Teses - Mídia e Tecnologia - FAAC
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ItemTese de doutorado Usos e apropriações de tecnologias digitais para a participação político-cidadã: perspectivas das juventudes brasileiras(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-04-17) Camargo, Aline Cristina; Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Historicamente tem-se observado a inserção das tecnologias nos processos de transformação econômica, social, cultural e política. Também estão evidentes os padrões geracionais no uso das tecnologias, bem como padrões de classe, de acesso a serviços públicos e privados, e seu potencial para mobilizar opiniões e configurar ou reformatar movimentos de protesto e reivindicações sociais. A internet e as redes sociais digitais são importantes para a inclusão participativa de parcelas da sociedade que permaneciam excluídas da convivência política. As juventudes são um exemplo concreto de aumento da participação online. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar os usos e apropriações das tecnologias digitais para a participação político-cidadã pelas juventudes brasileiras. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) verificar quais elementos e contextos caracterizam o processo de apropriação de novas tecnologias em experiências de mobilização político-social no Brasil; b) mapear e divulgar iniciativas de participação político-cidadã realizadas a partir dos usos e apropriações de tecnologias digitais; c) contribuir para a discussão sobre participação, capital social, ação e mobilização coletiva e tecnologias digitais, com foco nos processos de apropriação e de uso das tecnologias digitais para a participação política pelos jovens brasileiros. Considerando os objetos de pesquisa como dinâmicos e mutáveis diante de atualizações não apenas tecnológicas, mas também de ordem comportamental e subjetiva, optou-se pela união de técnicas metodológicas quantitativas e qualitativas, a partir da aplicação de questionário eletrônico e entrevista episódica, além da proposição de ferramenta colaborativa de mapeamento das oportunidades de participação levantadas na pesquisa (www.participacaodasjuventudes.org). Ao longo das últimas duas décadas, a tecnopolítica e a comunicação participativa fortaleceram formas de integração comunitária e de mobilização social, Por outro lado, o surgimento de novas culturas digitais levou a experiências sociais capazes de (re) inventar outras identidades sociais- conflitantesvalores morais e formas de fazer política. A partir da pesquisa, observou-se que as tecnologias são construídas pelas necessidades produtivas, práticas e culturais das sociedades e pelas capacidades técnicas disponíveis em cada período histórico. As suas apropriações e os seus diversos usos também são definidos pelos contextos sociais. deve-se considerar que as disposições práticas para uso e os sentidos individuais associados às tecnologias são múltiplos. Em geral, as práticas de participação se associam com categorizações socioeconômicas (renda ou ocupação – ambas ligadas ao conceito de classe social), por idade (gerações), lugar de moradia, estrutura da família, escolarização, por exemplo. Assim, as trajetórias individuais e os repertórios informativos, políticos e culturais acumulados são elementos aos quais se podem associar sentidos às práticas de acesso à internet, bem como os hábitos de consumo de informação e as atividades participativas pelos meios digitais. Os resultados apontam para o desafio no combate da tendência burocratizante e autoritária a ser enfrentada pelas instituições públicas e pelos cidadãos, bem como zelar para fortalecer as participações democráticas utilizando outros recursos e ferramentas coletivas a partir das tecnologias digitais, como, por exemplo, a internet.ItemTese de doutorado SEO on-page no jornalismo: fatores algorítmicos como lide aos buscadores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-27) Pedrosa, Leyberson Lelli Chaves; Morais, Osvando José de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese de doutorado discute as práticas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o ranqueamento de conteúdos no mecanismo de busca do Google. A pesquisa analisou os fatores de SEO relacionados com procedimentos jornalísticos que podem permitir ou ampliar a visibilidade de informações jornalísticas nas mídias digitais. A partir do estudo sobre marcos referenciais produzidos pelo Grupo de Investigação em Documentação Digital e Interatividade (DigiDoc/UPF) sobre jornalismo e SEO, este trabalho defende que determinados fatores de SEO on-page possuem características notavelmente algorítmicas que podem ser utilizadas durante o processo de produção, edição, revisão e distribuição de um conteúdo jornalístico. Desse modo, foram identificados sete fatores de SEO on-page, denominados Fatores Algorítmicos On-Page (FAOPs), que levam à geração de dados de entrada (inputs) que influenciam os resultados das fórmulas algorítmicas. Esses fatores são referenciados por símbolos extraídos da SEO Factors Table, tabela de elementos de SEO atualizada anualmente pelos mantenedores do site Search Engine Land desde 2011. O primeiro FAOP identificado é Keyword (Kw), entendido como dado de entrada transversal aos demais fatores on-page selecionados: Multimedia (Mm), Url (Url), Title (Tl), Description (Ds), Headings (Hd) e Anchor (Ac). A utilização desses fatores é comparada a práticas