Artigos - Planejamento Territorial e Geoprocessamento - IGCE
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ItemArtigo O processo de urbanizacao/industrializacao e seu impacto sobre algumas caracteristicas do setor agricola do Estado de Sao Paulo: resultados preliminares.(1983-01-01) De. O. Gerardi, L. H.; Universidade Estadual Paulista (UNESP)Investigates the relationship between selected agricultural variables and the degree of urbanization in the State of Sao Paulo. Hypothesizes that the urbanization process brings significant changes in agricultural characteristics such as mean size of agricultural unity of production, input (in CrS)/cultivated ha, value of goods, and investments, use of mechanical power in agriculture, and fragmentation of holdings. These were tested by the X2 method and the results demonstrated that urbanization has a significant impact on the selected variables and that the more urbanized area coincides with the most modernized agriculture. - from English summaryItemArtigo A ideologia e o poder disciplinar como formas de dominação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia, 1988-12-01) Garcia, Liliana Bueno dos Reis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este artigo objetiva uma reflexão sobre o conceito marxista de ideologia, ao mesmo tempo em que busca entender a transposição do nível da consciência para o nível da corporalidade física, feita por Michel Foucault, como forma de instituição do poder disciplinar sobre os indivíduos, como meio de dominação muito mais eficaz do que a própria consciência.ItemArtigo O urbano paulista e botucatuense: algumas considerações(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1993) Garcia, Liliana Bueno dos Reis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo deste trabalho é abordar o papel desempenhado pela agricultura cafeeira na constituição do urbano na cidade de São Paulo e Botucatu, do final do século XIX aos anos 30, dando destaque para suas peculiaridades e diversidades.ItemArtigo Competitividade: uma visão caleidoscópica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1994) Müller, Geraldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O artigo busca discutir o conceito de competitividade a partir de uma nova realidade mundial, que inclui os fenômenos da globalização e regionalização. O autor procura enfatizar a relação entre a competitividade definida como fenômeno econômico, com um enfoque sociocultural que trabalha com os conceitos de eqüidade, sustentabilidade e valores sociais.ItemTrabalho apresentado em evento An alternative to updating topographic maps using SPOT images(2000-01-01) De Freitas, Maria Isabel Castreghini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (UNESP)Brazil has serious problems in systematic mapping and cartographic updating. Only 13% of the country is mapped in scale 1:50,000 and most of these maps are from approximately 30 years ago. Usually, professionals such as planners, engineers and geographers need updated documents to develop their work in regional scale. Sometimes they need to elaborate maps by themselves, using basic knowledge in Cartography and Remote Sensing applied through alternative methodologies. The main aim of this paper is to updating a 1:50,000 topographic map using SPOT-HRV panchromatic and multispectral images through a low cost methodology. The area of study corresponds to the topographic map from the region of Rio Claro, State of São Paulo, Brazil, produced by IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) in the 1:50,000 scale. The software utilized were AutoCAD R.12 and Idrisi for Windows. The methodology includes application of Digital Image Enhancement through HSI transformation in the SPOT multispectral and panchromatic images as well as techniques of visual interpretation through the GIS Idrisi. The SPOT images were registered using control points selected from topographic maps in 10,000 scale, from IGC (Geographic and Cartographic Institute) from the State of São Paulo. A preliminary verification of the updated information content was made using aerial photographs in scale 1:25,000. After that, seven fieldwork's were performed to solve doubts of the final interpretation. The comparison of the informative content performed showed the image potential to updating tasks, especially concerning to roads, watercourses and railways. Some difficulties appeared in the interpretation of the energy transmission lines, mainly due to the discontinuities in the visualization of the high-tension protection zone. The analysis of the image registration precision presented approximately the RMS equal to 34.96 m for the studied image composition, compatible with the research expectancy. The interpretation of aerial photographs and field verifying solved doubts in the updating process and had an important contribution to the final updated map. The results concerning information content highlight this alternative to updating topographic maps with low cost through an alternative methodology.ItemTrabalho apresentado em evento The estimate of topographical variables for soil erosion modelling through geoprocessing(2000-01-01) De Morisson Valeriano, Márcio; Garcia, Gilberto José [UNESP]; Agronomic Institute of São Paulo; Universidade Estadual Paulista (UNESP): The technical requirements for geoprocessing of topographical data were studied, from digitizing until the obtention of the topographical factor of the Universal Soil Loss Equation (USLE), through calculation of slope (angle) and length. The development of the methods were based on data from manual cartographic survey and geographical information system (GIS) results of Sao Joaquim creek watershed (Pirassununga, SP, Brazil). A preliminary study, on the spatial behavior of the variables, their relations to local relief and to the topographical factor sensibility supported the selection of geoprocessing optimal procedures and parameters to achieve the maximum quality of the generated digital terrain models (DTM), and therefore, of all GIS results. Tests with the slope calculation indicated the need of high resolution, and the importance of post-processing (smoothing) and numerical fit. A method to obtain slope length was developed using spatial analysis functions of GIS. Results of the anisotropic cost analysis were correlated to measureed length, requiring linear fit. Errors for digital estimates prevailed in steep relief areas.ItemResumo Complexo automobilístico, integração espacial e qualificação do emprego: mercados e processos de trabalho num contexto