Dissertações - Letras - IBILCE
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ItemDissertação de mestrado 12 anos de escravidão: livro e filme(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-02-16) Nakanishi, Débora Spacini; Nigro, Cláudia Maria Ceneviva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir sobre 12 anos de escravidão, em duas vertentes: o livro de Solomon Northup (1853) e a adaptação cinematográfica de Steve McQueen (2013). Entendemos, assim, as duas obras como representações do sistema escravagista e da vida do escravo, no caso, especificamente, de Northup, servindo como mediadoras do trauma cultural na sociedade norte-americana e influenciando a forma como a identidade do afro-americano é construída. Pretendemos estudar o gênero narrativas de escravos, contextualizando a autobiografia de Northup, com o intuito de analisá-la especificamente. Utilizaremos, então, autores como Olney (1984), Lingold (2013), Pope (2014), Roy (2015), entre outros. Faremos, doravante, um exame sobre filmes comerciais com o tema escravidão, com o intuito de apontar como cada um deles dialoga com a sociedade na época de sua produção, tornando-se contradiscursos ao pensamento vigente. Basearemo-nos em Sklar (1978), Kellner (2001), Mascarello (2006) e Rosenstone (2015). Passaremos à análise do filme de McQueen, procurando indícios de uma nova abordagem do tema escravidão no cinema, apontando, também, como, em diversos momentos, livro e filme se relacionam, seja na semelhança ou na diferença. A seguir, propomos uma reflexão sobre como as duas obras influenciaram e influenciam a construção da identidade do afro-americano, levando em consideração o trauma cultural legado pelo sistema escravagista na sociedade estadunidense. Apoiaremo-nos em textos de Cartmell e Hunter (2001), Browne e Kreiser Jr. (2004), Wilt e Shull (2004), Levine (2010), Ross (2010), Dubey (2010), Keizer (2010), Nigro (2011), Romney (2014), além dos de Eyerman (2001, 2011) e Pederson (2014), que falam especificamente sobre trauma cultural. Finalmente, faremos um breve levantamento de fatos e obras importantes que acontecem após o lançamento do filme, a fim de ressaltar a importância e relevância de 12 anos de escravidão para a continuação da discussão sobre a instituição peculiar norte-americana.ItemDissertação de mestrado A abordagem psicanalítica de Walter Benjamin na interpretação da lírica baudelairiana em As flores do mal(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-02-23) Andreu, Rodrigo Caetano [UNESP]; Amorim, Orlando Nunes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho consiste no estudo do trabalho de análise e interpretação proposto por Walter Benjamin no seu projetado livro Charles Baudelaire, um poeta na época do capitalismo avançado, especificamente no capítulo "Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire", em que a criação poética é destacada como mecanismo de defesa. Na interpretação de Benjamin, o poeta Baudelaire, ao se sentir ameaçado e constrangido pelas adversidades repressivas do corpo social, defende-se na e com a poesia que escreve. Nesse âmbito, o próprio poeta se intitula um “esgrimista”, que se utiliza do seu material de trabalho, o lápis e a caneta, como armas de defesa no duelo contra os percalços externos de uma sociedade que sofreu com as contradições pós-revolução industrial, principalmente no que diz respeito à exploração da força de trabalho dos empregados das indústrias e suas consequências sociais. Tal interpretação resultou na formulação do conceito de experiência de choque, de que nos valemos como medium de reflexão para compreender outra: a análise benjaminiana da experiência anterior e posterior ao excesso de estímulos sofridos pelo homem da modernidade. Tendo por base essa perspectiva, também investigamos a criação poética a partir da relação existente entre a poeticidade de Baudelaire e a tese freudiana, vinculada à psicanálise, cuja principal premissa é a existência de um mecanismo de defesa por parte da consciência humana em face aos estímulos externos e internos. Com isso, entendemos a maneira como Benjamim encarou a composição de Charles Baudelaire em todas as nuances da estruturação psicológica do indivíduo. Dentro dessa proposta, os instrumentos teóricos essenciais à realização da pesquisa estão ligados, de um modo geral, às relações que se estabelecem entre a criação poética, a análise histórica concomitante à vida do poeta e aspectos pontuais da teoria freudiana e de seus seguidores sobre os mecanismos de defesa. Assim, notamos