existentes no jornalismo, como a elaboração do lide, que consiste no início de um texto com respostas a uma série de perguntas centrais ao assunto abordado. Cada um dos FAOPs identificados corresponde a um guia útil ao jornalista para adequar a estrutura da página informativa aos algoritmos do Google. Entende-se que esses fatores estão presentes no cotidiano do jornalismo web, mas não estão sistematizados em um modelo estratégico passível de checagem e execução rotineira. Dessa forma, a adoção de FAOPs é apresentada como reposicionamento da atuação do jornalista diante do SEO, permitindo ações que tenham em conta as mudanças algorítmicas sem interferir nos princípios deontológicos do jornalismo. Por fim, propõe-se um conjunto preliminar de perguntas baseadas nos FAOPs cujas respostas funcionem como um lide para os algoritmos de busca.ItemTese de doutorado Os músicos independentes de bauru e o uso de tecnologias de comunicação: acesso e aproveitamento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-31) Leite, Wellington César Martins; Magnoni, Antônio Francisco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sabe-se que o barateamento das tecnologias e fácil acesso à Web possibilitaram que diversos grupos independentes de música brasileira escapassem da velha lógica do mercado fonográfico e midiático (vendendo CDs ou MP3 ou apenas divulgando seu nome, ou do seu grupo, para fazer mais shows, gerando público e estimulando esse público a produzir mais conteúdo, contribuir financeiramente, compartilhar eventos oficiais, num círculo virtuoso e cheio de possibilidades – que um ciberotimista como Shirky denominaria “economia do compartilhamento” e o fim do emprego). Representando ou não suas origens locais, percebe-se, empiricamente, que essas iniciativas autônomas geram trabalho e produtos criativos nas localidades em que estão inseridas. É sob as diversas variáveis que compõem essa realidade (e diversas formas de criatividade sonora que temos ouvido) que buscamos conhecer a realidade dos músicos independentes, suas técnicas de produção e necessidades tecnológicas para verificar os usos e as apropriações dos meios de comunicação analógicos e digitais disponíveis, além de buscarmos conhecer um pouco melhor o público a quem toda essa produção é destinada. Pudemos perceber que a dedicação necessária para dominar as artes da produção musical, muitas vezes é incompatível com as várias horas necessárias para dominar as técnicas de produção audiovisual e as técnicas de divulgação que tiram o melhor proveito das tecnologias digitais. Ademais, verificamos que a tendência de atomização dos produtores de conteúdo (o conto do self-made artist romantizado pela mídia) urge ser revertida para ações coletivas, a bem da preservação da atividade musical local como um todo.ItemTese de doutorado As narrativas imersivas em propaganda como linguagem midiática contemporânea: uma investigação aplicada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-03) Bressan, Danilo Leme; Renó, Denis Porto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo deste trabalho foi descobrir, através de uma investigação aplicada, quais os potenciais das narrativas imersivas na propaganda, que têm utilizado de novas tecnologias e, consequentemente, novas linguagens, para acompanhar os novos hábitos de consumo de informação dos usuários. Consideramos, para isso, os advergames e a gamificação como linguagem compreendida como apropriada para processos da nova ecologia dos meios em dispositivos móveis. Essa pesquisa compreende que o ecossistema midiático caminha para uma convergência absoluta de tecnologias que, através da interface do mobile, pode oferecer experiências digitais enriquecedoras para consumidores cada vez mais exigentes e hiperconectados. A pesquisa justifica-se, principalmente, porque o cenário midiático atual é de intensas transformações e que, através da criatividade e da ousadia em colaboração com linguagens midiáticas contemporâneas podem diferenciar-se e assegurar-se em ações e produtos em um período econômico instável e complexo e, dessa forma, sua sobrevivência mercadológica. Essa realidade se concretiza. Entretanto, é necessário responder questões adversas ao modelo tradicional da propaganda que ainda impera em alguns mercados. Entendese que com o cenário atual e com a complexidade e hibridismo do ecossistema mobile, essa investigação possa apontar de maneira disruptiva, caminhos para o planejamento estratégico das marcas. É, obviamente, uma oportunidade a ser explorada em direção à próxima geração de ações que farão o consumidor mergulhar em experiências significativas no ambiente virtual, ou seja, experiências além do consumo. Essa pesquisa aplicada e compreende o desenvolvimento de um advergame, um jogo publicitário que vai além da divulgação de uma marca, auxiliando no ensino-aprendizagem de ciências e matemática. Para isso, foi utilizado o Zoológico Municipal de Bauru e seis animais que estão presentes ali, cada um de um bioma do Brasil e que correm risco de extinção, e também outros três animais exóticos de outras partes do mundo.ItemTese de doutorado Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-03) Cunha, Arielly Kizzy; Bizelli, José Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diante do cenário atual – caracterizado por mudanças globais –, a Educação não escapa da influência das tecnologias digitais. O trabalho aqui apresentado problematiza e propõe usos assertivos