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ItemDissertação de mestrado “100 metros rasos”: objeto de aprendizagem para o ensino de física como aplicação do conectivismo e do edutretenimento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-01-22) Santos, João Fernando Tobgyal da Silva [UNESP]; Américo, Marcos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)This thesis contains a Learning Object proposal in a case of physics, Rectilinear Motion Uniform, exemplified in a hypothetical situation of a proof of athletics - 100 meters, to constitute an application of the concepts of Connectivism and Edutretenimento. The reflections brought by observing the behavior of students in the classroom, increasing access to new technologies, the concerns of this research, readings and applications in the classroom, notes the presence of these mobile technologies in the daily lives of students, in and out of rooms class without proper empowerment of these, for the sake of learning. The spread of applications, programs and systems in a range of ease of use, offers resources focused on the users' wellbeing. It serves as an object of study, an application proposal, contributed the principles of Connectivism and Edutretenimento, which proposes the construction of knowledge in school. It is used to Gowin V methodology to the key question of the definition and the driving line of the present dissertation thinking. It is expected to contribute effectively to the development of tools, which when made available to teachers and students of the Brazilian education system, boost European ease of use, applicability and efficiency in teacher-student relationship, strengthening education and interest in the study of Sciences.ItemDissertação de mestrado 12 anos de escravidão: livro e filme(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-02-16) Nakanishi, Débora Spacini; Nigro, Cláudia Maria Ceneviva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir sobre 12 anos de escravidão, em duas vertentes: o livro de Solomon Northup (1853) e a adaptação cinematográfica de Steve McQueen (2013). Entendemos, assim, as duas obras como representações do sistema escravagista e da vida do escravo, no caso, especificamente, de Northup, servindo como mediadoras do trauma cultural na sociedade norte-americana e influenciando a forma como a identidade do afro-americano é construída. Pretendemos estudar o gênero narrativas de escravos, contextualizando a autobiografia de Northup, com o intuito de analisá-la especificamente. Utilizaremos, então, autores como Olney (1984), Lingold (2013), Pope (2014), Roy (2015), entre outros. Faremos, doravante, um exame sobre filmes comerciais com o tema escravidão, com o intuito de apontar como cada um deles dialoga com a sociedade na época de sua produção, tornando-se contradiscursos ao pensamento vigente. Basearemo-nos em Sklar (1978), Kellner (2001), Mascarello (2006) e Rosenstone (2015). Passaremos à análise do filme de McQueen, procurando indícios de uma nova abordagem do tema escravidão no cinema, apontando, também, como, em diversos momentos, livro e filme se relacionam, seja na semelhança ou na diferença. A seguir, propomos uma reflexão sobre como as duas obras influenciaram e influenciam a construção da identidade do afro-americano, levando em consideração o trauma cultural legado pelo sistema escravagista na sociedade estadunidense. Apoiaremo-nos em textos de Cartmell e Hunter (2001), Browne e Kreiser Jr. (2004), Wilt e Shull (2004), Levine (2010), Ross (2010), Dubey (2010), Keizer (2010), Nigro (2011), Romney (2014), além dos de Eyerman (2001, 2011) e Pederson (2014), que falam especificamente sobre trauma cultural. Finalmente, faremos um breve levantamento de fatos e obras importantes que acontecem após o lançamento do filme, a fim de ressaltar a importância e relevância de 12 anos de escravidão para a continuação da discussão sobre a instituição peculiar norte-americana.ItemDissertação de mestrado O 222Rn em área contaminada por hidrocarbonetos na região de Santa Bárbara D'Oeste (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012-04-19) Galhardi, Juliana Aparecida [UNESP]; Bonotto, Daniel Marcos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A contaminação de áreas por hidrocarbonetos pode ocasionar graves problemas sanitários em decorrência da possibilidade de contaminação da água utilizada para abastecimento humano. Técnicas emanométricas que utilizam o gás radônio (222Rn), naturalmente presente nas águas subterrâneas, como marcador interfacial, vem sendo pesquisadas e aplicadas na tarefa de localizar plumas de contaminação e quantificar a saturação residual dos hidrocarbonetos no aquífero, devido a propriedade do radônio em ser mais solúvel em fase orgânica. Esse aspecto foi abordado em três postos de combustíveis em que ocorreram vazamentos de tanques, localizados na cidade de Santa Bárbara d´Oeste, Estado de São Paulo, na porção nordeste da Bacia do Paraná. Para a análise da atividade do radônio foi utilizado o sistema AlphaGUARD, sendo obtidos os seguintes coeficientes de correlação de Pearson entre o radônio e os BTEX: tolueno (0,582), benzeno (0,562), etilbenzeno (0,536), BTEX total (0,528), o-xileno (0,521), xileno total (0,492) e m,p-xileno (0,471), indicando que, com o aumento dos produtos dissolvidos, se eleva a concentração do radônio na água. O monitoramento dos parâmetros químicos e radiológicos na área em estudo permitiu a obtenção de resultados significativos que indicam a alteração da química das águas subterrâneas por conta de vazamentos de combustíveis, como a presença de processos de atenuação natural dos hidrocarbonetos. O método proposto é promissor e, ainda que seu emprego não possibilita a quantificação da saturação dos poros do aquífero por hidrocarbonetos, permite uma avaliação preliminar da presença de plumas de contaminantes orgânicos dissolvidos nas águas subterrâneasItemDissertação de mestrado 3D Human Pose Estimation Based on Monocular RGB Images and Domain Adaptation(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-30) Manesco, João Renato Ribeiro; Marana, Aparecido Nilceu [UNESP]; Berretti, StefanoEstimação de poses humanas em imagens monoculares é um importante e desafiador problema de Visão Computacional cujo objetivo é obter a forma do corpo de um indivíduo baseando-se em uma única imagem. Atualmente, métodos que empregam técnicas de deep learning destacam-se na tarefa de estimação de poses humanas 2D. Poses 2D podem ser utilizadas em um conjunto diverso e amplo de aplicações, de grande relevância para a sociedade. Entretanto, a utilização de poses 3D pode trazer resultados ainda mais precisos e robustos. Como rótulos referentes a poses 3D são difíceis de serem adquiridos e suas aquisições podem ser realizadas apenas em locais restritos, métodos totalmente convolucionais apresentaram desempenho insatisfatório para a tarefa. Uma estratégia para solucionar este problema consiste em utilizar estimadores de poses 2D, que já se encontram mais consolidados, para estimar poses 3D em duas etapas, a partir de poses 2D. Devido a restrições na aquisição das bases de dados, a melhora de performance desta estratégia só pode ser observada em ambientes controlados, desta forma, técnicas de adaptação de domínio podem ser aplicadas com o objetivo de melhorar a capacidade de generalização dos métodos por meio da inserção de novos ângulos de câmera e ações, advindos de domínios sintéticos. Neste trabalho, propomos um novo método, chamado de Domain Unified Approach (DUA), que visa resolver os problemas causados pela má representação de pose em cenários com domínios distintos, por meio da adição de três novos módulos ao estimador de poses: conversor de pose, estimador de incerteza e classificador de domínio. Treinado com um conjunto enorme de dados sintéticos (SURREAL) e aplicado a um conjunto de dados obtido de um cenário do mundo real (Human3.6M), nosso método DUA levou a uma redução de 44,1 mm no erro médio por posição de junta no espaço 3D, um resultado bastante competitivo com os resultados do estado da arte.ItemDissertação de mestrado 3ª idade conectada: um estudo sobre a influência do uso de jogos digitais no processo de inclusão digital para idosos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-03-28) Camargo, Mayckel Barbosa de Oliveira; Marar, João Fernando [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Com o envelhecimento, as pessoas são gradativamente apresentadas a vários fatores inerentes à idade como distúrbios de visão, déficits auditivos, as mais diversas dificuldades motoras, e em muitos casos, perdas cognitivas e problemas de aproximação e interação presencial. Todos esses fatores físicos e comportamentais por si só já caracterizam uma fase da vida que inspira cuidados, porém associado a todo este cenário, temos também fatores sociais e psicológicos. Dentre uma vasta gama de pontualidades, pode-se vislumbrar um fenômeno muito presente em nosso cotidiano: a exclusão desta faixa populacional ao meio digital. Independente das razões, motivos e fatores, quando a onda “digitalizadora” se fez presente, estes idosos ficaram alheios ao processo e hoje, sofrem com essa alienação a algo tão incorporado e mesmo imposto de maneira impetuosa às nossas vidas. Assim como qualquer outra atividade pedagógica, as iniciativas de inclusão digital precisam estar não só adaptadas ao contexto temporal e social, mas também ao público ao qual ele se destina. Com essa premissa, este estudo tem como objetivo refletir e analisar a influência da utilização dos jogos digitais no processo de inclusão digital para a terceira idade através da discussão entre a literatura levantada e os dados obtidos a partir de investigação aplicada em um curso de inclusão digital para idosos.ItemDissertação de mestrado As 5 Valsas-Choro do período 1955-1960, para violão solo, de Theodoro Nogueira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-10) Yonamine, Neil Izuo; Caznok, Yara Borges [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho tem como objeto de estudo a coleção 5 Valsas-Choro do compositor paulista Ascendino Theodoro Nogueira (1913-2002). Propomos que este estudo revele elementos característicos da obra do compositor, por meio de uma análise musical que integre discussões estético-históricas, contexto social e biográfico do compositor, e questões que envolvem o repertório e a maleabilidade de uso do violão nos âmbitos: erudito e popular. Espera-se que este trabalho colabore com a absorção desse