Navegando por Tipo "Livro"
Agora exibindo 1 - 20 de 576
Resultados por página
Opções de Ordenação
ItemLivro 1980: Uma década de lutas nas ruas e na cena teatral da cidade de São Paulo(Editora Unesp, 2014) Mate, Alexandre [UNESP]Tida por muitos brasileiros como "a década perdida", os anos 1980 foram, no entanto, bastante ricos politica e culturalmente. Foram os anos da retomada das lutas populares que culminaram no movimento pelas eleições diretas, e, ainda, os anos da polêmica e da diversidade da produção cultural, especialmente no teatro paulistano. O autor faz foco na produção teatral da cidade, procurando situá-la no contexto político e econômico daquele período, caracterizado pela transição em todas as esferas da vida pública e econômica e de cujas contradições a atividade não teria como escapar. Com bastante profundidade e detalhamento, ele apresenta as várias tendências então em choque, contando como se deram as tentativas dos artistas de escapar da censura e dos patrulhamentos ideológicos e abordando o surgimento das novas formas de organização coletiva. O livro prova que, pelo menos em São Paulo, o teatro dos anos 1980 esteve sempre muito longe do conformismo, tendo sido, pelo contrário, uma espécie de caldeirão de novas experiências, que dariam os seus frutos mais maduros nas décadas seguintes.ItemLivro À procura da música sem sombra: Chabanon e a autonomia da música no século XVIII(Cultura Acadêmica, 2011) Tomás, Lia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em À procura da música sem sombra, Lia Tomás analisa o trabalho do pensador francês Michel-Paul-Guy de Chabanon (1730-92), cujo livro Da música em si e suas relações com a palavra, as línguas, a poesia e o teatro foi uma espécie de manifesto erudito a favor da música instrumental enquanto gênero autônomo, conceito que teria tido fundamental importância para o romantismo do século XIX e os movimentos que o sucederam. Tomás disseca a obra de Chabanon mantendo o autor no seu contexto. Violinista, amigo de Voltaire, Chabanon era um ativo participante das discussões sobre arte e música do seu tempo. Opôs-se às ideias musicais de Rousseau e outros enciclopedistas, como a origem unitária da música e da palavra, o papel subalterno da música na ópera e a não diferenciação entre linguagem verbal e musical. A autora discorre com precisão sobre os subsídios estéticos e filosóficos fornecidos por Chabanon para a reflexão sobre a música instrumental, e que foram elaborados com o objetivo explícito de delimitar as características desta e demonstrar suas diferenças e autonomia: a música sem sombra a que se refere Lia Tomás. O trabalho traz na íntegra a primeira parte do livro de Chabanon, escrito de maneira deliciosamente coloquial e por isso praticamente ignorado em sua época.ItemLivro Abordagens do pós-moderno em música: a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo(Cultura Acadêmica, 2011) Nascimento, João Paulo Costa do [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho tem por objetivo a observação da influência de A Condição Pós-Moderna sobre as abordagens do pós-moderno em música realizadas após a 1980. Para tal tarefa, será utilizada a noção lyotardiana de pós-moderno como incredulidade nas metanarrativas de legitimação do saber. Esta influência será observada perante importantes textos relativos ao pós-moderno musical e na maneira como algumas obras da música clássica de concerto realizada na década de 1990 e 2000 se relacionam com tal incredulidade.ItemLivro Acolhimento institucional em tempos de mudança: uma questão em análise(Cultura Acadêmica, 2011) Negrão, Adriane Vasti Gonçalves [UNESP]; Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Promulgado em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) introduziu novas formas de compreensão da infância e da adolescência e novos modos de atendimento àqueles em situação de risco. Mas, segundo Adriane Vasti Gonçalves Negrão e Elizabeth Piemonte Constantino, autoras do livro Acolhimento institucional em tempos de mudança - uma questão em análise, a efetivação das novas políticas de assistência tem sido deficiente em vários aspectos, como o que tange à aplicação da medida de proteção de abrigo em entidades de acolhimento institucional. O trabalho das autoras foi embasado em pesquisa de campo e constatou que, apesar dos importantes esforços para atender os direitos