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ItemTese de doutorado 1- metilciclopropeno (1-mcp) e atmosfera modificada em manga ‘Tommy Atkins’ e quantificação de antioxidantes em frutas e hortaliças(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-08-05) Bomfim, Marinês Pereira [UNESP]; Lima, Giuseppina Pace Pereira [UNESP]; José, Abel Rebouças São [UNESP]; Vianello, Fábio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dentre os vários fatores que prejudicam o aumento da exportação de manga estão aqueles relacionados à sua alta perecibilidade, inviabilizando a competitividade do produto brasileiro no exterior. Para satisfazer esse ponto, os importadores exigem que esses frutos cheguem aos seus destinos com a máxima vida útil possível, o que obriga os exportadores, nas remessas por via aérea, a efetuarem ao longo da semana múltiplos embarques de pequenas quantidades para seus clientes. Entre as modernas técnicas aplicadas na pós-colheita de frutos está a aplicação de inibidores de etileno que promovem retardo na maturação, fator importante para o aumento do prazo de comercialização. Dos inibidores de etileno utilizados atualmente, destaca-se o 1- metilciclopropeno (1-MCP), composto gasoso que inibe a percepção de etileno por ligar-se de maneira irreversível à sua proteína receptora. Atualmente, está surgindo um novo conceito de alimento, que além de nutrir, tem a função de promover a boa saúde. Desta forma, nota-se um crescente interesse sobre os alimentos funcionais que podem ser definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios sobre a saúde, incluindo a prevenção e tratamento de doenças. Dentre esses alimentos estão às frutas e hortaliças, que além de fornecerem componentes importantes para desempenharem funções básicas do organismo como, por exemplo, ácido ascórbico, betacaroteno e ácido fólico, são fontes de compostos bioativos diretamente associados à prevenção de doenças. O presente estudo teve como objetivo avaliar a conservação pós-colheita de manga ‘Tommy Atkins’ tratadas com diferentes concentrações de (1-MCP), armazenadas sob refrigeração e atmosfera modificada (experimentos I e II), e determinar o teor de substâncias...ItemTese de doutorado 25-hidroxivitamina-D3 melhora o metabolismo energético e o desempenho de vacas leiteiras(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-29) Silva, Abias Santos; Arrigoni, Mário De Beni; Morenz, Mirton José Frota; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação na dieta acidogênica de calcidiol nos minerais e metabólitos no sangue, balanço mineral, incidência de doenças no pós-parto, perfil hematológico, comportamento ingestivo, balanço de energia, e produção de leite em vacas leiteiras da raça Holandês. Foram utilizadas 40 vacas multíparas com peso corporal de (PC), escore de condição corporal (ECC), número de lactações e produção média na lactação anterior, respectivamente, (média ± desvio padrão) de 661,2 ± 59,18 kg; 3,46 ± 0,35; 1,7 ± 0,86; e 33,1 ± 6,42 kg/dia, alocadas dentro de blocos (20 vacas em cada tratamento) 30 dias antes da data prevista do parto, recebendo uma dieta basal acidogênica (373 g/kg de FDN e 136 g/kg de PB com base na matéria seca; –110 mEq/kg), os tratamentos foram: i) suplementação com colecalciferol (CTRL) (3,0 mg/dia) e ii) suplementação com calcidiol (CA) na concentração de 3,0 mg/dia. Após o parto, todas as vacas receberam a mesma dieta de lactação. Amostras de sangue foram coletadas nos dias –7, 0, 1, 2, 7, 21 e 42 relativos ao parto para análise de cálcio, fósforo, magnésio, 25-hidroxivitamina-D3, paratormônio, glicose, insulina, ácidos graxos não esterificados e ß-hidroxibutirato. Não houve efeito de tratamento para o cálcio ionizado no pré-parto (–7d). Tendência de aumento na concentração de cálcio (Ca) ionizado (iCa) foi observada no pós-parto nas vacas suplementadas com calcidiol (+0,07 mM). O calcidiol aumentou a concentração de 25-OH-D3 no plasma (CTRL = 66,6 vs. CA = 245,3 ng/mL). As vacas suplementadas com calcidiol excretaram mais Ca na urina (+4,82 g/dia). As vacas suplementadas com calcidiol apresentaram tendência de aumento na ingestão de matéria seca no pré-parto (+1,0 kg/dia). A suplementação com calcidiol aumentou a concentração de glicose no plasma e reduziu a concentração de ácidos graxos não esterificados no plasma. A suplementação com calcidiol aumentou as produções de colostro, de leite (CTRL = 29,7 vs. CA = 32,5 kg/dia), leite corrigido para gordura (CTRL = 29,9 vs. CA = 33,1 kg/dia) e leite corrigido para energia (CTRL = 29,3 vs. CA = 32,4 kg/dia). Houve tendência de aumento na ingestão calórica para o grupo calcidiol. A fonte de vitamina D não afetou o balanço energético líquido e o peso corporal no pré-parto. Houve tendência para aumento da energia líquida secretada no leite para as vacas tratadas com calcidiol (CTRL = 19,9 vs. CA = 21,7 Mcal/dia). A suplementação de vacas leiteiras nos últimos 21 dias pré-parto com calcidiol melhorou o metabolismo ósseo e aumentou a excreção de Ca na urina; aumentou a produção de colostro e a concentração de glicose no dia do parto; melhorou o metabolismo energético e aumentou a produção de leite, leite corrigido para gordura e energia, e a produção dos constituintes do leite.ItemTese de doutorado 50 anos de ciência da informação no Brasil: trajetória e consolidação, a partir do periódico Ciência da Informação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Nogueira, Eurides Costa Tavares; Oliveira, Ely Francina Tannuri de [UNESP]; Bufrem, Leilah