que o projetado livro de Walter Benjamin, com sua estilística interpretativa própria e inovadora, perpassa as mais distintas faces da modernidade, possibilitando uma crítica pautada na percepção e compreensão da realidade pelas lentes das vertentes sociológica e psicanalítica.ItemDissertação de mestrado Adaptando o espaço pós- apocalíptico: um estudo sobre The Road, de Comac McCarthy(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-10-06) Person, Thaisa [UNESP]; Hattnher, Alvaro Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O apocalipse é um tema recorrente na literatura. As imagens e figuras associadas a ele estão presentes em textos tão diversos quanto a Bíblia ou em obras pertencentes ao subgênero romântico “The Last Man” e, atualmente, em textos que se valem de uma nova abordagem para representar o fim do mundo: o “pós-apocalipse”. Esses textos retratam a dissolução de uma sociedade organizada em torno de leis e de princípios de ética e de cidadania que foi devastada por um evento catastrófico. Os que sobreviveram a esse evento devem encontrar formas de continuarem sobrevivendo, mas, agora, em um mundo desolado e sem leis. Dessa forma, o que há de importante nessas narrativas não é necessariamente o evento catastrófico em si, mas, sim, como se estruturará a sociedade pós-evento, regida primordialmente pela lei da sobrevivência. Neste trabalho, propõe-se o estudo do livro pós-apocalíptico The Road (2006), de Cormac McCarthy e a sua adaptação homônima para o suporte fílmico (2009), dirigida por John Hillcoat. As duas obras retratam a luta pela sobrevivência de um pai e de um filho em meio a um mundo pós-apocalíptico. Além de buscar a sua sobrevivência e a do filho, durante a narrativa, o pai exerce o papel mais difícil neste tempo desolador: o papel de ser pai. Pensando-se nas relações de intertextualidade entre o texto adaptado e sua adaptação, este estudo visa investigar como se constitui a representação de espaço e ambientação na obra literária e na obra fílmica. De acordo com a distinção entre espaço e ambientação proposta por Osman Lins (1976), tenciona-se estudar tais elementos narrativos na obra adaptada e na sua adaptação, a fim de demonstrar o quão importantes e contributivos são para o desenvolvimento do conflito central da narrativa, já que em cada ambiente pelos quais os personagens passam, eles são psicologicamente transformados de alguma forma. Além disso, objetiva-se demonstrar como espaço e ambientação são solidários aos outros elementos da narrativa e como dessa relação entre eles resultam fatores significativos para a história.ItemDissertação de mestrado Alcântara Machado e Norman Rockwell: a arte de descrever sociedades(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012-08-03) Rosa de Souza, Carolina Curassá [UNESP]; Hattnher, Álvaro Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antônio de Alcântara Machado e Norman Rockwell são figuras representativas da produção artística das sociedades em que viveram. Machado engajou-se no modernismo brasileiro e inovou a narrativa do conto. Já Rockwell representou a cultura norte-americana por quase todo o século XX, sem utilizar, contudo, formas tão inovadoras como fez Alcântara. Esta dissertação de mestrado pretende analisar a existência de relações formais e temáticas entre os autores, ainda que haja poucas ligações artísticas, sociais ou econômicas entre eles. Valendo-se da teoria da intermidialidade e das funções da linguagem de Jakobson, busca-se estruturar um quadro comparativo e aumentar as possibilidades de leituras relativas a cultura e literatura expostas em parte da obra de Alcântara Machado e da de Norman RockwellItemDissertação de mestrado Alegorias da totalidade: as relações entre ciência e poesia em A máquina do mundo repensada, de Haroldo de Campos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-03-23) Scudeller, Gustavo [UNESP]; Siscar, Marcos Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo desse trabalho é compreender as relações entre ciência e poesia na obra de Haroldo de Campos (1929-2003), tendo como ponto de partida a leitura do poema A máquina do mundo repensada (2000). Nossa hipótese é que, ao problematizar as concepções de mundo elaboradas pela tradição poética ligada às representações da alegoria da “máquina do mundo” e pela física dos últimos séculos, o poeta procura compor uma visão de presente que coloca o desprestígio das pretensões totalizadoras do saber como uma das principais características da contemporaneidade. Para analisar essa hipótese, dividimos o