de reestruturação urbano-industrial(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Pires, Elson Luciano Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os efeitos econômicos e sociais da reestruturação urbano-industrial sobre a localização da produção e do emprego, e da qualificação da força de trabalho, abre um leque de pesquisas muito amplo e carregado de inovações metodológicas. No que diz respeito especificamente ao presente estudo, a atenção está voltada para os efeitos da dinâmica da reestruturação produtiva do complexo automobilístico na produção dos espaços da produção e do trabalho, a partir das questões ligadas a localidade dos municípios e a localização das empresas, como resultado de ações e relações sociais na construção do espaço urbano-regional. Nesse sentido, o estudo faz-se necessário sob novas indagações teóricas além de enfoque metodológico interdisciplinar. Em primeiro lugar, os estudos de caso que se detinham na análise da concentração/desconcentração do ramo da atividade econômica como unidade de observação, devem, hoje, ceder lugar à análise territorializada de cadeias produtivas de redes de empresas e sua integração sócio-espacial. Essa metodologia se justifica porque as novas estratégias de mercado - das empresas e dos trabalhadores - têm, cada vez mais, o seu horizonte referido a redes integradas a complexos produtores. Em segundo lugar, o estudo territorializado das cadeias produtivas deve considerar a presença de espaços regionais e municipais diversos, como ambientes reconstruídos pelos efeitos das cadeias produtivas da indústria, como é o caso dos lugares que dão suporte físico e humano ao complexo automobilístico. Esta metodologia se justifica porque as estratégias de localização envolvem situações específicas de vários tipos de coordenação sócio-espacial: (i) fundada pela proximidade geográfica entre as empresas de diferentes setores e tamanhos que se especializam num segmento da cadeia produtiva, (ii) pelo tipo de relações entre capital-trabalho e formas do contrato salarial e de emprego que prevalessem sobre o território, (iii) pelo tipo de relações entre o capital industrial e o meio ambiente, (iv) e pelas políticas de desenvolvimento regional e local. Em terceiro lugar, a coordenação sócio-espacial das cadeias produtivas colocam de imediato a questão da regulação interregional: por um lado, a partir da posição e função das regiões para se inserir ou não em uma "divisão interregional do trabalho", dada pela sua dinâmica interna intra-regionai; por outro lado, a partir do processo de adesão da região ao contexto global da economia em uma "divisão internacional do trabalho", dada pela trajetória local na dinâmica externa mundial.* Estas questões chamam logo a atenção pelo fato de que assim podemos captar o significado de variáveis constitutivas sócio-espaciais básicas como: relações intersetoriais e interregionais, perfil dos mercados locais de trabalho (natureza da oferta de trabalhadores, presença e ação dos sindicatos e instituições tipo Senai), e integração na cadeia produtiva (grau de autarquização da produção local integrada em rede etc.). A qualidade da reflexão e a riqueza das interpretações neste contexto metodológico serão maiores quanto mais os resultados empíricos obtidos no estudo possam captar: a interação sócio-espacial de processos produtivos de natureza distintas, os padrões de competitividade da cadeia produtiva, as formas de intervenção estatal no setor e o perfil da força de trabalho. Da visibilidade da situação enfocada, pode-se aprofundar as formas de regulação sócio-espacial, como determinantes de entradas e saídas distintas da cadeia produtiva de setores e de grupos sociais em questão. Neste enfoque metodológico aqui proposto para a reflexão da análise sócio-espacial do complexo automotivo deve-se destacar duas variáveis-chaves. Por um lado, definir as localidades como lugares onde ocorrem o crescimento industrial e as novas mudanças da reestruturação produtiva. Nesse caso, o lugar deve ser considerado não como passivo receptor dos vetores das mudanças e transformações na estrutura econômica, mas sobretudo como espaço vivo e atuante nas decisões de estratégias governamentais, empresariais e sindicais. Nas localidades onde opera o complexo automobilístico, a história recente de cidades como São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Taubaté, Campinas, Betim entre outras, estão ligadas às estratégias das grandes corporações transnacionais como as da Volkswagem, da Ford, da General Motors, da Mercedes Benz, da Fiat, e demais empresas da indústria de autopeças. A outra varíável-chave a considerar na pesquisa é a localização. Esta deve ser compreendida como o ato ou efeito do capital localizar-se no espaço. Cabe pensar a própria noção de localização de um modo mais amplo como espaço socialmente construído, bem diferente da ilusão objetivista das abordagens sobre decisões unilaterais das decisões locacionais das empresas, guiadas pelas assim chamadas exigências básicas das "condições gerais da produção". Por outro lado, mais que explorar o truísmo de que a reestruturação industrial altera os requesitos de localização, pretende-se investigar como, nesses contextos, os determinantes e as possibilidades da nova mobilidade espacial das empresas entre regiões tornam-se também mecanismos estratégicos de acumulação, e de poder na nova sociedade industrial que se constrói hoje no Brasil. Estas mudanças nas relações inter-setoriais que se dá alterando as relações inter-regionais, ocorrem no âmbito de uma nova divisão nacional e internacional do trabalho na indústria automobilística, e se dá alterando a vida das "cidades-industriais" e os espaços da produção. Com isto, modifica-se a concentração e a integração das operações manufatureiras nos locais de montagem final, baseadas nas inovações e eficiências obtidas por meio da aglomeração espacial, especialização flexível e logística de pronta entrega (Just in time), sincronizadas à linha de produção. Com relação ao território do complexo automobilístico, desde os anos 80, muitos municípios viram minguar os empregos industriais, enquanto explodia o desemprego e o trabalho informal nas economias locais. Para o mercado de trabalho industrial automotivo nestas cidades, estas mudanças estariam colocando novas questões, agora sob o crivo da estagnação econômica e dos efeitos da reestruturação produtiva na demanda por novas qualidades e qualifícações da força de trabalho, no contexto do novo emprego industrial emergente. Estas transformações que se dão nos mercados e