da Narrativa Transmídia e das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Infantil, já que é necessário assegurar a educação inclusiva e equitativa para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o que é expresso como fornecer Educação de qualidade, em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas (ONU). A pesquisa utilizou os referenciais teóricos pertinentes ao tema; desenvolveu atividades de campo – através da observação de equipe de produção do conteúdo –; realizou entrevistas com especialistas; e analisou estudos de casos que utilizam Narrativas Transmídia para fomento de aprendizagens essenciais na Educação Infantil, tendo como referência a Matriz Educacional do Município de Bauru. A investigação de Narrativas Transmídia se baseou em produtos reconhecidos nacional e internacionalmente, os quais são amplamente consumidos por crianças. Desenvolveu-se durante o trabalho Protocolo “Aprendizagem Transmídia” para favorecer a análise de narrativas, de participatividade e de plataformas, protocolo este para uso de profissionais de audiovisual e criadores de conteúdo; para professores; pais, familiares ou responsáveis pela criança. Elaborou-se também um breve guia para pais e responsáveis, que tem como finalidade divulgar e estimular o uso de Narrativas Transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Como conclusão afirma-se que Narrativas Transmídia e Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas oportunas e potentes para o desenvolvimento de atividades educacionais na sociedade contemporânea.ItemTese de doutorado Vulnerabilidade social na cidade de Bauru: uma análise de dados em dashboard(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-07) Galvani, Alexandre; Morgado, Eduardo Martins [UNESP]; Américo, Marcos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bauru é uma cidade localizada no Centro-Oeste do estado de São Paulo, que pelo tamanho em extensão territorial e número de habitantes, é considerada uma cidade de médio porte. Mas devido ao crescimento populacional e consequentemente habitacional, surgem problemas que geralmente envolvem as cidades de grande porte. Enchentes, a falta de estrutura e saneamento básico em alguns bairros, o desemprego e hospitais com falta de leitos são alguns problemas urbanos que aumentam a carência social e a baixa renda econômica da população. Apesar dos esforços, todos estes problemas não conseguem ser sanados em sua totalidade pela gestão pública, então, para tentar amenizar a situação dos menos favorecidos, a sociedade local se organiza criando as entidades filantrópicas, com vínculo religioso ou não, e com vínculos à prefeitura municipal local. Analisando esse quadro de degradação social local que se reflete em todo o Brasil, vislumbrou-se a possibilidade da criação de um chatBot na rede social Facebook. Este chatBot em forma de questionário por sua vez traz a capacidade de captação de dados autônoma, ou seja, sem a necessidade da intervenção de um operador, e sim apenas através de um convite à pesquisa. Os usuários responderam questões sobre algumas informações pessoais, questões sobre a Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru (SEBES) e sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU, além de questões sobre a sua participação filantrópica/social na comunidade bauruense. Após uma análise das respostas dos convidados, traçou-se alguns cruzamentos e filtros de informações em dashboard sobre a faixa etária e classe econômica destes colaboradores espontâneos, além de se investigar o conhecimento da população sobre os serviços prestados pela SEBES e as Organizações de Sociedade Civil. Verificou-se a necessidade de se conhecer os benefícios que a população em estado de vulnerabilidade necessita e que a sociedade bauruense, em modo geral, desconhece. Embora a maioria dos perfis analisados dos entrevistados apresentou um nível de renda familiar acima da média das famílias brasileiras e um nível de escolaridade acima do ensino médio, o conhecimento dos 17 ODS e a participação destes indivíduos nas Organizações da Sociedade Civil está aquém dos moldes de uma sociedade equilibrada, organizada e inserida socialmente.ItemTese de doutorado Proposta de metodologia para desenvolvimento de plataforma gamificada para o ensino de atletismo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-19) De Grande, Fernando Chade; Américo, Marcos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A investigação sugerida por essa pesquisa foi desenvolver a plataforma digital gamificada “Atletismo na Escola”, para auxiliar professores e alunos ao ensino de Educação Física nas escolas. No atual momento em que testemunhamos algumas experiências em sala de aula com o uso das tecnologias midiáticas, revelando ferramentas on-line para criação de metodologias de ensino, a presente pesquisa percebeu a possibilidade de estimular os alunos à leitura dos conteúdos e a prática esportiva por meio das mídias digitais. O objetivo deste trabalho, além de motivar os alunos ao aprendizado da disciplina, é constituir-se numa opção metodológica para professores de Educação Física que em muitos casos não possuem material apostilado em suas escolas para lecionar. A metodologia proposta se resume primeiramente na revisão de literatura para aprofundamento dos referenciais teóricos, entrevista semiaberta para detectar as reais necessidades dos professores, pesquisa participante para articular a produção