trabalho em três partes, que correspondem a questões suscitadas por cada um dos três cantos em que se divide o poema. Nelas, abordamos, respectivamente, as relações do poema com a tradição poética da “máquina do mundo”, suas relações com a história da ciência moderna e, finalmente, a maneira como o poema problematiza as relações da poesia com a imaginação, ao compor a sua visão de modernidade. Nossa conclusão é que, ao abordar as visões de mundo elaboradas pela poesia e pela ciência tradicionais, A máquina do mundo repensada encontra na figura da contradição uma forma de encenar as decepções do saber, em sua busca repetida por respostas definitivas sobre a existência. Com isso, o poema procura apontar a incerteza e a dúvida como aspectos constitutivos da maneira de a poesia contemporânea pensar a sua relação com o presente.ItemDissertação de mestrado Alice's Adventures in Wonderland: o nonsense visto como sátira na obra de Lewis Carroll(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-08-23) Marcello, Manuela Graton [UNESP]; Harris, Peter James [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Publicada em 1865 e considerada obra nonsense, Alice’s Adventures in Wonderland é o livro mais conhecido de Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson). Escrito e publicado no período vitoriano, Alice apresenta um cenário repleto de fantasia onde a protagonista vive suas aventuras, que são vistas por muitos leitores como algo meramente fantasioso e desprovido de lógica. A partir de leituras relacionadas à sociedade vitoriana e ao discurso histórico, percebe-se que os acontecimentos e experiências experimentados pela garota são permeados por traços irônicos relativos à sociedade em que Alice vivia. A presente dissertação propõe, com base no estudo da narrativa histórica realizado por Hayden White, particularmente a questão do tropo da ironia, o entendimento de como o discurso no Alice é relacionado a implicações da ideologia da época. No âmbito da História da época e das técnicas discursivas utilizadas pelo autor o presente trabalho resgata alguns dos aspectos históricos ironizados por Carroll, utilizando não somente os estudos relacionados à linguagem e aos modos de elaboração de enredo de Hayden White (1994, 1995), mas também a história dos princípios educacionais da Inglaterra vitoriana, de Morais (2004).ItemDissertação de mestrado Aluísio Azevedo: naturalismo e fantástico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012-07-30) Pietrobom, Amanda Lopes [UNESP]; Wimmer, Norma [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O corpus desta pesquisa é composto por duas obras do autor naturalista Aluísio Azevedo. A primeira é o romance de caráter naturalista A mortalha de Alzira, publicada em forma de folhetim em 1891 e em 1893 em volume. A segunda obra é o conto “Inveja”, inserido na coletânea de contos intitulada Demônios, livro publicado em 1895. Este trabalho tem como objetivo propor um estudo comparativo entre essas duas obras. A pesquisa parte primeiramente de uma definição do naturalismo brasileiro e de como o autor escreveu suas obras baseadas nas tendências estéticas divulgadas por essa escola literária, mostrando opiniões de diversos críticos a respeito do caráter naturalista de Azevedo, tentando desmistificar a noção de que o naturalismo brasileiro seria uma imitação do naturalismo francês. Em seguida, é proposta uma análise de cada um dos textos, destacando os aspectos naturalistas e fantásticos, caracterizando suas personagens. Para a compreensão do fantástico, a análise será feita de acordo com a teoria de Tzvetan Todorov (1975). Analisa-se também, quer sob a perspectiva do fantástico, quer sob as teorias do naturalismo, os distúrbios de ordem psíquica presentes tanto no romance como no conto, notadamente a histeria. Concluindo este trabalho, são apresentadas considerações acerca do termo intertextualidade, e a opção pelo termo transtextualidade, descrito por Gérard Genette em sua obra Palimpsestes (1982). E, por fim, é feita uma análise transtextual destas...ItemDissertação de mestrado Amanhã e o anarquismo: uma outra perspectiva de Abel Botelho(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-03) Silva, Moisés Baldissera da; Pavanelo, Luciene Marie [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa de Mestrado propõe a análise do romance Amanhã (1901), escrito pelo autor português Abel Botelho. A obra faz parte da pentalogia intitulada "Patologia Social", composta por outros quatro livros – O Barão de Lavos (1891), O Livro de Alda (1898), Fatal Dilema (1907) e Próspero Fortuna (1910). Com esse conjunto de publicações, segundo Saraiva (1995), o autor pretendeu criticar as famílias burguesas e nobres que comandavam Portugal, denunciando diversas hipocrisias da sociedade em finais do século XIX, justificando-as pelo viés da patologia como males ancestrais transmitidos pelos laços sanguíneos. Em Amanhã a patologia retratada é a do desvio psiquiátrico, presente no personagem principal, Mateus. Deve-se considerar também, além do viés patológico, a sua importância documental. Segundo Gomes (2009), os conflitos do romance ocorrem no período de novembro de 1894 a junho de 1895, em Lisboa, momento histórico em que há diversos levantes da população e enorme desenvolvimento sindical em Portugal. As manifestações, em sua maioria, ocorreram por influência dos ideais políticos socialistas, anarquistas e comunistas, em ascensão em toda a Europa no final do século XIX. Dessa forma, este estudo inicialmente debruçar-se-á sobre uma análise detalhada do personagem principal do romance, o contramestre Mateus. Em seguida dedicamo-nos a examinar a relação dele com Adriana, seu par romântico, pertencente a outro grupo social, mais abastado financeiramente. Outro ponto de nossa análise é o estabelecimento da relação entre a vida do contramestre e o messianismo, tema da tradição literária portuguesa, e para isso nos baseamos em Lourenço (1992). Interessa-nos também estabelecer um diálogo com o romance Germinal (1885), do francês Émile Zola, destacando as peculiaridades da obra portuguesa, conforme a perspectiva dos estudos da literatura comparada de Carvalhal (2006) e Santiago (2000). Com isso, esperamos contribuir para uma apreciação da obra de Abel Botelho, que aparece discretamente nos livros sobre literatura portuguesa, como o de Saraiva e Lopes (1955), por meio da análise de um de seus romances, praticamente esquecido pela crítica e desconhecido do público leitor atual.ItemDissertação de mestrado A amizade no "Satíricon", de Petrônio: o caso de Encólpio e Gitão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-05-27) Martins, Rebecca Miriã Ribeiro; Aquati, Cláudio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho teve como objeto de pesquisa uma obra da literatura latina, o Satíricon, de Petrônio. Dela, sob o viés da amizade, foi analisada, a dupla formada pelo protagonista Encólpio e seu inseparável (ou quase) amigo Gitão. O conceito de amizade foi estudado, por um lado, com base em Ética a Nicômaco, de Aristóteles, que faz uma valoração do conceito de philia, e De amicitia, obra na qual Cícero propõe parâmetros morais e éticos que deveriam estar presentes em uma relação entre amigos e, por outro, em obras nossas contemporâneas, como Genealogias da amizade, de Ortega (2002), e A amizade no mundo clássico, de Konstan (2005). Com base nessas, foi possível identificar e analisar, no Satíricon, o traço da amizade que se desenvolve na dupla composta por Encólpio e Gitão, sobretudo no sentido de tecer uma discussão a respeito do que leva as duas personagens a se relacionarem e atuarem juntas e os efeitos desse mesmo relacionamento para a construção desse romance antigo romano.ItemDissertação de mestrado O amor sensual e o celibato clerical no Decameron, de Boccaccio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-02-17) Bonetto, Mirian Salvestrin [UNESP]; Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Um dos temas de destaque na obra-prima de Giovanni Boccaccio, o Decameron, escrita por volta de 1353, é o amor sensual, vivenciado por seus personagens de forma realista e naturalista. Dentre esses personagens, encontramos membros do clero católico, celibatários, e é para eles que voltamos o nosso olhar. Pretendemos traçar as características da abordagem de Boccaccio ao tema do amor sensual no celibato clerical em dez novelle da obra e, com isso, levantar quais concepções de amor, indivíduo e natureza humana são encontradas nas entrelinhas dessas histórias. Para analisarmos o corpus, tomaremos como base a fundamentação do celibato na Igreja Católica, exposta por Brown (1990); a doutrina do amor em Boccaccio, que trata o amor sensual com realismo e naturalismo, abordada por Scaglione (1963) e Givens (1968); a retórica de Aristóteles (2006), já que os personagens usam a retórica para obter êxito na conquista amorosa; as considerações de Ó Cuilleanáin (1984) e Smarr (2014) sobre a representação decameroniana do clero; além de estudos sobre o autor e obra, como os de Auerbach (2007; 2013). Com base em Berger (1972) e Nodelman (1988), analisaremos ilustrações que representam o amor sensual praticado por personagens celibatários, feitas por Alex Cerveny. No Decameron, os clérigos são dessacralizados, retratados como homens comuns, nos quais a natureza e o instinto se fazem presentes. A nosso ver, esses homens e mulheres são levados pela instituição católica a abandonarem obrigatoriamente a sexualidade, mas eles não desejam renunciar efetivamente a esse aspecto que é inerente à vida humana.ItemDissertação de mestrado Apague as pegadas: uma leitura de Terra sonâmbula de Mia Couto(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-04) Venancio, Bruna Flávia Rodrigues; Scheel, Márcio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo apresenta o romance Terra sonâmbula de Mia Couto dentro do conceito de narrativa de resistência definido por Alfredo Bosi (1977). A tensão entre tradição e modernidade, memória e esquecimento, confundem-se no romance com a ideia de morte da tradição, porém, neste trabalho, mostramos que a morte é a continuidade e não o fim da tradição no mundo moderno. Como percurso teórico, contextualizamos os eventos históricos citados no romance com o auxílio, sobretudo, dos historiadores Allen e Barbara Isaacman (1983) e José Capela (2010). A tensão tradição X modernidade em todo o romance foi descrita com o apoio de estudiodos do romance aqui estudado, Anita Martins Rodrigues de Moraes (2018), Everton Fernando Micheletti (2016), Philip Rothwell (2015), Fábio Salem Daie (2013) e Kamila Krakowska (2017). O conceito de memória coletiva e de morte da experiência compartilhável e, consequentemente, da tradição moçambicana foram discutidos a partir das ideias de Maurice Halbwachs (1990) e de Walter Benjamin nos artigos “O contador de histórias” (2015) e “Experiência e pobreza” (2012).ItemDissertação de mestrado As aporias do processo criativo em A morte em Veneza, de Thomas Mann(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-10) Topdjian, Priscila Bosso; Silva, Antonio Manoel dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação constitui um estudo crítico-interpretativo das aporias do processo criativo presentes na novela A Morte em Veneza, de Thomas Mann, das quais destacamos as que emergem das relações entre o antigo e o moderno, entre a arte clássica e a romântica e entre princípios apolíneos e dionisíacos de criação artística. Esses tensionamentos são construídos de forma autorreflexiva e provocam na narrativa um desconcerto lógico, afetando a sua leitura linear. Dentre as principais obras teóricas e críticas que nos serviram de apoio para exegese e análise, ressaltamos: Poesia ingênua e sentimental, de Friedrich Schiller (1991), que reflete sobre os modos de criação artística antigo (ingênuo) e moderno (sentimental) existentes na Antiguidade Clássica e no fim do século XVIII, ambos problematizados na narrativa em discussão; como também as reflexões acerca do belo e do gênio artísticos presentes em Crítica da faculdade de julgar, de Immanuel Kant (2016); a obra O nascimento da tragédia, de Friedrich Nietzsche (1992), que situa o conceito de trágico como proveniente da tragédia ática, interpretada como sendo a conciliação dos princípios apolíneos e dionisíacos de criação artística, que atuam de modo conflitante no texto manniano. Além disso, a paixão homoerótica que Tadzio (adolescente polonês) desperta em Aschenbach (escritor de cinquenta anos) indica o acontecimento da beleza mítica no mundo e na escrita do escritor, rigidamente ordenados pela disciplina e pela razão. No entanto, o deus Eros (deus da paixão) também atua de modo demoníaco na vida do protagonista, influindo no seu destino. Como a novela em discussão é narrada de forma crítica e autorreferencial no engendramento artístico dessas aporias, a pesquisa desvelou a construção destas apontando, como fio condutor, o artifício da metalinguagem, procedimento visto a partir da obra Linguística e Comunicação, de Roman Jakobson (2007), e do ensaio “Literatura e Metalinguagem”, de Roland Barthes (2007). Não obstante, no campo metalinguístico bakhtiniano, os enunciados de um texto estabelecem uma relação dialógica; se entrecruzando e demarcando a voz de um autor criado para o texto, a voz do narrador e a voz do personagem. Tal problemática faz com que, em última instância, o modo reflexivo do narrador deixe entrever o modo ensaístico do autor, conferindo à narrativa ensaios acerca do ser e do escrever, da beleza e da arte; é quando se vale da apropriação de diálogos platônicos; questão analisada a partir da