repertório pelo meio acadêmico, com a intenção de fomentar a curiosidade por parte da comunidade violonística. Para tanto, a análise está centrada sob o prisma da análise motívica, e nossos principais interlocutores são: Arnold Schoenberg (1967) e Rudolph Reti (1978). Depois da análise de cada uma das 5 Valsas-Choro, um olhar sobre o conjunto almeja a compreensão global do ciclo, unificando as peças em uma unidade, com vistas a um realce da ideia de ciclo. Como aspectos importantes, que incidem sobre nosso olhar analítico, procuramos apresentar uma abordagem histórica que observe as principais influências entre os meios erudito e popular, com enfoque na compreensão do gênero valsa-choro.ItemDissertação de mestrado 5-fluorouracil 5 por cento intermitente versus nicotinamida no tratamento do campo de cancerização cutâneo: ensaio clínico randomizado(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-08-24) Ferreira, Eliane Roio; Miot, Hélio Amante [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O tratamento do campo de cancerização tem o intuito de evitar a progressão das lesões pré-malignas ou desenvolvimento de lesões subclínicas, como forma de prevenção da carcinogênese. Existem diversas propostas de tratamento, porém, há poucos estudos com nicotinamida oral, nenhum comparando a eficácia entre 5-fluorouracil (5FU) tópico com fotoproteção, ou na sua associação com a nicotinamida oral. Objetivos: Avaliação da eficácia da nicotinamida oral, versus 5FU tópico intermitente, e fotoproteção, no tratamento do campo de cancerização cutâneo e queratoses actínicas (QA). Casuística e métodos: Desenho: ensaio clínico randomizado (em blocos), controlado (intrasujeito), duplo cego, fatorial. Participantes: pacientes imunocompetentes, que continham entre três e dez QA cada antebraço, selecionados durante os atendimentos do ambulatório oncológico do serviço de dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP no período de março a setembro de 2016. Houve randomização em blocos e alocação em grupos dos pacientes e antebraços. Intervenção: um grupo recebeu nicotinamida 500mg, via oral, cada 12h, e o outro, placebo. Um dos antebraços recebeu 5FU 5% creme, noturno, 3x por semana, e ambos, filtro solar (FPS 30) diurno. A duração dos tratamentos foi de 120 dias. Os pacientes foram avaliados nos momentos: T0 e T120 para avaliação clínica (contagem de QA, escore de gravidade de QA e escore de fotoenvelhecimento) e biópsia de pele para avaliação do grau de neoplasia intraepitelial dos queratinótitos (KIN), p53 e ki67. Foram avaliados ainda os efeitos adversos no T14. Desfechos: foram analisados por intenção de tratamento (ITT), e os dropouts imputados com os valores da última avaliação disponíveis (LOCF). Os grupos foram comparados por modelo linear generalizado de efeitos mistos. Resultados: Foram incluídos 36 participantes (72 antebraços). A média de idade foi 71,6 (8,6) anos, fototipos I e II prevaleceram (94%) e 61% eram do sexo feminino. Houve redução na contagem de QA para nicotinamida com 5FU (-71%) e com filtro solar (-50%), assim como para placebo e 5FU (-62%) e filtro solar (-60%), 5FU apresentou superioridade ao FPS (p<0,05). O clearance parcial de QA (>50%), apresentou redução para todos os subgrupos (-83%; -50%; -72%; -61%), com superioridade para 5FU (p<0,05). O clearance total de QA não apresentou diferença entre os tratamentos (p=0,72,). Houve redução do escore de gravidade de QA (-74%; -62%; -81%; -64%) e de fotoenvelhecimento (-10%; -6%; -22%; -8%), sem diferença entre os grupos (p>0,2). Os principais efeitos adversos observados foram eritema (50%) e dor local (5%) com uso de 5-FU, epigastralgia e náusea com nicotinamida (5%). Houve redução no escore KIN em todos os grupos (p<0,05), sem diferença entre os subgrupos. Houve redução da atrofia epitelial em todos os tratamentos (p<0,05), com superioridade para 5FU (p<0,05). Houve redução do escore Ki67 em ambos os tratamentos (p<0,05), com maior redução no grupo que recebeu nicotinamida (p<0,05). Para p53 não houve diferença entre os tratamentos (p=0,81). Ocorreram 3 dropouts. Conclusão: 5-FU tópico reduz a atividade do campo de cancerização de forma mais eficaz que o filtro solar quanto à contagem e ao clearance de QA. Nicotinamida oral não promoveu melhora clínica, mas histológica (Ki67), adicional à fotoproteção ou ao uso de 5FU.ItemDissertação de mestrado 50 anos de Coreia e Brasil: histórias, imigração e relações em São Paulo (1963 – 2013)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-06) Soares, Flávio Moisés; Silva, Wilton Carlos Lima da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As relações são complexas quando entre pessoas, então imagine entre países! Quando tratamos das relações entre o Brasil e Coreia do Sul elas, felizmente, se manifestam de maneiras mais harmônicas. Desenvolveram projetos e negócios em conjunto e seus acordos comerciais movimentam milhares de dólares, porém o projeto mais valoroso feito por essa relação foi a vinda de coreanos para o Brasil. Um projeto audacioso que, movido pelos dois governos trouxe os primeiros emigrantes para fazendas e que logo se mudaram para São Paulo, lá floresceram e se estabilizaram. Sua presença ajudou a criar a imagem de uma São Paulo plural e