de conhecimento com a ação educativa, produção visual com a implantação da plataforma gamificada e por fim, aplicação e avaliação dos resultados obtidos. Utilizando o framework Octalysis para analisar ambientes gamificados, a pesquisa buscou um modelo focado no elemento humano, considerando as necessidades e anseios dos usuários e não apenas a inserção de elementos e técnicas de jogos. A experiência foi aplicada com 39 alunos do 5º ano do ensino fundamental (anos iniciais) em duas escolas do município de Araçatuba, interior do Estado de São Paulo. Os conteúdos disciplinares apresentados na plataforma estão alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), uma vez que a mudança para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi adotada somente em dezembro de 2017, ou seja, quase dois anos após o início da pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que houve um aumento de aprendizagem pelos alunos, fato comprovado pelo aumento de novas palavras sobre o atletismo descritas nos mapas de conceito. Os dados analisados também se apresentaram mais específicos com relação as habilidades motoras e modalidades do esporte, demonstrando um aumento qualitativo dos vocábulos após a aplicação da plataforma. Quanto aos professores, a entrevista fechada ao final da aplicação revelou que a plataforma contribuiu como suporte metodológico da disciplina e estimulou os alunos a realizarem as atividades propostas. A pesquisa optou trabalhar com dois públicos distintos e espera ter contribuído para o aprendizado da disciplina pelos alunos por meio de um suporte metodológico aos professores.ItemTese de doutorado Quando a película encontra o pixel: novas intersecções na construção de imagens ancoradas em novos ecossistemas midiáticos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-04) Barcellos, Jefferson Alves de; Renó, Denis Porto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Essa tese versa sobre as possibilidades apresentadas pelo universo midiático recente, com especial atenção às gadgets, devices e demais acessórios que se tornam extensões corporais. Para tanto, discute-se a ressignificação da imagem, seus novos alcances e paradigmas. Em um mundo em transformação líquida (BAUMAN, 2001), uma observação constante de qual caminho trilhado pela fotografia, em sua expressão conhecida como streetphoto (fotografia de rua), a contemporaneidade se dá admitindo que essa especificidade fotográfica é uma constante e se mescla à história da fotografia como um ramo das questões visuais que abarcam tanto a prática midiática como as questões mais interiores humanas às quais a fotografia se dá como prática diária (olhar, rever e ressignificar em um motor perpétuo). Visitam-se aspectos históricos, estabelecem-se questões e defesas que envolvem práticas e propõem-se novos caminhos, da fotografia argêntica à pós- fotografia (FONTCUBERTA, 2016). As imbricações entre a clássica fotografia realizada na rua, junto dos seus principais autores em um recorte específico por época e notoriedade, e seus desdobramentos junto às novas possibilidades possíveis na era da pós-fotografia. A possibilidade de realização, de maneira empírica, de fotografia de rua através do uso de gagdets será um dos ferramentais desta tese na promoção dessa nova possibilidade na ecologia midiática.ItemTese de doutorado O Fio de Ariadne e o labirinto da internet: geografia e tecnologia: a dialética virtual x real, as redes e as ruas: o ciberespaço como dimensão socioespacial(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-30) Figueiredo, Wellington dos Santos; Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A ciência, a tecnologia e a comunicação estão consubstanciadas nas configurações de utilização e funcionamento do espaço geográfico. O estudo das relações entre técnica e espaço, das repercussões espaciais da revolução tecnológica, evidenciam a Geografia do meio técnico-científico-informacional. Constituindo-se em uma nova forma de materialização dos avanços da sociedade capitalista, o ciberespaço corrobora-se em uma realidade que a Geografia, enquanto ciência que estuda a organização socioespacial, necessita incorporar em seu arsenal de conceitos. Frente a criação de novos horizontes de realidade no mundo contemporâneo, esta tese debruçou-se em compreender a percepção da realidade resultante da interface entre Geografia e Tecnologia. Para tal objetivo, evidenciou-se a técnica e tecnologia como partes indissociáveis do desenvolvimento histórico e as ações destas no espaço geográfico. As relações construídas entre redes sociais e democracia, como o net-ativismo e processos eleitorais, elucidam a pedra de toque na dialética real x virtual, entre as ruas e as redes. O reticular não substitui, tampouco elimina a forma material. Novos arranjos sociais, econômicos e culturais brotam dessa relação urbano-digital. A grande mudança de paradigma político no século XXI foi impulsionada pela tecnologia e seu exército de algoritmos imbuídos de produzir sentidos e remodelar ações políticas e governos. Tecnosfera e psicosfera se entrelaçam dialeticamente. No labirinto da internet, mais do que uma mudança tecnológica, temos uma nova forma de pensar a sociedade.ItemTese de doutorado Desafiando a desertificação da mídia: o jornalismo hiperlocal como instrumento de aproximação informativa em contraste aos desertos de notícia na Região Administrativa de Bauru, interior de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-29) Miranda, Giovani