Santiago; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em 1970, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) iniciou o curso de pós-graduação em nível de mestrado em Ciência da Informação no Brasil e América Latina. Dois anos mais tarde, lançou a revista com o mesmo nome, tornando-se assim o primeiro periódico científico da área no país, destinado à divulgação dos resultados da pós-graduação em Ciência da Informação. Comemorando seu 50º aniversário, torna-se relevante a compreensão do conteúdo de suas publicações ao longo das últimas cinco décadas. Adota como metodologia a observação das variações de acoplamento, especificamente o Acoplamento Bibliográfico de Autor, identificando os autores mais citados e utilizando o Acoplamento Bibliográfico de Período para reunir os autores mais citados ao longo de dez períodos de cinco anos, permitindo identificar tanto os pesquisadores transeuntes como os permanentes e transgeracionais. Apresenta, ainda, uma percepção mais aprofundada das temáticas abordadas pela Ciência da Informação, bem como o desenvolvimento de suas principais correntes teóricas no Brasil. Como recurso para análise dos dados, utiliza o The Coupler, uma ferramenta online útil para gerar Redes de Acoplamento Bibliográfico, Frequências de Acoplamento, Unidades de Acoplamento, Matriz de Citação e Matriz de Acoplamento, adotando para a normalização dos resultados, o cosseno de Salton e o índice de Jaccard. Investiga a contribuição dos pesquisadores mais citados nos últimos 50 anos na revista Ciência da Informação e constata que 98% deles receberam entre quatro a uma citação. Observa, por outro lado, que os 304 autores com cinco citações ou mais correspondem a 2% dos pesquisadores analisados nesta investigação. Conclui-se, que após cinco décadas de institucionalização da Ciência da Informação no Brasil, é possível afirmar que os primeiros vinte anos desta área estavam profundamente relacionados à Bibliometria. No entanto, apesar de seu foco atualmente se voltar para a dimensão social, a CI ainda preserva um vínculo estreito com a Teoria Matemática, à Documentação, as Técnicas Bibliométricas e os Estudos Métricos de Informação.ItemTese de doutorado À beira do abismo: entre literatura e escrita de si em Clarice Lispector(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-01-28) Berto, Danila Faria [UNESP]; Souza, Luís Antônio Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste trabalho pretendeu-se uma discussão a respeito do que Foucault compreende por processos de subjetivação para a constituição do sujeito contemporâneo, procurando conceber a escrita sob um novo viés, qual seja, a possibilidade de ser entendida também como uma técnica de si que permita aos sujeitos comporem suas subjetividades. Na experimentação da forma de se conceber os textos literários, sob a perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault, realizou-se uma leitura dos escritos de Clarice Lispector de forma a esquadrinhar em suas palavras a possibilidade da escrita ser mais do que uma técnica de governamento, mas uma prática de composição de subjetividades. É no espaço da autora de criação literária, de reinvenção da escrita que a hipótese desse trabalho se encontra, buscando enxergar a escrita como processo de subjetivação e de prática de si que autorize que esse sujeito encontre seu espaço de liberdade, resistindo aos poderes disciplinares e biopolíticos de nossa sociedade atual.ItemTese de doutorado A diacronia da organização tópica em cartas de redator e editoriais de jornais paulistas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-29) Zanin, Isa Caroline Aguiar; Penhavel, Eduardo [UNESP]No interior do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB), vem sendo desenvolvido um conjunto de pesquisas sobre a diacronia de processos de construção de textos. Nesse contexto, o presente trabalho estuda o processo de organização tópica, examinando como a organização tópica de cartas de redator paulistas do século XIX teria contribuído para o desenvolvimento da organização tópica de editoriais jornalísticos, considerando o percurso de editoriais de fins do século XIX ao início do século XXI, no domínio do português paulista. Como quadro teórico-metodológico, o trabalho adota a abordagem diacrônica de processos de construção textual formulada no âmbito do PHPB, a qual é constituída principalmente com base em pressupostos da Perspectiva Textual-Interativa e, de modo complementar, em determinados conceitos do modelo de Tradições Discursivas. As cartas de redator e os editoriais analisados, provenientes de jornais paulistas, são extraídos de corpora do PHPB. Os resultados mostram uma série de similaridades entre as cartas e os editoriais, passíveis de serem tomadas hipoteticamente como influências que as cartas poderiam ter exercido sobre os editoriais. Dentre outras possíveis influências, os dados indicam que as cartas poderiam ter contribuído para o desenvolvimento de editoriais caracterizados pelo traço de complexidade intertópica e constituídos por segmentos tópicos estruturados mediante a combinação das unidades intratópicas de posição e suporte. Os resultados também sugerem que as principais contribuições que as cartas poderiam ter proporcionado aos editoriais estariam ligadas à finalidade sociocomunicativa de argumentação, que teria marcado os editoriais ao longo de todo o seu desenvolvimento.ItemTese de doutorado A Educação étnico-racial na agenda do debate contemporâneo: a superação do fracasso escolar em pauta(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-30) Borges, Stefani