cosmopolita. Porém, nem tudo são flores. Essa comunidade passou por problemas em sua fixação e também causou atritos com os brasileiros e com outros imigrantes. E os tempos pós 2000 trouxeram uma nova roupagem para essas relações e criaram um modo de pensar e viver a cultura coreana para os brasileiros (e para o mundo). Com este trabalho apresentamos um panorama histórico dos dois países, o desenrolar do processo migratório, estudamos algumas das relações que permeiam a comunidade migrante e, por fim, apresentamos uma conclusão sobre essas relações.ItemDissertação de mestrado A aplicação de inteligência artificial no monitoramento comportamental de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e onça-pintada (Panthera onca) ex situ(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-19) Puglia, Ronaldo Garcia Ribeiro; Teixeira, Carlos Roberto [UNESP]Os zoológicos atualmente têm como seu principal pilar a conservação de espécies de animais selvagens, podendo contribuir com novas pesquisas, que são urgentes e de suma importância. Atualmente muitas tecnologias sugiram e poderão contribuir nestas pesquisas, tendo mais eficiência, agilidade, maior capacidade de análise e armazenamento de dados. A inteligência artificial é uma ciência recente, abrange diversos campos, desde uso geral, como aprendizado e percepção, até em áreas mais especificas como medicina, robóticas, filosofia, engenharia, biologia, segurança entre outras. O Zoológico Animália Park localizado no munícipio de Cotia-SP, tem como seu principal objetivo atingir elevados níveis de bem-estar dos animais pertencentes ao plantel, para isto foi desenvolvido um sistema de inteligência artificial que irá mensurar e analisar dados dos comportamentos de animais, este trabalho teve como objetivo fornecer dados iniciais para a formação da rede neural da inteligência artificial. Foram selecionadas duas espécies, onça-pintada (Panthera onca) e tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla), ambos os recintos foram monitorados por seis câmeras que coletaram dados durante 24 horas por dia obtendo 2.000 horas de imagens durante 45 dias. Os dados foram analisados e mensurados com a utilização da inteligência artificial, por meio de programas computacionais e algorotimos. Os resultados obtidos do padrão comportamental foram de 91,09% de inatividade e 8,91% de atividade para os dois indivíduos de onça-pintada (Panthera onca), de 80.84% de período de inatividade e 19.16% de atividade para o grupo de tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla) durante o intervalo de observação.ItemDissertação de mestrado A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-25) Mandolini, Sara; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]A aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte.ItemDissertação de mestrado A atuação do Ministério Público na fase pré-processual: da proteção de direitos coletivos na fase pré violatória à investigação criminal(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-26) Barbosa, Guilherme Dalbon; Borges, Paulo César Corrêa [UNESP]; Não háA presente pesquisa propõe-se a analisar a atuação do Ministério Público na fase chamada “pré-processual” ou “pré-violatória de direitos”, em relação as mais diversas áreas do Direito, mas com enfoque mais exemplificativo em situações que envolvam os direitos difusos e coletivos, em relação às pessoas com deficiência e também na área penal, com a utilização do Procedimento Investigatório Criminal como ferramenta face à atuação das organizações criminosas contra as crianças e adolescentes, isso diante da legislação sobre o tema e das possibilidades de atuação com instrumentos jurídicos já utilizados e novidades da Lei das organizações criminosas. Quanto a isso, é digno de nota que muito se fala, se lê, se pesquisa e se escreve sobre a atuação do parquet no curso do processo judicial, seja ele civil, em relação aos direitos difusos e coletivos, ou na área penal, de uma forma mais conservadora e tradicional. Porém, há uma vasta gama de possibilidades em relação à ação dos guardiões da Lei e da Constituição antes mesmo da instauração de uma lide civil ou de uma persecução penal, com a utilização de ferramentas de composição, investigação e intervenção prévias ao próprio processo judicial. Para elaborar e embasar o estudo, serão utilizados o levantamento bibliográfico e predominantemente os métodos dedutivo e indutivo, além da comparação de fontes como a legislação, artigos sobre o tema, doutrinas pertinentes e, tanto quanto possível, a jurisprudência. A pesquisa será estruturada em três partes: i) estudo histórico sobre a instituição e as atribuições constitucionais do Ministério Público; ii) análise das possibilidades teóricas e estudo de aplicações práticas da atuação pré-processual do Ministério Público, em especial quanto ao PIC, com foco nas organizações criminosas e na violação dos direitos da criança e do adolescente; iii) apresentação de conclusões sobre os estudos realizados e os resultados possíveis ou já alcançados em iniciativas de tal natureza. Com isso, espera-se enriquecer a discussão acadêmica e prática já bastante municiada com a previsão legal de intervenções pós-violatórias e judiciais, que são regra, com as analisadas atuações