parcialmente compreendido em termos de outros conceitos.ItemTese de doutorado Traçando um perfil de usuários de dicionários- estudantes de letras com habilitação em língua inglesa: um novo olhar sobre dicionários para aprendizes e a formação de um usuário autônomo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-03-30) Höfling, Camila [UNESP]; Longo, Beatriz Nunes de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os dicionários representam hoje uma ferramenta de importância fundamental no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil. A reflexão sobre a Lexicografia e a preocupação com a confecção de dicionários para aprendizes - falantes não-nativos de Língua Inglesa - têm crescido ultimamente. Isso nos remete principalmente à questão do papel deste usuário neste cenário. Este trabalho surgiu, então, como uma tentativa de investigar o comportamento do usuário de dicionários, tendo como objetivo descrevê-lo e analisá-lo, por meio de instrumentos que permitissem à pesquisadora observar o usuário em ação, ou seja, utilizando o dicionário. O objetivo central deste estudo foi traçar um perfil de usuários de dicionários em contexto específico de ensino de Língua Inglesa em Nível Superior, ou seja, consideramos para este estudo estudantes universitários que estivessem freqüentando o curso de Licenciatura em Letras e que tivessem escolhido a Língua Inglesa como Habilitação. Isso nos permitiu, portanto, propor diretrizes para a elaboração de dicionários para aprendizes neste contexto específico. Os resultados apontam que os usuários, em geral, não possuem educação lexicográfica, o que faz com que sua consulta aos dicionários seja muitas vezes falha e incompleta. Entretanto, o estudo permite afirmar que tais usuários têm clareza quanto ao que precisam procurar e o que esperam encontrar em um dicionário para aprendizes. Exatamente por isso, a análise desse conjunto de opiniões dos diferentes usuários permite compor um quadro de informações essenciais para se repensar a elaboração de dicionários para aprendizes.