processos de trabalho na indústria, e em especial na automobilística mundial, estão inseridas num processo mais global, que se articulam a um campo de forças que agem para reestruturar a organização industrial global do setor nas respectivas regiões da produção, onde incluem as inovações tecnológicas, particularmente na microeletrônica e na informática. Tudo isto vem alterando as formas de organização da produção e do trabalho, ao mesmo tempo em que intensifica a concorrência entre essas empresas. Do ponto de vista da análise sócio-econômica, a novidade no caso brasileiro é que em meio a estas mudanças ocorrem transformações dos processos produtivos que emergem sob novas formas de relações entre capital, trabalho e Estado. Do ponto de vista sócio-espacial, a concentração regional e o crescimento de empresas entrelaçadas em sistemas de produção e redes de empresas acabam colocando em evidência a questão do emprego e do desenvolvimento local e regional, e da transferência ou não para a população local dos benefícios das mudanças no processo de reestrutuação industrial, sob as possibilidades de um padrão de vida mais ou menos elevado. Do ponto de vista do desenvolvimento social, é quase certo que este padrão de vida só avança na medida em que as localidades de uma região possam maximizar sua participação no sistema produtivo, nos seus elos iniciais e avançados, na produção de bens intermediários, de serviços e componentes, e na capacitação profissional, técnica e científica da população. É nesse contexto metodológico que o projeto de pesquisa foi concebido e o presente relatório encontra-se embasado. Em conseqüência desta opção, a análise parte do grupo econômico e da nova empresa-rede multinacional, enfatizando a organização e a estratégia transnacional da produção automobilística. O capítulo 2 trata do(s) grupo(s) econômico(s) e da(s) empresa(s) rede automotiva no Brasil, enfatizando a localização do complexo industrial (montadoras e autopeças) e a rede de distribuição (comércio), através da distribuição regional das unidades produtivas e do nível do emprego. Em seguida, no capítulo 3, vamos considerar a reestruturação produtiva na globalização da economia e as novas relações entre capital-trabalho-Estado no setor automotivo no Brasil, enfatizando o acordo das montadoras como principal acontecimento político envolvendo atores sociais da moderna indústria de ponta do país. Por fim, o capítulo 4 será dedicado a identificar as principais mudanças no perfil da qualificação do novo emprego que se demanda no complexo automotivo hoje no Brasil. Em seguida serão feitas as considerações finais da pesquisa.ItemResumo Criando parcerias entre a Universidade e a Comunidade na análise da qualidade ambiental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este projeto objetiva desencadear ações conjuntas envolvendo pesquisadores da Universidade, Organizações Não Governamentais (ONGs) e a Comunidade que estejam atuando na análise da qualidade ambiental no Estado de São Paulo. No ano de 1995 teve início a elaboração da proposta encaminhada para o Programa para Suporte às Universidades da United States Information Agency (USIA), especificamente na área de Meio Ambiente, por iniciativa de professores do Departamento de Geografia da Universidade de Auburn (AL), em parceria com o professores do Departamento de Cartografia e Análise da Informação Geográfica e do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) do IGCE. Somente no final de 1996 o projeto teve seu início efetivo, com o objetivo de realizar uma análise comparativa das atuações de Universidades e ONGs nos Estados de São Paulo e do Alabama, desenvolver projetos de pesquisa de cunho ambiental voltados para Educação, utilizando técnicas de percepção e recursos da informática, bem como promover eventos científicos e cursos que permitissem o amplo debate e discussão tendo como tema central o Meio Ambiente. Hoje o projeto funciona com a participação de 2 professores americanos (Dr. Richard Perritt e Dr. Michele Masucci) e 2 professores da UNESP (Profa. Dra. Maria Isabel C. Freitas Viadana e Profa. Dra. Magda Adelaide Lombardo), 2 funcionários da SOS MATA ATLÂNTICA (Márcia Hirota e Samuel R. Barreto) além de professores da rede estadual de ensino, bolsistas e estagiários. O projeto de pesquisa visando o Mapeamento das ONGs Ambientalistas do Estado de São Paulo, sob minha coordenação, objetiva identificar as ONGs que atuam no Estado de São Paulo, conhecer sua estrutura e formas de atuação, além de realizar um mapa de distribuição espacial das mesmas. Aplicou-se um questionário nas ONGs Ambientalistas, das quais 40 enviaram resposta, a grande maioria localizada na Grande São Paulo, setores central e litorâneo do Estado, área de grande concentração populacional e pólos de atração turística. Como resultado da pesquisa pode-se observar que a maioria das ONGs consultadas atua no Estado de São Paulo e tem caráter regional, tendo como prioridade os projetos de educação ambiental. Com respeito aos projetos em desenvolvimento, elas podem ser classificadas em ONGs de Grande, Médio e Pequeno Porte, considerando-se infra-estrutura, número de funcionários e acesso a órgãos financiadores. Com relação ao trabalho em parceria, reconhecem as vantagens dos projetos com o poder público no que se refere ao reconhecimento e à credibilidade, além do ganho bilateral de experiência. Consideram como desvantagens a falta de continuidade administrativa, as divergências ideológicas, a pouca eficiência de alguns setores e a burocracia. Nas parcerias com outras ONGs são consideradas vantagens o fortalecimento das posições do grupo, a possibilidade de interação e articulação dos diversos setores da sociedade. Dentre as desvantagens estão a necessidade de negociação permanente e a influência da política partidária sobre o movimento ambientalista, além da grande concentração de recursos em poucas ONGs, sendo que a maioria tem dificuldades de acesso a financiamentos. Pode-se observar que os recursos tecnológicos e financeiros são aplicados, na maior parte dos casos, em projetos visando o monitoramento de áreas degradadas e em educação ambiental. Os projetos envolvendo o controle do processo de degradação e a recomposição da paisagem em áreas críticas, são desenvolvidos a nível local e de forma pontual, muito provavelmente em função da complexidade da questão, que tem como requisito transformações profundas em nossa sociedade. O projeto de pesquisa intitulado Educação Ambiental como subsídio para a Escola do Futuro - Estudo de Caso: Bacia do Corumbataí (SP), sob coordenação