pré-violatórias e pré-processuais garantidas por Lei e pela Constituição, e projetar a construção de uma proteção maior e mais profunda tutela dos Direitos Humanos.ItemDissertação de mestrado A carne, o fogo e a voracidade: carne trêmula (Pedro Almodóvar, 1997), mise-en-scène do desejo e fontes literárias(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-04) Sousa, Kennya Severiano de; Betella, Gabriela Kvacek [UNESP]; Faculdade de Ciências e Letras- AssisPedro Almodóvar envolve em seus filmes a latência dos desejos sexuais, políticos e sociais desde que vivia uma Espanha de transição, das predileções pela liberdade até a efusão de suas fantasias mais secretas. Em 1997, Almodóvar estreia seu primeiro longa composto a partir de um romance policial de 1986. Carne trêmula surge alicerçado no primeiro capítulo do romance com título homônimo, da escritora inglesa Ruth Rendell, para promover uma transtextualidade (STAM, 2008) sobre a imagética literária e corresponder às questões que englobam as referências do cineasta, sua estética e sua bricolagem metalinguística. O objetivo dessa pesquisa é estudar a incorporação dos meios literários para o audiovisual, levando em consideração a exploração dos elementos narrativos em linguagens diferentes, além dos conteúdos comportamentais envolvidos nas tramas de ambas as obras. Procuramos, assim, revelar elementos importantes do projeto estético e do projeto ideológico do cineasta, bem como pudemos ampliar o espectro das análises para situar a obra cinematográfica de Almodóvar no contexto espanhol e apontar algumas de suas referências estéticas em vários âmbitos das artes. A pesquisa é norteada pelas medidas transtextuais, na esfera comum de operações e, portanto, passível de descrição com noções familiares às análises que fogem dos processos de adaptação pura e simples. Atentamos para o valor das transgressões, especialmente no tocante ao elemento enredo e sua trama.ItemDissertação de mestrado A conjugalidade na interface com o câncer de mama(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-12) Gomes, Rita Maria de Oliveira; Okamoto, Mary Yoko [UNESP]O câncer de mama é uma importante questão de saúde pública em nosso país, devido à sua alta taxa de incidência e morbidade, ocupando o segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina e na doença mais temida pelas mulheres. Essa patologia provoca inúmeras modificações em todas as esferas da vida, incluindo o casamento. A conjugalidade exige um investimento contínuo para a construção e a manutenção de um espaço compartilhado entre sujeitos que possuem diferenças, fator que comporta a potencialidade de criação de cada encontro, bem como exige a integração dos desejos e dos projetos pessoais à vida a dois. Essa complexidade é intensificada em uma situação de adoecimento como o câncer de mama, devido às demandas e temores que se impõem. Desse modo, nesta pesquisa nos interessamos em compreender as reverberações do câncer de mama na conjugalidade de mulheres adultas sobreviventes de longo termo, considerando os processos de manutenção e desvinculamento conjugal e seus desdobramentos para o enfrentamento do adoecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada, a qual foi realizada com 5 mulheres adultas, que já haviam concluído o acompanhamento de cinco anos pós-tratamento. Dessas participantes, 3 permaneceram casadas em todo o processo de enfrentamento do câncer de mama e 2 se separaram. Os resultados apontaram que o modo de organização da díade antes do adoecimento interferiu na manutenção ou não da conjugalidade bem como no enfretamento da doença e do tratamento. A participação do cônjuge demonstrou ser essencial para o enfrentamento dos diversos momentos do adoecimento, e a configuração do Reconhecimento, o Respeito, a Reciprocidade, a Responsabilidade, propostos por A. Eiguer, bem como, o manejo das diferenças se configuraram como elementos essenciais em todo o processo, pois delinearam os redimensionamentos que os casais foram capazes de fazer.ItemDissertação de mestrado A educação integral como política educacional: Análise das produções acadêmicas paulistas (2007-2022)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-25) Farias, Janaina Alves; Reis, Márcia Lopes [UNESP]Esse trabalho teve como objetivo a análise das pesquisas sobre educação integral produzidas nos cursos de pós-graduação em educação, em instituições paulistas de ensino superior, entre 2007 e 2022. Conceitualmente, a educação integral foi caracterizada como uma prática formal e institucionalizada voltada para formação humana completa, abrangendo o desenvolvimento físico, afetivo, emocional, cognitivo e social do estudante. Autores, como Coelho (2009), Leclerc e Moll (2012), Cavalier (2014), Colares e Oliveira, (2018) e Parente (2018), foram utilizados como referência para a compreensão desse conceito de educação integral e sua multiplicidade de abordagens. Entende-se que as discussões e propostas voltadas à promoção de educação integral no Brasil vêm sendo pesquisadas no campo da educação desde a aprovação da LDBEN (9394/96) e, mais intensamente, desde sua efetivação como parte das políticas educacionais, que têm como marco o Programa Mais Educação de 2007. A metodologia adotada foi qualitativa, do