Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso de dois websites de compras on-line por usuários acima de 50 anos (older users): estudo de caso

dc.contributor.advisorPaschoarelli, Luis Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Fabiane Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:09Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:09Z
dc.date.issued2013-08-15
dc.description.abstractAtualmente, as interfaces digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, seja nos celulares, computadores, sistemas de banco, entre outros. Com o aumento da população idosa. Esses também estão cada vez mais envolvidos neste ambiente digital e interativo. O design ergonômico trabalha com o objetivo de minimizar os problemas entre usuários e interface tecnológica, que é algo necessário à adaptação dessa gama de população às novas interfaces, inseridas muitas vezes em seu cotidiano sem o consentimento, tornando-os algumas vezes reféns das tecnologias. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter experimental, que avaliou a experiência do usuário mais velho (older user) ao interagir com websites de compras online. Procedimentos metodológicos já empregados por Fernandes e Paschoarelli (2013) foram utilizados nesta dissertação. Uma parte da pesquisa foi realizada através de um protocolo online disponível em um endereço eletrônico na Internet e outra parte com o grupo da terceira idade da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) da Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru, nas dependências desta instituição. A metodologia é composta por quatro etapas: (1) avaliação heurística das interfaces por meio de check-list; (2) questionário de identificação e experiência de uso da internet; (3) teste de experiência do usuário e usabilidade - ensaio de interação; (4) questionário de satisfação. Dois websites de compra online foram avaliados e conclui-se que os websites atuais não são adequados, particularmente, aos usuários acima de 50 anos e que estes encontram dificuldade ao interagir com essas interfacespt
dc.description.abstractCurrently digital interfaces are part of everyday life for many people, whether in mobile phones, computers, database systems, among others. With the increasing elderly population, these are also increasingly involved in digital and interactive environment. The ergonomic design works with the objective of minimizing the problems between user and interface technology, which is a necessary adaptation of this population range to new interfaces, often embedded in their daily lives without consent, making them sometimes hastages of these technologies. This paper presents an experimental research study, which evaluated the older user experience to interact with online shopping websites. Methodological procedures (Fernandes and Paschoarelli, 2013) were used. A part of the research was performed using a protocol available online in an electronic address on the Internet and another and with the third age group at the Open University of the Third Age (UATI) of Sacred Heart University (USC), Bauru, on this institution premisses. The methodology consists of four steps: (1) heuristic evaluation of interfaces through a check-list, (2) identification questionnaire and experience using the Internet, (3) test the user experience and usability - test of interaction; (4) satisfaction questionnaire. Two online shopping websites have been evaluated and it is concluded that the current websites are not suitable for users over 50 years old and they find it difficult to interact with these interfacesen
dc.format.extent144 f. : il.
dc.identifier.aleph000722164
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.citationFERNANDES, Fabiane Rodrigues. O uso de dois websites de compras on-line por usuários acima de 50 anos (older users): estudo de caso. 2013. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2013.
dc.identifier.filefernandes_fr_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes8521603444193259
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89696
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt
dc.subjectTeleshoppingpt
dc.subjectIdosospt
dc.subjectComportamento do consumidorpt
dc.subjectInteração homem-maquinapt
dc.subjectInterface de programação de aplicativos (software de computador)pt
dc.subjectUser-centered system designpt
dc.titleO uso de dois websites de compras on-line por usuários acima de 50 anos (older users): estudo de casopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8521603444193259
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt
unesp.researchAreaErgonomiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fernandes_fr_me_bauru.pdf
Tamanho:
3.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format