obra Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin (2011).ItemDissertação de mestrado O arquétipo da grande mãe na representação da bruxa em contos fantásticos hispânicos contemporâneos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015-07-06) Silveira, Danieli Munique Fontes da [UNESP]; Álvarez, Roxana Guadalupe Herrera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The figure of the mysterious woman linked to the magic is present in the culture of different peoples, whether as a witch, sorceress or fairy. In this study, we observe the central characters' configuration of the tales Circe and Bruja, of the Argentinian Júlio Cortázar, Los atillos de Brumal and Mi Hermana Elba of the Spanish Cristina Fernández Cubas and La buena compañía and La gata de mi madre, of the Mexican Carlos Fuentes. The narratives that will be analyzed are affiliated to the fantastic genre and, to the study of this genre, we will use as theoretical background the studies about the fantastic of David Roas exposed in Tras los límites de lo real. Una definición de lo fantástico (2011) and texts from many researchers gathered and organized by David Roas in the work Teorías de lo fantástico (2001). We believe that this figure is situated in the archetype that Carl Gustav Jung called the Great Mother, then, for the archetype's study, initially, we will use his work Os arquétipos e o inconsciente coletivo (2000) and A Grande Mãe (1996), of Erich Neumann. Besides establishing this relationship, we intend to demonstrate how the formal elements of narrative that interfere in the construction of the female figure collaborate for the manifestation of the supernatural in the tales in question, manifestation that occurs through the own female character. Estética e pragmática del relato fantástico (2000), of Juan Herrero Cecilia will be an important study for this research project, both for the study of formal elements of the narrative, as for the discussion of fantastic literature. With the analysis of the works, our study proposes to observe how the female figure can be characterized with typical attributes of the imaginary mythical witch. This analysis will be based on the elements used in the configuration of the witch that the own tales use and on the elements that the Western culture has set itself as trademarks of ...ItemDissertação de mestrado Arte-experimento: o bailado narrativo de Cara-de-Bronze(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-02-25) Corá, Larissa Thomaz [UNESP]; Motta, Sérgio Vicente [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)“Cara-de-Bronze” é uma das narrativas mais experimentais de João Guimarães Rosa por apresentar uma arquitetura textual construída sobre variadas camadas discursivas que movimentam substratos culturais implícitos e explícitos, relacionados tanto à cultura ocidental, como, por exemplo, o medievalismo e a tradição literária da novela de cavalaria, quanto à cultura oriental, como os upanixades indianos citados em forma de nota de rodapé. Seu caráter multifacetado é tal que ainda é passível de problematização a inscrição dessa narrativa em um gênero (ou forma narrativa) definido, pois nela há rastros dos três grandes gêneros – o Lírico, o Épico (narrativo) e o Dramático – e, ainda, dentro de cada um , outras pistas que levam à percepção de variadas formas, tanto do poema, da cantiga e do cantar de gesta, quanto da epopéia, do conto e da novela; e mais ainda, do teatro e do cinema. Essa implosão de fronteiras discursivas revela a dualidade essencial da obra, sua fundação alicerçada em dois suportes: um arcaico e outro moderno, percebidos na tradição literária e na experimentação formal. O intuito, portanto, é verificar o modo como a sobreposição de planos culturais e de enredo, assim como a transposição de gêneros e de códigos artísticos mobilizam metalinguisticamente tais...ItemDissertação de mestrado Arteroids: a poética do jogo e o jogo poético em redes digitais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2000-02-22) Rodrigues, Dinorá Garcia [UNESP]; Hattnher, Álvaro Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Poli(etilenoglicol) (PEG) é um polímero neutro hidrossolúvel, e brometo de dioctadecildimetilamônio (DODAB) e diododecildimetilamônio (DDAB) são surfactantes catiônicos dialquilados, C18 e C12, respectivamente, derivados da amônia quaternária, formadores de vesículas. As suas propriedades físicas, em solução aquosa, são bem conhecidas. No entanto, as propriedades de misturas desse polímero com esses surfactantes não o