Edvirgem da Silva; Boto, Carlota [UNESP]Pautado numa compreensão de que apenas a cultura do colonizador é legítima, as diretrizes curriculares nacionais e demandas referentes à educação étnico-racial tornam-se objetos desta pesquisa, tendo em vista os estudos relacionados ao multiculturalismo e a heterogeneidade escolar. Mesmo diante de uma sociedade que já consegue reconhecer, em grande parte, a importância dos estudos multiculturais, o olhar das diretrizes curriculares para esta questão ainda é incipiente, considerando as marcas e estereotipias imputadas, especificamente, à população negra. Por meio da análise de dados bibliográficos e estatísticos coletados em diferentes fontes, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e pesquisas referentes à implementação da lei 10639/03, este estudo tem como proposta elucidar de que forma os aspectos das identidades étnicas impactam no fracasso escolar. A dinâmica antagônica das representações sociais, que reiteradamente subalternizam corpos e saberes, suscitou que as escolas se tornassem lugar de reprodução de discursos nos quais a população negra é associada ao fracasso e ao desprestígio social. A aplicabilidade de políticas públicas concernentes à educação étnico-racial é possível e promove resultados significativos entre os educandos negros, no entanto, grande parte das escolas brasileiras não se sentem convencidas da relevância da temática em questão, porque a cor ainda não aparece como dado determinante entre os indicadores nacionais relativos à Educação e a lei 10639/2003 permanece como uma espécie de currículo turístico nos planejamentos escolares. A inquietação defendida por este estudo fundamentar-se-á na ideia de que somente a perspectiva de uma educação pluriétnica pode afetar o contexto de crianças negras relegadas ao fracasso.ItemTese de doutorado À escrita: um outro se arrisca em ti(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-07-01) Teixeira, Angela Castelo Branco [UNESP]; Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho nasce da necessidade de circunscrever a experiência de uma poeta educadora que atua com aulas de escrita no campo da arte-educação, realizando oficinas para jovens e adultos alfabetizados, no contexto de disciplinas de pós- graduação, de curso de extensão universitária e também de ateliês literários em bibliotecas públicas e instituições culturais, predominantemente no estado de São Paulo, desde 2008. Considerando que escrever é arriscar-se ao que ainda não se sabe, e que a palavra risco é o movimento de traçar, de marcar com algum instrumento uma superfície, como também o gesto (gerere) de correr risco, de arriscar-se, narrar a experiência dessa escrita foi se convertendo numa escrita-experiência. Mas, para quê? Em que medida compartilhar experiências de um processo de criação em escrita pode ativar o desejo de escrita do outro? O caminho escolhido para responder a essa pergunta foi escrever, expor os assombros, encontros e os desconfortos de um processo que transita entre escrever e dar aulas (e, portanto, viver), a partir de referências, registros e memórias inventadas e inventariadas, e que foi se organizando em torno de três eixos: Referenciar-se, relatos e ensaios que circunscrevem o lugar “de alguém que escreve”; Inventar(iar)-se, textos que convidam a olhar e habitar as microescritas já presentes no cotidiano; Partilhar-se, situações vividas em aula em que um desejo-escrita se produziu. Acredita-se que cada escrita é um caminho singular de composição e dar a ver um desejo-escrita (sua fenomenologia) é um modo de buscar aproximação, de ativar mais desejo-escrita. Disso não se sabe completamente, mas se aposta. Foi o que autores como Maria Gabriela Llansol, Marguerite Duras, Roland Barthes, Michel de Montaigne, Jorge Larrosa, Michel Foucault, Carlos Skliar, Gilles Deleuze, Pascal Quignard etc., ao falarem de suas escritas e escreverem, incentivaram essa escrita a arriscar-se.ItemTese de doutorado A geração Alpha na voz de estudantes durante a pandemia de COVID-19(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-28) Calderan, Andréa; Maia, Ari Fernando [UNESP]Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia de COVID-19. Nas escolas, educação básica até então presencial, passou a ser dada remotamente. As tecnologias digitais foram vistas como uma ferramenta importante para a continuação do ensino de forma remota. Tendo em vista que a Geração Alpha é identificada como “Nativos Digitais”, o ensino remoto dado através das tecnologias não seria problema para essas crianças, uma vez que elas teriam facilidade ao utilizar os aparelhos eletrônicos. Entretanto, houve diferentes experiências, entre as crianças, com os aparelhos eletrônicos durante o ensino remoto. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi de investigar como as experiências das crianças da denominada Geração Alpha durante a pandemia impactaram sua formação, explorando os desafios, oportunidades e estratégias adotadas para lidar com a situação durante o ensino remoto. Para isso, este estudo entrevistou crianças nascidas entre 2009 e 2011, estudantes dos 6º anos do ensino fundamental II. Para a análise das entrevistas, estas foram organizadas em três momentos: 1) análise do perfil das crianças entrevistadas; 2) análise dos desafios, oportunidades e estratégias utilizadas durante o ensino remoto na pandemia pelas crianças da geração alpha e; 3) análise do ensino remoto e seus impactos na formação das crianças. Buscou-se utilizar as contribuições teóricas da Teoria Crítica da Sociedade para analisar quais foram as prioridades, ganhos e perdas durante a pandemia. Entre os resultados, destacou-se que os impactos da pandemia apontam para a necessidade de ampliar os objetivos educacionais voltados para a formação dos educadores e das crianças, sobretudo em relação à valorização das questões socioemocionais. Além disso, ressaltou-se a importância e a necessidade da reflexão crítica sobre os mecanismos sociais e das tecnologias digitais utilizadas pelas escolas e pelos estudantes durante o ensino remoto.ItemTese de doutorado A linguagem formulaica nas TED Talks: uma investigação sobre a variação disciplinar de pacotes lexicais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-22) Silva, Luciano Franco; Pinto, Paula Tavares [UNESP]A tese ora apresentada delineia uma investigação acerca da linguagem formulaica em TED Talks, um gênero discursivo híbrido de palestras voltadas a popularização do conhecimento. A pesquisa centra-se na identificação e análise de marcadores de variação disciplinar presentes nos padrões linguísticos mais recorrentes em um conjunto de 1.519 transcrições de TED Talks. Estas foram associadas a 34 disciplinas acadêmicas e organizadas em dois corpora de estudo de áreas disciplinares distintas: TED-STEM [Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática] e TED-SHAPE [Ciências Sociais, Humanidades e Artes para o Povo e para Economia]. A base teórica deste trabalho está ancorada em três vertentes: variação disciplinar, linguagem formulaica e linguística de corpus. A perspectiva de registro embasou a compreensão de como características linguísticas recorrentes se relacionam ao contexto situacional e ao propósito comunicativo subjacentes às TED Talks. A concepção da natureza formulaica da língua e as implicações envolvendo sua investigação por meio de corpora viabilizaram um estudo com foco nos pacotes lexicais – sequências fixas de três ou mais palavras, altamente frequentes e distribuídas em um registro. Utilizando parâmetros distribucionais (frequência relativa e dispersão), este estudo abordou pacotes lexicais formados por quatro palavras, com frequência relativa mínima de 20 ocorrências por milhão de palavras e presentes em, pelo menos, 4% dos textos de cada corpora. Foram identificados 138 pacotes lexicais distintos no corpus TED-STEM e 114 no corpus TED-SHAPE. Os resultados sugerem que palestrantes vinculados ao domínio STEM tendem a mobilizar um conjunto maior de expressões padronizadas para expressar posicionamento, aludir a referências e organizar e reformular o discurso quando comparados aos palestrantes que trabalham no domínio SHAPE. Mais especificamente, as funções discursivas de direcionamentos, habilidades e elaboração/clarificação de tópicos revelaram-se como altamente padronizadas no corpus TED-STEM. Variações estruturais também foram evidenciadas, com pacotes lexicais que incorporam orações subordinadas (e.g. what we do is) apresentando uma proporção ligeiramente maior no corpus TED-STEM, ao passo que pacotes lexicais compostos por fragmentos de sintagmas nominais e preposicionais (e.g. at the end of) ocorreram em maior proporção no corpus TED-SHAPE. Os achados evidenciam diferenças no modo como palestrantes de ambos os domínios disciplinares interagem com o público-alvo, expressam opiniões e desejos e organizam seus discursos. Na conclusão desta tese, são apresentadas as principais características do discurso disciplinar das TED Talks, e esboçadas sugestões para o aproveitamento dos dados em futuras investigações sobre a linguagem formulaica em discursos de popularização do conhecimento.ItemTese de doutorado A oxidase alternativa causa alterações de massa corporal e metabolismo de lipídeos em Drosophila melanogaster(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-01) Chioda, Marina Minari; Oliveira, Marcos Túlio de [UNESP]A oxidase alternativa mitocondrial (AOX) catalisa reações químicas redox análogas àquelas catalisadas pelos complexos III e IV (CIII e CIV) da cadeia respiratória mitocondrial (CR), sem contribuir para a força próton-motriz necessária à síntese de ATP. Essa característica, atrelada à ausência natural dessa enzima em humanos, sugere que a expressão xenotópica da AOX pode ser uma opção terapêutica quando um desses complexos está comprometido, já que o fluxo de elétrons seria mantido, culminando na redução de oxigênio molecular. Quando testada em células humanas em cultura, Drosophila melanogaster e em camundongos, a expressão de AOX foi capaz de resgatar problemas relacionados a diversas disfunções mitocondriais. Entretanto, quando moscas expressando AOX se desenvolvem em uma dieta pobre em nutrientes, uma queda de aproximadamente 80% na taxa de emergência dos adultos é observada, indicando possíveis efeitos colaterais graves associados à expressão de AOX que precisam ser investigados. Neste trabalho, utilizamos a proteômica para investigar alterações moleculares associadas ao período logo antes da letalidade, na fase de pupa. Os dados sugerem uma elevação nos níveis das enzimas que participam do ciclo do ácido tricarboxílico, da β-oxidação e da degradação de corpos cetônicos, além de uma elevação em subunidades dos complexos que constituem a CR. Esses fatores indicam um aumento no metabolismo de lipídeos induzido por AOX que pode estar acarretando uma depleção exagerada das reservas lipídicas pupais. A massa corporal e a taxa de hidratação corpórea de larvas e pupas são severamente afetadas em indivíduos AOX cultivados em dieta pobre em nutrientes, mas a quantidade de gordura