previstos legalmente, são notórias as oscilações entre práticas e concepções pré e pós a promulgação do ECA. Alguns princípios ainda estão ancorados no mais puro assistencialismo, o qual não pressupõe crianças e adolescentes como cidadãos de direitos, mas sim como objetos de ações de caridade. São práticas ainda comuns a falta de incentivo ao convívio familiar e comunitário e os longos períodos de acolhimento institucional como resultado de decisões que não o justificam, cenário com o potencial de fragilizar ou impedir ações de caráter emancipatório das crianças e jovens. O livro sinaliza que existe ainda um longo percurso rumo às transformações das instituições que atendem crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social.ItemLivro Adolescência, velocidade e tédio(Cultura Acadêmica, 2012) Buchianeri, Luís Guilherme Coelho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luís Guilherme Coelho Buchianeri propõe, nesta obra, que nos dias atuais a velocidade continua acelerando exponencial e paradoxalmente, mas apenas no mundo externo. No mundo interno, se desacelera, “tendendo a uma paralisia que não promove a angústia estruturante, mas leva à agonia, à sensação de falta de futuro, à necessidade de preenchimento do tempo com conteúdos dados à imediaticidade dos afetos”. Tal busca de concretude, diz, impede a subjetivação do ser humano moderno. A subjetividade, segundo o autor, considerada lenta e imprecisa, está sendo descartada na era da instantaneidade e da satisfação imediata dos desejos, em que a máquina possibilita que tudo se realize em “tempo real”. Assim, se no nascimento da modernidade a velocidade instigava a ação, transformação e rebeldia, hoje, vazia de conteúdos, paralisa e instala nesse espaço um tempo entediante. Nos jovens, principalmente, essa variedade de estímulos decorrentes dessas mutações no espaço e no tempo produziria uma falta de sentido na vida, acompanhada por “um esvaziamento do sujeito, uma sensação subjetiva a que poderíamos denominar tédio”. Paralelamente a esse tema, discutido amplamente neste livro, que leva em conta a realidade de jovens de diversos países, o autor aborda outra questão contemporânea – a da “depressão como figura de subjetivação da atualidade”. Ao analisar conceitos com base em teorias da Psicologia e da Filosofia, ele procura demonstrar que o tédio se sobressai em relação à depressão como a subjetividade típica de um mundo acelerado e volátilItemLivro Adolfo Caminha: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897)(Cultura Acadêmica, 2009) Bezerra, Carlos Eduardo de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trata-se, neste livro, do conjunto da obra de Adolfo Caminha - um polígrafo na literatura brasileira do século XIX - durante o período de 1885 a 1897. O estudo abrange não somente os seus textos ficcionais, mas também os seus escritos críticos e jornalísticos. Considera-se, portanto, a atuação do escritor como político, editor, leitor e crítico literário. Salienta-se que a escrita de Caminha se caracteriza por dois movimentos: um horizontal, que estende a sua obra, e outro vertical, que produz uma estética do aproveitamento, constituída a partir dos diálogos existentes entre um e outro dos seus fazeres. A obra apresenta uma contribuição original aos estudos sobre a literatura brasileiraItemLivro Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer(Cultura Acadêmica, 2014) Rachel, Denise Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A frase “Adote o artista, não deixe ele virar professor” foi criada pelo artista plástico e performático Ivald Granato impressa em panfleto assinado por ele em 1977. Um panfleto performático, ele afirma, pois convocava e ainda convoca, para uma atitude sobre esta discussão: tornar-se professor seria nefasto para o artista? Seria impossível conciliar ambos os ofícios? Qual é o sentido, ou quais são os sentidos do panfleto lançado por um artista contemporâneo que durante certo período de sua vida também exerceu a docência? A autora explica que a afirmação de Granato, que ela entrevistou, segundo a qual o panfleto é autoexplicativo, lhe abriu a possibilidade de diversas interpretações e a estimulou a adotar a frase do artista plástico como mote para a organização de uma série de inquietações com as quais tem se debatido desde que decidiu atuar simultaneamente como professora (de artes) e artista (performer). Por certo viés, educar e performar se apresentam como atividades opostas. Integram o ideário normalmente vinculado ao ofício do professor a procura por definições e a necessidade de ordenar, classificar, significar e orientar. Já o artista de performance busca incertezas e promove ações que procuram discutir e desconstruir padrões, que provocam, que aparecem e logo desaparecem e muitas vezes aparentam não fazer sentido. Assim, como professora de arte de escola pública, ela pergunta onde entraria, nessa instituição, que parece tão preocupada em sedimentar padrões, a aula de artes: seria o espaço para extravasar emoções? Para a decoração de paredes para datas comemorativas? Para a releitura de obras de artistas reconhecidos? Com este estudo, Denise Pereira Rachel problematiza os entrecruzamentos das profissões de professora e artista de performance, com o objetivo de discutir as possibilidades de hibridizar essas atividades, buscando trabalhar sempre no sentido de somá-las e enriquecê-las. Para isso, apresenta também um esboço de propostas que tem experimentado como professora performer: a aula de performance e a aula performática.ItemLivro Advances in Nano-Fertilizers and Nano-Pesticides in Agriculture: A Smart Delivery System for Crop Improvement(2020-01-01) Jogaiah, Sudisha; Singh, Harikesh Bahadur; Fraceto, Leonardo Fernandes [UNESP]; de Lima, Renata; Karnatak University; GLA University; Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade de SorocabaAdvances in Nano-fertilizers and Nano-pesticides in Agriculture: A Smart Delivery System for Crop Improvement explores the use of nanotechnology for the controlled delivery of pesticides, herbicides and fertilizers that improve the safety of products while also increasing the efficiency of food production and decreased environmental pollution. The development of nanodevices such as smart delivery systems to target specific sites, as well as nanocarriers for chemical controlled release are currently important aspects in novel agriculture and require a strong foundation of understanding, not only the technology, but also the resulting impacts.ItemLivro Affordances: a relação entre agente e ambiente(Editora Unesp, 2014) Oliveira, Flávio Ismael [UNESP]; Rodrigues, Sérgio Tosi [UNESP]A intenção deste estudo é analisar o conceito de affordance de James Gibson (1904-79) e suas implicações teóricas e filosóficas, principalmente no que se refere às noções de informação e de percepção. O termo é utilizado em vários campos, como em psicologia de percepção, psicologia cognitiva, psicologia de ambiente, design industrial, interação homem-computador, design de interação e inteligência artificial, mas o livro aborda, principalmente, as interações agente-ambiente baseadas na percepção visual. Os autores partem do princípio de Gibson de que, como um organismo visualmente sensitivo, o homem se move para atingir as suas metas e tem grande parte de suas atividades sob o controle direto da visão, possibilitando uma interação dinâmica com o meio. Assim, duas perspectivas teóricas foram revistas neste livro - a perspectiva representacionista, que admite que as representações mentais são necessárias para a percepção visual, e a perspectiva ecológica, segundo a qual o ambiente pode ser percebido sem o envolvimento de processos representacionais. O estudo discute ainda uma variedade de aspectos relacionados ao conceito de affordance, tais como a noção de reciprocidade (animal-ambiente, percepção-propriocepção e percepção-ação), as relações com eventos, sua ontologia e as principais críticas feitas por cientistas cognitivos.ItemLivro Agriculture, Environment and Development: International Perspectives on Water, Land and Politics, Second Edition(2022-01-01) Ioris, Antonio Augusto Rossotto; Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]; School of Geography and Planning; Universidade Estadual Paulista (UNESP)The Second Edition of this book is completely revised and updated throughout providing an overview of current challenges faced within the area of Agri-food in relation to policymaking, ecological conservation and socio-environmental justice. Including a range of new chapters, the book explores some of the conceptual and analytical gaps that are presented by current approaches to this topic. The series of interconnected chapters offers a critical reinterpretation