Vieira; Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viver em uma cidade que não possui sequer um jornal ou um veículo de comunicação digital ou por radiodifusão. Tudo o que é visto na TV, lido, ouvido ou assistido na internet não diz respeito à sua comunidade, bairro ou território de seu dia-a-dia. As principais fontes de informação desse “povo sem mídia’, na maioria das vezes é o conteúdo que circula no grupo de WhatsApp da família, entre os vizinhos e os “amigos mais chegados”. É esse conteúdo sem muita precisão informativa, ou até sem origem determinada, direciona muitas das atitudes cotidianas das pessoas desprovidas de senso crítico, e de fontes confiáveis de informações sobre a sua localidade e, também sobre a realidade nacional. Esse cenário constantemente desprovido de notícias locais retrata a realidade dos moradores de 3.487 cidades brasileiras, de um total de 5.570 cidades (62%), e de outros 19% que caminham para esse Estado de desertificação noticiosa, segundo o levantamento do Atlas da Notícia 2021. Os chamados “desertos de notícia” se espalham entre as cidades do interior de todo o país, concentrando-se naqueles municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano e afugentados por toda a centralidade das regiões concentradas em populações e maiores rendas. A situação tem se agravado com o fechamento de veículos de imprensa em crise de público e arrecadação, o que tem aprofundado as desigualdades de acesso à informação jornalística, sobretudo às locais e regionais. Em contraste ao evidente cenário de desertificação noticiosa generalizada, o jornalismo local se destaca por estar mais próximo da realidade das pequenas cidades, dos bairros de cidades médias e de grandes centros. É um tipo de jornalismo que mantém a capacidade de dialogar com grupos étnicos, com diversos extratos culturais e os coletivos sindicais em localidades com grande concentração industrial. É o “localismo jornalístico” que mantém algumas condições de detectar primeiro o surgimento de fatos isolados, de novos comportamentos sociais e tendências políticas inéditas. A localidade noticiosa tem potencial para se fortalecer com o avanço das tecnologias digitais com a possibilidade de se concentrar em escala hiperlocal. Dessa forma, essa tese de doutorado, tem como objeto a análise do potencial de desenvolvimento do jornalismo local ou regional a partir de uma questão crucial: seria o jornalismo hiperlocal o elemento necessário para combater desertos de notícias? Por meio da problematização conceitual em torno do jornalismo local-regional, jornalismo comunitário e jornalismo glocal, buscou-se traçar as principais características, definições e exemplos do jornalismo hiperlocal no contexto das diferentes realidades do território brasileiro. A análise se aprofunda em um vasto mapeamento de mídia e identificação do comportamento do público midiático na denominada Região Administrativa de Bauru, interior de São Paulo. Com o cenário analisado e traçado busca-se, por fim, traçar as principais características dos veículos da mídia hiperlocal interiorana, com os quais são possíveis fazer regredir os desertos noticiosos presentes nas diversas regiões do País.ItemTese de doutorado As novas territorialidades da informação e o lugar do jornalismo nos ambientes digitais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-29) D´Arcadia, João Guilherme da Costa Franco Silva; Carvalho, Juliano Maurício de ]UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese de doutorado busca entender o lugar que o jornalismo passou a ocupar nos ambientes digitais, na medida em que estes espaços passaram a se configurar como novas territorialidades da informação: por ali circulam não apenas as representações dos acontecimentos factuais profissionalmente apuradas, mas também toda sorte de manifestações que edificam um cenário desinformativo ainda em construção. Partindo da hipótese de que estes conteúdos se valem da arquitetura noticiosa e da estrutura jornalística para se impor sobre a informação profissional, o estudo busca mapear este fenômeno a partir das teorias do jornalismo e da noção de territorialidade – ou o território em uso, na acepção antropológica. Para tanto, se vale da netnografia como metodologia de análise, a partir da qual é possível compreender e descrever o funcionamento de comunidades nos meios digitais. A amostra selecionada leva em conta relatório da Câmara dos Deputados no decurso da CPMI das Fake News, que indicou portais e canais que receberam recursos públicos via mídia programática para divulgar a campanha da Reforma da Providência de 2019, e que são considerados difusores de desinformação. Quatro perfis destes produtos no Twitter foram analisados a partir de seus tuítes e suas interações durante 12 semanas ininterruptas – a partir de categorias eleitas de acordo com os critérios apontados pela metodologia. O material revela a premência do fenômeno aqui batizado de perijornalismo: a criação de conteúdos que circundam o itinerário de apuração, produção e elaboração jornalística, mesmo quando o objetivo é deslegitimar o jornalismo profissional.ItemTese de doutorado Internet das coisas no Brasil: a comunicação nos processos interativos das cidades inteligentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-08) Bernardini, Gleice; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A pesquisa visa compreender o complexo ecossistema de inovação