tipo bibliográfica e a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), constituindo-se na forma de interpretação dos dados. Foram selecionadas 164 teses e dissertações na temática da educação integral, a partir do banco de teses e dissertações da Capes, publicadas, no período de 2007 a 2022, pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Esses resultados permitiram observar elementos analíticos das tendências para o desenho da agenda das políticas públicas educacionais, tipificados por descontinuidades e transformações ao longo dos anos. Configura-se, desse modo, um campo relevante para pesquisas sobre as possibilidades e limitações da consolidação da educação integral como parte de um compromisso do Estado, com um projeto nacional para a formação integral dos estudantes. A análise desses trabalhos contribuiu, ainda, para a sistematização desse conhecimento e a compreensão das diferentes visões sobre a educação integral, possibilitando sistematizar um quadro explicativo, no qual se observou que a política pública educacional para a educação integral teve avanços relevantes, como a ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola e a inclusão de atividades extracurriculares. Outro resultado importante desta pesquisa indicou que os estudos publicados apontam, majoritariamente, para a necessidade de superação de desafios estruturais, como a falta de investimentos em infraestrutura e formação dos profissionais da educação para atuarem na educação integral. Nas conclusões, as análises dessas publicações permitiram a configuração de uma tendência de abordagem da educação integral como prática educativa institucionalizada mais completa e inclusiva. Ao final, foi possível, ainda, realizar considerações finais sobre as mudanças pelas quais a compreensão sobre educação integral tem ocorrido em termos de contexto, concepções, características e atores, no período analisado de 2007 a 2022.ItemDissertação de mestrado A efetivação da cidadania a partir das políticas públicas de universalização do acesso aos serviços essenciais de saneamento básico (Lei nº 14.026/2020)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-19) Silva, Renato Garcia Paro; Fiorati, Jete Jane [UNESP]O presente trabalho estuda a formulação e implementação das políticas públicas de universalização do acesso à água potável e segura e esgotamento sanitário voltadas especialmente para as populações carentes. Pretendeu-se, assim, discutir e caracterizar as políticas públicas de universalização e qualidade dos serviços públicos de saneamento básico diante dos novos paradigmas traçados pela Lei Federal nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que fixou o mais recente marco legal do saneamento básico no Brasil, dentro do contexto das principais normas e recomendações internacionais sobre a matéria, a exemplo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2015-2030 da ONU. Deste modo, o trabalho realiza um estudo pormenorizado envolvendo os dispositivos dos principais diplomas normativos concernentes à matéria, com enfoque na efetivação da cidadania por meio da materialização das políticas públicas que visam expandir e melhorar a qualidade dos serviços de saneamento básico, em especial para as populações de baixa renda. Assim, o presente trabalho, desenvolvido a partir de uma extensa pesquisa teórica aliada à análise das principais diretrizes e normas vigentes, inclusive as de cunho internacional, pretende abordar como essa política pública de universalização e qualidade dos serviços de saneamento se implementa, se materializa, ou seja, como essa política pública se constrói por meio de ação prática, transformando ideias abstratas em ações concretas, analisando ainda o papel dos atores envolvidos nessa transformação e quais instrumentos e mecanismos de ação estatal foram ou estão sendo criados para a consecução dos objetivos, avaliando a eficácia desses instrumentos. Utilizando-se do método dogmático-jurídico e da pesquisa investigativo-dedutiva, o roteiro proposto permitiu a obtenção dos resultados de maneira confiável, o que viabilizou a adequada discussão, chegando-se à conclusão positiva de que o novo marco regulatório do setor é de fato um instrumento em favor da cidadania, trazendo mecanismos relevantes e eficazes de universalização dos serviços de saneamento básico, e em que medida isso acontece, principalmente para as populações mais vulneráveis. Por fim, registramos que o trabalho se insere na área de concentração ‘Sistemas Normativos e Fundamentos da Cidadania’ e segue a linha de pesquisa ‘Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos’ do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Câmpus de Franca/SP.ItemDissertação de mestrado A elaboração de modelos em 3D como ferramenta pedagógica para o ensino sobre serpentes a pessoas com deficiências visuais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-07) Ambrósio, Lívia Cristina; Da Mota, Lígia Souza Lima Silveira [UNESP]; Paschoarelli, Luís Carlos [UNESP]; Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru (Unesp)Cerca de 39 milhões de pessoas globalmente possuem deficiência visual total e 246 milhões apresentam baixa visão. A falta de acessibilidade gera barreiras para pessoas com deficiência visual. Educar