Teses - Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRC
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ItemTese de doutorado Análise da ansiedade pré- competitiva de atletas universitários sob a ótica da Teoria Bioecológica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-07-02) Ribeiro, Luciana Botelho [UNESP]; Machado, Afonso Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo deste trabalho foi investigar os níveis de ansiedade pré-competitiva de atletas universitários sob a ótica da Teoria Bioecológica. Participaram 41 atletas universitários de ambos os sexos, praticantes de Handebol, Futsal ou Voleibol. A média de idade foi 22,10 anos. Foram utilizados o questionário de caracterização da amostra e o CSAI-2R. Nas análises entre grupos os atletas de Voleibol apresentam baixa autoconfiança e alta ansiedade comparado aos outros. Os atletas de Futsal apresentam autoconfiança superior aos demais. Intragrupo, os atletas de Futsal também apresentam valores elevados de autoconfiança e no Voleibol apresentam valores superiores de ansiedade e no Handebol apresentam baixa ansiedade somática. Em relação ao sexo os homens apresentam maior autoconfiança e as mulheres maior ansiedade somática. Explicando os valores de ansiedade em relação aos fatores da Teoria Bioecológica, os atletas conseguiram se desenvolver durante o processo do campeonato e mesmo sofrendo influências conseguiram criar situações que promovam o seu desenvolvimento na competição. Conclui-se que não há como pensar o indivíduo isoladamente de suas interações com as pessoas e o ambiente como um todo, o indivíduo deve ser analisado em todos os aspectos de acordo com a teoria Bioecológica pensar o indivíduo no processo, nas pessoas que o mesmo sofre e exerce influência, o contexto que este está inserido ou não e o tempo/período do seu desenvolvimento.ItemTese de doutorado Análise da usabilidade e atratividade de sites das empresas de atividades de aventura para a promoção da inclusão de idosos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-10-19) Dias, Viviane Kawano [UNESP]; Schwartz, Gisele Maria [UNESP]; Machado, Afonso Antônio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo, analisar a usabilidade e a atratividade de sites de empresas que oferecem atividades de aventura para idosos, com o intuito de identificar como as empresas divulgam a oferta dessas atividades para esse público consumidor, em seus websites. O estudo também se propôs a investigar a própria visão dos idosos, em relação às informações contidas nesses sites e a percepção desse setor empresarial, em relação à oferta de atividades de aventura para os idosos. Para tanto, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira foi referente a uma pesquisa bibliográfica a respeito das temáticas que envolvem o problema pesquisado. A segunda, atinente a uma pesquisa exploratória, a qual foi realizada em três momentos diferentes do estudo. Primeiramente, foram analisados 83 sites de empresas de atividades de aventura do setor do Ecoturismo e Turismo de Aventura, em relação ao oferecimento destas atividades para idosos, com o auxílio de um diário de campo, para registros dos dados relevantes à pesquisa. Em um segundo momento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas, a uma amostra intencional composta por 06 empresas associadas à Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, para verificar a percepção do setor empresarial em relação à oferta de atividades de aventura para idosos. Em outro momento, foi aplicado o Inventário de Usabilidade de Sites sobre Lazer (IAUSLA-21+), adaptado para este estudo, a uma amostra composta por 30 idosos, de ambos os sexos, selecionados por conveniência, pelo fato de utilizarem o computador como ferramenta de busca de informação e conseguirem navegar sozinhos na internet, para avaliarem os sites de 02 empresas, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Todos os dados coletados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo e indicaram que a usabilidade dos sites das empresas de atividades de aventura, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, analisados, de modo geral, foi considerada boa, especialmente em relação às dimensões referentes ao layout e à operacionalização. Porém referente à informação, foram observados alguns problemas decorrentes da ineficiência da gestão da informação nos sites. A atratividade dos sites não foi muito representativa, também decorrente de falhas na comunicação entre as empresas e este público consumidor. A divulgação da oferta das atividades de aventura, pelas empresas, nos sites, não focaliza os idosos e demonstra não responder às necessidades e expectativas desta população. As empresas deste setor identificam os idosos como potenciais consumidores e apresentam um olhar diferenciado em relação a esta população, reconhecendo suas potencialidades. Sugerem-se adequações nos sites das empresas de atividades de aventura, para atenderem satisfatoriamente esta demanda e atraírem novos adeptos desta faixa etária, Ainda, novos estudos são prementes, tanto relacionados às vivências de atividades de aventura e o indivíduo idoso, particularmente no que se refere à participação e a oferta de atividades para este público, para promoção da inclusão de idosos nestas práticas, como para adequar as tecnologias para captarem a atenção do idoso e favorecerem a inclusão digital.ItemTese de doutorado Análise de parâmetros neuromusculares e cinemáticos dos chutes Bandal Chagui e Dolhô Chagui do Taekwondo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015-10-02) Moreira, Pedro Vieira Sarmet [UNESP]; Gonçalves, Mauro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abstract The purpose of this study was to compare kinematic and neuromuscular parameters of roundhouse (RK) kick in athletes of two different standards. 