Publicação:
Competência de juízo moral dos estudantes de medicina: um estudo piloto

dc.contributor.authorFeitosa, Helvécio Neves
dc.contributor.authorRego, Sergio
dc.contributor.authorBataglia, Patricia [UNESP]
dc.contributor.authorRego, Guilhermina
dc.contributor.authorNunes, Rui
dc.contributor.institutionUniversidade de Fortaleza
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Ceará
dc.contributor.institutionUniversidade do Porto
dc.contributor.institutionFundação Oswaldo Cruz
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-19T16:20:24Z
dc.date.available2015-03-19T16:20:24Z
dc.date.issued2013-03-01
dc.description.abstractThe authors conducted a cross-sectional short-term study using Lind's Moral Judgment Test (MJT) to compare the moral judgment competence (C-score) among students in the first and eighth semesters from a medical school in the Northeast region of Brazil. This study also evaluated the influence of such factors as age and gender on moral competence. A difference equal to or greater than 5.0 points (absolute effect-size) on the C-score was considered significant. A regression of moral judgment competence among the students in their eighth semester in relation to the students in the first semester (C-score: 20.5 and 26.2 points, respectively) was observed. In the analysis of the students' performances in terms of MJT dilemmas, the phenomenon of moral segmentation was observed in both semesters, and the students performed better on the worker's dilemma than on the doctor's dilemma. Among students in the same semester of study, older students had lower C-scores. When comparing performance by gender, there was no significant difference between men's and women's C-scores. The finding of regression or stagnation in moral competence among the medical students demands deep reflection by those who work with the political-pedagogical projects of medical schools and by the entire faculty, in order to seek strategies to reverse this condition.en
dc.description.abstractOs autores realizaram estudo de corte transversal para avaliar a competência de juízo moral, com a aplicação do Moral Judgment Test (MJT) proposto por Lind, entre estudantes do primeiro e do oitavo semestre de uma escola médica na Região Nordeste do Brasil. Compararam-se as turmas do primeiro e do oitavo semestre com relação ao escore C e avaliou-se a influência de fatores como idade e sexo sobre a competência moral. Uma diferença igual ou superior a 5,0 pontos (absolute effect-size) entre os valores do escore C foi considerada significante. Observou-se regressão da competência de juízo moral entre os alunos do oitavo semestre com relação aos do primeiro semestre (escore C 20,5 x 26,2 pontos, respectivamente). Na análise do desempenho dos alunos por dilemas do MJT, observou-se o fenômeno da segmentação moral em ambas as turmas, com melhor desempenho dos alunos no dilema do operário com relação ao dilema do médico. Entre alunos do mesmo semestre, aqueles com idade mais avançada apresentaram níveis mais baixos de escore C quando comparados aos alunos mais jovens. Não houve diferença significante entre homens e mulheres com relação à competência de juízo moral. A constatação de que ocorre estagnação ou regressão da competência de juízo moral no transcurso da graduação médica deve ser motivo de preocupação para os professores e para os responsáveis pelo planejamento curricular, no sentido de buscar estratégias para reverter o quadro.pt
dc.description.affiliationUniversidade de Fortaleza
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Ceará
dc.description.affiliationUniversidade do Porto
dc.description.affiliationFundação Oswaldo Cruz
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent5-14
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000100002
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 1, p. 5-14, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022013000100002
dc.identifier.fileS0100-55022013000100002.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.lattes4823936738852264
dc.identifier.orcid0000-0002-2575-3020
dc.identifier.scieloS0100-55022013000100002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117857
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médica
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Médicapt
dc.subjectEducação de Graduação em Medicinapt
dc.subjectEstudantes de Medicinapt
dc.subjectDesenvolvimento Moralpt
dc.subjectEducation, Medicalen
dc.subjectEducation, Medical, Undergraduateen
dc.subjectStudents, Medicalen
dc.subjectMoral Developmenten
dc.titleCompetência de juízo moral dos estudantes de medicina: um estudo pilotopt
dc.title.alternativeMoral judgment competence of medical students: a pilot studyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4823936738852264[3]
unesp.author.orcid0000-0002-2575-3020[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FFCpt

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