of the tensions associated with the failures of mainstream regulatory regimes, land and resource grabbing, and the impacts of global agri-food chains at local, regional and inter-sectoral scales. The book also examines past legacies and emerging challenges associated with agriculture modernisation, politico-spatial disputes, climate change, social movements, gender, ethnicity and education. It likewise addresses the transformative potential of different combinations of biophysical, socio-technical and socio-spatial practices of food sovereignty.ItemLivro A água em Franca(Núcleo de Ensino, 2006) Giometti, Analúcia Bueno dos Reis [UNESP]; Carvalho, Aline Vogt Planchez de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A cartilha Água e Cidadania é fruto do projeto Água e Cidadania: ação local, efeito global que foi elaborado para ser integrado ao sistema de educação cidadã promovido pelo Núcleo de Ensino da Unesp no Campus de Franca. Este projeto de educação ambiental para alunos do Ensino Fundamental, com enfoque no elemento água foi desenvolvido e implantado no município de Franca com vistas a reduzir e controlar os problemas ambientais e de saúde pública relacionados ao mau uso e desperdício dos recursos hídricos.ItemLivro Amphibian and reptile adaptations to the environment: Interplay between physiology and behavior(2017-01-01) de Andrade, Denis Vieira [UNESP]; Bevier, Catherine R.; de Carvalho, José Eduardo; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Colby College; Universidade de São Paulo (USP)Despite their diversity, amphibians and reptiles share many physiological traits, such as their dependence on external heat sources for body temperature regulation, that are of pivotal importance to their ability to cope with the environment. Considerable variation in physiological capabilities exists in these groups and often can be related to seasonal and geographic differences in environmental parameters. This book provides a comprehensive and integrative view of the interplay between physiology and behavior in amphibians and reptiles, leading to a better understanding of the subject. The book covers topics that have recently been in the spotlight for scientific research on the physiology, behavior, and conservation of amphibians and reptiles. It brings together recent information from a range of disciplines that address critical topics for understanding their biology. As these studies are scattered across articles in specialized journals, this book provides a single and expanded source summarizing such advancements. Amphibian and Reptile Adaptations to the Environment: Interplay Between Physiology and Behavior maintains a solid scientific basis for the biological topics covered. However, it presents the material in a clear and direct manner so that it is accessible even to non-biologists interested in the basic biology, behavior, and ecology of these animals as well as how these elements are connected to their conservation.ItemLivro Anamorfoses na música eletroacústica mista(Cultura Acadêmica, 2015) Gati, Tiago; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemLivro Animal genomes under the focus of cytogenetics(2011-12-01) Martins, Cesar [UNESP]; Cabral-de-Mello, Diogo Cavalcanti [UNESP]; Valente, Guilherme Targino [UNESP]; Mazzuchelli, Juliana [UNESP]; de Oliveira, Sárah Gomes [UNESP]; Pinhal, Danillo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (UNESP)Decades before the recent advances in molecular biology and the knowledge of the complete nucleotide sequence of several genomes, cytogenetic analysis provided the first information concerning the genome organization. The exploration of molecular biology techniques in the cytogenetic area represents a powerful tool for advancement in the construction of physical chromosome maps of the genomes. The most important advances in cytogenetics comes from the physical anchorage of genetic linkage maps in the chromosomes through the hybridization of DNA markers onto chromosomes. This new book presents and discusses current research in the study of animal genomes under the focus of cytogenetics. © 2011 by Nova Science Publishers, Inc. All rights reserved.ItemLivro Anita Garibaldi coberta por histórias(Cultura Acadêmica, 2011) Ribeiro, Fernanda Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onde termina o mito e começa a mulher? Se a