relativa se mantém constante, sugerindo que a síntese de impermeabilizantes corpóreos a partir dos lipídeos estocados durante a fase de larva não acontece eficientemente. Esse trabalho mostra que a compreensão detalhada dos mecanismos e alterações causadas pela AOX é fundamental para que essa enzima seja implementada de forma segura em futuras terapias gênicas.ItemTese de doutorado A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-31) Baldini, Tamires Aparecida do Amaral; Ribeiro, Ricardo [UNESP]Esta tese tem como fundamento geral realizar uma análise da alfabetização de crianças com base na Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, e da Pedagogia Waldorf, apresentando um estudo dialógico entre estas. A pesquisa é predominantemente de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica de obras que tratam da alfabetização e a Pedagogia Waldorf e da legislação federal da proposta teórica. Esta pesquisa contemplará a totalidade da legislação referente à PNAdo governo do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O estudo comparado sobrea alfabetização para o Ministério da Educação (MEC), durante o “governo bolsonarista” e para a abordagem waldorfiana terá como foco a proposta de alfabetização de crianças pela PNA e pela Pedagogia Waldorf. Para a organização e a escrita deste estudo comparado, categorias visando à identificação do planejamento, os passos e a concepção sobre a proposta teórica do alfabetizar foram utilizadas para analisar os dados obtidos de cada um dos objetos de estudopesquisados. Por fim, é esperado encontrar dados relevantes para o enriquecimento da reflexão acerca das Políticas Públicas Educacionais referentes à alfabetização escolar.ItemTese de doutorado A prosa literária de Bruno de Menezes em perspectiva dialógica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-05-23) Aquino, Ana Cleide Guimbal de [UNESP]; Marchezan, Renata Coelho [UNESP]; Soares, Henrique Silvestre; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bruno de Menezes has a vast work, which goes through prose, poetry and folklore. His poetry is part of his most studied, so this research we chose to analyze two works in prose: Maria Dagmar (novel, 1924) and Candunga: cenas da migração nordestina na zona bragantina (novel, 1954). With theoretical foundation based on the works of Mikhail Bakhtin and his Circle, we examined the corpus in order to characterize this literature, the social values it conveys, the style, the discursive project of the author and architectural composition of the works. The research that now presents itself, emerged from some images, attributed by critics to the writer Bruno de Menezes, as the writer of the marginalized, the voice that comes out of the drums (Benedito Nunes), the operator of the verse (José Arthur Bogéa), the soul of the people (Abguar Bastos), the heart of the suburb, the yard and the town (Dalcídio Jurandir), the bohemian poet of Belém (Ramayana Chevalier), the proletarian poet/poet of simple people (Santana Marques), the voice of our people (Machado Coelho), Voodoo Priest of the poetry of the earth (Puget Gentil), authentic interpreter of people of color (Pedro Tupinambá), etc. All these names can be found sparsely in the magazine Asas da Palavra (1996), and in the essays in the book Bruno de Menezes ou a sutileza da transição (1994). As a result of the analysis, in Maria Dagmar, confirmed some of the epithets attributed by critics and present dialogical relations with other texts, one set by the author Bruno de Menezes, the novel as A Ruiva, the Fialho d'Almeida. In Candunga, we realize that the main concern of the work is between culture and identity, especially the Amazonian Caboclo and the Northeast, speaking in customs, tradition confirming in this way the image assigned to the author-creator as ―the voice of our people‖, ―disseminator of culture‖, and ―writer of... (Complete abstract eletronic access below)ItemTese de doutorado A resposabilidade social empresarial em organizações sucroenergéticas do estado de Sâo Paulo: um estudo das variáveis de relações do trabalho, por meio da lógica Fuzzy(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-05) Mannarelli Filho, Téucle; Baptista, Renato Dias; Gabriel Filho, Luis Roberto Almeida; Echenique, Raul HerreraO setor sucroenergético, compreende uma importante cadeia produtiva agroindustrial, na produção de açúcar, álcool e energia, possui grande importância na econômica brasileira. O setor também detém grande potencial em impactos negativos: nos aspectos ambientais, nas relações do trabalho e excessiva dependência economia dos municípios em que se instalam. O sistema produtivo brasileiro insere-se em subsistema global e, localmente, caracteriza-se por mudanças na legislação e aspectos políticos que impulsionam transformações em relações do trabalho, emergindo elementos da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no setor. A RSE, tendência e nova demanda da economia global, e no Brasil, apresenta maiores dificuldades em demonstrar sua importância para as empresas em razão da avaliação quantitativa de seu impacto e de que maneira ela se insere na estratégia empresarial. Esta pesquisa buscou mensurar a RSE nas relações do trabalho nas empresas do setor sucroenergético do estado de São Paulo e verificar sua inserção nas estratégias empresariais do setor. Realizou-se revisão bibliográfica sobre a RSE e mapeamento das empresas na área geográfica delimitada, o que permitiu melhor compreensão da situação atual quanto à RSE e, sobretudo, designação