são. Investigamos a interação de PEG com DODAB e DDAB em solução aquosa, numa faixa de concentração total dos componentes até 1% em peso, e construímos diagramas de fases, com especial destaque para a fase vesicular. Utilizamos PEG com massa molecular entre 200 Da e 2 MDa e os diagramas de fases foram construídos a 25oC, isto é, acima da temperatura de transição gel-líquido cristal (Tm) de DDAB (Tm = 16oC) e abaixo da Tm de DODAB (Tm = 45oC). DODAB e DDAB têm a característica comum de formar vesículas unilamelares em baixas concentrações do surfactante e vesículas multilamelares em concentrações mais elevadas; em regiões intermediárias, vesículas uni e multilamelares coexistem em equilíbrio na solução. A fronteira entre essas regiões de vesículas não é muito bem definida e observamos, neste estudo, que o efeito de PEG na estrutura de agregados de DODAB e DDAB em água depende da massa molecular do polímero. Além disso, PEG favorece a formação de vesículas unilamelares em concentrações mais elevadas de DODAB e DDAB, quando predominam as vesículas multilamelares de DODAB puro (sem o polímero), possibilitando a formação de vesículas mistas de DODAB/PEG e DDAB/PEG em água e concentrações relativamente grandes desses surfactantes. Dentre os métodos experimentais empregados nesse estudo, destacamos, turbidimetria, fluorescência de estado estacionário, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e por titulação isotérmica...ItemDissertação de mestrado Aspectos da alegoria n romance Sangue de coca cola, de Roberto Drummond(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-05-28) Specian, Mariana Moura [UNESP]; Júnior, Arnaldo Franco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo analisa a alegoria que estrutura o romance Sangue de Coca-Cola (1980), de Roberto Drummond. A teoria sobre a alegoria utilizada é a proposta por Walter Benjamin, principalmente em Origem do Drama Barroco Alemão (1984). Realiza-se um breve percurso explicativo sobre a alegoria e os modos como ela foi interpretada no decorrer de sua história. De um modo geral, há uma alternância entre seu uso convencional, unívoco, e seu uso expressivo, referente ao momento histórico em que foi criada e cujo sentido é atribuído ao longo do tempo. Sangue de Coca-Cola, romance escrito durante a decadência da ditadura militar brasileira, refere-se ao momento histórico confuso no qual não havia mais um inimigo claro a ser combatido. A alegoria constituinte de Sangue de Coca-Cola não apresenta um sentido claro e definido: forma um “mosaico” de múltiplos fragmentos que se comunicam e que se contrapõem, articulados num painel expressivo da realidade histórica naquele momento de crise.ItemDissertação de mestrado Aspectos da ironia em contos de A morte de D. J. em Paris, de Roberto Drummond(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-03-04) Golfetti, Janaína [UNESP]; Júnior, Arnaldo Franco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste trabalho, estudamos a presença e as modalidades da ironia em alguns dos contos de A morte de D. J. em Paris (1975), livro de estréia do escritor Roberto Drummond. Valemo-nos, para tanto, de três estudos teóricos sobre a ironia: Ironia e irônico (1995), de Muecke, Teoria e política da ironia (2000), de Linda Hutcheon e Ironia em perspectiva polifônica (2008), de Beth Brait. Também foram utilizados os seguintes aportes teóricos sobre paródia e riso, Uma teoria da paródia (1995), de Linda Hutcheon, e O riso: ensaio sobre a significação do cômico (1987), Henri Bergson. Nos contos selecionados como objeto de estudo “Rosa, Rosa, Rosae”; “Um homem de cabelos cinza”; “Dôia na janela”; “Os sete palmos do paraíso”, identificamos uma utilização diferenciada da ironia, que, deste modo, vai do cômico ao dramático, passando, também, pelo absurdo na construção de uma perspectiva crítica instalada entre o texto literário e a realidade à qual ele remeteItemDissertação de mestrado Aspectos da narração e da abordagem dos conflitos familiares em As visitas que hoje estamos, de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Mello, Jessica Roberti de; Franco Junior, Arnaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho foi desenvolvido a fim de propor uma abordagem do romance brasileiro contemporâneo As visitas que hoje estamos (2012), do autor Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira. Nesta abordagem, privilegia-se aspectos do narrador e da focalização, no que diz respeito à forma e à estrutura do romance, e a leitura sob o eixo temático das relações familiares conflitivas e