da Profa. Dra. Magda Adelaide Lombardo, está sendo realizado com o apoio da FAPESP em parceria com a Universidade Estadual Paulista e as Escolas Públicas no município de Rio Claro (SP), visando desenvolver metodologias de análise interdisciplinar relacionadas com a prática da Educação Ambiental. As escolas participantes do projeto são E. E. "Cel. Joaquim Sales" e E. E. "Joaquim Ribeiro", localizadas na cidade de Rio Claro (SP). O objetivo geral é estimular, através de práticas de ensino, a sensibilização e a conscientização ambiental no contexto do cotidiano dos alunos. As práticas didáticas desenvolvidas constituem-se, primeiramente, numa abordagem teórica das disciplinas envolvidas no estudo de análise ambiental e na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade que ocorre com o estudo do meio, onde os alunos são deslocados através de 2 Laboratórios Móveis nas diferentes unidades de paisagem, com principal ênfase na bacia hidrográfica, onde são realizados diversos tipos de análises e medições de parâmetros ambientais. O Laboratório Móvel compreende equipamentos de análises físico-químicas da água e do solo, estação meteorológica móvel, cartas e mapas da região de estudo, fotografias aéreas, imagens de satélite, GPS, notebook, máquina fotográfica e filmadora, instalados em uma Van, a qual também auxilia no transporte dos alunos e professores. Os dados são coletados no local de estudo e a análise laboratorial é realizada em cada ponto de coleta no Laboratório Móvel. O projeto busca também novas abordagens paradidáticas como desenhos e imagens fotográficas baseados na representação da paisagem, e atividades lúdicas e de expressão corporal, técnicas teatrais, elaboração de jornais e a criação de vários núcleos de atividades envolvendo a concretização e o desenvolvimento das seguintes atividades: 1) Estudo e análise da água, do ar e do solo; 2) Elaboração de tabelas e gráficos; 3) Replantio de uma área-exemplo de recomposição de mata ciliar, envolvendo os escolares e a comunidade local; 4) Revelação de fotos tiradas pelos próprios alunos; 5) Atividades artísticas como desenhos, painéis e maquetes; 6) Confecção de jornais sobre o meio ambiente; 7) Elaboração e execução de uma peça teatral desenvolvida sobre a temática ambiental; No que se refere à organização de cursos relativos às questões ambientais foram realizados, até o momento, um curso de educação continuada e um curso de extensão universitária, com uma clientela média de 60 pessoas. Teve-se o cuidado de imprimir nos cursos ministrados o caráter multidisciplinar, contando com a participação de professores de 7 diferentes departamentos do Instituto de Biociências e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro, além de professores do Ensino Médio e profissionais da Prefeitura Municipal. A clientela principal foi a comunidade de Rio Claro e região, incluindo professores do ensino fundamental e médio, membros de ONGs e de associações de bairro, membros de sindicato rural, funcionários da Casa da Agricultura e de prefeituras da região, participantes de grupos de 3ª idade, estudantes de graduação e pós-graduação. Foram realizados ainda dois eventos de repercussão regional, sendo um Seminário intitulado Pensando e Repensando as Ações no Trato das Questões Ambientais (22/08/97), com 100 participantes inscritos e um Encontro denominado I Encontro entre Universidade e Comunidade na Gestão Ambiental (27/08/98) com 300 participantes. Ambos os eventos possibilitaram amplo debate sobre questões relativas à Análise da Qualidade Ambiental e à Gestão do Meio Ambiente envolvendo profissionais das três Universidades Públicas Paulistas, Organizações Não Governamentais de atuação nacional e regional e representantes da Administração Pública Estadual e Municipal (Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente). Os participantes do projeto tiveram a oportunidade de realizar viagens de intercâmbio envolvendo as universidades e ONGs parceiras. Esta experiência de contato com os pesquisadores nos seus locais de origem, o trabalho nas universidades envolvidas, visitas técnicas, trabalhos de campo, participações em reuniões científicas, workshops e a possibilidade de ministrar palestras, possibilitaram um conhecimento aprofundado das diferentes realidades dos Estados envolvidos no projeto - São Paulo e Alabama - e a dimensão da complexidade desta ação. Considero que o maior mérito desta iniciativa esta em integrar profissionais de origens diferentes, com objetivos diversos, em torno de uma única temática: a Análise da Qualidade Ambiental, reflexo das formas de interação entre homem e meio ambiente nas áreas de estudo. Observei, ao longo do processo, que era grande a dificuldade de sistematização metodológica entre a equipe americana e brasileira para atingir este objetivo maior. Esta dificuldade foi contornada a partir do momento que decidimos conduzir as pesquisas na UNESP em conformidade com nossa tradição, mesmo considerando o prejuízo causado no que se refere, por exemplo, à análise comparativa das ações das ONGs Ambientalistas nos Estados de São Paulo e Alabama. Concluindo, considero que esta ação conjunta está proporcionando resultados positivos para os profissionais e instituições envolvidos, seja nos aspectos relativos aos projetos de pesquisa, promoção de cursos, eventos e viagens de intercâmbio, seja no exercício da tolerância e do respeito às diferentes formações culturais, tradições e costumes dos envolvidos neste projeto.ItemResumo Gestão pública e cadastro técnico: a informação frente as novas competências municipais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Pintaudi, Silvana Maria [UNESP]; Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Govone, José Silvio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introdução Os municípios brasileiros, com novas competências colocadas por um novo contexto sócio-econômico e político nacional e mundial, têm se mostrado bastante defasados no que diz respeito à informação, particularmente aquela interna à administração o que dificulta sobremaneira a gestão pública. Objetivos. Elaboração de proposta de cadastro técnico municipal, utilizando uma nova técnica de coleta de dados para a área urbana, caracterizada pela rapidez, fácil manejo e baixo custo. A proposta incluiu também melhoria da capacitação técnica do quadro administrativo e disponibilização dos resultados e recursos para pesquisadores da UNESP. Métodos. A aplicação de técnica alternativa para atualizar o cadastro municipal, comportou a obtenção de imagens aéreas tomadas por videografia. Este