de quais os principais indicadores utilizados da RSE nas relações do trabalho no setor. Utilizou-se o modelo matemático fuzzy, com um de painel de especialistas na temática, aplicando-se questionário de 60 questões fechadas com utilização da escala Likert de 1 a 5, cujos resultados apontaram variáveis relevantes e fomentadoras da RSE. A construção do modelo fuzzy permitiu o estudo dos mapas de contorno e identificação das inferências das variações de cada variável das entradas. Aplicou-se, também, um questionário com 3 perguntas abertas, para melhor compreender aspectos da RSE, e aplicou-se o software de análise textual Iramuteq. A utilização do fuzzy e do Iramuteq justifica-se por serem modelagens consistentes, consolidadas na literatura e de uso nas ciências sociais, para mensuração de aspectos relacionados à RSE, que se ajustam aos objetivos do estudo para mensuração da RSE nas relações do trabalho e sua inserção em estratégias empresariais. Os dados coletados no questionário para análise fuzzy, foram aplicados em amostragem por conveniência em empresas sucroenergéticas, com utilização do software Matlab®. A modelagem fuzzy permitiu mensurar a RSE em relações do trabalho, com as seguintes variáveis: práticas trabalhistas, desenvolvimento do capital humano, saúde e segurança ocupacional, macrossocial e de integração. Os resultados obtidos possibilitaram analisar as variáveis em função da RSE, e apontam no mesmo sentido da literatura, mostrando que: o cumprimento da legislação, treinamento, existência de espaço interno e externo para descanso e lazer dos funcionários, existência de plano de saúde, convênios na área de saúde, e a existência de estrutura formal no relacionamento interno e externo nas relações do trabalho, representam fatores relevantes para uma maior RSE. Concluiu-se que há forças restritivas para implantação da RSE relacionadas a aspectos culturais, sociais, carência de ações afirmativas e fatores de política interna da empresa. Quanto à percepção da importância da RSE, emergem, a importância do desenvolvimento regional, empregabilidade e inserção social de colaboradores. Ainda que a RSE em relações do trabalho está inserida em estratégias empresariais do setor no estado de São PauloItemTese de doutorado À sombra do esclarecimento: conteúdo e forma da indústria cultural no processo de formação de professores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-12-06) Neuvald, Luciane [UNESP]; Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa investiga o nível de interferência do conteúdo e da forma da indústria cultural no Curso de Pedagogia da UNICENTRO-Guarapuava/PR, mais especificamente a possibilidade desse fato ter relação com as dificuldades encontradas pelas(os) acadêmicas(os) na disciplina de Didática, durante o processo de planejamento. A pesquisa teve como referencial teórico as ideias do filósofo Theodor W. Adorno sobre a indústria cultural, assim como a produção teórica brasileira que trata da educação na perspectiva da Teoria Crítica Adorniana. A pesquisa de campo consistiu na aplicação de questionários com as(os) acadêmicas(os) do curso de Pedagogia. A análise dos dados revelou a forte presença do conteúdo e da forma da indústria cultural entre o grupo pesquisado. No entanto, estes não são os únicos elementos atingidos pela lógica semiformativa da indústria cultural, uma vez que ela também se estende ao par conceitual razão e sensibilidade. Nessa realidade percebida, a razão afirma seu aspecto instrumental e a sensibilidade não carece de racionalidade e de esforço cognitivo. Entende-se que, ao afetar o juízo estético, a indústria cultural também afeta o processo de conhecimento. Refletindo sobre a existência dessas dicotomias, e no quanto elas se constituem em obstáculos ao processo formativo, é que a educação estética foi enfatizada, tendo-se como pressuposto o referencial teórico adorniano. As ideias de Adorno possibilitam o entendimento de como ocorre a danificação do processo formativo, além de oferecerem parâmetros que definem a essência da formação e contribuem para orientar a resistência à lógica semiformativa da indústria culturalItemTese de doutorado À sua imagem e semelhança: um estudo de criadores e criaturas em A Eva futura de Villiers de l'Isle Adam e em Frankenstein de Mary Shelley no contexto do romance europeu do século XIX(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012-05-28) Previde, Mauri Cruz [UNESP]; Barbosa, Sidney [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)This dissertation aims to study two literary works whose characters are creators scientists and their artificial creatures. The following novels are studied: L'Ève future by Villiers de l'Isle-Adam (1838-1889) and Frankenstein by Mary Shelley (1797-1851). Firstly, it was made a survey of the human desire to create a perfect artificial creature from Antiquity to nowadays. Secondly, we started to analyze such literary works, characterizing and comparing the creators and their creatures, and finally, getting the conclusion what both represent metaphoricallyItemTese de doutorado A transdisciplinaridade na Educação para as Ciências a partir do horror cósmico: uma pesquisa ação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-30) Freitas, Lucas Bizarria; Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]O mundo está em constante transformação, mas ainda cabe à escola formar os cidadãos para viverem nessa sociedade em contínua metamorfose. O desafio docente, portanto, é enorme, pois ele é alguém formado ontem, que atua hoje para formar