Navegando por Tipo "Objeto educacional"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
ItemObjeto educacional Cartilha de descrição dos riscos na limpeza da fresa flexível(UNESP, 2017) Tavares, Ana Lúcia Gregório [UNESP]; Correa, Ione [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemObjeto educacional Um caso investigativo: você teria a sorte do estagiário?(2022-09-20) Mestriner, Eloá Rodrigues; Téo, Larissa Caroline Borges; Silva, Leonardo Lima e; Bego, Amadeu Moura; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este Caso Investigativo narra a história de um estagiário de Química de uma empresa, que fica encarregado de procurar uma estratégia para o grande problema de falsificação de carteiras de vacinação contra a COVID-19. Inseguro com o grande desafio, o estagiário se lembra de uma classe de materiais chamadas Redes Metalorganicas ou Metal-Organic Frameworks (MOFs), que pode ser útil para tal fim. Com base nisso, a proposta do Caso é de que os estudantes devam se colocar no lugar do estagiário e, frente ao desafio, elaborem um relatório com as características dessa classe de materiais, considerando as exigências da empresa, além de propor uma técnica de síntese de MOF para a utilização nesse caso.ItemObjeto educacional Competências Digitais e Segurança na Internet: informativo e orientações para pais, professores e estudantes(UNESP, 2016) Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]; Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemObjeto educacional Contribuições da teoria histórico cultural para o currículo de matemática nos anos iniciais(UNESP, 2017) Oliveira, Michelle Cristina Munhoz Di Flora [UNESP]; Dias, Marisa da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemObjeto educacional Contribuições para o ensino de triângulos com o uso do tratado The Trigonall Sector e o instrumento setor trigonal(UNESP, 2017) Moraes, Michele de Souza [UNESP]; Dias, Marisa da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemObjeto educacional Educação física e os campos de experiências da BNCC na educação infantil: uma abordagem Interdisciplinar para o PPP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-13) Cruz, Julio Cesar Gonçalves daEste material é um produto educacional referente à dissertação de Mestrado realizada pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) - Faculdade de Ciências da Unesp- Bauru, intitulada: Educação física infantil e projeto político pedagógico: o professor como agente protagonista. Poderá ser utilizado na elaboração e implementação de um Projeto Político Pedagógico na educação infantil, como base para um projeto interdisciplinar, com enfoque na educação física.ItemObjeto educacional Educação infantil e ensino fundamental: práticas inclusivas(UNESP, 2017) Fusco, Janaina Fernanda Gasparoto [UNESP]; Zanata, Eliana Marques [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemObjeto educacional As máscaras: um caso investigativo(2022-09-20) Mangili, Henrique Marques; Dias, Laura Beatriz Lima; Scanfella, Mayara de Faccio; Batista, Vitória Bianca De Souza; Bego, Amadeu Moura; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este Caso Investigativo retrata a história de amor vivida por um casal, Isabele e Ramon, que se conheceram durante uma viagem. Um tempo depois, com alguns acontecimentos suspeitos, Isabele começa a desconfiar que Ramon não seja a pessoa que ela pensou que seria todo esse tempo. Indignada com a questão das falsificações e fraudes de documentos, ela conversa com um amigo e busca saber mais sobre as Redes Metalorgânicas ou Metal-Organic Frameworks (MOFs), uma classe de materiais que pode ser útil para a autenticação e validação de documentos. O Caso propõe que os estudantes investiguem os princípios dessa classe de materiais e como poderiam auxiliar no combate à crimes dessa natureza. Além disso, propõe-se que os alunos investiguem possíveis maneiras de sintetizar MOFs adequadas para essa aplicação.ItemObjeto educacional Novas maneiras de resolver crimes: o que são mofs e como são usadas na química forense(2021-09-30) Ferreira, Adriel Joel Dos Santos; Antenor, Alisson Nolasco; Silva, Angélica Sousa Da; Aragão, Ariani Rodrigues; Domingues, Wellington Gorzilo; Bego, Amadeu Moura; Verruma, Olavo Fiamencini; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Com objetivo de divulgar e ampliar o acesso aos conhecimentos produzidos por um grupo de pesquisadores do Instituto de Química da UNESP em Araraquara, este Texto de Divulgação Científica busca apresentar os conceitos estruturantes de Redes Metalorgânicas ou Metal-Organic Framework (MOFs) luminescentes com linguagem acessível e contextualizada. Além de explorar os conceitos necessários para o entendimento da pesquisa científica, buscou-se apresentar a aplicação desses compostos como uma tecnologia alternativa e vantajosa para o combate à anti-falsificação de cédulas, problema que