recurso de coleta de dados utiliza uma câmera de vídeo de alta resolução disposta na base de uma aeronave para o registro de uma faixa do terreno em meio digital. Um GPS é utilizado para orientação e posicionamento da aeronave. São obtidos recortes do registro no formato de quadros da área imageada, através dos quais pode-se detectar as alterações físicas ocorridas no espaço urbano. O controle é feito por levantamento no campo registrado num boletim de atualização de cadastro imobiliário. Resultados. Realizamos testes em dois bairros da cidade de Rio Claro(SP): Cidade Jardim e Residencial São José, correspondendo a áreas da cidade, com níveis sócio-econômicos distintos, implicando diferentes densidades e modalidades de ocupação. O Bairro Cidade Jardim é de Classe Média Alta, com ocupação predominante de construções de médio a alto padrão, com unidades de lote de 10m x 30m aproximadamente. O Residencial São José é um loteamento popular, lotes padrão de 8m x 17,50m, com módulo de construção mínimo de 25 m2. Setores referentes a quatro quadras de cada bairro foram selecionados para a pesquisa e permitiu comprovar que a técnica proposta é totalmente viável e promissora para fins de Cadastro Técnico. A atualização no Bairro Cidade Jardim mostrou, em 18 lotes, uma diferença de 817,72 m2 que não estão sendo considerados para fins de cobrança de IPTU. Calculando-se essa metragem segundo o que vem sendo cobrado como imposto nesse bairro, teriam que ingressar nos cofres públicos mais R$ 1.019,99, mas que são desconhecidos pela administração. O Residencial São José apresentou um diferencial de 1.256,01 m2 na área construída que não está registrada no Cadastro da Prefeitura e deixam de ser recolhidos aproximadamente R$ 1.469,07 de IPTU. Com essa primeira aproximação estimamos que 25% a mais de IPTU poderia ter sido recolhido em Rio Claro, no ano de 2001, com a atualização cadastral.ItemResumo Cartografia tátil: elaboração de material didático para portadores de deficiência visual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Ventorini, Sílvia Elena [UNESP]; Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introdução: Em agosto de 2000 através de discussão com a diretora e professores da EMIEE –“José Benedito Carneiro” Deficientes Visuais - Araras – SP, constatou-se a dificuldade encontrada, por esta escola, para ter acesso a material didático tátil de Geografia e Cartografia que atendesse as necessidades dos alunos portadores de deficiência visual. Objetivos: desenvolver e divulgar material didático que facilitasse a utilização da linguagem tátil no tratamento e comunicação da informação geográfica. Métodos: pesquisou-se materiais de baixo custo (sucata) e de diferentes texturas que pudessem ser utilizados na confecção dos conjuntos, sem agredir a sensibilidade tátil e/ou proporcionar sensações desagradáveis, aos alunos deficientes visuais, ao manipularem os conjuntos. Depois, foram realizadas aulas práticas para avaliar a qualidade dos conjuntos gerados. Resultados: o material didático tátil gerado é composto por Cartas Táteis: Planisfério Físico, Mapa do Brasil, Mapa da América do Sul, Mapa da Divisão Política Portuguesa no Brasil, Mapas das salas de aulas da escola especial e Maquetes: do relevo do município de Araras, orientação pelo Sol, da cidade de Araras, destacando alguns pontos importantes em torno da escola especial e das salas de aulas freqüentadas pelos alunos deficientes visuais. Os conjuntos desenvolvidos são coloridos e possuem informações em escrita convencional e Braille, podendo assim, serem utilizados em aulas práticas realizadas com alunos deficientes visuais, com visão subnormal e com visão normal. Estas características estimularam os alunos portadores de deficiência visual a explorarem os conjuntos gerados, o que contribuiu, significativamente, para a ampliação dos conhecimentos, destes alunos, sobre seu espaço cotidiano, bem como, para uma melhor integração com seus colegas de classe com visão normal. Os resultados obtidos, os objetivos, a metodologia de construção e aplicação dos conjuntos, foram divulgados através de um Curso de Extensão para 30 (trinta) professores do Ensino Fundamental e Médio. Este curso auxiliou na atualização de professores da Rede Pública que trabalham ou possam vir a trabalhar com deficientes visuais, destacando a importância da Cartografia Tátil e contribuindo com a nova resolução que regulamentou em agosto de 2001 a Lei de Diretrizes para Educação Especial, na qual salienta-se que, a partir do ano de 2002, todas as escolas do País deveriam estar adaptadas a receber cerca de 6 (seis) milhões de alunos com necessidades especiais.ItemArtigo The development of school atlases based on action research with elementary school teachers(2003-12-01) de Almeida, Rosângela Doin [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemArtigo Podzolization as a deferralitization process: a study of an Acrisol-Podzol sequence derived from Palaeozoic sandstones in the northern upper Amazon Basin(Wiley-Blackwell, 2004-09-01) do Nascimento, N. R.; Bueno, G. T.; Fritsch, E.; Herbillon, A. J.; Allard, T.; Melfi, A. J.; Astolfo, R.; Boucher, H.; Li, Y.; Inst Rech Dev; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Univ Paris 06; Univ Paris 07; IPGP; Unite Sci Sol; Universidade de São Paulo (USP)Morphological, geochemical and mineralogical studies were carried out in a representative soil catena of the low-elevation plateaux of the upper Amazon Basin to interpret the steps and mechanisms involved in the podzolization of low-activity clay soils. The soils are derived from Palaeozoic sandstones. They consist of Hydromorphic Podzols under tree savannah in the depressions of the plateaux and predominantly of Acrisols covered by evergreen forest elsewhere.Incipient podzolization in the uppermost Acrisols is related to the formation of organic-rich A and Bhs horizons slightly depleted in fine-size particles by both mechanical particle transfer and weathering. Weathering of secondary minerals by organic acids and formation of organo-metallic complexes act simultaneously over short distances. Their vertical transfer is limited. Selective dissolution of aluminous goethite, then gibbsite and finally kaolinite favour the preferential cheluviation of first Fe and secondly Al. The relatively small amount of organo-metallic complexes produced is related to the quartzitic parent materials, and the predominance of Al over Fe in the spodic horizons is due to the importance of gibbsite in these low-activity clay soils.Morphologically well-expressed podzols occur in