Logotipo do repositório
 

Publicação:
Conhecendo atividades de investigação matemática desde a licenciatura como material pedagógico da prática do professor de matemática

dc.contributor.authorOliveira, Raquel Gomes de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:08Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:08Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste relato de experiência aborda a apresentação e suas consequências do conceito de Atividades de Investigação Matemática para futuros professores de Matemática que atuarão na Educação Básica. Essa apresentação ocorreu na forma de oficina com objetivos de levar seus participantes a: conhecerem, vivenciarem e refletirem sobre o fato de o trabalho com tarefas de investigação matemática ser permeado por dúvidas, erros, conjecturas, criações, argumentação, induções e deduções, que antecedem a sistematização matemática dos conceitos, estando portanto, presentes historicamente no fazer Matemática. Um outro objetivo era levar os participantes da oficina a concluírem que esses elementos são contribuintes para processos de ensino e aprendizagem considerados matematicamente significativos aos alunos. Por esta experiência foi possível concluir que conhecer, através da participação na oficina, atividades de investigação matemática acarretou aos futuros professores a tomada de consciência sobre a importância de conhecer material pedagógico para a prática docente de qualidade para os alunos e uma reflexão crítica, desde a formação inicial, quanto à necessidade de referências curriculares para essa prática.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
dc.format.extent6544-6553
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6544-6553
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6544-6553.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes5507035725222959
dc.identifier.orcid0000-0003-4300-0003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139900
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectInvestigação matemáticapt
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt
dc.subjectEnsino e aprendizagem de Matemáticapt
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt
dc.titleConhecendo atividades de investigação matemática desde a licenciatura como material pedagógico da prática do professor de matemáticapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5507035725222959
unesp.author.orcid0000-0003-4300-0003
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-6544-6553.pdf
Tamanho:
38.82 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format