há muito tempo acomete a sociedade. O texto apresenta o processo de obtenção desses materiais, descreve como são feitas as avaliações da eficácia dos produtos sintetizados e, por fim, destaca as grandes contribuições dessa pesquisa cientificamente e socialmente relevante.ItemObjeto educacional Operação no limite do golpe: um caso investigativo(2022-09-20) Ferreira, Adriel Joel Dos Santos; Antenor, Alisson Nolasco; Silva, Angélica Sousa Da; Aragão, Ariani Rodrigues; Domingues, Welington Gorzilo; Bego, Amadeu Moura; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este Caso Investigativo retrata a situação em que um grupo de policiais investigadores de um crime de lavagem de dinheiro procura possíveis estratégias para solucionar o crime. Um dos policiais envolvidos sugere a participação de pesquisadores científicos, especialistas em estudos com Redes Metalorgânicas, ou Metal-Organic Framework (MOF) como uma maneira de incentivo e valorização ao trabalho científico de qualidade que é produzido dentro das universidades. A proposta é de que os estudantes se coloquem no lugar desses pesquisadores e investiguem sobre as potencialidades do uso dessa classe de material como estratégia para o combate a esse problema tão urgente que gera grandes impactos negativos na sociedade atual.ItemObjeto educacional Perspectivas dos atores da educação em relação à Educação Física nos anos iniciais no município: uma proposta de solução(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-11) Garcia, Emanuela Maria Montoro HernandesEste material é um Produto Educacional elaborado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Física - ProEF, da Universidade Estadual Paulista - UNESP, intitulada "Educação Física Nos Anos Iniciais Na Rede Municipal De Educação De São José Do Rio Preto – SP: sob a perspectiva dos atores da educação.", sob a orientação do Prof. Dr. Milton Vieira do Prado Júnior, defendida no ano de 2023. A pesquisa foi desenvolvida com vinte e seis docentes e cinco gestores, com o objetivo de analisar e refletir a respeito da perspectiva dos atores da educação sobre o contexto da Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP, em relação ao fato de não existir o professor especialista ministrando as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no intuito de buscar estratégias para minimizar os impactos desta situação. O presente material contém uma breve introdução sobre as questões legais que abarcam a problemática estudada, a influência da Educação Física e do profissional responsável por ministrá-la à luz da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner e sistematiza a perspectiva dos atores da educação municipal. Considerando que a presente pesquisa analisou uma amostragem dos profissionais da educação, sugerimos estratégias a curto prazo para minimizar o problema analisado. Nesse sentido, espera-se que este produto possa contribuir positiva e significativamente para ampliar o debate e alterar o atual contexto da Educação Física na Educação Municipal.ItemObjeto educacional O propósito de Josi: um caso investigativo(2022-09-20) Lima, Bruno Gonçalves de; Marineli, Gyovanna Craveiro; Rodrigues, Leticia da Silva; Maester, Luana Caroline Tonhetti; Bego, Amadeu Moura; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este Caso Investigativo narra a história de Antônia, uma senhora que mora em Brumadinho e há um tempo se queixa de alguns sintomas específicos, característicos de contaminação por metais pesados. Após o diagnóstico, Josi, filha de Antônia e estudante de Química, preocupada com a situação de sua mãe, familiares e moradores de Brumadinho, busca uma maneira eficiente para a descontaminação da água com metais pesados e encontra um grupo de pesquisadores que trabalham com as Redes Metalorgânicas ou Metal-Organic frameworks (MOF). A proposta do Caso é que os estudantes possam se colocar no lugar de pesquisadores do grupo e investigarem como essa classe de materiais poderiam ser utilizadas para tal finalidade, bem como suas propriedades específicas e as formas de sintetizá-las. Além disso, propõe-se que os estudantes argumentem sobre o custo de produção e investiguem se a utilização das MOFs acarretaria impactos ambientais nas regiões contaminadas pelos metais pesados.ItemObjeto educacional O que é MOF? E o que essas três letras representam para a anti-falsificação?