strongly iron-depleted topsoils of the depression. Mechanical transfer and weathering of gibbsite and kaolinite by organic acids is enhanced and leads to residual accumulation of sands. Organo-metallic complexes are translocated in strongly permeable sandy horizons and impregnate at depth the macro-voids of embedded soil and saprolite materials to form the spodic Bs and 2BCs horizons. Mechanical transfer of black particulate organic compounds devoid of metals has occurred later within the sandy horizons of the podzols. Their vertical transfer has formed well-differentiated A and Bh horizons. Their lateral removal by groundwater favours the development of an albic E horizon. In an open and waterlogged environment, the general trend is therefore towards the removal of all the metals that have initially accumulated as a response to the ferralitization process and have temporarily been sequestrated in organic complexes in previous stages of soil podzolization.ItemTrabalho apresentado em evento O programa de coleta seletiva na Unesp - Rio Claro e o envolvimento da comunidade universitária(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005) Mota, Renata Cristina da [UNESP]; Freitas, Maria Isabel C. de [UNESP]; Cortez, Ana Tereza Caceres [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Um dos graves problemas ambientais da atualidade é a questão da produção e destinação final dos resíduos sólidos e a Universidade não pode ficar omissa a esses impactos. A produção de lixo vem aumentando de forma preocupante em todo o mundo, estando este fato intrinsecamente ligado aos hábitos de consumo e ao estilo de vida das pessoas. Toda e qualquer ação que vise a solução deste problema, ou pelo menos sua minimização, é bem vinda. Com o Programa de Coleta Seletiva da Unesp Campus Rio Claro, desenvolvido junto a comunidade acadêmica, pretendeu-se estimular mudanças de comportamento visando um manejo adequado com relação aos resíduos, sensibilizar os participantes quanto a importância de medidas preventivas em busca de sua própria proteção e do meio ambiente, multiplicar conhecimentos despertando a consciência dos participantes quanto a problemática do lixo, e despertar ações que propiciem o regaste da cidadania. Além da pesquisa bibliográfica sobre a temática, que proporcionou a revisão da literatura, outras atividades foram desenvolvidas visando a manutenção do Programa. Estas atividades dizem respeito tanto a busca da conscientização da comunidade acadêmica professores, funcionários e alunos, em relação ao excesso de consumo e produção de lixo e suas conseqüências para o nosso planeta, quanto à organização e divulgação do programa, através do levantamento de materiais relacionados ao tema e de atividades de fiscalização. Percebe-se que a adesão ao Programa em alguns momentos se deu de forma mais eficaz do que em outros, mas no geral a comunidade acadêmica, mesmo quando não faz algo em relação ao problema, entende a necessidade de programas desse tipo para a minimização dos problemas que nós próprios causamos ao meio ambiente. A experiência adquirida em todas as fases do Programa mostraram-se de grande importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, principalmente dos alunos envolvidos, desde o contato com as pessoas, que permite o crescimento em relação à comunicação e a conhecimentos adquiridos, até contato com técnicas estatísticas e literatura a respeito do meio ambiente. Resumo: Com o desenvolvimento e a manutenção do Programa de Coleta Seletiva espera-se criar mecanismos para multiplicar o conhecimento adquirido, proporcionando assim um alcance maior da temática dentro da comunidade universitária, da própria Unesp e da comunidade em geral. Mesmo tendo encontrado dificuldades, os aspectos positivos apareceram em maior número: houve participação e conscientização de grande parte da comunidade envolvida, assim como grande apoio das instituições do campus, através de auxílio a alunos participantes e do convite a demais alunos que manifestaram interesse e se engajaram na causa.ItemTrabalho apresentado em evento Cartografia tátil e mapavox: uma alternativa para a construção de maquetes táteis(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005) Ventorini, Silvia Elana [UNESP]; Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Borges, Antonio José dos Santos; Takano, Diogo Fugio; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Introdução: Uma das prioridades atuais das políticas públicas envolvendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental refere-se à integração do aluno com necessidades educacionais especiais nas atividades cotidianas desenvolvidas em classe regular. No entanto, observa-se o quanto ainda são incipientes os materiais didáticos e metodologias para garantirem ao professor segurança e autonomia na aplicação dos conteúdos aos alunos com necessidades especiais. Atualmente o material didático disponível para o cego é muito limitado e de alto custo, o que tem comprometido não só a percepção do ambiente por parte dos alunos mas, principalmente, a autonomia necessária ao professor de alunos cegos ou com baixa visão, na transmissão de conceitos em classe. Objetivos: Neste sentido, o objetivo deste trabalho é divulgar a pesquisa de material didático tátil integrado a um sistema de sistema de síntese de voz para abordar conceitos relativos a Geografia, Cartografia e Meio Ambiente. Métodos: O procedimento metodológico deste trabalho baseia-se na experiência já consolidada da equipe da Unesp com o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área da Cartografia Tátil desde 2001, bem como no desenvolvimento do sistema de voz do DOSVOX, projeto do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro liderado pelo pesquisador José Antonio Borges, que foi iniciado em 1993 e que tem sido atualizado até os dias atuais. Resultados: O material didático gerado até o momento é composto por duas maquetes táteis munidas de micro-chaves e o software Mapavox. As maquetes táteis conectadas a um computador equipado com o programa Mapavox emitem informações sonoras sobre a área explorada pelo usuário. A qualidade dos conjuntos gerados e do programa Mapavox foi avaliada por alunos cegos, com baixa acuidade visual e videntes, por meio de aulas práticas integradas. Os resultados obtidos demonstraram que a diversidade de sons, bem como, o material agradável ao toque e as cores fortes utilizadas para desenvolver as maquetes estimulam os alunos a explorarem as informações disponibilizadas, contribuindo assim para a ampliação de seus conhecimentos