para incluir demanda materiais adaptados para garantir igualdade na educação. Diante do exposto, o objetivo deste projeto foi a criação de modelos didáticos em impressão 3D adaptados aos estímulos sensoriais, abordando quatro temas centrais sobre as serpentes. Esses temas incluem os formatos de escamas, estrutura dos crânios e cabeças, características de caudas e modos de locomoção desses animais e assim impulsionando uma educação em zoologia, mais inclusiva, acessível e promovendo um aprendizado mais significativo. Com o scanner 3D EinScan-SE, realizamos a captura digital das serpentes, que estavam mortas. Após a obtenção das malhas 3D, procedemos com as correções utilizando o software Gom Inspect. Em seguida, preparamos arquivos no software Ultimaker Cura para as impressoras de mesa aberta, usando PLA (Poliácido Láctico) como material. Validamos algumas das peças 3D, incluindo os recursos como audiodescrição por intermédio de questionários e assim como a produção de placas em Braille para impulsionar a acessibilidade na educação e uma experiência imersiva no estudo das serpentes. Os modelos 3D podem ser utilizados para conscientização sobre a preservação e a convivência responsável com esses animais. Para concluir, a tecnologia de impressão 3D pode ser uma ferramenta valiosa ao garantir a inclusão, especialmente de pessoas cegas e com baixa visão, ao oferecer acesso a materiais adaptados e tecnologias assistivas.ItemDissertação de mestrado A escrita constitutivamente heterogênea: uma análise de textos argumentativos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Stein, Ivone Santana Vom; Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]A presente pesquisa objetiva descrever e analisar a tradição discursiva argumentativa e as tradições discursivas que a constituem, em textos escritos por alunos regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental público. Busca alcançar conclusões acerca das relações entre as tradições textuais e a heterogeneidade constitutiva da escrita, a partir de uma descrição analítica realizada à luz da relação fala/escrita e oralidade/letramento, a fim de colaborar com a formação, em análise linguísticodiscursiva, dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Fundamentase na concepção de escrita constitutivamente heterogênea (CORRÊA, 1997), definida como um processo constitutivo entre o falado e o escrito, analisado a partir de um espaço de observação da escrita fundado em três eixos metodológicos de representação de sua heterogeneidade, a saber: (i) o eixo da gênese da escrita; (ii) o eixo do código escrito institucionalizado; e (iii) o eixo da dialogia entre o já falado/escrito e ouvido/lido. Para contribuir com essa concepção, a tradição discursiva (KABATEK, 2005a, 2005b, 2012) é tomada como matéria e produto da linguagem, enquanto todo tipo identificável de tradição de dizer/escrever, formada via repetição e evocação, e que promove, portanto, atualização e tradição ao mesmo tempo. O córpus é constituído de 10 textos, pertencentes à tradição discursiva argumentativa, escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na escola estadual Prof. Francisco Balduíno de Souza, município de Quatá-SP. A metodologia de análise conjuga as abordagens qualitativa e quantitativa, a partir da observação de rastros, na materialidade linguística dos textos, da imagem de escrita dos escreventes, mediante a relação entre o oral/falado e letrado/escrito, orientada pelos três eixos metodológicos de observação da heterogeneidade da escrita, conforme proposta de Corrêa (1997).As análises do primeiro e do segundo eixo apresentaram indícios da circulação dos escreventes pelo que imaginam ser a gênese da escrita e o código escrito institucionalizado, materializados por meio de diferentes marcas linguísticas, representando um atravessamento dos sujeitos por: práticas orais mais informais, correspondendo ao que muito frequentemente, mas não exclusivamente, é identificado, pelo professor, como “erro”, no caso do eixo 1; e por práticas letradas, mais e menos formais, correspondendo ao que muito frequentemente, mas também não exclusivamente, é identificado, pelo professor, como “acerto”, no caso do eixo 2. Esse atravessamento se deixa ver em mesclas de TDs, apoiadas numa imagem de argumentação que se alinha às ideias de convencimento e persuasão e que ganha contornos discursivos distintos a depender das condições de produção dos textos e da circulação histórica desses sujeitos por práticas discursivas distintas.ItemDissertação de mestrado A felicidade na Ética a Nicômaco de Aristóteles: fim dominante ou inclusivo?