o cidadão de amanhã. Nesse sentido, um dos grandes desafios da arte de ensinar é a de aculturar aos alunos: o que os toca? O que os emociona? O que os motiva e os fazem se debruçar sobre algo que exige esforço e dedicação? A cultura é o que somos, pois está na base de como damos significado ao mundo que nos rodeia e nos relacionamos com ele. Assim, é por meio da cultura que escolhemos o que vestir, o que comer, com o que nos divertir, o que achamos bom, bonito, interessante etc. Portanto, entender que a cultura de nossos alunos é diferente da nossa é fundamental para o professor criar caminhos motivadores para envolver os estudantes no processo de ensino e de aprendizagem. A presente pesquisa emergiu da experiência do autor em ligar, em sala de aula, as Ciências com as artes. O contato com a ficção científica de H. P. Lovecraft trouxe à tona um meio de ligar a literatura com as Ciências, por meio do medo provocado pelo desconhecido. Assim, uma pesquisa-ação foi desenhada para concretizar o objetivo principal: investigar um modo de produzir o encontro transdisciplinar entre a Ciência e a Arte explorando o horror como motor de aulas em que os alunos assumissem maior responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem. H. P. Lovecraft foi escolhido não apenas pelo interesse do autor desse trabalho, mas por ser um artista que influencia sobremaneira a cultura jovem da atualidade. Partindo da ideia de que o medo é a emoção mais antiga e forte da humanidade H. P. Lovecraft propôs uma literatura de ficção científica baseada no fato de a pequenez humana perante o universo o leva às incertezas, à insegurança, ao medo e à busca pelo conhecimento que, por sua vez, gera a sensação de controle. A partir dessa premissa H. P. Lovecraft tem grande influência na cultura pop que pode ser observada em livros, histórias em quadrinhos, jogos de videogames e no cinema. Dessa forma, ante aos desafios docentes de propiciar um ensino inter/transdisciplinar, que envolva, de forma ativa, os alunos em atividades em que ele desenvolva habilidades e competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais, investigamos o processo de construção de uma proposta de ensino que aproxime as disciplinas científicas daquelas voltadas às artes utilizando as obras de H. P. Lovecraft como referência. A coleta de dados foi realizada mediante uma pesquisa ação, por meio de aulas-intervenções filmadas, por formulários pré e pós intervenção, pela entrevista de alunos e docentes participantes, por diário de bordo e pela produção de podcasts ligados às discussões levantadas nas aulas-intervenções. A análise dos dados usou a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. Após as intervenções, concluímos que o cruzamento entre Arte e Ciência pela proposta produziu o conhecimento pertinente, na concepção de Edgar Morin de educação. Percebemos que a física, enquanto uma ciência, apresenta em seu âmago investigativo uma relação fundamental com o medo. Nessa medida, sugerimos maiores investigações no campo da filosofia das ciências para abarcar as emoções no interior das ciências e no seu ensino. A razão que conduz a pesquisa científica é muito mais emocional e, portanto, mais complexa do que um processo reflexivo. Trata-se de uma relação entre o sujeito e uma realidade multifacetada.ItemTese de doutorado A vida é uma utopia? devir ambiente devir vírus devir kinestésico devir neblina devir ma devir pós-anímico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-28) Tsuda, Carlos Eduardo; Leote, Rosângela da Silva; Coutinho, Branca de Oliveira; Queen's UniversityNesta tese de doutorado, proponho um aprofundamento teórico e conceitual acerca do meu processo criativo, através de um exercício da releitura de trabalhos realizados, da continuação de pesquisas artísticas em andamento, e de novas criações nas regiões fronteiriças entre a performance, a arte sonora, a música experimental, a arte-instalação, a arte participativa, a intervenção urbana e a performance para espaço público. Entendendo que a discussão conceitual em diálogo com a prática artística possibilita uma compreensão mais complexa e completa do tema - e que tais sobreposições propiciam um rico leque de percepções tácitas e conexões polissêmicas entre o sensível e o racional -, proponho um texto seccionado em três partes principais que podem ser lidas de múltiplas formas e em qualquer ordem: (1) conjunto de registros fotográficos e em vídeo das obras; (2) reflexões sobre os processos criativos e (3) uma leitura crítica a partir da elaboração do conceito de devir ambiente e suas variações, em que identifico similitudes e proximidades entre as obras e em como se dão suas operações poéticas. Elaboro, portanto, uma teia rizomática interdisciplinar que hibridiza formas diferentes de produção de conhecimento, no intento de possibilitar uma melhor compreensão dos agenciamentos poéticos e estéticos constituintes dos processos criativos.ItemTese de doutorado A/r/tografia de um corpo-experiência: arte contemporânea, feminismos e produção de subjetividade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015-07-14) Stubs, Roberta [UNESP]; Teixeira Filho, Fernando Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Using my experience as a psychologist and visual artist, with this research I come up with the proposal to create intercessors between art and psychology in order to think and produce forms of subjectivity affected to becoming and multiplicities. Believing in the ethic, aesthetic and political relevancy in investing in the production