7 elite and 7 sub-elite black belt taekwondo athletes performed eighteen RK, directed to two randomized height (9 to the head and 9 to the chest), with their dominant lower limb, combining maximum impact and speed, in a selective reaction time design. Angular and linear velocities of dominant leg and pelvis were recorded through 3D kinemetry. Ground reaction force parameters (GRF) were evaluated by force platform and surface electromyographic (sEMG) signals were recorded through wireless system from the Vastus Lateralis (VL), Biceps Femoris (BF), Rectus Femoris (RF), Tensor Fasciae Lata (TFL), Adductor Magnum (AM), Gluteus Maximum (GM), Gluteus Medium (Gmed) and Gastrocnemius Lateralis (GL) muscles of the kicking leg. EMGs data were rectified, filtered and normalized to the maximal value obtained for each muscle over all trials; cocontraction (CI) indexes of antagonist vs. overall (agonist and antagonist) activity were computed for hip abduction and hip and knee in flexion and extension. Premotor time of each muscle, reaction time and kicking time was assessed as well. Timing parameters and sEMG cocontraction index were significantly lower in elite group, while peak of linear (toe, ankle and knee), angular velocities (knee and hip), and GRF were significantly higher in elite than in sub-elite group. We conclude that reaction time, cocontraction, duration and velocity of kick could be useful in selecting top level taekwondo athletes and monitoring their training statusItemTese de doutorado Análise do movimento e do desempenho físico de mulheres com dor patelofemoral(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-28) Morita, Ângela Kazue; Navega, Marcelo Tavella [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diversas alterações cinemáticas e da função neuromuscular foram descritas na literatura e apontadas como possíveis causas da dor patelofemoral (DP). A literatura mostra que o padrão cinemático não está associado ao nível de força ou de ativação muscular na DP. É possível que essas alterações contribuam de formas distintas e que existam subgrupos de sujeitos com DP, com alterações cinemáticas que não sejam proporcionais à deficiência neuromuscular. Ainda, pouco se sabe sobre a cinemática do plano sagital de atividades cotidianas, que necessita ser investigada, visto que 24% dos sujeitos com DP são sedentários. O objetivo geral da presente tese foi investigar os possíveis mecanismos subjacentes da DP em mulheres. No primeiro artigo, foi verificado que as mulheres com DP apresentam aumento da inclinação posterior do tronco e da anteriorização do joelho, comparadas às assintomáticas, ao desempenharem os testes de agachamento unipodal e descida do degrau (p < 0,05). Foi verificado também que o aumento da inclinação posterior do tronco se correlaciona com o aumento da anteriorização do joelho e da dorsiflexão do tornozelo, em ambas as tarefas (p < 0,05). Conclui-se que as mulheres com DP apresentam alterações dos movimentos sagitais do tronco e do joelho, ao desempenharem atividades funcionais, e que os movimentos neste plano são interdependentes. No segundo artigo, foi observado que, em mulheres com DP, o aumento do valgo dinâmico do joelho foi predito (R2= 0,39) pelo aumento da ativação do glúteo médio (β= 0,23) e do torque isométrico dos abdutores do quadril (β= 0,08), enquanto nas assintomáticas, foi predito (R2= 0,16) pelo aumento do torque isométrico dos abdutores do quadril (β= 0,07); quanto ao aumento da inclinação posterior do tronco, houve modelo significativo somente para as assintomáticas, que foi predito (R2= 0,24) pelo aumento da ativação do vasto medial oblíquo (β= 0,12) (p < 0,05). Conclui-se que a cinemática é predita pelas capacidades dos músculos que atuam nos respectivos planos e que a alteração cinemática não está relacionada à fraqueza muscular na DP. No terceiro artigo, foram identificados três subgrupos de mulheres com DP: o primeiro anteriorizou o joelho em demasia e mostrou força e resistência lateral do tronco diminuídas; o segundo apresentou valgo de joelho acentuado, porém força e resistência do tronco e membro inferior preservadas; o terceiro também mostrou valgo acentuado, porém exibiu força e resistência diminuídas. Conclui-se que as alterações cinemáticas do joelho não são foram acompanhadas por padrões do nível de força ou de resistência muscular do tronco e membro inferior na DP.ItemTese de doutorado Análise do posicionamento e deslocamento articular em exercícios resistidos por modelos ocultos de Markov: desenvolvimento e validação do método(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-11) Peres, André Bairros; Pessôa-Filho, Dalton Müller; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Identificar a estabilidade do posicionamento articular humano permite a análise de perfis comuns durante as ações motoras de transporte de objetos e do próprio corpo. Esta análise apresenta grande relevância em algumas atividades profissionais que exigem a comparação entre seres, objetos ou ações. Dentre as atividades laborais nas quais o reconhecimento de padrões se torna importante está a postura, o desempenho motor e o distúrbio locomotor patológico. O uso de tecnologias permite ao profissional obter informações mais precisas durante a análise dos diferentes perfis motores e permitir um julgamento apropriado quanto à necessidade de melhorias de controle das ações. Os modelos ocultos de Markov - MOM são modelos estatísticos com grande aplicabilidade e eficiência no reconhecimento de padrões. Este trabalho analisou o uso de MOM no reconhecimento de alterações de posições articulares que modificam a execução de referência de exercícios físicos resistidos: rosca direta e agachamento livre. Dez voluntários realizaram três execuções de cada exercício com diferentes cargas: 0%, 25% e 50% do peso corporal para o exercício de rosca e 0%, 50% e 75% para o agachamento. As execuções foram gravadas em câmera de vídeo digital, considerando apenas movimentos no plano sagital. Dados de deslocamentos de articulações foram obtidos mediante captura de coordenadas cartesianas das trajetórias percorridas. Análises de variância identificaram as execuções que sofreram alterações significativas (p < 0,05) de valores de deslocamento com as alterações de carga. MOM treinados com dados de execuções sem carga conseguiram distinguir as execuções que sofreram alterações do padrão de movimentos pelo aumento da carga. Profissionais da área também analisaram os movimentos das articulações e os resultados de suas avaliações atingiram até 90% de concordância com o modelo proposto. Os resultados obtidos mostraram que MOM apresentam viabilidade na identificação de alterações de padrão de movimentos mono e multiarticulares, com sobrecarga, pela análise de posicionamento articular. Mostraram também possibilidade de serem avaliados os movimentos registrados em vídeos