digital de tecnologias de Internet da Coisas (IoT) relacionadas a Cidades Inteligentes sob o viés da comunicação. Nos embasamos em dados estatísticos e modelos aplicados de Cidades Inteligentes, uma das áreas prioritárias do Brasil para o setor da IoT, em concordância com as diretrizes sugeridas do Plano de Ação (BNDES/MCTIC) e do Plano Nacional de IoT (PNIoT) para promoção de medidas através de políticas públicas, a fim de investigar as viabilidades do uso da IoT no cenário nacional. Partimos do pressuposto que a inovação proporcionada encontra problemas para sua implantação no Brasil. Verificamos que apesar dos vários estudos, consórcios, planos e iniciativas governamentais existente no país, há mais um desejo manifestado através de ações iniciais e tímidas, por parte de alguns setores públicos, órgãos, entidades e associações para a implantação da IoT e a transformação das cidades em inteligentes, do que atuações concretas que firmem sua real efetivação. Como objetivo, a tese buscou compreender as aplicações; compará-las e entender como podem, se podem, ampliar ou produzir novos processos interativos comunicacionais gerando benefícios a população. Neste sentido, para que os preceitos de Cidades Inteligentes sejam implantados satisfatoriamente, promovendo melhorias concretas é primordial um estudo comunicacional, para que se reflita as necessidades da sociedade contemporânea, devendo ser estruturado com base em nossa diversidade cultural, social, econômica, territorial e de inovação tecnológica, visando o cenário de desenvolvimento nacional. Além de que se tenha uma população preparada e consciente para habitar este espaço conectado, para o sucesso da implantação, é necessário que haja receptividade a inovação, mantendo as características e identidade desta sociedade. A tese é embasada na transmetodologia de Maldonado (2010), uma vez que a pesquisa perpassa as áreas de comunicação, informática e das engenharias, necessitando assim uma mescla de métodos e técnicas para atender as demandas necessárias para sua realização, além dos conceitos da ecologia dos meios, de Postman (2015), bem como os preceitos da ecologia da comunicação e teorias relacionadas, que buscam abarcar questões ligadas ao ambiente tecnológico, sob os reflexos na comunicação humana.ItemTese de doutorado Organizações interculturais complexas: cultura em ambientes de aquisição(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-16) Granato, Mariany Schievano; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Uma das consequências da contemporaneidade pode ser observada nas transações econômicas, mais precisamente, nos processos de aquisições ou fusões de empresas, na tentativa de conquistar diferentes mercados, expandir negócios ou por sobrevivência da organização, motivada recentemente pelas movimentações provocadas pela covid-19. Nos últimos dez anos, a área da tecnologia e inovação passou por esses momentos com maior frequência. O contexto da disputa de poder em organizações, enquanto múltiplas competências para novos organogramas auxilia na construção teórica para entendimento do objetivo central da tese, que reside em compreender a formação de cultura a partir do desenvolvimento de propósito organizacional, materializado pelo desenvolvimento da Matriz de Propósito, em cenários de aquisição sob a ótica da teoria da complexidade, considerando os níveis: estrutura, representações, identificação e diversidade. Nota-se a tendência em em se encontrar organizações complexas optando pela materialização da cultura no propósito organizacional, por sua vez, mais dinâmico e passível de mudança em curto espaço de tempo. A metodologia utilizada é composta por uma combinação de métodos e técnicas: análise das organizações, a partir do levantamento de dados em seus respectivos websites, seguido de aplicação de questionário com alguns funcionários, composto por perguntas abertas e fechadas em formato de múltipla escolha. Para a interpretação de dados foram utilizadas análise de conteúdo e enquadramento na busca pela detecção da presença das categorias, consideradas fatores-chave para mudança em ambientes complexos: fluxo de informação, grau de diversidade, conectividade, nível de ansiedade e diferenciação do poder em organizações com características complexas interculturais.ItemTese de doutorado Design e ensino-aprendizagem: entre slides e formação de professores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-26) Sbrogio, Renata de Oliveira; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em tempos de uso contínuo de mídias digitais nos mais variados ambientes sociais e profissionais é preciso refletir sobre uma formação docente que compreenda a sintaxe da linguagem visual como estratégia fundamental no design aplicado aos propósitos de aprendizagem dos seus objetos educacionais, uma vez que, faz-se comum a produção de tai matérias próprios (slides, apostilas, gráficos, infográficos, entre outros), tanto para uso pessoal como compartilhado, porém, sem os mínimos conhecimentos técnicos e conceituais sobre a sintaxe da linguagem visual. Com isso, além da revisão bibliográfica, este estudo realizou-se com mais três metodologias, em fases diferentes da pesquisa: netnografia, pesquisa-ação e método comparativo, de forma a constatar a importância de uma formação docente que considere preparar o professor do século XXI para o fazer do design educacional e de aprendizagem. Notamos a necessidade de instrui-los