(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015) Gomes, André Luiz [UNESP]; Pereira, Reinaldo Sampaio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)In this dissertation, we had intended to present the problem related to definition of eudaimonia in the Nicomachean Ethics (EN), namely: the two perspectives on the Aristotelian happiness. Aristotle says in that work, the ethical knowledge, seeks to know the good for man. This good is identified by the philosopher with happiness, but we must not understand happiness as simple psychological state, but as consisting of a soul activity according to virtue. Addition, a serious problem arises related to the concept of virtue. Interpretation entitled dominant, which is based mainly on EN X, illustrates happiness as ownership of intellectual contemplation of virtue (sophia), or life dedicated to philosophical wisdom as the most excellent and able to make a happy life. In contrast, if we consider EN I, to EN IX, we can also find the inclusive perspective, which in its mitigated version shows another central virtue, virtue proper, which arises from an enhancement of natural virtue (aretê), when it is united with prudence (phrónesis). However, just the possession of virtue itself, does not guarantee happiness, in this version, the happy man must also have: the external goods, goods of the body and the goods of the soul. It is the possession of these three classes of goods, each consisting of assets that guarantee self-sufficiency (autarkeia) citizen, that enable the happy life be the case.ItemDissertação de mestrado A ficção científica pós-moderna: as representações de poder e simulação nas distopias The Simulacra e The Peripheral(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-06) Guerra, Diego; Giséle Manganelli Fernandes [UNESP]Por meio de um trabalho comparativo, buscamos, neste estudo, realizar a comparação entre as obras The Simulacra (DICK, 1964) e The Peripheral (GIBSON, 2014), distantes entre si por um hiato de cinquenta anos. O estudo analítico comparativo objetiva a observação das nuances da estética literária da ficção científica (FC), no contexto da produção literária estadunidense, em um momento significativo para o gênero especulativo, conceito guarda-chuva compartilhado para ilustrar obras de ficção fantástica que provocam diferentes perspectivas e subvertem a realidade. Segundo a chamada New Wave (McHale, 1987), Dick se torna um dos principais nomes da FC nos Estados Unidos, justamente em um momento de transição da estética literária que começava a se distanciar de uma produção fantástica simplesmente pautada em heróis e viagens interplanetárias, para uma FC buscando um olhar experimental no ordinário e, sobretudo, no homem e nos perigos da tecnologia e da ciência. Enquanto a New Wave abre novas discussões para a FC, Gibson, já no final do século XX, começo do XXI passa a cunhar o termo cyberpunk em suas histórias, em conformidade com uma estética nomeada por Bukatman (1993) “ficção científica sociológica”. Traços dessas mudanças apresentadas pela FC revelam uma reconfiguração do gênero especulativo, visando modular-se às tensões, às reflexões e à estética da literatura pós-moderna (Harvey, 1989). Para além do viés ontológico presente e significativo na pós-modernidade, examinamos, nessas duas obras, as relações de poder (Foucault, 1979) (Bourdieu, 1989) estabelecidas entre as personagens dos romances e a exploração da simulação (Baudrillard, 1991), a fim de elucidar o simulacro como um espaço intrínseco da produção de FC, vista a criação do pseudo-corpo: cyborgues, androides e periférico, fortemente representados no vasto imaginário da FC através do tempo (Haraway, 1990). Para tanto, utilizamos da metodologia em literatura comparada para traçar similaridades entre os movimentos New Wave e cyberpunk¸ ambos constituídos a partir de uma estética da FC distópica e pós-apocalíptica, enquanto literatura pós-moderna. Objetivamos também ampliar a recepção crítica e a discussão sobre a FC no Brasil.ItemDissertação de mestrado A hispânia tardo-antiga sob a ótica territorial: o conflito entre judeus e cristãos nicenos nos anos de 388-423 da E.C.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-28) Sotocorno, Ana Carolina Picoli; Carvalho, Margarida Maria de [UNESP]Os séculos IV e V da Era Comum podem ser interpretados a partir de suas diversidades político-culturais. No tocante à religião cristã, este foi um período bastante conturbado pelo viés político-religioso: podemos afirmar a existência de variados tipos de cristianismos que requeriam para si o título de ortodoxo nesse período, bem como a existência de controvérsias e cismas teológicos envolvendo as diversas vertentes dissidentes desses credos cristãos. Inserimos nesse cenário as disputas territoriais entre os nicenos e os judeus na Hispânia, objeto desta pesquisa. Hipotetizamos que o quesito territorial refletia uma preocupação cristã, essencialmente nicena, em se autoafirmar na região a partir da construção de monumentos e da posse de bens imobiliários que era ameaçada pela presença de judeus na região. Para dar cabo de nossas análises, utilizar-se-ão as seguintes documentações textuais: a Carta sobre a Conversão dos Judeus (418) e o Livro VII da História Contra os Pagãos (416-417), de Paulo Orósio, o Código Teodosiano (séc. V) e as Atas do Concílio de Elvira (séc. IV). Temos em conta que as disputas territoriais entre os grupos em questão foram atravessadas diretamente por um conflito político-religioso mais amplo, envolvendo a situação dos nicenos ibéricos da época, assim como seus interesses e objetivos. Visamos explorar nesta Dissertação os conflitos materiais entre os cristãos nicenos e judeus, incluindo a tomada da sinagoga de Minorca, localizada na Província das Ilhas Baleares, e as questões simbólicas envolvidas nesse processo, bem como as noções de identidade e alteridade.