obtidos sem qualquer referência métrica de dados. Com a participação de avaliadores humanos também se mostrou o alinhamento do método com a interpretação profissional de execuções adequadas.ItemTese de doutorado App projeto judô: o uso das tecnologias no processo de democratização da modalidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-30) Jesus, Glauber Bedini de [UNESP]; Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Desde o início dos anos 2000, as instituições representativas do judô vêm revisando as formas de pensá-lo e ofertá-lo. No Brasil, essa ação materializou-se a partir da ideia de difundi-lo e democratizá-lo com vistas ao desenvolvimento educacional e social. Apesar dos esforços realizados, a hipótese é que a modalidade parece viver um contexto incipiente dessa democratização, marcado por carências advindas do: 1. Acesso ao conhecimento e das 2. Características do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi verificar o contexto de democratização do ensino do judô e propor alternativas para seu fomento com a criação de um material didático pautado na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para tanto, o estudo foi realizado em seis etapas, essas correspondentes aos seis artigos estruturantes da tese, caracterizados pela utilização de abordagens qualitativas e quali-quantitativas. No Artigo I verificaram-se as condições de trabalho, as concepções e a forma como monitores (n=2) do Programa Mais Educação desenvolveram suas atividades sobre o judô, utilizando-se entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo como percurso metodológico; no Artigo II realizou-se o levantamento e a análise da produção científica da modalidade, especificamente no que se refere aos conteúdos que tratam dos princípios e valores, no sentido de compreender os contextos de sua produção em âmbito nacional e internacional, utilizando-se da metodologia do tipo “estado da arte” em periódicos da área 21 e específicos na área de lutas (n=12); o Artigo III examinou as relações existentes entre as concepções teóricas e as atuações práticas presentes no judô, a partir das percepções que pais, professores e alunos têm da modalidade (n=74), utilizando-se um questionário validado para este fim e fazendo a análise a partir da estatística descritiva, da estatística inferencial e da análise de conteúdo; no Artigo IV buscou-se compreender o posicionamento de um grupo de pais, professores e praticantes de judô (n=74) sobre as necessidades de existência e utilização de materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem da modalidade, que também foi desenvolvido a partir de um questionário e analisado por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. Com os dados desses estudos prévios, no Artigo V descreve-se o processo de elaboração do material didático para os primeiros níveis de graduação, em formato de aplicativo para dispositivos móveis, na tentativa de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem do judô de forma acessível e gratuita. Tendo o design de interação como parâmetro de concepção desse material, o Artigo VI realizou a avaliação do protótipo a partir da perspectiva de experiência do usuário – com a participação de pais, professores e praticantes (n=9) – objetivando a melhora da qualidade de uso do sistema, servindo-se do grupo focal e da análise de conteúdo no processo metodológico. Os resultados confirmaram a incipiência do processo de democratização nas populações estudadas, no qual o acesso aos conhecimentos e às características do processo de ensino e aprendizagem puderam ser aprofundados. O aplicativo foi avaliado positivamente e recebeu contribuições valiosas dos usuários quanto à compreensão de suas potencialidades e limitações. Sugere-se a continuidade de criação do material, na perspectiva de ampliar as possibilidades de contato com a modalidade, congregando outras iniciativas e impulsionando seu desenvolvimento na sociedade. Apesar da pesquisa não possibilitar generalizações, seus achados podem auxiliar na ampliação dos entendimentos e discussões sobre a vivência da modalidade no país.ItemTese de doutorado A articulação do quadril em uma perspectiva preditora da velocidade de marcha em idosas e como foco de intervenção de duas modalidades terapêuticas: Método Pilates e Haste Vibratória(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015-08-07) Gotardo, Mary Hellen Morcelli [UNESP]; Navega, Marcelo Tavella [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introduction: Lower muscle strength of hip, knee and ankle has been related to slow gait speed. Thus, the muscle strength is considered a critical musculoskeletal component for functional independence in elderly and to determine which joint of lower limb is the best predictor of gait speed in the elderly is clinically relevant. Moreover, it is important to study if specific muscular strength protocols, such as Pilates and vibratory pole, are effective in the improvement of neuromuscular capabilities of better joint to predict gait speed. Objective: Determine which joint of the lower limb is the best predictor of gait speed in elderly, to determine thresholds of strength for normal gait speed and investigate whether the Pilates and vibratory pole training improve the torque an power muscle, rate of torque development and neuromuscle activation of better joint to predict gait speed in the elderly, besides evaluating the influence of both training on the kinematics of the gait in older women. Methods: Aged 60-85 years participated in this study. It was initially performed the assessment of muscle strength the three joints of the lower limb (hip, knee and ankle) in the sagital plane in a isokinetic dynamometer synchronized with electromyography of the lower limbs. Moreover, the kinematics gait parameters on treadmill were determined using a seven-camera system. After the initial assessment, older women were divided into two groups, and each group has undergone specific training for 8 weeks. The training were: Pilates (n=19) and vibratory pole (n=18). After the 8-week of training the older women were reassessed. The effect of training was observed for the following biomechanical variables: rate of torque development, torque and muscle power of the hip flexion and hip extension, activation of the rectus femoris, biceps femoris, gluteus