com o efetivo uso dos princípios básicos do design na produção de Objetos de Aprendizagem eficientes, focando a melhoria das perspectivas de atenção, compreensão e aprendizagem do aluno. A ampliação da atuação docente para além da educação presencial e formal favorece seu exercício na elaboração, implementação e gestão de produtos educacionais que visem a melhoria do ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Assim, slides são como “imagens” (com textos, cores, fotos, vídeos, sons), carregados de sentidos e, se seu planejamento e produção forem direcionados pelo pensamento do design, facilitando as leituras de seus discursos, ditos e não ditos, propiciarão experiências de aprendizagem muito mais efetivas e significativas.ItemTese de doutorado Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-29) Sampedro, Paula Poiet; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]; Zitkus, Emilene; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A indagação sobre como potencializar a Experiência do Usuário (UX) em ambientes de Realidade Virtual (RV) foi a motivação deste trabalho. Sua construção se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para compreender a UX em ambientes de RV, os componentes que definem essa experiência, como eles se relacionam e como podem influenciar na sensação de presença do usuário. Para alcançar a perspectiva dos usuários, considerando os equipamentos disponíveis no período dessa pesquisa, esse trabalho focou em entrevistas com especialistas da área (para entender melhor sobre a criação e interação em ambientes de RV) e usou de um questionário aplicado a usuários finais (brasileiros e estrangeiros). Para uma avaliação de diferentes equipamentos, foi realizado um teste prático com participantes brasileiros, onde um jogo específico foi utilizado. A análise da bibliografia e das respostas obtidas resultou no apontamento de elementos com potencial para trazer um impacto positivo na UX, bem como aqueles que podem trazer desconforto ou causar estranheza. Por fim, foram indicados parâmetros para construção de ambientes virtuais que incentivam o envolvimento e participação dos usuários.ItemTese de doutorado Framework para ferramentas online de produção de infográficos: implantação e validação por métodos de avaliação de Experiência do Usuário (UX)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-30) Domiciano, Marcus Aurelius Lopes; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Investiga-se a implantação e a validação de framework para indicar ferramentas online gratuitas adequadas para a elaboração de infográficos. O framework analisa as funcionalidades de 8 ferramentas - Cacoo, Canva, Creately, Easelly, Infogram, Piktochart, Venngage e Visme -, que se propõem a auxiliar docentes universitários na transmissão de uma mensagem visual que engloba textos e imagens, de acordo com a ênfase da produção (conteúdo textual, gráficos, mapas, ícones, fotos ou vídeos), os critérios adotados (quantidade de modelos, impacto visual, facilidade de uso ou gratuidade), e o formato a ser utilizado (digital ou infográfico multimidiático). Uma vez disponibilizado num website, busca-se - de acordo com as técnicas de Experiência do Usuário (UX) - a validação das funcionalidades do framework como um guia para encontrar em diferentes ferramentas online de produção de infográficos a mais indicada para o propósito pretendido. Esta pesquisa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) números 3, 4, 9 e 17 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre saúde e bem-estar, educação de qualidade, o fomento à inovação, parceiras e meios de implementação, respectivamente.ItemTese de doutorado Aprendizado tangencial e gameflow nos jogos digitais: estratégias para o desenvolvimento de jogos educacionais engajadores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-20) Grassi, Nicholas Bruggner; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo deste trabalho foi investigar, por meio de uma pesquisa-ação, as estratégias de design de jogos capazes de gerar experiências engajadoras que possam ser traduzidas ao contexto educacional por meio de métodos acessíveis, proporcionando assim sentido à linguagem dos jogos. Essa pesquisa aplicada compreende as dificuldades em desenvolver jogos significativos fora do contexto da indústria do entretenimento e aproxima o objeto de pesquisa a profissionais da área em busca de resultados qualitativos e quantitativos por meio da pesquisa-ação. Para que fosse possível essa investigação, foram desenvolvidos protótipos de redesign de jogos educacionais propondo o uso de estratégias amplamente difundidas na indústria como o Game Design Document, além de ferramentas de avaliação capazes de ponderar critérios responsáveis pelo engajamento, como o método GameFlow. Para que fosse possível analisar os jogos educacionais em relação às propostas identificadas durante a investigação, fez-se necessário o desenvolvimento de um jogo com o tema Egito antigo. A validação dos resultados foi realizada por profissionais da área de desenvolvimento de jogos digitais.ItemTese de doutorado Monitoramento do sono de atletas do judô feminino paraolímpico brasileiro utilizando computação vestível: análise de dados em plataforma digital(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-12) Ribeiro, Carlos Eduardo da Trindade; Albino, João Pedro [|UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O termo tecnologia vestível