of plural and post-identitarian subjectivities, this research explores art as a vector potentially capable of enriching and singularizing our experience fields. The differences are been positivated as alterity, and this enrichment assumes, at the same time, the deconstruction of values and rules that sets us as ready and immutable, and the assumption of a new taste for life without any distinction of gender, ethnicity, species or class. We are talking, therefore, about art as means to remean our relations with ourselves and with the world, as a route to create new ways of thinking and living our practises, desires and values. In this perspective, in interface with the feminisms in what they have of transforming, subversive and inventive power, I used imagetic and literary resources to create other figures of subjectivity, other figurations for the body and the subject. Nomads, ciborgue and hybrid figurations are assembled as a device for us to think about multiple and post identitarian forms of subjectivization which are less tied up to essentialisms and naturalizations that justify hierarchies of power. Using a/r/tography as a method, I could hereby talk about art doing art. While exploring some of my propositions, and also various artists' propositions, I depict a track full of impressions, memories and references that were charted in order to envision the intensive maps that propelled this work. These intensities lead to the plan of molecular and micropolitic forces that are implied in the course of researching. Adopting a/r/tography to better understand these forces was the way that I found to shape some...ItemTese de doutorado Abacate (Persea americana Mill.) na alimentação de cabras: produção, composição e perfil de ácidos graxos no leite e parâmetros ruminais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015-07-06) Pastor López, Francisco Javier [UNESP]; Gonçalves, Heraldo César [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The fastest strategy that alters Milk fatty acid profile in order to benefit consumer health is to improve the level of conjugated linoleic acid (CLA) by supplementing animal diets with vegetable oils. This research aimed to evaluate goat diets supplemented with avocado addition using a fruit polp with 16% of ether extract (EE) in dry matter (DM) and commercial oil with 8% EE in DM on: intake and milk production, chemical composition and fatty acid profile. There were used six Anglo Nubian lactating goats, distributed in two balanced 3 x 3 latin squares. Pulp diet reduced and oil diet improved DM intake in relation to control (3% EE), and the nutrients followed the same tendency, except for EE, that was more consumed in pulp and oil diets. The content of milk total solids and fat were higher in oil diet in relation to control, and did not differ from pulp diet, the other constituents and the milk production were not influenced by diets. In relation to fatty acids, it was observed reduction in short chain fatty acids in milk from goats supplemented with lipid sources in relation to control and increase on CLA level in 56,88 and 66,10/% in treatments with pulp and oil respectively. The supplementation with unsaturated fatty acids by avocado oil and pulp increases CLA concentration and decreases short chain fatty acids, improving milk nutraceutical properties, what can benefit consumer health.ItemTese de doutorado Abaixamento endoanal do colón no tratamento da moléstia de Hirschsprung: avaliação clínica e manométrica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010-02-23) Takegawa, Bonifácio Katsunori [UNESP]; Henry, Maria Aparecida Coelho de Arruda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O abaixamento endoanal do cólon (AEC) introduzido em 1998 por De la Torre & Ortega tem tornado obsoleta as cirurgias realizadas em dois ou mais tempos, na correção da moléstia de Hirschsprung (MD). Esta técnica é preconizada principalmente em recém-nascido e lactente. O objetivo deste trabalho é descrever nossa casuística demonstrando os aspectos clínicos, cirúrgicos, complicações, seguimento e medida manométrica do canal anorretal no pré e pósoperatório. Foi um estudo retrospectivo de 6 anos (2001 a 2007) onde foram estudadas 36 crianças com MD operados pela AEC. Os dados clínicos, cirúrgicos e seguimento ambulatorial foram coletados dos prontuários médicos. Foram 36 crianças (26 meninos e 10 meninas). A mediana da idade por ocasião do diagnóstico foi de 36 dias (1 a 2507 dias). Enema opaco revelou zona de transição em 32 pacientes. A manometria demonstrou ausência de reflexo retoesfincteriano em 35 pacientes. A biópsia retal por sucção em 16 pacientes, coradas com acetilcolinesterase confirmou a doença em 12 e em 4 mostrou padrão equívoco. No pré-operatório a média de pressão de repouso foi de 72,8 ± 26,3 mmHg sem diferença estatística com grupo controle (74,5 ± 25,2 mmHg). Na manometria pós-operatória a média foi de 69,7 ± 24,6 mmHg, sem diferença estatística, quando comparada com o pré-operatório. A mediana de idade na cirurgia foi de 154 dias (3 a 2.855 dias). O tempo médio de cirurgia foi de 200,1 minutos (55 a 310 minutos). A média de comprimento ressecado foi de 28,4 cm (11 a 48 cm). Houve 2 pacientes com necessidade de conversão para laparotomia. O tempo médio de internação foi de 6,6 ± 2,1 dias (2 a 48 dias). Evacuação entre as primeiras 48 horas ocorreu em 35 pacientes. Introdução da dieta nas primeiras 48 horas de pós-operatório foi em 35 pacientes. Realizou-se a dilatação anal em 14 pacientes por estenose anal...