maximus, internal oblique and multifidus. With respect to kinematic analysis it was observed the ...ItemTese de doutorado Associação do pico de força e taxa de desenvolvimento de força com a função física e equilíbrio de idosos com e sem a doença de Parkinson(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-01) Yamada, Patrícia de Aguiar; Navega, Flávia Roberta Faganello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introdução: Prejuízos na taxa de desenvolvimento de força (TDF) e na capacidade de gerar força máxima estão associados à incapacidade funcional e à maior incidência de quedas em idosos e em indivíduos com doença de Parkinson (DP), acarretando um desafio para o sistema de saúde e sociedade. Avaliar a função muscular e verificar a relação entre a força e a TDF com as alterações de função física e equilíbrio em idosos com e sem DP podem auxiliar a prática clínica, contribuindo para a realização de condutas efetivas para a manutenção e melhora da função física e equilíbrio dessa população. Objetivo: Avaliar a força e a TDF dos extensores de quadril e joelho de idosos com e sem DP e sua relação com a função física e equilíbrio. Material e métodos: 20 idosos com DP (estágio I a III da escala de Hoehn e Yahr) (GDP) e 20 idosos neurologicamente saudáveis (GC) foram submetidos à avaliação do pico de força e TDF; da função física através dos testes SPPB, TUG e velocidade de marcha; do equilíbrio estático e dinâmico em uma plataforma de força; sendo avaliadas ainda no GDP variáveis clínicas como comprometimento motor, estágio da doença e tempo de doença. Resultados: Houve diferença entre os grupos para TDF 200 (p=0,022), função física (SPPB (p=0,004); TUG (p=0,002), velocidade de marcha (p=0,001)) e equilíbrio estático (deslocamento médio-lateral (p=0,001); deslocamento ântero-posterior (p=0,023); área da elipse de confiança (p=0,005)). Durante o equilíbrio estático, houve relação positiva do deslocamento médio-lateral com a TDF 50 e negativa com a TDF 200. Durante o equilíbrio dinâmico, no levantar houve relação positiva da TDF 200 com o deslocamento ântero-posterior; no sentar, houve relações positivas da TDF 200 com a velocidade média de deslocamento e área da elipse de confiança, e da TDF 50 com o deslocamento médio-lateral. O pico de força relacionou-se negativamente com os comprometimentos motores da DP, enquanto o tempo de doença e estágio da doença relacionaram-se negativamente com a TDF 50. Conclusão: Idosos com DP apresentam menor TDF 200, maior limitação na função física e equilíbrio estático, entretanto, em relação ao pico de força, TDF 50 e equilíbrio dinâmico, não foi observada diferenças entre os grupos. Não houve relação da força e TDF com a função física e quando relacionadas a força e TDF com o equilíbrio, houve associação do equilíbrio estático e dinâmico apenas com a TDF. O pico de força relacionou-se apenas com os comprometimentos motores da DP, enquanto o estágio da doença e tempo de doença relacionaram-se com a TDF 50.ItemTese de doutorado Atletismo e desenvolvimento humano: proposição e análise de um modelo didático de ensino(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-07) Bressan, João Carlos Martins; Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O conteúdo atletismo ainda não tem composto efetivamente o ambiente escolar. Diferentes fatores convergem para a construção desse cenário, seja na dimensão do professor em seu desenvolvimento profissional, na organização estrutural e pedagógica das instituições escolares, e ainda nas políticas públicas educacionais. Além disso, historicamente, as práticas corporais estabelecidas enquanto conteúdos da Educação Física têm sido palco de embates teórico-filosóficos. O esporte, enquanto um desses conteúdos recebeu atenção especial. Em última instância questionava-se suas metodologias de ensino, que estavam condizentes com os pressupostos ideológicos vigentes, observado por alguns como meio de manutenção do status quo capitalista, por outros como salvacionista e por terceiros como a própria Educação Física. Decerto que entre as possibilidades descritas pairava uma máxima, de que era urgente repensarmos o conteúdo sob uma perspectiva pedagógica. Não obstante, o atletismo é afetado por essa conjuntura, pois trata-se também de um esporte. O cenário de agravo para essa modalidade está em sua aproximação ao alto rendimento na prática pedagógica do professor, atuante no ambiente escolar. Esse formato de ensino, enlevava o tecnicismo por meio da valoração do gesto técnico e seleção dos mais habilidosos, em sua forma tradicional de trato pedagógico. Essa postura, somada a outras situações, promoveu o afastamento do conteúdo da escola e sob essa conjuntura apresentamos nosso problema de compreender como se dispõe o conteúdo atletismo em ambiente escolar em determinado Estado brasileiro? Em resposta a ele conjecturamos nosso objetivo geral de desenvolver e analisar uma proposta de modelo para o ensino do atletismo na escola. Alinhavado a este estão os objetivos específicos a) realizar revisão sistemática acerca do atletismo com ênfase na subárea pedagógica; b) caracterizar o espaço do atletismo no estado de Mato Grosso na perspectiva dos estudantes; c) caracterizar o espaço do atletismo no estado de Mato Grosso na perspectiva dos professores; d) elaborar um modelo sistêmico-ecológico para o ensino do atletismo em ambiente escolar (MSEA); e) avaliar a experiência de implementação do MSEA nas aulas de Educação Física escolar. A presente tese foi desenvolvida no modelo alternativo, sustentou-se pelos pressupostos quali-quantitativos e sob a estrutura do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH). Lança mão de questionários semiestruturados, entrevistas, relatórios e análise de documentos, sendo descritiva-exploratória e propositiva. Organiza-se em três estudos, compostos por artigos, que visam responder aos objetivos da presente pesquisa, quais sejam: Estudo I Artigo I (EIAI) - Panorama da produção científica sobre o atletismo (1990 – 2017): uma análise dos artigos científicos em três idiomas com ênfase na subárea pedagógica; EIIAII - caracterização do atletismo na perspectiva de estudantes de um estado brasileiro; EIIAIII - Caracterização do atletismo na perspectiva de professores de um estado brasileiro; EIIIAIV - Modelo sistêmico-ecológico para o ensino do atletismo (MSEA); EIIIAV - Percepções de professoras e estudantes sobre a implementação de um modelo para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física. Embasados nos estudos realizados concluímos que é latente a baixa produção científica sobre o conteúdo atletismo nas aulas de Educação Física e quando observamos eventos de culminância da aprendizagem desse conteúdo (jogos escolares) é latente que os principais lócus de ensino não estão na escola. Ainda ao desenvolvermos e implementarmos um modelo para o ensino do referido conteúdo para as aulas de EF evidenciamos sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos o que revelou um caminho profícuo em resposta aos objetivos da presente tese.ItemTese de doutorado Atletismo na educação física escolar: a elaboração colaborativa do software Atletic(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015-02-20) Gemente, Flórence Rosana Faganello [UNESP]; Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The changes caused by Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) present new challenges for Education, which must incorporate these technologies, provide new mediations and pedagogical proposals to meet the changing needs of society. In today's context and the evidence of the lack of teaching materials targeted to athletics and the difficulty that physical education teachers still find to work with that content in their classes, the general objective of this research was to develop, collaboratively, a software with teachers of Physical Education for the process of teaching and learning in school athletics. The specific objective was to analyze the collaborative development process of a software, checking its challenges and contributions in the training of teachers and the work with athletics with the insertion of DTIC in school. The methodology used is qualitative, with action-research elements. The research was developed in two stages that are complementary, the first module of the course of continuing training of teachers, called Athletics Pedagogy, with the participation of 21 teachers of Physical Education from Municipal schools in Goiânia, was conducted using a survey of difficulties and needs of the teachers in the development of the work with athletics in Physical Education classes; studies were conducted, reflections, discussions and experiences directed to athletics, and the software ATLETIC was developed, which addresses the events of the high jump, pole vault, javelin throw, discus throw, hammer throw, and weight throw, according to suggestions, needs, and interests presented by the teachers. The second stage of the research was completion of the second module of the course Athletics Pedagogy, with the participation of 13 teachers who participated in the first stage of the research. At this stage, we deepen the discussion on the entry of DTIC in physical education classes, especially considering the...ItemTese de doutorado Autofagia acadêmica: a divulgação de conteúdos de C&T para além do ambiente científico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-25) Duarte, Tatiana de Carvalho; Machado, Afonso Antônio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O acesso a produção científica no Brasil está condicionado a superação de barreiras como endogenia acadêmica, desequilíbrio educacional, má distribuição de renda, dentre outros fatores que tornam o acesso ao conhecimento restrito a pequenos e selecionados públicos. Com o advento das tecnologias e consequente aumento do alcance e da velocidade de transmissão de informações, houve uma falsa sensação de que o conteúdo técnico-científico romperia tais barreiras. Entretanto, as limitações técnicas e estruturais tornam ainda mais profundas as desigualdades e impossibilitam o acesso igualitário mesmo quando disponibilizado por vias digitais ou por plataformas acessíveis. Ainda, soma-se a esta equação os desafios trazidos pela desinformação, compartilhamento de Fakenews, o uso de bots para manipulação de conteúdos e aumento de alcance, as câmaras de eco limitadas pelos algoritmos, dentre outros. Diante desse cenário, a presente tese investigou três hipóteses-chave: a primeira referia-se à ausência de interesse, da população brasileira, por ciência; a segunda citava as redes sociais como inadequadas para divulgação científica; e a terceira analisava se os gestores de conteúdo científico gerem suas redes sociais de forma condizente. Como metodologia foram utilizadas revisão de literatura, gestão e métricas de redes sociais, e avaliação das estratégias de divulgação, pelo Facebook, de todas as revistas brasileiras indexadas na biblioteca do Scielo. A única hipótese considerada como válida associa-se a má gestão das redes sociais pelos criadores de conteúdo técnico científico. Diante disso a presente tese verificou que apenas 44% das revistas analisadas possuem página na rede social estudada. Destas 65% são caracterizadas com status negativo por possuir mais curtidas do que seguidores, o que impacta diretamente o seu alcance. A maior parte das revistas possui periodicidade indeterminada de postagens e algumas, mesmo sendo brasileiras, realizam suas publicações em inglês o que restringe ainda mais o público brasileiro consumidor deste conteúdo e dificulta a efetivação de uma identidade entre usuário-página. Ainda temos que a análise feita com os grafos de relação entre os usuários e a página demonstrou proeminência do estabelecimento de laços fracos nas páginas de maior alcance na rede. Enquanto as que se restringem aos seus pares, possuem laços fortes, mas alcance limitado. Para ampliar o alcance, por meio das interações via laços fracos, destacam-se determinados padrões de conduta como: adequação na linguagem das publicações, na periodização, no uso de recursos audiovisuais, no uso dos insights para analise de gestão da rede, entre outros tópicos listados nessa teses e que podem servir como uma espécie de guia para divulgação científica por meio das redes sociais no Brasil.ItemTese de doutorado Avaliação biomecânica dos músculos rotadores do ombro em atletas de elite de polo aquático e jovens fisicamente ativos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-11-22) Teixeira, Fabiano Gomes [UNESP]; Cardozo, Adalgiso Coscrato [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O polo aquático é um esporte coletivo, jogado na água e de alta