geográficos. Atualmente, as equipes estão pesquisando a viabilidade de utilização dos métodos de construção e aplicação de maquetes táteis conectadas ao programa Mapavox por professores de nossas escolas regulares. Através de metodologia adequada esses materiais estão sendo utilizados por professores e alunos do 3º ciclo (5ª e 6ª séries) do Ensino Fundamental para desenvolver maquetes táteis segundo sua realidade local.ItemTrabalho apresentado em evento CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005) Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Ramos, Eugênio Maria de França [UNESP]; Caluzi, João José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introdução: Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA é um projeto de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas. O corpo de pesquisadores do Cecemca é composto por especialistas da Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro e Bauru, que atuam nas áreas de educação matemática, científica, ambiental e educação a distância e insere-se no contexto de implantação da “Rede Nacional de Formação Continuada de Professores” da Secretaria de Educação Básica do MEC, que teve início no ano de 2004. A referida Rede é formada por 20 centros e engloba universidades públicas e comunitárias de todo o país. A “Rede Nacional de Formação Continuada” tem como princípio formar colaboradores locais, que serão responsáveis pela formação de professores nas suas regiões de origem, atuando como multiplicadores dos conteúdos e dos materiais desenvolvidos nas aulas. Os conhecimentos disciplinares subsidiam a formação, o compromisso de desenvolver ações que beneficiem pessoas portadoras de necessidades especiais e diferentes minorias etnoculturais, como grupos indígenas. Objetivos: desenvolver a formação continuada de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental nas áreas de Educação Matemática, Científica e Ambiental, produzindo material didático para auxiliar o professor na qualificação dos conteúdos de ensino e favorecendo a aprendizagem dos alunos nesta área de conhecimento. Visa estabelecer parcerias, por meio de convênios e intercâmbios com instituições universitárias dentre outras visando expandir a melhoria da escola pública. Métodos: Para atingir esses objetivos, o Cecemca vem desenvolvendo os seguintes programas: Programa de Formação Continuada de Professores que permitirá o aprimoramento nos níveis presencial, semipresencial e à distância. Programa de Produção de Material Instrucional que produz material didático sendo estruturado em módulos: educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Programa de Formação de Tutores que forma tutores para ministrar os cursos, tendo a função também de avaliar o material e corrigir possíveis distorções e multiplicar o conhecimento para as comunidades locais. O CECEMCA – Núcleo Rio Claro e Bauru, apresentam aos professores em formação continuada módulos de cursos presenciais, semi-presenciais e à distância, acompanhados de todo o material didático necessário, voltados para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª series). Resultados: O primeiro ano do projeto apresentou como resultado o material didático acima citado bem como a aplicação de pilotos e um curso de tutores nas regiões de Rio Claro e Bauru. Atualmente vem sendo encaminhadas as primeiras tratativas para convênios e parcerias com redes públicas de ensino.ItemTrabalho apresentado em evento Elaboração de maquete ambiental tátil para alunos cegos e com baixa acuidade visual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005) Silva, Bruno Farias da [UNESP]; Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Ventorini, Silvia Elena [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)No Brasil ainda há uma carência de material didático e procedimentos metodológicos para abordar conceitos geográficos, cartográficos e ambientais em aulas integradas, nas quais participam alunos cegos, com baixa acuidade visual e alunos de visão normal. Com o intuito de contribuir para a amenização deste fato, desde agosto de 2000 vem se pesquisando material didático tátil e procedimentos metodológico que contribuíam para a ampliação dos conhecimentos geográficos, cartográficos e ambientais de alunos cegos e com baixa acuidade visual do município de Araras-SP. Este trabalho objetiva divulgar o procedimento metodológico de construção de uma maquete ambiental tátil para ensinar conceitos sobre impactos ambientais, como desmatamento, poluição de rios e nascentes, ocupação desordenada, entre outros. O procedimento metodológico deste trabalho baseia-se nas pesquisas em Cartografia Tátil de Freitas e Ventorini (iniciadas em 2000 até os dias atuais). Devolveu-se uma maquete ambiental do município de Rio Claro-SP, especificamente da área de transição entre a Floresta Navarro de Andrade e os bairros ao seu entorno. Esta área é composta por impactos ambientais, como por exemplo, expansão urbana em área de preservação permanente (nascente de rio), desmatamento de mata ciliar, assoreamento de canal fluvial, lixão aterrado, dentre outros. Tendo como base a planta e o mapa topográfico do município em meio digital, elaborou-se um mapa na escala 1:3000 da área representada na maquete. Depois, pesquisou-se materiais de diferentes texturas e com cores fortes que atendessem as necessidades educacionais especiais dos alunos cegos e com baixa acuidade visual. O conjunto foi construído com placas de isopor, cortiça, artefatos de plásticos, cola colorida e cola quente. A qualidade da maquete será avaliada através da preparação e aplicação de aulas práticas. A maquete ambiental tátil já tem sua base pronta e perfurada para a inserção de micro-chaves que possibilitarão sua conexão com o programa Mapavox. Este programa possibilita a inserção e disponibilização de informações sonoras em mapas e maquetes táteis. Aparentemente o conjunto apresenta cores fortes, texturas agradáveis ao toque, tamanho adequado à manipulação e poderá ser utilizado na abordagem de conteúdos geográficos, cartográficos e ambientais. Também esta em fase de desenvolvimento uma carta topográfica tátil da mesma área. Neste sentido, os alunos poderão explorar e comparar as diferenças de representação de informações por meio da tridimensionalidade e do plano.ItemArtigo Nova versão do sistema de avaliação de terras - SIAT(Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), 2005-08-01) Garcia, Gilberto Jose [UNESP]; Antonello, Sergio L. [UNESP]; Magalhães, Mônica G. M. [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O SIAT é um sistema especialista