disfuncionais, considerando a complexidade e o caráter heterogêneo, tanto no sentido da forma quanto no sentido dos temas, do romance objeto de estudo. A metodologia de pesquisa se dá pela pesquisa e estudo de obras teóricas selecionadas que versam narrador e o foco narrativo, para que, a partir do contato com estes textos, se estabeleçam relações com o romance objeto de estudo. No que diz respeito à abordagem do romance, articula-se uma leitura imanentista do texto (ou seja, faz-se, primeiramente, uma leitura aprofundada do romance para, posteriormente, observar as relações extratextuais possíveis, estabelecendo, com elas, reflexão e análise crítica) com a análise a partir de um eixo temático selecionado. Este procedimento de leitura e análise da obra justifica-se, como mencionado, em sua complexidade formal e temática, pois trata-se de um romance heterogêneo, constituído por fragmentos híbridos e por diversos temas que se desenvolvem nestes fragmentos. Ambas as instâncias de abordagem são férteis dado a forma fragmentária híbrida da obra e sua complexidade temática.ItemDissertação de mestrado A autoficção e a metaficção historiográfica em Soldados de Salamina, de Javier Cercas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-03) Duarte, Fabiana; Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo investiga como pode ser compreendida e construída a mescla entre autor, narrador e personagem na obra Soldados de Salamina, do espanhol Javier Cercas, publicado em 2001. Para tanto, discute-se as noções de “autoficção”, “autobiografia”, “metaficção historiográfica” e analisa-se o contexto histórico presente no livro, a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), a fim de examinar as formas pelas quais a narrativa revisita este período, a partir do dilema da personagem-protagonista, que tem o mesmo nome do autor do romance – Javier Cercas. O embasamento teórico para o desenvolvimento desta pesquisa compreende textos que apresentam o conceito de “autoficção” de acordo com a concepção de Doubrovsky, pois este escritor e crítico literário mencionou o termo, pela primeira vez, em sua narrativa Fils (1977). Serão utilizados também trabalhos que acompanham a “autobiografia” sob a concepção de Lejeune, publicada em Le Pacte Autobiographique (1975), e Alberca, em El pacto ambíguo (2007). No tocante à revisão da História, publicações do próprio escritor espanhol no jornal EL PAÍS (1999, 2010, 2012) e de outros jornalistas do mesmo periódico serão importantes para o debate a respeito da ideia de memória histórica abordada pelo escritor. Além disso, a obra de Linda Hutcheon, Poética do Pós-Modernismo (1991), sobre metaficção historiográfica será fundamental ao permitir a revisão da História em relação ao episódio motivador da narrativa em Soldados de Salamina. Assim, nossa investigação objetiva mostrar a relação entre o jogo autoficcional e a motivação de cunho histórico que tece o enredo do romance.ItemDissertação de mestrado Balada da praia dos cães: o desafiante romance policial de Cardoso Pires(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010-02-25) Cordeiro, Fernando Henrique Crepaldi [UNESP]; Piteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho propõe-se a estudar Balada da Praia dos Cães (1982), de José Cardoso Pires, sob a perspectiva da paródia do romance policial, tendo em vista que essa obra utiliza-se de procedimentos típicos desse gênero para, a partir de dentro, subvertê-lo. A subversão manifesta-se, principalmente, pelo desvio no foco da narrativa, que deixa de ser a resolução do enigma, como no romance policial clássico, e passa a ser a construção do texto/inquérito por parte do detetive e do narrador, ou seja, a obra não tem como foco principal descobrir quem, como e por que ocorreu o crime, mas sim desvendar o processo de composição narrativa. Nesse sentido, pode-se dizer que o romance cardoseano engendra uma reflexão metalingüística que se desdobra em dois planos: por um lado, vemo-nos diante de um texto que nos revela os próprios mecanismos que o constroem, principalmente, pela recorrência e subversão do paradigma policial, e, por outro, temos um romance sobre o processo pelo qual o detetive elabora uma narrativa a partir das provas, indícios, etc. Tendo em vista essa configuração, destacam-se as instâncias do narrador e do autor, que instauram no romance uma rede de desconfianças que desestabilizam as noções de “verdade” e “autoridade” a partir do exame e questionamento dos mais diversos discursos que se fazem presentes na obra de Cardoso Pires.