(2021-09-30) Mestriner, Eloá Rodrigues; Téo, Larissa Caroline Borges; Silva, Leonardo Lima e; Portella, Mariana de Melo Faceto; Bego, Amadeu Moura; Verruma, Olavo Fiamencini; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A elaboração deste Texto de Divulgação Científica foi inspirada em uma pesquisa científica realizada por um grupo de pesquisadores do Instituto de Química da UNESP em Araraquara, cujo objetivo principal foi sintetizar e caracterizar Redes Metalorgânicas ou Metal-organic Frameworks (MOFs) luminescentes para a aplicação como marcadores ópticos no combate à falsificação. Como uma forma de divulgar e ampliar o acesso aos conhecimentos produzidos pelo grupo, buscou-se utilizar uma linguagem clara e acessível para apresentar os conceitos estruturantes envolvidos para a compreensão da pesquisa. Além disso, no texto, discute-se as principais implicações econômicas geradas pelo problema da falsificação e como os conhecimentos produzidos pelo grupo de pesquisa em questão poderiam minimizá-los.ItemObjeto educacional O que tem nessa água? A espectroscopia explica!(2022-08-03) Oliveira, Evilim Martinez de; Bego, Amadeu Moura; Alves, Milena; Gomes Neto, José Anchieta; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O planejamento proposto neste trabalho está direcionado a um público específico: instituições de ensino médio público do interior do estado de São Paulo. Não é novidade que há uma relação entre a aprendizagem e alguns condicionantes do ensino. Quando no referimos às escolas públicas, muitos aspectos podem ser elencados para entender os resultados do ensino dessas instituições. Alguns exemplos desses aspectos podem ser a infraestrutura da unidade escolar, questões socioeconômicas, demográficas, familiar, recursos técnicos, pedagógico e formação dos professores atuantes (SOARES NETO, 2013). Nesse sentido, essas escolas se colocam em posição de atenção, e necessitam de estratégias particulares para proporcionar aos seus alunos uma educação e formação de qualidade. A UDM está dividida em 4 Sequências Didáticas (SD), elaboradas de acordo com a abordagem metodológica assumida: CTS. Cada SD é composta por 2 aulas, que são descritas nas próximas seções. A UDM intitulada "O que tem nessa água? A espectroscopia explica" traz como problema social para envolver o ensino de espectroscopia, a poluição hídrica por metais tóxicos e a espectroscopia como aliada para este grande problema. O objetivo de aprendizagem da UDM, como um todo, é que os estudantes sejam capazes de criar um material de divulgação que relacione a problemática da poluição hídrica por metais tóxicos, o conceito do átomo de Bohr e as técnicas espectroscópicas, produzindo um vídeo e um panfleto de divulgação.ItemObjeto educacional A química e os novos protagonistas na investigação criminal(2021-09-30) Mangili, Henrique Marques; Dias, Laura Beatriz Lima; Scanfella, Mayara de Faccio; Batista, Vitória Bianca De Souza; Bego, Amadeu Moura; Verruma, Olavo Fiamencini; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inspirado em uma pesquisa científica desenvolvida por um grupo de pesquisadores de uma universidade, este Texto de Divulgação Científica tem como objetivo divulgar e ampliar os conhecimentos produzidos com linguagem acessível e de forma contextualizada. Durante o desenvolvimento da pesquisa em questão, os pesquisadores propuseram a síntese e caracterização de Redes Metalorgânicas ou Metal-Organic Frameworks (MOFs) luminescentes, bem como sua aplicação no contexto da Química Forense para a anti-falsificação de cédulas. O texto elaborado apresenta um enfoque nas potencialidades do uso desta nova tecnologia no combate às fraudes de documentos, visto que a verificação da autenticidade é fundamental em investigações criminais. Para isso, no texto apresentam-se os conceitos estruturantes para o entendimento da pesquisa e suas principais implicações na vida cotidiana do leitor.ItemObjeto educacional Rastros: você sabe como a química pode auxiliar na resolução de crimes?(2021-09-30) Lima, Bruno Gonçalves de; Marineli, Gyovanna Craveiro; Rodrigues, Leticia da Silva; Maester, Luana Caroline Tonhetti; Santos, Victor Augusto; Bego, Amadeu Moura; Verruma, Olavo Fiamencini; Primo, Carolina Martins; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente Texto de Divulgação Científica baseia-se em uma pesquisa desenvolvida por um grupo do Instituto de Química da UNESP em Araraquara. A pesquisa em questão propõe a síntese, caracterização e aplicação de Redes Metalorgânicas, ou Metal-Organic Frameworks (MOFs) luminescentes como marcadores ópticos. O enfoque do texto elaborado está na potencialidade da aplicação desses compostos para detecção de rastros deixados pelos resíduos de tiros disparados por armas de fogo. Essa aplicação pode apresentar grande valor forense para identificação de evidências de um crime, tais como os suspeitos, a arma utilizada, o local e até mesmo a direção do disparo. Como forma de popularizar e ampliar o acesso aos conhecimentos produzidos pelo grupo de pesquisa, o texto visa apresentar os conceitos estruturantes envolvidos na pesquisa de forma contextualizada e com linguagem acessível para o grande público.ItemObjeto educacional RISAAC - Roteiro de Identificação da Situação Atual de Associações / Cooperativas de Catadoras e Catadores de materiais recicláveis(UNESP, 2016) Carvalho, Ana Maria Rodrigues de [UNESP]; Zóia, Anelise Barbara [UNESP]; Valêncio, Anita [UNESP]; Ladeia, Carlos Rodrigues [UNESP]; Calçado, Dayane Rodrigues [UNESP]; Carnio, Letícia da Silva; Gonçalves, Patrícia Yara; Rodrigues, Roseli Barbosa; Santos, S; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemObjeto educacional Sequência Didática em torno da carta do leitor: uma proposta para desenvolver a base argumentativa em estudantes do Ensino Fundamental- anos iniciais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-06) Sylvestre, Viviane FernandaEste produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que teve por objetivo investigar as potencialidades da carta do leitor ser usada como instrumento para formar a base argumentativa em estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental .Trata-se de uma sequência didática (SD) em torno do gênero carta do leitor para orientar o docente no desenvolvimento das capacidades de linguagem argumentativas por meio do gênero carta do leitor, destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, a SD atuou com todas as operações que desenvolvem as capacidades de linguagem requeridas para a escrita de um texto argumentativo, cujo domínio de linguagem é fortemente requisitado no agir comunicativo cidadão. De acordo com a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD), cuja teoria considera a linguagem como uma prática social. O objetivo é o ensino da língua a partir de atividades de linguagem situadas, que envolvem os estudantes em situações de comunicação reais. Assim, esta SD é um instrumento para auxiliar o professor no percurso de ações educativas, isto é, atividades de linguagem que levem ao desenvolvimento de um raciocínio argumentativo de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, tais ações gestam na criança a capacidade de refutar, sustentar e negociar as tomadas de posições, além de formar sujeitos críticos capazes de construir uma sociedade mais justa.ItemObjeto educacional Unidade Didática Multiestratégica: "química orgânica no combate à dengue"(2022-08-03) Oliveira, Gabriela Fonseca de; Bego, Amadeu Moura; Alves, Milena; Nascimento, Isabele Rodrigues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta UDM foi planejada pensando nos alunos da rede do Estado de São Paulo, sendo então consideradas as características e a realidade presente nessas instituições. Tal escolha se deu pela grande marginalização do ensino e poucos recursos didáticos disponíveis nas escolas da rede, além dessas instituições apresentarem, normalmente, um certo padrão (SEMIS, 2019). Nesse sentido, alguns aspectos importantes foram considerados na elaboração da UDM, por serem ponderados como condicionantes que influenciam diretamente no ensino, tais como: as orientações curriculares que devem ser seguidas pelas escolas da rede, sendo o Currículo Paulista o documento vigente a partir do ano de 2021 (SÃO PAULO, 2020); as salas de aulas com média de 40 alunos; os estudantes provenientes de zonas periféricas e com uma baixa renda per capita em suas residências; e certa escassez de recursos e materiais didáticos. A UDM apresentada tem como objetivo de aprendizagem principal que os alunos sejam capazes de "Criar um projeto de divulgação para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e sobre as opções de repelentes como produtos naturais, produzindo artes para serem publicadas em redes sociais, panfletos e velas de citronela para serem distribuídos nos arredores da escola". Para possibilitar a consecução deste objetivo geral, a UDM foi divida em quatro SD, as quais possuem objetivos específicos e são dividas em aulas, conforme a complexidade e duração típica da abordagem de seus respectivos conteúdos curriculares. Como estratégia avaliativa, durante toda a UDM, definimos a avaliação do tipo formativa, em que é considerado a evolução e o desenvolvimento de cada estudante durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, todas as atividades e participações são levadas em consideração, além de o aluno ter feedbacks do professor e poder refazer as atividades, a fim de que possa aprender também a partir de seus erros e tenha oportunidades de melhorar seu desempenho (GAUCHE, 2008).ItemObjeto educacional Você é o que você come!(2022-08-03) Dantas, Letícia Damiano; Bego, Amadeu Moura; Alves, Milena; Garrido, Saulo Santesso; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Considerando a importância de ensinar bioquímica no ensino médio com uma abordagem diferente da tradicional e as características do ensino médio público paulista, esse material didático foi elaborado com o intuito de auxiliar na superação dessas dificuldades. A UDM foi dividida em três sequências didáticas, sendo que a primeira e a terceira SD contém 2 aulas cada e a segunda SD contém 5 aulas. Foram utilizadas diversas estratégias didáticas ao longo das aulas com o intuito de atingir o objetivo de cada SD, e dessa forma, atingir o objetivo geral da UDM.