intensidade, que exige ótima condição física dos atletas. Considerando a importância do complexo do ombro nas ações de jogadores do polo aquático, tornou-se importante investigar a influência das variáveis de torque e propriocepção, as quais podem ser afetadas e predispor o atleta a lesões. Além disso, o presente estudo pretendeu identificar a influência da fadiga e quais as contribuições da bandagem elástica quando aplicada na articulação do ombro sobre o desempenho de força e propriocepção em atletas. Participaram deste estudo 20 voluntários homens, 10 atletas profissionais de Polo Aquático e 10 jovens fisicamente ativos, os quais foram submetidos a testes (Cinestesia, Senso de Posição Ativo, Isocinético Concêntrico/Concêntrico e Concêntrico/Excêntrico, torque isométrico máximo, controle de força, indução de fadiga e all out no dinamômetro isocinético) realizados em dinamômetro isocinético (Byodex System 4 Pro), com e sem bandagem funcional. Para o tratamento estatístico foram realizados testes de normalidade (Shapiro-Wilk) e de homocedasticidade (Levene) e garantidas às condições de distribuição normal e variâncias homogêneas, foi utilizado o teste paramétrico t-Student para amostras pareadas e independentes com o nível de significância de α < 0.05. Os resultados mostraram que não houve influência da bandagem elástica nas variáveis estudadas em atletas. Em relação aos jovens fisicamente ativos foram encontradas influência da fadiga no Toque Máximo Isométrico e isocinético para rotação interna (concêntrica). Já ao comparar os grupos, os resultados mostraram que atletas apresentam maior torque máximo tanto isométrico como isocinético nos rotadores do ombro, e que apesar das diferenças no TC e W’ maiores em atletas em aproximadamente 40%, quando o torque crítico é normalizado pela CVM, não existe diferença entre os grupos. O presente estudo concluiu que a Bandagem Elástica não interferiu no desempenho e por isso não existem implicações contrárias à sua utilização terapêutica e que o tipo de atividade e treinamento realizados no polo aquático não são próprios para aumentar os percentuais de torque crítico e que o mesmo é maior, devido a maiores capacidades de força e não necessariamente devido a melhora na resistência.ItemTese de doutorado Avaliação da força muscular, dor, edema, amplitude de movimento e capacidade funcional em mulheres com artrite reumatoide após infiltração intra-articular de hexacetonide de triancinolona no joelho: um ensaio clínico randomizado, controlado, cego(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-12-17) Lourenço, Mariana de Almeida [UNESP]; Navega, Marcelo Tavella [UNESP]; Assis, Marcos Renato de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A articulação do joelho é frequentemente acometida por sinovite em pacientes com artrite reumatoide (AR). Esse processo inflamatório provoca um reflexo de inibição muscular artrogênica e consequente diminuição de força nos extensores de joelho, além de dor, edema e prejuízos funcionais. A infiltração intra-articular (IIA) com hexacetonide de triancinolona (HT) tem se mostrado eficaz no controle do acometimento articular em pacientes com AR. O objetivo geral do presente estudo foi analisar os efeitos da infiltração intra-articular em mulheres com AR de HT ou solução salina em parâmetros como força muscular de extensores de joelho, dor, edema, funcionalidade e amplitude de movimento. Vinte e uma mulheres com AR foram randomizadas aleatoriamente para receber 3ml de HT (GI) ou de solução salina (GC) no joelho, com avaliações feitas em 4 momentos: imediatamente antes a IIA, após 2, 6 e 12 semanas. Foram aplicados questionários para funcionalidade (WOMAC, Lequesne, HAQ), escala visual analógica para dor ao repouso e ao movimento, circumetria, teste de força de extensores de joelho, biofotogrametria para amplitude de movimento e os testes físicos Timed Up And Go (TUG) e Teste de Sentar e Levantar. Na análise estatística foi realizado teste de normalidade de Shapiro-Wilk, Teste de Levene para homogeneidade dos grupos, análise de variância (ANOVA) mista com medidas repetidas para comparação intra e inter grupos, correlação de Pearson e regressão linear com significância de P< 0,05. Foi observado diminuição da dor ao repouso e ao movimento, redução do edema e melhora da funcionalidade no grupo que recebeu o medicamento, porém não houve diferença significativa entre os grupos com relação à força muscular e amplitude de movimento. O presente estudo mostrou que, embora não haja diferença na força muscular e amplitude de movimento, a eficácia da IIA com HT em joelho parece ser superior na melhora da dor, edema e funcionalidade quando comparada a solução salina em mulheres com AR.ItemTese de doutorado Avaliação de desempenho de respostas motoras combinadas à digitação em diferentes teclados utilizados em dispositivos móveis(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013-11-29) Alleoni, Bruno Nascimento [UNESP]; Corrêa, Pedro Luiz Pizzigatti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The use of mobile phones and tablets is becoming more common in our society, be it for communication, games or reading. Communication may be by voice or text message and different situations as in a classroom or even in traffic. This study was based on the behavior of imminent risk of accident, increasingly, people using the mobile phone in transit to exchange text messages. Two experiments with the following objectives were achieved: analyzing the performance of older adults and typing text copied and stored in two types of keyboards, progress conventional and virtual text displayed on the capacitive touchscreen of a type of cell phone, and; analyze interference with the task of typing a text stored on a task of visual reaction time to press a brake pedal with the right foot. This study shows that text entry by adults and elderly was faster when taken with the conventional progress keyboard. The participants found it is easier and less tiring to use the conventional progress keyboard than using the touchscreen. Adults can divide more attention than seniors, but venture further to the risk and may be more susceptible to involvement in a traffic accident. The use of the mobile device for entering text leads to a considerable increase in response time to a visual stimulus, being highly indicated that traffic laws are updated in relation to the use of telecommunication devices. And that the operating system of any motor vehicles keep their conventional drive keys due to the potential injury to use attention on a virtual button could causeItemTese de doutorado Avaliação dos componentes emocionais em atletas de alto desempenho: olhares do desenvolvimento humano(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-12-14) Silva, Caio Graco Simoni da [UNESP]; Machado, Afonso Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O comportamento motor do atleta habilidoso apresenta aspectos emocionais que devem ser levados em conta durante sua preparação. Assim qualquer tentativa de compreender atletas habilidosos na natação deve-se considerar seus estados emocionais antes das principais provas como características complementares. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi identificar as emoções (afetos positivos e afetos negativos) de nadadores de elite antes da sua principal prova (competição), buscando associações ao desempenho esportivo. Participaram 33 atletas, todos voluntários, do sexo masculino e feminino, com média de idade entre 22,27 (4,88). Todos com índice para disputar campeonatos nacionais e campeonatos Internacionais. A tarefa solicitada foi a de responder o questionário PANAS – X. A análise dos resultados foi conduzida via análise descritiva e análise inferencial, tanto entre grupos quanto intragrupo. Os resultados foram testados quanto ao pressuposto de normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk e para verificar diferenças entre os grupos foi empregado o teste t de Welch. Os resultados apresentaram que os atletas tiveram índices muito próximos uns aos outros quando comparado homens e mulheres e apresentaram diferenças significantes entre os grupos em poucas variáveis. Além disso, os resultados foram explicados por meio de médias gerais e descrevendo o que acontecia entre homens e mulheres durante todas as 2 grandes dimensões estudadas. Pode-se concluir que na variável “Serenidade” houve diferença significativa entre homens e mulheres e quando analisado emoções versus desempenho o teste t de Welch não verificou diferenças entre os 2 grupos. Pode-se concluir que tanto no Afeto Negativo e mais quatro variáveis específicas não produziram resultados significativos com relação a diferenças de gênero e desempenho. No escopo Afeto positivo destacam-se duas dimensões: “Autoconfiança” e “Serenidade”. Os homens são mais autoconfiantes do que as mulheres em situações competitivas. Emoções refletem na performance desses atletas de alto nível.ItemTese de doutorado Avaliação dos níveis de estresse em atletas de handebol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-29) Boff, Sérgio Ricardo; Oliveira, Alexandre Gabarra de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A reação ao estresse envolve secreção aumentada de cortisol e catecolaminas na tentativa de manter a homeostasia. Respostas adaptativas levam à maior mobilização energética, aumento da frequência cardíaca e respiratória, redução da resposta inflamatória, e modificação do comportamento emocional. Porém, a persistência do estresse pode prejudicar algumas funções orgânicas. Atletas de diferentes modalidades e níveis competitivos são frequentemente submetidos a vários agentes estressores, tais como o treinamento, a competição, pressão por resultados, convivência diária com seus pares, e exposição da vida pessoal e profissional na mídia. A determinação dos níveis de estresse nestes atletas pode permitir a utilização de medidas de controle do estresse e de enfrentamento para evitar comprometimento do seu desempenho ou de sua saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da competição sobre o nível de estresse em atletas praticantes de esportes coletivos. Participaram do estudo 14 jogadores de handebol de uma equipe masculina, categoria adulta da Associação Desportiva de Handebol XV de Piracicaba, com idade entre 18 e 40 anos. As coletas foram feitas em quatro jogos da equipe, durante a fase classificatória da Liga de Handebol de São Paulo. A análise subjetiva da intensidade do esforço físico foi avaliada por meio do questionário de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE). O nível de estresse foi avaliado por meio da Escala de Estresse Percebido (EEP), e pela determinação da concentração de cortisol salivar. Nossos principais resultados mostram uma correlação positiva entre a EEP e a PSE, os resultados da EEP e PSE, apresentam uma relação positiva com o cortisol Pré e Pós respectivamente, condição que reforça o que foi demonstrado pelos questionários. A variação do cortisol entre os momentos Pré e Pós competição podem sugerir que o fato de jogar em seu ginásio, ou não, parece não interferir na secreção de cortisol, estando esta secreção relacionada a fatores emocionais ou com a intensidade do esforço.ItemTese de doutorado Blog para o basquetebol: uma ferramenta no processo ensino-aprendizagem-treinamento dos sistemas táticos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-12-02) Schiavon, Mauro Klebis [UNESP]; Machado, Afonso Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Every day the technological advancement introduces new features and tools more powerful and complete, so that everyday tasks are increasingly agile and quick. These technologies permeate all actions and daily activities and change the social culture, the way to relate to, to learn and teach. Over the past few years, the role of sports technicians outside the teaching-learning process-training has suffered major changes, and, in the last century, technology has achieved a speed never seen and training increasingly comes appropriating new tools to suit the current needs. New technologies brought to the athlete a multitude of opportunities to learn, much more motivating and flexible. The blog can be used by sports technicians to update the context and optimize the training with their athletes. The aim of this study was to build a blog to be used by the technicians, along with their athletes, as a tool in the teaching-learning process-training of tactical systems. We conducted semi-structured interviews with eight sports technicians, specialists in basketball, to know the importance of blog in training and which content they considered ideal to be employed in the process. We