é utilizado para nomear pequenos dispositivos com sensores eletrônicos acoplados em uma peça de roupa ou aos acessórios que vestimos; refere-se a uma inovação na área da computação, e está vinculado à facilidade e mobilidade de uso devido à miniaturização de seus componentes e ao seu poder de processamento. Essa tecnologia muitas das vezes está vinculada à área da saúde e ao monitoramento contínuo do usuário que a esteja vestindo. A tecnologia da informação e a utilização de dados de desempenho dos atletas obtidos através de recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no esporte, e o uso da computação vestível para o acompanhamento da qualidade do sono, das atividades físicas e dos treinamentos pode favorecer no amadurecimento e melhoramento dos indicadores de desempenho, criando, dessa forma, novas oportunidades para agregar valor na tomada de decisão da comissão técnica e dos atletas. Partindo do pressuposto de que a qualidade do descanso dos(as) atletas colabora para um melhor rendimento nas suas atividades esportivas, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma plataforma que integra tecnologias vestíveis, monitoramento e análise da qualidade do descanso e, assim, constatar a obtenção de melhores resultados no rendimento físico diário dos esportistas. Para validação da proposta, a plataforma foi utilizada em uma equipe paraolímpica de judô brasileira. Os resultados obtidos neste trabalho demonstraram que a computação vestível pode auxiliar e amparar a equipe médica nos futuros diagnósticos e gerar novos norteadores para toda a equipe técnica, pois tal tecnologia possibilitou o mapeamento gráfico detalhado das noites diárias de sono dos atletas participantes, possibilitando aos envolvidos ter uma visão mais nítida sobre a qualidade do sono.ItemTese de doutorado Ensino de lógica formal e proposicional para estudantes do ensino técnico integrado ao médio: proposta de melhoria no ensino de programação de computadores e matemática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-20) Campana, Edriano Carlos; Morgado, Eduardo Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo desta pesquisa busca um enfoque diferenciado em relação as abordagens sobre ensino e aprendizagem de matemática e programação de computadores no ensino técnico integrado ao ensino médio. A abordagem do objetivo é se há correlação positiva entre ensino de lógica formal e proposicional e melhora no ensino de matemática e lógica de programação, tomando como base as notas obtidas por alunos de três diferentes turmas do 1º ano do ensino técnico integrado ao médio nas disciplinas de lógica de programação (área técnica) e matemática (base nacional comum curricular). A pesquisa também, a luz dos resultados apresentados, visa contribuir no processo de como se daria o ensino da lógica formal e proposicional, em seus conteúdos, para que assim possa ocorrer contribuição efetiva no processo de aprendizagem de programação de computadores e matemática. O estudo se baseia em um experimento natural onde é avaliado a evolução das notas dos estudantes de lógica de programação e matemática da primeira série do ensino técnico integrado ao médio ao longo dos quatro bimestres do ano letivo. As conclusões aqui apresentadas também levam em consideração conclusões de outros artigos na literatura científica e que tenham interesse direto ou correlato na abordagem que esta tese se propõe a avaliar.ItemTese de doutorado Música, maestro! Um livro multimídia interativo para apresentar os instrumentos da orquestra sinfônica para crianças da educação básica.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-23) Silva, Gislene Victoria; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa é extensão do trabalho realizado no mestrado do PPGMiT, Faac UNESP, no qual foram analisadas as “Tecnologias Midiáticas como Estratégia de Apoio ao Ensino da Música na Educação Básica”, resultando na constatação de que há uma grande demanda nesta área. Sendo assim, objetivou-se desenvolver um objeto de aprendizagem interativo, o - Música, Maestro! - para apresentar os instrumentos da orquestra sinfônica, as famílias instrumentais, a orquestra e o maestro com pequenos textos instrucionais, imagens, sons dos instrumentos, brincadeiras e apreciação de uma obra sinfônica para alunos de quartos e quintos anos do ensino fundamental, e ainda, oferecer aportes metodológicos aos professores de arte para aplicabilidade do Música, Maestro! A narrativa audiovisual é a base de conteúdos e a interatividade ocorre de maneira lúdica, por meio de puzzles. Quanto à metodologia, tratou-se de pesquisa aplicada de abordagem qualitativa descritiva, com a validação do objeto de aprendizagem interativo baseado no método de Dephi ou técnica de Delfos que possibilitam uma pesquisa de prospecção. Nesta pesquisa optou-se por uma validação heurística segmentada por especialistas da Educação, da Arte, da Educação Musical, de Design, programadores, profissionais de jogos, de mídia e tecnologia, com elementos da funcionalidade, usabilidade e conteúdos pedagógicos com foco na experiência do usuário. O – Música, Maestro! - foi desenvolvido, principalmente, para auxiliar os professores polivalentes na Educação Básica que ministram os conteúdos de música sem ter formação específica na área, com atenção à agenda 2030, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no tocante à Educação/Inovação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).