vida repleta de aventuras de Anita Garibaldi já deu origem a vários filmes e minisséries, também é tema recorrente na literatura não apenas brasileira, mas até na hispano-americana. No livro Anita Garibaldi coberta por histórias, Fernanda Aparecida Ribeiro analisa com elegância e concisão as imagens construídas da revolucionária catarinense por dois escritores brasileiros - João Felício dos Santos e Flávio Aguiar - e dois argentinos - Julio A. Sierra e Alicia Dujovne Ortiz. Ribeiro discute o esforço desses autores de contextualizarem melhor o mito dominante em torno de Anita - o da heroína de dois mundos, que lutou por seus ideais na América do Sul e na Itália. E também a tentativa que eles fizeram para se desvencilhar da outra imagem, mais domesticada, da companheira de Giuseppe Garibaldi, vista antes como esposa e mãe do que como revolucionária por vários historiadores brasileiros, principalmente no começo do século 20.ItemLivro Apagando o quadro negro: literatura e ensino(Cultura Acadêmica, 2011) Dias, Maria Heloísa Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Destinado principalmente a professores, este livro, de Maria Heloísa Martins Dias, tem o objetivo, principalmente, de estimular o leitor a questionar e refletir sobre a literatura e as abordagens que esse tipo de leitura suscita. Busca, enfim, abrir novos horizontes aos que se dedicam à tarefa de ensinar a ler o texto literário. No primeiro momento, a obra traz reflexões sobre o estado da arte do ensino de literatura, discutindo postulações consagradas de autores como Roland Barthes, Todorov, Eduardo Lourenço, Derrida, Paul de Man e Nino Júdice. Conceitos como a divisão da literatura em períodos históricos e sua classificação em escolas literárias são exaustivamente dissecados e questionados. No segundo momento, Dias apresenta propostas de práticas metodológicas voltadas à abordagem da poesia portuguesa, enfocando autores como Camões, Gil Vicente, Bocage e Alexandre O'Neill. Sem oferecer modelos e receitas, essas práticas de leitura sugerem múltiplas possibilidades de lidar com a poesia, mas sempre com o foco na aventura da criação e nos caminhos da inventividade.ItemLivro Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais(Cultura Acadêmica, 2011) Fusco, Elvis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O livro Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais, de Elvis Fusco, destina-se a alunos e professores das áreas da Ciência da Informação e Ciência da Computação que investigam a modelagem e a construção de catálogos bibliográficos e também para os profissionais que trabalham com ambientes informacionais digitais. O trabalho apresenta, sob a premissa de que a catalogação, nos últimos anos, tem experimentado mudanças em suas práticas e teorias, afetadas pelas tecnologias de informação, um arcabouço conceitual cuja principal proposta é o entrelaçamento da modelagem com os Requisitos Funcionais para os Registros Bibliográficos (FBRB). A concepção do FRBR é de um modelo lógico orientado para o objeto, e para a identificação de entidades e relacionamentos visando sua projeção em banco de dados. Segundo o autor, a entidade pode ser concreta ou abstrata e seus atributos referem-se às diversas características que ela possui, ou às propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades. Já o relacionamento é a associação entre uma ou várias entidades.ItemLivro Uma aposta arriscada: o Jornal Meio-Dia e o Nazismo (1939-1942)(Cultura Acadêmica, 2013) Franzolin, João Arthur Ciciliato [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Como poderia ter existido no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, um jornal que propagandeava o regime nazista, uma vez que o país é formado por uma população miscigenada, distante dos princípios de pureza racial defendidos por Hitler? Que tipo de apoio o periódico teria prestado aos alemães? Que motivos levaram seu proprietário a aderir ao nazismo? Estas são algumas das questões que motivaram o historiador João Arthur Ciciliato Franzolin a pesquisar a trajetória do jornal Meio Dia, que circulou de 1939 a 1942, e seu cirador, o escritor Joaquim Inojosa. Inojosa foi figura conhecida nos meios literários por manter vínculos com alguns dos protagonistas da Semana de Arte Moderna de 1922 e por se tornar um divulgador do modernismo no Nordeste do Brasil, a começar por sua terra