para Avaliação de Terras derivado do MicroLEIS - Land Evaluation Information System desenvolvido na Espanha. Na primeira versão, as 12 variáveis foram adaptadas e ajustadas para condições tropicais, assim como a estrutura do programa e o banco de dados. Os testes de campo mostraram que os melhores resultados foram obtidos para escalas próximas de 1:100.000. Nesta segunda versão, os intervalos das variáveis foram redefinidos e uma interface de comunicação com o SIG IDRISI foi introduzida, permitindo a troca de dados entre os dois programas. Outra modificação importante foi a adoção de uma equação para calcular a erosividade no lugar de mapa apresentado no Manual do Usuário. Os testes de campo mostraram que o uso do SIAT é agora mais funcional, com melhor resolução, permitindo trabalhar com escalas em torno de 1:50.000, além de ser adaptável para todo o território brasileiro. A versão do SIAT pode ser obtida pelo endereço www.rc.unesp.br/igce/ceapla/biblioteca/softwares/siat.html.ItemArtigo Mapeamento do uso da terra, vegetação e impactos ambientais por meio de sensoriamento remoto e geoprocessamento(2005-12-01) Ortiz, Jonas Luís; Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Floresteca Agroflorestal Ltda.; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The mapping of the land use, vegetation and environmental impacts using remote sensing ana geoprocessmg allow detection, spatial representation and quantification of the alterations caused by the human action on the nature, contributing to the monitoring and planning of those activities that may cause damages to the environment. This study apply methodologies based on digital processing of orbital images for the mapping of the land use, vegetation and anthropic activities that cause impacts in the environment. It was considered a test area in the district of Assistência and surroundings, in Rio Claro (SP) region. The methodology proposed was checked through the crossing of maps in the software GIS - Idrisi. These maps either obtained with conventional interpretation of aerial photos of 1995, digitized in the software CAD Overlay and geo-referenced in the AutoCAD Map, or with the application of digital classification systems on SPOT-XS and PAN orbital images of 1995, followed by field observations. The crossing of conventional and digital maps of a same area with the CIS allows to verify the overall results obtained through the computational handling of orbital images. With the use of digital processing techniques, specially multiespectral classification, it is possible to detect automatically and visually the impacts related to the mineral extraction, as well as to survey the land use, vegetation and environmental impacts.ItemArtigo Análise da transformação do uso da terra, vegetação e impactos ambientais por meio de sensoriamento remoto e geoprocessamento(2005-12-01) Ortiz, Jonas Luís; Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Floresteca Agroflorostal Ltda.; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The mapping of the land use, vegetation and environmental impacts using remote sensing and geoprocessing allows detection, spatial representation and quantifying all alterations due to the human action in the nature, contributing to the monitoring and planning of those activities that cause damages to the environment. The aim of this research is analyze the transformation ocurred with the land use and vegetation in order to detect environmental impacts during the period from 1962 to 1995, considering a test area in the district of Assistência and surroundings, in the Rio Claro (SP) region. In order to archieve such aim the authors used boolean operations available in the Geographical Information System (GIS) - Idrisi. The maps were obtained through the ordinary (conventional) interpretation of aerial photos, later digitized in the software CAD Overlay and georeferenced in AutoCAD Map. It's observed that operations such as crossing digitized maps of one specific area in two differents dates, using GIS, produce overall results that might point out expansion or retraction's trends of the mapped classes, as well as quantify the intensity of the phenomena.ItemArtigo Os desafios da formação continuada de professores visando à inclusão de alunos com necessidades especiais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Ventorini, Silvia Elena [UNESP]; Rios, Carla [UNESP]; Araújo, Thais Helena Buzzato de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Special Education underwent several changes in the XX century through socialmovements that claimed for equality for all citizens as well as for thesuppression of all sorts of discrimination. This paper has the objective ofrevealing the experience obtained by a team of researchers in a course ofextended formation, presenting the Extended Course for Teachers of PublicSchools in the Municipality of Araras-SP, through the Center of ExtendedMathematics, Scientific and Environmental Education (CECEMCA) of theUniversidade Estadual Paulista -Unesp. The CECEMCA adopted the strategyof centralizing its courses in the Environmental Education and studies related toenvironmental aspects as well as the didactic material related to the courses.Such courses can be with presence, semi-presence or at distance. This paperintends to disseminate the techniques developed in the preparation andapplication of didactic material, specially tactile models in interdisciplinaryactivities aimed at the inclusion of students with special needs, emphasizing theeducation of blind or visually impaired students through a reflexive actiondirecting the practices to Action-Reflection-Action. The presence requiredactivities were composed of theoretical explanations approaching cartographic,geographic and environmental concepts, practical activities in which theparticipants built their didactic sets (tactile models) and reading of accounts anddiscussions about the teaching experiences in projects with the students of theschool. The activities at distance were composed of two parts: extra-classactivities including the development of a project with the students to create athematic tactile model prioritizing the multidisciplinary approach and technicaland practical visits with cartographic material. The experience of the extendedteachers' formation course achieved its objectives when made it possible theinvolvement of teachers of different areas of knowledge. The thematic projectswere developed with their students having as a main theme the cartographyand the inclusion of special needs students.