conclude that, for this group, the blog is relevant to be used in training and that the individual, group and collective tactic, as well as defense systems, movement on the attack and transition are relevant content for this purposeItemTese de doutorado Construção de espaços virtuais colaborativos voltados para a educação com o subsídio da web 2.0: o caso de um curso de artes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-12-12) Bess, Márcio Luiz [UNESP]; Martins, Carlos José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muitos dos modelos de ensino e práticas pedagógicas colocam o professor como único responsável pela formação do aluno, e o encarregam de oferecer uma educação que construa um sujeito capacitado para interagir com o mercado de trabalho e com a sociedade globalizada em que este está inserido, onde, uma grande quantidade de informações, saberes e competências são essenciais para o seu sucesso. Porém, o professor, em questão, não é subsidiado para tanto. O presente trabalho apresenta novas formas de interatividade entre os alunos e entre alunos e professores através de sistemas wikis. Tal ferramenta caracteriza-se como interativa e facilitadora do processo de aprendizado e disseminação de conhecimento por parte dos próprios estudantes no ciberespaço. Além de promover autonomia e reflexão proporciona que os educandos se tornem cidadãos mais conscientes da sociedade em que vivem e não meros expectadores. A pesquisa apresenta um histórico e convida a uma reflexão sobre o atual contexto e a problemática do ensino de Artes no Brasil, que foi construída historicamente e é reforçada até o presente pela falta de políticas públicas educacionais, por práticas educativas pouco agregadoras e pela falta de compreensão e desprestigio da arte ensinada e produzida na escola, dentre outros, que por sua vez promovem o descrédito e a invisibilidade da mesma. O trabalho também mostra as vantagens e desvantagem quanto ao uso de wikis como ferramentas para arte-educação, apontando possíveis resultados positivos para seu uso pedagógico, impulsionando para a criação de espaços colaborativos voltados para o ensino de Artes em formato de wiki. Dessa forma, são apresentados os resultados alcançados até o momento presente, focando no estudo e construção de um wikipara a arte-educação e diretrizes norteadoras para replicação de ferramentas educacionais semelhantes, visando melhorias nas práticas, processos, e nos resultados do aprendizado na arte-educação de forma coletiva e colaborativa.ItemTese de doutorado Os conteúdos e a prática pedagógica dos professores de educação física: análise do currículo do estado de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-02-14) Barros, André Minuzzo de [UNESP]; Darido, Suraya Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Contents organization and its role in the curriculum are recent and polemical subjects in the elementary school and high school physical education and it has been an usual discussion, notably from nowadays curriculum proposals presented by states of federation as São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, among others. The objective of this research was to describe and analyze how teachers interpret, evaluate and implement the contents provided in the Teacher‟s Handout. The methodological approach was of qualitative nature and the data collection involved the review of documents that support the Curriculum of São Paulo Teacher‟s Handout, Physical Education and field research, by means of semi-structured interviews and observation of teacher‟s classes. The interviews were done with seven Physical Education teachers teaching in at least one class of elementary school (cycle II) or high school of the SEE-SP public system, in the city of São Paulo, they declare that they know the contents provided in the Teacher‟s Handout and formally agreed to participate in the research. Two of them had been observed in their pedagogical practice. The data were discussed based on contents analysis. The results show that usually teachers ignore the conception of teaching and the inherent content concepts provided in the Teacher‟s Handout, recognizing better the amplification then its deepening. Teachers are favorable to the contents organization provided in the Teacher‟s Handout, but evaluate them in quite different measures, depending on mainly how they understand the teaching conception and its inherent concept. Teachers who implemented contents more coherently in relationship with the Curriculum of São Paulo proposals were the ones who had shown better capacity of interpret and evaluate the Teacher‟s Handout contents. Highlighting the knowledge of teaching conception as a fundamental element to the proper development of...ItemTese de doutorado Uma contribuição ao estudo do ensino de educação física à distância(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-05-27) Aranha, Amaury José Alves [UNESP]; Mammana, Alaide Pellegrini [UNESP]; Machado, Afonso Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The more general aim of this thesis was organizing in countering important economic issues on private HEIs, including sustainability issues, when projected revenue and profits for various scales of enrollments, with valuation issues and quality of courses. So pursuing the hypothesis that undergraduate courses in Physical Education from a distance, could not get good levels of quality, if the pole-face meetings were not well equipped to practical classes. Thousands of people today are already using internet as a means for acquiring knowledge. Distance learning is very recent and its scope cannot be well established. The evolution of this type of education was only possible due to the advancement of technologies related to internet. This type of education has proven to be very attractive for institutions and people. The perceived expansion of distance graduations is already impacting institutions of higher education but since this is a recent expansion, there needs to be a more complex study and research in all fields related to distance learning. This thesis aimed at researching infrastructure and pedagogical aspects in the distance learning area, and understanding the impact of economical results in higher education institutions that offer undergrad distance learning courses in Physical Education