natal, Pernambuco. O Meio Dia surgiu no contexto do Estado Novo. Desde o seu início exaltou o regime e Getúlio Vargas e passou a receber dinheiro da agência de notícias alemã Transocean e da Embaixada da Alemanha, apoio que o levou a estampar propaganda e textos glorificadores do Terceiro Reich e suas conquistas na guerra. No entanto, após análise aprofundada, o autor identificou fases distintas na trajetória do periódico: em 1939, o jornal defendeu o pacifismo e os países democráticos; entre 1940 e 1941 aderiu entusiasmadamente ao nazismo; por fim, em 1942, passou a apoiar abertamente a declaração de guerra do Brasil ao Eixo, uma vez que enfrentava a ira da população carioca e o cerco do governo getulista. É patente que a orientação política do jornal flutuou em função do momento, e que a opção pelos Aliados só se deu quando o periódico já definhava e não mais podia contar com o apoio dos alemães, escreve o autor. Após a Segunda Guerra, Inojosa procurou, brevemente, justificar a sua postura diante do jornal. No entanto, o periódico teria significado um peso para seu criador, que procurou maquiar a história em sua ...ItemLivro Apreciação de gêneros musicais na escola: possíveis percursos(Cultura Acadêmica, 2012) Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo Roberto Prado Constantino dirige-se, neste livro, aos educadores que atuam especificamente no ensino médio, apresentando algumas propostas para o desenvolvimento da capacidade de apreciação e de compreensão musical entre os alunos. De acordo com o autor, a obrigatoriedade do ensino de Música nas escolas de educação básica, prevista em lei federal aprovada em 2008, trouxe uma série de problemas para os professores da disciplina, que se viram às voltas com a falta de recursos materiais e de ferramentas metodológicas de apoio à prática docente. Baseado em pesquisa de campo, Constantino parte da constatação de que se tornou impossível para os professores de Música desempenhar seu papel sem levar em conta a enorme exposição dos jovens aos gêneros musicais de massa e às novas mídias. E conclui que, se podem ser considerados vulgares do ponto de vista do conceito clássico de qualidade musical, tais gêneros também podem, se bem trabalhados em sala de aula, transportar os alunos para um universo musicalmente mais rico. O autor propõe um processo de ensino baseado no estudo e nas comparações entre os gêneros musicais, sem delimitações de fronteiras étnicas ou culturais ou entre o erudito e o popular, o elitizado e o massificado. Dessa forma, ele acredita, os alunos podem apreender todas as manifestações musicais como significativas e seguir adiante no aprendizado com maior compreensão do que seria o fenômeno musical, já que se evita deslegitimar a música do outro, por meio da imposição de uma visão única.ItemLivro Aprendizagem e comportamento humano(Cultura Acadêmica, 2010) Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]; Fonseca, Katia Abreu [UNESP]; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Brito, Maria Cláudia [UNESP]; Carrara, Kester [UNESP]; Deliberato, Débora [UNESP]; Mennocchi, Lauren Mariana [UNESP]; Leite, Lúcia Pereira [UNESP]; Mello, Lucinéia Crepaldi de [UNESP]; Caramaschi, Sandro [UNESP]; Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]; Zanini, Marta Regina Gonçalves Correia [UNESP]; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]; Pessan, Fernanda Luz Anastacio [UNESP]; Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]; Terra, Bruna Mares [UNESP]; Catunda, Luiza Quadros Kluteza [UNESP]; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]; Bevilacqua, Maria Cecília; Jensen, Cintia Allyson [UNESP]; Strapasson, Bruno Angelo [UNESP]; Leme, Vanessa Barbosa Romera; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]; Silveira, Fabiane Ferraz [UNESP]; Meyer, Sonia Beatriz; Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste livro o leitor poderá compreender os processos de aprendizagem e comportamento na vertente pedagógica e clínica, considerando as diferentes pesquisas e reflexões teóricas apresentadas, sustentadas pelas contribuições dos estudos das Habilidades Sociais, dos pressuspostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Análise do Comportamento tendo como pano de fundo a inclusão social e escolar. O livro pode ser um material de consulta importante para pesquisadores e interessados no tema